CONTEÚDO

 

FILOSOFIA

1. ADRIANO BUENO KURLE. O Reconhecimento em Rousseau.

2. ANA CAROLINA LIMA BRAGA/ROGER XAVIER CORONADO. A Liberdade Política em Rousseau e Arendt.

3. ANANDA MILA KOHN. O Direito Político em Rousseau.

4. ANDRÉ ROTA SENA. A Impossibilidade de Ocorrência de Partidos Políticos na Ordem Política do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau.

5. ARLEI DE ESPÍNDOLA. Hobbes e Rousseau: Necessidade do Poder Político.

6. AYRES PABLO BOGONI. Os Limites do Poder Soberano no Pensamento de Rousseau.

7. CHRISTY GANZERT PATO. Rousseau e a Dialética.

8. CLAUDIO BOEIRA GARCIA. Rousseau: Escrita, Política e Natureza.

9. CRISTIANO BONNEAU. Sobre o Deísmo em Leibniz e Rousseau.

10. DANTE AGUSTÍN BARANZELLI. Acentos Compasivos: Piedad, Imaginación y Voz en la Filosofía de Rousseau.

11. DIOGENES G. M. SILVA. A Representação e o “Lugar” de cada um.

12. DJACI PEREIRA LEAL. Notas de Voltaire Sobre o Contrato Social de J. J. Rousseau: um Diálogo Possível?

13. ELAINE CAMUNHA. O Papel do Entendimento na Elaboração da Lei.

14. EVALDO BECKER. Origem e Função da Linguagem em Rousseau e Condillac.

15. FABIANA TAMIZARI. Benjamin Constant Leitor de Jean-Jacques Rousseau.

16. FILINO CARVALHO NETO. Andar Sobre Quatro Patas ou Bendizer o Estado Civil: um Olhar sobre o Cultivo dos Saberes e da Razão no Pensamento de Rousseau.

17. GERSON VASCONCELOS LUZ. Crítica à Noção Hobbesiana de Homem Natural no Discurso Sobre Desigualdade de Rousseau.

18. GUSTAVO CUNHA BEZERRA. A Sociabilização de Emílio.

19. JAQUELINE FÁTIMA ROMAN. Como a Vontade Geral teria se Tornado Necessária, como Única Alternativa Possível, para o Restabelecimento da Liberdade do Homem?

20. LUCAS MELLO CARVALHO RIBEIRO. Linguagem e Violência no Ensaio sobre a Origem das Línguas de Rousseau.

21. LUIZ HENRIQUE ALVES DE SOUZA MONZANI. Teatro em Rousseau.

22. MAICON RODRIGO ROSSETO. A liberdade em J.-J. Rousseau: uma Concepção Política.

23. MARCOS FERNANDES GONÇALVES. A Transparência e as Palavras em A Nova Heloísa.

24. MARTA NUNES DA COSTA. O Humanismo de Rousseau Revisitado.

25. OTACÍLIO GOMES DA SILVA NETO. Sobre a Crítica ao Catolicismo em Rousseau e Voltaire.

26. PAULO FERREIRA JUNIOR. O Sentimento Amoroso na Nova Heloísa.

27. PEDRO LUCAS DULCE. Relações Sociais e Políticas Justas em Jean-Jacques Rousseau.

28. RACHEL LEITE PEREIRA. As Primeiras Noções de Cidadania.

29. THOMAZ KAWAUCHE. A Fragilidade das Coisas Humanas: Natureza e Instituição em Rousseau.

30. VERA WAKSMAN. El Sócrates de Rousseau y la Filosofia en la Polis.

31. VITAL FRANCISCO C. ALVES. Por Que a Democracia é um Governo somente para os “Deuses”?

 

LITERATURA

32. ALINE CORREIA RIBEIRO. O Prefácio de Narcisse de Rousseau: Ethos e Legitimação.

33. DANIELA SILVA PIRES. O Lugar da Literatura na Obra de Jean-Jacques Rousseau.

34. FERNANDA PINHEIRO QUEIRÓZ. Rousseau e a “Educação Bárbara”.

35. GUACIRA MARCONDES MACHADO. O Romantismo dos Devaneios.

36. GUSTAVO RAMOS DE SOUZA. O Bom Selvagem: Kaspar Hauser sob uma Perspectiva Rousseauniana.

37. JOSÉ FERNANDES WEBER. Educação e Natureza Humana no Emílio de Rousseau.

38. KARINA DE OLIVEIRA. Jean-Jacques Rousseau e Gérard de Nerval: Autobiografia e Transgressão nos Extremos do Romantismo.

39. MAGALI MOURA. Contrastes Naturais. Considerações acerca da Relação entre o Solitário Rousseau e o Mundano Goethe.

40. MAURICIO SALLES VASCONCELOS. Literatura e Caminhada – Recepções Contemporâneas de Rousseau.

41. SUELI DO ROCIO DE LARA. Capitu – A Anti-Sofia.

 

EDUCAÇÃO

42. ADROALDO STÜRMER. A Educação Social e a Formação do Homem da Natureza em Rousseau.

43. CAMILA SACCHELLI TOMASETTI. O Que Podemos Aprender com Emílio, ou Da Educação Sobre o Tema “Família e Educação”.

44. CUSTÓDIA ALEXANDRA ALMEIDA MARTINS. Coménio e Rousseau: Ensinar tudo a todos ou não ensinar nada a ninguém?

45. EDUARDO MORELLO. Educação Moral no Livro IV do Emílio ou Da Educação de Jean-Jacques Rousseau.

46. LEONI MARIA PADILHA HENNING. Cruzamentos Teóricos entre Rousseau e Comte sobre Educação.

47. LIZBETH KOSSMANN. Educação Social em Rousseau e o papel do educador no livro IV do Emílio.

48. MANOEL DIONIZIO NETO. Educação dos Homens: um Contraponto à Natureza.

49. MARLENE DE SOUZA DOZOL. Natureza e Educação em Rousseau.

50. MICHELE GOMES ALVES. A Concepção Rousseauniana de Educação na Infância.

51. RODISON ROBERTO SANTOS. Condorcet, Leitor de Rousseau, Organizador da Instrução Pública.

52. SIMONE ROMANI. Fortalecimento do Corpo e Refinamento dos Sentidos no Segundo livro do Émile de Rousseau.

53. WILSON ALVES DE PAIVA. Emílio e a Realidade Social.