Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

Semana da Unicamp

20 a 26 de novembro de 2000 Ano II  - No. 121

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Cidadania

Programa resgata a arte das ruas
Um espaço para trazer para dentro da Universidade grupos e pessoas que produzem atividades culturais vinculadas ao espaço de rua na cidade de Campinas e, com isso, observar suas relações sociais é a proposta do Programa Conversa de Rua. Concebido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), o programa será lançado com a apresentação da Banda Bate Lata – formada por crianças e adolescentes do Jardim Campos Elíseos (periferia da cidade), no dia 23 (quinta-feira), às 9h30, no Teatro de Arena da Unicamp (praça do Ciclo Básico). Serão 15 minutos de apresentação artística e uma hora de conversa entre o público e integrantes do grupo.

De acordo com Claúdia Pfeiffer, pesquisadora do Laboratório, pela estrutura do programa a conversa com essas pessoas é fundamental. Segundo ela, é importante que seja proporcionada uma maior visibilidade a essas práticas que têm sido configuradas predominantemente em seu vínculo com a violência e, conseqüentemente, com a falta de espaço público. Também estão sendo programadas entrevistas com pichadores, grafiteiros e grupos de teatro de rua. De acordo com Claúdia, os encontros serão mensais e todas as apresentações serão filmadas e depois estudadas pelos pesquisadores da área "Saber Urbano e Linguagem", do Labeurb.

Dentro desta mesma linha, a pesquisadora informa ainda que, a partir de 2001, um outro projeto também abordará aspectos nesta linha de pensamento da linguagem. Trata-se do programa Pensando a Cidade. "A idéia é trazer grupos que estão interferindo nas relações de espaço na cidade, como o grupo Mano a Mano".

Labeurb – A proposta do Laboratório de Estudos Urbanos é ser um centro de conhecimento sobre a cidade, tomando-a como espaço simbólico específico, que envolve diferentes formas de significação, na configuração do corpo social. Desenvolve projetos de natureza interdisciplinar que focalizam a cidade e estabeleçam um intercâmbio que sustente uma relação entre a universidade e a sociedade. Seus trabalhos envolvem questões que chamam a atenção para a necessidade de se introduzir a compreensão do funcionamento da linguagem nas discussões e propostas relativas à cidade e nas suas práticas.

Homenagem

Gottlieb recebe título de Doutor Honoris Causa
O professor Otto Richard Gottlieb, indicado para o Prêmio Nobel de Química em 1999, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp no dia 21 de novembro (terça-feira), às 17 horas, na Sala de Reuniões do Conselho Universitário. Brasileiro por opção, Gottlieb nasceu em Brno, na Tchecoslováquia, em 1920 e obteve a nacionalidade aos 21 anos. Seu trabalho de síntese interdisciplinar da química de plantas e da investigação em evolução botânica, reconhecido mundialmente, abriu novos caminhos para a ciência, segundo consta do parecer sobre a concessão do título, assinado pelas professoras Gláucia Maria Pastore, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos, e Maria Luiza Mello, diretora do Instituto de Biologia, e do professor Oswaldo Luis Alves, do Instituto de Química.

A área de atuação de Gottlieb foi sempre fortemente ligada à busca de princípios ativos e à determinação estrutural de produtos de plantas brasileiras, além de se preocupar com a biodiversidade do país. Promoveu a elucidação estrutural de várias categorias de produtos naturais, tendo desenvolvido métodos originais de fitoquímica e biodiversidade quantitativas, buscando esclarecer questões de evolução, sitemática e ecologia, que aparecem resumidas em seu livro "Micromolecular Systematics and Ecology", publicado em 1982 pela Spring Verlag.

O cientista também já obteve o mesmo título pelas Universidades Federais da Paraíba, de São Carlos e Rural do Rio de Janeiro e pela Universidade de Hamburgo (Alemanha). Como professor Honoris Causa foi homenageado pelas Universidades Federais de Alagoas, Minas Gerais e Bahia. Sua extensa obra científica abrange cinco livros, vinte e dois capítulos de livros, centenas de artigos científicos e mais de mil comunicações a congressos.

Seminário

Encontro debate ética em pesquisas
A importância de se discutir questões de ética ligadas à pesquisa cada vez mais ganha espaço dentro dos muros acadêmicos. As agências de fomento à pesquisa e os periódicos indexados, por exemplo, exigem a comprovação de parecer favorável das Comissões de Ética em Pesquisas (CEPs) para outorgar recursos ou autorizar a publicação dos resultados da pesquisa. Nesse sentido o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza no dia 28 de novembro o seminário "Ética em Pesquisa". Trata-se do primeiro evento de uma série de atividades em que o Comitê pretende reforçar a importância dessas questões junto aos pesquisadores e pós-graduandos da Universidade. As palestras ocorrerão no Salão Nobre da FCM (prédio rosa), das 9 às 12 horas.

Como convidados especiais, estarão presentes no seminário William Saad Hossne, presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde e Conceição Accetturi, presidente da Comissão das Faculdades Integradas Cantareira. Hossne recebeu 12 prêmios da Academia Nacional de Medicina. Foi reitor da Universidade Federal de São Carlos (1979-1983), diretor científico da Fapesp e presidente fundador da Sociedade Brasileira de Bioética. Atualmente é presidente da comissão de Especialistas de Ensino Médico.

Coordenadora da Unidade de Pesquisas Clínicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Conceição também é assessora da Coordenação Nacional de DST-Aids do Ministério da Saúde. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone 3788-8936 ou pelo e-mail cep@fcm.unicamp.br.

Eventos

A origem da vida na Terra
Há quanto tempo existimos? De onde vieram nossos ancestrais? Estas e outras questões serão debatidas no seminário apresentado pelo professor Carlos Frederico Menck.

"Origem da vida na Terra: um tempo curto para uma experiência bem sucedida" é o tema do próximo seminário da série promovida pela Coordenadoria Geral da Universidade.

Na discussão sobre a origem da vida, Menck acredita que a origem da célula dependeu de processos evolutivos anteriores a própria origem de nosso planeta, tendo ocorrido em algum outro local do universo. Segundo ele, dados atuais apontam para uma origem da Vida concomitante à existência de condições na Terra para abrigar as primeiras células.

"Origem da Vida" será apresentado no auditório da Biblioteca Central, dia 23 de novembro, quinta-feira, às 11h. O seminário é aberto a todos os interessados.

Congresso Médico Acadêmico

O Centro Acadêmico "Adolfo Lutz" está realizando até o dia 25 (sábado) o 9o Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMau), sempre a partir das 8h30, nas salas de aula da FCM. O Grupo de Estudos em Oncologia (Geo) da FCM responde pela realização do pré-congresso, que terá conferência sobre "Atividades na Terapia e Emergências Oncológicas". O tema de abertura "Atividades em oncologia", será ministrado pelo professor Gilberto Schuwartsman, da UFRS.

No dia 23 conferência sobre "A atuação dos médicos de Fronteiras no Brasil, com professor Marco Nunes, Coordenador de Saúde dos Médicos sem Fronteira; dia 24, "A inserção do médico recém-formado no sistema de convênios de saúde no Brasil, com a professora Regina Parisi de Carvalho, presidente do Cremesp. Ainda no dia 24, ciclo de palestra sobre Medicina Esportiva, Síndrome do Pânico e Climatério. No dia 25, outro ciclo de palestra sobre Obesidade, Aspectos clínicos e cirurgias da doença de Parkinson e Introdução a geriatria. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no CAAL, através dos fones 3788-7942 ou 3289-3088.

Conferências no hc

O Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FCM/Unicamp vai realizar nos próximos dias 24 e 25 (sexta e sábado) o "Simpósio de Cirurgia Endoscópica Póstero-colateral da Coluna Vertebral a Laser", a partir das 8h30, no auditório do HC. Para ministrar o simpósio foram convidados os professores-pesquisadores Martin Knight, da Universidade de Manchester, e Jorge Ramirez, diretor geral do Departamento de Ortopedia da Clínica Reina Sofia, da Colômbia.

Promovidas pelo Departamento, as conferências destinam-se basicamente a profissionais que tratam especificamente de doenças da coluna. No entanto, o encontro é aberto também estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais de outras áreas e especialidades da saúde. Maiores informações com Eliana pelo telefone 3788-7750.

