Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

18 a 24 de dezembro de 2000 Ano II  - No. 125

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Ensino

Unicamp abre curso de pedagogia para professores em exercício
A Unicamp está criando um curso de pedagogia dirigido a professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, já para 2001. O Programa Especial de Formação de Professores em Exercício, proposto pela Faculdade de Educação, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e terá 45 vagas.

Trata-se de um programa especial porque visa atender às mudanças instituídas pela LDB 9394/96, que determina a formação superior para professores das séries iniciais e estabelece, ainda, um prazo de dez anos (até 2007) para que os não-graduados em exercício possam adequar-se às novas exigências.

"O que motivou a criação deste curso de pedagogia é a preocupação da Unicamp em contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, num estreito relacionamento com a comunidade escolar e a sociedade em que está inserida. Esses professores dificilmente procurariam a Unicamp, se ela não revelasse a preocupação de atendê-los", explica Elisabete M. A. Pereira, assessora da Pró-Reitoria de Graduação.

Estima-se que mais da metade dos professores das séries iniciais, na região metropolitana de Campinas, não possua formação superior. A Unicamp já oferece cursos de pedagogia nos períodos diurno e noturno, para alunos selecionados pelo Vestibular.

Processo seletivo
O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest) e se adequará às características desses candidatos. Será baseado nos conhecimentos práticos e teóricos relativos ao desempenho pedagógico escolar, condizentes ao nível médio da habilitação de magistério. As provas exigirão conhecimentos fundamentais de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, bem como conhecimentos relacionados à organização do trabalho pedagógico em sala de aula e na escola.

Serão considerados aptos os candidatos que satisfaçam aos seguintes critérios: ter habilitação para o Magistério de nível médio e comprovar o exercício em uma das quatro séries do ensino fundamental. As datas para inscrição, processo seletivo e matrículas deverão ser divulgadas ainda esta semana.

Currículo específico
Este curso de graduação terá um currículo específico, onde a experiência docente dos professores será a base para novos enfoques teóricos e metodológicos, procurando, assim, aliar teoria e prática. O curso pretende ser um espaço de reflexão, estudo e pesquisa das vivências do professor no cotidiano da escola, buscando com isso a melhoria da sua atuação. Oferecerá, ao mesmo tempo, uma formação inicial (a de graduação) e continuada (dirigida a quem já possui vivência prática).

O curso será de licenciatura plena, desenvolvido no período noturno, com aulas presenciais diárias e obedecendo ao calendário da Unicamp. O programa será executado em oito semestres, num total de 41 disciplinas, perfazendo 3.410 horas, sendo 2.460 horas de atividades teóricas e 950 horas de Supervisão da Atividade Docente (SAD). O curso está planejado para ter quatro entradas. Depois desse prazo, ele será avaliado quanto à sua pertinência e estrutura.

Brasil 500 anos

Preac doa livro para patrulheiros e guardinhas
Patrulheiros e guardinhas contratados pela Diretoria Geral de Recursos Humanos matriculados no ensino médio receberam da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) o livro Redações do Vestibular Unicamp/2000. As doações de 108 livros fazem parte do Projeto Brasil 500 anos, idealizado pela Preac.

O programa beneficia também todas as bibliotecas de escolas estaduais de Campinas. Cada unidade receberá dez volumes para compor seu acervo. Para a professora Celene Cruz, esta é uma das formas de a universidade cumprir seu papel social.

Co-editado pelas pró-reitorias de Extensão e Graduação, pela Comissão Permanente para os Vestibulares e pela Editora da Unicamp, o livro reúne 30 das melhores redações produzidas pelos candidatos ao Vestibular de 2000 sobre o tema Água. O total publicado inclui nove textos produzidos por ex-alunos de ensino médio, um motivo a mais para os profissionais mirins da Unicamp se sentirem estimulados a continuar seus estudos.

Além de destacar o potencial dos vestibulandos que concorreram a uma vaga na universidade, o material deve servir como recurso para a preparação de futuros candidatos.

Perus

Ossadas são transferidas para São Paulo
A Comissão de Perícias da Unicamp acompanhou, no último dia 7 de dezembro, a transferência de sete ossadas que estavam guardadas no extinto Departamento de Medicina Legal para o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. O traslado cumpriu compromisso firmado um mês antes entre a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público Federal, a Universidade e a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Ainda segundo esse acordo, as 1.042 ossadas que permanecem sob a guarda da Unicamp deverão ser levadas, no início de 2001, para um local apropriado no Cemitério do Araçá, na Capital.

Antes de serem encaminhadas para São Paulo, as sete ossadas foram vistoriadas pelo médico Daniel Munhoz, que é professor da USP e perito do IML. Também foram checados e transferidos os documentos referentes aos trabalhos de identificação desenvolvidos pelos especialistas da Unicamp. O consultor técnico da Comissão de Perícias da Universidade, José Eduardo Zappa, acompanhou as atividades.

