Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

29 /1 a 4/2 de 2001 Ano II  - No. 129

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Produção científica

Unicamp fecha o ano com 1.431 teses
A Unicamp vem registrando seguidamente, nos últimos sete anos (1994 a 2000), significativo aumento de produção científica nos cursos de pós-graduação. Em 2000, o número de teses apresentadas no mestrado cresceu 4% em relação ao ano anterior. No doutorado, o aumento foi ainda maior: 6%. Com isso, a Universidade encerrou o ano passado totalizando 1.431 teses defendidas, sendo 886 no mestrado e 545 no doutorado.
(veja quadro)

Em 99, foram 851 teses no mestrado e 514 teses defendidas no doutorado (confira tabela nesta página). No período de sete anos as teses no mestrado e doutorado totalizam 7.403. O crescimento é atribuído pelo pró-reitor de Pós- Graduação, José Claúdio Geromel, ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade nesta área, decorrente da excepcional produção científica dos docentes e alunos.

Os cursos de pós-graduação têm como objetivo a produção científica, tecnológica, cultural e artística na formação de pesquisadores e profissionais de alto nível. A Universidade conta com 61 cursos, muitos deles considerados como os melhores do País, segundo avaliações periódicas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na última década, informa Geromel, ocorreu um crescimento acentuado de alunos, principalmente nos cursos de doutorado. Hoje, dos mais de 11 mil alunos matriculados na pós-graduação, sendo oito mil regulares, cerca de 4 mil se concentram no mestrado e a outra metade no doutorado.

"No início da década de 90 a proporção era de um terço dos alunos no doutorado e dois terços deles no mestrado", disse Geromel. O pró-reitor aponta como um dos motivos para o aumento relativo de alunos nos cursos de doutorado a maior necessidade de formação de docentes e de pesquisadores de alto nível exigidos pelo país.

Além disto, Geromel cita o programa de doutorado como prioritário para a Universidade. "A Unicamp entende que o mestrado é uma etapa importante na formação dos alunos, mas que do ponto de vista da formação global e científica, a pesquisa se consolida com o doutorado", explica.

Dos mais de oito mil alunos regulares da pós-graduação, cerca de 3,2 mil são bolsistas. Entre os programas está o PICDT (Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnicos), voltado para a formação de doutores que já são professores em outras universidades brasileiras.

Evento

Universidade sedia simpósio sobre fungos
"Este é um momento de avanço nas relações Brasil-Japão, pois hoje a Unicamp começa a mostrar os resultados da pesquisa que desenvolve com a Japan International Cooperation Agency (Jica) há dez anos." Essas foram as palavras do reitor da Unicamp, professor Hermano Tavares, ao declarar aberto o Simpósio Internacional de Pesquisa Clínica e Projeto de Treinamento Médico no último dia 18, na Faculdade de Ciências Médicas. Evento inédito no Brasil na área de fungos, o simpósio reuniu aproximadamente 120 participantes.

Além do reitor, estiveram na solenidade de abertura o coordenador de relações institucionais e internacionais, professor Mohamed Habib; o diretor associado da FCM, professor Rogério Antunes Pereira Filho; o coordenador do Projeto Jica na Unicamp, Ademar Yamanaka; o coordenador japonês do Projeto Jica-Gastrocentro e professor emérito da Universidade de Toyama-Japão, Keiichi Yamamoto; o professor Makoto Miyaji, do Research Center for Pathogenic Fungi and Microbial Toxicoses da Chiba University; o diretor do Projeto Jica em São Paulo, professor Kenichiro Kawaji; e o cônsul do Japão, Jun Tamagawa.

Resultados – A finalidade do simpósio – promovido pelo Grupo de Aids da Unicamp e pelo Instituto de Fungos Patogênicos da Universidade Chiba-Japão – foi transmitir os conhecimentos resultantes do intercâmbio, que trouxe à Unicamp inúmeros benefícios, como, por exemplo, capacitação médica, três cursos do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), aquisição de equipamentos e publicação de três livros: Atlas de Ultra-Sonografia Abdominal (também em CD, já na 2a edição e ampliada), Atlas de Endoscopia Digestiva Alta – Tumores Gástricos; e Aids and Gastrointestinal Endoscopy, dentre outros.

De acordo com Ademar Yamanaka, "podemos agora contar com qualidade e peso em termos de pesquisa sobre fungos, uma vez que o Japão é um centro de excelência na área, a maior referência em toda Ásia".

Keiichi Yamamoto retribuiu dizendo que não considera o Brasil um país em desenvolvimento, como está firmado no acordo da Jica com outros países. "E, ainda por cima, ele tem uma das maiores concentrações da colônia japonesa. Por isso, o nosso governo entende que, fazendo uma cooperação entre governos, indiretamente beneficiará a colônia japonesa residente aqui", enfatiza.

O acordo da Jica com a Unicamp, que é intermediado pelo Ministério das Relações Exteriores, vai até março de 2002, mas existe previsão de ser renovado por mais cinco anos, segundo negociações iniciadas no ano passado.

A Jica é uma missão que coopera com países em desenvolvimento na transferência de tecnologia e treinamento médico. Atualmente, ela atua na Área de Saúde da Unicamp em Infectologia, Gastrocentro e Pediatria da FCM.

Incubadora

Cooperativas vão capacitar e reciclar mão-de-obra
A Unicamp, além de gerar conhecimentos, desenvolver pesquisas e prestar serviços à sociedade, a partir deste primeiro semestre vai pôr em prática um projeto audacioso: a criação de uma rede de cooperativas populares cujo objetivo é reduzir a taxa de desemprego em Campinas e cidades da região.

Segundo o professor Mohamed Habib, da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp, preocupada com o problema do desemprego que assola o país "é que a Universidade, exercendo a função social que lhe é pertinente, decidiu enfrentar a questão: está criando uma incubadora de cooperativas que se propõe, entre outras coisas, a capacitar e a reciclar o serviço de mão-de-obra de trabalhadores, desde profissionais mais simples até os de níveis mais elevados", explica o professor.

