[voltar]

CIPLE (CERTIFICADO INICIAL DE PLE)


O CIPLE corresponde ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, do Conselho da Europa.  A descrição para este Nível de Referência apresenta os domínios sociais de comunicação, as situações de comunicação, os tipos de texto escritos e orais, as estratégias de comunicação, os actos de fala, os temas, as noções específicas e gerais que se prevê serem necessárias ao uso da língua nas actividades comunicativas seguidamente descritas.
O CIPLE atesta uma capacidade geral básica para interagir num número limitado de situações de comunicação previsíveis do quotidiano. Prevê-se também que nas áreas profissional e de estudo os utilizadores do CIPLE sejam capazes de interagir em situações de comunicação que requeiram um uso muito limitado do português, que não se diferencia de um uso geral da língua.
As componentes deste exame são três: Compreensão da Leitura e Expressão Escrita, Compreensão do Oral e Expressão Oral.


Compreensão da Leitura e Expressão Escrita
Os utilizadores do português são capazes de:

  • compreender informações/instruções simples constantes de avisos afixados em ruas/estradas e espaços de serviço público, nomeadamente lojas, supermercados, bancos, correios, hospitais;
  • ler horários, por exemplo, de transportes, de abertura/fecho de serviços;
  • compreender informações simples relativas a orientação e deslocação no espaço;
  • compreender informações/instruções básicas relativas ao alojamento;
  • identificar as componentes gerais de uma ementa;
  • compreender indicações básicas para uso de medicamentos, nomeadamente o fim a que se destinam (dor de cabeça/garganta)e posologia (tomar depois das refeições);
  • compreender informações gerais sobre produtos expostos;
  • compreender mensagens de bilhetes/recados, postais;
  • identificar as secções de jornais/revistas, como, por exemplo, desporto, anúncios classificados;
  • compreender a informação básica de notícias, anúncios classificados e legendas simples de jornais;
  • preencher impressos relativos a informação pessoal, por exemplo, de entrada num hotel, abertura de conta num banco ou inscrição em instituições de prestação de serviços;
  • escrever textos informais como, por exemplo, um postal ou uma carta com uma mensagem simples sobre assuntos de natureza pessoal;
  • escrever pequenas mensagens ou fazer pedidos simples a colegas sobre questões de rotina.

Formato da componente:
Parte I:
Leitura de avisos colocados em lugares públicos e de pequenos textos.
São usados itens de escolha múltipla, correspondência, verdadeiro/falso
Parte II:
Produção de uma pequena mensagem/postal para um amigo.
Produção de uma carta.
Duração: 1h15m
Pontuação: Esta componente tem uma percentagem de 45% sobre o total.


Compreensão do Oral
Os utilizadores do português são capazes de:

  • compreender intervenções simples de carácter social, a saber: cumprimentar, agradecer, perguntar por/dar informações sobre alguém, felicitar, brindar, formular votos;
  • compreender informações gerais ao nível da identificação e caracterização pessoal (relações familiares, profissionais, estudos, ocupação de tempos livres);
  • compreender questões/instruções de rotina em postos de fronteira;
  • compreender instruções simples sobre orientação e deslocação no espaço;
  • compreender instruções simples relativas a horários e datas;
  • compreender informação básica previsível sobre um lugar a ser visitado;
  • compreender instruções simples sobre aluguer (preço, condições muito gerais) e funcionamento de um quarto ou de uma casa (horários de refeições, uso da cozinha, etc.);
  • compreender informações simples relativas à alimentação;
  • compreender informações relativas a preços de produtos e pagamentos;
  • compreender perguntas e instruções simples relacionadas com a saúde;
  • compreender informações/instruções básicas em correios e bancos;
  • compreender convites feitos de forma muito simples;
  • compreender informações e opiniões, dadas de forma simples, sobre acontecimentos da actualidade;
  • compreender mensagens telefónicas simples.

Formato da componente:
Audição de textos, de registo informal, próprios de situações de comunicação dos domínios público, profissional ou educativo. São usados itens de escolha múltipla, correspondência, verdadeiro/falso.
Duração: 30 m
Pontuação: Esta componente tem uma percentagem de 30% sobre o total.


Expressão Oral
Os utilizadores do português são capazes de:

  • intervir em trocas comunicativas simples, geradoras de relações sociais: cumprimentar, agradecer, perguntar por alguém/responder ao solicitado, felicitar, brindar, formular votos;
  • dar informações gerais relativamente à identificação e caracterização pessoal: relações familiares, profissionais, estudos, ocupação dos tempos livres, centros de interesse;
  • responder a questões/instruções de rotina em postos de fronteira, dando a informação requerida;
  • solicitar informações/instruções, de forma simples, sobre orientação e deslocação no espaço a pé ou de transporte público;
  • reservar (face-a-face) um quarto num hotel ou num espaço equivalente, fazer perguntas simples, de natureza factual, sobre o alojamento e fazer observações/reclamações simples sobre o serviço;
  • pedir produtos expostos em estabelecimentos comerciais e informações simples sobre os mesmos;
  • chamar o empregado de forma apropriada e pedir uma refeição num restaurante, se os pratos estiverem expostos ou se houver alguma ilustração dos mesmos; colocar questões simples sobre a ementa;
  • fazer reclamações/observações simples, sobre, por exemplo, a comida, o alojamento, etc.
  • pedir informações e fazer pedidos simples nos correios ou no banco;
  • dar informação básica sobre um problema de saúde;
  • em situações de emergência, pedir ajuda;
  • em situação de turismo, solicitar informações simples, relacionadas com um lugar, um monumento...
  • intervir, numa conversa simples, em situação informal, sobre experiências pessoais, centros de interesse, acontecimentos da actualidade, expressando opiniões e sentimentos.

Formato da componente:
Esta componente realiza-se, sempre que possível, com dois candidatos ao mesmo tempo.
Parte I: Interacção entre o examinador e os candidatos sobre identificação pessoal.
Parte II: Simulação de situações de comunicação do domínio público ou pessoal.
Parte III: Interacção entre o examinador e os candidatos sobre um tópico relativo a acontecimentos da actualidade.
Duração: 10-15m com cada par de candidatos.
Pontuação: Esta componente tem uma percentagem de 25% sobre o total.


Avaliação Final:
A classificação de Muito Bom é atribuída aos candidatos que obtiverem entre 85% e 100%.
A classificação de Bom é atribuída aos candidatos que obtiverem entre 70% e 84%.
A classificação de Suficiente é atribuída aos candidatos que obtiverem entre 55% e 69%.


Calendário


Componente e Duração

Hora

Compreensão da Leitura e Expressão Escrita (1h15m)

15.00h

Compreensão do Oral (30m)

16.30h

Expressão Oral (10 -15m)

Consultar o Centro de Exames