Volta

 

Rousseau e o “progresso quase insensível dos começos”

 

José Oscar de Almeida Marques

Universidade Estadual de Campinas

 

 

Je parcour comme um trais des multitudes de siècles, forcé par le temps qui s’écoule, par l’abondance des choses que j’ai à dire, et par le progrès presque insensible des commencements; car, plus les événements étaient lents à se succéder, plus ils sont prompts à décrire. (De l’inégalité. OC iii 167)

 

 

1. O relato das origens

 

Estritamente falando, a origem do homem é uma questão que não se coloca no pensamento de Rousseau. Para ele o homem sempre existiu, como abertura para o indeterminado e portador de uma liberdade que consiste não apenas em ser afetado sensivelmente,  mas em ser capaz de estabelecer ativamente relações e comparações. O que Rousseau propriamente investiga em seu Discurso sobre a origem da desigualdade são várias origens particulares: origem do amor-próprio, do reconhecimento e compromissos mútuos, dos vícios e das virtudes, das línguas, do amor conjugal, da família, da sociedade, da propriedade, da desigualdade, do governo e da submissão.

 

 

2. A ´realidade´do estado originário

 

Houve então um momento anterior à origem de tudo isso? Essa é a questão que muitas vezes se levanta em relação a Rousseau: houve realmente, para ele, o “estado de natureza”, e conseqüentemente, o “homem natural”?

É necessário começar tornando mais preciso o sentido da pergunta. Em primeiro lugar, ela pode ser entendida como uma questão sobre se Rousseau estaria fazendo ciência, ou história factual – se ele pretendia estar descrevendo os fatos “tal como realmente se passaram”. Pensar assim exige admitir uma realidade externa ao texto, à qual o autor estaria fazendo referência e chamando tacitamente como padrão da veracidade de seu relato.

  De fato, as longas notas do Discurso mostram que Rousseau estava atento à ciência de seu tempo, particularmente o recém publicado trabalho de Buffon, e é sem dúvida fascinante e necessário examinar o seu texto sob esse viés biológico, o que pode corrigir uma série de más interpretações de sua perspectiva. Já fiz isso em outro lugar (1), mas aqui minha abordagem vai ser outra.

 Essa posição “realista”, “factual” parece ser explicitamente excluída logo no início do Segundo Discurso:

 

Não me deterei a investigar no sistema animal o que [o homem] pode ter sido no começo, para tornar-se enfim o que é. Não examinarei se, como pensa Aristóteles, suas unhas alongadas não foram no início garras aduncas, se não era peludo como um urso... Eu só poderia formar sobre esse assunto conjeturas vagas e quase imaginárias; a anatomia comparada fez até hoje muito poucos progressos, as observações dos naturalistas são ainda muito incertas para que se possa estabelecer sobre tais fundamentos a base de um raciocínio sólido. (OC iii 134, minha tradução)

 

Rousseau afirma, a seguir, que não irá considerar “as mudanças que devem ter ocorrido na conformação tanto interna quanto externa do homem, à medida que aplicava seus membros a novos usos e que se nutria de novos alimentos”. Tais investigações não estão excluídas em princípio, mas apenas devido ao pouco desenvolvimento do instrumental científico que permitiria levá-las a cabo.

Ele prossegue:

 

Comecemos por deixar de lado todos os fatos, pois eles não dizem respeito à questão. Não se deve tomar as investigações que se pode realizar sobre este assunto por verdades históricas, mas somente por raciocínios hipotéticos e condicionais, mais apropriados a esclarecer a natureza das coisas do que mostrar [sua] verdadeira origem (OC iii 132).

 

Isto nos mostra um segundo caminho – considerar a questão do estatuto do Estado de Natureza e do homem natural no interior do sistema da exposição de Rousseau sem referi-los a uma realidade externa, mas investigando o papel dessas noções dentro da lógica do sistema, dentro do quadro conceitual montado. Nesse caso, a questão da ‘realidade’ se torna puramente interna a sua exposição.