O projeto prevê a realização de cursos de reciclagem destinados a trabalhadores das mais diversas áreas de atuação, da construção civil a coletores de lixo, por exemplo, assim como gente especializada em atividades hospitalares.

O indivíduo que faz parte da cooperativa de reciclagem de lixo — o catador de lixo, apenas para citar um exemplo — passará por um processo de treinamento e capacitação profissional de maneira a ser habilitado a trabalhar com esse tipo de material em suas mais diversas formas, como separar a matéria-prima para que possa ser reutilizada na confecção de outros produtos.

O professor Mohamed diz que a cooperativa de limpeza conta já com aproximadamente 100 inscritos.

Os cursos de capacitação profissional serão ministrados em parceria com professores da USP, Universidade Federal de São Carlos, entre outras universidades, com larga experiência nesse tipo de projeto de cooperativas populares.

O projeto conta ainda com a participação da Rede Unitrabalho, que envolve mais de 80 universidades brasileiras. O reitor da Unicamp, professor Hermano Tavares, exerce a função de presidente da Rede.

Produção científica

Ótica do HC doa óculos
A Ótica do Hospital das Clínicas da Unicamp doou, no ano passado, cerca de 400 óculos à população em geral e a funcionários, docentes e alunos. Os modelos – simples – são fabricados em duas pequenas salas próximas à entrada principal do Hospital. Lá trabalham os técnicos em ótica Adilson Meneghetti da Silva e Edvaldo de Oliveira. Mesmo jovens, eles se identificam muito com a atividade, principalmente pelo prazer de auxiliar as pessoas mais carentes.

Uma máquina copia o formato da armação e, a seguir, recorta as lentes. O trabalho, que é meticuloso, por lidar com graduações prescritas pelo especialista nas receitas de maneira individualizada, inicia muito antes das 9 horas, com os preparativos para o atendimento e separação dos óculos que serão entregues naquele dia.

O material dos óculos é feito em acetato e as lentes em acrílico. Os 22 tipos de armações, nas cores azul, marrom, cinza, preta e rosa, podem ser escolhidos. Em sua maioria, os pacientes procuram óculos simples, mas um bom número necessita das lentes bifocais e ainda das especiais, como no caso de visão subnormal e acima de seis graus. "Tem óculos até para bebês", diz Tatsuo Yoshida, responsável pela Ótica, mostrando um modelo que será utilizado por uma criança de seis meses.

A porta de entrada para o atendimento na Ótica do HC (das 9 às 17 horas) é o Serviço Social, onde o paciente vai apresentar uma receita do SUS atualizada. "Esse é o pré-requisito. Depois, ele é encaminhado para nós", explica Yoshida. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3788-7123.

Curso

IC cria mestrado profissional
O Instituto de Computação da Unicamp está criando o curso de Mestrado Profissional, um dos primeiros da modalidade no País. Diferentemente do acadêmico, o Mestrado Profissional em Computação visa atender aos profissionais que já estão inseridos no mercado. A diferença é que normalmente o mestrado exige do aluno dedicação exclusiva e é direcionado para a pesquisa científica. "Já no nosso curso, a pesquisa será aplicável no contexto do dia-a-dia da profissão", afirma Maria Cecília Baranauskas, coordenadora do curso.

O curso terá um núcleo comum e quatro áreas de concentração: Engenharia de Software, Gerência de Sistemas de Formação, Redes de Computadores e Engenharia de Computação. Segundo Cecília, o curso terá nas disciplinas uma base teórica semelhante ao mestrado acadêmico, mas o tema da monografia será aplicável à vida profissional do candidato. O aluno terá de cursar 10 disciplinas e defender uma monografia. Por enquanto, não serão oferecidas disciplinas isoladas. O curso deverá ter no mínimo um ano e no máximo dois anos. As aulas acontecerão às segundas e terças-feiras, das 19 às 20 horas e/ou sábados das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas.

Como todo curso da Unicamp, este já é credenciado pela Capes. Em dezembro de 1998, a Capes normatizou o curso, exigindo que ele seja de caráter profissional, sem poder receber bolsa de instituições de pesquisas. O custo total do curso, R$ 11.088,00, poderá ser parcelado em 12 ou 18 meses. Além dos 10% de desconto à vista, o IC está aberto a propostas de convênios com empresas para grupos de interessados. O curso ainda deverá oferecer uma bolsa a cada 30 matriculados, que deverá ser dividida entre os próprios alunos.

Serão oferecidas 30 vagas. As inscrições são gratuitas, estarão abertas até o dia 31 de janeiro e deverão ser feitas na Secretaria de Mestrado Profissional, IC. É necessária a apresentação do Curriculum Vitae resumido, histórico escolar e certificado de conclusão de curso superior, duas cartas de recomendação e formulários de inscrição preenchidos. Mais detalhes pelo telefone (19)3788-5883.

Vida Acadêmica

PAINEL DA SEMANA

Prêmio CNPq – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a pesquisas visando ao progresso social, econômico e cultural do país – concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica àqueles que, por suas atividades, contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo. As inscrições acontecem no período de 1º de fevereiro (quinta-feira) a 31 de março. O prêmio é atribuído em três modalidades: divulgação científica, jornalismo científico e instituição. O endereço é Secretaria Executiva do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, CNPq, SEPN 507 - Bloco "B", sala 207, Brasília (DF), CEP 70.740-901. E-mail premios@cnpq.br. Telefone (61) 348-9410 e fax 348-9487. As inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos durante o mês de maio e a entrega será feita no mês de julho, durante a 53° Reunião Anual da SBPC.

