Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 


Semana da Unicamp

30/10 a 5 de novembro de 2000 Ano II  - No. 118

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Pesquisa

Premiados 5 projetos desenvolvidos por pesquisadores da Unicamp
Cinco projetos desenvolvidos por pesquisadores da Unicamp foram eleitos como os melhores inventos na 24º edição do Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Entre os trabalhos vencedores, dois dividem o prêmio máximo com a Petrobras e a empresa Duratex, e três receberam menção honrosa. Os projetos vencedores são do Instituto de Química (dois), Faculdade de Engenharia Mecânica (dois) e Instituto de Biologia (um).

"Foi uma surpresa. Não estávamos esperando", considerou o professor Graciliano de Oliveira Neto, do IQ. O instituto recebeu o prêmio máximo com o projeto Biossensor de Alta Sensibilidade para Salicilato Empregando Fibras de Carbono: Amplificação Química de Sinal. Os autores da pesquisa são, além de Oliveira Neto, o professor Lauro Tatsuo Kubota (orientador do trabalho) e a doutoranda Rosangela Margarete de Carvalho.

O prêmio máximo foi compartilhado pelos pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. O trabalho vencedor, desenvolvido pelo professor do Departamento de Engenharia do Petróleo Antonio Carlos Bannwart e o mestrando José Walter Vanegas Prada, leva o título "Equipamento para Produção de Petróleo Ultraviscoso por Injeção Lateral de um Filme Lubrificante de Água e Método para Produzir Petróleo Ultraviscoso". A pesquisa continua, agora com o apoio da Petrobras e Finep, além da Fapesp, ANP e CNPq, que concederam bolsas aos alunos envolvidos.

"A Petrobras inclusive já havia outorgado um prêmio a este projeto - o de Tecnologia de Dutos (Petrodut-1999), o que é um mérito adicional não só dos inventores, mas também da FEM e do CEPETRO - Centro de Estudos do Petróleo, pela infra-estrutura que proporcionaram", lembrou o professor Bannwart.

A premiação era de R$ 22 mil, mas como quatro projetos foram escolhidos, cada trabalho receberá R$ 5,5 mil. Cento e trinta e quatro projetos concorreram prêmio na edição deste ano. A FEM, o IQ e o Instituto de Biologia (IB) receberam também menção honrosa. Entre os inventos está o trabalho Processos Fotoeletroquímicos para Redução da Poluição Química, da FEM, do professor Rodnei Bertazzoli e do pós-doutorando Ronaldo Teixeira Pelegrini. "A menção honrosa é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido", disse Bertazolli. A pesquisa é financiada pela Fapesp.

Assinam o projeto Biossensor para Fenol baseado no Bloqueio da Transferência de Elétrons Direta da Peroxidase Imobilizada sobre Sílica-Titânio, do IQ , Kubota, Oliveira Neto e a doutoranda Simone Soares Rossato. O trabalho premiado com a menção honrosa do IB foi Processo de Fermentação com uso de Microorganismos Floculantes. Os autores são o professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, do Departamento de Genética e Evolução, e Anderson Ferreira da Cunha.

O Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro é a maior honraria concedida pelo Governo do Estado de São Paulo na área de tecnologia. O prêmio é organizado pelo Serviço Estadual de Assistência aos Inventores (Sedai), instituído em agosto de 1952 e vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico . Segundo o Sedai, a data para a cerimônia da premiação ainda não foi marcada.

Pedra fundamental do novo prédio do IG é lançada durante IV Esocite
O impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e os diversos aspectos que envolvem o tema foram objetos de discussão nas IV Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e da Tecnologia (Esocite), promovidas de 23 a 26 de outubro pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Durante o evento, foi lançada a pedra fundamental do novo prédio do IG, que será batizado com o nome do professor Amílcar Herrera, fundador do instituto. O docente, já falecido, também foi homenageado com uma exposição fotográfica, denominada "Amílcar Herrera: Um intelectual latino-americano".

Ao longo dos quatro dias do encontro, foram apresentados aproximadamente 200 trabalhos de cientistas de várias partes do mundo. Foram organizadas, ainda, mesas redondas, painéis e sessões de comunicação, que discutiram temas como Antropologia da Ciência e da Tecnologia, O Cenário da Democratização na América Latina e a Política de C&T, Desafios à Teoria da Inovação em Países Periféricos e C&T e Gênero.

Prédio – A cerimônia de abertura do Esocite foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental da nova sede do IG. O prédio, que terá cerca de 800 metros quadrados de área construída, será erguido nas proximidades do Centro de Convenções. De acordo com o diretor do instituto, professor Newton Pereira, os trabalhos de terraplenagem já começaram. A expectativa é que a obra esteja concluída dentro de dois anos. "O novo prédio do IG é mais um passo que a Unicamp dá para oferecer melhores condições de trabalho para professores, funcionários e estudantes", afirmou Pereira.

Debate

Seminário discute Foucault e Deleuze
Com a participação de importantes pesquisadores de diversas universidades brasileiras, entre elas a Unicamp, USP, a Federal do Rio e PUC de São Paulo, será realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o colóquio Foucault-Deleuze "O que estamos fazendo de nós mesmos". O encontro tem como principal proposta promover uma reflexão sobre o tema central do evento como uma forma de revitalizar atitudes éticas e políticas presentes nas trajetórias dos pensadores-participantes do colóquio.

Um dos temas de abertura do colóquio, destinado a estudantes de graduação, de pós-graduação e pessoas interessadas, é "O descontrole da máquina: a escola na sociedade de controle", sessão coordenada pelo professor Alfredo Veiga Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O filósofo francês (1926-1984), um dos mais polêmicos pensadores contemporâneos, é o tema seguinte — "Michel Foucault e os cursos no Collège de France", coordenado pelo professor Mário Fonseca Alves, da Puc de São Paulo".

O encontro vai debater, por exemplo, assuntos enfocando a figura do pensador francês. Como "Foucault e o delírio da linguagem", proferido pelo professor Ítalo Tronca. Ou ainda "Utopias e heterotopias em Foucault: pensar diferentemente e o tempo e a história", pelo professor Carlos Martins, da Unesp. O diretor do IFCH, Paulo Miceli, vai abordar "História e Acontecimento", enquanto que a professora Margareth Rago (IFCH), vai falar sobre "Libertar a História". No dia 23, por exemplo, "Deleuze ´leitor` de Foucault: multiplicidades, ontolotia, história em cofuncionamento no plano conceitual" é o tema que será exposto pelo professor Hélio Rebello, da Unesp.

Foucault e Deleuze buscam as possibilidades de constituição de novas formas de sociabilidade e de subjetividade em um presente que se marca pela passagem de uma "sociedade disciplinar" para uma "sociedade de controle". Nas palavras de Deleuze sobre Foucault, é preciso "inventar modos de existência, segundo regras facultativas, capazes de resistir ao poder bem como se furtar ao saber, mesmo se o saber tenta apropriar-se deles". Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Eventos através do telefone 3788.1601.

Biblioteca

Curso ensina como acessar revistas eletrônicas
A Biblioteca Central realizará vários cursos nos meses de novembro e dezembro, visando o treinamento da comunidade universitária no acesso às Bases de Dados de Periódicos, em texto completo, disponíveis através do consórcio Fapesp. Isto possibilitará maior facilidade ao usuário, que terá condições de acessar, de seu próprio computador, informações contidas em 606 revistas eletrônicas do mundo, publicadas pela editora holandesa Elsevier Science Inc. – uma das mais importantes no segmento de periódicos científicos.

O Programa de Biblioteca Eletrônica (Probe), financiado pela Fapesp, beneficia além da Unicamp, as universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp), Federal de São Carlos e Federal de São Paulo e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

Programação – Em novembro, haverá treinamentos nos dias 7, 13, 22 e 30 e no mês de dezembro estão programadas aulas nos dias 7 e 11. Todas no horário das 14 às 17 horas, no Laboratório de Informática da Biblioteca (3o piso). Informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone 3788-7001, 3788-7025 ramal 11, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou pessoalmente no Setor de Referência da BC, com Regina Vicentini. São 30 vagas em cada turma.

Fórum

Em defesa da Universidade pública
Na seqüência do programa "Fórum em Defesa da Universidade Pública", instituído por um grupo de professores, alunos e funcionários da Unicamp, o próximo tema em debate será "Democracia e Universidade", no próximo dia 8 de novembro (quarta-feira), às 12 horas, no auditório do Instituto de Economia (IE).