A maioria das ossadas foi encontrada no cemitério Dom Bosco, em Perus, em setembro de 1990. Em dezembro do mesmo ano, o acervo foi trazido para a Unicamp. No período em que o material foi analisado pelos peritos da Universidade, foram identificadas as ossadas de Frederico Eduardo Mayr, Denis Casemiro (que estavam na vala de Perus), Sonia Maria Lopes de Moraes Angel Jones, Antonio Carlos Bicalho Lana e Heber José Gomes Goulart (achadas em sepulturas individuais).

Também foi identificada Maria Lúcia Petit, cuja ossada estava no cemitério de Xambioá, no Mato Grosso. O acordo que possibilitou a transferência das ossadas para a Capital foi firmado depois que a Unicamp esgotou todos os recursos para tentar identificar outros possíveis desaparecidos políticos.

Polêmica

Seminário discute obra de Marx
Decreta-se, com freqüência, a morte da obra teórica do pensador alemão Karl Marx (1818-1883), que fundamenta seus princípios no estabelecimento de uma sociedade sem classes e igualitária.

Por ocasião do lançamento do livro A obra teórica de Marx — Atualidade, problemas e interpretações, no último dia 11, no auditório do IFCH, professores daquela unidade de ensino e pesquisa da Unicamp participaram de um seminário intitulado "Atualidade da obra teórica de Marx". Para o professor Hector Benoit, a obra do filósofo alemão tem sido muito pouco pensada tanto conceitual quanto filosoficamente. Com a presença dos professores Patrícia Vieira Trópia, Armando Boito Jr., Quartim de Moraes e Benoit, o encontro discutiu as diversas visões sobre se a contemporaneidade ou não da obra de Marx. Para o professsor Boito Jr, "há que se proceder uma releitura de toda a obra de Marx, mesmo porque, em termos filosóficos, ela sempre foi bastante atual".

"Essas proclamações, que traduzem mais um desejo do que um exame objetivo da produção desse autor, não podem ser tomadas a sério pelos estudiosos comprometidos com a razão, a inteligência e a objetividade", diz o livro. Por outro lado, a obra de Marx é clássica pela sua originalidade, abrangência, rigor e riqueza — o que tem possibilitado sempre novos exames e releituras dos seus inúmeros trabalhos".

A Obra teórica de Marx — organizado pelos pelos professores Armando Boito Jr., Caio Navarro de Toledo, Jesus Ranieri e Patrícia Vieira Trópia, contém artigos de quinze professores do IFCH, do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Um de seus méritos principais "é evidenciar, de modo polêmico e plural, como ser fecunda, nos dias de hoje, a leitura da obra de Marx".

Palestra

Cientista francês fala sobre estratégias de comunicação
O professor e cientista francês Pierre Fayard, da Universidade de Poitiers, França, vai estar no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) da Unicamp, no próximo dia 18, às 10 horas, para uma palestra sobre o seu recém-lançado Os jogos da interação: Informação e comunicação em Estratégia (Editora Educs). Fayard aborda basicamente as estratégias de comunicação e de como a cultura e o mundo globalizado tratam hoje essas questões.

Para o professor Isaac Epstein, o livro de Fayard menciona exemplos históricos de geopolítica, estratégias militares e aplicação de novas tecnologias à problemática das estratégias, noções de teoria de jogos e alguns aspectos psicológicos das estratégias nos conflitos. Fayard atualmente administra um laboratório de pesquisa e é o primeiro mestrado profissional em inteligência econômica da França.

Ele diz que em todas as idades e em todas as latitudes, "a informação e a comunicação, tanto quanto a influência e a desinformação, sempre desempenharam um papel em primeiro plano na prosa da existência, que é a estratégia". Ele pergunta se o século 19 não seria então uma exceção. Segundo ele diz, assiste-se hoje a uma revolução na qual "a potência dos meios tecnológicos da informação e da comunicação redimensiona os fins aos quais deve servir."

Para o professor, definitivamente, com ou sem as ferramentas modernas, a estratégia "é o campo da interação das vontades tanto no conflito como na cooperação, mas também na criatividade".

A conferência do professor Fayard à Unicamp, aberta à comunidade interna e externa da Universidade, é coordenada pelo Labjor/Nudecri e integra as atividades do Pronex. Mais informações no Labjor ou pelos telefones 3788-7165 ou 3289-3120.

Vida Acadêmica

PAINEL DA SEMANA

Dança – Todo fim de graduação, os formandos de dança do Instituto de Artes (IA) que freqüentam a disciplina Trabalho de Graduação Integrado (TGI), realizam montagens em vários locais da Universidade, para marcar a conclusão do curso e atingir a comunidade acadêmica. Dias 18 e 19 (segunda e terça-feira), haverá apresentação às 12h30, no Ciclo Básico-2. Dias 10, 11 e 12 de janeiro, às 12h30, serão no Auditório do IA. Dias 11 e 12 de janeiro, às 18h30 e 19h30, na Sala AD-06 – localizada no prédio do Departamento de Artes Corporais. Informações pelos telefones 3788-7531 ou 3788-8185.