Para fundamentar melhor essa perspectiva, gostaria de examinar dois textos. O primeiro deles é uma carta de Rousseau, editada por Starobinski e publlicada nos Annales de la Societé J.-J. Rousseau de 1997. Starobinski nota que essa carta só havia sido publicada uma única vez, em 1861, na coleção Moultou, e não aparece nem na edição da Pléiade nem na Correspondence complète em 52 volumes editada por R. A. Leigh. O que Starobinski considera significativo nessa carta é que ela contém uma admissão explícita de Rousseau de que os homens primitivos, completamente independentes, que ele havia descrito no Segundo Discurso são “seres imaginários”. Starobinski observa que não se poderia almejar uma prova mais efetiva do caráter hipotético do Estado de Natureza descrito por Rousseau como marcando o ponto de partida da história humana.

Estas observações de Starobinski permitem-me precisar melhor o ponto que estou explorando. De um lado, pareceria desnecessário recorrer a um texto obscuro do autor para estabelecer o caráter hipotético do Estado de Natureza e do homem natural, já que Rousseau, tanto quanto se pode entender, já disse isso com todas as letras nas passagens do Segundo Discurso que acabei de citar. Por outro lado, o próprio texto dessa carta mostra como Rousseau se vê forçado a recorrer a esse estado original para desenvolver sua argumentação.

Vejamos isso rapidamente. A carta (a que Starobinski dá o título “Carta sobre a virtude, o indivíduo e a sociedade”) desenvolve o ponto bastante familiar aos conhecedores do pensamento de Rousseau de que toda a moral, todo o vício e toda a virtude só surgem no homem quando ele estabelece relações com seres fora dele próprio, e que alguém que vivesse para sempre isolado não possuiria vícios ou virtudes, e só poderia ser chamado “bom” no sentido em é boa uma coisa que cumpre aquilo que sua natureza requer (como se fala de um bom olho, de uma boa faca)

Nas passagens da Carta a seguir grifei certas palavras que estabelecem um compromisso com a existência de um estado “anterior” à situação presente do homem, sem o qual não é possível dar um sentido à argumentação:

 

Mas perdi agora essa bondade natural em conseqüência de uma multidão de relações artificiais que são obra da sociedade e que me deram outras inclinações, outras necessidades, outros desejos e outros modos de satisfazê-los que me impedem de preservar minha vida ou constituir meu eu a não ser em conformidade com as perspectivas particulares que desenvolvi, e as paixões factícias que adquiri.

 

Disso se segue que devo considerar-me agora como existindo de um modo diferente e devo, por assim dizer, apropriar-me de uma bondade de outra espécie, adequada a esta nova existência. Dado que minha vida, minha segurança, minha liberdade e minha felicidade hoje dependem da cooperação de outros como eu, é claro que não devo mais me considerar um indivíduo isolado, mas parte de um todo maior, membro de um corpo maior de cuja preservação a minha depende absolutamente, e da qual qualquer desordem será sentida necessariamente por mim.

 

Essa dependência em relação aos demais estabelece as primeiras obrigações e abre o caminho para o surgimento da moralidade. Entre parênteses, observe-se que um aspecto muito interessante dessa Carta é o elogio que o autor nela faz à vida em sociedade, como provedora de grandes benefícios ao ser humano, desfazendo assim uma visão popular e equivocada sobre o Rousseau proponente de uma “volta à natureza” e coisas desse tipo. A perda dos bens naturais e o abuso da sociedade são, segundo o que diz Rousseau nessa carta, mais do que compensados pela vantagem alcançada pela comunicação de idéias que permite adentrar as “regiões intelectuais”, colocando a nosso dispor “bens de valor inestimável que nos fazem desprezar aquele que não mais possuímos” Assim, se bem e mal fluem igualmente da mesma fonte, “o homem sábio, atormentado pelos perversos, sabe que não seria mais que um bruto se nada tivesse recebido de outros, e, para um homem de coragem, poucos males são capazes de suplantar as dádivas espirituais e a esperança do bens do porvir”.

