Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 


Semana da Unicamp

23 a 29 de outubro de 2000 Ano II  - No. 117

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Homenagem

Dom Pedro Casaldáliga recebe título de Doutor Honoris Causa
O bispo de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp, no próximo dia 24 (terça-feira). A honraria é mais um reconhecimento pelos longos anos de luta do religioso em defesa dos direitos humanos nos países do Terceiro Mundo, em particular no Brasil.

A cerimônia de entrega do título ocorrerá a partir das 14 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Às 15 horas, Casaldáliga ministrará uma aula magna. Logo em seguida, o coral Zíper na Boca, formado por alunos e funcionários da Universidade, fará uma apresentação especial.

O evento contará ainda com uma mesa redonda seguida de debate. Participarão Antônio Canuto, secretário nacional da Comissão Pastoral da Terra; Eunice Dias de Paula, pedagoga indígena; Francesc Escribano, jornalista e professor da Universidade Autônoma de Barcelona; José Raimundo Ribeiro da Silva, professor e assessor pedagógico do município de Luciara (MT); e Samuel Yriwerana Karajá, advogado e cacique da aldeia de São Domingos, em Luciara.

Durante a concessão do título de Doutor Honoris Causa, ocorrerá o lançamento do livro "Descalço na terra vermelha", biografia de Casaldáliga escrita originalmente em catalão por Francesc Escribano. A obra, traduzida para o português por Carlos Moura, está sendo publicada pela Editora da Unicamp.

Na oportunidade também será lançado um manifesto contra a construção da hidrovia Tocantins-Araguaia. O empreendimento é considerado danoso tanto para o meio ambiente quanto para a população que vive na região. O documento, acompanhado de um abaixo-assinado que percorre o Brasil, será encaminhado ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira.

Dom Pedro Casaldáliga é catalão e chegou a São Félix do Araguaia em julho de 1968, um dos períodos mais duros do País. Numa região de constantes conflitos fundiários, o bispo ajudou a fundar a Comissão Pastoral da Terra, organização que deu uma nova dimensão à questão agrária.

Do Brasil, a atuação do religioso estendeu-se para outras regiões da América Latina, sobretudo da América Central, marcada por impasses sociais semelhantes. Sobre o trabalho desenvolvido por dom Pedro Casaldáliga, o frei Lonardo Boff escreveu: "a grandeza de um homem não se mede pelas prédicas (discursos), mas pelas práticas"

Parceria

Imecc firma convênio com a Compaq
O Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Imecc) celebra um importante convênio com a Compaq do Brasil para o financiamento da implantação do Curso de Metodologia para Melhoria de Processos – Formação Black Belt.

O lançamento oficial acontece no dia 26 (quinta-feira), às 17 horas, no Anfietatro do Imecc. Em termos financeiros, a parceria representa perto de 10% do que a Unicamp recebeu de empresas particulares no ano passado. Isto significa dizer que a Compaq irá repassar R$ 650 mil para a Universidade investir em capacitação de profissionais black belt. O convênio atende à legislação de incentivos fiscais para a indústria de informática vigente (Lei 8248/91).

Segundo o coordenador do curso, professor Ademir Petenate, o convênio é importante na medida em que produz resultados concretos tanto para a empresa como para a Universidade. "A iniciativa também pode motivar outras empresas a estabelecer parceria com a Unicamp, baseadas na legislação", diz.

O profissionalBlack belt é um profissional habilitado para efetivar melhorias em empresas, reduzindo ou eliminando problemas de qualidade, diminuindo custos e ampliando a expectativa do cliente quanto à demanda. O curso já é estabelecido no mercado externo e agora chega no Brasil.

A formação do profissional o torna capaz, por exemplo, de desenvolver competência entre os empregados da empresa, fortalecer a ação proativa e preventiva, e auxiliar na criação de uma infra-estrutura voltada à melhoria de resultados. Informações pelo telefone 788-5937 ou pelo e-mail ademir@ime.unicamp.br.

Evento

Encontro discute ciência, tecnologia e sociedade
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp realiza de 23 a 26 de outubro, a IV Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciências e da Tecnologia (Esocite). O tema da conferência é Ciência, Tecnologia & Sociedade e o Futuro da América Latina. O evento será marcado pelo lançamento da pedra fundamental do novo prédio do IG e por uma homenagem ao fundador do instituto, professor Amílcar O. Herrera.

O novo prédio levará o nome do fundador do IG, falecido em 1995. De acordo com a coordenação do evento, a Esocite tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes áreas interessados em discutir o estado da arte da ciência e da tecnologia na América Latina a partir da perspectiva dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.

A solenidade de abertura ocorre às 18 horas de hoje (segunda-feira), no Centro de Convenções, com a presença do reitor Hermano Tavares, do Presidente do Conselho da Fapesp, Carlos Henrique Brito Cruz, do presidente da FINEP, Mauro Rodrigues, do presidente do Fórum de Secretários Estaduais de C&T, Adão Villaverde, e dos professores. Newton Pereira e Renato Dagnino, do IG.

Na mesma ocasião acontece o lançamento da pedra fundamental do novo prédio do IG e a abertura da exposição Amílcar Herrera: Um Intelectual latino-americano. A homenagem ao fundador do IG acontece no dia 25 de outubro (quarta-feira), das 9 às 12 horas, com a realização de uma mesa-redonda, coordenada pelo professor Dagnino. O docente integra a comissão organizadora da Esocite.

De 24 a 26 de outubro as atividades da Esocite ocorrem no prédio da Engenharia Básica, nos auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA), do Centro de Tecnologia e do Instituto de Geociências. Nas jornadas serão apresentados cerca de 200 trabalhos de cientistas de vários partes do mundo.

Também serão realizadas cinco mesas redondas, 12 painéis e 24 sessões de comunicação. Entre os temas: Antropologia da Ciência e da Tecnologia; O cenário da Democratização na América Latina e a Política de C&T; Desafios à Teoria da Inovação em Países Periféricos, e C&T e Gênero.

Entre os painéis os destaques ficam com as transformações atuais no setor de telecomunicações e suas implicações para a América Latina; caminhos e descaminhos da política científica e tecnológica brasileira; e vinculação entre pesquisa científica e setor produtivo.

Já entre as comunicações os destaques são para análise e formulação de políticas em C&T, ciência e mídia (A ciência no Jornal Nacional, expressão da comunidade científica na revista Ciência Hoje); cooperação internacional em C&T; indicadores de C&T; propriedade intelectual; tecnologia e transformações no trabalho; e universidade e pesquisa em C&T.

Programação do dia 23

- 14 às 17 horas - Inscrições e Entrega do material do evento no Centro de Convenções da Unicamp
- 18 às 21 horas - 21h Mesa de Abertura: Hermano Tavares (Reitor da Univer-sidade Estadual de Campinas)
- Newton M. Pereira (Diretor do Instituto de Geociências / Unicamp)
- Renato P. Dagnino (Coordenador Geral das IV ESOCITE)
- Carlos Américo Pacheco (Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia / MCT)
- Mauro Marcondes Rodrigues (Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos / Finep)
- Carlos Henrique de Brito Cruz (Presi-dente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo /Fapesp), Adão Villaverde (Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de C&T)
- Lançamento da Pedra Fundamental do Prédio Novo IG
- Abertura da Exposição Amilcar Herrera: Um Intelectual Latino-americano
- Coquetel no Centro de Convenções da Unicamp

Serviço

Seleção de veteranos para moradia só em 2001
O processo de seleção das bolsas moradia, trabalho, alimentação e transporte 2001 para os veteranos que hoje não gozam do benefício e os ingressantes, será realizado no início do próximo ano.
Neste primeiro momento, apenas os moradores e os atuais bolsistas, é que devem agendar as entrevistas. Mais detalhes serão fornecidos na época do processo.
Informações pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 ou 3788-7016.

Análise

Seminário debate indústria e emprego
Enquanto o interior cresce, a Grande São Paulo perde espaço na indústria brasileira. Este fato é o objeto de análise do seminário que será apresentado no dia 26 (quinta-feira), no auditório da Biblioteca Central, às 11 horas. O artigo no qual se baseia a apresentação, identifica estas aglomerações industriais bem sucedidas e avalia suas ações. Após a apresentação do tema haverá um debate com o público.

Participam do seminário o professor da Unicamp Wilson Suzigan, do Instituto de Economia, Renato Garcia e Sérgio Sampaio, pesquisadores do Núcleo da Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) e João Furtado, professor da Unesp. Eles tentarão demonstrar a diversidade política, histórica, e outras características diferentes, existentes entre estas aglomerações.