Programação de Natal – As entidades Associação Viva e Deixe Viver, Hospitalhaços e a equipe multidisciplinar da Enfermaria de Pediatria do Hospital das Clínicas estão organizando o Natal das crianças internadas no HC. Dia 18 de dezembro (segunda-feira) tem apresentação do Coral de Adolescentes da Igreja Batista, às 13 horas, no pátio da Pediatria (4º andar do hospital). Dia 19 (terça-feira) se apresenta o Coral do Caism, às 13 horas, no mesmo local, onde no dia 21 de dezembro (quinta-feira) acontece o Culto Ecumênico, às 12h30.

Gênero – Dia 19 (terça-feira), a partir das 14 horas, na sala da congregação do IFCH, será realizado o Seminário Amor, vida sexual e dinâmica do casal; uma perspectiva de gênero, proferido pelo professor Michel Bozan, da Universidade de Paris. O evento, promovido pela área de Família e Gênero do curso de doutorado em Ciências Sociais e pelo Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, é aberto a todos os interessados, alunos, professores de outras áreas do conhecimento e público em geral. Contato com Sueli Borges pelo e-mail secevem@obelix.unicamp.br.

Peças teatrais – O Centro Cultural Evolução (CCE) está recebendo projetos de peças de teatro que serão selecionadas para apresentação em de janeiro de 2001. Os diretores e atores interessados devem entregar os projetos para Isabel ou Elza, coordenadoras culturais do CCE, até o dia 20 (quarta-feira), no seguinte endereço: Rua Regente Feijó, 1087, centro de Campinas. Telefone 3232-9959 ou 3237-0833.

Lorca – O Grupo Luma Teatral, formado por alunas do curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA), estará se apresentando no Departamento de Artes Cênicas do instituto, a partir das 20 horas, nos dias 19, 20 e 21 (terça a quinta-feira), com a peça Frederico. O espetáculo de formatura é inspirado num texto do poeta e dramaturgo Frederico Garcia Lorca, A casa de Bernarda Alba (1936). Informações no telefone 3289-3588.

Coral – Formado por professores, alunos e funcionários da área de saúde, sob a regência de Carlos Ricardo Rosa, o Coral Vozes aproveita a época natalina e lança seu CD no dia 20 (quarta-feira), às 20 horas, no HC. Dentro da programação para o mês de dezembro, o grupo se apresenta no dia 18 (segunda-feira), no Restaurante-2, às 12h30, com os repertórios convencional e o de Natal. Às 12h30 do dia 21 (quinta-feira), os cantores participam do Culto Ecumênico que acontece no saguão da Pediatria. Dia 22 (sexta-feira), eles encerram a programação do ano com apresentação no Ginásio da Unicamp, na formatura do curso de Medicina.

Crianças carentes – Pelo quinto ano, a comunidade da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) vem colaborando com a Festa de Natal da Associação dos Amigos da Criança (Amic), que atende a aproximadamente 15 mil crianças carentes pertencentes a mais de 4.500 famílias, moradoras nos bolsões de pobreza de Campinas. Agora o grupo da FEA convida a comunidade da Unicamp para integrar este ato solidário. Brinquedos estão sendo recolhidos até dia 20 (quarta-feira), no Laboratório de Engenharia de Bioprocessos do Departamento de Engenharia da FEA e também no Arquivo Central (Sistema de Arquivos), localizado ao lado do Restaurante-2, próximo da FEF. Os voluntários solicitam aos doadores que, caso tragam presentes embrulhados, coloquem uma etiqueta indicando se são para menino ou menina e a faixa etária. Os brinquedos devem ser simples, porém novos. Se for organizado um grupo de arrecadação na unidade, os organizadores poderão buscar as doações no próprio local. Contatos com Fátima (ramal 84052) ou professora Bel (84031).

Técnico administrativo – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) recebe até dia 22 (sexta-feira) as inscrições para processo seletivo, visando a contratação de um técnico administrativo. Mais detalhes pelos telefones 3788-5923 e 3788-5924 ou em http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/default.html.

Fim de ano – O Centro de Computação (CCUEC) comunica aos usuários que o funcionamento das máquinas nos feriados de Natal e Ano Novo terá a seguinte programação: às 18 horas do domingo 24 de dezembro serão desligados todos os equipamentos, exceto acesso residencial, Obelix, Apolo, máquinas da Biblioteca Central, máquinas da DGRH e todas que dão sustentação à rede corporativa, com reativação às 6 horas da terça-feira 26 de dezembro. A operação se repete entre as 18 horas do domingo 31 de dezembro, até às 6 horas da terça-feira 2 de janeiro de 2001.