Engenharia Automotiva – A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) divulga que estão sendo aceitos trabalhos para a 11ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), a ser realizado de 26 a 28 de junho, em São Paulo. O evento discutirá as mais recentes pesquisas e desenvolvimento tecnológicos de veículos convencionais e não-convencionais, ferroviários, embarcações e aeronaves, bem como automação/robótica, carroceria, chassis, combustíveis, design, eletroeletrônica, emissões veiculares, qualidade e produtividade, legislação, logística, entre outros assuntos, dentro do tema a Engenharia Automotiva para um Desenvolvimento Sustentável. A data limite para entrega dos resumos é dia 29 (segunda-feira), enquanto a entrega de trabalhos pode ser feita até 2 de abril. Os autores devem enviar resumo datilografado com 200 a 300 palavras, descrevendo os objetivos, resultados obtidos e conclusões. Informações pelo telefone (11) 5575-9043, fax (11) 5571-4590, e-mail simea@aea.org.br ou no site www.aea.org.br. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o evento contará também com participantes da Unicamp. O engenheiro Alexandre Benedito Novaes, do Departamento de Normalização e Inspeção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, integra a comissão técnica de segurança veicular.

Talento científico – O portal de informações em geotecnologias Fator GIS On line, que está organizando o evento Brasil 2001 - 7º Show de Geotecnologias e a Feira de Geotecnologias, entre 14 e 18 de maio, em Curitiba (Pr), prorrogou até dia 29 (segunda-feira) as inscrições para a Mostra de Talento Científico. Podem se inscrever alunos que estejam desenvolvendo monografias de conclusão de curso ou que tenham resultados de pesquisas realizadas em iniciação cientifica; pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa; ou alunos de pós-graduação lato sensu ou strictu sensu. As normas para a apresentação dos artigos podem ser encontradas em www.gisbrasil.com.br/portugues/gis2001_trabalhos/gis2001_normas.htm.

Mestrado profissional – O Instituto de Computação (IC), com reconhecida qualidade em seus cursos de pós-graduação, inicia em março o Mestrado Profissional em Computação – primeiro a ser oferecido no Estado de São Paulo e segundo do gênero no país. Credenciado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), visa atender a demanda de empresas e de centros de alta tecnologia por mestres qualificados, aptos a elaborar novas técnicas e processos – porém com formação diferenciada dos egressos dos cursos de mestrado acadêmico, os quais visam prioritariamente a pesquisa científica. A nova modalidade de mestrado prevê o oferecimento de múltiplas áreas de concentração, iniciando com a de Engenharia de Computação. A professora Cecília Baranauskas é a coordenadora do curso. As inscrições terminam na quarta-feira 31. Veja o site www.ic.unicamp.br/MP.

Coordenador de projetos para Internet – O Instituto Vale do Futuro, em Campinas, abre inscrições para preenchimento de uma vaga na função de Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Web. As inscrições podem ser feitas até dia 31 (quarta-feira). Os interessados devem enviar currículo atualizado, com pretensão salarial, para o e-mail selecao@valedofuturo.unicamp.br.

Últimos dias – Encerra-se dia 31 (quarta-feira) o prazo de inscrição para o 2º Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", nas categorias livro, tese de doutorado, dissertação de mestrado e artigo. Podem ser inscritos estudos urbanos e/ou regionais de diferentes campos disciplinares, de cunho teórico, empírico ou histórico, monográfico ou comparativo, que contemplem a realidade brasileira. A inscrição pode ser feita pelo próprio autor (um trabalho por categoria) ou por instituição (até três trabalhos por categoria). Inscrições e informações na Presidência da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), pelo endereço eletrônico anpur_presidencia@eco.unicamp.br ou fax 3289-1512.

Fisioterapia e terapia ocupacional – Estágio voluntário é oferecido pelo Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do HC, para profissionais graduados, com início previsto no dia 19 de fevereiro e término em 24 de agosto. As inscrições terminam na quarta-feira 31 e podem ser feitas no próprio Serviço de Fisioterapia, no 2º piso (faixa rosa). Informações pelos telefones 3788-7735, 3788-7065 ou e-mail issad@hc.unicamp.br

Fisioterapia – Terminam dia 31 (quarta-feira) as inscrições para o curso de especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil (modalidade extensão), com duração de 12 meses e 30 horas semanais. São oferecidas 12 vagas. Informações pelos telefones 3788-7065 ou 3788 4646, site www.unicamp.br/extecamp ou e-mails extecamp@obelix.unicamp.br e fisioneuro_esp@bol.com.br

Ciência dos Materiais – Inscrições na pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até dia 31 (quarta-feira). Áreas de concentração: Materiais Nanométricos, Metais e Ligas Metálicas, Materiais Poliméricos, Materiais Cerâmicos, Materiais Compósitos e Materiais Semicondutores. E-mail pgcimat@if.ufrgs.br e telefone (51) 316-7063 ou 316-6427.

Coleta de sangue – O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) realiza coletas de sangue em fevereiro nos seguintes locais: dia 1º (quinta-feira), das 17 às 20 horas, no Terminal Ouro Verde; dia 4 (domingo), das 9 às 12h30, no Parque Portugal; nos dias 5, 6, 7, 8, 9, 13 e 14, das 8 às 12 horas, em frente a Catedral; dia 15, das 8 às 12 horas, no Largo do Rosário, e em 20, 21 e 22 de fevereiro, das 8 às 12 horas, em frente a Catedral. O site www.hemocentro.unicamp.br/.

Fisioterapia – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) oferece a partir de 1º de março um curso de especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Adulto. Com duração de 12 meses, acontecerá na FCM e no HC. Inscrições de 1º (quinta-feira) a 8 de fevereiro na Extecamp. O professor Donizeti César Honorato é quem coordena o curso, com apenas 12 vagas. Informações: telefones 3788-7810, 3788-4646 ou www. extecamp.unicamp.br.

Química e Biotecnologia – A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, recebe inscrições para o mestrado, até 5 de fevereiro. Inscrições para o doutorado, terminam na quarta-feira 31 de janeiro (incluindo entrega de projetos). Site www.reitoria.ufal.br/quimica/quimica.htm, telefones (82) 214-1384 e 214-1388, fax (82) 214-1615 e e-mail lmc@qui.ufal.br.

Exposição fotográfica – Termina dia 2 (sexta-feira), no Espaço Cultural da DGA, a mostra de trabalhos promovida pelo Núcleo Artístico Fotográfico "Aprendizes da Vida", após curso básico de fotografia realizado em dezembro e tendo como público alvo a comunidade universitária. Das 9 às 16h30. Informações com Francisco de Assis da Silva em chicao@cemib.unicamp.br e pelo telefone 3788-1124.