O seminário também deve apresentar princípios de aplicação geral e passos importantes para o desenvolvimento das aglomerações industriais no Estado de São Paulo. O evento faz parte da série de seminários promovidos pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e é aberto ao público em geral.

Seminário "Aglomerações industriais e políticas de emprego e renda", dia 26 de outubro, quinta-feira, às 11h, no auditório da Biblioteca Central da Unicamp.

Encontro

Encontro debate os rumos das universidades estaduais e municipais
Os rumos e desafios das instituições de ensino superior estaduais e municipais foram assuntos em pauta durante o Encontro de Universidades Estaduais e Municipais, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, na Unicamp. O encontro reuniu pró-reitores de Graduação de 12 das 39 instituições de ensino superior (IES) desta natureza jurídica no Brasil. "Foram dois dias de intenso trabalho, discussões e troca de experiências sobre os problemas comuns que marcam nossas instituições.", destaca o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Angelo Luiz Cortelazzo. Temas referentes a avaliação, credenciamento e reconhecimento de cursos, além de análise de rotinas administrativas, fizeram parte das discussões.

O novo papel dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) foi tema da primeira palestra, ministrada pelo professor José Rogério Costa Vargens, presidente do Fórum de CEE do Brasil e do CEE-BA. "Se pela antiga lei a responsabilidade pelas instituições de ensino superior podia ser delegada aos CEE, agora essa delegação passa a ser atribuição", comentou Vargens, que também acredita ser necessária a adequação de muitos dos CEE à nova situação, dada a importância crescente das universidades estaduais e municipais e a necessidade de haver uma forte interação entre as mesmas e seus respectivos Conselhos Estaduais.

"Entre os desafios das instituições públicas estaduais e municipais está a implantação de novos modelos de organização e gestão, a criação de uma verdadeira cultura de avaliação, a busca da excelência e a educação continuada", disse o presidente da Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor Roberto Frederico Merhy.

O professor participou da mesa redonda "Expectativas Institucionais", ocorrida no segundo dia do encontro e considerou imprescindível a participação dos governos federal, estadual e municipal e da sociedade no processo de transformação do ensino superior brasileiro.

Merhy e Cortelazzo afirmaram acreditar que o encontro fortalece as posições em comum a serem adotadas pelas instituições de ensino superior estaduais e municipais. "O encontro foi muito positivo. Temos muitos problemas em comum, apesar das individualidades de cada instituição", disse o pró-reitor de Graduação da Unicamp.

O ex-reitor da USP, professor Flávio Fava de Moraes, hoje integrante do Conselho Estadual de Educação (CEE), deixou claro o papel fundamental dos conselhos estaduais de educação no processo de avaliação das IES estaduais e municipais. Salientou falhas existentes no modelo federal, principalmente as decorrentes do pré-estabelecimento de percentuais de instituições com cada um dos diferentes conceitos utilizados no Provão.

"Para obter sucesso, a universidade tem que contar com bons alunos, bons professores e infra-estrutura adequada. As avaliações são necessárias, mas devem ter um caráter processual e não punitivo", destacou Fava de Moraes, relator da proposta de avaliação das Universidades estaduais e municipais do Estado pelo CEE- São Paulo.

De acordo com pró-reitor Cortelazzo, as conclusões do encontro apontam para a necessidade das pró-reitorias de graduação atuarem mais em conjunto com a ABRUEM, com os CEEs, além de multiplicarem seus contatos e manterem discussões, trocas de informações e experiências. Essas conclusões constarão de documento a ser entregue nos encontros regionais do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – entre final de outubro e novembro –, a fim de subsidiarem as discussões dos temas abordados.

Projeto

Universidade a serviço da comunidade
Trocar informações e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos visando a formação de agentes comunitários capazes de multiplicar ações nas áreas de saúde, educação e cultura no Complexo do São Marcos. Com estes objetivos, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e a ONG Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (Ipes) realizam nos dias 26 e 27 de outubro o encontro Comunidade Saudável, no Centro de Convenções da Unicamp.

A área do complexo é formada pelos bairros jardins Santa Mônica, São Marcos e Campineiro, Recanto Fortuna e Chácara dos Amarais, onde, estima-se, residam cerca de 30 mil pessoas, sendo 50% delas carentes.

Segundo o presidente do Ipes e um dos coordenadores do encontro, o professor Humberto de Araújo Rangel, o evento objetiva ainda garantir visibilidade ao projeto em execução no complexo do São Marcos. "Já existe um pequeno grupo de agentes comunitários formados", explica.

A ONG presidida por Rangel estabeleceu recentemente com a Unicamp um convênio para o desenvolvimento em conjunto de atividades nos bairros envolvidos no projeto. Os primeiros agentes comunitários foram formados por meio dessa parceria.

O encontro é dirigido a professores, profissionais dos equipamentos sociais, moradores do complexo São Marcos e interessados na busca de caminhos para uma comunidade saudável. Além de Rangel fazem parte da comissão organizadora o pró-reitor de Extensão da Unicamp, Roberto Teixeira Mendes, Victor Petrucci (Ipes), Cristina Mattoso (Grupo Primavera, Ipes), Carlos Roberto S. Correia (Unicamp) e Elsa Schusterman Cencig (Ipes).

Informações sobre o encontro que é gratuito podem ser obtidas com Silvana ou Alex nos telefones (0xx19) 3788-4714, 3788-4741 ou ainda com Ariane e Eugélia, das 13 às 17 horas, no telefone (0xx19) 3246-3398. Rangel alerta que o número de vagas é limitado. "Seria bom que as pessoas fizessem a inscrição o quanto antes", diz.

Os participantes devem encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail: preac@reitoria.unicamp.br. O Ipes nasceu há três anos. Da ONG fazem parte basicamente universitários das instituições paulistas de ensino público.

Programa

DIA 26/10/2000

8h30 - Cerimonia de abertura com a presença do reitor Hermano Tavares e autoridades convidadas

Tema I - Políticas Públicas e comunidade saudável
Coordenação: Gastão W. Souza Campos (Unicamp) e Elizabeth Smeke (PUC-Campinas)
9 horas - Carlos Correia (Unicamp) - Comunidade Saudável
9h30 - Roberto Teixeira Mendes (Unicamp) – Universidade e Políticas Sociais
10 horas - Intervalo

Tema II - Agentes comunitários e comunidade saudável
Coordenação: Igor Del Guércio (Secretário Municipal de Saúde de Campinas) Ana Franklin (Unicamp)
10h30 - Guaracy Boschilia (Prefeitura de Caarapó, MS) Agentes comunitários em Caarapó
11 horas - Adriano P. Lora e E. Mestre Rodrigues: (Prefeitura de Pedreira, SP) Agentes Comunitários em Pedreira
11h30/12 horas - Discussão Geral

Tema III – ONGs e comunidade saudável
Coordenação José L. Guazzelli (Feac) e Rui Trancoso (ITI)
14 horas - Jorge Kayano (Instituto Polis)
14h30 - Renata Vilas Boas (Fundação Abrinq)
15 horas - Darcy Paz Pádua (Feac)
15h30 - Intervalo

Sumário e Conclusões
Coordenação: Alberto Carvalho da Silva (IEA, USP)
16 horas - Apresentação do sumário do tema I
16h20 - Apresentação do sumário do tema II
16h40 - Apresentação do sumário do tema III
17/18 horas - Discussão geral

DIA 27/10/2000

Contribuindo para implantar uma comunidade saudável
8h30 - Metodologia dos trabalhos
Maria Silvia Carvalhal (Unicamp)
9/12horas - Discussão em grupo
Sala I – Formação de agentes comunitários
Sala II – Implantação de atividades educativas no Espaço Esperança
Sala III – Recursos para o programa de agentes comunitários
12 /14 horas - Almoço
14 horas - Plenária – apresentação das conclusões dos diferentes grupos de discussão geral
15 horas - Encerramento do encontro

Falecimento

Sandra Carnicero de Castro morre aos 50 anos
A professora e pesquisadora Sandra Graça Carnicero de Castro, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), faleceu no último dia 18 de outubro, aos 50 anos de idade. Ela era casada com o professor Antonio R. B. de Castro, também do IFGW, e deixa duas filhas.

Lotada no Departamento de Física Aplicada, Sandra doutorou-se em Ciências pela Unicamp, em 1978, quando iniciou sua carreira na Universidade. Foi uma das fundadoras do Grupo de Estudos de Física de Superfícies. Detentora de uma vasta produção científica, ela escreveu cerca de 40 artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais.