O evento — aberto a estudantes de graduação e de pós, além de pessoas da comunidade interna da Universidade — contará com a participação do reitor da Unicamp, professor Hermano Tavares, de Marcos Nobre, professor do IFCH, de Luciano Felipe dos Santos, aluno de graduação do IFCH e do servidor João Raimundo. O encontro tem como principal proposta debater a questão da universidade de modo a suscitar idéias sobre a instituição de ensino e pesquisa pública no Brasil, em particular a Unicamp.

ERRATAS

Festa Culto à Ciência – Ao contrário do que foi publicado na edição 117 (de 23 a 29 de outubro) a festa em comemoração aos 127 anos do Colégio Culto à Ciência acontecerá no dia 18 de novembro (sábado), das 11h30 às 17 horas, e não no dia 19.
Vírus MTX – O antídoto para o vírus MTX foi desenvolvido pela empresa Hauri – High AntivirUs Reseach Inc, representada no Brasil pela Mynetis.com.

Ensino

Cotuca amplia vagas e cria 3 novos cursos
Com três novos cursos e aumento no número de vagas, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), mantido pela Unicamp, inicia hoje, dia 30 de outubro, a venda do manual do candidato para o seu vestibulinho 2000. A publicação pode ser adquirida nas agências do Banespa da Unicamp, avenidas Barão de Itapura, Campos Sales e Centro. O manual custa R$ 3,00.

A venda do manual do candidato acontece até o dia 10 de novembro. As inscrições podem ser feitas de 6 a 11 de novembro na sede do colégio, na Rua Culto à Ciência, 177, bairro do Botafogo. A inscrição custa R$ 22,00. As provas ocorrem em 10 de dezembro.

O Cotuca oferece através do seu vestibulinho para a comunidade de Campinas e região, 15 cursos, sendo sete deles concomitantes ao Ensino Médio, e oito seqüenciais. Os cursos técnicos concomitantes são oferecidos para alunos que já completaram o Ensino Fundamental, antigo 1º grau, mas ainda não possuem o Ensino Médio (2º grau) que será feito na escola junto com o profissionalizante.

Os cursos concomitantes são: Alimentos (diurno), Eletroeletrônica (diurno e noturno), Enfermagem (diurno), Informática (diurno) e Mecânica com ênfase em Automação e Controle (diurno e noturno). Segundo o diretor do colégio, Michel Sadalla Filho, a grande ampliação de vagas ocorre nos cursos técnicos seqüenciais, onde podem se candidatar alunos com o Ensino Médio completo.

"A ampliação de vagas nos cursos seqüenciais visa o atendimento do indivíduo que já atua no mundo do trabalho, ou que pretende vir a atuar, oferecendo a oportunidade de dar continuidade à sua formação profissional, conforme aponta a nova legislação da Educação Profissional" segundo o diretor. Entre os cursos seqüenciais e concomitantes, a escola oferecerá no próximo ano 556 vagas, para Campinas e região, contra 460 no ano passado.

Além dessas vagas, destinadas a comunidade em geral, mais 60 são dirigidas ao complexo hospitalar da Unicamp, através de acordo entre o Cotuca, o Hospital das Clínicas e a Reitoria, onde Auxiliares de Enfermagem da Unicamp completam a sua formação profissional, em um ano, recebendo o diploma de Técnico em Enfermagem.

"Estamos ainda estudando a implantação do curso Técnico seqüencial em Meio Ambiente e discutindo junto a Diretoria Geral de Recursos Humanos, a DGRH, a criação do curso Técnico em Segurança do Trabalho, destinado a funcionários da Unicamp", explica Michel.

Novidade - Os três novos cursos seqüenciais são: Especialização Técnica em Equipamentos Hospitalares (noturno), com 36 vagas, cuja o pré-requisito é ser Técnico em Eletrônica ou possuir diploma superior na área; Gestão pela Qualidade e Produtividade (noturno), destinado a profissionais Técnicos em qualquer Área, com 36 vagas; e Qualificação Profissional em Auxiliar de Enfermagem, onde o pré-requisito é apenas possuir o Ensino Médio, com 24 vagas.

Além dos recém-criados são oferecidos ainda nesta modalidade de ensino os cursos de Eletroeletrônica (noturno), Informática (noturno), Mecânica com ênfase em Automação e Controle (noturno), Plásticos (noturno), Telecomunicações (noturno) e Enfermagem (diurno), para o qual é pré-requisito que os candidatos já tenham o curso de Auxiliar de Enfermagem.

Maiores informações sobre o vestibulinho podem ser obtidas pelos telefones (0xx19) 3232-9488, no próprio colégio ou na Internet. O endereço do site da escola é: www.cotuca.unicamp.br.

Fique de olho

- De 30/10/2000 a 10/11/2000 – Venda do manual do candidato nas agências do Banespa da Unicamp, Avenidas Campos Salles e Barão de Itapura e Centro
- De 6 a 11 de novembro – Inscrições na sede do Cotuca, na Rua Culto à Ciência, 117, Botafogo, nos horários das 8h30 às 11h30, das 14 às 17 horas e das 19 às 21h30
- Dia 4 de novembro – Escola Aberta, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas
- Dia 10 de dezembro – Provas do exame de seleção

Seleção

FOP abre inscrições para cursos técnicos
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro (terça-feira), para o exame de seleção dos cursos técnicos em Laboratório de Prótese Dentária (TPD); Higiene Dental (THD) e Atendente de Consultório Dentário (ACD).

O objetivo desses cursos é preparar profissionais de apoio ao cirurgião-dentista, com possibilidade de dominar avançadas técnicas de confecções protéticas, materiais e equipamentos de laboratórios. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Os interessados em prestar o exame para ACD, devem estar cursando ou ter concluído o curso fundamental (1º grau). Para THD e TPD, devem estar matriculados ou ter concluído o ensino médio (2ºgrau).

A primeira fase do exame terá provas de português, matemática, ciências, biologia, química e física. A prova prática será aplicada apenas aos candidatos TPD. A Segunda fase será de entrevista para os candidatos aprovados na primeira etapa. O curso é gratuito, cabendo ao aluno adquirir somente instrumentais, equipamentos, material de uso pessoal e material de consumo.

As inscrições podem ser feitas das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, na secretaria do Colégio Técnico da FOP, rua Dom Pedro II, 627, centro, Piracicaba. Os interessados devem apresentar o RG e pagar uma taxa de R$ 20,00. Mais detalhes pelos telefones (19) 422-5346 e 422-5347 ou http://www.fop.unicamp.br.

Saúde

Reeducação alimentar reduz peso
Perder 15 quilos em aproximadamente cinco meses, não foi difícil para o funcionário Benedito Alexandre da Silva, do Departamento de Saúde Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas. Muita disciplina e exercícios físicos são algumas das dicas do funcionário. Mas o que pesou realmente na sua decisão foi participar do Grupo Multidisciplinar de Educação Nutricional, do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). "No grupo consegui entender como funcionam as coisas no organismo, o que me fez compreender os malefícios do peso acima do normal".

Além das aulas teóricas sobre este assunto, o Grupo também orienta a questão da alimentação saudável e mudanças no estilo de vida da pessoa. "Esses fatores são fundamentais para uma melhor qualidade de vida" estimula a nutricionista e coordenadora do Grupo, Daniela Oliveira Magro. As reuniões acontecem às terças-feiras, das 12 às 13 horas, na Sala de Reuniões do Cecom e são abertas a funcionários, alunos ou professores da Universidade.

Durante um semestre, os interessados – não só em perder peso, mas também com problemas como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e outros que necessitam de dieta alimentar – freqüentam as aulas teóricas e práticas dadas por nutricionistas, enfermeiras e educador físico. Também passam por consulta individual de enfermagem, em que se avaliam as taxas de colesterol a partir de exame sangüíneo. Depois de encerrado o semestre, são realizadas reuniões para a manutenção do peso. De acordo com a nutricionista, a intenção é que a pessoa aprenda como comer e depois caminhe sozinha.

Alexandre, por exemplo, acredita que não importa apenas freqüentar as reuniões se não tiver uma determinação diária. Seu principal motivo em perder peso foi a discriminação que sentia e a baixa auto-estima. Sua mãe também o estimulou bastante a participar, pois também já havia freqüentado as reuniões e gostou muito. "Hoje estou bem melhor. As pessoas até me elogiam".

Como surgiu – Iniciado informalmente, em 1996, por um pessoal do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, local onde Daniela é aluna de doutorado, o Grupo começou a tomar novas formas e alcançar várias pessoas, inclusive de fora da Universidade. "Sempre acreditei na proposta da reeducação alimentar e por isso achei importante manter um trabalho desta natureza". Em 1999, o Cecom decidiu incorporar o projeto.