Em dia

Escola de Extensão – A Extecamp reelaborou sua home page, na qual se encontram os novos cursos de especialização e extensão. Confira em www.extecamp.unicamp.br.

Campinas – A mostra "Campinas Antiga: exposição de livros, revistas, mapas e almanaques" pode ser vista até 5 de março no 3° andar da Biblioteca Central. Organizada pela Coleção de Obras Raras, contém narrativas de viagem (passagens por Campinas), história local, tipografias e um mapa especial do Guia dos Viajantes na Província de São Paulo, de 1876. O horário é das 9 às 17 horas, durante a semana. Informações: 3788-7025 com Sandra Lane.

Boletim EAD – O Centro de Computação (CCUEC) está disponibilizando novo número do Boletim de Ensino A Distância. Informações em www.ead.unicamp.br/. Para assinar o boletim, envie um e-mail para boletim-ead-request@ccuec.unicamp.br, e no corpo da mensagem escreva a palavra subscribe. O cadastramento pode também ser feito na página www.unicamp.br/ead/subscribe.html.

ComoAchar – O boletim nº 9 do Serviço de Informação do Programa Prossiga, em www.prossiga.br/comoachar, destaca relevantes bibliotecas virtuais para pesquisadores em C&T. O número de assinantes ultrapassa seis mil, o que reflete a importância acadêmica deste serviço na Internet. Não deixe de conferir.

Revista científica digital – Está on line nova edição da revista Pensamento Comunicacional Latino-americano, no site www.metodista.br/unesco/PCLA/index.htm. Contém artigos, perfis, entrevistas, projetos, resenhas, e aceita artigos para a próxima edição devem até 1º de março. E-mails pcla.unesco@metodista.br e mcgobbi.unesco@metodista.br.

Bio Notícias On Line – É o boletim eletrônico instalado em www.portalbiologia.com.br e produzido pelo Conselho Regional de Biologia/2ª Região (CRBio-2). Destaca a difícil arte de ser biólogo, a Feira do Verde em Vitória, a história dos 500 anos de Mata Atlântica e ainda o artigo O profissional de Biologia e o Mercosul, da bióloga Vera Lúcia M. Callegaro, conselheira secretária do CFBio e membro da Comissão Mercosul.

Biodiversidade tem banco de dados – Está on line o banco de dados "Quem é Quem em Biodiversidade no Brasil". É um projeto da Rede Brasileira de Informação em Biodiversidade, coordenado pela Fundação André Tosello, que tem a participação de diversas organizações públicas, acadêmicas e privadas. O objetivo é aproximar os pesquisadores envolvidos com a conservação e utilização sustentável da diversidade biológica no país. Para se cadastrar, acesse o site www.binbr.org.br/whoswho/.

Nova revista – O Journal of Soils and Sediments revista científica publicada em inglês pela editora alemã Ecomed, dedicada a artigos em geoquímica ambiental, medicina e toxicologia e poluição, está aceitando contribuições. Informe-se em www.scientificjournals.com/jss.

Biblioteca na Internet – O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia disponibiliza a consulta de seu acervo pela web. São milhares de livros colecionados nas bibliotecas dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, a toda comunidade interessada para aproximar o usuário acadêmico dos livros, monografias e periódicos, facilitando os trabalhos de pesquisa. O internauta pode ter acesso pela busca avançada ou simples em www.uesb.br.

Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores – Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt), recebe inscrições até 9 de março. Visa incentivar a pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros. Esta é a segunda edição: realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará Meio Ambiente - Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores com até 35 anos de idade. A data final para apresentação dos projetos será 9 de março. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados podem enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br. Há ainda os telefones (61) 317-7884 e 317-7811, e-mail bsantanna@mct.gov.br e site www.mct.gov.br/Temas/mercosul/premiocham.htm.

Nova logomarca – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC) promove concurso para escolha de nova logomarca. Os trabalhos devem ter formas livres e ser apresentados em duas versões: colorida e preto e branco. A inscrição deve ser feita até 5 de março, na sede da SBPC em São Paulo ou pelo correio (Rua Maria Antônia, 294, 4º andar, CEP 01.222-010, São Paulo), por pessoas físicas, residentes no Brasil, de qualquer idade, nacionalidade ou grau de instrução. Informações: telefone (11) 259-2766 e e-mail sbpc@sbpcnet.org.br.

Nova biblioteca virtual – O CNPq/Prossiga, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), acaba de criar a Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica, disponível no site www.prossiga.br/finep/. Composta por uma seleção de sites nacionais e internacionais, agrupados por assuntos e setores da atividade econômica, analisados e comentados, a biblioteca virtual permite acesso a informações relacionadas ao tema-chave inovação tecnológica, distribuídas em categorias como estudos e diagnósticos setoriais brasileiros, confederações, federações e associações empresariais, centros e grupos de pesquisas tecnológicas brasileiros, indicadores e estatísticas, órgãos de regulação, normalização e fiscalização, patentes e marcas, entre outras.

A Floresta e o Homem – É o título do livro editado pela Edusp e lançado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) em setembro de 2000, que foi escolhido como Melhor Livro de Geografia publicado no Estado de São Paulo. A premiação é oferecida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, instituição centenária que anualmente elege as melhores obras de história e geografia do país, o melhor periódico e a melhor entidade na área. O livro retrata a influência da exploração extrativista das florestas nativas no desenvolvimento econômico brasileiro e de outros países nos últimos séculos. Mostra também o processo de conscientização das empresas e da sociedade e a mudança de conceito em relação à floresta. Ela passa a ser alvo de pesquisas, deixando de ser apenas fonte de matéria-prima para ser sinônimo de biodiversidade, vida e beleza. Informações em www.usp.br/edusp ou e-mail edusp-venda@edu.usp.br. No site do o IPEF é possível acessar outras informações sobre o livro, como o resumo dos capítulos e fotos. O endereço é www.ipef.br/publicacoes/livroipef/#.