Segundo o professor George Kleiman, do IFGW, o instituto perde uma de suas melhores cientistas. "Sandra era um figura extremamente positiva em nosso meio", diz. Lembra que a pesquisadora dedicava-se de forma especial ao ensino. "Mesmo abatida pela doença, muitas vezes vinha à Unidade para manter contato com seus alunos".

Vida Acadêmica

Painel da Semana

Cinema no IFCH
Os alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) prosseguem esta semana com o projeto "Cinematographo: Sessão História do Cinema", que teve início em março do ano passado e já exibiu mais de 70 títulos de clássicos de todas as épocas do cinema mundial. Os filmes são projetados por ordem cronológica, no auditório do IFCH, sempre às 18h30. Dia 23 (segunda-feira), pode-se assistir Viver, de Akira Kurosawa, e dia 24 (terça-feira), Noites de Cabíria (foto), dirigido por Federico Fellini. Ainda em outubro serão projetados Glória Feita de Sangue (Stanley Kubrick) e Uma Rua Chamada Pecado (Elia Kazan), respectivamente nos dias 30 e 31. Informe-se com Edney Sanchez pelo e-mail
sanchez@unicamp.br. Os interessados em receber a programação semanal por endereço eletrônico devem enviar e-mail para cinecach-subscribe@egroups.com.

Analista júnior – O Centro de Computação (CCUEC) recebe de 23 a 27 (segunda a sexta-feira) inscrições para o processo seletivo interno visando ao preenchimento de uma vaga na ocupação de analista de sistemas júnior, para atuar junto à Divisão de Serviços à Comunidade. É preciso possuir formação superior em Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou áreas afins, e ser funcionário da Unicamp com o mínimo dois anos de efetivo exercício. Encaminhar currículo para o Centro de Computação, A/C de Alice Midori, Gerência de Transferência de Tecnologias em alice@ccuec.unicamp.br. O resultado final será divulgado e homologado pela DGRH, no Banco de Oportunidades.

Mecânica – Os alunos de graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) realizam a 4ª Semana de Engenharia Mecânica, de 23 a 28 (segunda-feira à sábado), nas dependências da FEM. Participam das palestras representantes de empresas relacionadas ao setor produtivo, como TAM, Volkswagen, Caterpillar e Shell, entre outras. Mais informações no site www.fem.unicamp.br/~semanaou pelo e-mail semana@apollo-11.fem.unicamp.br.

Educação e reabilitação de surdos – Com início na segunda-feira 23, seguem até o dia 17 de novembro as inscrições para o exame de seleção do curso de especialização em Educação e Reabilitação de Surdos, oferecido em nível de pós-graduação lato sensu pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto (Cepre). O curso, com 25 vagas, é gratuito e tem o objetivo de formar e atualizar profissionais das áreas de saúde, educação e afins, em aspectos relacionados à educação e reabilitação de indivíduos surdos. Detalhes pelo telefone 3788-8813 e 3788-8814 ou pelo e-mail cepre@fcm.unicamp.br.

Doação de sangue – O Serviço de Captação de Doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) realiza coleta de sangue nos dias 24 a 26 (terça a quinta-feira) e 31, das 8 às 12 horas, na Catedral (Avenida 13 de Maio s/nº). Informações pelos telefones 3788-8722 e 3788-8720.

Biologia – A professora Marta Siviero Guilherme, da Faculdade de Engenharia Civil (FEC), fala sobre "Atuação do biólogo na área de saneamento", no dia 24 (terça-feira), das 18 às 19 horas, no Instituto de Biologia (IB-01). O evento faz parte dos seminários promovidos pela disciplina Tópicos de Biologia e é aberto à toda comunidade. Informações: 3788-7886 ou 3788-7572.

Programador de sistemas – A Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) está com inscrições abertas para o processo seletivo interno voltado ao preenchimento de vaga de programador de sistemas júnior, para atuar junto a área de informática. Os interessados, com formação completa de 2o grau e experiência de pelo menos um ano na área, devem se inscrever no período de 25 (quarta-feira) a 31 de outubro, na secretaria da DGRH (prédio Reitoria IV) ou pelo e-mail dgrhinf@unicamp.br.

Constituição do "Eu" – A professora Izabel Galvão, da Universidade de São Paulo (USP), estará na Faculdade de Educação (FE) dia 26 (quinta-feira), para proferir a palestra "Constituição de Henri Walonn para o entendimento da constituição do ‘Eu’". Será no salão nobre da FE, às 16 horas e às 19h30. Informações pelo telefone 3788-5567

Instrução Pública – Está programado para o dia 26 (quinta-feira), a partir das 17 horas, a conferência "Comunicação em História da Educação". Para debater o assunto, a professora Rita Filomena Bettini, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Presidente Prudente, falará sobre o tema "Laços tecidos no tempo: a instrução pública em Limeira". A conferência será no salão nobre da Faculdade de Educação. Informe-se pelo telefone 3788-5567.

Reprodução humana – O Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza de 26 a 28 (quinta-feira até sábado) o curso de Atualização em Reprodução Humana e Saúde da Reprodutividade na Unicamp. Será no anfiteatro da FCM, com abertura prevista para às 19h30. Durante as palestras serão tratados os seguintes temas: climatério, infertilidade, ginecologia endócrina e anticoncepção. Informações sobre a inscrição e programação na Assessoria Técnica do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism): telefone 3788-9402 ou e-mail astec@caism.unicamp.br.

Unicantus – O coral Unicantus, formado por filhos de funcionários da Unicamp e crianças da comunidade em geral, se apresenta no dia 27 (sexta-feira), às 8h30 e às 14 horas no Colégio Rio Branco, sob a regência de Vânia Cláudia Vera e Silva, do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic). Informações em 3289-3965.

Educação – "O Banco Mundial e a Educação" é o tema da palestra a ser proferida pela professora Maria Abadia da Silva, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Presidente Prudente, dia 27 (sexta-feira), às 10 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação. Telefone 3788-5567.

Universidade – "A Universidade entre o sim, o não, e o talvez" é tema central a ser debatido pelo professor Sérgio Castanho, da Faculdade de Educação (FE), no colóquio de História e Filosofia da Educação que acontece dia 27 (sexta-feira), às 17 horas, no salão nobre da FE. Telefone 3788-5567.

Gerações de artistas – A Galeria do Centro Cultural Evolução, localizada no colégio homônimo da Rua Regente Feijó, 1.087, realiza uma mostra coletiva de artistas plásticos de Campinas e região, até dia 27 (sexta-feira). Reúne trabalhos da velha guarda, os mestres da cidade e a nova geração da arte. Entre os expositores estão Bernardo Caro e Geraldo Porto, ambos artistas plásticos com relevante participação no Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Informe-se em 3237 0833.

Objetos – Termina dia 27 (sexta-feira) a exposição das obras do artista plástico venezuelano Jorge Ferro, professor de desenho técnico na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), na Galeria de Arte Unicamp (andar térreo da Biblioteca Central). Intitulada Objetos, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Detalhes em galeria@iar.unicamp.br, site www.iar.unicamp.br/galeria e telefone 3788-7453.

Popularização da Ciência – Acontece dia 28 (sábado), às 14 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE), a mesa-redonda "Avaliação de materiais de divulgação e popularização das ciências". Participam os professores Antônio Carlos de Amorim, Maria José de Almeida e Pedro da Cunha Pinto Neto, todos da (FE). Telefone 3788-5567.

Campeonatos de trampolim – A equipe de trampolinismo da Unicamp (Unitramp) espera a participação de 90 competidores no 6º Campeonato Universitário Paulista de Trampolim Acrobático e 1º Campeonato Universitário de Mini-tramp – Cupta 2000. Ambos acontecem dia 28 (sábado), a partir das 8 horas, no Ginásio de Esportes "Professor Pedro Stucchi Sobrinho" – mais conhecido como o Ginasinho da FEF. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos correios ou via fax. Informações pelos telefones 3249-0862 e (11) 9341-2359, com Daniel, ou pelo e-mail unitramp@uol.com.br.

Saúde mental – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza até 25 de novembro o curso de extensão Saúde mental e trabalho – Aspectos teórico-práticos, ministrado pela professora Liliana Guimarães, diretora do Laboratório de Saúde Mental e Trabalho, vinculado ao Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. É destinado a psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos, engenheiros e profissionais de recursos humanos. Informações pelos telefones 3788-4646 ou 3788-4648.