Nas aulas são passados conceitos e opções de alimentação. "Não são fórmulas ou regras", defende Daniela. Os temas são obesidade, pirâmide de alimentos, calorias, energia, mastigação, exercício físico, gordura, fibras alimentares, vitaminas, lanches, almoço e jantar.

As três nutricionistas e o educador físico do Grupo realizam um trabalho voluntário e duas enfermeiras fazem parte do quadro de funcionários do Cecom. A equipe é formada pelas nutricionistas Daniela Miguel Marin e Ana Lúcia de Moraes Carletti, pelas enfermeiras Maria Alice Cypriano e Nair Lumi Yoshino e pelo educador físico Fábio Martins. As inscrições podem ser realizadas pelo ramal 3788-7108, endereço www.unicamp.br/css/ ou e-mail nutricao@trieste.cecom.unicamp.br.

Sugestões práticas para o dia-a-dia
- Preferir alimentos preparados no forno, vapor ou cozidos e não fritos (não adicionar cremes, molhos gordurosos, etc.). Lembre-se que uma colher de sopa de qualquer óleo possui 100 calorias.

- Escolher cortes magros de carnes e retirar a pele do frango antes de cozinhá-lo.
- Utilizar produtos lácteos (leite) desnatados, ou semi-desnatado, em vez de integrais.
- Temperar alimentos com limão, vinagre e temperos naturais, em lugar de cremes, manteigas, azeite ou condimentos industrializados.
- Escolher para o café da manhã alimentos com baixo teor de gordura, como cereais ou pães, leite desnatado e frutas.

Dicas
- Preste atenção ao ato de comer.
- Abaixe os talheres na mesa entre uma garfada e outra.
- Só faça compras de mercado depois de se alimentar.
- Levante-se da mesa após terminar a alimentação.
- Evite aprender receitas de novos pratos ricos em calorias.
- Não fique longos períodos sem se alimentar.
- Conheça o teor de carboidratos, gordura e proteínas de cada alimento.

Vida Acadêmica

Painel da Semana

Cinema no IFCH - O projeto "Cinematographo: Sessão História do Cinema", promovido por alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e que desde março do ano passado já exibiu mais de 70 títulos de clássicos de todas as épocas do cinema mundial, no auditório do IFCH, sempre às 18h30, apresenta esta semana: Glória Feita de Sangue (foto), dirigido por Stanley Kubrick, dia 30 (segunda-feira), e Uma Rua Chamada Pecado, do diretor Elia Kazan, dia 31 (terça-feira). Informe-se com Edney Sanchez pelo e-mail sanchez@unicamp.br. Os interessados em receber a programação semanal por endereço eletrônico devem enviar e-mail para cinecach-subscribe@egroups.com.

Literaturas de Língua Inglesa – Até dia 30 (segunda-feira) a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) aceita inscrições para o mestrado em Literaturas de Língua Inglesa. O edital está em www2.uerj.br/~pgletras. Informações pelo e-mail peoniaguedes@alternex.com.br.

Programa Verão – O Departamento de Matemática do Imecc recebe até dia 30 (segunda-feira) inscrições para as seguintes disciplinas do Programa Verão 2001, oferecidas em janeiro e fevereiro: Análise real (nível mestrado), Álgebra linear (nível mestrado) e Introdução ao cálculo avançado (nível aperfeiçoamento). As inscrições devem ser feitas em posgrad@ime.unicamp.br, com breve histórico da vida escolar e duas cartas de recomendação, enviadas pelo correio. Informações pelo telefone 3788-5934 ou em www.ime.unicamp.br/verao2001.html.

Bacia do Corumbataí – Acontece dia 30 (segunda-feira) o 3º Simpósio sobre Recuperação da Cobertura Florestal da Bacia do Rio Corumbataí, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), o evento pretende contribuir para o estabelecimento de parcerias por meio do Plano Diretor para a Recuperação Florestal da Bacia do Corumbataí. Telefone (19) 430-8603, telefax (19) 430-8602, e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br e site www.ipef.br/eventos.

AFPU/CCUEC – A Agência para Formação Profissional na Unicamp (AFPU) e o Centro de Computação (CCUEC) oferecem vagas para uma palestra sobre WebCT (ferramenta para criação de cursos à distância), a ser realizada no dia 31 (terça-feira), das 14 às 17 horas. Mais informações www.about.webct.com. A palestra, aberta à comunidade, acontece no auditório do CCUEC, onde os interessados devem comparecer até às 13h45 para reserva de sua vaga. Veja ementa da palestra em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tutWebCT.htm. Informações e inscrições em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/palestras/p_semestre1.html.

Engenharia Elétrica – A Vesper está com inscrições abertas para estudantes que estarão cursando o penúltimo ano em 2001, para atuar na área de engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações. Os candidatos devem ter conhecimentos de inglês e informática. As inscrições vão até o dia 31 (terça-feira) e os interessados devem se inscrever no site www.vesper.com.br.

Palestras de Biologia – Gabriela Macedo, representante da Rhodia, irá proferir duas palestras no Instituto de Biologia (IB-1) no dia 31 (terça-feira). Os temas são: "Pesquisa na indústria" e "Culturas lácticas: para iogurtes, carnes e com efeitos probióticos". O evento acontece das 18 às 19 horas e faz parte da disciplina Tópicos em Biologia. Informações pelos telefones 3788-7886 ou 3788-7572, com o professor Eduardo Galembeck.

Matemática Financeira – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) recebe inscrições até dia 31 (terça-feira) para o curso Matemática Financeira no período noturno (MAT 201). As aulas serão ministradas nos dias 7, 9, 14, 16, 21, 23 e 28 de novembro, no anfiteatro do Imecc. A coordenação é do professor José Antônio Sacaramucci. Informações e inscrições na Secretaria de Extensão do Imecc, com Rosana, pelo telefone 3788-5937 ou e-mail extensao@ime.unicamp.br.

Luz Síncrotron – O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe até dia 31 (terça-feira) inscrições de universitários da América Latina e Caribe interessados em participar da décima edição do Programa Bolsas de Verão, que acontece de janeiro e fevereiro de 2001. O formulário e as instruções para inscrição encontram-se em www.lnls.br. O programa é destinado a estudantes de graduação, que já tenham cursado pelo menos cinco semestres dos cursos de Química, Biologia, Física, Engenharias (menos Civil) e correlatos, em universidades da América Latina e Caribe. A seleção levará em conta o rendimento acadêmico.

Mestrado e doutorado – O Departamento de Política de Recursos Minerais (Darm) do Instituto de Geociências recebe inscrições para o programa de mestrado e doutorado até dia 31 (terça-feira), na área de Administração e Política de Recursos Minerais. Há possibilidades de bolsas CNPq e Capes. Informações na secretaria de Pós-Graduação do IG, das 9 às 17 horas, pelo e-mail darm@ige.unicamp.br ou pelos telefones 3788-4696 e 3788-4653. Site www.ige.unicamp.br.

Doação de sangue – O Serviço de Captação de Doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) realiza coleta de sangue dia 31 (terça-feira), das 8 às 12 horas, na Catedral (Avenida 13 de Maio s/nº). Informações pelos telefones 3788-8722 e 3788-8720.

Programador de sistemas – A Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) está com inscrições abertas para o processo seletivo interno voltado ao preenchimento de vaga de programador de sistemas júnior, para atuar junto a área de informática. Os interessados, com formação completa de 2o grau e experiência de pelo menos um ano na área, devem se inscrever até dia 31 (terça-feira), na secretaria da DGRH (prédio Reitoria IV) ou pelo e-mail dgrhinf@unicamp.br.

Saúde mental – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza até 25 de novembro o curso de extensão Saúde mental e trabalho – Aspectos teórico-práticos, ministrado pela professora Liliana Guimarães, diretora do Laboratório de Saúde Mental e Trabalho, vinculado ao Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. É destinado a psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos, engenheiros e profissionais de recursos humanos. Informações pelos telefones 3788-4646 ou 3788-4648.

Em dia

Livros falados – A Audioteca Sal & Luz, instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, produz e empresta livros gravados em fitas k-7 (livros falados) para portadores de deficiência visual em todo território nacional. A entidade contribui para que os usuários possam ter acesso à cultura, à informação e à educação básica e profissional. Seu acervo possui cerca de dois mil títulos entre culturais, didáticos, de lazer e cristãos. O serviço é gratuito. Contatos na Rua da Constituição, 14, sobreloja, centro, Rio de Janeiro. Telefones (21) 508-7352, 224-8771, 221-7154 e 221-8190, e-mail info@audioteca.com.br e site www.audioteca.com.br.