Transplantes

Fila de espera por órgãos é tema de palestra
Um dos fatos que mais assustam as pessoas é presumir que há, no Brasil, comércio ilegal de órgãos destinados a transplante. Ou que ainda há gente acreditando que existe uma fila de espera de "pacientes preferenciais" com conhecimento dos próprios hospitais. Para o médico Adriano Fregonesi, coordenador da Organização para a Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Unicamp, nenhuma dessas questões tem o menor fundamento.

E é justamente para falar sobre esses temas que o médico vai estar nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 19h30, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, quando proferirá palestra sobre "Fila de espera para a vida ou para a morte?", como parte da campanha permanente de doação de órgãos desenvolvida pelo HC da Unicamp.

Destinada a médicos, profissionais ligados a área da saúde e pessoas interessadas, a palestra de Fregonesi visa desmistificar alguns tabus que ainda imperam na sociedade e sanar eventuais dúvidas tanto de médicos como de leigos.

"É preciso esclarecer às pessoas que o sistema de doações de órgãos obedece única e exclusivamente a critérios médicos. Por isso mesmo, não há a menor possibilidade de riscos de comercialização, nem de atendimentos preferencias, como sugerem alguns," ressalta o médico. E mais: para se fazer um transplante, antes de mais nada, é necessário que haja compatibilidade entre o doador e o receptor — o que invalida a possibilidade de existência de uma possível lista de espera de "pacientes preferenciais". Com isso, os pacientes que estão na lista de espera são rigorosamente atendidos com base nesse critério, "que é o da compatibilidade de órgãos", diz ele, acrescentando que 30% dos pacientes que estão na lista de espera morrem antes mesmo de fazer o transplante.

Na palestra, Fregonesi vai explicar as diferenças existentes entre morte encefálica e coma, assim como um transplante, de rim, de fígado ou de coração, há muito deixou de ser mera experiência científica, "para ser uma intervenção terapêutica eficaz em pacientes com insuficiências terminais de órgãos e falência de alguns tecidos", explica o médico. Estima-se que anualmente, em todo o mundo, cerca de 500 mil pessoas desenvolvem insuficiência renal crônica, 300 mil insuficiência cardíaca e aproximadamente 200 mil pacientes insuficiência hepática. Esse quadro acaba provocando uma demanda — apenas desses órgãos — de um milhão de transplantes por ano. Fregonesi revela que entre 1% e 4% das pessoas que morrem em hospitais e de 10% a 15% daquelas que morrem em unidades de cuidados intensivos apresentam o quadro de morte encefálica, sendo portanto potenciais doadores.

Pesquisa

IEL promove seminário sobre teses
Para abrir espaço para apresentação e discussão de dissertações de mestrado e teses de doutorado em andamento, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza nos dias 21 a 23 de novembro o 6o Seminário de Teses em Andamento na Unicamp. Além das pesquisas da Unicamp, este ano também haverá apresentações de trabalhos de outras universidades como Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e PUC de São Paulo. Desta vez a temática geral será "A Pós-Graduação no Brasil: participação político-institucional e formação acadêmica".

São aproximadamente 120 pesquisas inscritas para as sessões de comunicações. Também estão programadas mesas-redondas, em que serão abordados temas sobre conjuntura atual da pós-graduação, formação acadêmica e novas tecnologias em informação (veja programação completa nesta página). Para fomentar o debate, as apresentações são organizadas de acordo com temas e/ou filiações teóricas comuns. Desta forma, fora os apresentadores de cada trabalho, participam das discussões ao alunos ouvintes e um professor debatedor.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 de Novembro

9 horas – Abertura

Professor José Claudio Geromel – pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp, professor Luiz Carlos da Silva Dantas – diretor do IEL, professora

Edwirges Maria Morato – coordenadora de pós-graduação do IEL, professora Míriam V. Gárate – coordenadora de graduação do IEL e Sandoval

Nonato, representante discente da Comissão de Pós-Graduação do IEL.

9h30 – Mesa-redonda "O pós-graduando na atual conjuntura político-institucional das universidades brasileiras" - Luiz Leduíno Salles Neto

(Repres. da APG/UNICAMP na ANPG), professora Anna Maria Marques Cintra (PUC-SP), professor Armando Boito Júnior (IFCH/Unicamp)

12 horas – Exposição de livros e lançamento da Revista Sínteses (número 5)

14 horas - Sessões de Comunicação

15h45: Intervalo

16 horas – Sessões de Comunicação

Dia 22 de novembro

9 horas – Conferência: "Políticas públicas para a formação acadêmica do pós-graduando" – professor Luiz Antonio Marcuschi (Universidade

Federal de Pernambuco (UFPE)

14 horas - Sessões de Comunicação

15h45 : Intervalo

16 horas: Sessões de Comunicação

Dia 23 de novembro

9 horas - Mesa Redonda: "Novas Tecnologias de informação e multimeios: impactos na pós-graduação" – professora Denise Braga (IEL/Unicamp),

professor Paulo Cunha (UFPE) e professora Heloisa Vieira da Rocha (Instituto de Computação/Unicamp)

14 horas - Sessões de Comunicação

15h45 : Intervalo

16 horas - Sessões de Comunicação

18h30: Confraternização no Restaurante Carpe Diem/ IEL

Política

Professor da Unicamp assume como secretário de Marta Suplicy
Jorge Eduardo Levi Mattoso, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Economia Sindical e do Trabalho, foi indicado como Assessor de Assuntos Internacionais, da prefeita eleita na cidade de São Paulo, Marta Suplicy.

A reitoria declarou à imprensa que, "em virtude da complexidade dos problemas da cidade de São Paulo e pelo fato de os olhos da nação estarem voltados para a cidade, a Unicamp se sente honrada em ter um de seus professores mais eminentes sendo indicado para compor a nova equipe de governo municipal".

Doutor em economia pela Unicamp, Jorge Mattoso tem graduação e mestrado na França.

Ele já escreveu quatro livros, organizou e participou de muitos outros, além de ter produzido artigos para revistas especializadas de circulação internacional, entre outras ações.

Vida Acadêmica

PAINEL DA SEMANA

Exposição de Orquídeas
O pós-graduando do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia, Eduardo Leite Borba, participa da programação técnica da 3a Exposição Regional de Orquídeas de Campinas a ser realizada nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), no Instituto Agronômico de Campinas. Além da exposição, que deverá contar com 500 vasos de várias espécies, o evento oferece quatro cursos para iniciantes e palestras técnicas para os orquidófilos. Também participam do evento Fábio Barros, coordenador da Coleção Científica de Orchidaceae do Instituto de Botânica e do Jardim Botânico de São Paulo; Cássio van den Berg, do Royal Botanic Gardens Kew e Ricardo Giória, doutorando pela Esalq. O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas no local. Informações: (19) 3289-4343.

Cultura e Paz – Prossegue até dia 21 (terça-feira) o 4o Seminário Internacional Ciência e Sociedade por uma Cultura de Paz. Trata-se do último seminário da série estabelecida pela Associação de Universidades do Grupo Montevídeo, composta por 15 universidades latino-americanas, que tem por objetivo uma expressiva mobilização para trabalhos na área de cultura de paz, por intermédio de uma cátedra junto à Unesco. Entre os palestrantes estão o ex-presidente da Argentina, Raúl Alfonsín, a presidenta das Avós da Praça de Maio, da Argentina, Estela Carlotto, o prefeito eleito de Campinas, Antonio da Costa Santos, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Trípoli. A questão da degradaçãod o meio ambiente, o esgotamento dos recursos hídricos e o ritmo acelerado que estabelece o caos da humanidade, serão apresentados em três grandes blocos dentro da programação do seminário. São eles: Ciência e Tecnologia e Sociedade por uma cultura de paz, Meio Ambiente e Sociedade por uma cultura de paz e Desenvolvimento Sustentável e Sociedade por uma cultura de paz. Informações: 84702 e 84718.

Periódicos Científicos – Os periódicos científicos nacionais serão tema de discussão na Unicamp no seminário "Publicação de Periódicos Científicos", dias 20 e 21 (segunda e terça-feira), no auditório da Biblioteca Central. Destinado a editores, professores, associações científicas ou acadêmicas e bibliotecários, o evento pretende abordar o papel das editoras universitárias e como está a política de elaboração das revistas no país. A promoção conjunta é da Coordenadoria Geral da Universidade, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Sistema de Bibliotecas da Unicamp e Fapesp. Informações 3788-7025 ou 3788-7001.