Em dia

AFPU/CCUEC – Os funcionários da Universidade que desconhecem os mecanismos para solicitar uma vaga em treinamentos de informática, oferecidos pela Agência de Formação Profissional na Unicamp (AFPU) em conjunto com o Centro de Computação (CCUEC), podem checar os procedimentos em www.unicamp.br/preac/afpu/treinamento.html. A página apresenta o calendário e também a ficha de inscrição. As ementas dos cursos estão em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/cursos/ementas/ementas.html. Para os alunos de pós-graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) informa, no início de cada semestre, como conseguir uma vaga em treinamentos de informática e quais são os treinamentos disponíveis.

Atendimento Prefeitura – A Prefeitura Universitária acaba de disponibilizar mais duas opções para o atendimento aos usuários de seus serviços. Agora a comunidade universitária tem uma linha direta através do ramal 85050 e também o e-mail atendimento@prefeitura.unicamp.br. Através desses canais pode-se fazer um comentário ou obter informações sobre transporte, telefones, restaurante, meio ambiente, trânsito, construções prediais, bombeiros ou vigilância.

Bolsas do SAE – Os interessados em continuar nos programas de bolsas moradia, alimentação, transporte e trabalho do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) devem agendar entrevista no SAE ou no Conjunto Residencial Universitário (CRU), pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 e 3788-7016. Após efetuar o agendamento, é necessário também que o estudante se inscreva no período de 6 de novembro a 15 de dezembro, para ter direito à efetivação do benefício. A divulgação dos selecionados para a bolsa-moradia ocorre no dia 19 de janeiro de 2001, sendo que a assinatura do termo de compromisso acontece de 19 a 31 de janeiro, no Serviço Social do CRU, das 9 às 16h30. Nos outros casos de bolsa-auxílio, os selecionados serão conhecidos no mês de abril.

Boa Leitura – Está on line o número sobre "Psicanálise" da revista mensal de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Unicamp, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nesta edição o destaque é para "A Interpretação dos Sonhos:100 anos", com artigos de pesquisadores de renome, além de entrevistas, notícias e resenhas. Confira em www.comciencia.br e no www.uniemp.br/labjor

50 anos da TV – Também on line encontra-se a edição nº 17, referente ao mês de outubro, da publicação Newsletter, órgão de divulgação do Laboratório de Jornalismo (Labjor), no qual estão publicadas as principais notícias sobre os projetos de pesquisa, eventos e cursos relacionados à divulgação de ciência e tecnologia. O Programa Jornal na Educação, que inclui vários projetos para desenvolver nas escolas e nos jovens estudantes o hábito da leitura jornalística, é também matéria deste número, ao lado do artigo sobre os 50 anos da TV brasileira e da reportagem sobre o Congresso da Intercom, realizado em Manaus, de 2 a 6 de setembro, além de notas e informações de interesse jornalístico, científico e institucional. Não deixe de acessar www.uniemp.br/labjor.

Inscrições

Programa Verão – O Departamento de Matemática do Imecc recebe até 30 de outubro inscrições para as seguintes disciplinas do Programa Verão 2001, oferecidas em janeiro e fevereiro: Análise real (nível mestrado), Álgebra linear (nível mestrado) e Introdução ao cálculo avançado (nível aperfeiçoamento). As inscrições devem ser feitas em posgrad@ime.unicamp.br, com breve histórico da vida escolar e duas cartas de recomendação, enviadas pelo correio. Informações pelo telefone 3788-5934 ou em www.ime.unicamp.br/verao2001.html.

Mestrado e doutorado – O Departamento de Política de Recursos Minerais (Darm) do Instituto de Geociências recebe inscrições para o programa de mestrado e doutorado até 31 de outubro, na área de Administração e Política de Recursos Minerais. Há possibilidades de concessão de bolsas CNPq e Capes. Informações na secretaria de Pós-Graduação do IG, das 9 às 17 horas, pelo e-mail darm@ige.unicamp.brou pelos telefones 3788-4696 e 3788-4653. Site www.ige.unicamp.br.

Ecologia – A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre inscrições para seu curso de pós-graduação em Ecologia, de 2 a 31 de novembro. Mais informações pelo e-mail pea@nupelia.uem.br ou site www.uem.br/~pea.

Genética – A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe até 10 de novembro inscrições para o mestrado em genética. Procure detalhes no site www.icb.ufmg.br/~pg-gen ou pelo telefone (31) 499-2568.

Dentística – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) abre inscrições em 15 de novembro para o curso de especialização em Dentística. O exame de seleção será em janeiro de 2001. Programação completa e informações em www.fop.unicamp.br/. Telefone (19) 430-5226 ou e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Tecnologia – O Grupo de Pesquisa em Visão Cibernética (GPVC) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, recebe inscrições para pós-graduação e pós-doutorado nas seguintes áreas: visão computacional, processamento de sinais, análise de formas, mineração de dados, neurociência computacional e bioinformática. Há possibilidade de bolsas Fapesp, CNPq ou Capes. Serão considerados candidatos de engenharias, computação, matemática e física, assim como de outras áreas que possuam conhecimento adequado de computação e matemática. Os candidatos devem ser altamente motivados para a pesquisa, devendo possuir média geral não inferior a 7,5 (considerando-se media 5,0). Existe também a possibilidade de realização de estagio (sanduíche), no caso dos programas de doutorado. Os interessados devem entrar em contato com o professor Luciano da F. Costa, em luciano@if.sc.usp.br, enviando histórico e/ou currículo e endereços de ao menos dois profissionais para recomendação. Fax (16) 273-9879 ou (16) 271-3616 e site www.cyvision.if.sc.usp.br.

Trangênicos – Até o dia 15 de novembro a Sociedade Brasileira de C&T de Alimentos recebe inscrições para o Seminário sobre Uso de Trangênicos pela Indústria de Alimentos, que acontece dia 30 de novembro no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), localizado na Avenida Brasil, 2.880, em Campinas. Entre os palestrantes, estarão representantes da Abia, Abras, CTNBio e Ministério da Saúde, de laboratórios analíticos internacionais, médicos e geneticistas. Temas: alimentos formulados e origem de seus componentes, detecção de organismo geneticamente modificado (OGM) em produtos utilizados pela industria de alimentos, laboratórios habilitados para a detecção no Brasil e exterior, metodologias de análise e problemas envolvidos com repetibilidade, sensibilidade e confiabilidade; Bioética; legislação atual quanto aos níveis de aceitação de material geneticamente modificado nos alimentos; rotulagem e mercado de alimentos contendo OGMs; saúde, pesquisas recentes, alergias e mitos; impacto e interesse econômico, político e social sob a ótica da indústria e do consumidor. Informações pelo telefone 3241-5222, ramais 134 e 158, ou fax 3242-6343 e e-mail eventos@ital.org.br.

Biologia A Pós-graduação em Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abre inscrições de 20 de novembro a 1º de dezembro, nas áreas de Biociências Nucleares e Ecologia. O programa, com 25 anos de tradição, destina-se à formação de pessoal altamente qualificado para as atividades de pesquisa e para o exercício do magistério superior, estando classificado como nível 5 pela Capes, tanto para o mestrado, quanto para o doutorado. A seleção acontece de 12 a 22 de dezembro. Detalhes pelo telefone (21) 587-6134. E-mails egmoura@uerj.br ou pgb-bn@uerj.br.

Tecnologia e Saúde – O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe até 27 de novembro inscrições para o mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde. Informações pelo telefone (21) 562-6350, fax (21) 562-6345 ou e-mail pos-grad@nutes.ufrj.br.

Cursinho – O Cursinho Pré-Vestibular Alternativo Social, formado por estudantes da Unicamp, recebe até 30 de novembro inscrições para a turma de 2001. Os interessados devem se dirigir ao Liceu Salesiano (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330), onde funciona o cursinho, a partir das 18h30, e procurar por Wilson ou Raquel. A taxa anual é de R$ 130,00 e está incluído todo material apostilado. Os candidatos passarão por uma análise sócio-econômica e teste classificatório. Mais informações 9725-1997.

Oportunidades

Maria Fumaça
Até 26 de novembro, todo sábado às 10 horas e aos domingos às 14 horas, o elenco do projeto Trem-Ato apresenta espetáculos teatrais nos principais intervalos da viagem a bordo da Maria Fumaça, que sai de Campinas até a Estação Tanquinho, seguindo depois para Jaguariúna. O trabalho é resultado de um convênio para intercâmbio tecnológico e cultural entre a Unicamp e a Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF). Integram o elenco Carolina da Rocha Mundim, Cátia Massoti e Fernando Aleixo, alunos de teatro e dança do IA. A direção é de Luciano Gentile e o figurino de Tatiana Severo Lins. A Estação Anhumas, de onde parte a Maria Fumaça, fica na Rua Antônio Duarte da Conceição, s/nº, no Parque Anhumas, Campinas.