Aniversário Culto à Ciência – O Ginásio Multidisciplinar da Unicamp irá abrigar, no dia 19 de novembro, a festa de comemoração dos 127 anos da Escola Estadual Culto à Ciência, uma das mais tradicionais de Campinas. A organização está sendo feita pela Sociedade Amigos do Culto à Ciência (SAC). Os interessados em participar da festa devem fazer a adesão pelos telefones (19) 3231-3121 ou 3232-3986. Até 10 de novembro, a adesão com desconto custa R$ 35,00. Depois o valor será R$ 40,00. No preço está incluso comida, bebida e brindes. O horário do evento é das 11h30 às 17 horas.

ProssigaBrasil – Portal de informações brasileiras em C&T que se integra ao conjunto de serviços de informação, comunicação e educação à distância do Programa Prossiga do CNPq, o ProssigaBrasil é constituído por um banco de dados de localizadores de informações, que direciona seus usuários para os mais importantes sites brasileiros voltados às atividades de ciência e tecnologia desenvolvidas em instituições de pesquisa, institutos de tecnologia e universidades de todo o país. É considerado o único site presente na Internet brasileira dedicado exclusivamente à ciência e à tecnologia que se desenvolve no país. Disponibiliza mais de seis mil registros referentes ao que é desenvolvido no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, bem como nas universidades federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Bahia e Espírito Santo. Confira as novidades do ProssigaBrasil em www.prossiga.br/prossigabrasil e se tiver sugestões, não deixe de registrá-las no livro de visitas.

SBPC – Conheça o site da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em www.sbpcnet.org.br, no qual se encontram as publicações Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, além do boletim eletrônico diário JC E-mail. Há também os serviços Fóruns de debates (criado para estimular os debates sobre as políticas e os problemas da ciência, inovação tecnológica e educação no Brasil, atualmente focaliza dois temas :a sociedade da informação e diretrizes e parâmetros curriculares), e o caderno de endereços de instituições científicas do Brasil e do mundo.

Hospitalhaços – O grupo Hospitalhaços, que há um ano e meio desenvolve trabalho voluntário ajudando na recuperação das crianças internadas nas enfermarias do Departamento de Pediatria do HC, faz arrecadação permanente de contribuições como brinquedos, lápis de cor, papel sulfite, entre outros. Informações pelo telefone 3233-9591.

Maria Fumaça – Até 26 de novembro, todo sábado às 10 horas e aos domingos às 14 horas, o elenco do projeto Trem-Ato apresenta espetáculos teatrais nos principais intervalos da viagem a bordo da Maria Fumaça, que sai de Campinas até a Estação Tanquinho, seguindo depois para Jaguariúna. O trabalho é resultado de um convênio para intercâmbio tecnológico e cultural entre a Unicamp e a Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF). Integram o elenco Carolina da Rocha Mundim, Cátia Massoti e Fernando Aleixo, alunos de teatro e dança do IA. A direção é de Luciano Gentile e o figurino de Tatiana Severo Lins. A Estação Anhumas, de onde parte a Maria Fumaça, fica na Rua Antônio Duarte da Conceição, s/nº, no Parque Anhumas, Campinas.

Ação permanente – O Cecom está desenvolvendo o Programa de Controle do Tabagismo, com reuniões às quartas-feiras, das 15h30 às 16h30 (informe-se em 3788-7399 ou 3788-8255). Também no Hospital das Clínicas, toda terça e quinta-feira, às 8h30, há reuniões para conscientizar fumantes sobre os males do tabagismo (detalhes pelo telefone 3788-7072). As comissões encarregadas pelos programas consideram o artigo 2º da Lei Federal nº 9.294, publicada no Diário Oficial da União em 16 de julho de 1996. Além desses locais, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) uma campanha foi desencadeada há quase dois anos, restringindo aos fumantes as passarelas externas. Há inclusive a distribuição de placas pelas dependências da unidade, lembrando a existência da lei federal. Consulte também o site do Instituto Nacional do Câncer (Inca): www.inca.org.br, que esclarece: "Os fumantes passivos sofrem os efeitos imediatos da poluição tabágica ambiental, tais como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de seus problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias, e aumento de problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a médio e longo prazos são a redução da capacidade funcional respiratória (o quanto o pulmão é capaz de exercer a sua função), aumento do risco de ter arteriosclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças. Além disso, os fumantes passivos morrem duas vezes mais por câncer de pulmão do que as pessoas não submetidas à poluição tabágica ambiental.

Bolsas-auxílio - O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe, de 6 novembro a 15 de dezembro, as inscrições de estudantes interessados em permanecer nos programas de bolsas moradia, alimentação, transporte e trabalho do SAE, destinadas exclusivamente a estudantes que já recebem esses auxílios e a moradores oficiais do Conjunto Residencial Universitário (CRU). Para ter direito à efetivação do benefício, é preciso agendar entrevista no SAE ou no CRU pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 e 3788-7016. A divulgação dos selecionados para a bolsa moradia ocorre em 19 de janeiro de 2001, sendo que a assinatura do termo de compromisso acontece de 19 a 31 de janeiro, no Serviço Social do CRU, das 9 às 16h30. Nos outros casos de bolsa-auxílio, os selecionados serão conhecidos em abril. Para os veteranos e calouros interessados nos benefícios, o processo de seleção acontece no início de 2001. Informe-se pelo telefone 3289-4135.

Inscrições

Leitura e Novas Tecnologias – A Biblioteca Pública Municipal "Prof. Ernesto Manoel Zink" recebe até o dia 6 de novembro as inscrições para o 1º Seminário de Leitura e Novas Tecnologias, que focaliza o tema "Dinamizando Práticas de Leitura e Escrita na Escola com o Auxílio do Computador". O evento será realizado de 11 de novembro a 2 de dezembro, com o objetivo principal de promover uma reflexão sobre as potencialidades das redes telemáticas enquanto ferramentas de auxílio à prática de leitura e escrita na escola e, paralelamente, desenvolver projetos para a viabilização dessas práticas. É uma promoção conjunta da Biblioteca Pública Municipal e do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Informações pelo telefone 3735-0423 ou e-mail aldopontes@hotmail.com.

Jornalismo científico – A partir de 6 de novembro, o Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Universidade recebe inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico, a ser oferecido a partir de março de 2001. Até 5 de janeiro os interessados podem se inscrever. O curso destina-se a graduados em jornalismo e pesquisadores interessados em divulgação científica. Mais informações no site www.unicamp.br/labjor, ou pelos telefones 3289-3120 e 3788-7858.

Toxicologia – Durante seis dias, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais de especialidades diversas da Universidade participam do 16º Curso de Toxicologia Clínica do Centro de Controle de Intoxicações (CCI). As aulas acontecem nos dias 9, 10, 13, 14, 16 e 17 de novembro, das 19 às 22 horas, no salão nobre da FCM. As inscrições podem ser feitas no CCI, 4° andar do HC, até 8 de novembro, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, com Amarildo. Alunos pagam taxa de R$ 30,00, residentes R$ 50,00 e profissionais R$ 70,00. Mais informações pelos telefones 3788-7573 ou 3788-7290.

Dentística – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) abre inscrições em 15 de novembro para o curso de especialização em Dentística. O exame de seleção será em janeiro de 2001. Programação completa e informações em www.fop.unicamp.br/. Telefone (19) 430-5226 ou e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Arquitetura e Educação – Está sendo implantando na Universidade Federal da Bahia (UFBA) um novo grupo de pesquisa que articula as Faculdades de Educação e Arquitetura e, com isso, procura candidatos interessados em pesquisar o espaço escolar, em função dos desafios colocados à escola a partir das novas tecnologias de comunicação e informação, buscando resgatar o que já foi feito em termos de arquitetura e qual o novo papel da escola na chamada sociedade do conhecimento. São duas vagas para o doutorado e duas para o mestrado. Inscrições até 16 de novembro. A documentação completa está em www.faced.ufba.br/~educom/arqeeduca/arqeeduca.htm e informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgau@ufba.br ou pelo telefax (71) 247-3803.

