Departamento de Metodologia de Ensino

Linhas de Pesquisa

  1. Educacao e Trabalho. a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relação com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea. Examinam-se, ainda, as repercussões da relacão educação-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a questao da Organizacao do Trabalho Pedagogico. b) Producao de conhecimentos acerca da relacao entre educacao e trabalho a partir da investigacao da natureza historico-social e psicologica dos vinculos entre o homem e o mundo objetivo. Neste contexto serao abordados problemas educacionais relativos a profissionalizacao tal como a escola a propoee com os processos envolvidos em modelos de qualificacao que ocorrem fora do sistema formal de ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  2. Teoria das Organizacoes. Estudo das organizacoes de natureza educacional: escola, partidos politicos, sindicatos, clubes de servico e associacoes. Estes estudos Compreende:mecanismos de dominacao,violencia nas organizacoes, fluxo de informacoes dentro das organizacoes e comunicacao social, estudo das teorias das organizacoes enquanto discurso que legitima o poder;forcas que atuam nas organizacoes como contra-poder (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  3. Educacao Especial. Estudo sobre o deficiente mental, visual e auditivo no contexto da historia da educacao no Brasil (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  4. Fundamentos Psicologicos para a Educacao Pre-Escolar. Estudo de desenvolvimento psicologico da crianca de 0 a 7 anos, em seus aspectos linguistico, cognitivo, afetivo, social e fisico e suas implicacoes para a educacao pre-escolar (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  5. Educacao e Ensino. Estudos das questoes do ensino considerando as especificidades das diferentes areas do conhecimento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  6. Educacao e Producao Cultural. Estudo das praticas culturais na historia e na educacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  7. Educacao e Producao Cientifica e tecnologica. Estudos voltados para divulgacao e uso da producao cientifico-tencologica e os aspectos epistemologicos e historico-sociais dessa producao e suas relacoes com a educacao e com os processos de construcao de conhecimentos nos tres niveis de ensino; formacao, Concepcoes e trabalho do professor de disciplinas cientificas e tecnologicas; funcionamento da linguagem cientifica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  8. Educacao e Sexualidade Humana. Estudo interdisciplinar da sexualidade humana e busca de metodologias de acao educativa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  9. Pratica Pedagogica em Matematica. Tem como objeto de investigacao a pratica pedagogica em sala de aula, sobretudo as relacoes e interacoes entre aluno, professor e conteudo matematico sob diferentes perspectivas teorico-metodologicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  10. Formacao de Professores de Matematica. Estudos referentes a formacao de professores de matematica nos cursos de Licenciatura (professores para 5a. a 8a. series) e nos cursos de magisterio do 2o.grau (1a. a 4a. series) incluindo a pesquisa sobre as atividades de concepcoes , aspectos relacao professor-aluno, desempenho em matematica e outros fatores que estao relacionados a formacao dos futuros professores dessa disciplina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).
  11. Historia, Filosofia e educacao Matematica. Esta linha de pesquisa toma como objeto de investigacao as relacoes entre Historia, Filosofia e Educacao Matematica como ponto de referencia para a problematizacao pedagogica e didatico-metodologica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 06/1995).


Fri Nov 13 14:04:43 BDB 1998