Analista de vendas – A Acalântis R.H. procura estagiário para atuar na área de análise de vendas. Os candidatos devem estar cursando em 2001 o último ano nos cursos de Administração de Empresas, Economia ou Análise de Sistemas e ter conhecimentos em microinformática (Excel, Visual Basic e Access). É imprescindível disponibilidade para trabalho em período integral. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail acalantis@uol.com.br.

Ciências Econômicas, Engenharia Mecânica, Elétrica e Eletrônica – A Siemens procura para estágio alunos cursando o antepenúltimo ou o último ano nas áreas citadas. Os interessados devem enviar currículo até 31 de outubro pelo site www.siemens.com.br/oportunidades ou para a Rua Coronel Bento Bicudo, 111, bairro da Lapa, CEP 05.069-900, São Paulo (SP), com o código "Estagiário 2001", A/C Departamento de Contratação e Movimentação.

Economia – Empresa multinacional seleciona alunos cursando o 3º ou 4º ano de Economia, com experiência na área financeira, para estágio em período integral. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail juliana.gileno@bench.com.

Engenharia – A Motorola de Jaguariúna (SP) seleciona estagiários para atuação em projetos e circuitos integrados analógicos, digitais e suporte em ferramentas EDA/CAD. Os interessados devem encaminhar currículo em formato Word ou PDF para o e-mail r4238@email.sps.mot.com ou entrar em contato pelo telefone (19) 3847-8239. A Motorola fica localizada na Rodovia SP-340, km 128, Bairro Tanquinho Velho, CEP 13.820-000, Jaguariúna (SP).

Engenharia Civil – A Leger Recursos Humanos seleciona estagiário de ambos os sexos, que esteja cursando o penúltimo ano de Engenharia Civil. Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalho em período integral. A empresa oferece bolsa-auxílio, refeição, transporte e seguro de vida. Mais informações pelo telefone 3236-0005 ou pelo fax 3237-8054.

Engenharia Mecânica/Química – Empresa multinacional procura alunos cursando o 4º ou 5º ano para estágio nessas áreas. Os candidatos devem ser do sexo masculino, ter conhecimentos em inglês intermediário e residir em Campinas ou região. Os estagiários selecionados para Engenharia Química devem ter disponibilidade para trabalho em período integral. A empresa oferece bolsa-auxílio, refeição, transporte, cesta básica e assistência médica. Os interessados devem comparecer à Avenida dos Esportes, 450, sala 11, centro, Valinhos (SP) ou entrar em contato pelo e-mail leger-rh@uol.com.br.

Engenharia Química – A Galvani, empresa do ramo de fertilizantes localizada em Paulínia, precisa de estagiários para atuação na área de processos, meio ambiente e qualidade. Os candidatos devem estar cursando o 3º ou 4º ano, possuir bom relacionamento interpessoal, dinamismo e condução própria. A empresa oferece bolsa de estágio, refeição, seguro de vida e transporte. Os interessados devem encaminhar currículo para Departamento de Recursos Humanos da Galvani Ind. Com. e Serviços Ltda., Avenida Professor Benedicto Montenegro, 1.300, bairro Betel, ou entrar em contato pelo telefones (19) 884-9300/884-9308.

Administração, Direito, Economia, engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, de Minas, de Produção, Química e Geologia – A Lafarge, empresa da área de materiais de construção, inicia seu programa de trainee 2001com duração de 18 a 24 meses. Na primeira fase, o profissional terá formação básica e num segundo momento, será oferecida a formação específica. Para se inscrever o candidato deve ter concluído graduação em 1999 ou estar para concluir em 2000. Pede-se inglês fluente. Inscrições pelo endereço www.peopleontime.com.br.

Analista desenvolvedor – A Squadra Tecnologia em Software está contratando analista desenvolvedor, com experiência de um ano em Oracle, PL/SQL e HTML. Os candidatos devem ser recém-formados em Ciência da Computação. Os interessados devem encaminhar currículo com o título "Analista Desenvolvedor Campinas" para o e-mail curriculo@squadra.com.br. Mais informações pelo telefone (31) 273-3545.

Engenheiro de projeto – A Polimec Indústria e Comércio Ltda. está selecionando engenheiros de projeto para atuação em área de forjamento. Os candidatos devem ser formados ou recém-formados em Engenharia Mecânica, possuir sólidos conhecimentos em CAD e inglês técnico. Os interessados devem encaminhar currículo para a caixa postal 77, Hortolândia (SP) ou para o e-mail polimec@polimec.com.

Concurso de Monografia – Estão prorrogadas até 31 de outubro as inscrições para o 1º Concurso de Monografia da Previdência Social, destinado unicamente a alunos e professores universitários. O tema é "A Previdência Social como fator de desenvolvimento sócio-econômico dos Municípios Brasileiros". Os prêmios serão R$ 10.000,00 (dez mil reais) tanto para professor quanto para o aluno ganhador do concurso. Caso a monografia seja feita em dupla, cada participante recebe R$ 5 mil. Podem concorrer todos os estudantes regularmente matriculados em instituições de nível superior, independentemente do curso, localizadas em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Os trabalhos devem ser enviados para a ANFIP, no endereço: SBN Quadra 01, Bloco H, Ed. ANFIP – CEP 70040-907 – Brasília (DF). Conheça o Regulamento em www.previdenciasocial.gov.br/01_09_01.htm.

Concurso público em Física – Inscrições até 4 de novembro, para três vagas de docente junto ao Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Unesp, em Bauru, na área de Física da Matéria Condensada, com regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) e carga horária de 40 horas semanais. Pré-requisitos: graduação em Física ou áreas correlatas e titulo de doutor em Física ou áreas correlatas. O endereço é Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n.º, Vargem Limpa, Bauru (SP). Fones: (14) 221-6084 e 221-6094. E-mail fisica@fc.unesp.br e site www.fc.unesp.br.

Médico – O Programa de Residência Médica do Instituto Nacional de Câncer (Inca) está divulgando seu Concurso de Residência Médica 2001, pelo qual oferece treinamento prático/teórico credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica. Para o próximo ano, estão sendo oferecidas vagas nas seguintes especialidades: anatomia patológica (4 vagas), anestesiologia (4 vagas), cirurgia de cabeça e pescoço (4 vagas) cirurgia plástica (3 vagas), oncologia cirúrgica (11 vagas), área de concentração em abdome (5 vagas), área de concentração em ginecologia e mastologia (6 vagas), oncologia clínica (10), radiologia (5), radioterapia (6) e hematologia (estão previstas 2 vagas). A clientela são os médicos graduados que atendam aos pré-requisitos exigidos pela Comissão Nacional de Residência Médica. Será oferecida bolsa de estudos no valor de R$ 1.081,16 e alimentação, crachá, uso da biblioteca (100 cópias xerox), alojamento (caso resida fora do Grande Rio de Janeiro) e plano de saúde (optativo). Inscrições e informações até 17 de novembro. Endereço: Coordenação de Ensino e Divulgação Científica, Setor de Ensino Médico, Rua do Rezende, 128, centro, CEP 20.230-092, Rio de Janeiro (RJ). Telefone (21) 242-1122, ramal: 2406, ou 221-7983. E-mail ensimed@inca.org.br e site www.inca.org.br/ensino_pesquisa/concurso/residencia_medica2001.html. O início da residência será em 5 de março de 2001.

Vaga para Técnico Administrativo – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga de Técnico Administrativo. O interessado irá trabalhar junto à Secretaria de Graduação, cumprindo jornada de 40 horas semanais, no horário das 13 às 22 horas. Os critérios mínimos para inscrição são o segundo grau completo e ser efetivo não docente da Universidade há pelo menos dois anos. Os candidatos devem encaminhar requerimento dirigido ao professor José Luiz Boldrini, diretor do Imecc, acompanhado de currículo. Uma banca examinadora irá analisar os currículos e será realizada avaliação de desempenho e entrevista com os interessados. Informações: 3788-5923 e 3788-5924 ou e-mails silvana@ime.unicamp.br e helena@ime.unicamp.br.

Vagas na FEC – A Faculdade de Engenharia Civil (FEC) está com duas vagas para serem preenchidas: uma para técnico-administrativo na área financeira e outra para técnico de laboratório, junto ao Departamento de Estruturas. Contatos com Marisa Bodstein (ATU da FEC) pelo e-mail marisa@fec.unicamp.br, ou Dulcinéa, pelos telefones 3788-2309 e 3788-2311.

