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O Ensino de Português para estrangeiros no Brasil


 

            Por Aline Gastardeli Tavares da Câmara, Ana Paula Fabbro, Anna Carolina Garcia de Souza, Leopoldo Furlan e Rafael Argenton Freire


Nesta parte do site, você encontrará o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de Português para estrangeiros nas universidades brasileiras.
Para realizarmos essa pesquisa, procedemos de duas formas. Entramos nos sites das universidades brasileiras (particulares e públicas) e procuramos por disciplinas ou cursos de Português para Estrangeiro e alguns deles ofereciam muitas informações. Quando as informações obtidas não foram o suficiente, entramos em contato com o professor responsável.
Conseguimos muitas informações sobre cursos e disciplinas oferecidos por universidades de todo o país, dentre elas: duração do curso, ementa, valor (no caso dos cursos pagos), níveis de ensino, número de turmas. As informações foram separadas por regiões e, depois, por estado. Você também encontrará o link dos sites das universidades e dos cursos.
            Para facilitar a exposição das informações que encontramos, elas serão dividas por regiões.

REGIÃO SUL

 

à Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

            Em contato com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG), a professora Margarete Schlatter, responsável pela área, informou que existe o Programa de Português para Estrangeiros, o qual foi criado em dezembro de 1993 com o objetivo geral de promover e discutir o ensino e a pesquisa do Português como Língua Estrangeira, com os seguintes objetivos específicos:

  • Promover em Porto Alegre Curso de Português para falantes de outras línguas;
  • Oferecer cursos de formação de professores de Português/Língua Estrangeira;
  • Elaborar material didático para Curso de Português para Estrangeiros;
  • Desenvolver pesquisa focalizando ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira;
  • Promover fórum de debates e seminários para atualização e troca de experiência de ensino e pesquisa de Português como Língua Estrangeira e da cultura brasileira;
  • Promover intercâmbios entre professores e alunos da UFRGS com universidades e instituições que tenham Programa de Português para Estrangeiros;
  • Aplicar o exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-Bras).

            O programa está vinculado ao Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da Ufrgs e promove semestralmente os seguintes cursos:

  • Curso de Português para Estrangeiros - Básico I: 90 horas, para iniciantes, falantes de quaisquer línguas. Livro-texto e de exercícios: Avenida Brasil 1 - Unidades 1 a 6.
  • Curso de Português para Estrangeiros - Básico II: 90 horas. Livro-texto e de exercícios: Avenida Brasil 1 - Unidades 7 a 12.
  • Curso de Português para Estrangeiros - Intermediário I: 90 horas. Livro-texto e de exercícios: Avenida Brasil 2 - Unidades 1 a 5 e material adicional de leitura (contos e crônicas de autores brasileiros e artigos de revista e jornal sobre tópicos do curso).
  • Curso de Português para Estrangeiros - Intermediário II: 90 horas. Livro-texto e de exercícios: Avenida Brasil 2 - Unidades 6 a 10 e material adicional de leitura (contos e crônicas de autores brasileiros e artigos de revista e jornal sobre tópicos do curso).
  • Cultura Brasileira: 60 horas. Material didático elaborado pelo Programa.
  • Leitura e Produção de Texto: 60 horas. Material didático elaborado pelo Programa.
  • Curso de Conversação: 60 horas. Material didático elaborado pelo Programa.
  • Tópicos de Literatura Brasileira: 60 horas. Material didático elaborado pelo Programa.
  • Curso Preparatório CELPE-Bras: 16 horas. Material didático elaborado pelo Programa

O curso é pago (varia de R$300,00 a R$420,00 por semestre) e só é aberto se houver um número mínimo de cinco alunos. É utilizado como material didático o livro Avenida Brasil 1 e 2 para os alunos dos níveis Básico e Intermediário. Para os cursos de Cultura Brasileira, Leitura e Produção de Texto, Conversação e Tópicos de Literatura Brasileira, o próprio programa elabora material didático.
Além disso, o Programa promove regularmente módulos do Curso de Formação de Professores na área de Aquisição e Metodologia de Ensino do Português/Língua Estrangeira, Elementos de Gramática do Português/Língua Estrangeira e Elaboração de Materiais Didáticos para o Ensino de Português/Língua Estrangeira. A formação dos bolsistas, que atuam como estagiários nos cursos de Português para Estrangeiros, inclui uma reunião de estudo semanal com a coordenadora para discussão de literatura na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.
Existem diversas pesquisas em andamento que refletem alguns tópicos de interesse dos professores, mestrandos e bolsistas envolvidos no programa. Os temas pesquisados focalizam o processo de ensino e aprendizagem de Português/LE, materiais didáticos e testagem do que foi pesquisado, posteriormente, em sala de aula.