Inscrições

Odontologia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe inscrições para o curso de Especialização Odontológica em Saúde Coletiva. O exame de seleção será em fevereiro. Com um ano de duração, tem início em março e estão sendo oferecidas doze vagas. Informações pelo telefone (19) 430-5226 ou e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Geoprocessamento – O Instituto de Computação (IC) e a Escola de Extensão (Extecamp) recebem até 2 de fevereiro as inscrições para o curso de especialização em geoprocessamento, modalidade extensão universitária. Informações pelos telefones 3788-4547, 3788-4646 e 3788-4648; e-mail rubens@cpa.unicamp.br ou em www.ic.unicamp.br/extensao/geoproc e www.extecamp.unicamp.br.

Manejo do solo – É o curso de especialização oferecido pelo Departamento de Solos e Nutrição de Plantas, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da USP. Começa em 2 de fevereiro. Telefones (19) 429-4171 e 429-4295 ou fax (19) 434-5354.

Biologia Animal – Inscrições para o mestrado, até 2 de fevereiro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Detalhes pelo telefone/fax (81) 3271-8359 ou e-mail ppgba@npd.ufpe.br.

Especializações – A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe inscrições para uma série de cursos de especialização: Administração e Sistemas de Informações, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Reparadora, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Broncoesofagologia, Ciência dos Medicamentos e Alimentos, Direito da Administração Pública, Direito Privado, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Educação Brasileira e Movimentos Sindicais, Endodontia, Enfermagem Home Care, Geologia e Geofísica Marinha, Geriatria e Gerontologia no Hospital Universitário Antônio Pedro, Hematologia Clínica, Língua Francesa e Literatura Francofonas, Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio, Medicina do Trabalho e Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Patologia Clínica, Pneumologia, e Radiologia. Os prazos de inscrições variam conforme os cursos, sendo alguns até fevereiro. Informe-se no site www.propp.uff.br.

Física – Inscrições para o mestrado até 9 de fevereiro, no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, em Londrina, Paraná. Seleção de 12 a 16 de fevereiro, para início do curso em março. O curso oferece bolsas da Capes e do CNPq. Telefone (43) 371-4266, fax (43) 371-4166 e e-mail simoes@uel.br. Também até 9 de fevereiro vão as inscrições para o curso de Doutorado Conjunto em Física, dos Departamentos de Física das Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL), no Paraná. Seleção de 12 a 16 de fevereiro, para início em março. Oferece bolsas da Capes e do CNPq. Telefone (43) 371-4266 ou (44) 263-4623, fax (43) 371-4166, e-mail simoes@uel.br ou posgraduacao@dfi.uem.br.

Gestão ambiental – A Coordenadoria de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajai (Univali), em Santa Catarina, recebe inscrições para o curso em Gestão Ambiental. Podem ser feitas até 9 de fevereiro na Rua Uruguai 458, centro, e pela caixa postal 360, Itajai (SC). Mais informações pelos telefones (47) 341-7534, 341-7652 ou pelo e-mail posgrad@univali.br.

Mestrado na UMC – A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) aceita inscrições até 9 de fevereiro para mestrado em Engenharia Biomédica e em Biotecnologia. É dirigido a profissionais graduados em Ciências Biológicas, Biomédicas, Exatas, Agrárias e Tecnológicas. Mais informações na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200, Centro Cívico, Mogi das Cruzes (SP). Mais informações pelo telefone 0800-19-20-01 ou pelo site www.umc.br.

Especialização em Geologia do Quaternário – Curso promovido pelo Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ. Inscrições até 15 de fevereiro. Telefone (021) 568-8262, ramal 210.

Geologia – A Universidade Vale do Rio dos Sinos (RS) está com inscrições abertas até o dia 2 de março para o programa de pós-graduação em Geologia. Mais informações pelo telefone (51) 5908174 ou pelo fax: (51) 5908177.

Geociências – Encontram-se abertas até 5 de março as inscrições para a pós-graduação em Geociências (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Informações e inscrições pelos telefones (51) 316-6359, 316-7140, fax (51) 316-6340 ou pelos e-mails zaghetto@if.ufrgs.br ou lfderos@if.ufrgs.br.

Doutorado em História – A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), recebe inscrições até 9 de março. Tem como ênfase o estudo histórico latino-americano. Os candidatos devem possuir proficiência em dois idiomas. São oferecidas cinco vagas. Informe-se em com deivison@helios.unisinos.br e no site www.humanas.unisinos.br/pos/doutorado/ppghn.

Desenvolvimento de Software para Web – Curso de especialização na Universidade do Vale do Itajai (Univali), campus de São José (SC). Inscrições até 9 de março. Os candidatos devem ser profissionais de nível superior, vinculados ou não a empresas públicas ou privadas, atuantes ou com formação na área de Informática (Ciência da Computação e cursos afins). Informações com a professora Fernanda Cunha pelo telefone (48) 281-1517, e-mail coord-computacao@sj.univali.br e no site www.sj.univali.br

Ultra-sonografia Aplicada – A Universidade Federal de Viçosa (UFV) abre inscrições de 19 a 23 de março para o curso de Ultra-sonografia Aplicada. Mais informações pelo site www.funarbe.org.br, e-mail eventos@funarbe.org.br ou telefone (31) 3891-3204, ramal 150.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental – Na Universidade do Vale do Itajai (Univali). Inscrições até 23 de março. Telefones (47) 341-7534 e 341-7652 ou e-mail posgrad@univali.br.

Novo milênio – A comissão organizadora do 20º Simpósio Nacional de História, que acontece de 22 a 27 de julho em Niterói (RJ), recebe até 30 de março os resumos e trabalhos dos interessados em participar do evento. O tema é "A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo". Caixa postal 107.059, CEP 24.360-000, Niterói (RJ).

