www.iel

Eventos Culturais

Organização de exposição de obras de referência do acervo na ocasião da visita do adido cultural da França

Roseli Silveira
Site da Unicamp
15 de agosto (atualizado 16/8)

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) recebeu na última sexta-feira (15), na Sala de Leitura em Voz Alta da Biblioteca, as visitas do adido cultural da França Jean-Paul Rebaud, do adido lingüístico, Sebastien Roy e da diretora da Alliança Francesa Françoise Vaière, a convite da professora Charlotte Galves, diretora do Instituto.

Durante a visita, aconteceu uma exposição de obras referenciadas do acervo, organizada pela professora Silvana Serrani, coordenadora da biblioteca do Instituto. Dentre elas estão os últimos números de periódicos de lingüística (teórica e aplicada), algumas obras de lingüistas franceses como Ducrot, Bréal e Benveniste, esses últimos traduzidos por professores do IEL. Algumas das obras foram publicadas pela Editora da Unicamp.

A exposição conta ainda, com obras brasileiras traduzidas para o francês, como Guimarães Rosa e Jorge Amado. Este último, foi destacado em um número da revista Europe, totalmente dedicado a ele.

Na oportunidade, foram expostas também as últimas obras publicadas pelos professores do Instituto presentes no evento. Ao longo desses 25 anos, a equipe de pesquisadores tem mantido convênios com instituições francesas, estabelecendo um importante intercâmbio cultural.

Segundo a professora Silvana Serrani, o acervo atual de lingüística e literatura francesa do IEL é de 6.000 livros. Serrani acrescenta que foi elaborada uma lista das obras de alguns autores brasileiros traduzidos para francês que foi entregue ao adido cultural com a finalidade de conseguir uma cooperação com o Consulado Francês ao enriquecimento do acervo da biblioteca.