Métodos Computacionais – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza novas palestras da série Seminários e Métodos Computacionais de Otimização. Dia 20 (segunda-feira), Otimização em finanças; e no dia 27, Jogos e evolução. Mais informações no site www.ime.unicamp.br/eventos_seminarios.html

Coleta de sangue – O Centro de Hematologia e Homoterapia (Hemocentro) realiza coleta de sangue nos dias 21 a 23 (terça a quinta-feira), e 28 a 30 (terça a quinta-feira), das 8 às 12 horas, em frente da Catedral. Informações pelos telefones 3788-8722 e 3788-8720

Comédia e elementos de clownToda a terça-feira até 21 de novembro, a comunidade universitária pode conferir o trabalho de encerramento do ano dos alunos de artes cênicas. O espetáculo "Antes Tarde", criação coletiva do Grupo Olá Olavo Bilac, será apresentado às 20 horas, no Departamento de Artes Cênicas (Barracão do IA). A peça é a fusão de elementos cômicos com as firulas e performance próprias do clown. Informações 3289-3588.

Cine-IEL – Dentro do Ciclo Stanley Kubrick, o Instituto de Estudos da Linguagem, apresenta o filme "Barry Lindon", produzido em 1971. O vídeo será exibido no dia 22 (quarta-feira), às 18 horas, na Sala do Telão do IEL. Entrada franca. Informações 3788-1520.

Bases de Dados de Periódicos – A Biblioteca Central (BC) realiza nos dias 22 (quarta-feira) e 30, cursos visando o treinamento da comunidade universitária no acesso às Bases de Dados de Periódicos, em texto completo, disponíveis através do consórcio Fapesp – aproximadamente 606 revistas eletrônicas internacionais. As aulas acontecem das 14 às 17 horas, no Laboratório de Informática da Biblioteca (3o piso). Em dezembro, os treinamentos ocorrem nos dias 7 e 11. Informações e inscrições pelos telefones 3788-7001 e 3788-7025, ramal 11, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou pessoalmente no Setor de Referência da BC, com Regina Vicentini. São oferecidas 30 vagas em cada turma.

Teatro – O grupo Quados, formado por alunos do curso de Artes Cênicas, apresenta a peça Agda no dia 22 (quarta-feira), às 12h30, no auditório do Instituto de Artes. O espetáculo trata de uma adaptação do conto Agda, de Hilda Hist. As atrizes representam três homens tomados pela paixão que se unem para desvendar o mistério de Agda. A entrada é franqueada ao público. Informações: 3289-0819 (Andréa).

Foucault-Deleuze – Com a participação de renomados pesquisadores de diversas universidades brasileiras, entre elas Unicamp, USP, Federal do Rio de Janeiro e PUC de São Paulo, será realizado entre os dias 22 e 24 de novembro (de quarta a sexta-feira), no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Colóquio Foucault-Deleuze, com o tema "O que estamos fazendo de nós mesmos". O encontro – promovido pelo Departamento de História e o Centro de Estudos da Filosofia Moderna e Contemporânea (Cemodecom) do IFCH – tem como proposta a reflexão sobre o tema central, como forma de revitalizar atitudes éticas e políticas presentes nas trajetórias dos pensadores participantes do colóquio. Terá palestras e debates com início às 14 horas, todos os dias. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Eventos pelo telefone 3788-1601.

Ciência na Escola – O Laboratório de Educação e Informática Aplicada (Leia) da Faculdade de Educação (FE) e Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) realizam dia 23 (quinta-feira) o Seminário do Projeto Ciência na Escola. Pela programação, das 8h30 às 12 horas no Centro de Convenções da Universidade, acontece a palestra "Uma nova pedagogia para o ensino de Ciências – Relato de experiências das 6 escolas do projeto"; e das 14 às 17 horas, no IFGW haverá palestra sobre "As pesquisas atuais sobre telecomunicações", com visita a laboratórios do IFGW. Informações em www.leia.fae.unicamp.br

Geologia em Roraiama – "Geologia do Estado de Roraima, novos dados sobre a porção norte do Cráton Amazônico" " é o tema da palestra de Leda Maria Barreto Fraga (CPRM/RJ), marcada para o dia 22 (quarta-feira), às 14 horas, no auditório do IG. Informações: edinalva@ige.unicamp.br

Amazônia – O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) organiza no dia 23 (quinta-feira), às 16 horas, o seminário "Sistema de Vigilância da Amazônia". Será ministrado por Humberto Lourenção, na sala de reuniões do NEE (terceiro andar do prédio dos professores do IFCH). Informações pelo telefone 289-4411 ou http://www.unicamp.br/nee

Cinecall – Esta semana é a vez da exibição do filme "A espera de um milagre", no dia 23 (quinta-feira), em duas sessões, às 12 horas e às 18h30, na Sala do Telão do Instituto de Estudos da Linguagem. Adireção do filme é de Frank Darabont, produzido em 2000. A promoção é do Centro Acadêmico de Letras e Lingüística. Entrada franca. Informações 3788-1520.

Saúde mental – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza até dia 25 (sábado) o curso de extensão Saúde mental e trabalho – Aspectos teórico-práticos, ministrado pela professora Liliana Guimarães, diretora do Laboratório de Saúde Mental e Trabalho, vinculado ao Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. É destinado a psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos, engenheiros e profissionais de recursos humanos. Informações pelos telefones 3788-4646 ou 3788-4648.

Implantodontia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) promove dia 25 (sábado) o 1° Encontro de Implantodontia da FOP, com a participação de oito renomados palestrantes. O objetivo é debater aspectos atuais referentes ao processo de implante e reimplante de dentes. Aberto a estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais ligados à área, será realizado no auditório da FOP, à Avenida Limeira, 901, Bairro Areião. Informações pelo telefone (019) 430-5274 ou 430-5200, no site www.fop.unicamp.br ou pelo e-mail roger@fop.unicamp.br.

Laboratório de Psicologia Genética – Profissionais brasileiros e do exterior da área de educação encontram-se, de 26 (domingo) a 1º de dezembro, para discutir o tema "Construtivismo e Prática Pedagógica", no 17º Encontro Nacional de Professores do Proepre – Programa de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, desenvolvido pelo Ministério da Educação. O evento será realizado no Salão de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia. A promoção é do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação (FE), que atende os interessados pelo e-mail lpgunicamp@sigmanet.com.br e telefones 3788-5584 e 3253-1980, com Ercília.

Em dia

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" realiza no dia 16 de dezembro, em seu auditório, a 1a Oficina de Física Moderna. O evento é destinado a colocar o público em geral, em particular, professores do ensino médio em contato com a física quântica. Durante o evento as idéias fundamentais da área serão apresentadas de forma acessível e com demonstrações experimentais. As inscrições custam R$ 70,00 e serão emitidos certificados. Mais informações pelo telefone 3788-5303, e-mail knobel@ifi.unicamp.br ou graduacao@ifi.unicamp.br ou ainda no site www.ifi.unicamp.br .

Engenharia de Petróleo – Saiu o 6° número do Boletim Eletrônico Mensal da Biblioteca Virtual de Engenharia de Petróleo que já se encontra disponível no endereço: http://www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BoletimBVEP.htm. A nova edição traz como destaque o artigo "Recuperação de Petróleo com o Mecanismo de Drenagem Gravitacional" do professor Euclides Bonet. Informações bvep@prossiga.br.

Japão antigo – O Centro de Documentação "Alexandre Eulálio" (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), prorrogou o prazo da exposição "Vistas Antigas do Japão: Cartões Postais 1890 - 1930". Pode ser vista até janeiro de 2001. Na web, encontra-se em www.unicamp.br/iel. Mais informações pelo telefone 3788-1523, com Flávia ou Creuza.

