< retorno à página de música

Página Shostakovich - Opus 87

Versão em Português de
The Shostakovich Opus 87 Page 

com a coleção completa dos 
24 Prelúdios e Fugas para piano opus 87 
em formato MIDI
seqüenciados por
José Oscar de Almeida Marques
jmarques@unicamp.br
 
 Topo da página     ApresentaçãoPrelúdios e fugas opus 87    Arranjos

Apresentação

Seja bem-vindo(a) a esta pequena página! Ela é bem simples, sem frames, sem muitas imagens, apenas minhas seqüências MIDI dos Prelúdios e fugas opus 87 de Shostakovich; um lugar em que as pessoas podem ouvir a música ou obter os arquivos de maneira fácil e rápida. Espero que você aproveite a visita!

Esta página é a versão em português da página que criei em janeiro de 1997 na GeoCities. Tudo o que é essencial está aqui reproduzido, mas talvez você queira também fazer uma visita à página em inglês para acessar alguns links e conhecer um pouco mais sobre as pessoas que estimularam este projeto.

Algumas informações técnicas: todas estas peças foram feitas em um editor gráfico, e cada nota introduzida e trabalhada individualmente - não usei scanner nem teclado MIDI. Segui uma partitura publicada em 1972 em Moscou, pela editora "Musyka" (ver foto abaixo); tive de identificar e corrigir alguns pequenos erros de impressão, mas em seu todo ela pareceu-me razoavelmente acurada. As seqüências são arquivos MIDI tipo 1, no padrão GM (General MIDI). Empreguei múltiplos canais (mãos direita e esquerda nos prelúdios, e um canal distinto para cada uma das vozes nas fugas), com uma leve separação estéreo. Foram incluídos efeitos (reverberação, chorus) e o balanceamento está otimizado para a placa de som SB32, equipada com o banco de samples General MIDI de 8 MB da E-Mu. Todas as peças soam muito bem em meu sistema, e devem produzir excelente resultado em qualquer sistema com bons samples instrumentais. (Em placas de som de síntese FM, é claro, a sonoridade deixará muito a desejar.)

Por fim, uma observação necessária. Note-se que estas seqüências MIDI constituem apenas uma ferramenta para o estudo e a audição analítica. Esforcei-me para introduzir o máximo de artifícios expressivos, mas é claro que estão ausentes as nuances essenciais que caracterizam a interpretação por um ser humano; assim, este material não pode nem pretende servir como um substituto para a audição de interpretações reais, ao vivo ou gravadas. E, embora uma partitura rudimentar possa ser impressa a partir destes arquivos, a divisão das pautas não será adequada para guiar uma execução pianística e, principalmente, todas as marcas de expressão e fraseado presentes na partitura original estarão ausentes. Estas seqüências MIDI visam contribuir para um maior conhecimento e interesse pela música de Shostakovich, sem tomar o lugar de nenhum item disponível comercialmente, e, nesse sentido, acredito que elas atendem às convenções sobre o uso aceitável de material protegido pelo direito autoral.

