POESIA              

EURICO ALVES

 

ELEGIA PARA MANUEL BANDEIRA

Estou tão longe da terra e tão perto do céu,
quando venho de subir esta serra tão alta ...

Serra de São José das ltapororocas,
afogada no céu, quando a noite se despe
e crucificado no sol se o dia gargalha.
Estou no recanto da terra onde as mãos de mil virgens
tecem céus de corolas para o meu acalanto.
Perdi completamente a melancolia da cidade
e não tenho tristeza nos olhos
e espalho vibrações da minha força na paisagem.

Os bois escavam o chão para sentir o aroma da terra,
e é como se arranhassem um seio verde, moreno.

Manuel Bandeira, a súbida da serra é um plágio da vida.
Poeta, me dê esta mão tão magra acostumada a bater nas teclas
da desumanizada máquina fria
e venha ver a vida da paisagem
onde o sol faz cócegas nos pulmões que passam
e enche a alma de gritos da madrugada.
Não desprezo os montes escalvados
tal o meu romântico homônimo de Guerra Junqueiro
Bebo leite aromático do candeial em flor
e sorvo a volúpia da manhã na cavalgada.
Visto os couros do vaqueiro
e na corrida do cavalo sinto o chão pequeno para a galopada.

Aqui come-se carne cheia de sangue, cheirando a sol.

Que poeta nada! Sou vaqueiro.
Manuel Bandeira, todo tabaréu traz a manhã nascendo nos olhos
e sabe de um grito atemorizar o sol.

Feira de Santana! Alegria!

Alegria nas estradas, que são convites para a vida na vaquejada,
alegria nos currais de cheiro sadio,
alegria masculina das vaquejadas, que levam para a vida
e arrastam também para a morte!

Alegria de ser bruto e ter terra nas mãos selvagens!

Que lindo poema cor de mel esta alvorada!

A manhã veio deitar-se sobre o sempre verde.

Manuel Bandeira, dê um pulo a Feira de Santana
e venha comer pirão de leite com carne assada de volta do curral
e venha sentir o perfume de eternidade que há nestas casas de fazenda,
nestes solares que os séculos escondem nos cabelos desnastrados das noites eternas

venha ver como o céu aqui é céu de verdade
e o tabaréu como até se parece com Nosso Senhor.

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Em carta não datada a Aline Olivais (possivelmente de 1931) o poeta conta a história do seu poema escrito para Manuel Bandeira: "Li a Elegia Para Manuel Bandeira a Carvalho. Uma das melhores coisas que você já fez - disse-me. Não creio. Palavras ocas, ouvidos moucos. Arrebatou-me a cópia e mandou-a para o Rio. disse-me, para Manuel Bandeira. Eu não queria. Poderia parecer demonstração de cabotinismo".

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ESCUSA

Eurico Alves, poeta baiano,
Salpicado de orvalho, leite cru e tenro cocô de cabrito.
Sinto muito, mas não posso ir a Feira de Sant'Ana.

Sou poeta da cidade. Meus pulmões viraram máquinas inumanas e aprenderam a respirar o gás carbônico das salas de cinema.
Como o pão que o diabo amassou.
Bebo leite de lata. Falo com A., que é ladrão.
Aperto a mão de B., que é assassino.
Há anos que não vejo romper o sol, que não lavo os olhos nas cores das madrugadas.

Eurico Alves, poeta baiano, Não sou mais digno de respirar o ar puro dos currais da roça.

Manuel Bandeira

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MADRIGAL

Quando sobre a paisagem do casario perdido na caatinga nua,
rolar, sensual, morna como uma carícia a noite imensa,
abrirei a corola sequiosa dos ouvidos ao sortilégio da tua voz,
pequenina onda hertziana atirada no céu, à-tôa.

