< retorno à página de cursos
 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
  SEMESTRE DE 2013

PROF. DR. JOSÉ OSCAR DE ALMEIDA MARQUES

Terças feiras, 14:00 - 18:00 


Sala PB/CB

 

HG-751/A

TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III

 

     Leitura da Crítica da Razão Pura: Parte VI - Dialética Transcendental: O Ideal Transcendental

Atenção: As aulas se iniciam em 5 de março
          

PROGRAMA

 

Esta disciplina constitui a sexta de uma série de disciplinas ministradas em semestres consecutivos, dedicadas a uma leitura completa sistemática da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant, com especial enfoque em sua relevância para a filosofia da ciência natural. O contraste com o projeto empirista constitui um dos eixos da exposição e análise, seguindo a indicação do próprio Kant, que concebia todo seu projeto na Primeira Crítica como uma resposta à filosofia de Hume.


Neste semestre será estudado o terceiro capítulo do segundo livro da Dialética Transcendental (O Ideal Transcendental), cobrindo o trecho de A567/B595 até A704/B732.


As etapas anteriores deste projeto cobriram a leitura da Estética Transcendental e da Analítica Transcendental, e do início da Dialética Transcendental até as Antinomias da Razão Pura. Os estudantes que seguiram essas disciplinas certamente se beneficiarão dessa experiência, mas ela não é estritamente indispensável para o acompanhamento da presente disciplina.


(Clique aqui para ver a tábua completa do conteúdo da Crítica da Razão Pura)


Pela própria natureza e complexidade do texto a ser estudado, não se trata de um curso introdutório, e um aproveitamento completo exige uma boa familiaridade com as obras de autores como Descartes, Locke, Berkeley, além do próprio Hume. Procurar-se-á, entretanto, fazer com que mesmo estudantes sem muita experiência no assunto possam beneficiar-se pela exposição e adquirir elementos que permitam um progresso posterior.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

TEXTO-BASE

 

O texto-base da disciplina será trabalhado no idioma original:

KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft (2 v.). Wilhelm Weischedel (ed.). Suhrkamp. 717 p. 2004. ISBN 978-3-518-09327-6.

 

 

TRADUÇÕES

 

Recomenda-se a seguinte tradução para o inglês:

KANT, Immanuel. Critique of Pure Reason (Trad. Paul Guyer e Allen W. Wood). Cambridge University Press, 1998. 785 p. ISBN 978-0-521-65729-7.

 

A clássica, embora datada, tradução para o inglês de Norman Kemp Smith (1929) acha-se integralmente disponível online em:

 

http://www.hkbu.edu.hk/~ppp/cpr/toc.html

 

Para o português, a tradução recomendada é:

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura (Trad. Alexandre Fradique Morujão). Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008.

 

 

TEXTOS DE APOIO

(outros textos poderão ser acrescentados no decorrer do curso)

  

ALLISON, Henry E. Kant's Transcendental Idealism. An Interpretation and Defense (edição revista e ampliada). Yale University Press, 2004. Cap. 14, p. 396-422

 

BIRD, Graham. The Revolutionary Kant. Chicago: Open Court, 2006. Cap. 28, p. 719-737

 

LONGUENESSE, Béatrice. Kant on the Human Standpoint. Cambridge University Press, 2005. Cap. 8, p. 211-235


MORRIS ENGELS, S. Kant's 'Refutation' of the Ontological Argument, In: WOLFF, Paul R (org.). Kant. A Collection of Critical Essays. Anchor Books, 1967, p. 189-208.
 

STRAWSON, P. F. The Bounds of Sense. Londres e Nova York: Routledge 2007 (1. ed. 1966).  Parte 3, Seção IV, p. 207-231

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação estará essencialmente baseada na presença e participação nas discussões em sala de aula. A frequência às aulas é obrigatória e será realizada chamada, tolerando-se a ocorrência de 4 faltas justificadas durante o semestre. O trabalho final visa apenas fornecer um feedback ao professor sobre o aproveitamento dos alunos e em nenhuma hipótese substituirá a presença e participação nas discussões.

 

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO A ALUNOS

 

Quartas-feiras das 14:00 às 16:00, com agendamento pessoal ou por e-mail.

 

 

< retorno à página de cursos