Transporte para Bragança Paulista – Vagas para transporte Bragança Paulista/Unicamp/Bragança no horário das 8h30 às 17h30. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 788-9442, com Terezinha, ou (11) 9297-1670 e (11) 7843-6700, com Rodrigo.

Bacia do Corumbataí – Acontece dia 30 de outubro o 3º Simpósio sobre Recuperação da Cobertura Florestal da Bacia do Rio Corumbataí, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), o evento pretende contribuir para o estabelecimento de parcerias por meio do Plano Diretor para a Recuperação Florestal da Bacia do Corumbataí. Telefone (19) 430-8603, telefax (19) 430-8602, e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br e site com a programação em www.ipef.br/eventos.

Mobilidade – As faculdades de Educação (FE) e de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) promovem de 6 a 11 de novembro o 3o Encontro Unicamp sobre Comunicação e Mobilidade Alternativa/Aumentativa, no Centro de Convenções. O objetivo é estimular o debate sobre perspectivas e formas de cooperação institucional, visando aplicação de tecnologia de apoio às pessoas com deficiência. Informações no endereço www.dca.fee.unicamp.br/ecmaal ou telefones 3788-7563, 3788-3788 ou 788-5553.

Diagnóstico – A Unicamp sedia entre 6 de novembro e 7 de dezembro o 3º Curso Internacional de Avanços no Diagnóstico em Gastroenterologia – Programa de Treinamento para Terceiros Países, fruto de uma parceria com o Projeto Jica (Japan International Cooperation Agency). O evento é organizado pelo Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Acontece nas dependências do Gastrocentro e em áreas do HC. Veja em www.gastrocentro.unicamp.br

Recrutamento – As empresas juniores da Unicamp promovem no dia 9 de novembro o evento Talento 2000 Unicamp. Trata-se de uma feira de recrutamento voltada para alunos de graduação recém-formados e de pós-graduação, interessados em processos seletivos de estágio, trainee ou outras posições dentro das maiores empresas do país e nas mais diversificadas áreas. Ao mesmo tempo, representará um espaço aberto para as empresas líderes de mercado se apresentarem aos alunos e profissionais da Universidade. A feira será realizada no Ginásio Multidisciplinar, no horário das 9 às 20 horas. Informações pelo e-mail marcos_alphabio@yahoo.com.br ou pelos telefones 3788-7502 e 3788-7536.

Tratamento de feridas – O Grupo de Estudos de Feridas (Gefe) do Hospital das Clínicas (HC) organiza para os dias 16 e 17 de novembro o Congresso Latino Americano do Tratamento de Feridas. O evento acontece a partir das 8h30 no Centro de Convenções da Universidade e na ocasião será lançada uma monografia sobre o assunto. O Gefe tem como objetivo orientar tratamentos no hospital e funciona como agente de atualização da equipe assistencial. Mais informações pelo telefone 3788-7492. Confira os temas e a programação em www.hc.unicamp.br/gefe.

Teses

Biologia – "Valor prognóstico da detecção da proteína p53 no câncer diferenciado da tireóide" (mestrado). Candidata: Rosemar Paulo Hochmüller Fogaça. Orientador: professor Benedicto de Campos Vidal. Dia 23 de outubro, às 14 horas, na: Sala da Congregação do IB.

"Matriz extracelular de diferentes regiões de dois tendões flexores digitais de porco: estudo bioquímico e morfológico" (doutorado). Candidata: Vera Lúcia Corrêa Feitosa. Orientador: professor Edson Rosa Pimentel. Dia 25 de outubro, às 14 horas, na Sala da Congregação do IB.

"Estudo citogenético comparativo de espécies do gênero Colostethus (AnuraDendrobatidae)" (mestrado). Candidata: Ana Cristina Prado Veiga-Menoncello. Orientadora: professora Shirlei Maria Recco Pimentel. Dia 26 de outubro, às 14 horas, na Sala da Congregação do IB.

"Observação em laboratório de ciclos biológicos de duas espécies de Histeridae (Coleoptera): Euspilotus modestus (Erichson) e Carcinops troglodytes Paykull e sua possível utilização no controle biológico de dípteros sinantrópicos em granja de aves poedeiras" (doutorado). Candidato: Sérgio Luís Gianizella. Orientador: professor Ângelo Pires do Prado. Dia 27 de outubro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

Engenharia Agrícola – "Espacialização de duas microbacias hidrográficas do Rio Piracicaba para modelagem hidrológica" (mestrado). Candidata: Márcia Hein. Orientador: professor José Teixeira Filho. Dia 26 de outubro, às 9 horas, na sala EA-08 da Feagri.

Engenharia de Alimentos – "Mandioca chips - uma tecnologia para aproveitamento da mandioca (Manihot esculenta Crantz)" (doutorado). Candidata: Regina Kitagawa Grizotto. Orientadora: professora Hilary Castle de Menezes. Dia 23 de outubro, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA.

"Efeito da adição de pectina e frutooligossacarídeo como ingredientes funcionais no suco misto de cenoura e laranja" (mestrado). Candidata: Daniela De Grandi Castro Freitas. Orientadora: professora Marisa de Nazaré Hoelz Jackix. Dia: 25 de outubro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e Computação – "Construção de páginas web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem" (doutorado). Candidato: Marcus Vinicius Maltempi. Orientadora: professora Beatriz José Daltrini. Co-orientador: José Armando Valente. Dia 23 de outubro, às 9h30, na sala de defesa de teses da CPG-FEEC.

"Coordenação em ambientes colaborativos usando redes de Petri" (doutorado). Candidato: Alberto Barbosa Raposo. Orientador: professor Léo Pini Magalhães. Co-orientador: professor Ivan Luiz Marques Ricarte. Dia 26 de outubro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG-FEEC.

Engenharia Mecânica – "Desenvolvimento e implementação de um programa computacional para a supervisão e controle manipuladores robóticos" (doutorado). Candidato: Cláudio Eduardo Aravechia de Sá. Orientador: professor João Maurício Rosário. Dia 27 de outubro, às 9 horas, no auditório ID-2 da FEM.

Física – "Espectroscopia de emissão de fótons do hélio, nitrogênio, silício e argônio " (doutorado). Candidata: Annette Lina Marie Siems. Orientador: professor Antônio Gomes Trigueiros. Dia 23 de outubro, às 10 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Química – "Estudo da cinética de cristalização de politieno linear de baixa densidade: influência da microestrutura" (mestrado). Candidata: Lilian Satomi Hanamoto. Orientadora: professora Maria Isabel Felisberti. Dia 27 de outubro, às 9 horas, no Auditório IQ-17.

Pesquisa

Toxicologia é tema de congresso
Mais de 250 trabalhos envolvendo o tema toxicologia serão apresentados no 11
o Congresso Latino-Americano de Toxicologia (Alatox 2000) a ser realizado de 25 a 28 de outubro no The Royal Palm Plaza Hotel (Rua Comendador José César Gazi, 2.000). Organizado pela Unicamp, Universidade de Ribeirão Preto e Sociedade Brasileira de Toxicologia, o evento irá reunir especialistas na área de diversos países.

Segundo o coordenador do congresso, professor Flávio Zambrone, do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da Unicamp, durante a programação serão debatidas as questões da toxicologia em seus mais variados aspectos como por exemplo, cosméticos, pesticidas e medicamentos. "No Brasil já avançamos bastante nesta área, mas ainda encontramos dificuldades de avaliação por causa da legislação", explica Zambrone.

11o Congresso Latino-americano de Toxicologia (Alatox2000), de 25 a 28 de outubro no hotel The Royal Palm Plaza (Rua Comendador José César Gazi). Informações e programa no endereço www.alatox2000.com.br/homeoport.htm ou telefone 3212-0021.

Especialização

Labjor promove curso de jornalismo científico
Levar a ciência para além de laboratórios fechados e pesquisas direcionadas para um público hermético. Esta tarefa faz parte do trabalho do Labjor da Unicamp, que está lançando, pela segunda vez, o curso de especialização em Jornalismo Científico. O curso tem como objetivo tornar público o debate sobre ciência e tecnologia, e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas.

