HF 697 - Histria da Filosofia Moderna I (Turma D)

2 Semestre de 2012

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia - Unicamp

 

 

Lista de exerccios # 1

(Distribuda em 24/9/2012. Respostas para 4/10/2012)

 

Observaes:

       Esta lista cobre os tpicos I e II do programa do curso (O projeto filosfico de Hume e Impresses e ideias)

       parte da avaliao, devendo ser respondida individualmente e entregue ao professor  em verso impressa no mais tardar na aula do dia 4 de outubro.

       Responda de forma objetiva e restringindo-se ao que Hume diz. Seja sucinto, mas no esquemtico. Cuide para que cada sentena faa sentido completo e seja compreensvel por uma pessoa que no conhea o assunto. Indique o nmero da questo e os sub-itens que est respondendo. No responda em bloco.

       Em cada resposta, d a referncia dos pargrafos dos textos Hume em que ele trata do ponto em questo, seguindo a conveno padro internacional (adotada no curso).

       Na maioria das questes importante atentar na distino de abordagem que existe entre os dois textos, Tratado e Investigao. Deixe as eventuais diferenas claras em suas respostas.

 

Questes:

 

1.    a) Localize, nestes textos introdutrios de Hume: T Introduo; E 1; A 1-5, as ocorrncias da palavra cincia. Transcreva as frases em que a palavra ocorre. b) Verifique em quais dos casos a inteno comparar a filosofia natural (cincia, no sentido atual) com a filosofia moral. Que aspecto metodolgico est sendo salientado em cada caso?

2.    a) Localize nos mesmos textos as passagens em que Hume usa as metforas da anatomia e da geografia para caracterizar a sua abordagem filosfica. Transcreva as frases. b) Que aspecto dessa abordagem as metforas procuram evidenciar?

3.    Tanto no Tratado como na Investigao, Hume divide as percepes da mente em ideias e impresses. a) Quais os critrios usados nessa distino? b) Segundo esses critrios, como so definidas as impresses e as ideias?

4.    No Tratado, Hume divide as percepes em simples e complexas. a) Apresente a distino, indicando claramente qual o critrio usado por Hume. b) Indique agora, na Investigao, o ponto em que uma distino semelhante usada efetivamente, embora no traada explicitamente. c) Comente a diferena entre as duas distines.

5.    Ao estudar a origem das ideias, Hume prope um princpio fundamental – o primeiro princpio da cincia do homem –, correlacionando ideias e impresses. a) Enuncie esse princpio na formulao mais precisa encontrada no Tratado. b) Enuncie o princpio na formulao mais tosca encontrada na Investigao. c) Aponte as duas principais diferenas.

6.    Indique agora os argumentos fornecidos por Hume para esse princpio. Separe sua resposta segundo os dois livros.

7.    Quais, segundo o texto do Tratado, as duas restries que Hume identifica na validade do primeiro princpio.

8.    Em T 1.1.2, Hume divide as impresses em dois tipos. a) Quais so, segundo uma caracterizao de senso comum desses tipos. b) Indique que aspecto dessa caracterizao objeto de uma reserva ctica da parte de Hume.

9.    a) Como, em T 1.1.3, Hume distingue as ideias de memria das de imaginao? b) Dos dois critrios utilizados, um depois criticado, em T 1.3.5. Qual ele, e qual a crtica?

10.Quais so, segundo Hume, os princpios de associao de ideias? b) D, para cada princpio, dois exemplos de ideias associadas pelo princpio. c) Qual a faculdade da mente responsvel pela associao? d) Quais as causas apontadas por Hume pelas quais a dita faculdade de associar ideias?

11.A posio de Hume quanto a esse ponto (10d) tem clara inspirao na de um importante filosofo natural de sua poca? Quem ele e qual, mais especificamente, o assunto que possibilitou a Hume traar a comparao com esse ponto de sua cincia do homem?

12.Quais as sete relaes filosficas? Como os princpios de associao de ideias so usados em T 1.1.5 para subdividir tais relaes em dois grupos?

13.Em T 1.3.1 Hume prope outra classificao das relaes filosficas. Qual ela? (Indique o critrio e o resultado de sua aplicao.)? Essa classificao incompatvel com a feita em T 1.1.5?

14.Em um sentido estrito, quais  as relaes filosficas que podem ser objeto de conhecimento, formando portanto o objeto de estudo do que poca se chamava cincia? Justifique sua resposta.

15.Por contraste, quais as relaes que sero tratadas como constituindo o domnio da probabilidade? Dentre essas, quais no permitem nenhum raciocnio, num sentido mais estrito do termo? Por que?

16.Por excluso, a nica que relao que restou para, possivelmente, formar a base para raciocnios no domnio das probabilidades a de causa e efeito. Quais os elementos que Hume prope, em T 1.3.2, como constitutivos da ideia dessa relao?

17.Na Investigao, Hume chega a essa mesma concluso por um caminho diferente. O primeiro passo consiste em traar a distino entre relaes de ideias e questes de fato. Exponha essa distino, explicitando os dois critrios utilizados para traar a distino (critrios epistmico e modal).

18.a) Qual, em termos desses dois conceitos, a grande questo epistemolgica que ocupar a ateno de Hume, enunciada em E 4.3 ? b) Qual a tese preliminar proposta por Hume acerca dela no pargrafo seguinte? Ilustre-a com dois exemplos (distintos dos dados por Hume).

19.a) Quanto ao conhecimento da relao de causalidade, qual a tese proposta por Hume no incio de E 4.6? b) Como essa tese defendida nos pargrafos seguintes desta primeira parte da seo 4 da Investigao?

20.Dada essa tese sobre o conhecimento de causas e efeitos, resta, como nica opo, que esse conhecimento tenha fundamento emprico. Que tipo de experincia especfica capaz de nos dar esse conhecimento? Explique e indique o(s) pargrafo(s) da Investigao em que o ponto apresentado.