Dentro da noite...
Dentro da noite cheia de distâncias...
viverás na harmonia negra da hora suave,
viverás, para mim, no turbilhão glorificador das cidades longínquas,
serás, bailarina invisível, para o meu encantamento,
a lembrança e a melancolia das horas vividas antigamente,

Pequenina onda vadia...

Deves ter a forma de um beijo macio,
ou o ritmo de um seio de mulher…

Pela tua boca invisível -- e o teu hálito cheira a distâncias nuas de estradas abandonadas,
tem salsugens de mar e queimor de areal de deserto --
ouvirei as canções das mulheres cor de âmbar da Saxônia,
sentirei viravolteio e requebrados das ancas firmes das louras americanas nos cabarés da Broadway
e o tumultuar das cotações nos bancos de New York, de Londres e Rio de Janeiro,
moldurando a ganância e a cobiça de cérebros insaciáveis;
o alarido das tragédias anônimas nos bairros apavorantes de Paris, de Berlim, de Oklahoma… Serei então o pensamento de mil almas aflitas,
que se angustiam nas masmorras das cidades truculentas e opressoras.
Escutarei o gemido lancinante que vem das torturadas planícies bolchevistas,
o ranger dos ferros nos pulsos algemados nos frios da Sibéria,
O uivar lascivo das fábricas mórbidas e delirantes edificando uma nova ordem de coisas desordenadas...
E, pela tua amável boca, minúscula bailarina invisível, há de chegar-me
o rumor crepitante dos seios sazonados das morenas de Madrid,
dançando sexualmente ao som febril das castanholas.

As mulheres do meu Brasil cantarão para a alegria da minha selvageria,

pequenina onda vadia,
que põe junto a mim as mulheres da terra,
a música das suas curvas, o ardor dos seus desejos na volúpia das festas joviais...
Mas o que tua boca me diz, sobretudo,
amiga invisível, nas notícias dolorosas,
é o gemido das almas infelizes que se arrastam pelo mundo, morrendo
sufocados pelas sombras hercúleas dos arranha-céus;
E eu viverei no teu gesto de glória, na tua palavra de amém,
na tua voz aturdida, nos teus olhos embriagados de uma alucinação de infinito,
na tua ânsia, no teu desespero
e eu viverei, irmão jovem, no teu grito doido de admiração,
no teu cérebro alucinado, porque a minha alma palpita
na asa metálica destes angustiados pássaros de pedra detidos no arrojo do vôo;
eu viverei na tua alegria porque estou bêbado de vertigem, porque
sou a voz de uma vertigem, porque
vivo em tudo o que te há de alucinar, viverei em tudo, em tudo
que cantar hosanas para o teu deslumbramento!

Sinto em mim esta glória super-humana de morrer,
de morrer,
e sentir do meu pensamento esbogoar um mundo fantasmagórico de cidades intensas!
de cidades atordoantes! dos meus músculos brotar um turbilhão de arranha-céus
e de pontos metálicos!
e os meus nervos que hão de ser as agudas agulhas dos pára-raios inalcançáveis,
sangrando as estrelas;

sentir do meu pensamento escachoar em catadupas a energia vivificadora desta raça...

(Ser a força motriz de outros mundos, de outras vidas!...
porque nos meus músculos cantam cidades majestosas,
cidades deslumbradoras surgem do meu pensamento!)

Ah! que desejo incontido de morrer!
de morrer para saber que dos meus músculos, do meu cérebro,
brotará a viva seiva dessa harmonia universal,
dessa harmonia que há de bailar nas órbitas cansadas dos sóis,
que há de gerar a glória da virilidade dos mundos que hão de vir!

E há de ser estupendo, ó homem que virás depois da minha vez, o teu espanto,
quando estes rádios, estas antenas, em que vibro e palpito, ficarem,
ó minha Cidade das Vertigens Iluminadas!
como inocentes brinquedos de crianças que os não mais admiram.

E louvores te sejam dados, ó homem que virás depois da minha ida!

Bendito o que nascer depois de eu ter morrido!