Educação e reabilitação de surdos – Seguem até o dia 17 de novembro as inscrições para o exame de seleção do curso de especialização em Educação e Reabilitação de Surdos, oferecido em nível de pós-graduação lato sensu pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto (Cepre). O curso, com 25 vagas, é gratuito e tem o objetivo de formar e atualizar profissionais das áreas de saúde, educação e afins, em aspectos relacionados à educação e reabilitação de indivíduos surdos. Será ministrado no primeiro e segundo semestres de 2001, às quintas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas, no Cepre. As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 16 horas no próprio centro, onde os interessados devem apresentar a cópia e o original do diploma ou certificado de conclusão do curso superior, histórico escolar, cópia e original do RG, CIC e RNE (se for estrangeiro), certificado militar, RA (se aluno da Unicamp), duas fotos 3x4 recentes e iguais e currículo. A primeira etapa da prova de seleção está marcada para 22 de novembro, às 9 horas. Detalhes pelos telefones 3788-8813 e 3788-8814 ou e-mail cepre@fcm.unicamp.br.

Biociências e Biotecnologia – A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) está com inscrições abertas até 17 de novembro para a pós-graduação no Centro de Biociências e Biotecnologia. As áreas de concentração são de Ciências Ambientais, Biologia Celular e Engenharia Genética. Informações pelo e-mail cpg@cbb.uenf.br ou site www.uenf.br. Telefax (24) 726-3853.

Zoologia – O programa de pós-graduação em Zoologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe até 24 de novembro inscrições para o processo seletivo ao mestrado (11 a 13 de dezembro12) e doutorado (14 e 15 de dezembro). Veja os detalhes em www.dse.ufpb.br/zoologia.

Comportamento e Ecologia Animal – De 20 a 24 de novembro vão as inscrições para o mestrado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de concentração em Comportamento e Ecologia Animal. Podem se candidatar diplomados em Ciências Biológicas ou áreas afins. Telefones (32) 3229-3222 e 3229-3223.

Comunicação e Educação – A Universidade Vale dos Sinos (Unisinos), mantida pela ordem dos padre jesuítas e localizada em São Leopoldo (RS), recebe até 30 de novembro inscrições para o mestrado e doutorado em Comunicação e para o mestrado em Educação. Quem optar se inscrever pelo correio, deve enviar a documentação até 16 de novembro. Site: www.unisinos.br. E-mail poscom@icaro.unisinos.br e telefone (51) 590-8450 para o curso de Comunicação; e 590-8117 ou 590-1122, e-mail ppgedu@poa.unisinos.br e site www.unisinos.br/educacao para a pós em Educação.

Geologia Marinha – O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe até 30 de novembro inscrições para a pós-graduação em Geologia Marinha. Informações em www.ufrgs.br/cpggeo/cpggeo.htm, e-mail cpggeo@if.ufrgs.br e telefone (51) 316-6340.

Meteorologia – Até 22 de dezembro vão as inscrições para o mestrado em Meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas. Há possibilidade de bolsas da Capes, CNPq e Fapeal. Informações pelo e-mail tenor@ccen.ufal.br, com professor Ricardo Sarmento Tenório.

Cirurgia plástica - A Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para a Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), instalada ao lado do campus da Unicamp, promove concurso para o curso de especialização em Cirurgia Plástica. As inscrições acontecem até 30 de novembro e o processo seletivo será realizado em 11 de dezembro. Haverá prova escrita e oral, análise de currículo e entrevistas. O curso tem início em 1º de fevereiro de 2001 e três anos de duração. Informações e inscrições pelo telefone 3289-4465 (com Eliane, das 12 às 18 horas) ou e-mail mail@sobrapar.org.br e no site www.sobrapar.org.br.

Oportunidades

Engenharia de Alimentos – Empresa multinacional do ramo de especialidades químicas na área de polímeros seleciona para estágio aluno que esteja cursando o último ou o penúltimo ano deste curso. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail denise.benitez@nstarch.com.

Informática – A Tele Design, empresa de telecomunicações voltada para atividades em engenharia, seleciona estagiários em informática. Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalho em período integral e conhecimentos em SQL. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail recrutamento_td@teledesign.com.br, sob a sigla "INTR" A/C de Iana. Mais informações pelo telefone 9710-5596.

Programa HP Inventors – A HP Inventors seleciona estudantes que se formam até dezembro de 2002 em Ciências da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Marketing, Administração/Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia e Informática. A empresa oferece bolsa-auxílio, refeição, transporte, assistência médica e seguro de vida. Os interessados devem candidatar-se no site www.ciadetalentos.com.br.

Administração, Arquitetura, Economia, Engenharias Elétrica, Mecânica e Civil – A Camargo Corrêa Cimentos está com inscrições abertas para o programa de trainees 2001, direcionado a estudantes que se formam em 2000 nas áreas citadas. Os interessados devem encaminhar currículo para trainees2001@ccisa.com.br ou para a caixa postal 3181, CEP 01.060-970 São Paulo (SP), com a referência "Trainee/242" indicada no envelope.

Analista de logística (estatístico) – A Stautrh seleciona profissional com conhecimentos em administração de contratos e sistema SAP R3 módulo MM. O candidato deve ter domínio da língua inglesa, conhecimentos em microinformática, ser formado em estatística e ter até 27 anos. Não é necessário experiência no cargo. Contato com cv@stautrh.com.br.

Analista de logística (materiais) – A Stautrh também seleciona profissional para atuação em administração de armazéns/gestão de contrato com operador logístico/controle de inventário. O candidato deve possuir superior completo, conhecimento em sistema SAP R3 Módulo MM e idioma inglês. O interessado deve ter experiência de no mínimo dois anos na função, ter até 35 anos e possuir conhecimentos em informática. Enviar currículo para cv@stautrh.com.br com o subject "566".

Analista de suporte, programadores e DBA – Stefanini Consultoria está selecionando analista de suporte com conhecimentos em ambiente UNIX (preferencial, mas não obrigatório) Solaris; programadores, com experiência em visual Basic/banco de dados; e DBA, bancos de dados Oracle. A empresa oferece treinamento, plano médico e seguro profissional. Os interessados devem encaminhar currículo com as siglas ASUX (para analistas de suporte), PRVB (para programadores) e DBAOR (para DBA) para o e-mail interior@stefanini.com.br.

Consultor de processos e qualidade – A Tess S.A seleciona consultor interno de processos e qualidade. Os candidatos devem possuir superior completo, bons conhecimentos em inglês, experiência em processos de qualidade e liderança/capacidade de comunicação escrita e verbal. É desejável experiência de um ano em mapeamento de processos de negócio, conhecimentos em ferramentas de qualidade e experiência anterior em telecomunicações. Os interessados devem enviar currículo incluindo pretensão salarial para ana.cabral@tess.net.br.

Auxiliar de Bibliotecário – O Instituto de Artes (IA) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga de auxiliar de bibliotecário. O horário de trabalho é das 13 às 22 horas, em jornada de 40 horas semanais. Os critérios mínimos exigidos são: segundo grau completo e ser funcionário Unicamp há pelo menos dois anos. Os interessados devem encaminhar carta para a diretora do IA, professora Helena Jank, acompanhada de currículo e cópia da última avaliação. O período de inscrição é de 6 a 14 de novembro, na Secretaria do IA. Uma banca realizará as entrevistas e análise da documentação. Informe-se em biarte@iar.unicamp.br ou pelos telefones 3788-7027, 3788-8106 e 3788-8371.

Vaga para técnico administrativo – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga de técnico administrativo, para trabalhar junto à Secretaria de Graduação, cumprindo jornada de 40 horas semanais, no horário das 13 às 22 horas. Os critérios mínimos para inscrição são o segundo grau completo e ser efetivo não docente da Universidade há pelo menos dois anos. Os candidatos devem encaminhar requerimento dirigido ao diretor do Imecc, professor José Luiz Boldrini, acompanhado de currículo. Uma banca examinadora irá analisar os currículos e será realizada avaliação de desempenho e entrevista com os interessados. Informações: 3788-5923 e 3788-5924 ou e-mails silvana@ime.unicamp.br e helena@ime.unicamp.br.

Vagas na FEC – A Faculdade de Engenharia Civil (FEC) está com duas vagas: uma para técnico-administrativo na área financeira e outra para técnico de laboratório, junto ao Departamento de Estruturas. Contatos com Marisa Bodstein (ATU da FEC) pelo e-mail marisa@fec.unicamp.br, ou Dulcinéa, pelos telefones 3788-2309 e 3788-2311.

Vaga para professor – A Universidade Estadual de Londrina (PR) está com inscrições abertas de 6 a 10 de novembro para provimento de cargo de professor. O concurso é público e o edital pode ser encontrado no site www.uel.br/crh. Mais informações na Coordenadoria de Recursos Humanos, caixa postal 6001, campus universitário, CEP 86.051-990, Londrina (PR), pelos telefones (43) 371-4302, 371-4569 ou e-mail dsdcrh@uel.br.