Por esses benefícios o ser humano assume uma dívida para com a sociedade que o acolheu e tanto lhe ofertou. Aquele que protestasse em nome de sua pobreza, males ou infortúnios, ouviria esta severa resposta do Estado:

 

Talvez tivesse sido melhor para ti ter nascido em meio a um deserto, mas nasceste aqui, viveste aqui, e não poderias ter sobrevivido aqui se eu não te tivesse sustentado. Deverias ter tirado a própria vida se ela era uma carga para ti, e deverias ter abandonado este país se suas leis te parecessem muito duras; morre ou deixa-me se quiseres não me dever nada daqui em diante, mas paga-me pelos trinta anos de vida que gozaste com minha assistência. Até que não sejas mais nada, deves-me pelo que foste até agora.

 

Voltando ao ponto que nos interessa, parece que um estado de completa independência e auto-suficiência é necessário (como hipótese) para desenvolver o tipo de argumento que Rousseau apresenta, e o fato de que Rousseau descreva seu homem primitivo, que não necessita do auxílio de ninguém, como uma criatura de sua imaginação não lhes retira minimamente sua indispensabilidade teórica no quadro de seu sistema.

Esse ponto foi exposto com clareza por Robert Derathé no capítulo dedicado ao Estado de Natureza, de seu clássico Rousseau et la science politique de son temps. Mesmo que alguns teóricos e juristas contratualistas tenham tomado a hipótese de um estado de natureza originário como mais que uma pura ficção, como algo que realmente existiu na história, Derathé observa que o essencial é o papel fundante que essa noção desempenha nas teorias da constituição do Estado por meio de um contrato. Dito de forma simples, o surgimento de um Estado civil pressupõe a existência de um estado anterior ao contrato, em que seres humanos livres, iguais e independentes puseram-se de acordo quanto a forma de sua organização política e seus direitos e deveres.

Evidentemente há mais no estado de Natureza rousseauniano do que a simples independência e liberdade original dos agentes pré-contratuais. Rousseau – em sua imaginação - leva a hipótese a um ponto muito além do que haviam feito autores como Hobbes e Locke. Não é o caso de recapitular aqui as bem conhecidas diferenças entre as concepções desses autores sobre a natureza do contrato que estabelece o estado civil; basta lembrar que o objetivo de Rousseau era afastar inteiramente todos os traços do homem civilizado que, em sua percepção, contaminavam ainda as ficções originais de Hobbes e Locke. Assim, enquanto estes pintaram seus homens desde a origem como dotados da razão que lhes permitia lerem-se uns nos outros e avaliar as possibilidades e riscos de sua interação, e do aparato da linguagem que lhes permitia comunicar reciprocamente seus pensamentos, crenças e projetos, Rousseau imaginou os seus como vivendo inicialmente dispersos e quase sem contato entre si, e praticamente dispensando esse contato em tudo que se referia a sua preservação e sobrevivência. A esse grau zero das luzes correspondia também um grau zero das paixões – ao menos daquelas paixões derivadas da comparação e do desejo de sobrepor-se e ser reconhecido por sua eminência em alguma qualidade.

 

 

3. História e Biografia

 

O fato de que Rousseau tenha recuado tão longe mostra que seu objetivo não pode ter sido apenas o de prover o solo em que se assenta a realização do contrato que funda a comunidade política. Para isso, bastaria recuar apenas a um estado pré-civil, como fizeram Hobbes e Locke. Mas Rousseau foi além – ele recuou a um estado pré-social, até mesmo pré-tribal ou pré-familiar. Qual a razão dessa escolha?

Minha tentativa de resposta a essa questão exigirá um desvio por uma área aparentemente não ligada a nosso tema, mas que provê alguns elementos para a reflexão.

Passo então ao segundo texto de que vou me valer, e proponho que as questões que levantamos acima sejam recolocadas em relação a uma outra obra de Rousseau – suas Confissões. A comparação não é descabida: se o Segundo Discurso conta a história do progressivo afastamento de nossa espécie de seu estado natural, as Confissões acompanham essa desnaturalização na história de um indivíduo (2). A forma da narrativa, da sucessão temporal de eventos, é comum às duas obras, e – de fato, como procurarei mostrar à frente – é essencial para a consecução dos objetivos a que se propõem.