Em dia

Cinecach – Durante várias semanas deste ano, o projeto Cinematographo: Sessão História do Cinema exibiu os melhores clássicos de todas as épocas do cinema mundial, projetados por ordem cronológica, no auditório do IFCH, sempre às 18h30. Em março do próximo ano, o projeto – idealizado por alunos do próprio instituto – retorna com o início do ano letivo, apresentando outra selecionada programação. Informe-se com Edney Sanchez pelo e-mail sanchez@unicamp.br. Os interessados em receber a programação semanal por endereço eletrônico devem enviar e-mail para cinecach-subscribe@egroups.com.

Banco de currículos – A partir de janeiro de 2001, as empresas associadas ao Núcleo Softex de Campinas terão a sua disposição um banco de currículos. Nele será possível encontrar profissionais de todas as áreas e níveis. Com a realização da Feira Talento 2000, em novembro, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, esse serviço foi ainda mais incrementado – o evento, voltado para o recrutamento de alunos de graduação, recém-formados e de pós-graduação, proporcionou a aquisição de mais de 140 currículos.

Nova biblioteca virtual – O CNPq/Prossiga, em parceria com a Finep, acaba de criar a Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica, disponível no site www.prossiga.br/finep/. Composta por uma seleção de sites nacionais e internacionais, agrupados por assuntos e setores da atividade econômica, analisados e comentados, a biblioteca virtual permite acesso a informações relacionadas ao tema-chave inovação tecnológica, distribuídas em categorias como estudos e diagnósticos setoriais brasileiros, confederações, federações e associações empresariais, centros e grupos de pesquisas tecnológicas brasileiros, indicadores e estatísticas, órgãos de regulação, normalização e fiscalização, patentes e marcas, entre outras.

Jornal da EdUFSC na rede – A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) lançou o seu jornal eletrônico, Leitura & Prazer, contendo artigos, coluna, comentários, reportagens e resenhas. Site do jornal: www.editora.ufsc.br/jornal/leituraeprazer.htm.

Engenheiro do ano – O Instituto de Engenharia de São Paulo entregou, em cerimônia realiza no dia 11 deste mês, o prêmio Eminente Engenheiro do Ano 2000 ao diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de SP (Fapesp) desde 1996 engenheiro mecânico-eletricista Francisco Romeu Landi. Formado pela Escola Politécnica da USP em 1956 e doutorado em engenharia química pela mesma Universidade, Landi é pós-doutorado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e no Building Research Establishment, localizado em Garston, Inglaterra. Foi conselheiro do Instituto de Pesquisas em Energia Nuclear, membro do Conselho Superior da Fapesp presidente do Conselho do Instituto de Eletrotécnica e Energia e diretor da Poli. O prêmio Eminente Engenheiro do Ano foi criado em 1963.

Caverna digital – Em janeiro próximo deve estar concluída a instalação da primeira caverna digital (CAVE Automatic Virtual Environment) da América Latina. Trata-se de um sistema de realidade virtual de múltiplas projeções, que permitirá a imersão total dos usuários em mundos virtuais gerados por computadores em tempo real. A caverna, que faz parte do Sistema Brasileiro da Tecnologia da Informação (Sibrati), deverá comportar até seis pessoas interagindo com um mundo simulado por computador. Está inserida numa área de 250 metros quadrados do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP. Áreas como a Engenharia (Naval, Oceânica, Mecânica, Civil, Automobilística e Eletrônica), Medicina (simulações cirúrgicas, estudos em anatomia), Ciências Básicas (Astronomia, Astrofísica, Biologia e Química), poderão utilizar a nova tecnologia. A caverna digital é acionada pelo supercomputador paralelo desenvolvido pelos pesquisadores do LSI-USP e utiliza o sistema operacional Linux. Utilizando a caverna digital, o supercomputador paralelo desenvolvido na USP e os dados do Homem Visível (The Visible Human Project, disponível na Internet pelo endereço www.nlm.nih.gov), médicos e cientistas poderão visualizar em tempo real a reconstrução completa do corpo, num ambiente de imersão total. O projeto é financiado pela Finep, no âmbito do Programa Nacional de Computação de Alto Desempenho. Detalhes sobre o projeto no site www.lsi.usp.br/~rv/p/cave_p.html. Informações com o professor Marcelo Knorich Zuffo – e-mail mkzuffo@lsi.usp.br e telefone (11) 3818-5661).

