HG 304 - Teoria do Conhecimento

Graduação, 1o Semestre de 2011

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia – Unicamp – www.unicamp.br/~chibeni

 

Lista de exercícios # 1 – 27/3/2011

 

 

1.     Qual a questão epistemológica central considerada em 1.1? Abstraia do que já viu no curso e responda, como homem comum, a essa questão, segundo sua própria opinião.

2.     Localize, em 1.2, a frase que marca a opção empirista do autor.

3.     Em 1.2 Russell enumera uma série de crenças sobre o mundo acerca das quais não parece haver nenhuma dúvida. Entre elas está a de que tem diante de si uma mesa. Como, na seqüência, ele mostra que, na verdade, essa crença pode ser questionada? (Para simplificar, considere apenas o exame da experiência da forma da mesa.)

4.     Em 1.8, quando já está ficando clara a distinção entre o que efetivamente conhecemos quando temos a experiência a que se refere a questão anterior, e o conhecimento da existência da mesa “real” propriamente dita, Russell expõe a opinião filosófica comum de que a mesa real seria a causa de nossas experiências. Explique esse ponto melhor, usando os conceitos filosóficos precisos introduzidos em 1.10 e 1.11.

5.     Na interpretação de Russell, que tese sobre a mesa real e sobre a nossa experiência “dela” Berkeley defendeu, em substituição à opinião realista referida na questão precedente?

6.     Como, em 2.2, Russell re-expressa, agora em termos mais precisos, a tese empirista já adiantada em 1.2?

7.     Qual o problema principal abordado no capítulo 2, tal qual expresso em 2.7?

8.     Por que as respostas de senso comum (que representam uma posição realista) apresentadas em 2.7, 2.8 e 2.9 não são aceitáveis?

9.     Em 2.11, após notar que não podemos provar a existência de corpos físicos, Russell coloca a questão em termos de hipóteses. Explique a posição dele nesse parágrafo.

10. Como a hipótese realista é defendida por Russell nos parágrafos 2.12 e 2.13? Que característica da hipótese realista é determinante para Russell? O que tem isso a ver com a classe de argumentos que Charles Peirce chamou de “abdutivos”?