Site da UFRGS: www.ufrgs.br
site do Programa de PLE: www.ufrgs.br/iletras/ple/index.htm

 

à Santa Catarina

Universidade de Caxias do Sul (UCS)

            Em contato com a Profa. Valneide Luciane Azpiroz, Coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros da Universidade de Caxias do Sul (UCS), fomos informados que o programa abrange as ações relacionadas à oferta de cursos de português geral e instrumental, exames de proficiência, projetos culturais com vistas ao aprendizado da língua, realização e participação em seminários e congressos, assessoria a instituições estrangeiras na realização de cursos e na certificação da língua portuguesa como língua estrangeira.
            Existe um curso intensivo de Português para Estrangeiros, no valor de R$935,00, o qual visa o aprendizado da Língua Portuguesa em contexto de imersão oportunizando ao aprendiz, além do conhecimento do idioma, a vivência da cultura do país. Valneide afirma que o Brasil, um país rico em diversidades étnicas e culturais, tem na Região da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho a predominância das características, dos usos e costumes, trazidas pelos imigrantes europeus, especialmente, alemães, italianos, portugueses e espanhóis. O PPE oferece aos estrangeiros a possibilidade de realizar Cursos Intensivos de 2 semanas (40 horas-aula).
            Já os alunos interessados em desenvolver ou aprimorar habilidades e competências específicas podem optar por aulas individuais onde o programa desenvolvido atenderá aos objetivos estabelecidos pelo aluno, que pode ter desde conteúdos específicos (profissionais) até a preparação para o exame CEDILLES ou CILP . O curso tem carga-horária de 40 horas-aula no valor de R$1.860,00.
            Na referida Universidade, há também o Projeto Língua e Cultura: Cores do Brasil. Para Valneide, para conhecer uma língua, é necessário “mergulhar” na sua cultura. Assim, estudar a língua portuguesa na Universidade de Caxias do Sul - UCS, significa entender as peculiaridades, conhecer a idiossincrasia do povo brasileiro e, sobretudo, compreender sua forma de ser. Um povo é o resultado de sua história, e, por isso, o curso pretende aliar língua-cultura, língua-história para subsidiar um aprendizado que não restringe à sala de aula.
            Os circuitos culturais têm o intuito de revelar as belezas da região onde a UCS está inserida, bem como mostrar a influência que as colonizações italiana e alemã exercem sobre a forma de ser dos habitantes da Serra Gaúcha. O projeto é regular, estão incluídos: certificados, hospedagem, mobilidade e um jantar e o preço sempre depende do número de estrangeiros participantes. Segue abaixo o cronograma das atividades, que têm duração de uma semana:
Domingo
Recepção do grupo no Aeroporto Internacional de Porto Alegre
image1Translado Porto Alegre - Caxias do Sul
Segunda-feira
Manhã: Palestra (Profa. Luciane Stallivieri e PPE)
image1Almoço: Restaurante Universitário (por adesão)
image1Tarde: 14h - Aula-tour - UCS e Caxias do Sul (Circuito Cultural)
image1Noite: Iguatemi Caxias - Cinema (Sugestão)
Terça-feira
Manhã: Aula de Língua Portuguesa
image1Almoço: Restaurante Universitário (por adesão)
image1Tarde: 14h - Antônio Prado (Circuito Cultural)
image1Jantar: Em local a combinar (por adesão)
Noite: Palestra História do Brasil
Quarta-feira
Manhã e Tarde: Região das Hortênsias (Nova Petrópolis, Gramado e Canela) (Circuito Cultural) - Visita ao Núcleo Universitário de Canela - NUCAN
image1Almoço: Em local a combinar (por adesão)
image1Jantar: Canela Restaurante Garfo e Bombacha (incluído no programa)
image1Retorno a Caxias do Sul
Quinta-feira
Manhã: Aula de Língua Portuguesa
image1Almoço: Restaurante Universitário (por adesão)
image1Tarde: Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves (Circuito Cultural) - Visita ao Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI
image1Jantar: Shopping em Bento Gonçalves (por adesão)
image1Noite: Eletric Circus (por adesão)
Sexta-feira
Após o café da manhã - Translado Caxias do Sul - Porto Alegre
Existem cursos preparatórios para o Certificado Internacional de Língua Portuguesa – CILP , que é reconhecido pela União Latina e declarado de interesse educativo pelo Ministério da Educação da Argentina. Valneide acredita que o ensino de português como língua estrangeira é uma realidade que se intensifica cada vez mais. A razão, num âmbito mais geral, possivelmente esteja no processo de globalização, que significa não só a queda de barreiras alfandegárias, mas também relevantes aproximações lingüísticas entre países de línguas diferentes.
Já no âmbito mais restrito ao Cone Sul da América, foi a instituição do Mercosul que desencadeou um crescente interesse pela aprendizagem do português e a conseqüente necessidade, sentida em especial pelos países da fala hispânica que compõem o bloco Mercosul, de obter certificação de proficiência em português como língua estrangeira, com a chancela de instituição universitária brasileira.
Atendendo a esse anseio, a Universidade de Caxias do Sul, através do Departamento de Letras, instituiu o Certificado Internacional de Língua Portuguesa – CILP/UCS, que tem como finalidade “ aprimorar, em todos os seus variados aspectos, o ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas, especialmente do espanhol. O CILP pode ser concedido a estrangeiros de qualquer nacionalidade, idade ou grau de escolaridade, e os exames são aplicados dentro e fora do País.
Os exames CILP possuem três níveis: CILP Básico (verifica a competência lingüística para o desempenho adequado do aprendiz em situações cotidianas que requeiram um nível de comunicação elementar), CILP Médio (verifica a competência lingüística suficiente para a comunicação em situações correntes da vida cotidiana, em circunstâncias que não requeiram uso especializado da língua) e o CILP Superior (verifica a competência lingüística necessária para o desempenho adequado do aprendiz em situações que requeiram uso avançado da língua portuguesa e conhecimento da cultura brasileira).
Além do CILP, há o curso preparatório para o CEDILLES, que, sob os auspícios da União Latina, três Universidades de países de línguas latinas (Universidad de Alcalá, da Espanha, Universidade de Caxias do Sul, do Brasil e Universidade Aberta – CENTED, de Portugal), oferecem o CEDILLES – Certificado e Diploma de Línguas Latinas de Especialidade – CEDILLES em Espanhol, Português (Brasil) e Português (Portugal).
A existência de um bilhão de falantes em todo o mundo e a necessidade de responder, de uma forma coordenada, à crescente procura e expansão de línguas neolatinas estão na base deste projeto. O principal objetivo visa à necessidade de criar uma certificação para certas competências (comunicativa, sociocultural, pragmática, lingüística, etc) a serem aplicadas no meio empresarial. Esta certificação constitui uma importante ajuda para as empresas, já que lhes permite avaliar com grande exatidão as competências de seus funcionários. O protocolo da Universidade de Caxias do Sul com as Universidades de Alcalá e Aberta, instituições de prestígio, com uma profunda experiência em ensino e certificações em língua estrangeira, confere ao CEDILLES um grande valor acadêmico e institucional, contribuindo para o seu maior reconhecimento e para a sua difusão.
Este protocolo prevê a realização de exames de várias línguas em centros examinadores destes três países, ou de outros, onde as universidades possuam ou tenham acesso a espaços adequados. Porém, todos os exames são elaborados e corrigidos por profissionais responsáveis pelo CEDILLES em cada uma das três universidades. No que diz respeito ao Português (Brasil), os candidatos poderão fazer exames dos seguintes certificados:
image1    Certificado Avançado de Português Língua Estrangeira Empresarial
image1    Certificado Básico de Português Língua Estrangeira Empresarial
image1    Certificado Superior de Português Língua Estrangeira Empresarial