A narrativa, nos dois casos, relata a história do desenvolvimento de emoções e paixões associadas à imaginação que são responsáveis pela criação de toda uma gama de necessidades artificiais das quais os homens (respectivamente enquanto espécie e indivíduo) não mais conseguirão se livrar. O pequeno Jean-Jacques emula heróis – isto é, aprende a colocar-se no lugar deles e a comparar-se com eles. Primeiro os heróis dos romances, depois os grandes vultos de Plutarco. Essa leitura desregrada o faz deslocar-se para fora de si, num movimento de alienação do estado natural que coincide com a formação do amor próprio, que faz o homem se ver e valorizar-se em função de como os outros o vêem e o avaliam. Nesse sentido, as Confissões apresentam um relato detalhado do surgimento e desenvol­vimento das paixões que envolvem a consciência de ser observado e avaliado por outro. De forma sumária, 1) cólera e indignação (o episódio da quebra dos pentes; 2) sexualidade (o castigo ministrado pela Srta. Lambercier); 3) vaidade (a construção do aqueduto). E mesmo a longa dedicação aos episódios da infância, formadores da personalidade, encontra um paralelo com a “lentidão dos começos” no Segundo Discurso.

Formulemos agora a seguinte questão: existiu realmente o menino Jean-Jacques descrito no primeiro livro das Confissões? Evidentemente não se está pondo em dúvida que tenha existido um menino, filho dos cidadãos Isaac e Suzanne Rousseau, que viveu em Genebra entre 1712 e 1728, etc. A questão é antes de “referencialidade”, correspondência aos fatos – o que se quer saber é se os episódios descritos aconteceram “realmente”. E aqui, se o que se supõe é que se poderia ter algum acesso aos fatos ‘enquanto tais’ para testar a veracidade do relato textual das Confissões, então o problema é insolúvel em princípio. Cartas, registros públicos, documentos históricos, relatos de testemunhas, tudo isso perfaz apenas uma outra massa de textos – com relação aos quais se recolocaria de imediato a questão inicial. Como disse celebremente Derrida, não há nada fora do texto. Textos remetem incessantemente uns aos outros, e a “realidade” referenciada para sempre nos escapará.

Rousseau, entretanto, afirmou que o valor de suas Confissões resultaria exatamente do fato de serem absolutamente verídicas com relação aos acontecimentos relatados, e de descreverem pela primeira vez uma vida humana particular em toda sua verdade. Submetidos aos efeitos desfiguradores do amor-próprio, os homens, em sua avaliação dos outros, tendem a julgá-los apenas em comparação com o conhecimento imperfeito que têm de si mesmos. Rousseau pretende dar-lhes a oportunidade de, pela primeira e única vez, conhecer intus et in cute – interiormente e por sob a pele – um homem “pintado exatamente segundo a natureza e em toda sua verdade”, beneficiando-os com a possibilidade de fazerem uso de uma “pedra de toque” absolutamente confiável como referência para suas comparações.

Essa absoluta veracidade, entretanto, foi repetidamente mitigada e redefinida pelo próprio autor, em textos como o Prólogo original da obra e, principalmente, na 4ª Caminhada dos Devaneios do caminhante solitário. Mais que à correção factual, Rousseau aponta para uma “verdade íntima” – a verdade dos sentimentos que ele experimentou nas diversas ocasiões, ainda que a narrativa por vezes se afaste da verdade por embelezamentos e complementos que – paradoxalmente – servem para expressar uma verdade de outro tipo, mais profunda e mais útil.

Aplicando essa reflexão ao Segundo Discurso, formulemos da seguinte maneira a pergunta pela factualidade do Estado de Natureza e do homem natural: “existiu na história uma situação em que o homem (ou seu ancestral proto-humano) estava desprovido de razão e de linguagem, e provia a todas as suas necessidades sem o uso de instrumentos ou artefatos?”. Nesse caso, a menos que se aceite literalmente o relato bíblico da Criação, a resposta é obviamente afirmativa; de fato, essa é a condição em que vivem hoje os animais selvagens. Mas quando a questão se transfere à especificidade dos acontecimentos descritos no Segundo Discurso, ela deixa de ser óbvia, e a mesma dúvida que se pode colocar quanto ao relato da desnaturalização do pequeno Jean-Jacques nas Confissões reaparece com relação às etapas descritas por Rousseau quanto à desnaturalização da espécie humana.