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Existem duas versões deste poema, corrigidos pelo Autor e com ligeiras variantes

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ZABIAPUNGA

A madrugada bocejou,
deixando cair perdigotos - as estrelas miúdas.

A madrugada é negrinha
e tem volúpias e tem voluteios e quebrantos e dengos,
para entontecer a alma da gente.

Está tudo quieto...

Um dedo de lua velo selar os beicinhos vermelhos da manhã.

De repente,
uma zoadeira
abala os nervos mulatos da raça,
que vivem úmidos de um sangue quentinho.

                     E um grupo
         de pretos retintos,
    que saltam, que pulam,
                     que dançam,
                     que bailam,
  na quentura lustrosa dos seios da manhã.
         surge enfeitado
                   irisado:

                   branco, 
                           vermelho,
                                 amarelo
                                        e sangue de boi.

E guizos,
enxadas e pás,
martelos e latas vazias repinicam ligeiros:

TEN -TEN! TEN -TEM!

E os máscaras cabindas,
cheirando a cabritos,
vão pulando, pulando.
E sambam danadas negrinhas
e pulam moleques cabindas.

TEN -TEN! TEN -TEM!

Uma poeira de prata anda dançando no ar.
E a lua é triste como a alma selvagem do Brasil,
Param os guizos. Emudecem os instrumentos.
E cabindas festeiros,
com o sujo no corpo:

TABULEIRO! TABULEIRO!

Reten-ten! Recomeça o barulho
das enxadas e latas.
E dentro do corpo de tanta gente cabinda.
Bailam e dançam espíritos danados.

TEN -TEN! TEN -TEM!

É o choro triste da terrinha longe.
é a voz sentida da terrinha triste

Lá bem longe.
a manhã brasilieira - morena novinha,
abre a mão, que tem cheiro de calumbi esmagado,
pega os negros,
                que pinotam.
                que sambam possessos,
e joga tudo no bolso do grande avental.

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1929

Zabiapunga é dança de negros na região de Poções -Bahia.

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BAHIA DE TODOS OS SANTOS

A Jorge de Lima

Bahia, minha Bahiazinha,
vou escrever hoje o teu poema, terrinha do meu coração!


Bahia de Todos os Santos,
és u'a morena preguiçosa,
certas horas, dormindo descuidada,
na rede azul que o mar balança.


Não usas, mais, morena, o pano-da-costa listrado
preto e branco,
vermelho e amarelo.
Mãe-natureza te deu um chalé de seda fina,
feito de espumas quentes e folhas verdes.

És faceira,
apetitosa,
e dengosa,
de seios túmidos e pontudos como jabuticaba, verdes e enormes.
Os palacetes Martins Catharino,
o velho e o novo, são as tuas pomas encardidas
que o sol morde com sensação,
o dia inteiro

Eu gosto de ti,
minha Bahia, porque és u´a morena educada,
que tudo sabe e tudo faz.

Eu gosto de ti, quando nos matos, nos candomblés,
tu te remexes devagarinho,

ou ligeirinho,
numa tontura,
numa luxúria,
desesperada.

Eu te amo no "Baiano de Tênis",
quando te imposturas pra cima da gente.
És melindrosa, neste momento,
de ruge e pó no teu rostinho
estrangeirinho
                  de bangalô.

E mais me encantas,
quando te encontro
lá na cozinha,
encarvoada,
lambuzada
de azeite doce e de dendê.

Bahia,
o teu vatapá gostoso
está me parecendo, digo sério,
um manjar do céu. E foi provando-o
que o escritor disse que a Paris só falta
um vatapá baiano.

E me ri muito, naquela noite, na "Petisqueira",
vendo um carioca almofadinha
comendo
e chorando
com o ardor
da pimenta de cheiro
e da malagueta.
E todo sulista
quer provar,
embora chorando, do teu efó apimentado,
deste caruru que sabes fazer com sururu,
e do vatapá doirado e do acarajé amassado por ti.