            Site da UCS : www.ucs.br
Site do curso: http://www.ucs.br/ucs/extensao/ppe/ppeportugues/apresentacao

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Em relação a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) as informações encontradas sobre o ensino de Português para estrangeiros limita-se ao que é exposto no site da universidade. Infelizmente, as informações adicionais que foram pedidas por e-mail não foram enviadas até a data de elaboração desse trabalho.
De qualquer forma, a UFSC oferece curso extracurricular de Português para estrangeiros semestralmente nos níveis:

  •  1 (básico);
  •  2 (pré-intermediário);
  •  3 (intermediário);
  •  4 (avançado I)
  •  5 (avançado II - Preparatório para o exame do CELPE-BRAS)

 

            Além do Curso de português para Hispano - falantes. As turmas têm em média de 10 a 12 alunos, o que permite oferecer ao aluno tratamento quase individualizado. Os livros didáticos usados são preparados especificamente para o ensino do português como língua estrangeira. Também são utilizados materiais elaborados a partir de textos de revistas e jornais, além de materiais em áudio e vídeo.
            O curso atende alunos provenientes dos mais diversos países, que se encontram no Brasil como estudantes-convênio, para trabalhar, ou apenas para aprender português. Além dos cursos regulares oferecidos, o LLE (Departamento de língua e literatura estrangeira) também organiza cursos especiais para grupos de alunos com interesses comuns e pratica intercâmbio com alguns países de fala espanhola.
            Site da UFSC: www.ufsc.br

à Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
            As informações que foram pedidas por e-mail não foram enviadas até a data de elaboração desse trabalho, por isso as informações que temos se limitam as encontradas em sites. Porém, o site da universidade está em manutenção. Sendo assim, as informações encontradas forma fornecidas por um outro site (http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=4250).
De acordo com esse site, a UFPR possui dois tipos de programas básicos para estrangeiros:
 *Acordos de Cooperação Internacional - promovidos a partir de convênios com instituições estrangeiras, pelos quais alunos dessas universidades de países como França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, China e nações da América Latina vêm cursar em geral de um a dois semestres na universidade e podem aproveitar esses créditos na instituição de origem. Por estes programas, os estudantes não pagam mensalidades à UFPR (caso sua instituição de origem não seja gratuita, eles seguem pagando taxas escolares em seu país).Outras despesas (transportes, alimentação e moradia) correm por conta do aluno;
*PEC (Programa Estudante-Convênio), do Ministério das Relações Exteriores. Possui duas modalidades diferentes: graduação e pós graduação.
Atualmente existem 260 estrangeiros na UFPR. A universidade não fornece bolsas de estudos ou outros tipos de bolsas para estrangeiros.
O curso de português para estrangeiros é oferecido pelo Celin - Centro de Línguas. Caso o programa pelo qual o aluno foi admitido na universidade estabeleça reciprocidades, o curso é ministrado sem custos ao estudante. Em caso negativo, os custos correm por conta do aluno.
A UFPR não dispõe de alojamentos destinados a estudantes estrangeiros, mas mantém um serviço de indicação de acomodações pagas disponíveis para visitantes nas proximidades da universidade. Alguns programas de intercâmbio prevêem a hospedagem gratuita do aluno estrangeiro em casas de estudantes brasileiros.

 

REGIÃO SUDESTE

 

à Rio de Janeiro

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Em contato com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora Dra. Norimar Júdice, do Instituto de Letras informou que é oferecido um programa específico de Português para Estrangeiros que preconiza o método comunicativo, com ênfase na produção oral e no contato do aluno estrangeiro com a comunidade de Niterói, estimulando-se visitas de campo a lugares públicos (campus universitário, museus, locais históricos e turísticos etc.), que permitem maior aproximação com a cultura brasileira. 
            Os alunos normalmente estão em intercâmbio temporariamente freqüentando cursos de graduação ou pós-graduação na UFF ou então são estrangeiros não vinculados à Universidade que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos de português. Atualmente, não existem cursos regulares na Universidade; apenas cursos intensivos, geralmente com um mês de duração, de segunda a sexta-feira, com 60 horas de carga-horária.
            Os níveis oferecidos são o Básico I e II e Intermediário I e II; todos visam a prática da língua falada (no registro formal e informal) e da escrita de textos de diferentes gêneros e também o enfoque de tópicos históricos e culturais relevantes no contexto brasileiro. No ato da matrícula o aluno faz um teste oral e escrito para confirmar seu nível. O valor do curso intensivo é de R$945,00.
A Profa. Dra Percília Santos, atual coordenadora do Programa de Ensino e Pesquisa para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL), do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB) informou que o programa existe desde 1990 e tem como objetivos: unir ensino, pesquisa e extensão; oferecer cursos de Português para falantes de outras línguas; promover oportunidades de experiências didáticas em Português para Estrangeiros aos alunos de graduação em Letras e desenvolver pesquisas na área de Português para Estrangeiros.
            O PEPPFOL oferece bimestralmente os seguintes cursos :

  • Curso de Português para Estrangeiros - Iniciante I : 60 horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros Hispano-falantes - Iniciante: 60  horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros - Iniciante II: 60 horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros - Intermediário I : 60 horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros Hispano-falantes - Intermediário: 60 horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros - Intermediário II: 60 horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros - Avançado I: 60 horas/aula
  • Curso de Português para Estrangeiros - Avançado II: 60 horas/aula

Cursos complementares:

  • Prática Oral - Avançado: 40 horas/aula
  • Produção Textual: Preparatório para o CELPE-Bras - Avançado: 40 horas/aula
  • Literatura Brasileira: 40 horas/aula
  • Música e Cultura Brasileira: 40 horas/aula

Curso de Ensino de Português para Estrangeiros:

  • Curso que se propõe a oferecer um panorama geral sobre o ensino de português para estrangeiros a alunos e professores de Letras do Distrito Federal e a profissionais que queiram atuar nessa área.

O curso em epígrafe é dividido em cinco módulos: Língua e cultura brasileira; abordagens de ensino de Língua estrangeira; Português para hispano-falantes; análise de material didático de Português para Estrangeiros; avaliação em Português para Estrangeiros. A carga horária é de 20 horas-aula e para quem tiver alguma dificuldade, também são oferecidos plantões de dúvidas, que têm o objetivo de fornecer um atendimento individualizado aos alunos que tenham perdido alguma aula, ou que tenham dúvidas sobre assuntos que não serão trabalhados no nível que freqüenta, que precisem ou queiram algum reforço (escrita ou oralidade).
Site da UFF: www.uff.br
Site do programa de PLE: www.gar.uff.br/aai/programa.htm