E aqui, a mesma solução tentativa que se esboçou no caso das Confissões pode parecer promissora – a busca da verdade factual deve dar lugar a uma verdade de outro tipo – a verdade útil que reside em sua aplicação pelo leitor. Essa é a verdade que Rousseau atribuiu às fábulas no Emílio, e cuja compreensão e absorção exigem uma maturidade que Emílio ainda não alcançara no Livro III. As Confissões aparecem, então, como uma fábula moral, que permite ao leitor compreender as condições de sua própria e inevitável desnaturalização, e, esperançosamente, dar-lhe condições para compreender esse processo e tomá-lo em suas mãos – não para fazê-lo retroceder, o que é impossível, mas para tentar encontrar nele uma posição estável e realisticamente sustentável. Segundo o método que está nos guiando, caberia encontrar uma aplicação semelhante no caso do Segundo Discurso.

 

 

4. Os fins e os meios

 

A proposta de narrar a vida de um indivíduo, de um povo ou de uma espécie enfrenta essencialmente a dificuldade de que se exige dar um sentido a uma massa ou sucessão de eventos que, enquanto tal, não revela coesão interna, direção ou inteligibilidade – essas são características que devem ser providas pelo biógrafo, ou historiador. Além disso, um relato preso à mera particularidade e contingência dos acontecimentos concretos está ipso facto impedido de alcançar a verdade e a universalidade características da filosofia e mesmo da poesia, conforme a célebre crítica de Aristóteles aos “gêneros históricos(3), que “dizem apenas o que ocorreu e não o que deveria ocorrer”. Assim, se Rousseau pretendeu um valor filosófico para sua história da humanidade e sua autobiografia, é preciso aceitar que a ficcionalização, a imposição de um sentido e o intuito de prover um exemplo são partes integrantes de seu esforço propriamente teórico, desfazendo a distinção tantas vezes feita entre suas obras políticas e morais “sérias” e suas produções pessoais e apologéticas.

O Emílio nos dá boas indicações da forma como Rousseau concebe a natureza e o papel dos relatos históricos e biográficos:

 

Eu gostaria de mostrar [a Emílio] os homens de longe, em outros tempos e outros lugares, de modo que ele pudesse ver a cena sem nela jamais poder agir. Eis o momento da história – é por meio dela que ele lerá nos corações sem ter aulas de filosofia; é por meio dela que ele os verá, simples espectador, sem interesse e sem paixão, como seu juiz, não como seu cúmplice nem como seu acusador (Emílio, IV, OC iv 526.)

 

Os antigos historiadores estão cheios de perspectivas que seriam úteis mesmo que os fatos que as apresentam fossem falsos; mas não sabemos como extrair nenhuma real vantagem da história. A erudição crítica absorve tudo como se importasse muito que um fato fosse verdadeiro quando se pode tirar dele uma instrução útil. Os homens sensatos deveriam considerar a história como um conjunto de fábulas cuja moral é muito apropriada ao coração humano. (Emílio, IV, OC iv 415 n.)

 

Que haveria de intrinsecamente útil na veracidade factual? Admitir a relevância da fábula moral implica aceitar adaptações: não mais a própria verdade, seja lá o que isso for, mas a verdade sob certos trajes, sob certa perspectiva de conjunto. O que na vida se dá aos poucos é apresentado de uma vez, num quadro único, numa certa perspectiva. Assim, a diacronia da narrativa se presta à produção sincrônica de um efeito único. De um só golpe elimina-se o problema da referencialidade (pois não se trata mais de supor uma linha unificada de acontecimentos reais que daria respaldo à linearidade da narrativa) e o problema do sentido da vida e da história, que se revelam como livres criações do narrador.