LNLS – Após analisar a documentação enviada por 292 candidatos de doze países latino-americanos, um comitê interno do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) selecionou os estudantes que vão participar do 10º Programa Bolsas de Verão, que incentiva universitários com excelente rendimento acadêmico para a pesquisa cientifica e o desenvolvimento tecnológico. Os contemplados são: Charley Christian Staats (UFRGS), Cristiano Giacomelli (UFSC), Fernando Jaques Ruiz Simões Jr. (UFPel), Floriano Paes Silva Júnior (UFF), Jackson Antônio Lamounier Camargos Resende (UFU), Luis Carlos Reyes Navarrete (Universidade dos Andes, Bogotá, Colômbia), Marcela Hernandez (Universidade da Costa Rica), Marco Antônio Maschio (Udesc), Marcus Aurélio Ribeiro Miranda (UFC), Martin Eduardo Zoloff Michoff (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina), Maya Paola Cerro Vergara (Universidade dos Andes, Bogotá, Colômbia), Narcizo Marques De Souza Neto (UFPb), Paulo Renato De Araújo Valle Corrêa (UFMG) e Ricardo Castilho Garcez (UFSC). Eles permanecerão no LNLS de 3 de janeiro a 22 de fevereiro de 2001. O Programa foi criado pelo LNLS em 1992 e por ele já passaram 69 estudantes.

Ciência e Congresso Nacional – Com o apoio do CNPq, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança o Programa de Interlocução com o Congresso Nacional. O principal objetivo é instituir e manter um diálogo constante com senadores e deputados federais, principalmente sobre as atividades científicas. Um cientista altamente qualificado será escolhido para exercer a missão. Os interessados neste trabalho tem até 22 de dezembro para se candidatar. É necessário ser doutor nas áreas de Ciências Exatas ou Tecnológicas, Ciências Biológicas ou Ciências Humanas e Sociais, com mais de 20 anos de atuação profissional e cultivar grande interesse em políticas de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos terão início em março de 2001. Informações pelo telefone (11) 259-2766 ou pelo site www.sbpcnet.org.br.

Mudança de site – O site do Gabinete do Reitor mudou de endereço. É necessário alterar os links de www.unicamp.br/gr/ para www.gr.unicamp.br/. Informações com Everaldo no telefone 3788-4786.

Japão antigo – O Centro de Documentação "Alexandre Eulálio" (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), prorrogou o prazo da exposição "Vistas Antigas do Japão: Cartões Postais 1890-1930". Pode ser vista até janeiro de 2001. Na web, encontra-se em www.unicamp.br/iel. Mais informações pelo telefone 3788-1523, com Flávia ou Creuza.

Fibrose cística - O Serviço de Fisioterapia Pediátrica do HC está distribuindo gratuitamente um manual, que foi lançado no ano passado, sobre "Fisioterapia respiratória na fibrose cística", elaborado pela equipe de fisioterapeutas do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A fibrose é uma doença hereditária não contagiosa que acomete todo o sistema glandular exócrino, principalmente aparelho digestivo e respiratório. Até o momento no HC foram distribuídos cerca de 300 manuais para pacientes do ambulatório e de outras áreas. O manual traz orientações aos pais de crianças portadoras dessa doença sobre os cuidados necessários à manutenção do sistema respiratório e conseqüente melhoria da qualidade de vida. Os interessados em adquirir o manual devem fazer contato através dos telefones 3788-7646 ou 3788-7353 (fisioterapeutas Camila ou Sílvia).

Inscrições

Auxiliares didáticos – A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) comunica que, para o primeiro semestre de 2001, já encontram-se abertas as inscrições para auxiliares didáticos – programa destinado exclusivamente a alunos de graduação. Os interessados devem entrar em contato com as Coordenadorias de Graduação de seus respectivos cursos até, no máximo, dia 5 de janeiro. Outras informações podem ser obtidas em www.prg.unicamp.br/pad.

Odontologia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe inscrições para o curso de Especialização Odontológica em Saúde Coletiva. O exame de seleção será realizado em fevereiro do ano que vem. Com um ano de duração, o curso tem início em março de 2001 e estão sendo oferecidas doze vagas. No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos: currículo documentado, xerox do CRO autenticada, requerimento e taxa de inscrição. Informações pelo telefone (19) 430-5226 ou via e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Mestrado na Universidade de Passo Fundo – Área de concentração em História Regional. Inscrições até 1º de janeiro de 2001. Telefone (54) 316-8339 e e-mail pghis@upf.com.br.

UTI – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), juntamente com a Unidade de Terapia Intensiva do HC, promove no próximo ano o curso de especialização, modalidade extensão, Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto. As inscrições podem ser feitas entre 2 e 12 de janeiro de 2001. Realizado em tempo integral, terá duração é de 12 meses, a partir de 1o de março de 2001. Sob a responsabilidade do professor Renato Terzi, o curso somente será freqüentado por profissionais selecionados após entrevista e análise de currículo. Mais informações 3788-4646, 3788-4648, 3788-7065 ou pela Internet no endereço www.extecamp.unicamp.br e e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Atividade motora – A Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, de 2 a 12 de janeiro, inscrições para o curso de extensão Atividade Motora Adaptada. As inscrições podem ser feitas na coordenação de graduação da faculdade, com Renata. Os interessado devem trazer o currículo, uma foto 3x4, cópia autenticada do CIC, RG e do diploma do curso superior, apresentar uma carta expondo as razões pelas quais deseja fazer o curso e efetuar o pagamento da primeira parcela, no valor de R$ 182,00. Outras informações pelo telefone 3788-7400.

