www.iel

Eventos Culturais

Evento Cultural na ocasião de doação de livros do consulado alemão

Roseli Silveira
Jornal da Unicamp
Edição 224 - 11 a 17 de agosto de 2003

Christian Schulz, Silvana Serrani e Márcio Seligmann

Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) recebeu no último dia 6 das mãos do cônsul da Alemanha em São Paulo, Christian Schulz, uma doação de 104 livros para seu acervo. São principalmente clássicos alemães, mas também constam na lista, clássicos gregos e ingleses, que retratam a cultura e memória do século 20, holocausto, além de alguns livros de arte. Entre os principais autores alemães, destacam-se Lessing e Schiller.

Segundo a professora Silvana Serrani, coordenadora da Biblioteca, as obras são ricas e estão ligadas a projetos de pesquisas do Instituto e vão beneficiar tanto alunos de graduação quanto de pós. O valor estimado da coleção é de R$ 60 mil. A coordenadora enfatiza a importância da relação entre as bibliotecas e os consulados com o objetivo de reforçar os acervos.

A doação veio da organização alemã DFG, que promove a pesquisa com doações para países em desenvolvimento e universidades que não têm condições de comprar os livros importados. Para conseguir a doação, é preciso entrar em contato com o consulado alemão, já que o governo da Alemanha não autoriza as doações sem a presença oficial de um representante federal. A iniciativa partiu do professor Márcio Seligmann, do Departamento de Teoria Literária do IEL, que, percebendo a carência de livros em alemão na biblioteca, entrou em contato com o consulado solicitando a doação.

Segundo Schulz, o consulado espera que alunos e professores da Unicamp possam aproveitar e melhorar a qualidade de ensino da língua e cultura alemã. Além disso, fortalecer o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Alemanha. Segundo ele, atualmente são 1.500 brasileiros que estudam naquele país e vice-versa.
Os novos livros já podem ser consultados e autorização para as retiradas deve acontecer no início de setembro. Segundo Silvana, foi comprado um novo software “Book Where” para acelerar o processo de catalogação dos novos livros. Atualmente a Biblioteca do IEL conta com 2.000 obras de lingüística e literatura germânicas, além da coleção de periódicos.