HG022 - Epistemologia das Ciências Sociais
2. semestre de 1998
Prof. José Oscar de Almeida Marques
DF/IFCH/UNICAMP

Aristóteles, Política I, 1-2
Questões de leitura e interpretação do texto

Capítulo 1

1. Aristóteles inicia o texto fazendo pelo menos três afirmações sobre a pólis, ou comunidade política. Quais são essas afirmações?

2. A seguir, Aristóteles expõe um ponto de vista segundo o qual haveria apenas uma única arte de governar, praticada pelo rei, pelo chefe de família, pelo senhor de escravos e também pelo governante de uma pólis, sendo as diferenças entre esses governos apenas quantitativas ("de mais e menos"). Em que consistiriam essas diferenças quantitativas e qual é a posição do próprio Aristóteles sobre o assunto?

3. Qual é o método de investigação proposto por Aristóteles para chegar ao conhecimento da natureza da pólis?

Capítulo 2

4. Quais são as duas primeiras associações que ocorrem naturalmente, e quais são os motivos que levam à sua formação?

5. Das associações marido–mulher e senhor–escravo surge a primeira comunidade natural. Qual é ela e quais são os elementos que a compõem?

6. A aldeia, ou clã, surge como uma extensão natural da família. Embora haja nela lei e governo, ela ainda não é uma pólis no entender de Aristóteles. Por quê?

7. Partindo da idéia de que "a natureza de uma coisa é o seu fim", Aristóteles desenvolve um argumento em favor da tese de que a pólis é um fato da natureza. Apresente os passos desse argumento.

8. A seguir, o fato de o homem ser um animal dotado de linguagem permite a Aristóteles justificar a tese de que o homem é por natureza um animal político. Sua base, agora, é o princípio de que "a natureza nada faz em vão". Apresente os passos desse argumento.

9. Por fim, Aristóteles defende a tese de que a pólis é anterior ao indivíduo e à família. Seu raciocínio baseia-se agora na idéia de que "o todo é anterior à parte". Explique esse raciocínio.

10. Aristóteles afirma que a pólis é uma criação da Natureza mas ao mesmo tempo reconhece que ela foi fundada pelos homens. Como conciliar essas duas afirmações?