Estágio em várias áreas – O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) está oferecendo vagas para estágio não-remunerado (portaria GR-187/90), curriculares ou não, nas áreas de enfermagem, fisioterapia, informática, Laboratório de Pesquisas Bioquímicas, Laboratório de Procedimentos Especializados, Laboratório de Reprodução Humana, arquitetura, nutrição, Programa de Gerenciamento de Equipamentos Médico-Hospitalares, psicologia, serviço social e Cipa Setorial. Os interessados devem apresentar atestado de matrícula, cópia do CIC e RG, currículo, histórico escolar para estágios curriculares com o nome do diretor da escola (ou responsável) e do responsável pela supervisão do estágio, além da cópia do modelo do termo de compromisso. Detalhes pelo e-mail caism@caism.unicamp.br.

Oportunidades

Engenheiro de Propostas – Disponibilidade para viagens, experiência em propostas técnicas e comerciais no ramo metro-ferroviário, linguagem C e inglês avançado. Enviar currículo com a sigla "PROP" para o e-mail karin.lentini@ihold.com.br, A/C Luciana .

Consultor trainee – Curso superior na área de informática, inglês intermediário, disponibilidade para viagens. Enviar currículo para o e-mail dyneya.yamada@prorh.com.br com o código 562 ou contato pelo telefone (11) 7266-5066.

Engenheiro – Conhecimentos em ISO 9002, domínio em Word, Excel e PowerPoint. Enviar currículo para rh@campos.com.br.

Engenheiro de Aplicação – Cursando o 4o ou 5o ano de Engenharia Mecânica, conhecimentos em informática, inglês e disponibilidade para trabalho de 20 horas semanais. Contatos pelo e-mail neusa@stowe.com.br ou pelo telefone (19) 3864-1266.

Engenheiro Elétrico/Eletrônico, Analista de Sistemas – Conhecimentos em linguagens C e C++ para trabalho na cidade de São Paulo (SP). Enviar currículo com a sigla "EST" para o e-mail fabiana.herreiro@ihold.com.br.

Engenheiro Químico – Cursando o 2o 3o ou 4o ano em 2001. Encaminhar currículo para visaorh@aquarium.com.br ou para a Rua José Paulino, 1.544, 3o andar, sala 13, centro, Campinas (SP), A/C de Carmen Ferreira.

Cargo de analista – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT) está com edital para provimento de cargo de analista. O período de inscrição é de 12 a 16 de fevereiro. O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) e compreenderá provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas no dia 17 de março. Consulte a www.cespe.unb.br.

Concurso para USP (Ribeirão Preto) – A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas, até 18 de fevereiro, para concurso de docente na categoria de professor doutor (MS-3), em regime de dedicação integral docência e à pesquisa (RDIDP). Mais informações pelos telefones (16) 602-3635, 602-3690, 602-3722 ou e-mail adm-pessoal@ffclrp.usp.br. O campus da USP de Ribeirão Preto fica localizado na Avenida Bandeirantes, 3.900, CEP 14.040-901.

Concurso para docente – A Faculdade de Saúde Pública da USP está com concurso para professor doutor, referencia MS-3, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), para trabalhar no Departamento de Nutrição. O salário é de R$ 3.475,16. Inscrições até 21 de março, na Avenida Dr. Arnaldo, 715, 2º andar, em São Paulo. Telefone (11) 3066-7762.

Concursos para docente – O Instituto de Física da USP recebe inscrições até 9 de maio para o processo seletivo para contratação de docente, categoria professor doutor, junto aos Departamentos de Física Aplicada, Física Experimental, Física Geral e Física Matemática. Editais no site www.imprensaoficial.com.br/jornal/20010110/ex1/cceaa136.htm. Há também outra vaga para professor titular junto ao Departamento de Física Aplicada. Edital no site www.imprensaoficial.com.br/jornal/20010106/ex1/ccea6158.htm, com inscrições até 4 de julho. Informe-se em (11) 3818-6902 e 3818-6909.

Docente colaborador – O Departamento de Medicina Social da USP está com concurso aberto junto a área de Métodos Quantitativos. As inscrições podem ser feitas até 23 de março, em Ribeirão Preto (SP). Mais informações pelo telefone (16) 602-2151 ou 602-2153.

Doutores em Ciências Biológicas – O Centro de Terapia Celular (CTC) da Universidade de São Paulo (USP), localizado em Ribeirão Preto (SP), está cadastrando doutores para atuarem na área de Ciências Biológicas. Os interessados devem cadastrar seu currículo no site http://143.107.201.168/paginas/curriculo/cv.htm. Mais informações pelo fax (16) 633-4009, pelo e-mail wilsonjr@usp.br ou no site http://ctc.fmrp.usp.br.

Consultor trainee – Curso superior na área de informática, inglês intermediário, disponibilidade para viagens. Enviar currículo para o e-mail dyneya.yamada@prorh.com.br com o código 562 ou contato pelo telefone (11) 7266-5066.

Emprego – O site "Painel do Emprego", em www.paineldoemprego.com.br permite digitar gratuitamente o currículo e ao mesmo tempo oferece um sistema on line de avaliação de conhecimentos. Verifique.

Engenheiro – Conhecimentos em ISO 9002, domínio em Word, Excel e PowerPoint. Enviar currículo para rh@campos.com.br.

Engenheiro Elétrico/Eletrônico, Analista de Sistemas – Conhecimentos em linguagens C e C++ para trabalho na cidade de São Paulo (SP). Enviar currículo com a sigla "EST" para fabiana.herreiro@ihold.com.br.

Engenheiro de Propostas – Disponibilidade para viagens, experiência em propostas técnicas e comerciais no ramo metro-ferroviário, linguagem C e inglês avançado. Enviar currículo com a sigla "PROP" para o e-mail karin.lentini@ihold.com.br, A/C Luciana .

Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores – Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebe inscrições até 9 de março. Os candidatos devem ter até 35 anos, com trabalhos nas áreas de meio ambiente e tecnologias limpas. Serão quatro premiados, um de cada país membro do Mercosul. O prêmio também é promovido pela Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt). Telefones (61) 317-7884 e 317-7811. e-mail bsantanna@mct.gov.br e site www.mct.gov.br/Temas/mercosul/premiocham.htm.