Participação – Os professores da Unicamp Eni Orlandi (Instituto de Estudos da Linguagem) e Márcio Porchman (Instituto de Economia) apresentam seus trabalhos na 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na Paraíba, que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, naquele Estado. O evento focaliza o tema "Conhecimento e Trabalho: os desafios para as Humanidades", tendo como objetivo debater a relação entre as mudanças no mercado de trabalho e a formação profissional na área de humanidades, bem como divulgar junto à comunidade as atividades desenvolvidas por professores e alunos do Centro de Humanidades da Universidade Federal da Paraíba. Informações pelo telefone (83) 310-1416 ou 310-1203 e e-mail durval@ch.ufpb.br.

A árvore da vida e os bichos – Até 24 de novembro a artista plástica e funcionária do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Leonarda Arruda Botelho Lascalla, expõe na Galeria de Arte da Unicamp. Denominada "A árvore da vida e outros bichos", a exposição é composta por 15 desenhos pintados em telas e tecidos, em peças de cerâmica e um painel medindo 2x1,5m. Trata-se de um trabalho antropomorfo, em que a união de homem e bicho enriquece lendas de índios. A Galeria de Arte fica no prédio da Biblioteca Central, telefone 3788-7453.

Maria Fumaça – Até 26 de novembro, todo sábado às 10 horas e aos domingos às 14 horas, o elenco do projeto Trem-Ato apresenta espetáculos teatrais nos principais intervalos da viagem a bordo da Maria Fumaça, que sai de Campinas até a Estação Tanquinho, seguindo depois para Jaguariúna. O trabalho é resultado de um convênio para intercâmbio tecnológico e cultural entre a Unicamp e a Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF). Integram o elenco Carolina da Rocha Mundim, Cátia Massoti e Fernando Aleixo, alunos de teatro e dança do IA. A direção é de Luciano Gentile e o figurino de Tatiana Severo Lins. A Estação Anhumas, de onde parte a Maria Fumaça, fica na Rua Antônio Duarte da Conceição, s/nº, no Parque Anhumas, Campinas.

Atendimento Prefeitura – A Prefeitura Universitária acaba de disponibilizar mais duas opções para o atendimento aos usuários de seus serviços. Agora a comunidade universitária tem uma linha direta através do ramal 85050 e também o e-mail atendimento@prefeitura.unicamp.br. Através desses canais pode-se fazer um comentário ou obter informações sobre transporte, telefones, restaurante, meio ambiente, trânsito, construções prediais, bombeiros ou vigilância.

Brigadeiro Camarão – A coleção do Brigadeiro Camarão Ribeiro, doada à Unicamp, pode ser vista no 3o andar da Biblioteca Central, no setor de Coleções Especiais. São mais de 200 obras que formam o fundo bibliográfico da coleção latino-americana da BC. A família do brigadeiro doou o acervo contendo 14 mil livros sobre a Amazônia. Unidades como Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Instituto de Estudos da Linguagem também já estão com parte deste acervo. Informações pelos telefones 3788-7025/7001, com Sandra Lane.

Inscrições

Jornalismo científico – O Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Universidade está recebendo inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico, a ser oferecido a partir de março de 2001. Até 5 de janeiro os interessados podem se inscrever. O curso destina-se a graduados em jornalismo e pesquisadores interessados em divulgação científica. Mais informações no site www.uniemp.br/labjor, ou pelos telefones 3289-3120 e 3788-7858.

Psicologia clínica – O Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe até dia 22 deste mês as inscrições para o Curso de Aprimoramento em Psicologia Clínica em Saúde Reprodutiva da Mulher. A prova escrita será dia 25 e as entrevistas, nos próximos dias 28 e 29. Exige-se que o candidato seja graduado até há cinco anos, não tenha realizado outros Programas de Aprimoramento nem vínculo empregatício em instituições oficiais. O Departamento de Neurologia localiza-se no 3° andar do antigo prédio do APA, em frente a rampa do HC. Informações complementares com Solange ou Mário pelo telefone 3788-7810.

Comunicação e Educação – A Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mantida pela ordem dos padre jesuítas e localizada em São Leopoldo (RS), recebe até 30 de novembro inscrições para o mestrado e doutorado em Comunicação e para o mestrado em Educação. Quem optar se inscrever pelo correio, deve enviar a documentação até 16 de novembro. Site: www.unisinos.br. E-mail poscom@icaro.unisinos.br e telefone (51) 590-8450 para o curso de Comunicação; e 590-8117 ou 590-1122, e-mail ppgedu@poa.unisinos.br e site www.unisinos.br/educacao para a pós em Educação.

Cirurgia Plástica – A Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para a Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), instalada ao lado do campus da Unicamp, promove concurso para o curso de especialização em Cirurgia Plástica. As inscrições acontecem até 30 de novembro e o processo seletivo será realizado em 11 de dezembro. Haverá prova escrita e oral, análise de currículo e entrevistas. O curso tem início em 1º de fevereiro de 2001 e três anos de duração. Informações e inscrições pelo telefone 3289-4465 (com Eliane, das 12 às 18 horas) ou e-mail mail@sobrapar.org.br e no site www.sobrapar.org.br.

Cursinho – O Cursinho Pré-Vestibular Alternativo Social, formado por estudantes da Unicamp, recebe até 30 de novembro inscrições para a turma de 2001. Os interessados devem se dirigir ao Liceu Salesiano (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330), onde funciona o cursinho, a partir das 18h30, e procurar por Wilson ou Raquel. A taxa anual é de R$ 130,00 e está incluído todo material apostilado. Os candidatos passarão por uma análise sócio-econômica e teste classificatório. Mais informações 9725-1997.

Matemática – A Universidade Estadual de Maringá (PR) está com inscrições abertas para curso de pós-graduação em Matemática (Análise e Geometria e Topologia). Podem ser feitas até o dia 1º de dezembro. Mais informações pelo e-mail pma@uem.br ou site www.dma.uem.br.

Meteorologia – Até 22 de dezembro vão as inscrições para o mestrado em Meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas. Há possibilidade de bolsas da Capes, CNPq e Fapeal. Informações pelo e-mail tenor@ccen.ufal.br, com professor Ricardo Sarmento Tenório.

Comunicação – Estão abertas as inscrições de comunicações cientificas para o 5º Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, que acontece de 21 a 23 de maio de 2001, em São Bernardo do Campo (SP),no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de SP. O tema será "Marxismo e cristianismo, matrizes das idéias comunicacionais na América Latina. Informações com marques@metodista.br. A promoção é da Cátedra Unesco de Comunicação Universidade Metodista de São Paulo.

UTI – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), juntamente com a Unidade de Terapia Intensiva do HC, promove no próximo ano o curso de especialização, modalidade extensão, "Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto". As inscrições podem ser feitas entre 2 e 12 de janeiro de 2001. Realizado em tempo integral, terá duração é de 12 meses, a partir de 1o de março de 2001. Sob a responsabilidade do professor Renato Terzi, o curso somente será freqüentado por profissionais selecionados após entrevista e análise de currículo. Mais informações 3788-4646, 3788-4648, 3788-7065 ou pela Internet no endereço www.extecamp.unicamp.br e e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Geologia – As inscrições para o curso de pós-graduação em Geologia (geologia sedimentar, ciências da terra e meio ambiente), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), se estendem até o dia 9 de janeiro de 2001. Mais informações pelo e-mail ppgeo@euler.unisinos.br ou pelo telefone (51)590-8174 e fax 590-8177.

Bolsas-auxílio – O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está recebendo até o dia 15 de dezembro, as inscrições de estudantes interessados em permanecer nos programas de bolsas moradia, alimentação, transporte e trabalho do SAE, destinadas a estudantes que já recebem esses auxílios e a moradores oficiais do Conjunto Residencial Universitário (CRU). Para ter direito à efetivação do benefício, é preciso agendar entrevista no SAE ou no CRU pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 e 3788-7016. A divulgação dos selecionados para a bolsa moradia ocorre em 19 de janeiro de 2001, sendo que a assinatura do termo de compromisso acontece de 19 a 31 de janeiro, no Serviço Social do CRU, das 9 às 16h30. Nos outros casos de bolsa-auxílio, os selecionados serão conhecidos em abril. Para os veteranos e calouros interessados nos benefícios, o processo de seleção acontece no início de 2001. Informe-se pelo telefone 3289-4135.