 
Topo da página     Apresentação Prelúdios e fugas opus 87    Arranjos


24 Prelúdios e fugas opus 87 (1950-51)
Esta coleção é certamente a obra mais importante da produção pianística de Shostakovich. As peças foram compostas logo depois de sua visita a Leipzig por ocasião das solenidades do segundo centenário da morte de J. S. Bach, e, como tais, representam sua homenagem ao autor do Cravo bem-temperado. O que originalmente fora pensado como uma simples série de exercícios polifônicos acabou por tornar-se uma obra em grande escala, plenamente desenvolvida, na qual os gêneros pianísticos mais díspares são admiravelmente integrados em um painel coerente. A diversidade de estilos e técnicas aproxima-se às vezes do pastiche, mas a coleção é notável como ponto de consolidação das anteriores vertentes composicionais do autor, e a música, por certo, é Shostakovich em sua melhor forma, com aquela peculiar mistura de verve e pathos da qual deriva sua perene fascinação
Título
Arquivo
Tamanho
Prelúdio n. 1 em dó maior
op87_01a.mid
17 KB
Fuga n. 1 em dó maior
op87_01b.mid
8 KB
Prelúdio n. 2 em lá menor
op87_02a.mid
6 KB
Fuga n. 2 em lá menor 
op87_02b.mid
8 KB
Prelúdio n. 3 em sol maior
op87_03a.mid
7 KB
Fuga n. 3 em sol maior
op87_03b.mid
12 KB
Prelúdio n. 4 em mi menor
op87_04a.mid
6 KB
Fuga n. 4 em mi menor
op87_04b.mid
17 KB
Prelúdio n. 5 em ré maior
op87_05a.mid
8 KB
Fuga n. 5 em ré maior
op87_05b.mid
9 KB
Prelúdio n. 6 em si menor
op87_06a.mid
7 KB
Fuga n. 6 em si menor
op87_06b.mid
16 KB
Prelúdio n. 7 em lá maior
op87_07a.mid
5 KB
Fuga n. 7 em lá maior
op87_07b.mid
11 KB
Prelúdio n. 8 em fá sustenido menor
op87_08a.mid
6 KB
Fuga n. 8 em fá sustenido menor
op87_08b.mid
12 KB
Prelúdio n. 9 em mi maior
op87_09a.mid
9 KB
Fuga n. 9 em mi maior
op87_09b.mid
10 KB
Prelúdio n. 10 em dó sustenido menor
op87_10a.mid
7 KB
Fuga n. 10 em dó sustenido menor
op87_10b.mid
15 KB
Prelúdio n. 11 em si maior
op87_11a.mid
5 KB
Fuga n. 11 em si maior
op87_11b.mid
14 KB
Prelúdio n. 12 em sol sustenido menor
op87_12a.mid
18 KB
Fuga n. 12 em sol sustenido menor
op87_12b.mid
20 KB
Prelúdio n. 13 em fá sustenido maior
op87_13a.mid
21 KB
Fuga n. 13 em fá sustenido maior
op87_13b.mid
11 KB
Prelúdio n. 14 em mi bemol menor
op87_14a.mid
19 KB
Fuga n. 14 em mi bemol menor
op87_14b.mid
11 KB
Prelúdio n. 15 em ré bemol maior
op87_15a.mid
18 KB
Fuga n. 15 em ré bemol maior
op87_15b.mid
16 KB
Prelúdio n. 16 em si bemol menor
op87_16a.mid
11 KB
Fuga n. 16 em si bemol menor
op87_16b.mid
25 KB
Prelúdio n. 17 em lá bemol maior
op87_17a.mid
10 KB
Fuga n. 17 em lá bemol maior
op87_17b.mid
22 KB
Prelúdio n. 18 em fá menor
op87_18a.mid
9 KB
Fuga n. 18 em fá menor
op87_18b.mid
16 KB
Prelúdio n. 19 em mi bemol maior
op87_19a.mid
5 KB
Fuga n. 19 em mi bemol maior
op87_19b.mid
8 KB
Prelúdio n. 20 em dó menor
op87_20a.mid
8 KB
Fuga n. 20 em dó menor
op87_20b.mid
13 KB
Prelúdio n. 21 em si bemol maior
op87_21a.mid
11 KB
Fuga n. 21 em si bemol maior
op87_21b.mid
16 KB
Prelúdio n. 22 em sol menor
op87_22a.mid
14KB
Fuga n. 22 em sol menor
op87_22b.mid
12 KB
Prelúdio n. 23 em fá maior
op87_23a.mid
6 KB
Fuga n. 23 em fá maior
op87_23b.mid
18 KB
Prelúdio n. 24 em ré menor
op87_24a.mid
11 KB
Fuga n. 24 em ré menor
op87_24b.mid
31 KB
Arquivo compactado com a coleção 
completa dos 24 prelúdios e fugas:
      op87.zip   239 KB

 

Topo da página    Apresentação Prelúdios e fugas opus 87    Arranjos


Arranjos

Esta seção não é recomendável para os puristas, portanto passe adiante se você não tolera a idéia de ouvir estas peças em outras formas que não nas versões originais "em preto-e-branco" para piano. Os arranjos surgiram como um subproduto da seqüência das versões originais, mas eu gostei demais deles para deixá-los escondidos em meu disco rígido. De qualquer forma, ouça-os por sua conta e risco, e lembre-se de que Shostakovich não é minimamente responsável por eles...
 

  • Fugue04.mid (19 KB)

  • A fuga em mi menor é uma fuga dupla de corte tradicional; o primeiro sujeito é apresentado na primeira seção (lenta), a segunda seção (mais rápida) ocupa-se do segundo sujeito, e ambos os sujeitos combinam-se na seção final. É natural atribuir cada sujeito e seu respectivo material temático a um grupo instrumental distinto, e é assim que as cordas e os metais ajudam a esclarecer auditivamente a deslumbrante textura contrapontística daquelas passagens em que os dois sujeitos são combinados um com o outro e consigo próprios em um cerrado stretto.
     