Universidade Federal o Rio de Janeiro (UFRJ)

Os cursos de Português para Estrangeiros promovidos pelo Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (PEPPE) têm longa tradição no cenário brasileiro de ensino de línguas. As primeiras turmas foram oferecidas na década de 80 e desde então inúmeros estrangeiros, provenientes das mais diversas partes do mundo têm se dedicado à aprendizagem do Português no PEPPE.
O curso é gratuito e semestral.

site da universidade: www.ufrj.br
site do CLAC: http://www.letras.ufrj.br/clac/index.html
site do PEPPE: http://www.letras.ufrj.br/ple

PUC-Rio

Curso Português para estrangeiro
O Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) apresenta seu programa de Português para Estrangeiros. Seus professores têm larga experiência e são especializados no ensino de língua estrangeira, o que assegura aos cursos aulas dinâmicas com a participação ativa dos alunos. As turmas têm vagas limitadas para garantir melhor rendimento.
Objetivo: Desenvolver a habilidade de compreender e usar a língua portuguesa nas formas oral e escrita, de maneira a permitir melhor comunicação.
Turmas é níveis: Iniciante – 90h, Intermediário 1 – 90h, Intermediário 2 – 90h, Avançado 1 – 60h, Avançado 2 – 60h.
O curso tem duração de um semestre. Curso pago, mas não há  valores no site.
Supervisão: Rosa Marina de Brito Meyer, Doutora, PUC-Rio
Coordenação: Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque, Doutora, PUC-Rio

Curso Português para estrangeiro – Intensivo
Objetivos: Visa desenvolver a habilidade de compreensão e uso da língua portuguesa nas formas oral e escrita, de maneira a permitir melhor comunicação.
Carga horária: O curso intensivo é composto de 90 horas/aula (de 50 minutos cada). Assim sendo, nós oferecemos um curso com 5 aulas por dia em um período de 18 dias.
O curso tem duração de um mês.Curso pago, mas não há  valores no site.
Supervisão: Rosa Marina de Brito Meyer, Doutora, PUC-Rio
Coordenação: Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque, Doutora, PUC-Rio

Site da PUC-Rio: www.puc-rio.br
Site do curso: www.cce.puc-rio.br

à São Paulo

Universidade Estadual de São Paulo (USP)
Nessa universidade, o curso de PLE é oferecido semestralmente pelo Centro de Línguas da FFLCH, para alunos da USP e de outras universidades públicas, nos níveis I e II. São abertas cinco turmas com 4 horas/ aula por semana. Os alunos passam por um processo de seleção, composto pelo preenchimento da ficha de interesse e por uma entrevista. O curso é pago: os alunos da USP pagam uma taxa de matrícula de R$90 e são isentos da taxa do curso e os alunos de outras universidade pagam a taxa de matrícula de mesmo valor mais a taxa de curso no valor de R$250.
Site da USP: www.usp.br
Site do curso de PLE: www.fflch.usp.br/cl/port__inform.html

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

            Entramos em contato com a Profa. Dra. Lúcia Maria de Assunção Barbosa, responsável pelo Centro de Referência de Português para Estrangeiros da UFSCar, e ela nos deu algumas informações sobre o projeto de português para estrangeiro. O projeto surgiu a partir da necessidade de se dar um apoio, em relação a aspectos  lingüísticos e culturais, para estudantes estrangeiros que chegavam à Universidade. Em seguida, o curso foi aberto a professores visitantes e seus familiares adultos.
             O curso é gratuito e semestral, nos níveis Básico I e Básico II. São formadas duas turmas de iniciantes (uma para falantes de espanhol e outra para falantes de outras línguas), com no máximo 20 alunos e, normalmente, todos os alunos inscritos conseguem vagas. Além desses dois cursos é oferecido um semestre de curso de Produção de texto acadêmico (especificamente para estudantes estrangeiros). Outro curso semestral é o de Cinema Brasileiro para trabalhar aspectos culturais e conversação. Todos os cursos têm uma duração mínima de 45 horas semanais.
            A equipe do PLE é formada por seis pessoas. Os professores responsáveis pelo projeto são dois professores doutores em Lingüística Aplicada que coordenam a área e preparam alunos, geralmente em grupo de 4, para atuação nessa área. Uma vez preparados, esses estudantes podem ministrar aulas. O material utilizado é produzido pela equipe e, eventualmente, utilizam algum material didático publicado.  No projeto há incentivo a pesquisa e reuniões semanais para discutir textos sobre ensino/aprendizagem de língua estrangeira, planejamento de curso, material didático e outras questões voltadas ao ensino de PLE. Essas discussões têm gerado trabalhos que são apresentados em congressos e eventos acadêmicos.  

            Site da UFSCar: www.ufscar.br
Site do curso: www.ufscar.br/~letras/portugues_estrangeiro.php

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Obs: informações retiradas do site.