Prêmio-Estímulo para a Unicamp
A tese "A Nação e o anúncio. A representação do Brasileiro na Publicidade da Copa do Mundo", de autoria de Édison Luis Gastaldo, orientado pelo professor Etienne Samains, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes, mereceu a primeira classificação no concurso Prêmio-Estímulo da categoria de Tese em Comunicação. O prêmio foi instituído pelo Comitê Organizador do 10o Encontro Latino-Americano de Faculdades de Comunicação Social e pela Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social (Abecom). A premiação ocorreu em outubro último, no auditório Simón Bolivar, do Memorial da América Latina. O Jornal da Unicamp publicou matéria sobre o assunto da tese na edição de Maio de 2000.

Oportunidades

Estudantes de graduação – Centro de Componentes Semicondutores (CCS), prédio da engenharia básica, seleciona alunos de graduação para trabalhar 20 horas semanais, a partir de 1o de dezembro. O estudante irá desenvolver infraestrutura de medidas de caracterização de dispositivos semicondutores. É necessário Ter conhecimento básico de circuitos e dispositivos semicondutores. Enviar currículo e histórico escolar para o CCS, A/C: José Alexandre Diniz ou agendar entrevista pelo e-mail diniz@le.unicamp.br ou pelo telefone 3788-7053.

Engenharia Química – Estágio para o Grupo Rio Ripasa em 2001. Pede-se sexo masculino, imprescindível concluir o curso em dezembro de 2001 e disponibilidade para trabalho no período de fevereiro a dezembro de 2001. Entrar em contato com Nilma ou Débora para agendar entrevista (19) 462-9833 ou 462-6318.

Analista de Sistemas para Internet – Grupo CSU – especializado na prestação de serviços tecnológicos busca profissional qualificado para fazer parte de sua equipe. Pede-se superior completo ou cursando, experiência em desenvolvimento de sistemas para Web com ASP, VB, HTML, SQL, Oracle, C ou Java (não necessariamente todas as linguagens) e disponibilidade para trabalhar em São Paulo, na região de Pinheiros. A vaga é para contratação como CLT e oferecemos salário e benefícios compatíveis com a função, com perspectivas de realização e desenvolvimento profissional. Encaminhar currículo para luciana.righeti@csu.com.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 3030-3702. Informações no site www.csu.com.br.

Química – Vaga em empresa de grande porte para estagiários cursando 1o e 2o ano. Imprescindível possuir disponibilidade para estagiar de segunda a sexta-feira em período integral em Americana. Entrar em contato com (19) 462-6318.

Engenharia Mecânica e Química – Empresa Multinacional está recrutando estagiários que estejam cursando 4o ou 5o ano, com inglês intermediário, do sexo masculino. Pede-se residir em Campinas e região. Para a área de engenharia química os estagiários deverão Ter período integral. Benefícios: bolsa auxílio, refeição, transporte, cesta básica e assistência médica. Comparecer à Av. dos Esportes, 450 – sala 11, Centro – 13270-210/ Valinhos/SP ou e-mail leger-rh@uol.com.br.

Técnico Administrativo – A diretoria do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira, divulga seu processo seletivo interno para trabalhos junto à Seção de Pessoal, Protocolo e Arquivo. As inscrições terminam em 30 de novembro na Assessoria do Ceset, no horário das 14 às 17 horas e das 19h30 às 21h30. Pede-se nível secundário completo e conhecimento básico de informática. É desejável que o candidato tenha noções sobre controle de ponto de servidores docentes, técnicos e administrativo, sobre análise de dados para o fechamento de freqüência mensal dos servidores, noções sobre protocolo e arquivo, bem como esteja enquadrado no mínimo na referência 15. Documentos necessários para inscrição: requerimento dirigido ao Ceset e currículo. Informações com Gilberto ou Luci pelos telefones (19) 440-7148 ou 440-7106 ou pelo e-mail gill@ceset.unicamp.br.

Engenharia Civil – A.M. Marxsen Engenharia e Construções Ltda. recruta estagiários para atuar em obra na região de Indaiatuba. Enviar e-mail para estagio@marxsen.com.br. Mais informações no site www.ammarxsen.com.br.

Diversos – A Câmara Americana do Comércio abre sua regional de Campinas no primeiro semestre de 2001 e está recrutando trainees com perfil empreendedor. O profissional deve ter entre 18 e 23 anos e estar cursando faculdade. Pede-se inglês fluente. Informações no site www.amcham.com.br/educacao, onde também encontra-se a ficha de inscrição ou procurar por Karin Piagentini, no telefone (11) 5180-3869.

Auxiliar de bibliotecário e documentalista – Até 23 de novembro, o Instituto de Estudos da Linguagem recebe inscrições para os funcionários interessados no processo seletivo interno para o preenchimento de 1 vaga de auxiliar de bibliotecário e 2 para documentalista. Os profissionais irão atuar no Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio. Detalhes e informações no banco de oportunidades no site www.dgrh.unicamp.br, ramal 81500 ou e-mail gilmar@iel.unicamp.br.

Economia e Ciências Agrárias – Departamento Econômico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo recruta estagiários em economia agrícola e agroindustrial, cursando 4o ou 5o ano. Trabalho em período integral, mínimo de 4 dias por semana, durante todo o primeiro semestre de 2001. Inscrições até 22 de novembro e entrevista no dia 27 de novembro, às 14 horas. Os interessados devem enviar currículo resumido para o e-mail de@faespsenar.com.br. Informações (11) 258-7233, ramal 192.

Estágio - Internet – O Cosmo Networks, proprietária do portal Cosmo On Line está em fase de grandes mudanças e procura estudantes para compor o quadro técnico. Pede-se conhecimentos de sistemas operacionais Linux e NT. Desejável conhecimentos em alguma das seguintes linguagens HTML, ASP, JSP ou XML, ferramentas de editoração Web e ferramentas de administração de servidores Web. Enviar currículo no formato texto, com disponibilidade de horário, para o endereço rickubo@cosmo.com.br– A/C: de Ricardo Kubo. Estão sendo oferecidas duas vagas para início em janeiro de 2001.

Engenharia Mecânica – A Nestlé Brasil Ltda. está selecionando estagiários em formação para atuarem na unidade de Araras, São Paulo. Requisitos: 3o ou 4o ano, preferencialmente dirigido para área térmica, bons conhecimentos em informática e AutoCad, inglês fluente e conhecimento 3o idioma. Enviar currículo para Caixa Postal 18 – Araras/SP, CEP 13.600-000 ou e-mail marcos.baccarin@br.nestlé.

Engenharia de Computação e Elétrica – A Dixtal Biomédica, líder brasileira na área de monitorização médica, está selecionando profissionais que se formarão no final de 2000 e estagiários que se formarão no final de 2001. Deseja-se familiaridade com sistemas operacionais de tempo real, Embedde Linux, RTKernel, QNX Neutrino, familiaridade com requisitos de sistemas de tempo real, noções de desenvolvimento de sistemas embarcados e outros. Enviar currículo para rholzhacker@uol.com.br, a/c Rafael.

Engenharia de Alimentos – Empresa multinacional do ramo de especialidades químicas, renomada e perita na área de alimentos busca estagiários cursando o 4o ano em 2001 ou 3o em 2000, com bons conhecimentos de inglês e computação. Enviar currículo para o e-mail double.talento@uol.com.br ou entrar em contato pelo telefone 3816-1221, com Carolina.

Engenharias Elétrica, Química, Tecnólogo Ambiental e Química – Empresa química do Grupo Itaúsa, está selecionando estagiários cursando o penúltimo/último ano para o Programa Geração de Novos Talentos. A empresa oferece bolsa auxílio, benefícios, oportunidade de efetivação e crescimento profissional. Enviar currículo para Caixa Postal 091/ CEP 13.220-970 ou e-mail rhu@elekeiroz.com.br.

Engenharias de Computação, Elétrica e Ciências da Computação – A Desktop Internet Service está oferecendo oportunidade de empregos e/ou estágios para estudantes nas seguintes áreas: Java/HTML, Comércio Eletrônico, Sistemas Web, Banco de Dados Relacionais, Plataformas Unix, Windows 2000. Não é necessário experiência nas áreas mencionadas. Os candidatos serão avaliados pela capacidade de aprendizado e dinamismo. A empresa oferece ótima remuneração, horário de trabalho flexível, treinamento, ambiente de trabalho descontraído, próximo à Campinas. Enviar currículo com pretensão salarial para recrutamento@desktop.com.br ou entrar em contato pelo telefone (19) 3873-4266 e agendar entrevista com Denio.

