HG 208 – Introdução à Filosofia Geral II

HG 202 – Filosofia Geral II

 

Graduação, 2o Sem. 2009 – Prof. Silvio Seno Chibeni

 

Lista de exercícios # 2 (2/12/2009)

 

Observações:

 

1.     No Livro II do Essay Locke examina a origem das idéias e classifica-as segundo diversos pontos de vista. Segundo Locke, as nossas idéias se originam, em última instância, de duas fontes. a) Quais são essas fontes (explique)?  Dê três exemplos de idéias fornecidas por cada uma. b) Por que o estabelecimento dessas fontes é importante dentro da proposta epistemológica geral de Locke?

 

2.     Examinando as idéias que temos, verificamos facilmente que nem todas provêm diretamente das fontes apontadas na questão precedente. a) Como Locke resolve esse problema? b) Por quais critérios as idéias simples se distinguem das complexas? Dê pelo menos três exemplos variados de idéias simples.

 

3.     Atuando sobre as idéias que possui, a mente pode formar outras idéias. Quais as “ações da mente” na formação: a) de idéias complexas (modos e substâncias)? Dê três exemplos de idéias formadas por essa ação. b) de idéias de relações? Dê três exemplos de idéias formadas por essa ação.

 

4.     As idéias complexas dividem-se em idéias de modos e idéias de substâncias. a) Explique a distinção. b) Dê pelo menos três exemplos variados de cada.

 

5.     a) Que papel a noção de “substância pura” é suposto desempenhar na explicação de nossas experiências? b) Segundo Locke, o que há de insatisfatório nessa noção? (Nesta resposta, lembre e cite a estória do “filósofo indiano”, mencionada duas vezes por Locke.)

 

  1. a) Com relação ao assunto de II viii, explique a distinção entre idéia e qualidade. b) Por que a discussão das qualidades dos corpos nesse capítulo, que Locke diz ser “uma pequena excursão na filosofia natural” (II viii 22), representa um desvio do método geral do Essay, que em I i 2 Locke chama de “Historical, plain Method”?

 

7.     a) Explique a distinção entre qualidades primárias e secundárias. b) Dê a lista completa das qualidades primárias e 4 exemplos de qualidades secundárias.

 

8.     No livro de Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia (Tradução brasileira, Cia. das Letras, 1995), há menção à filosofia de Locke. Identifique o(s) problema(s) que existe(m) nas seguintes afirmações: “Por qualidades sensoriais primárias Locke entende a extensão, peso, forma, movimento e número das coisas.” (p. 283) “... as “qualidades primárias”, tais como a densidade, o peso, a gravidade ... (p. 303).

 

9.     Apresente, explicando, dois dos argumentos de Locke para a distinção de qualidades primárias e secundárias.

 

  1. Indique, em termos gerais, o papel importante que essa distinção entre tipos de qualidades desempenhou na configuração do referencial ontológico e metodológico de toda a ciência moderna.

 

11.  Como Locke define a percepção no cap. ix do livro II? Em que essa definição difere (ou concorda) com a noção realista de percepção, pressuposta na visão comum do mundo e do conhecimento?

 

12.  No Livro IV do Essay, Locke analisa diretamente o conhecimento humano. Já no parágrafo 2 do primeiro capítulo fornece uma definição geral de conhecimento. Qual é essa definição?

 

13.  Logo em seguida, Locke enumera quatro tipos de conhecimento. a) Diga quais são esses tipos e forneça, para cada tipo, 2 exemplos de duas proposições que expressem conhecimento do tipo. b) Qual desses tipos não é compatível com a definição de conhecimento dada? Explique por quê.

 

14.  Para cada uma das seguintes proposições, diga qual o tipo de conhecimento que ela expressa. (Justifique cada resposta.)

a)     Soda cáustica misturada a gordura e água resulta em sabão.

b)    21 x 9 = 189.

c)     A Torre Eiffel existe.

d)    F = Gmm’/r2 (ou seja, a força gravitacional entre dois corpos de massas m e m’ é igual a um certo número G multiplicado pelo produto das massas e dividido pelo quadrado da distância que separa os corpos).

 

15.  No capítulo ii do quarto livro Locke estabelece uma distinção entre três “graus” de conhecimento. a) Enumere esses graus, explicando o que são. b) Dê, para cada um, dois exemplos de proposições que expressem conhecimento do grau em questão. c) Por que o terceiro grau na verdade não é conhecimento, mas apenas é um caso epistêmico que “passa pelo nome de conhecimento”?