HG 752 – Tópicos Especiais de História da Filosofia Moderna IV

Graduação, 2o Semestre de 2007  - Segundas, das 10 às 12 h; terças, das 10 às 12 h.

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia - Unicamp

http://www.unicamp.br/~chibeni

 

Lista 4 - Questões sobre os Princípios do Conhecimento Humano e os Três Diálogos entre Hilas e Filonos (Berkeley)

 

Observações: As mesmas das listas precedentes, ou seja: Esta lista não é para nota; indique de forma precisa os parágrafos dos Princípios ou Diálogos pertinentes à suas respostas, etc.

Questões:

1.     Nos Princípios, Berkeley considera 13 possíveis objeções ao seu sistema filosófico (§§ 34 a 85). a) Qual é a primeira objeção, exposta no § 34? b) Como é respondida por Berkeley (destaque só os pontos principais da resposta)?

 

2.     No § 40 lemos a frase: “Mas não vejo como o testemunho dos sentidos possa ser alegado como prova da existência de algo que não é percebido pelos sentidos.” Explique essa frase, considerando o contexto em que ocorre.

 

3.     A quarta objeção (§ 45) é a de que, segundo o sistema de Berkeley, os objetos físicos teriam existência intermitente. a) Explique essa objeção. b) Como ela é respondida no § 48?

 

4.     A sexta objeção (§ 50) é de que muitas coisas já foram explicadas na filosofia natural pela suposição da “matéria e movimento”, e que, se se eliminar a matéria, essas explicações seriam perdidas. Como Berkeley responde essa objeção?

 

5.     Qual a 11ª objeção, exposta no § 60? (Mostre, em particular, como essa objeção deriva de um importante princípio exposto no § 25.)

 

6.     a) Explique esta frase que ocorre no segundo parágrafo do prefácio dos Diálogos: “Segundo os princípios comuns dos filósofos não estamos seguros acerca da existência das coisas, a partir do fato de serem percebidas.” b) Como o sistema de Berkeley pode evitar esse ponto de apoio crucial para o ceticismo acerca da existência dos corpos?

 

7.     Como, no início do Primeiro Diálogo (p. 173), é caracterizado o cético?

 

8.     Quando, no Segundo Diálogo, é discutida a existência de Deus, uma das frases de Filonos é a seguinte: “Ah! Mas a diferença [entre os cristãos e outros homens que acreditam em Deus e eu] é esta: Os homens comumente acreditam que todas as coisas são conhecidas ou percebidas por Deus porque acreditam na existência de um Deus, enquanto que eu concluo de forma imediata e necessária que existe um Deus porque todas as coisas sensíveis têm de ser percebidas por ele.” Explique essa frase. (Na explicação, faça referência, além de trechos adjacentes a essa frase, ao § 6 dos Princípios.)

 

9.     Um pouco adiante Filonos diz que concorda inteiramente com a frase bíblica “Em Deus vivemos, nos movemos e existimos” (discurso de Paulo em Atenas, Atos dos Apóstolos, 17:28). Explique em que consiste a concordância dessa frase com o sistema de Berkeley.