www.iel

Eventos Culturais

Organização de painéis expositores de obras do acervo da Biblioteca do IEL

Isabel Gardenal
Site da Unicamp
17 de março de 2004

Quatro obras em especial abrilhantam este mês uma exposição na Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Elas poderão ser visitadas até o dia 20. Fazem referência aos escritores Hilda Hilst, Julio Cortázar, Roman Jakobson, além de algumas obras da literatura universal. As três primeiras são vistas no andar térreo da biblioteca e, a última, na sala de leitura do primeiro andar.

Hilda Hilst, escritora falecida recentemente no Hospital das Clínicas da Unicamp. Julio Cortázar, escritor argentino, em memória aos 20 anos de sua morte. Roman Jakobson, em comemoração aos 40 anos de publicação da primeira edição francesa dos Ensaios de Lingüística Geral, obra deste lingüista, crítico e teórico da tradução russo. Obras da Literatura Universal, uma seleção feita pela graduanda do IEL, Silvana Batista. Dar maior visibilidade a estes escritores será uma das propostas do instituto. “A ação consistirá em expor sempre obras de um autor brasileiro, um autor latino-americano e um ou mais autores de diferentes latitudes e épocas”, detalha Silvana Serrani, coordenadora da biblioteca.

Além dos livros do acervo, na exposição foram incluídos recortes de jornais e textos biográficos, bem como a obra completa dos autores expostos. O material, posteriormente, poderá ser emprestado ou consultado. No site da biblioteca figurarão informações sobre as exposições correntes em cada mês. E, para melhor acomodar o acervo, a Biblioteca do IEL adquiriu dez novos expositores de livros, confeccionados na própria Marcenaria da Unicamp.