Eventos Futuros

Câncer de próstata – A disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas, apoiada pelos Departamentos de Urooncologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e de Urologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), promove no dia 10 de fevereiro o 1º Workshop de Câncer de Próstata em Campinas. O evento será realizado no The Royal Palm Plaza (Rua Comendador Dr. José César Gazi, 200, Jardim do Lago), a partir das 9 horas. A coordenação é do urologista Adriano Fregonesi, da Unicamp. Informações sobre a programação pelo telefone 3231-2811.

Genética – Os interessados em participar do 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica têm até o dia 16 de fevereiro para entregar os seus resumos para apresentação de trabalhos. O evento será nos dias 26 a 30 de abril. Informações sobre a programação e o local pelo telefone (51) 316-8011.

Encontro – Docentes da Área de Saúde participam nos dias 7 a 9 de março do Simpósio Internacional sobre Doenças Hepáticas e Transplante de Fígado do Oeste Paulista. No mesmo evento, que acontece no Sesc de São José do Rio Preto (SP), haverá o encontro de fellows "Paul Mc Master". Informações sobre o local e a programação no site www.famerp.br/pmcmeeting ou através do telefone (17) 227-3353.

Greco-romano – Acontece de 24 a 27 de abril Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-romano, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tema central: "Filosofia Grega e Filosofia Alemã: um dialogo". Os interessados em apresentar comunicação no simpósio devem entregar textos para analise e julgamento até 15 de março. Serão aceitas nove comunicações a serem posteriormente publicadas na revista Hypnos. Informações pelo telefone (11) 3670-8291, fax (11) 3670-8530, site www.pucsp.br/~filopuc e e-mail filopuc@pucsp.br.

Motores elétricos – A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realiza, de 27 a 29 de março, em São Paulo, a 4a Feira de Acionamentos Estáticos para motores elétricos. O evento também terá em sua programação palestras e a participação das mais importantes empresas do segmento de acionamento e motores instaladas no país, como ABB, Alstom, Danfoss, Rockewell e outras. Informações e inscrições pelo telefone (11) 251-1577, ramal 286 ou pelo e-mail cassia@abinee.org.br.

Amazônia – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está organizando a 7ª Reunião Especial, que acontecerá nos dias 25, 25 e 27 de abril em Manaus (AM). A reunião abordará o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Outras informações em www.sbpcnet.org.br/7RE, pelo telefone (11) 259-2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br.

Pediatria – Acontecem simultaneamente entre 3 e 6 de julho o 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e a 5ª Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, no Centro de Convenções da Universidade. "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" será o tema central. A data-limite para entrega de pôsteres e temas livres é 31 de março. Informações pelos telefones 3869-2272, 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail denffcm@head.fcm.unicamp.br.

Teses

Educação – "Percepção social e cognição em situações de aprendizagem mediadas pelo conflito sócio-cognitivo" (doutorado). Candidata: Fernanda de Oliveira Dias. Orientador: professor Fermino Fernandes Sisto. Dia 30 de janeiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FE.

"A formação num grupo de estudos: leitura, docência e dificuldades" (mestrado). Candidato: Américo de Oliveira Cardoso. Orientador: professor Ezequiel Theodoro da Silva. Dia 2 de fevereiro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da FE.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Implementação em tempo real de um sistema de reconhecimento de dígitos conectados" (mestrado). Candidato: Evandro Varejão Andreão. Orientador: professor Luis Geraldo Pedroso Meloni. Dia 29 de janeiro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG-FEEC.

"Ambiente Matlab-elementos finitos para eletromagnetismo" (mestrado). Candidato: Mário Aparecido Corrêa. Orientador: professor Hugo Enrique H. Figueroa. Dia 29 de janeiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG-FEEC.

"Projeto e construção de uma porta universal CMOS em lógica ternária" (mestrado). Candidato: Alcino José Biazon Filho. Orientador: professor Alberto Martins Jorge. Dia 29 de janeiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG-FEEC.

"Efeitos da polarização na mistura de quatro ondas (FWM) em fibras DS" (mestrado). Candidato: Henrique de Moraes Borges de Carvalho. Orientador: professor Hélio Waldman. Dia 30 de janeiro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG-FEEC.

Engenharia Mecânica – "Simulações de movimentos de plataformas petrolíferas flutuantes em ondas direcionais no domínio do tempo" (mestrado). Candidato: Cláudio Tadashi Ishihara. Orientador: professor Celso Morooka. Dia 1º de fevereiro, às 9 horas, no bloco ID-2 da FEM.

Física – "Detecção de defeitos em estruturas semicondutoras através da microscopia fototérmica de reflexão: a interferência optotérmica e o aumento de contraste" (doutorado). Candidato: Jerias Alves Batista. Orientador: professor Antônio Manoel Mansanares. Dia 31 de janeiro, às 14 horas, no auditório da pós do IFGW.

Medicina – "Tendência secular do crescimento de escolares brasileiros de bom nível sócio-econômico" (doutorado). Candidato: José Espin Neto. Orientador: Antônio de Azevedo Barros. Dia 29 de janeiro, às 9 horas, no auditório do Ciped/FCM.

"Fatores de risco para peso insuficiente ao nascer" (mestrado). Candidata: Ivanice Bernardes Moraes. Orientador: professor Antônio de Azevedo Barros. Dia 31 de janeiro, às 9 horas, no auditório do Ciped/FCM.

Prêmio

Coral Vozes conquista 1o lugar no Festival de Artes do Trabalhador
O Coral Vozes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acaba de conquistar o primeiro lugar, categoria canto coral, no I Festival de Artes do Trabalhador do Serviço Público, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Segundo o regente Carlos Ricardo Rosa, o grupo recebeu o prêmio na tarde do último dia 25 (quinta-feira), quando também se apresentou no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Formado por 35 integrantes (oito homens e 27 mulheres), o Coral Vozes é dono de um vasto e variado repertório, que vai desde música popular brasileira, folclórica, canções infantis, até peças sacras e eruditas.