O Labjor lançou durante o primeiro curso a revista eletrônica ComCiência - um laboratório experimental, onde os alunos fazem a divulgação científica de trabalhos realizados na Unicamp. Fazem parte da equipe da revista desde sociólogos e jornalistas, até biólogos e físicos. Hoje, a revista já é reconhecida pela SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Para a realização do curso, o Labjor conta com uma parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica, do IG, e com o Departamento de Multimeios do IA. Segundo Carlos Vogt, coordenador do curso, o sucesso obtido com essa primeira turma incentivou o Labjor a continuar o projeto. "Em junho formou-se a nossa primeira turma. Dentre os 40 que entraram, 35 estão concluindo o curso", conta.

As inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico poderão ser feitas diretamente no Labjor ou via correio, entre os dias 6 de novembro de 2000 e 5 de janeiro de 2001. O curso destina-se a graduados em jornalismo e a cientistas interessados em divulgação científica. Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br/labjor, ou através dos telefones (19) 3289-3120 e 3788-7858. O endereço da revista ComCiência é www.comciencia.br.

Lançamentos

Ciência, Tecnologia e Inovação: a reorganização da pesquisa pública no país
Coordenador: Sérgio Luiz Monteiro Salles-Filho
Edição: Komedi
413 Páginas
R$ 30,00 (preço de lançamento)

O livro "Ciência, Tecnologia e Inovação: a reorganização da pesquisa pública no país", será lançado às 18h30 do dia 24 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp. O trabalho, realizado pelo Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi), do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociência (IG), foi coordenado por Sérgio Luiz Monteiro Salles-Filho e é assinado por mais dez pesquisadores. São 416 páginas de um estudo aprofundado e sério a respeito das radicais transformações por que passam as instituições de pesquisa e o indicativo de caminhos para a reorganização e conseqüente crescimento da ciência e tecnologia no país. São avaliados Embrapa, IPT, Fiocruz e LNLS, apontando caminhos para a pesquisa.

A publicação contou com o financiamento de três instituições de fomento à pesquisa: Capes, CNPq e Finep. O prefácio é assinado pelos presidentes das três instituições, Abílio A. Baeta Neves, Evando Mirra de Paulo e Silva e Mauro Marcondes Rodrigues, respectivamente. O lançamento ocorre no Hotel da Funcamp, como parte da IV Jornada Latino Americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (Esocite-2000).

Mídia, Terceiro Setor e MST
Autora: Maria da Glória Gohn
Edição: Editora Vozes
184 páginas
R$ 20,00

Discutir a questão social no Brasil na virada deste milênio é a proposta do livro Mídia, Terceiro Setor e MST, que será lançado pela professora Maria da Glória Gohn, da Faculdade de Educação da Unicamp, no dia 23 (segunda-feira), às 20 horas, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro, durante o 24º Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciências Socias (ANPOCS),

O livro é dividido em três partes. Na primeira a autora aborda um ator importante no cenário sócio político do século XX, crucial para o desenho das perspectivas para o novo século: a mídia. Destaca o fascínio que a mídia eletrônica exerce sobre a sociedade civil política; sua força de pressão na elaboração de imaginários coletivos que possam ser absorvidos pelos indivíduos e grupos; e seu poder para construir ou destruir a identidade de atores individuais e coletivos.

A Segunda parte estuda o cenário configurado pelo campo das ações e práticas sociais desenvolvidas nas redes de associativismo existentes no meio urbano.

A terceira e última parte aborda o mundo rural focalizando o sem terra, destacando o MST. Analisa no MST suas inovações sócio culturais, o papel dos jovens e das mulheres nos assentamentos, seu setor de educação, e o tratamento que o MST recebeu da mídia em suas grandes marchas pelo país.

Computador

Antídoto neutraliza efeitos do vírus MTX
O sofrimento de muitos usuários que estão com os micros infectados com o vírus MTX está com os dias contados. O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) desenvolveu um antídoto que acaba de vez com a praga. Trata-se do ViRobot for MS-DOS, disponível gratuitamente na página de FTP da Unicamp (veja quadro nesta página). "Já conseguimos alcançar bons resultados com a aplicação deste antivírus. Existem casos, no entanto, que a única solução é zerar a máquina", explica Paulo Serrano, do Grupo de Transferência de Tecnologia do CCUEC. A mesma vacina também detecta e elimina o incoveniente vírus Chernobyl.

De acordo com Serrano, a eficácia deste antídoto está na sua capacidade de detectar e sanar o problema nas variantes principais do sistema operacional. Com isso, são eliminados os três principais arquivos nocivos do sistema. Serrano esclarece também que foram experimentados outros antivírus para conter a contaminação. "Aplicamos o Macfee, Virus Scan, InoculateIT e outros. A questão é que conseguia-se apenas identificar o vírus e não combatê-los".

A solução veio depois da ampla divulgação sobre o problema, através de mensagens via Internet e nos periódicos Semana da Unicamp e Folha de São Paulo. Vendo as reportagens, um representante da empresa Hauri – High AntivirUs Reseach Inc, a Mynetis.com, entrou em contato com a equipe do CCUEC oferecendo o produto. Serrano lembra ainda que o ponto crucial da questão é manter a atualização do antídoto. Segundo publicações especializadas, por dia são lançados na Rede cerca de 15 novos vírus. "Se não houver atualização, toda semana a máquina estará vulnerável", diz.

Instruções

Faça uma cópia do ViRobot que está no repositório da Unicamp em: ftp://ftp2.unicamp.br/pub2/apoio/windows9x/antivirus/virobotdos.exe (para usuários externos basta retirar o número 2 depois do ftp para conseguir o acesso);

Execute o arquivo virobotdos.exe, que descompactará três arquivos dentro de uma pasta criada com o nome virobot;

Reinicialize a máquina, entre no prompt do DOS, teclando F8 ao carregar a mensagem "Iniciando o Windows", selecionando a opção "somente prompt";

Entre no diretório virobot com o comando: cd virobot (tecle enter);

Digite o comando: vrd c: /a/s/u (tecle enter)

Ao final da limpeza, reinicie a máquina, deixando carregar o Windows normalmente;

Em seguida, execute o antivírus usado no Windows, isto porque pode ocorrer do antivírus identificar danos no arquivo wsock32.dll. Se este problema for detectado, copie esse arquivo de uma máquina com a mesma versão de Windows e que "não esteja infectada", e copie-o para a pasta C:\WINDOWS\SYSTEM, substituindo o arquivo danificado.

Obs: Com esses passos, os vários arquivos infectados estarão limpos, além de eliminados os 3 arquivos nocivos:

IE_PACK.EXE = I-Worm.Win32.MTX
WIN32.DLL = I-Worm.Win32.MTX
MTX_.EXE = Backdoor.Win32.MTX

Seminário

Especialistas debatem violência sexual
Apenas entre 10% e 20% dos casos de violência sexual são notificados às autoridades. No entanto, o número real de vítimas pode ser até quatro vezes maior. É com o propósito de reverter esse quadro que médicos, especialistas e autoridades estarão participando, nos próximos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira), no Hotel Nacional Inn, de um seminário para discussão de temas relacionados ao atendimento à vitima de violência sexual.

Destinado a profissionais da área da saúde, autoridades policiais, organizações não governamentais e pessoas que lidam com assistência social à população, o seminário é promovido pelo Caism/Unicamp, Cemicamp, SOS — Ação Mulher e Família do Departamento de Tocoginecologia da FCM e Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas.

As sessões, com início partir das 9 horas, vão discutir, entre outros temas, questões como Aborto Legal, As políticas públicas relacionados à violência sexual da mulher, e o Atendimento à mulher da violência sexual: uma questão de direito à cidadania.

Segundo Wlademir Pereira Mendes, coordenador do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, a violência sexual é um problema "que não respeita classe social, embora atinja com maior freqüência a camada mais pobre, exatamente por estar mais exposta às adversidades sociais, por não ter a quem recorrer quando um membro é atingido", diz ele.

O encontro vai ainda estudar possíveis mecanismos para desenvolver programas de treinamentos corretos e eficazes de profissionais visando estimular as vítimas de violência sexual a notificar a agressão. "Sabemos que também é preciso mudar todo o aparelho das delegacias onde as vítimas possam fazer as suas denúncias, com profissional treinado para isso", explica o médico.

O Hotel Nacional Inn fica na Av. Benedito Campos, 35, próximo ao Jardim do Trevo. Contatos podem ser feitos através do telefone (019) 3289-3207.

Atividade

Palhaço diverte crianças internadas no HC
Ronald McDonald, garoto-propaganda da casa de lanches de origem americana, vai estar nas dependências do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp no próximo dia 23 (segunda-feira), a partir das 13 horas. Motivo: durante uma hora Ronald vai estar visitando as 60 crianças da área hospitalar do HC, sendo 20 do Pronto Socorro e as 40 internadas nas alas infantis no 4° andar do hospital.