Eventos futuros

Métodos Computacionais – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, novas palestras da série Seminários e Métodos Computacionais de Otimização. Dia 6, Casamentos estáveis; dia 13, Programação matemática em data mining; dia 18, Métodos híbridos para sistemas não lineares; dia 20, Otimização em finanças; e no dia 27, Jogos e evolução. Mais informações pelo site www.ime.unicamp.br/eventos_seminarios.html.

Mobilidade – As faculdades de Educação (FE) e de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) promovem de 6 a 11 de novembro o 3o Encontro Unicamp sobre Comunicação e Mobilidade Alternativa/Aumentativa, no Centro de Convenções. O objetivo é estimular o debate sobre perspectivas e formas de cooperação institucional, visando aplicação de tecnologia de apoio às pessoas com deficiência. Informações no endereço www.dca.fee.unicamp.br/ecmaal ou telefones 3788-7563, 3788-3788 e 788-5553.

Diagnóstico – A Unicamp sedia entre 6 de novembro e 7 de dezembro o 3º Curso Internacional de Avanços no Diagnóstico em Gastroenterologia – Programa de Treinamento para Terceiros Países, fruto de uma parceria com o Projeto Jica (Japan International Cooperation Agency). O evento é organizado pelo Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Acontece nas dependências do Gastrocentro e em áreas do HC. Veja em www.gastrocentro.unicamp.br.

Violência e criança – Nos dias 6 a 8 de novembro, no Anfiteatro de Convenções e Congressos Camargo Guarnieri da Universidade de São Paulo (USP), acontece o Seminário Internacional "Violência e Criança". Participam do encontro pesquisadores da USP, Universidade de Tel Aviv (Israel) e da Universidade do Texas (EUA). O patrocínio é da Safra Projeto Cultural, com apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas. O evento acontece na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone/fax (11) 3037-7143 ou pelo e-mail ssancovsky@aol.com.br.

Serrarias – Nos dias 8, 9 e 10 de novembro o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) promove em Piracicaba (SP), o 1o Curso sobre Técnicas e Planejamento em Serrarias, realizado em parceria com o Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é proporcionar e trocar informações sobre assuntos relacionados ao processamento de madeiras, com ênfase às espécies dos gêneros Pinus e Eucalyptus, planejamento, implantação e layout de serrarias. É direcionado para engenheiros florestais, técnicos florestais, técnicos de indústrias madeireiras, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e universitários. Informações e inscrições no Setor de Eventos do IPEF, pelo telefone (19) 430-8602, fax (019) 430-8602 ou pelo e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br. A programação completa está em www.ipef.br/eventos/2000/serraria.html.

Palestras no IG – O Instituto de Geociências promove duas palestras no mês de novembro, em seu auditório. No dia 9, o professor Norberto Morales (Unesp) fala sobre "Neotectônica na região Sudeste", às 15 horas. Dia 14, o professor Cleuber Moraes (IG) ministra a palestra "Perspectivas atuais de trabalho para o geólogo/geógrafo em atividades de mineração e meio ambiente". As palestras são abertas ao público em geral. Informações pelo e-mail edinalva@ige.unicamp.br.

Teses

Biologia – "Caracterização dos glicosaminoglicanos da próstata ventral, glândula de coagulação e vesícula seminal de ratos: efeitos da castração" (mestrado). Candidata: Jussara Kiya Huaranga Fernandes. Orientador: professor Hernandes F. Carvalho. Dia 31 de outubro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

Economia – "Capital social e desenvolvimento sustentável no setor baiano – a experiência da organização dos pequenos agricultores do município de Valente" (mestrado). Candidato: Humberto Miranda do Nascimento. Orientador: professor Ademar Ribeiro Romeiro. Dia 30 de outubro, às 10 horas, na sala IE-23 - pavilhão do IE.

Engenharia de Alimentos – "Desempenho da metodologia para isolamento e contagem de Escherichia coli 0157:H7 em leite de queijo e sua ocorrência em queijo Minas frescal produzido comercialmente" (mestrado). Candidata: Maria Raquel Manhani. Orientador: professor Mauro Faber de Freitas Leitão. Dia 31 de outubro, às 14 horas, no anfiteatro do DTA.

"Caracterização parcial e propriedades de biosurfactantes bacterianos" (mestrado). Candidata: Marta Mitsui Kushida. Orientadora: professora Lúcia Regina Durrant. Dia 31 de outubro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

Engenharia Civil – "Desenvolvimento sustentável e a participação nos processos de Agenda 21 local brasileiros" (doutorado). Candidato: Nilson Antônio Modesto Arraes. Orientadora: professora Rozely Ferreira dos Santos. Dia 31 de outubro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FEC.

Engenharia Mecânica – "Estudo da soldagem de metais similares e dissimilares através dos processos de ultra-som e resistência (mestrado). Candidata: Daniella Machado Zampoli. Orientadora: professora Roseana da Exaltação Trevisan. Dia 30 de outubro, às 9 horas, no auditório ID-2 da FEM.

Medicina – "Drogas na adolescência: um estudo sobre exposição e riscos associados" (doutorado). Candidato: Elson da Silva Lima. Orientador: professor Djalma de Carvalho Moreira Filho. Dia 31 de outubro, às 13h30, no anfiteatro da pós-graduação da FCM.

Química – "Emprego de técnicas espectroscópicas de análise para a determinação de alumínio e selênio em amostras alimentícias/ambientais na forma líquida ou em suspensões" (doutorado). Candidato: Carlos Emanuel de Carvalho Magalhães. Orientador: professor Marco Aurélio Zezzi Arruda. Dia 31 de outubro, às 14 horas, no auditório do IQ – Sala IQ-17.

"Estudo das propriedades eletroquímicas de dímeros de rádio para o desenvolvimento de sensores e sob um enfoque bioeletroquímico" (doutorado). Candidato: Eric de Souza Gil. Orientador: professor Lauro Tatsuo Kubota. Dia: 1º de novembro, às 9 horas, no auditório do IQ.

Cidadania

Crianças dançam como na senzala
Numa sala pequena, durante duas vezes por semana, crianças e adolescentes se reúnem para aprender as danças regionais brasileiras de origem africana. A atividade faz parte do Projeto Dança na Periferia, criado por Carlos Alberto Vieira Soares, aluno do 4º ano de pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, sob a orientação do professor Luiz Aguilar, do Departamento de Administração e Supervisão Educacional (DASE) da FE.

O primeiro passo é o alongamento corporal e o relaxamento. Em alguns minutos estão prontas para aprender a primeira etapa: a música da dança, que todos cantam. Em seguida iniciam a coreografia, com explicações técnicas dos passos. Aprendem a história que deu origem à música e à dança. A prática e o discurso se unem e começa a haver por parte das crianças uma conscientização de sua identidade e um reforço da sua auto-estima, que é despertada no momento em que ela toma conhecimento que tem uma história e que as danças regionais nasceram nas senzalas. E esse é exatamente o objetivo do projeto, conta Carlos, que, por ser negro, sentiu na infância a falta de informação sobre as músicas e as danças de sua própria origem, as quais ele sabia da existência, pois eram ensinadas pelo seu avô, mas eram vistas com desprezo na escola.

As danças regionais brasileiras de origem negra eram símbolo de resistência e de organização. No momento da dança, os escravos ficavam mais unidos e armavam as estratégias de lutas, explica ele.

A história da música é utilizada para comparar com a história que a criança está vivendo, de maneira que ela possa construir e transformar aspectos de sua vida social. Os resultados puderam ser observados no desempenho escolar graças ao fortalecimento da auto-estima. As primeiras atividades foram introduzidas em 1989 na Casa de Cultura Tainá na Vila Padre Manoel de Nóbrega, com crianças de 7 a 13 anos, na Vila Castelo Branco, e no Jardim Profilurb.

O reconhecimento de seu trabalho veio inicialmente pela aceitação de muitos profissionais da dança no Brasil e no exterior e pela publicação de sua pesquisa pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1998, no livro Continentes em Movimentos – Novas Tendências no Ensino da Dança. Apresentou seu trabalho na França, Finlândia, Portugal, Alemanha, Espanha, Suécia e Noruega. Este ano montou uma coreografia de dança negra contemporânea para o Ballethnic Dance Company, dos Estados Unidos, onde participou de diversas apresentações com a companhia. Carlos formou há três anos o grupo Clarlkiss Dance & Theatre Company, o primeiro grupo de dança contemporânea negra do Brasil.