                Ai! minha Bahia, que coisa gostosa é acarajé!...

É um pomo de ouro,
          amarelinho,
          redondinho,
          delicioso,
que Ogum deixou pra gente.
O, acarajé, minha gentinha,
não tem, não tem aquele
gosto ruim de beijo chupado
que Jorge de Lima diz.
Um acarajé tem o gosto gostoso
de um lábio pintado de menina novinha.
E aquele ardor que nos fica na língua
foi a dentadinha que a menina nos deu.

Ai! Bahia!
as tuas
frutas,
alaranja,
o araçá,
o caju,
a jabuticaba, o coco verde comido em Amaralina
foi Nosso Senhor que deixou cair do céu.

Bahia, Bahiazinha guerreira,
morena fértil que tem filhas bonitas, como o Brasil de Álvaro Moreyra!
Feira de Santana,
(minha terra)!
           Cachoeira,
           terra do meu amigo
           Clóvis da Silveira Lima;
                          Santo Amaro
                          que faz lembrar
                          os não sei quantos filhos
                          que deixou aquele barão;
                                          Alagoinhas,
                                          onde mora o velho poeta Assis Tavares;
                                          Ilhéus,
          a menina orgulhosa e rica e vaidosa
          que só tem vestido de seda radium,
          enfeitado de madrepérola e lantejoila,
                    e arminho,
comprado às custas dos seus caxixes! ...

Bahia!

Lá o sino tocou:
é a Bahia que vai rezar
lá na Sé,
na Catedral-Basilica,
em São Francisco
e no Bonfim.
E o convento da Piedade
e o de São Bento
são dois frades rezando,
com o capuz às costas.

"Dlindão!... dlão!...
dilindlão! dilindlão!..."

A Bahia é religiosa,
     ela crê em Nosso Senhor.
          Ela não tem inveja da França,
                porque tem Nossa Senhora das Candeias,
                       que apareceu a u'a menina
                                 da roça.

                                                           Bahia!
Estou ouvindo a música dos teus benditos alegres,
nas romarias que fazes às Candeias,
                    pelo rio
                    e pelo mar.
Estou vendo a ponte de São João,
que parece um braço magro de mulher velha e pelancuda,
fazendo carícia ao mar,
se balançando com o peso dos trens
                   que vão levar
                   os romeiros
                   aos pés da Virgem
                   Mãe
                            de Deus.

Me perdoa, minha Bahia,
o mal que te fiz,
fazendo mal o teu poema.

 

Publicado em Arco e Flexa, Salvador. I:42-46, novembro de 1929.

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CANÇÃO PARA A MINHA REDE NO NORDESTE

Tem carícias de mulher a minha rede embalando...
Ram-rem... Devagar, canta a minha rede, neste calor de dezembro.                                                                                        Ram-Rem...
O sol amarfanha lubricamente as estradas desertas,
debuxando arabescos de cobre e oiro nas sombras dos juazeiros.
É como exótico bailado de mulheres desnudas
a poeira que o cambaleante tropel dos cabritos arranca.

Bole um vento preguiçoso...
Na copa verde de uma fronde imóvel,
o sol bebe em austos violentos todo o silêncio do varjado.
A caatinga lânguida adormece... Rumor de mandíbulas triturando...
Enquanto lá fora a volúpia da luz entontece e amolenta,
na varanda, sinto, no calor, a lembrança dos teus braços
e queima nos meus lábios a quentura doida da tua boca ausente.

Canta a rede. Na redondeza, rola um ram-rem de armadores cansados.

No sopro que vem dos varjados em torpor,
chegam-me afagos dos teus cabelos nesta volúpia morna,
sinto o calor adolescente do teu corpo sumarento,
do teu corpo que tem o travor de um fruto verde no verão.

Embalança a rede devagar... Ram-rem Devagar

Tem carícias de mulher a minha rede embalando.