Curso de Português para Estrangeiros
O objetivo do curso é ensinar o Português através de um método ativo e situacional. Destina-se a pessoas a partir dos 13 anos, que necessitam aprender o idioma por meio de uma linguagem coloquial correta.
Procuraremos levar o aluno totalmente iniciante a falar, ler, ouvir, entender e escrever o Português, e ao mesmo tempo dar uma abertura para a continuação da aprendizagem.
Conteúdo Programático: A apresentação de aspectos culturais, geográficos e históricos é fundamental para o envolvimento do aluno com a língua portuguesa, por isso estes pontos também serão destacados.
Professores: Prof. Denise Collaneri Palma
Duração do curso: 3 semestres Básicos / 2 semestres Pré-Intermediários

5 semestres letivos (aulas duas vezes por semana, com duração de 1h30 cada aula)
Aproximadamente 34 aulas por estágio, o que dá um total de 255 horas de estudo

Material didático (não está incluso no preço: você deverá comprá-lo em livraria de sua preferência).

  • Livro de exercícios
  • CD-s de áudio / Fitas cassete
  • Glossários (Português – Inglês / Alemão / Francês)

LIMA, Emma e IUNES, Samira. Falar...Ler...Escrever...Português.
Um curso para Estrangeiros. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.

Tabela de valores 1º semestre/2006
Matrícula (no ato) + 4 parcelas (próximo vencimento em 10 de março): R$214,14
Matrícula com 15% de desconto: R$182,02
Mensalidades com desconto:
15%: R$182,02
25%: R$160,61
30%: R$ 149,90
35$: R$ 139,19
40%: R$ 128,48

Descontos promocionais
25% - antigos alunos do Mackenzie (devidamente cadastrados - www.mackenzista.com.br) e parceiros oficiais do Mackenzie (constantes do rol da Assessoria de Desenvolvimento Educacional);
30% - alunos matriculados em outras unidades do Mackenzie; alunos que estudem no período diurno, de 2ª a 6ª feira.
35% - irmãos, pais ou filhos de aluno regularmente matriculado no CLEM;  funcionários do Mackenzie.
40% - alunos regularmente matriculados numa língua e que queiram cursar uma outra língua.
15% - para todos os alunos que não se encaixarem em algum dos tipos acima.

Site do Mackenzie: www.mackenzie.com.br
Site do curso de PLE: www.mackenzie.com.br/clem/clportestr.htm

 

Universidade Metodista de São Paulo
obs: texto retirado na integra do site

A globalização da economia e o plano de integração do MERCOSUL refletiram diretamente no processo de internacionalização das universidades brasileiras, possibilitando a recepção de estudantes falantes de outras línguas, em cursos de graduação e, principalmente, de pós-graduação, visando a especialização nas mais diversas áreas do conhecimento. Este fato, aliado à relevância do CELPE-Bras, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, justifica a necessidade de cursos de português como língua estrangeira destinados a estudantes, funcionários do governo e empresas privadas, funcionários de organismos e empresas no exterior onde se usa o português do Brasil, corpo diplomático e profissionais em geral, principalmente da área da saúde, que só poderão obter a revalidação de diplomas (graduação e pós-graduação) mediante o CELPE-Bras outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Objetivos Gerais

  • Possibilitar aos alunos a aquisição do português do Brasil, vivenciando em processo de imersão os valores culturais do povo brasileiro, veiculados lingüisticamente em situações e contextos relevantes e diversificados de uso.
  • Preparar os alunos para o exame para obtenção do CELPE-Bras.

Objetivos Específicos
- Promover o desenvolvimento da competência comunicativa do aprendiz.
- Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos do cotidiano: jornais, revistas, cartas, manuais, entre outros.
- Capacitar o aluno a:

  • produzir textos e realizar tarefas como escrever ou responder uma carta, e-mail, preencher formulários ou responder questionários, etc.
  • ver, ouvir e compreender um programa de rádio, noticiário, documentário ou programa de televisão
  • comunicar-se, eficientemente, tanto na forma escrita como oral, desenvolvendo as competências lingüística, gramatical, estratégica que se integram à competência comunicativa.

Informações Complementares
Carga horária: 32 h/a
Horário: quartas-feira das 14h às 17h ou quinta-feira das 9h às 12h
Local: Campus Vergueiro (em São Bernardo do Campo)
Documento para matrícula: Fotocópia simples do RG, comprovante de endereço e foto 3x4
Pré-requisito: O candidato deverá ter conhecimento básico da língua portuguesa
Taxa de inscrição: R$ 20,00 (alunos do Centro de Línguas e funcionários da Metodista estarão isentos desta taxa)
Investimento: 2 x de R$ 248,00
Forma de pagamento da primeira parcela de mensalidade: Cheque pré-datado para o dia 06/02/06, no ato da inscrição.

