FAQ - Ensino Aberto
________________________________________________________________

1. O que é o sistema Ensino Aberto?

2. Quem são os responsáveis pelo ambiente Ensino Aberto?

3. O Ensino Aberto aceita qualquer tipo de caracter e acentuação?

4. Tentei acessar uma disciplina no Ambiente Ensino Aberto e não a encontrei. Como devo proceder?

5. Não estou conseguindo acessar os sites das disciplinas. Acesso negado - (Código de Erro: IP001 / IP002). Como devo proceder?

6. Onde estão as disciplinas de Pós-graduação e Extensão?

7. Gostaria de cadastrar uma pessoa para auxiliar no curso. Como devo proceder?

8. É possível migrar o conteúdo de um curso aberto no TelEduc para o Ensino Aberto?

9. Como reaproveitar o conteúdo de um curso?

10. Como excluir uma disciplina no Ensino Aberto?

11. Gostaria de agrupar duas ou mais turmas. Como devo proceder?

12. Gostaria de alterar ou incluir meu e-mail no perfil do Ensino Aberto. Como devo proceder?

13. Qual versão de browser é compatível com o Ensino Aberto?

14. Por quanto tempo as disciplinas ficam disponíveis para alunos e docentes?

15. Qual é o tamanho máximo de arquivo que pode ser postado nos cursos do Ensino Aberto?

________________________________________________________________

::: Dicas importantes para o uso do sistema Ensino Aberto :::

Os nomes dos arquivos a serem anexados no Teleduc/Ensino Aberto NÃO podem conter espaços em branco, acentos ou caracteres como “ ´´``;:?\ / *< > |.

O Ensino aberto aceita arquivos com até 8 MB.

Ao cadastrar monitores e colaboradores externos NÃO incluir espaços em branco, acentos ou caracteres como “ ´´``;:?\ / *< > |

________________________________________________________________

1. O que é o sistema Ensino Aberto?

O Ensino Aberto é um ambiente de apoio ao ensino-aprendizagem disponível para as disciplinas de graduação da Unicamp. Esse ambiente utiliza o sistema TelEduc, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada a Educação (NIED) em parceria com o Instituto de computação (IC) ambos da Unicamp. Para todas as disciplinas de graduação da universidade, há uma instância de curso aberta no TelEduc, contendo o cadastro de todos os alunos regularmente matriculados na disciplina pelo sistema da diretoria acadêmica - DAC.

Encontram-se disponíveis, na página inicial do Ensino Aberto, para download, documentos em formato PDF com orientações para o desenvolvimento de disciplinas no ambiente virtual e para a preparação de conteúdos.

O acesso é feito por meio de login e senha utilizados para acesso ao sistema da DAC. Fica a cargo do professor a decisão se irá ou não ativar sua Disciplina para uso durante o semestre. Uma vez ativada, todos os alunos matriculados na disciplina terão acesso e poderão fazer uso de todas as facilidades disponíveis no ambiente.

Para acessar o sistema Ensino Aberto:

Docentes: Acesso ao ambiente para Docentes.
Alunos: Acesso ao ambiente para Alunos.

Horário de funcionamento do sistema:
de Segunda a Sábado das 2h00 às 0h00 e aos Domingos das 3h00 às 0h00.

Para o docente ativar uma instância:

2. Quem são os responsáveis pelo ambiente Ensino Aberto?

A Equipe de apoio em Educação a Distância (EAD) está envolvida nesse projeto, juntamente com a equipe de desenvolvimento do CCUEC e do NIED, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade.

O contato entre usuários e o ambiente é feito via a equipe de EAD que tem, portanto, como principal papel, o de responder da melhor forma possível, às dúvidas que surgem nesse processo e encaminhá-las às pessoas responsáveis.

3. O Ensino Aberto aceita qualquer tipo de caracter e acentuação?

O sistema Ensino Aberto aceita acentuação e caracteres como “ ´´``;:?\ / *< > | nos textos incluídos no ambiente.

Os nomes dos arquivos a serem anexados no Teleduc/Ensino Aberto NÃO podem conter espaços em branco, acentos ou caracteres como “ ´´``;:?\ / *< > |.

Ao cadastrar monitores e colaboradores externos NÃO incluir espaços em branco, acentos ou caracteres como “ ´´``;:?\ / *< > | no nome ou no login do inscrito.

O Ensino aberto aceita arquivos com até 8 MB.

4. Tentei acessar uma disciplina no Ambiente Ensino Aberto e não a encontrei. Como devo proceder?

As atualizações das informações do Ensino Aberto (cargas de dados) são feitas semanalmente a partir dos dados do sistema da DAC (Diretoria Acadêmica).

Se as suas disciplinas ainda não estão disponíveis provavelmente os dados não foram enviados à DAC ou foram enviados parcialmente. Nesse caso, a disciplina estará sob a responsabilidade do Coordenador de Graduação.

Sugerimos que entre em contato com a DAC ou com a Secretaria de Graduação de sua Unidade para verificar se as informações no sistema da DAC estão corretas.

DAC: Acesse as informações em http://www.unicamp.br/prg/dac/
Secretarias de graduação: Acesse os telefones em http://www.prg.rei.unicamp.br/ccg/cg.html

Caso sua regularização no sistema da DAC inviabilize seu uso, sugerimos a abertura de área diretamente no ambiente TelEduc.

Para isso é necessário preencher o Formulário de abertura de áreas no TelEduc. Neste caso, o professor terá que cadastrar seus alunos ou solicitar que eles se cadastrem.

5. Não estou conseguindo acessar os sites das disciplinas. Acesso negado - (Código de Erro: IP001 / IP002 / UC002). Como devo proceder?