Neonatal – As inscrições para o curso de especialização em Fisioterapia Neonatal (abordagem em UTI, berçário e ambulatório) serão realizadas no período de 3 a 26 de janeiro de 2001. A seleção incluirá prova teórica, análise de currículo e entrevista. Informações sobre local de inscrição na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) através do telefone 3788-4646 ou do site www.unicamp.br/extecamp.

Química e Biotecnologia – A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, recebe inscrições para o mestrado, entre 8 de janeiro e 5 de fevereiro. Inscrições para o doutorado, acontecem de 8 a 31 de janeiro (incluindo entrega de projetos). Site www.reitoria.ufal.br/quimica/quimica.htm, telefones (82) 214-1384 e 214-1388, fax (82) 214-1615 e e-mail lmc@qui.ufal.br.

Meio ambiente – A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação de Meio Ambiente e Conservação de Recursos Hídricos, a nível de mestrado. Os candidatos devem se inscrever de 8 a 15 de janeiro de 2001. A seleção se dará de 19 a 21 de fevereiro. É direcionado a biólogos, engenheiros, farmacêuticos, físicos, geólogos, químicos e profissionais de áreas afins. Mais informações pelo e-mail proagua@iceb.ufop.brou na www.iceb.ufop.br/dequi/posgraduação.htm.

Microfabricação – O Centro de Componentes Semicondutores (CCS) está com inscrições abertas para a Oficina de Microfabricação: construção de CI’s MOS, a ser realizada de 8 a 19 de janeiro de 2001. A carga horária do curso é de 80 horas e tem como objetivo oferecer conhecimento e experiência de laboratório sobre etapas de processos de microfabricação, integração de processos para fabricar transistores e CI’s MOS, caracterização de tapas de processos e materiais e caracterização de dispositivos MOS. Destina-se a alunos de graduação de 3o a 5o ano de engenharia, física e química, alunos de pós nas mesmas áreas, professores universitários, de ensino técnico e de segundo grau ou nível médio e profissionais de indústrias e centros de pesquisa. Preço R$ 1.500,00 com desconto acadêmico de 50% para alunos e professores sem apoio financeiro. Informações pelos telefones do CCS: 3788-7888, 3788-4873 e 3788-7053 ou pela Escola de Extensão: 3788-4646 e 3788-4648.

Jornalismo científico - O Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Universidade está recebendo inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico, a ser oferecido a partir de março de 2001. Até 12 de janeiro, graduados em jornalismo e pesquisadores interessados em divulgação científica podem se inscrever. Mais informações no site www.uniemp.br/labjor, ou pelos telefones 3289-3120 e 3788-7858.

Oportunidades

Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação e Ciências da Informação – Novabase, empresa multinacional de consultoria em tecnologia de informação, procura estudantes com bons conhecimentos de inglês e que tenham disponibilidade no horário das 9 às 18 horas. Salário compatível, treinamento e atualização constantes. Enviar currículo, informando o curso para o e-mail kathy.rodrigues@novabase.com.br.

Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação ou Processamento de Dados – Consultoria multinacional européia em fase de expansão no Brasil, procura trainees recém-formados ou cursando último ano. A empresa oferece salário competitivo, ambiente propício à formação de profissionais, atuação junto a clientes de diferentes segmentos e atualização constante. O início dos trabalhos será em janeiro de 2001. Enviar currículo para executivesearch@kmpg.com.br ou vdonofrio@kpmg.com.br (código trainee).

Ciências da Computação, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação – Gessy Lever oferece estágio para estudantes que tenham inglês intermediário e concluam o curso entre dezembro de 2001 e dezembro de 2002, com disponibilidade de período integral para trabalhar em Valinhos, Indaiatuba e Vinhedo. Interessados deverão enviar currículo até dia 20 (quarta-feira) para Cia. De Talentos, A/C do Programa Estágio Gessy, telefone (11) 3044-0894.

Diversos – Procura-se estudantes que estejam cursando o 3o ano para trabalhos temporários no horário das 8 às 17 horas. Requisitos: dinamismo, organização e pensamento crítico. A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 450,00, seguro de vida e possibilidade de efetivação. Enviar currículo para pré-seleção para o Adriana.dias@kleffmann.com ou à Rua Barão de Paranapanema, 146, bloco B, 12o andar, conjunto 121, em Campinas.

Engenharia Elétrica – Siemens recruta estudantes para estágio que estejam se formando em 2001 e 2002. Contatos com Grapho Consultoria Empresarial, Rua Azevedo Sampaio, 111, centro, em Sorocaba, telefone (15) 233-2908 ou graphoc@uol.com.br.