Site da Metodista: www.metodista.com.br
Site do curso: www.metodista.br/principal/centrolinguas/portugues.php

à Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
O Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece curso de Português para Estrangeiros. Trata-se de curso extensivo, com aulas de março a dezembro. Há também o curso intensivo de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira (que é oferecido sempre no mês de julho), designado para estrangeiros interessados em aprofundar seus conhecimentos da língua portuguesa e ter contato com a cultura brasileira. São 120 horas/aula, distribuídas em atividades em sala de aula e atividades externas.
O Prof. Dr Carlos Gohn da UFMG informou que este ano, o curso intensivo será oferecido de 03 a 28 de julho, para estrangeiros interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos na Língua Portuguesa e na cultura brasileira, com aulas e atividades culturais supervisionadas, incluindo viagem à cidade histórica de Ouro Preto. O valor do curso é de U$525,00. O curso é oferecido nos níveis Intermediário e Avançado e a metodologia será através de leitura, conversação, gramática, fonética e visitas monitoradas à instituições culturais e às cidades históricas de Minas, com limitação de 15 alunos por sala.
Site da UFMG: www.ufmg.br
Site do curso: www.ufmg.br/dri/estrangeiro/proficiencia-em-portugues/

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Português para estrangeiro
O objetivo
O objetivo do curso é propiciar ao aluno estrangeiro condições de se expressar autonomamente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa.

A estrutura
O curso de Português como língua estrangeira compreende 180 horas/aula, ministradas em dois semestres letivos (com seis aulas por semana). O trabalho é desenvolvido basicamente em sala de aula, com a utilização de recursos audiovisuais diversos (fita de áudio para apresentação dos textos e músicas, fita de vídeo para apresentação de material complementar). Esporadicamente, trabalha-se também em ambientes diferentes, tais como museus, de modo a contextualizar determinados temas e possibilitar maior naturalidade nas discussões sobre aspectos culturais.

O material didático

Usa-se como apoio didático o conjunto de materiais intitulado Aprendendo português do Brasil - um curso para estrangeiros (LAROCA, M.N.C. et alii, Aprendendo Português para Estrangeiros. Campinas: Pontes, 1992). Sobre o material, a recensão de Francisco Gomes de Mattos (Universidade Federal de Pernambuco) explicita:
À medida que se desenvolve a área de Ensino de Língua Portuguesa a falantes de outras línguas, surgem materiais didáticos destinados à aprendizagem em contexto de sala de aula. Evidência desse progresso, APRENDENDO PORTUGUÊS DO BRASIL é, na verdade, um dos componentes de um complexo lingüístico-cultural-pedagógico: além deste Livro do Aluno, há um Guia para o Professor, um Livro de Atividades e uma fita cassete ( Diálogos das unidades e as músicas cujas letras aparecem no livro). (...) Cada unidade se inicia com uma Motivação - história em quadrinhos. Em seguida, em todas as lições, encontramos um Diálogo que inclui de 8 a 20 falas. Seguem-se Conteúdo Gramatical, Aplicação (exercícios), Expansão Vocabular, Atividades (às vezes sobre cultura popular), Leitura Suplementar (10 autores brasileiros estão representados: Luis Fernando Veríssimo, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Noel Rosa e Zé Rodrix) (...) Louve-se a apresentação gráfica, particularmente a elevada legibilidade da obra e as ilustrações leves e bem humoradas. O uso de fotos - preto e branco - dá um especial realce às leituras. (Boletim da SIPLE set.-out/1996).
Além desse, são empregados também nas aulas os componentes do conjunto Bem vindo!, da editora Pontes (2000).

Os alunos
Alunos de 35 países diferentes já freqüentaram nosso curso. Suas motivações para o estudo da língua são as mais diversas: há alunos de outras universidades que vêm ao Brasil especificamente para aperfeiçoar-se na língua; funcionários de empresas estrangeiras que têm filiais no país; pessoas que vieram morar no Brasil, permanentemente ou não. Há aqueles mais interessados em conhecer a língua e outros, em se aprofundar em aspectos da cultura brasileira. Todos esses grupos formam uma interessante e variada comunidade acadêmica, na qual experiências são compartilhadas e cuja convivência torna as aulas mais ricas.

Histórico
Em 1980, as professoras Maria Nazaré Laroca, Nadime Bara, do Departamento de Letras e Sonia Maria da Cunha, do Departamento de Letras Modernas, iniciaram na UFJF um trabalho de pesquisa cujo objetivo era o ensino de português como língua estrangeira. Sua clientela, a princípio formada por funcionários de empresas japonesas, diversificou-se a partir do estabelecimento de convênios de intercâmbio entre a UFJF e as universidades de Tóquio e Osaka. O conhecimento do curso atraiu também alunos de muitas outras origens. Com base na vivência em sala de aula durante anos, foi concebido um conjunto de materiais didáticos, atualmente publicado e em uso em diversos cursos de português para estrangeiros, no Brasil e no exterior (é largamente empregado na Argentina e no Uruguai, países que recentemente adotaram o português como segunda língua a ser ensinada nas escolas).