Formado há pouco mais de um ano, o Coral Vozes está para lançar o primeiro CD, no qual estão aproximadamente 21 canções dos mais variados gêneros, incluindo peças de compositores consagrados como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, e Willian Byrd, de quem o coral interpreta a música Non nobis domine. A gravação do CD, de caráter apenas promocional, foi patrocinado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e pela Livraria Científica.

Ricardo Rosa explica que o coral que rege é formado por pessoas leigas, com pouco ou nenhum conhecimento musical, pertencentes aos mais diferentes setores da área da saúde da Unicamp. "São pessoas que, embora não tenham conhecimento de música, possuem um bom ouvido", observa o regente. Normalmente são servidores do próprio hospital, do Caism, da FCM, do Gastrocentro e do Hemocentro.

Encontro

Orquestra participa de oficina em Curitiba
Durante dez dias a Orquestra Infanto-Juvenil da Unicamp, sob a regência da maestrina Sônia Goehring, participou de um dos mais importantes eventos de música erudita do Brasil: o Oficina de Música de Curitiba, que reuniu centenas de grupos de música instrumental e vocal de todo Brasil. Promovida pela Fundação Cultural de Curitiba desde 1983, a oficina, realizada no auditório da Escola Estadual do Paraná, destinou-se basicamente à formação, reciclagem e ao aperfeiçoamento de músicos brasileiros, "além, é claro, de descobrir novos talentos", conforme diz Sônia.

A participação da Orquestra Infanto-Juvenil, que pertence ao Nidic (Núlceo de Integração Cultural da Unicamp), teve apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade. De acordo com a maestrina, os cursos — cerca de 40 — abrangeram prática instrumental e vocal, conjunto e regência, estrutura musical e didática. "Os nossos músicos passavam aproximadamente cerca de seis horas diárias tocando o seu instrumento. Ali respirava-se música durante o dia todo; tocavam nos corredores da escola, no auditório, quando não havia apresentação, e até no hotel", entusiasma-se. As aulas eram ministradas por um corpo docente de professores-músicos "de alto gabarito".

Mas não foi só de matérias didáticas e reciclagem que viveu a Orquestra Juvenil da Unicamp. O grupo, de 66 músicos, também pôde mostrar o que sabe fazer muito bem: tocar. E uma das apresentações foi num terminal de ônibus do Fazendinha, bairro populoso da periferia da cidade. Além das apresentações de praxe, Sônia explica que foi bastante proveitoso o contato que manteve com outras orquestras de Curitiba e de outras cidades, como Contagem (MG), por exemplo, com as quais trocaram repertório.

Para a maestrina, participar de um evento como esse de Curitiba serviu para pudesse rever e aprimorar seus métodos de ensino, tanto técnica quanto didaticamente. "Fez com que eu tivesse visão maior de repertórios apropriados e diversificados. Para todos nós da orquestra, foi formidável o acesso que tivemos às técnicas de arranjos mais arrojados, inteligentes, harmonias e estruturação", diz.

Integração

A arte e o mundo dos sentidos
Edson Luís Rodrigues Montalvon, 11 anos, deficiente visual, é palmeirense de carteirinha. Fã do grupo KLB, ele chega a cantarolar trechos de músicas do trio. Ainda não quer ser cantor, mas diz que gosta muito de violão, de sanfona e adora pintar. Esperto e inteligente, Edson é uma das 16 crianças que participaram das Oficinas de Artes destinadas a deficientes visuais, surdos e familiares promovidas pelo Cepre (Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Gabriel Porto", da FCM/Unicamp). Uma atividade especial programada para o período de férias, que se propõe a proporcionar melhor integração e convivência do deficiente no meio familiar.

"É uma tentativa de fazer com que integrantes da família — pais e irmãos — conheçam um pouco mais do universo em que vive o deficiente, seja visual ou auditivo", diz Heloísa Gagliardo, coordenadora-adjunta do Cepre. Sob a orientação de Lúcia Reily, professora de artes, e da pedagoga Adriana Laplane, as crianças participaram de oficinas de pintura e grafitagem (pintura com látex no fundo e pintura com spray em papéis vazados para as figuras), mosaicos, colagem de pastilhas; além de criar figuras de gesso e areia, as crianças trabalharam também com peças confeccionadas em relevo, formando placas decorativas.

Lúcia explica que a realização das oficinas envolve, além do prazer de se expressar através da arte, a aprendizagem de técnicas específicas para a execução dos trabalhos. "Conhecimento, disciplina e trabalho cooperativo são essenciais para o sucesso e desenvolvimento integral da criança", observa Adriana.

Ao todo são assistidas 80 crianças pelo Cepre, que mantém um quadro de 25 professores e sete aprimorandas nas áreas que compreendem atividade de vida diária, artes, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, instrução de língua de sinais, lingüística, nutrição, orientação e mobilidade, pedagogia especializada, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Explorando toda a sensibilidade

As crianças que participam dessas oficinas de artes são habilidosas e denotam uma curiosidade mais acentuada. Exemplo disso é a menina Kaíra, de dez anos, com problemas de visão. Ela trabalha numa peça de argila e a todo momento apalpa e examina os detalhes da que acaba de fazer: "o olho, a boca e a cabeça". Morena, bonita, cabelos pretos e curtos, Kaíra não se intimida e explica o que é que está fazendo, sob os olhos atentos de Lúcia que mostra como o trabalho deve ser feito. Maiara, de nove anos, também deficiente visual, diz que no seu trabalho de argila há um avião (e de fato há a figura de avião), "tem também muita flor, sol, algumas pedras e um monte de bolinha", diz a menina.

Há um momento que em que as crianças "falam" todas ao mesmo tempo. As portadoras de deficiência auditiva usam o que os professores chamam de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Rachel, 12 anos, loura, de cabelos um pouco longos, usa essa linguagem para falar do trabalho que acaba de fazer: "Uma floresta onde tem uma árvore de fruta, e termina num grande jardim". Larissa, tem 10 anos, também se utiliza da língua de sinais, explica que no seu trabalho "tem caramujo, casas, flores e jardins. Não tá vendo"?.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br