 

 

5. Origem versus fonte

 

Essas criações são livres, mas não arbitrárias, se o objetivo é a instrução efetiva dos leitores. Em um texto pouco conhecido (De l’Imitation théatrale), que se constitui mais propriamente em uma tradução parafraseada de algumas passagens do Livro X da República de Platão, Rousseau dirige uma severa crítica às representações (imitações) simplificadoras que escamoteiam o verdadeiro conhecimento em nome de aparências fáceis e agradáveis:

 

A arte de representar os objetos é muito diferente da de fazer conhecê-los. A primeira agrada sem instruir, a segunda instrui sem agradar. O artista que traça um plano [ou seja, o arquiteto que desenha uma planta de um edifício] e toma as dimensões exatas não faz nada de muito agradável à vista, seu trabalho só é examinado pelos que conhecem o ofício. Mas o pintor que traça uma perspectiva adula o povo e os ignorantes, pois não os faz conhecer nada e lhes oferece apenas a aparência. A mensuração, dando-nos sucessivamente uma dimensão após a outra, instrui-nos lentamente sobre a verdade das coisas, ao passo que a aparência nos oferece tudo de uma vez e, sob a opinião de uma maior capacidade mental, adula o sentido e seduz o amor-próprio. (De l’imitation théatrale, OC v 1199).

 

 

No entanto, o próprio Rousseau se vê, em suas exposições narrativas, obrigado a produzir exatamente o efeito conjunto simplificador acima criticado. A situação de inocência e bondade original do pequeno Jean-Jacques coexiste com sua queda e as oportunidades de sua redenção em um quadro único, no qual a origem é apenas um dos elementos que se apresentam à contemplação do leitor, do mesmo modo que a nota inicial de um canto ou melodia não desaparece quando surge a seguinte, mas permanece como parte de um todo uniformemente presente à apreciação do ouvinte. O mesmo sucede com a história do gênero humano contada no Segundo Discurso: o que vale é apenas o efeito conjunto, com os dramáticos contrastes criados entre a situação inicial e os momentos posteriores, e as tantalizadoras oportunidades perdidas, em que os acontecimentos poderiam ter enveredado por outra direção. Em nenhum momento Rousseau insinua a possibilidade de que uma outra forma de exposição seria possível – como a maneira analítica do arquiteto que nos expõe sucessivamente os vários cortes de uma planta da casa, em substituição ao pintor que nos ilude com uma aparência unificada e superficial dessa casa. Para Rousseau, o relato histórico não comporta um referencial com a estabilidade e identidade de uma idéia platônica – daí não fazer sentido, em seu caso, a distinção entre uma representação direta e uma representação mediatizada de uma suposta realidade histórica independente dos relatos.

Resta identificar, por fim, qual seria o ensinamento moral proporcionado pela narrativa do Segundo Discurso. Aqui, mais uma vez, o paralelo com as Confissões pode ser elucidador. Tanto em um como em outra, a imaginação constitui a mola propulsora do movimento que afasta o homem de seu estado inicial e o conduz a relações que envolvem mais e mais dependência em relação a outros seres humanos. Nas Confissões, os erros e falhas de julgamento de Jean-Jacques são cuidadosamente analisados, e apontam-se as saídas que teriam sido possíveis nas diversas situações, se ao menos o protagonista tivesse sido sensato o suficiente para identificá-las a tempo. No Segundo Discurso, o quadro não é tão claro, especialmente porque os protagonistas individuais poucas chances têm diante do movimento tectônico que os arrasta, e, claramente, não há uma saída conjunta para a espécie, uma vez atingido o ponto de consolidação das tendências destrutivas da acumulação do poder e da riqueza.