Artes Plásticas

Coordenadora do Masp expõe na Galeria de Arte
Homem e bicho. E a combinação de cores em muitos bons e fortes tons já traduzem algumas características da cultura indígena. Muito mais que uma arte, uma rica fonte de informações baseada em incansáveis pesquisas sobre os costumes de tribos indígenas brasileiras. "É uma pesquisa interminável", segundo a artista plástica Maria Leonarda Arruda Botelho Lascalla, cujo resultado pode ser conferido em painel 2 x 1,5 m e mais 15 desenhos pintados em cerâmica e tecidos a serem apresentados por Leonarda na exposição A árvore da vida e outros bichos, que permanecerá na Galeria de Arte da Unicamp de 1º a 24 de novembro.

Trata-se de um trabalho antropomorfo, em que a união de homem e bicho que enriquece as lendas dos índios é traduzida nas peças pintadas por Leonarda. O desenho no enorme painel colorido exprime a árvore da vida que, segundo afirmação sua, contém elementos culturais indígenas. É a história não só de um povo, mas de vários povos espalhados pelo Brasil, representada em obras de arte, que a Galeria de Arte é a pioneira em apresentar.

Dedicada à criação artística desde a infância, Leonarda deu os primeiros passos para a divulgação das lendas indígenas aos 20 anos. Aos 37, tornou-se coordenadora de eventos internacionais do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, onde, além de ser responsável por encaminhar obras do acervo do Masp para o Exterior, já organizou grandes eventos, como as exposições de Monet e Michelangelo. Hoje, aos 45 anos, Leonarda continua dividindo seu tempo entre o Masp e suas criações e assina o site www.leonarda.art.br.

A Galeria de Arte fica no prédio da Biblioteca Central da Unicamp e mantém-se aberta de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

A ÁRVORE DA VIDA E OUTROS BICHOS
Exposição da artista plástica Maria Leonarda
Galeria de Arte da Unicamp
Data: 1º a 24 de novembro
Prédio da Biblioteca Central da Unicamp

Serviço

Alunos montam site sobre imóveis
Como encontrar um lugar para morar numa cidade desconhecida? Esta pergunta, que tanto assombra os jovens calouros que chegam em Campinas, gerou uma idéia que deu certo. Rede do Imóvel é um site montado por alunos da Unicamp, para busca por imóveis na região, onde é possível encontrar anúncios de mais de 30 imobiliárias. Um verdadeiro classificado que fica no ar 24h por dia e facilita a vida de quem está procurando um imóvel.

O site foi lançado oficialmente no dia 15 de fevereiro deste ano e já contabiliza cerca de 30 mil page vews por mês. Com uma média de mais de mil imóveis cadastrados, o site possui parceria com imobiliárias de Campinas, e dos distritos de Barão Geraldo e Sousas, além de outras cidades. Os responsáveis pelo serviço pretendem aumentar sua área de abrangência alcançando quase toda Campinas e região (área do código DDD 019).

Os sócios da empresa, Daniel Parrode, Marco Isobe, Gustavo Machado e Marcello De Bonis, utilizam o sistema home office, onde cada um trabalha em sua casa, usando seu próprio computador. "A única aquisição material que tivemos de fazer para empresa, foi uma câmera digital, com a qual tiramos fotos dos imóveis que as imobiliárias pedem", conta Daniel.

O site exigiu poucos investimentos de seus sócios: basicamente o host para hospedagem da página e o registro do domínio. Apesar de ainda não gerar grandes lucros, o site já consegue se manter. Outro ponto onde eles economizaram foi na divisão do trabalho. Desde a criação da página, o design e a programação, até a venda de contratos para imobiliárias, tudo é realizados pelos quatro sócios.

A navegação no site é fácil e é possível escolher o tipo do imóvel, a quantidade de dormitórios, o bairro e até a faixa de preço. Aparecem imediatamente os imóveis, dentro daquelas exigências, de todas as imobiliárias cadastradas. O site também apresenta um serviço de corretor virtual, onde o usuário fornece os dados do imóvel que procura e estes dados são enviados via e-mail para as imobiliárias.

O endereço do classificado virtual é www.rededoimovel.com.br. Os telefones de contato dos sócios são: 9111-7479 (Marcello) ou 9705-5448 (Gustavo). O site ainda não disponibiliza espaço para anúncios particulares, mas seus dados podem ser cadastrados no site e enviados às imobiliárias cadastradas.

Teatro

Espetáculo funde comédia e elementos do clown
Antes Tarde, criação coletiva do Grupo Olá Olavo Bilac, é o nome do espetáculo que será apresentado no período de 30 de outubro a 21 de novembro, às terças-feiras, às 20 horas, no Departamento de Artes Cênicas (Barracão do IA). Apresentado por quatro integrantes, a apresentação de Antes Tarde é o espetáculo de formatura do aluno Marcos Zambelli, do curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

Com uma hora de duração, o espetáculo é resultado de uma pesquisa dos alunos de teatro sobre clown que levou cerca de três anos para ser concluída. Basicamente o espetáculo é a fusão de elementos cômicos com as firulas e performance próprias do clown. No elenco estão Marcos Zambelli (Farelo), Cássia Rogero (Caquinha) e Janaína Queiroz (Pochete). A direção do espetáculo está a cargo de Marília Baiana, que tem como assistente Dirceu de Carvalho, com orientação de Ricardo Puccetti e Rubens Britto, com apoio do Departamento de Artes Cênicas do IA.

Lançamentos

Reflexões sobre a vida e a morte Abordagem interdisciplinar do paciente terminal
Organização: Vera Lúcia Rezende
128 páginas
R$ 15,00

Leigos e profissionais engajados no tratamento e acompanhamento de doentes em estado terminal passam a encarar a morte sem temores ou reservas ao ler o livro Reflexões sobre a vida e a morte, fruto de um seminário de mesmo nome realizado em 1999.

Preocupados em aliviar a dor e as angústias de pacientes em estado terminal, freqüentadores do curso de Capacitação em Cuidados Paliativos, oferecido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) pediram a realização do seminário para aprender a cuidar melhor de seus doentes.

A obra, organizada por Vera Lúcia Rezende, é enriquecida com textos de Rubem Alves, Regis de Morais e André Perdicaris, além de conter testemunhos de profissionais da equipe interdisciplinar do Caism, que tem o nobre propósito de oferecer uma despedida digna e ajudar a família a enfrentar a dor da perda.

Grupos teatrais anos 70
Autora: Sílvia Fernandes
Edição: Editora da Unicamp
268 páginas
R$ 29,00

Os espetáculos de teatro dos anos 70 abriram as cortinas para a uma nova fase da dramaturgia brasileira. Em uma publicação de extrema importância não somente para profissionais e estudantes de Artes, mas para quem deseja aprimorar sua bagagem cultural, Silvia Fernandes apresenta um levantamento sistemático e documental da história do teatro brasileiro, analisando suas expressões mais importantes na realização artística e também na repercussão social e cultural.

Além de conhecer os melhores grupos e dramaturgos que fazem a história das produções desta terra, como Asdrúbal Trouxe o Trombone, Pod Minoga, Vento Forte, Mambembe e Teatro do Ornitorrinco, o leitor relembrará montagens e personalidades que deixaram saudades, como Chiquinho Brandão.

Nada que estivesse envolvido com o teatro dos anos 70 fugiu do foco de Silvia, que preocupou-se em analisar separada e minuciosamente cada momento de cada grupo e acabou traçando, em algum momento, parte da biografia de alguns cineastas. O volume, recém-publicado pela Editora da Unicamp dá leitura e vem enriquecido com críticas e artigos de jornais e revistas, entrevistas, depoimentos, transcrição de roteiros, além do caderno iconográfico, que certamente, ajuda o leitor a relacionar o texto da autora às cenas documentadas.

História

Projeto resgata memória da DGA
Sentada à máquina em que datilografava as primeiras notas de empenho para pagamento de despesas da Unicamp, por volta de 1969, Vera Randi a coordenadora da Administração Geral da Universidade se emociona. "São muitas recordações", diz ela. Da época em que relembra já se passaram 31 anos, desde que, pela Portaria GR 108/69, foi organizada a Diretoria Geral da Administração (DGA). Vera iniciou sua carreira como técnica de contabilidade, em 1967. De lá trilhou vários caminhos e, em muitos momentos, ela observa que sua história se mistura à história da DGA. Atualmente, apenas quatro pessoas ainda permanecem na Unidade desde a fundação. "É preciso resgatar a memória antes que ela não exista mais", declara Vera. E foi neste sentido que, no último dia 25, dentro das comemorações de aniversário do órgão, foi lançado um importante projeto para resgatar a História da DGA.