Engenharia Mecânica, Economia, Administração e Comércio Exterior – Estudantes a partir do 3o ano, com experiência em compras, que sejam usuários de informática e tenham inglês intermediário podem se candidatar. A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 700,00, assistência médica, refeição e transporte. Telefone 3233-1538 e e-mail rhelp@correionet.com.br.

Formandos 2000 – O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está recebendo fichas de graduandos para encaminhamento às empresas da região. Os interessados devem preencher a ficha até dia 22 de janeiro, no próprio SAE. Informações 3788-7020.

Química e Engenharia Química – Vaga de estágio na Fibra Dupont, em Americana. O candidato deve estar cursando o 2o ano. A empresa oferece bolsa-auxílio, transporte e alimentação. Agendar entrevista pelo telefone (19) 461-0012.

Analistas de sistemas – No campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi há duas vagas para analistas de sistemas. É para trabalhar com base de dados Oracle, num projeto que está sendo iniciado, e inclui todo o processo de CPD: análise, modelagem e desenvolvimento do sistema, que deverá suportar rotinas Web, em ambiente Linux. Os interessados podem enviar e-mail para josi@anhembi.br ou comparecer para entrevista, previamente agendada, na Rua Casa do Ator, 74 (é uma travessa da Santo Amaro, entre a Hélio Pelegrino e a Ponte dos Bandeirantes, do lado direito no sentido centro-bairro). Há também o telefone (11) 3841-9020, ramal 236.

Engenheiros Mecânico e Elétrico/Eletrônico – Empresa multinacional está admitindo profissionais efetivos, para trabalhar junto ao Departamento de Engenharia e Projetos e na coordenação e execução de projetos elétricos de AT, MT e BT, automação e controle de processos nas áreas industriais e comerciais. Enviar currículo para Avenida Ibirapuera, 1.196, Moema, São Paulo, CEP 04.028-000.

Fisioterapia e terapia ocupacional – Um estágio voluntário está sendo oferecido pelo Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do HC, para profissionais graduados, com início previsto no dia 19 de fevereiro e término em 24 de agosto do próximo ano. As inscrições – no período de 8 a 31 de janeiro – podem ser feitas no próprio Serviço de Fisioterapia, no 2o piso (faixa rosa). Informações pelos telefones 3788-7735, 3788-7065 ou e-mail issad@hc.unicamp.br

Pesquisadores – A Embrapa/Meio Ambiente está divulgando na Internet o edital de inscrições para futuros pesquisadores. Exige-se mestrado ou doutorado. Confira no site www.embrapa.br/concursos/dap/ed1380100.htm ou informe-se pelo e-mail concursos@sede.embrapa.br.

Processo seletivo interno – A Planta Física de Limeira, vinculada ao Cotil e Ceset, está com inscrições para preenchimento de vaga de técnico em enfermagem. O candidato deve ser funcionário da Unicamp e possuir o curso. Também é necessário estar devidamente credenciado no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Mais informações pelo telefone (19) 440-7112 (com Pedro ou Ivone) ou no e-mail bergara@pfl.unicamp.br.

Eventos futuros

Fisioterapia respiratória – No período de 2 a 12 de janeiro de 2001 estarão acontecendo as inscrições e a seleção para o curso de especialização (modalidade de extensão) em Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto. Com duração de 12 meses, em tempo integral, a partir de março serão inicialmente oferecidas 15 vagas. Informações pelo telefone 3788-4646, site www.extecamp.unicamp.br ou e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Congresso e Jornada em Pediatria – "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" é o tema central do 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e da 5º Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, nos dias 3 a 6 de julho de 2001, no Centro de Convenções da Universidade. A data-limite para entrega de pôsteres e temas livres é 31 de março. Informações pelos telefones: 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail denffcm@head.fcm.unicamp.br.

Teses

Biologia – "Biologia reprodutiva e conservação do estrado lenhoso numa comunidade do cerrado" (doutorado). Candidata: Hélida Bruno Nogueira Borges. Orientador: professor George John Shepherd. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

"Distribuição espacial, fenologia e polinização de Bromeliaceae na Mata Atlântica do alto da Serra de Paranapiacaba (SP)" (doutorado). Candidato: Caio Graco Machado Santos. Orientador: professor João Semir. Dia 19 de dezembro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

"Aspectos da biologia de Tachinaephagus zealandicus Ashmead (Hymenoptera: Encyrtidae), parasitóide de larvas de dípteros sinantrópicos" (doutorado). Candidata: Maria Aparecida Ferreira de Almeida. Orientador: professor Ângelo Pires do Prado. Dia 20 de dezembro, às 10 horas, na sala da congregação do IB.

Educação Física – "Atividade física, um paradoxo a saúde: estudo a partir de recém-ingressos em curso de Medicina" (doutorado). Candidato: Marcelo Conte. Orientador: professor Aguinaldo Gonçalves. Dia 21 de dezembro, às 9 horas, na sala da congregação da FEF.