Durante esse tempo o palhaço estará divertindo a criançada com número de mágica, inventando brincadeiras, contando e ouvindo histórias dos internos. No final da visita, Ronald McDonald estará distribuindo às crianças um quebra-cabeças como lembrança.

"A intenção é levar um pouco de alegria e entretenimento às crianças que estão ali internadas", diz o personagem. Essa é uma atividade que já está virando rotina no HC, principalmente nas destinadas ao tratamento de crianças. Esta é a segunda vez que o personagem Ronald McDonald vem ao hospital da Unicamp. Segundo os médicos que lidam com crianças toda a atividade lúdica, como música, histórias, teatro e o humor auxilia no tratamento de crianças. Há casos em que a cura é total.

Treinamento

Tempo Lúdico realiza curso de ginástica laboral
Com o crescente interesse das empresas pelo programa de ginástica laboral, a Tempo Lúdico Empresa Júnior da Faculdade de Educação Física da Unicamp em parceria com a Tessutti & Tessutti – Assessoria e Consultoria em Atividades Físicas e Esporte, está ministrando, pela primeira vez na Unicamp, o Curso de Ginástica Laboral. Será dia 28, das 8 às 18 horas, no auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp).

Nesta primeira fase, será ministrado o módulo básico, que dará a noção geral da ginástica laboral e sua atuação. O treinamento é dirigido a professores ou estudantes de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional e reabilitação em geral, a fim de capacitá-los a desenvolver atividades físicas dentro das empresas.

Prevenção - A ginástica laboral visa a prevenção de doenças ocupacionais, na medida em que torna o trabalhador fisicamente apto para as tarefas diárias ou compensa seus esforços despendidos no processo produtivo, ficando menos propenso a adquirir doenças ocupacionais, gerando uma diminuição com despesas médicas.

As inscrições para o curso podem ser feitas na Tempo Lúdico, localizada próxima ao ginásio "Professor Pedro Stuccher Sobrinho", na FEF, de 2ª a 6ª, das 12 às 14 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3242-2914 (após as 21 horas) ou por e-mail k_rolzinha@hotmail.com ou carolminasfef@bol.com.br.

Arte

Show reúne músicos de várias tendências
Diversidade de ritmos e muita boa música é o que promete a coordenação geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) com o show "O Público para o Público" no dia 26 (quinta-feira). O evento irá trazer para o estacionamento atrás da Biblioteca Central, a partir das 19 horas, a banda nordestina de repentistas Cajú e Castanha, o som regional de Pífanos de Caruaru e o grupo paulista FunkComoLeGusta.

Além desses artistas, o show também terá a participação do filho de Wilson Simonal, Max de Castro, que mistura em seu repertório, samba, soul e música eletrônica. A proposta do DCE, segundo a coordenadora Renata Lima, é integrar a comunidade com eventos culturais e utilizar o espaço que é público para o próprio público. "Com isso acabamos divulgando esses artistas que têm muito pouco espaço na mídia em geral e são de ótima qualidade".

O evento é aberto à toda comunidade e informações podem ser obtidas pelos telefones 3788-7910 e 7042 ou pelo e-mail dce@unicamp.br.

Comemoração

Ex-alunos do Culto à Ciência promovem festa
A escola estadual Culto à Ciência, uma das mais tradicionais de Campinas, prepara uma grande festa em comemoração aos seus 127 anos. As adesões para o evento que acontecerá no Ginásio da Unicamp, no dia 19 de novembro, já estão sendo aceitas.

Os interessados em participar da festa devem fazer a adesão pelos telefones (0xx19) 3231-3121 ou 3232-3986. A festa é uma organização da Sociedade Amigos do Culto à Ciência (SAC), formada por um grupo de ex-alunos da escola.

A SAC fica na Rua Hércules Florence, no Botafogo, ao lado do Ginásio Alberto Krum. Informações sobre a festa também podem ser obtidas na sociedade amigos e na Internet, no site www.cultoaciencia.com.br. O e-mail é: sac@cultoaciencia.com.br.

Até o dia 10 de novembro a adesão, com desconto, custa R$ 35,00. Após essa data, o valor sobe para R$ 40,00. O preço da adesão inclui brindes, bebidas e comidas. A festa ocorrerá no dia 19 de novembro, das 11h30 às 17 horas, no Ginásio da Unicamp.

A última festa realizada pela escola, há dois anos, em comemoração aos seus 125 anos, reuniu 2,5 mil pessoas, entre ex-alunos, alunos, funcionários e professores. Famosos como a atriz Regina Duarte e o apresentador Fausto Silva, já passaram pelos bancos do colégio.

Pessoas

Os pioneiros do comércio na Unicamp
João Sebastião da Silva, de 65 anos, diariamente atravessa a cidade (toma dois ônibus) para chegar pontualmente às 6 horas da manhã na Unicamp. Já Luiz de Lacerda Bacellar, de 82 anos, também faz o mesmo trajeto, mas para chegar um pouco mais tarde, por volta das 8h30. Ambos com o objetivo de ganhar o pão de cada dia. Tanto o "seu João" quanto o "seu Lacerda", como são conhecidos na Universidade, têm algo em comum em suas vidas: são os pioneiros no comércio da Unicamp. Eles não se conhecem, pois Silva vende pipoca, há 20 anos, atrás do prédio do Banespa da Reitoria, nas proximidades do Hospital das Clínicas, e Lacerda tem um barraca de doces industrializados, há quase 30 anos, em frente ao Ciclo Básico (ponto central da Universidade). Com muitas histórias para contar e ressentidos por estarem sendo sufocados pelo comércio das cantinas, eles não escondem a emoção em relembrar fatos que marcaram suas vidas. Lacerda, por exemplo, chegou a conversar com o professor Zeferino Vaz, ao contrário de João, que não conheceu pessoalmente nenhum dos reitores.

Mas há algo no mínimo curioso entre esses dois personagens. Embora convivendo na mesma Universidade, há tanto tempo, em universos diferentes, cada um explora um aspecto da Unicamp: o pipoqueiro ama a natureza e tem prazer em cuidar dos passarinhos do campus e o vendedor de doces busca aumentar seu conhecimento com bate-papos informais no seu local de trabalho.

A opção de cada um - João não sabe ler nem escrever e possui uma simplicidade peculiar. Gosta de chegar cedo na Unicamp para cuidar dos pássaros. "São cerca de 300", confessa. Diariamente eles consomem perto de 1 quilo e meio de milho. Outro grande prazer de seu João são suas três mangueiras que plantou no local em que permanece boa parte do tempo. Uma das árvores já completou 14 anos de existência. "O pessoal gosta muito das mangas. Tem coquinho, bourbon e manteiga", explica.

Em um outro universo, seu Lacerda, que está no coração do campus, ao lado de famosos intelectuais, confirma que viu passar pela sua calçada muitas celebridades. Ele nunca foi à escola, mas sabe ler e escrever e ainda consegue conversar e discutir sobre temas da história do Brasil e filosofia – seus preferidos – com grande naturalidade. Gosta de ler biografias como as de De Gaulle, Richard Nixon e outros. Quando se depara com polêmicas ou contraditórias diz que não se engana por pouco. "Você acredita mesmo que Getúlio Vargas se suicidou?" indaga.

Histórias na Unicamp – Entre as histórias universitárias que mais gosta de contar, Lacerda enumera a do médico João Alberto Caliani. Quando era estudante de graduação na década de 70, o médico se tornou um dos melhores amigos do vendedor de doces. "Gostávamos de trocar idéias sobre literatura", lembra. Hoje o médico, que mora na França e trabalha no Hospital de Paris, encontra tempo para enviar cartões postais para o velho amigo. "Tive poucas amizades aqui, mas com muita qualidade".

João lembra que também teve muita clientela e amigos naquele lugar. "Há alguns anos não tinha tanto comércio e cantinas", conta. Médicos e enfermeiras eram seus melhores clientes. Hoje seu João vende pipocas e doces para mensageiros e pacientes que freqüentam o Hospital. Também são muitos que ele viu namorar, casar e ter filhos. "O tempo evolui de uma maneira que não se sabe onde ficou", filosofa. "Quero ser conhecido como um homem que só fez o bem e nunca o mal".

Quando indagados sobre o que pensam da Unicamp, ou seja que idéia eles têm do local que passaram quase metade de suas vidas, seu João diz sorridente e sem a noção de que trabalha num pólo tecnológico "Eu acho que aqui se faz grande produção de dinheiro". Já seu Lacerda, desconversa ...

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br