Engenharia Eletro-Eletrônica ou Mecânica – Empresa multinacional, situada em Barueri (Zona Oeste de São Paulo) procura um coordenador de serviços. Requisitos: cursando a partir do 3o ano em uma das áreas acima, inglês fluente, disponibilidade para trabalhar em horário comercial e para viagens no Brasil e exterior, desejável experiência em manutenção preventiva e/ou corretiva e em coordenação de equipes e elaboração de relatórios gerenciais e conhecimentos em microinformática. Oportunidade de crescimento profissional. Enviar currículo pelo e-mail mbarbalho@lifefitness.com.br.

Engenharia Elétrica ou de Telecomunicações – Empresa do segmento de Telecomunicações recruta estagiário para engenharia de projetos. Requisitos: cursando 3o ou 4o ano, conhecimentos de informática (Aplicativos Windows 95 e Office 97), dinâmico, espírito de equipe/liderança e flexibilidade são características importantes e inglês. Principais funções: elaboração de projetos em transmissão (satélite e rádios). Enviar currículo por fax (19) 3772-9899 ou por e-mail telma.silva@comsat.com.br.

Engenharia Mecânica, Metalúrgica, Minas e Mecatrônica – Fabricante de máquinas e sistemas para indústrias de base e mineração, com duas unidades fabris em Sorocaba (São Paulo) e escritório comercial em São Paulo. A empresa oferece bolsa auxílio, refeitório, assistência médica, subsídio de transporte e seguro de vida. Contato (15) 233-2908, Grapho Consultoria.

Engenharia Mecânica – Empresa multinacional do ramo papeleiro admite recém-formado ou com formação prevista para o final de 2000, para atuar na área de desenvolvimento de máquinas e equipamentos. É imprescindível inglês fluente, disponibilidade para residir fora do Brasil em 2001. Enviar currículo para labour@labour.com.br, para Sílvia Delácio.

Transporte para o HC – Os funcionários residentes nos bairros Jardim Amazonas, Vila Marieta, Swift, Jardim Guarani, Jardim dos Oliveiras, São Gabriel, São Fernando, São Vicente e outros, que se utilizam da Av. Norte-Sul e estejam interessados em transporte fretado em Van para o complexo hospitalar universitário (horário das 7 às 13 horas), devem entrar em contato pelo telefone 3256-1818, após às 18 horas. Linha nova, últimas vagas.

Eventos Futuros

Seminários CGU – O seminário do dia 7 de dezembro que seria apresentado pelo professor José Claúdio Geromel, foi alterado. Nesta data será realizada a palestra "Macro e micro explosões solares: processos energéticos elementares" pelo professor da Unicamp Pierre Kaufmann, que também leciona na Universidade do Mackenzie. O evento acontece às 11 horas, no auditório da Biblioteca Central e é aberto ao público em geral.

Livro eletrônico – A Biblioteca Central realiza no dia 4 de dezembro uma palestra sobre "El Libro Electronico: desafios para lectores y bibliotecas" que será proferida pelo diretor de Serviços Bibliotecários da Blackwell’s Book Services, Gary Brown. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Central, às 10 horas. Informações 3788-7025 ou 3788-7001

Teses

Biologia – "Polinização por morcegos Glossophaginae versus Phyllostominae em floresta de terra firme na Amazônia Central" (doutorado). Candidato: Erich Arnold Fischer. Orientadora: professora Marlies Sazima. Dia: 22 de novembro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

Engenharia Agrícola – "Avaliação dos Efeitos Fisiológicos Causados pela Ventilação Artificial em Frangos de Corte, em Dispositivos de Simulação Climática" (doutorado). Candidata: Kelly Botigeli Sevegnani. Orientador: professor Marcos Macari. Dia 20 de novembro, às 9 horas, na sala EA-08 da Feagri.

"Aproveitamento da madeira de reflorestamento na fabricação de compósitos à base de cimento portland" (mestrado). Candidato: José Vitório de Carvalho. Orientador: professor Antonio Ludovico Beraldo. Dia 21 de novembro, às 14 horas, na sala EA-8 da Feagri.

Engenharia de Alimentos – "Uso da tecnologia de barreiras na obtenção da polpa de açaí e sua caracterização reológica" (mestrado). Candidata: Fernanda Ribeiro Bürgel Dias Carneiro. Orientadora: professora Miriam Dupas Hubinger. Dia 21 de novembro, às 10 horas, no Salão Nobre da FEA.

"Desenvolvimento de metodologias analíticas para avaliação de identidade e determinação de corantes artificiais em preparados sólidos para refrescos e refrigerantes" (mestrado). Candidato: Luiz Wanderley Bratfisch Pace. Orientadora: professora Heloisa Máscia Cecchi. Dia 23 de novembro, às 10 horas, no Salão Nobre da FEA.

Engenharia Mecânica – "Estudo teórico/experimental do resfriamento com ar forçado de frutas" (doutorado). Candidata: Bárbara Janet T. Medeiros. Orientador: professor Luis Augusto Barbosa Cortez. Dia 20 de novembro, às 9 horas, no auditório do bloco I da FEM

Educação – "A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências: tensões entre o pensar e o agir" (doutorado). Candidata: Silvia Nogueira Chaves. Orientadora: professora Rosália Maria Ribeiro de Aragão. Dia: 20 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

"Discursos da qualidade na educação e performance técnica" (mestrado). Candidata: Débora Martins de Souza. Orientador: professor José Roberto Montes Heloani. Dia 22 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de tese, bloco C, piso 2 da FE.

"Lições, deveres, tarefas, para casa: velhas e novas prescrições para professoras"  (mestrado). Candidata: Flávia Anastácio de Paula. Orientadora: professora Corinta Maria Grisolia Geraldi. Dia 24 de novembro, às 14 horas, na sala da Defesa, 1o.  andar, Bloco "A", da Faculdade de Educação

Educação Física – "O caráter objetivo e o subjetivo da ginástica artística" (mestrado). Candidato: Marco Antonio Coelho Bortoleto. Orientadora: professora Elizabeth Paoliello Machado de Souza. Dia 20 de novembro, às 14 horas, na sala da congregação da FEF.

"Estudo dos ajustes cardiorrespiratórios ao exercício físico dinâmico em adolescentes" (mestrado). Candidata: Marilita Falangola Accioly. Orientadora: professora Roseli Golfetti. Dia 24 de novembro, às 10 horas, na sala da congregação da FEF.

Instituto de Computação – "Ambiente de autoria de cursos a distância (Autorweb)" (mestrado). Candidata: Márcia Renata Matero Tessarollo. Orientadora: professora Heloísa Vieira da Rocha. Dia 21 de novembro, às 16 horas, no Auditório do IC.

Medicina – "Usuários de cocaína e AIDS: Um estudo sobre comportamentos de risco" (doutorado). Candidata: Renata Cruz Soares de Azevedo. Orientadora: professora Liliana Andolpho M. Guimarães. Dia 23 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

Exame

Unicamp divulga locais de prova da primeira fase do vestibular
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp divulgou a relação dos locais onde será realizada a primeira fase dos exames do Vestibular-2001 da Universidade. Os 45315 candidatos inscritos (5,1% mais do que no ano passado), que concorrem a 2479 vagas em 52 cursos, estarão distribuídos por 17 cidades, sendo 12 em São Paulo e cinco capitais de estados.

Para a primeira fase, a ser realizada no dia 26 de novembro (domingo), os candidatos devem chegar às 13h. Essa etapa é constituída de uma única prova, composta de uma redação e de 12 questões dissertativas sobre o conteúdo geral das matérias obrigatórias do núcleo comum do ensino médio (Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia).

Todos os candidatos que obtiverem 50% do valor total da prova (observando-se o limite máximo de 8 candidatos por vaga em cada curso) estarão automaticamente classificados para a segunda fase, marcada para 14 a 17 de janeiro de 2001.

A prova da primeira fase será realizada simultaneamente em Campinas, São Paulo, Santo André, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Para a realização da primeira fase serão utilizadas 1009 salas distribuídas por 44 escolas, sendo 14 em Campinas, 9 em São Paulo, 4 em Ribeirão Preto, 2 em São José dos Campos, 2 em Bauru, 2 em Limeira e 1 em cada uma das demais cidades.