O código de erro IP001 (assim como o IP002, UC002) indica que não está sendo possível manter a sessão (conjunto de informações para comunicação entre o cliente e o servidor) criada durante o processo de autenticação. Isso acontece devido aos seguintes motivos:

a) Seu navegador não está habilitado para aceitar todos os cookies, inclusive os de sessão.
b) Seu navegador não está com as configurações de segurança definidas para o tipo padrão (isso acontece principalmente no Internet Explorer).

Para os casos (a) e (b), configure seu navegador para aceitar todos os cookies e para usar as configurações de segurança padrão.

O que são e como funcionam os cookies?


Configurando navegadores:

Internet Explorer
Mozilla
Netscape

c) Um usuário "A" está tentando usar a sessão criada por um usuário "B".
Nesse caso acesse novamente o ambiente pela URL do Ensino Aberto (http://www.unicamp.br/EA).
Se o erro continuar entre em contato conosco por meio do formulário de contato encontrado na página do Ensino aberto.

6. Onde estão as disciplinas de Pós-graduação e Extensão?

No Ensino Aberto estão disponíveis apenas as disciplinas de graduação. Não temos previsão sobre quando a pós-graduação será incluída. 

Sugerimos que os cursos de pós-graduação sejam abertos no ambiente TelEduc instalado no CCUEC. Para isso é necessário preencher o Formulário de abertura de áreas no Teleduc que se encontra na página principal do site da equipe de apoio em EAD.

Para as disciplinas de extensão deve ser solicitada a abertura de uma instância junto a Extecamp que tem um servidor TelEduc próprio.

7. Gostaria de cadastrar uma pessoa para auxiliar no curso. Como devo proceder?

No Ensino Aberto, esse cadastro é feito através da opão Cadastro de Inscrever Colaborador Externo ou Inscrever Monitor de Graduação.

O Colaborador externo é qualquer pessoa que não possui vínculo com a disciplina, vinculada ou não à Unicamp.

Para inserir um Colaborador externo:

Se o colaborador externo não recebeu a senha o docente responsável deve:

Observação: Nesse caso é importante que os e-mails estejam corretos. Caso o colaborador externo seja um docente ou um aluno da Unicamp, verificar os email no sistema da DAC (Sugerimos que entre em contato com a DAC ou com a Secretaria de Graduação de sua Unidade para verificar se as informações no sistema da DAC estão corretas).

DAC: Acesse as informações em http://www.unicamp.br/prg/dac/
Secretarias de graduação: Acesse os telefones em http://www.prg.rei.unicamp.br/ccg/cg.html

O Monitor de graduação deve estar regularmente matriculado no semestre.

Para inserir um Monitor:

8. É possível migrar o conteúdo de um curso aberto no TelEduc para o Ensino Aberto?

Essa opção não está disponível. As informações localizam-se em máquinas diferentes onde a comunicação entre ambas não existe.

9. Como reaproveitar o conteúdo de um curso?

No Ensino Aberto o reaproveitamento de conteúdo é feito através da opção "Importar ..." existente dentro de cada ferramenta. Com isso você pode utilizar o material de disciplinas de semestres passados, e que estão disponíveis no ambiente, ou de disciplinas do semestre atual.

10. Como excluir uma disciplina no Ensino Aberto?

No Ensino Aberto não há necessidade de excluir às disciplinas. Estas são cadastradas automaticamente no início de cada semestre e ficam disponíveis, mesmo após o fim do semestre, para o professor utilizá-las na preparação do semestre seguinte.

11. Gostaria de agrupar duas ou mais turmas. Como devo proceder?

No Ensino Aberto o agrupamento de disciplinas é automático. Para tanto, duas ou mais turmas devem estar com as informações do código e horário (dia, horário e sala) iguais aos que constam no caderno de horários do sistema acadêmico (DAC). Com isso, o agrupamento de turmas no Ensino Aberto refletirá o agrupamento usado para as salas de aula presenciais.

12. Gostaria de alterar ou incluir meu e-mail nos dados do Ensino Aberto. Como devo proceder?

No Ensino Aberto o email é uma informação cadastrada automaticamente a partir das informações existentes na DAC. Atualize suas informações junto a DAC e aguarde uma nova Carga de informações no Ensino Aberto. Para atualizar suas informações, entre em contato com a Secretaria de Graduação da Unidade (http://www.prg.rei.unicamp.br/ccg/cg.html) e solicite a alteração do e-mail no Sistema Acadêmico, ou fale diretamente na DAC, ramal 86405.

As Cargas do Ensino Aberto são previstas, pelo menos, para uma vez por semana.

13. Qual versão de browser é compatível com o Ensino Aberto?

O Sistema Ensino Aberto será melhor visualizado na resolução 800X600 de seu monitor, por meio dos navegadores Firefox 1.xNetscape 6.0 e Internet Explorer 5.0 ou superiores.

14. Por quanto tempo as disciplinas ficam disponíveis para alunos e docentes?

As disciplinas do semestre atual e as disciplinas dos últimos dois semestre, sempre ficam disponíveis. Os professores responsáveis tem a opção de importar os conteúdos das ferramentas Agenda, Avaliação, Atividades, Material de Apoio, Leituras, Perguntas Freqüentes, Parada Obrigatória e Exercícios entre essas disciplinas disponíveis.

15. Qual é o tamanho máximo de arquivo que pode ser postado nos cursos do Ensino Aberto?

O Tamanho máximo permitido para upload de arquivos em todas as disciplinas do Ensino Aberto é de 8 MB.

_________________________________________________________________________________________

Formulário de contato