< retorno à página de cursos
 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
2.o SEMESTRE DE 2010

PROF. DR. JOSÉ OSCAR DE ALMEIDA MARQUES
Quartas-feiras, 8:00 - 12:00
Prédio da Pós-Graduação, Sala  a definir

 

 

 

HF-133B

Tópicos Especiais de Epistemologia Geral I

Hume e Kant acerca da existência dos objetos externos

PROPOSTA

 

O locus clássico dos estudos comparativos entre Hume e Kant é a teoria da causalidade, já que o próprio Kant referiu-se esse tópico como o desencadeador de seu projeto crítico, mas há muitos outros aspectos da filosofia de Hume que se prestam vantajosamente a um estudo comparativo e para os quais podem ser identificadas outras tantas "respostas" de Kant a Hume. O problema de nossa crença na existência dos objetos externos constitui um desses tópicos; e se a Segunda Analogia da Experiência pode ser interpretada como a resposta kantiana ao célebre problema humeano da causalidade, então é na Primeira Analogia que poderemos encontrar o que seria sua resposta ao não menos difícil problema de como podemos ter acesso cognitivo a um domínio objetivo de coisas existentes fora de nós.

 

A disciplina propõe-se a examinar em profundidade essa questão a partir dos textos originais dos dois autores e de importantes comentários recentemente publicados sobre o tema. Nesse sentido ela está pensada segundo as mesmas linhas da disciplina oferecida no segundo semestre de 2009, que tratou do problema da causalidade, e constitui um desdobramento natural daquela investigação.

 

A disciplina divide-se em duas partes. Na primeira delas faremos um estudo detalhado do exame que Hume faz, na Parte 4 do Livro I do Tratado da Natureza Humana, da origem de nossa crença na existência de um mundo exterior povoado de objetos que apresentam uma existência contínua e independente de nossas percepções. Na segunda parte examinaremos a prova que Kant apresenta para a persistência e continuidade no tempo das substâncias, na Primeira Analogia da Experiência, e em outras partes da Crítica da Razão Pura afeitas ao tema.

 

Por sua própria natureza, não se trata de um curso introdutório, e um aproveitamento completo exige uma relativa familiaridade com as obras dos dois autores, obtida no curso de Graduação em Filosofia. Procurar-se-á, entretanto, fazer com que mesmo estudantes sem muita experiência no assunto possam beneficiar-se das discussões e adquirir elementos que permitam um progresso posterior.

 

A avaliação será realizada com base em seminários ou trabalho final entregue ao final do semestre letivo, e levará em conta também a assiduidade e a qualidade da participação nas discussões em sala de aula.

 

BIBLIOGRAFIA

 

TEXTOS-BASE

 

Os textos-base da disciplina serão trabalhados no idioma original:

 

HUME, David. A Treatise of Human Nature. David Fate Norton e Mary J. Norton (eds.). Oxford University Press. 622 p. 2000. ISBN: 0-19-875172-9.

 

KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft (2 v.). Wilhelm Weischedel (ed.). Suhrkamp. 717 p. 2004. ISBN 978-3-518-09327-6.

 

 

TRADUÇÕES

 

Para o texto de Hume, a tradução recomendada é:

 

HUME, David. Tratado da Natureza Humana. (Trad. Déborah Danowski). São Paulo: Editora UNESP, 2001. 711 pp. ISBN: 85-7139-299-4.

 

Para a Crítica da Razão Pura, recomenda-se a seguinte tradução para o inglês:

 

KANT, Immanuel. Critique of Pure Reason (Trad. Paul Guyer e Allen W. Wood). Cambridge University Press, 1998. 785 p. ISBN 978-0-521-65729-7.

 

A clássica, embora datada, tradução para o inglês de Norman Kemp Smith (1929) acha-se integralmente disponível online em:

 

http://humanum.arts.cuhk.edu.hk/Philosophy/Kant/cpr/

 

 

O texto da Primeira Analogia da Experiência, em tradução do professor, pode ser obtido aqui.

 

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO

 

(outros textos poderão ser indicados no decorrer do curso)

 

ALLISON, Henry E. Custom and Reason in Hume. A Kantian Reading of the First Book of the Treatise. Oxford University Press, 2008.

 

ALLISON, Henry E. Kant's Transcendental Idealism. An Interpretation and Defense. Yale University Press, 1983.

 

BAXTER, Donald L. M. Hume's Difficulty. Time and Identity in the Treatise. Londres; Routledge, 2008.

 

BAXTER, Donald L. M. Identity, Continued Existence and the External World, in: TRAIGER, Saul (org.) The Blackwell Guide to Hume’s Treatise. Oxford: Blackwell, 2006, p. 114-132.

 

BIRD, Graham, The Revolutionary Kant. A Commentary on the Critique of Pure Reason.

 

GUYER, Paul. Kant and the Claims of Knowledge. Cambridge University Press, 1987.

 

GUYER, Paul. Knowledge, Reason and Taste. Kant's Response to Hume. Princeton University Press, 2008.

 

MELNICK, Arthur. Kant's Analogies of Experience. The University of Chicago Press, 1973

 

OWEN, David. Hume’s Reason. Oxford University Press, 1999.

 

PEARS, David. Hume's System. An Examination of the First Book of his Treatise. Oxford University Press, 1990.

 

 


< retorno à página de cursos