Locais de prova - A coordenação executiva do Vestibular da Unicamp alerta que o candidato deverá realizar a prova na mesma cidade onde efetuou a inscrição. Não existe possibilidade de troca do local da prova.

O candidato deve providenciar para o dia do exame o original da cédula de identidade (onde foi colada etiqueta com seu número de inscrição), lápis, canetas azuis ou pretas, borracha e régua pequena. Os candidatos que perderam o original da cédula de identidade ou o número de inscrição devem entrar em contato imediatamente com a Comissão dos Vestibulares para as orientações devidas.

A exemplo dos vestibulares passados, as provas estarão à disposição dos interessados na Internet, a partir das 16h do domingo (26 de novembro). Os locais de prova podem ser acessados através da Internet.

Endereços

Comissão Permanente para os Vestibulares - Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo CEP: 13083-970
Internet- http://www.convest.unicamp.br
e-mail - csocial@convest.unicamp.br
Tel: (019) 3289.3130 - 3788.7440 - 3788.7665 • Fax: (019)3289.4070

Serviço

DGRH tem novos ramais telefônicos
A Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) divulgou a lista de seus novos ramais. Também faz parte da relação os telefones dos serviços que estão agregados à DGRH como creches, escolas e Pass Unimed. Para mais informações basta discar o 9 ou ramal 82121.

COORDENADORIA

Coordenador / Secretaria 84801
Coordenadora Adjunta / Secretária 84803
Assessoria de Imprensa 84810
Assessoria de Informática 84809
Câmara de Recursos Humanos 84811 / 84812
Direitos e Deveres 84813 / 84814

SECRETARIA EXECUTIVA

Assistente Técnico 84804
Secretaria 84815
Expediente / Almoxarifado 87459
Copa 84816

INGRESSO E MOBILIDADE FUNCIONAL

Ingresso e Mobilidade Funcional 84808
Secretaria 84829
Ingresso, Alter. e Vantagens 84821
Ingresso e Desligamento 84819
Alterações e Vantagens 84820 Cadastro / FAX 3788-4831
Cadastro 84822
Cadastro 84824
Afastamento/Designações Executivas 84825
Afastamentos 84826
Afastamentos 84827
Designações Executivas 84828
Projeto Instrução 84823
Interface PG 84799

FREQÜÊNCIA / PAGAMENTO

Freqüência e Pagamento 87334
Controle de Ponto 87334
Férias 87009
Apos. e Contagem de Tempo 87080 / 87432
Folha 87244 / 87002 /87015

ASSISTÊNCIA E BENEFÍCIOS

Assistência e Benefícios 84806
Secretaria 84854
PASS UNIMED 84848 / 84849
Assistência 87411 / 87552
Benefícios 84852
Benefícios/Processamento 84850 / 84851
Apoio Administrativo 84846 / 84847
Programas Educativos 84855
Creche Área Saúde 87903
CECI 87733 / 87161
PRODECAD 87303
Sérgio Porto 3289-6272
EMEI 87222
Supletivo 3289-0822 / 87424
PROSERES 84853

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Planejamento e Desenvolvimento 84807
Secretaria 84861 / 84862
Psicologia 84864
Psicologia 84865
Concurso 84866 / 84867
Avaliação 84868
Programa Multidisciplinar 84869

Incubadora

Núcleo Softex tem área ampliada
Mauro Nascimento Rezende sempre quis ser empresário do ramo de informática. Como aluno de engenharia de computação da Unicamp, ele iniciou um estágio no Núcleo Softex Campinas, instalado no campus da Universidade e viu na entidade sua chance de realizar o sonho. Hoje Mauro é sócio de uma das oito empresas incubadas junto ao Núcleo, a Mondo Technologies. Ele e mais dois sócios trabalham no desenvolvimento de software para Internet e já se preparam para deixar a incubadora no próximo ano. Neste sentido, o Núcleo Softex vem se destacando na incubação de empresas ligadas ao desenvolvimento de software para o mercado globalizado e, no último dia 10 de novembro, foi dada a arrancada para que mais uma média de seis empresas possam contar com a infra-estrutura e benefícios da incubadora.

A área construída será ampliada em aproximadamente 200 metros quadrados. Um investimento de R$ 120 mil será financiado pela ACBR Computadores, Sebrae (São Paulo) e Unicamp. As obras devem terminar em janeiro de 2001 e, além de facilitar o início de um novo negócio para empresários, o espaço também será aproveitado para treinamentos e para o setor administrativo do Núcleo. "Iremos reformar as instalações já existentes e assim ampliar o espaço físico da entidade que foi cedido pela Unicamp", diz o coordenador executivo do Núcleo, Austregesilo Gonçalves.

Softex – Além da incubadora de empresas, também funciona no mesmo prédio, o Núcleo Campinas do Softex e a sede nacional da iniciativa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente oito empresas incubadas contam com infra-estrutura operacional, tecnológica e administrativa. As firmas podem permanecer no local durante um ano e depois prorrogar o prazo para mais um.

Para Paulo Silas Fernandes, dono da firma GST Global Solution Technology – também da incubadora – a iniciativa é fundamental para quem deseja iniciar um negócio e precisa de um apoio operacional. Ele já era empresário do ramo antes de se instalar na incubadora. Mas reconhece que seu empreendimento está ganhando fôlego nas novas instalações. "Estar dentro da Universidade e contar com o apoio do Núcleo é um ótimo mecanismo para fomentar o trabalho", declara. Atualmente a GST conta com quatro projetos em andamento na área de infra-estrutura para Internet.

Mercosul

Prêmio estimula jovens pesquisadores
Com o objetivo de incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros será realizada a segunda edição do Prêmio Mercosul para jovens pesquisadores. O prêmio é lançado a cada dois anos, simultaneamente nos quatro países-membros, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e são concedidos quatro prêmios, um por país, sobre o mesmo tema e regulamento.

Este ano, o objetivo será premiar trabalhos na área de Meio Ambiente – Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores que tenham até 35 anos de idade e a data final para apresentação dos projetos será 9 de março de 2001. A entrega do prêmio ocorre em julho. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados poderão enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br.

Comunicação

Entidade reúne tevês universitárias
Um grupo de 25 instituições de ensino superior, entre elas a Unicamp, fundou em outubro último a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). A entidade irá representar este novo segmento da comunicação audiovisual no país e trabalhará pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação. A ABTU congregará instituições de ensino superior e de pesquisa que realizam atividades regulares de televisão educativa e cultural. Já há mais de 60 instituições nessa situação, dirigindo ou distribuindo programas em pelo menos 16 emissoras universitárias de televisão aberta (nos sistemas VHF e UHF) e em 16 canais universitários na TV a cabo, além de outras estações educativas e comerciais. A maior concentração é nas regiões Sul e Sudeste.

Além da representação política desse segmento, a ABTU será um instrumento para a formação de uma futura Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU). Tendo em comum as dificuldades de produção e de provimento de programas para os canais universitários, as instituições congregadas pretendem dividir esforços e custos, compartilhando uma programação em rede, que será transmitida via satélite para todo o território nacional. O projeto da RITU, em discussão no setor de televisão universitária desde 1997, será implementado a partir de 2001. Informações adicionais encontram-se no site www.unicamp.br/cco/abtu. Também nesse endereço serão disponibilizadas, todas as informações atualizadas sobre a associação, seus estatutos e demais informações.

Lançamentos

Avaliação, Impasses e Desafios da Educação Básica
Autor: José Roberto Rus Perez
Edição: Editora da Unicamp e Editora Annablume
241 páginas
R$ 20,00

O Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Laplane) da Faculdade de Educação da Unicamp, promove o lançamento do livro "Avaliação, Impasses e Desafios da Educação Básica" no dia 20 (segunda-feira), às 17h30, no Salão Nobre da Faculdade.

O livro retrata 23 anos de história da rede pública paulista de ensino fundamental e percorre todos os passos recomendados para o exame da política educacional. Reconstitui a lógica do movimento, identifica seus atores principais e aponta para os mecanismos de aprendizagem e para os conteúdos da cultura organizacional.