A pesquisa hoje
Seguindo a tradição do curso, os professores desenvolvem, paralelamente às atividades pedagógicas, pesquisas enfocando fundamentos da metodologia de ensino de português como língua estrangeira e como segunda língua. Alguns trabalhos:
WEISS, Denise Barros. Ensino do Artigo em cursos de Português para Japoneses. UFRJ, 1994. Dissertação de mestrado.
TEIXEIRA, L. "Manual pedagógico para o ensino de português para estrangeiros: uma abordagem psicolingüística para aquisição - aprendizagem". Juiz de Fora, UFJF, 1996 (mimeo.)

A metodologia
Atentos às pesquisas em Lingüística, especialmente na área de metodologia de ensino de línguas estrangeiras, seus professores aplicam em suas aulas diferentes técnicas de ensino, adaptando-as às necessidades do aluno. O trabalho é individualizado, de modo a se respeitar as diferenças lingüísticas, sociais e culturais de cada estudante em relação às características do Brasil.
Paralelamente aos estudos lingüísticos, dá-se atenção aos diferentes aspectos culturais do Brasil, através do trabalho com textos reais de caráter informativo ou literário e do uso de filmes e documentários sobre o país.
Nas palavras de Teixeira (1996):
"Um material didático que seja elaborado com bases em uma abordagem de aquisição-aprendizagem de L2 deve dividir seu conteúdo lingüístico e suas atividades em dois blocos: bloco para aquisição e bloco para a aprendizagem. E assim o fizeram Laroca, Bara e Cunha ao elaborarem a GPA [gramática pedagógica para alunos] de Aprendendo Português do Brasil. O bloco-aquisição compreende todo o material lingüístico que é posto à disposição do aprendiz como "insumo significativo" (input). Espera-se que esse insumo seja assimilado subconscientemente graças ao processo de construção criativa, similar ao usado em L1, que se dispara com os usos comunicativos de L2. Segundo a proposta de Krashen, a GPA deste bloco terá como conteúdo lingüístico atividades primordialmente comunicativas e informais. "O bloco-aprendizagem abrange o material lingüístico que será assimilado por processos cognitivos conscientes. Nele se concentram as chamadas regras ensináveis, as que poderão ser aprendidas para posteriormente editarem as produções do aprendiz." TEIXEIRA, L. "Manual pedagógico para o ensino de português para estrangeiros: uma abordagem psicolingüística para aquisição - aprendizagem". Juiz de Fora, UFJF, 1996 (mimeo.)

            Site da UFJF: www.ufjf.br
            Site do programa: www.gri.ufjf.br/port_est.htm

 

REGIÃO CENTRO-OESTE

à Brasília

 

Desde 1990, o Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB), desenvolve o Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL). O programa une, por meio dos cursos de Português para Estrangeiros, ensino, pesquisa e extensão. Sob a coordenação da Professora Percilia Santos, o PEPPFOL desenvolve uma atividade essencial para a área de Português para Estrangeiros (PE), a formação de professores-pesquisadores, isto é, um projeto que tem como uma das principais funções formar profissionais capazes de pensar de forma autônoma sobre questões que estão envolvidas no ensino de PE, bem como a sua própria prática docente.
O quadro docente do PEPPFOL é composto, atualmente, pelas professoras Percilia Santos, Marcia Niederauer e Verônica Vinecky (UnB). Além de bolsistas - que são alunos de graduação de semestres avançados do Curso de Letras - e professores externos à UnB. Dentro desta perspectiva - formação de professores - além da co-regência de aulas, os bolsistas participam de reuniões semanais com a coordenadora e as professoras para a discussão de literatura na área de ensino.

Site da UNB: www.unb.br
Site do curso: www.unb.br/il/peppfol/cursos.htm

REGIÃO NORDESTE

 

à Recife

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

            Na UFPE o ensino de PLE é oferecido para os alunos PEC-G, estudantes de convênio entre a UFPE e universidades estrangeiras e para a comunidade. Para os alunos PEC-G e conveniados os cursos funcionam comO eletiva de Letras e eles não pagam. Para os demais alunos, matriculados através do Núcleo de Língua, os cursos funcionam comO extensão e é pago. Porém as turmas são formadas por nível e não por tipo de aluno. Há 3 níveis e cada curso corresponde a 60 horas semestrais.

Site da UFPE:www.ufpe.br

 

à Paraíba

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

            Essa universidade tem um programa de ensino de PLE, porém o site do programa está fora do ar e não conseguimos obter mais informações.

Site da UFPB:www.ufpb.br
Site do programa: www.cchla.ufpb.br/plei