Assessorada pelo Centro de Memória da Unicamp e pelo Sistema de Arquivos (Siarq), Vera espera juntar os vários retalhos que compõem toda a memória. "Iremos utilizar depoimentos dos funcionários e todo tipo de contribuição será bem vinda", convida. Ela salienta que é preciso parar para refletir sobre tudo o que já foi feito para que se tenha ânimo para continuar. Em todo este tempo de história, muitas mudanças ocorreram na Universidade e a DGA, sem dúvida, possui um papel fundamental. "Uma organização não sobrevive sem administração", diz.

Tudo começou há quatro anos quando se iniciaram as comemorações do aniversário da Unidade. Foram diversas ações que levaram um grupo de funcionários a trabalhar no sentido de preparar o ambiente para o resgate da história. "É preciso haver um estímulo para que os funcionários se envolvam no projeto e entendam o quanto é importante este registro". Agora, o grupo irá participar de oficinas no Centro de Memória a fim de acompanhar a metodologia e na seqüência implementar o projeto na Unidade.

As comemorações – Além do projeto de reconstruir a memória da DGA, também fez parte das comemorações dos 31 anos, um evento voltado para os artistas que já expuseram no Espaço Cultural. Criado em 1996, o local abriga exposições de funcionários. Uma Festa dos Estados, no dia 27, também animou a programação de aniversário. Cada área usou e abusou da criatividade e foram montadaas diversas barracas representando cada estado brsileiro com comidas e vestuário típicos.

Lembranças – Envolvida pelas recordações que fizeram sua história, Vera lembra, por exemplo, do tempo em que as mulheres na Unicamp, não usavam calças compridas. "Demorou bastante para que se abolissem as saias", lembra. Já os diretores de áreas, como eram chamados os gerentes na DGA, só usavam terno e gravata e não desciam do carro com suas maletas. "Sempre solicitavam a ajuda de um office boy".

"Simpático, o reitor Zeferino Vaz sempre cumprimentava a todos", recorda. Nesta época a reitoria e alguns órgãos funcionavam onde hoje é o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). "Quando nos mudamos para o campus as coisas melhoraram bastante" relata.

Racionalização do trabalho
Em 1969 quando foi criada a DGA, apenas 88 funcionários – sendo que deste número 12 mantinham cargos gerenciais – executavam as ações administrativas. Já em 1989, época em que se iniciou uma grande reforma administrativa, a Unidade ultrapassava a marca de 650 funcionários e 205 cargos gerenciais. Hoje, são 288 funcionários e 35 gerentes. Muitas são as razões que pode-se apresentar para que o enxugamento da máquina administrativa tenha ocorrido, segundo a coordenadora.

Ela explica que vários serviços mantidos pela Unidade passaram a ser de competência da Prefeitura Universitária. Restaurantes e controle de transportes para funcionários, por exemplo, eram da responsabilidade da DGA. Outra questão foi a racionalização do trabalho e a informatização de inúmeras atividades. "Ainda estamos enxugando mais, pois muitas são as aposentadorias e outros tipos de desligamentos".

Vera garante, no entanto, que a qualidade dos serviços só está aumentando. Um dos pontos fortes de sua administração tem sido o investimento pesado na qualificação do quadro de pessoal e o desenvolvimento da autonomia funcional de cada um de seus profissionais.

Pessoas

Enfermeira é homenageada ao deixar cargo
Depois de exatos 2.190 dias administrando o Serviço de Enfermagem Pediátrica, no 4° andar do HC da Unicamp, a enfermeira Terezinha Ayako Sugai deixou suas funções na última quinta-feira, dia 19. Em seu lugar assume a enfermeira Maria Isabel Costa Melo, na Universidade desde 87. Numa cerimônia simples, "mas gratificante", de acordo com a própria Terezinha, ela foi homenageada por grupos de enfermeiras de vários outros setores do hospital, que lhe ofereceram presentes e flores.

"Vejo toda essa manifestação de carinho dos meus amigos como uma resposta ao trabalho que desenvolvi, não individualmente, mas com toda uma equipe, à frente ao serviço de enfermagem da pediatria", diz Terezinha, que agora passa a assistente de enfermagem do setor.

Contratada pela Unicamp em 1986, sempre atuou no serviço de enfermagem do hospital. Hoje com vinte anos de profissão, começou como enfermeira assistencial, passou a supervisora e, finalmente, diretora do serviço que agora acaba de deixar. A enfermeira Márcia Inês Rodrigues Furcolim falou da maneira simples e tímida, "quase ingênua", mas séria e segura na condução de suas tarefas. Entre as qualidades de Terezinha, Márcia ressalta duas, em especial: "Seriedade é ética profissional, que sempre nortearam sua vida profissional, tanto em relação ao cuidado destinado aos pacientes quanto aos seus colegas de trabalho", diz Márcia.

Terezinha, no entanto, não se considera uma profissional especial. "Apenas gosto do que faço", explica. Revela que não há uma fórmula mágica para que o funcionário ofereça um bom atendimento ao paciente. "Paciência e dedicação talvez. E é isso o que procuro fazer com quem trabalha comigo", acredita. "O êxito profissional de um servidor qualquer talvez resida em valorizar o aspecto humano. Ao acreditar nas pessoas essa confiança é transferida ao paciente e, por conseqüência, à família dele", acredita Terezinha.

Fora da hospital, a enfermeira é uma mulher tranqüila, de gostos simples e caseira. Aprecia um bom livro (na adolescência leu quase toda a obra de Machado de Assis), cinema, ginástica e freqüenta as reuniões na Igreja Batista. "Embora goste de ficar em casa, pelo menos por enquanto, cozinhar não é muito a minha praia", conta.

Departamento de Enfermagem da FCM tem nova chefe
Trabalhar até dez horas por dia já virou rotina na vida da enfermeira Maria Cecília Cardoso Benatti, que acaba de ser escolhida por 80,7% do corpo docente para chefiar, pela segunda vez, o Departamento de Enfermagem da FCM/Unicamp. Com 33 anos de profissão, Maria Cecília costuma dizer que a história de sua vida particular se confunde com a da enfermeira "tamanho é o meu envolvimento com o trabalho".

Maria Cecília vai administrar um quadro de 210 pessoas - 28 docentes-doutores, oito enfermeiras auxiliar, 130 alunos de graduação, 37 de mestrado e sete funcionários. "É o único departamento da FCM que administra uma escola de graduação e os cursos de mestrado em enfermagem", acentua.

Na Unicamp desde 1969, trabalhou na antiga Santa Casa de Misericórdia, no centro da cidade. Ali foi chefe da 4° enfermaria, o departamento de tocoginecologia, projeto que originou, mais tarde, a implantação do Caism na Unicamp. Na década de 80 Cecília veio para a Unicamp como docente da Faculdade de Ciências Médicas, onde hoje leciona "Fundamentos de Enfermagem" para os alunos da graduação.

A enfermeira é casada, tem dois filhos — Luciana, de 26 anos, e Rogério, de 24 —, e ainda consegue arrumar tempo para escrever artigos para revistas especializadas. Recentemente publicou na Revista Latino-Americana de Enfermagem matéria sobre tema em que é especialista: a saúde do trabalhador no Brasil. "Há sempre que se arrumar um tempinho para divulgar as nossas idéias", revela. Nessa nova gestão pretende dar continuidade ao que o departamento vinha desenvolvendo. No entanto, diz que há alguma coisa que precisa ser aprimorada. Uma delas é que o departamento funciona num prédio que já começa a ficar pequeno para as atividades que a unidade desempenha.

"Vamos ampliar suas dimensões de 300 m2 para 600 m2, para que possamos executar melhor as nossas tarefas", diz. Além disso, será dada maior atenção ao projeto Cuidar (Centro Unificado e Interdisciplinar de Atenção à Saúde e Reabilitação), destinado ao atendimento do paciente do Hospital das Clínicas. Esse projeto, composto de vários grupos de docentes do Departamento, visa a assistência à saúde do idoso. Por exemplo, controlar os fatores de risco de coronariopatias, orientação psicossocial, incluindo a família do indivíduo, e aconselhamento ao portador de diabetes. O projeto prevê ainda atendimento domiciliar do paciente. "É um trabalho conjunto entre a FCM e ambulatórios do HC", diz. A FCM está implantando uma unidade de internação em obstetrícia no Hospital Municipal de Sumaré, onde o aluno, sob orientação de um médico, vai aprendendo a fazer um parto.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br