  • Fugue06.mid (28 KB)

  • Será que sou o único a escutar na fuga em si menor alguns ecos das elaboradas canzoni polifônicas de Andrea e Giovanni Gabrieli? Eu a instrumentei para conjunto de metais, e todas as partes são duplicadas com um eco de alguns décimos de segundo, de modo a reproduzir o ambiente de uma catedral em Veneza.
     
  • Fugue11.mid (13 KB)

  • Esta é uma transcrição da fuga em si maior para trio de madeiras: flauta, corne-inglês e fagote. Acredito que essa peça vivaz e extrovertida presta-se bem ao idioma do trio de madeiras. Pergunto-me apenas se intérpretes humanos poderiam efetivamente tocar esta peça - com cinco sustenidos na armadura - tão rápido como se ouve aqui...
     
  • Fugue12.mid (41 KB)

  • A fuga em sol sustenido menor é uma peça ritmicamente muito complexa em compasso de 5/4, e desde o início fiquei curioso para ouvir como ela soaria tocada por um conjunto de jazz. Acrescentei a ela uma trilha de percussão (que "roubei" de uma seqüência MIDI do Take Five) e o resultado final mereceu alguns comentários favoráveis de pessoas no grupo alt.fan.shostakovich da Usenet, e em outros lugares. Apesar de todo seu caráter jazzístico, esta "Take Five Fugue" é uma transcrição exata do original para piano, exceto pelo acréscimo da percussão e o fato de que o baixo soa uma oitava mais grave que no original.
     
  • Fugue13.mid (12 KB)

  • A única fuga a cinco vozes da coleção surge como a candidata natural a uma transcrição para quinteto de sopros. Na forma de um Adagio contido e meditativo, ela exibe algumas entradas luminosas do sujeito, que os diferentes timbres instrumentais revestem de uma luz inteiramente nova. O meio revelou-se tão congenial à música que não hesitei em transpô-la uma quarta diminuta acima, para si bemol maior, de modo que se ajustasse melhor ao registro dos instrumentos.
     
  • Fugue14.mid ( 13 KB)

  • Escolhi a orquestra de cordas para o arranjo da fuga em mi bemol menor, mas acrescentei um trio de instrumentos de sopros que se encarregam do sujeito e do contra-sujeito em algumas passagens estruturalmente significativas. Nisso fui influenciado pela notável instrumentação de Hermann Scherchen para o Contrapunctus IX da Arte da Fuga de J.S. Bach.
     
  • Prel16.mid ( 15 KB)

  • Quando preparei a seqüencia original do prelúdio em si bemol menor, fui atraído pela maneira engenhosa pela qual as diferentes camadas da textura musical se comprimiam nas duas pautas do piano. Separei as camadas para obter uma visão mais clara da estrutura, e este arranjo para orquestra surgiu como uma conseqüência quase natural. Um tema curto e pungente, com uma distorção harmônica muito característica de Shostakovich, é seguido de três variações barrocas e uma conclusão. Mais do que um simples estudo analítico, este arranjo revelou-se também uma peça instrumental bastante atraente, em minha opinião.
     
  • Prel22.mid (17 KB)

  • Devo admitir que ultrapassei um pouco as medidas no arranjo do prelúdio em sol menor. Mas, com todas as liberdades que tomei em relação à divisão e distribuição das vozes, e as muitas mudanças de instrumentos, todas as notas são exatamente aquelas escritas por Shostakovich. Tentei reforçar o caráter hipnótico dos longos ostinati, e não negligenciei o uso de instrumentos "eletrônicos" para obter o efeito desejado.
     
  • Fugue22.mid (14 KB)

  • As quatro vozes da fuga em sol menor ajustam-se tão perfeitamente ao registro dos instrumentos do quarteto de cordas que não posso deixar de pensar que Shostakovich teve essa formação em mente quando a escreveu. Escolhi aqui outra vez o som quente e cheio da orquestra de cordas como o veículo ideal para esta música. A transcrição é, mais uma vez, exata, com os baixos dobrando os violoncelos uma oitava abaixo em algumas passagens-chave.
     
  • Todos os arranjos acima reunidos em um único arquivo compactado para rápido "download":

  • op87arr.zip (66 KB)

     

    Topo da página    Apresentação Prelúdios e fugas opus 87    Arranjos


    Se você gosta de fugas, visite Kunst der Fuge. Na página dedicada a Shostakovich você encontrará, além destes meus trabalhos, muitas outras interessantes transcrições

    Obrigado pela sua visita!
     

    José Oscar de Almeida Marques
    < retorno à página de música