Segundo a apresentação de Sônia M. Draibe, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), o autor Roberto consegue distinguir, nas diversas etapas, a capacidade institucional da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, quando formula inovações e se movimenta para implementá-las.

Retratos de Foucault
Organizadores: Vera Portocarrero e Guilherme
Castelo Branco
Edição: Nau Editora
352 páginas
R$ 28,00

Retratos de Foucault é um livro que aglutina 16 textos de autores relevantes no cenário intelectual brasileiro e do exterior. A obra terá seu lançamento no dia 23 (quinta-feira), às 19h30, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciêncas Humanas, durante o colóquio Foucault-Deleuze "O que estamos fazendo de nós mesmos". Seus autores são provenientes de áreas diversas como filosofia, educação, psicanálise, medicina social, história e direito. Todos mantêm um diálogo com a rica obra focaultiana.

Sem pretensões de estabelecer uma leitura unificante ou sistemática, o livro reúne reflexões e críticas sobre o pensamento e, a partir dele, traça uma trajetória marcada por descontinuidades temáticas e reformulações metodológicas da primeira à última fase de sua obra. Informações pelo e-mail nau@alternex.com.br, pelo telefone (21) 5421-4272 ou com um dos organizadores no telefone (21) 239-6588 (Guilherme). Ainda durante o seminário serão lançados os livros Narrar o Passado, Repensar a História, organizado por Margareth Rago e Renato Gimenes de Oliveira, editado pelo Setor de Publicações do IFCH e Para uma Política da Amizade Arendt, Derrida, Foucault, de Francisco Ortega . Informações na Editora da Unicamp, pelos telefone (19) 3788-1096 e 3788-1097.

As Máscaras do Medo — Lepra e Aids
Autor: Ítalo Tronca
Edição: Editora da Unicamp
157 páginas
R$ 16,00

Ao descrever sobre os temas centrais do livro — lepra e Aids — Ítalo Tronca usa uma linguagem mesclando elementos ficcionais e históricos, representações e imagens sobre personagens infames "sem fama, sem voz, na maioria anônimos". É um livro que pertence, segundo o autor, "a um gênero bastardo, filho de uma união profana entre história e poesia".

Ao cruzar a literatura de ficção, que tematiza a doença como discurso científico, médico ou antropológico, Ítalo desenvolve um consistente trabalho de pesquisa sobre o aparecimento da lepra e, mais tarde, da Aids. Para a professora Maria Stella Bresciani, do Departamento de História/Unicamp, a obra é um trabalho historiográfico "que consegue tocar com muita ousadia, destreza e sensibilidade, confirmadas na leitura de um texto extremamente tenso e bem escrito, permeado de fina ironia". O lançamento será no dia 23 , às 19h30, no auditório do IFCH.

Descalço Sobre a Terra Vermelha
Autor: Francesc Escribano
Tradução: Carlos Moura
Edição: Editora da Unicamp
151 páginas
R$ 13,00

O livro é a biografia romanceada de 30 anos de atuação do bispo Dom Pedro Casaldàliga no Brasil. Cabelos brancos, olhos cansados, sempre muito magro, Casaldàliga conta que quando chegou por aqui, "a primeira coisa que vi foram os corpos de quatro crianças mortas, que deixaram na porta de minha casa. Quatro meninos mortos, colocados em caixas de sapatos; essas foram as boas-vindas que recebi".

O livro narra histórias desse bispo, que chegou a São Félix do Araguaia, Mato Grosso, em 1968, que o fizeram uma das mais importantes figuras combativas em prol dos pobres, desvalidos e daqueles que sofrem pela inexistência de justiça social. O leitor vai conhecer um pouco mais as histórias insólitas para conquistar a confiança e resgatar a esperança dos "pobres do Evangelho". Muitos poderão até duvidar, de situações curiosas, como a celebração de missas que, na falta de hóstias, usaram algumas bolachas e pinga, únicas coisas que havia na vendinha da cidade. Ou então convencer as pessoas a escolher os padrinhos de batismo pela fé e não pela política de cabestro, o que gerou certa indisposição com políticos e fazendeiros da região.

Evento

Comunidade universitária debate consciência negra
Esta semana é reservada a importantes manifestações voltadas à reflexão do papel de pessoas da raça negra na sociedade. Escolhida por envolver o dia do dono da voz da liberdade, Zumbi, do Quilombo de Palmares, a semana deve brilhar pelas festas negras, shows que devem se realizar pelo Brasil e, principalmente, pela abertura de espaço dada a cada ano para a discussão do tema. A história da raça negra, além dos mais variados debates sem-data e sem-número realizados pelo mundo, vem recuperar ou avivar sua identidade também na Unicamp, onde o Núcleo de Negros da universidade, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), o Diretório Central de Estudantes (DCE) e o Sindicato dos Trabalhadores (STU) realizam a Semana da Consciência Negra, de 20 a 24 de novembro.

Este ano, a Semana, institucionalizada em 1999 para fazer parte do calendário dos eventos da Preac, envolve uma série de atividades importantes para sensibilizar a comunidade para uma discussão que, no limiar do século 21, além de inumeráveis motivos para comemorar, ainda gera polêmicas e até processos judiciais. Mas, como conquista, o evento acontece em 2000 com atrações a mais em relação à Semana do ano passado, que teve espaço apenas para discussões. A parceria com outras unidades da universidade, segundo Carlos Kiss, aluno da Faculdade de Educação e membro do Núcleo de Negros, permite a participação de grupos culturais e de discussão acerca do movimento negro no Brasil.

Alunos, professores, funcionários e até mesmo crianças do sistema educativo da universidade, ninguém deve ficar de fora. A programação deve atingir totalmente o público universitário. O grupo de teatro infantil Pixaim e um grupo de contadores de história Manauê mostram às crianças do Prodecad, da Emei e da EEPG Sérgio Porto o que a história negra tem a ver com a educação.

O afoxé empresta seu toque contagiante para que qualquer pessoa da comunidade seja personagem da abertura da festa da Consciência Negra. "Vamos realizar um afoxé para quem quiser participar no dia 20, às 13 horas, no Teatro de Arena da Unicamp, com o grupo Urucungos", garante Celso Ribeiro, um dos organizadores.

O que o negro tem a ver com esta cultura e com o passado e presente da história brasileira será apresentado tanto na dança, na música, na educação, quanto nas mesas-redondas programadas para acontecer durante o evento. Arte, Cultura e Sociedade é uma delas. O momento está reservado para o debate sobre a construção da identidade do povo unido do Brasil. A participação foi confirmada por Mário Luiz Cabral e Silva, Célia Marinho e pela professora Inaicyra Falcão, da Faculdade de Dança da Unicamp.

Nivaldo Santana, deputado pelo PC do B, Maria José Cunha, vereadora eleita pelo PT, Sebastião Arcanjo, vereador pelo PT lideram a discussão sobre A Construção do Projeto Político do Povo Unido. E a situação do negro no mercado de trabalho tem espaço aberto para uma conversa sobre o quesito raça e cor exigido em fichas de seleção. Para esta mesa estão convidados a participar a subdelegada do Ministério do Trabalho de Campinas, Ivete Cassiano Furegatti, o responsável pela Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp, professor Luiz Carlos de Freitas e a gerente de RH da Motorolla, Cristina Camargo.

"Dialogando sobre Brasil/África" é um dos momentos mais interessantes e curiosos do programa, em que membros da comunidade universitária de origem africana batem um papo com membros de origem brasileira. O bate-papo será liderado pelo estudante Abdu Ferraz. Alunos graduandos e pós-graduandos emprestam suas pesquisas científicas à organização dos eventos.

A consciência negra pretende espalhar-se por todos os pontos do campus, desde o bandejão, onde o reeducando Adevilson, que presta serviços na Unicamp, exibe seu talento em show com violão e voz, até o Hospital das Clínicas, onde a organização negocia a possibilidade de se realizar uma atividade musical. Mas não pára por aqui, atravessa as cercas de Barão Geraldo para atingir os campi de Limeira e Piracicaba com a boa música de Jorge Matheus.

A "festa" termina com um debate entre as entidades envolvidas na luta contra o racismo e parte para o Feconezu, em Araraquara. A utilização do transporte para o Feconezu deve ser tratada diretamente com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, pelo ramal 87412 ou pelo telefone (19) 3289-4242. Veja programação

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br