Desfazer-se de ilusões, entretanto, é sempre proveitoso, e, sobre este ponto, há algumas interessantes observações de Bertrand de Jouvenel, em sua apresentação original do Discurso sobre a origem da desigualdade para a editora Gallimard, em 1965. Notando que o termo “origem” remete tanto a começo quanto a fonte, Jouvenel observa que, no primeiro sentido, a idéia de um começo é consistente com a de um final, do que se seguiria que, supondo-se que a desigualdade resultasse de desenvolvimentos históricos ou de fatores institucionais, poder-se-ia eliminá-la ou reduzi-la intervindo nas condições históricas ou nas instituições que lhe dão respaldo – sonho longamente acalentado pelas revoluções igualitárias desde a francesa até a soviética, a chinesa, etc. Mas se se trata de uma fonte, permanentemente ativa e presente, tal eliminação se torna problemática. Jouvenel propõe que, por trás da aparência de uma gênese histórica, a principal preocupação de Rousseau é com a gênese lógica dessa desigualdade. E, aqui, é a própria essência da sociedade – qualquer sociedade – que tensiona as molas que levam à comparação incessante entre os indivíduos e ao cômputo das diferenças entre os benefícios que podem esperar uns dos outros em suas relações recíprocas.

De fato, a única sociedade em que o processo permaneceria sob algum controle é a primitiva sociedade patriarcal da “Idade de ouro”, na qual os homens não se aplicavam a obras para as quais dependessem do auxílio de outros e “viviam livres, saudáveis, bons e felizes, tanto quanto poderiam ser por sua natureza, e continuariam a gozar entre si das delícias de uma convivência independente.” (4) Mas essa é uma situação provisória, e o aimez-moi logo cede lugar ao aidez-moi, passando os homens a ver-se uns aos outros como meios para o atendimento de suas carências, e disso provém a corrupção cujas manifestações se observam. Jouvenel provê em defesa dessa interpretação uma longa citação do 2º Diálogo:

 

Se me perguntarem de onde nasce essa disposição a se comparar, que muda uma paixão natural boa em outra artificial e maldosa, responderei que ela vem das relações sociais, do progresso das idéias e do cultivo do espírito. Ocupados apenas de suas necessidades absolutas, e limitando-se a procurar o que lhe era verdadeiramente útil, não se lançava sobre ninguém um olhar ocioso;mas à medida que a sociedade se estreita pelos laços das necessidades mútuas, à medida que o espírito se estende, exercita-se e se esclarece, ele fica mais ativo, toma contato com mais objetos, recebe mais informações, examina, compara. E nessas freqüentes comparações não esquece de si mesmo nem de seus semelhantes, nem do lugar a que aspira entre eles. Tão logo começa a medir-se assim, não pára mais, e o coração só consegue ocupar-se daí em diante em pôr todo mundo abaixo de nós.

 

Assim, embora seja possível eliminar algumas desigualdades quando elas já não têm uma função no interior do sistema social, deve-se, para Jouvenel, esperar vê-las ressurgir sob novos aspectos, dado que a fonte do fenômeno continua jorrando, e as desigualdades vão simplesmente se metamorfoseando ao longo do processo. É nesse sentido que a representação de um estado original, isento dos mecanismos de comparação e avaliação, torna-se indispensável no sistema político de Rousseau: mais do que a simples possibilidade de realização do contrato que institui a sociedade civil, Rousseau, com sua fábula, pretende mostrar-nos os limites de qualquer tipo de associação baseada na utilidade recíproca, e o ônus inevitável que os progressos alcançados por esse meio acarretam sob a forma do crônico fenômeno da desigualdade.

 

 

Notas

 

(1) Cf. “Rousseau fundador das ciências do homem?” In Verdades e mentiras, Ed. da Unijuí, 2005.

(2) Numa dimensão paralela e em boa medida abstrata, o Contrato social procura as formas pelas quais, pelo artifício, os males decorrentes desse afastamento da natureza poderiam ser minimizados na vida em sociedade, e o Emílio desenvolve o projeto análogo de uma desnaturalização controlada que permita preservar a sanidade de um indivíduo em uma sociedade corrompida. Mas não vou referir-me aqui a esses textos.

(3) No Livro IX da Poética

(4) Entretanto, mesmo o aimez-moi já produz suas funestas comparações entre os que cantam melhor, dançam melhor, etccf II Discurso.

 

 

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