Engenharia Agrícola – "Viabilidade de fabricação de telhas onduladas à base de cimento Portland e resíduos de madeira de reflorestamento" (mestrado). Candidata: Lia Lorena Pimentel. Orientador: professor Antônio Ludovico Beraldo. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Desenvolvimento fenológico do trigo (Cultivar IAC 24 - Tucuruí), comportamento espectral e utilização de imagens NOAA-AVHRR" (doutorado). Candidata: Emília Hamada. Orientador: professor Hilton Silveira Pinto. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, na sala EA-8 da Feagri.

"Planejamento agroambiental do município de Santo Antônio do Jardim (SP): Estudo de caso na microbacia hidrográfica do Córrego do Jardim" (doutorado). Candidato: Carlos Alberto Arantes Lagrotti. Dia 20 de dezembro, às 9 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Caracterização e diferenciação regional da pecuária de corte no Brasil do fim do século: gênese, modernização e a reestruturação produtiva e mercadológica" (doutorado). Candidato: Celso da Costa Carrer. Orientador: professor João Luiz Cardoso. Dia 21 de dezembro, às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

Engenharia de Alimentos – "Processamento de caracterização de néctar misto de frutas e hortaliças (beterraba, cenoura, carambola e morango)" (mestrado). Candidata: Ana Enpien Koon. Orientadora: professora Hilary Castle de Menezes. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

"Aplicação de hidrocolóides na estabilização de emulsões simuladas do leite de coco" (doutorado). Candidata: Márcia Paisano Soler. Orientadora: professora Adilma Regina Pippa Scamparini. Dia 18 de dezembro, às 9h30, no salão nobre da FEA.

"Estudo da termolisação de levedura (Saccharomyces cerevisiae) de usina de álcool utilizando microondas" (mestrado). Candidata: Zilda Doratioltto de Salles Arévalo. Orientador: professor Antônio Masaioli Júnior. dia 19 de dezembro, às 10 horas, no salão nobre da FEA.

"Produção de xilitol a partir do bagaço de cana-de-açúcar" (doutorado). Candidato: José do Egito de Paiva. Orientadora: professora Adilma Regina Pippa Scamparini. Dia 20 de dezembro, às 9h30, no salão nobre da FEA.

"Estudo da estrutura de exopolissacarídeos produzidos por duas espécies de Rhitobium e uma de Bradyrhizobium isolados de solo de cultivar de feijão de corda (Vigua uguiculata L.)" (doutorado). Candidata: Janice Izabel Druziam. Orientadora: professora Adilma Pippa Scamparini. Dia 20 de dezembro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

"Parâmetros comportamentais e estresse oxidativo em cérebro de ratos submetidos a tratamento crônico de restrição energética ou suplementação com vitamina E" (doutorado). Candidata: Derlange Belizário Diniz. Orientador: professor Jaime A. Farfán. Dia 21 de dezembro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

"Processamento alternativo para produção de suco de laranja concentrado com concentração superior ao padrão" (doutorado). Candidata: Patrícia Maria Onofre Colombo Silva. Orientadora: professora Hilary Castle de Menezes. Dia 22 de dezembro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Estratégias de controle corretivo em situações de infactibilidade da operação de sistemas elétricos de potência" (mestrado). Candidato: André Gustavo Campos da Conceição. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa da CPG/FEEC.

"Um simulador do controle em tempo real de sistemas de energia elétrica" (mestrado). Candidata: Regina Morishigue Kawakami. Orientador: professor Ariovaldo Verândio Garcia. Dia 18 de dezembro, às 9h30, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Contribuições à solução de problemas de escalonamento pela aplicação conjunta de computação evolutiva e otimização com restrições" (mestrado). Candidato: Ricardo Concilio. Orientador: professor Fernando José Von Zuben. Dia 20 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Uma arquitetura para suporte à ubiqüidade dos serviços de telecomunicações baseada na arquitetura tina e em agentes móveis" (doutorado). Candidato: Luiz Fernando Faina. Orientador: professor Eleri Cardozo. Dia 21 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica – "Construção de imagens sísmicas pelo método de superfície de reflexão comum (CRS)" (mestrado). Candidato: Sérgio da Silva Araújo. Orientador: professor Martin Tygel. Dia 20 de dezembro, às 14 horas, no bloco K da FEM.

"Desenvolvimento de um elemento finito hierárquico, para análise de placas e cascas, a partir do elemento isoparamétrico triangular quadrático" (doutorado). Candidata: Maria Fernanda Longuim Pegoraro. Orientador: professor Afonso Moreira. Dia 21 de dezembro, às 9 horas, no bloco K da FEM.

Física – "Estrutura eletrônica de compostos biológicos e de cristais moleculares" (doutorado). Candidato: Ricardo da Silva Braga. Orientador: professor Douglas Soares Galvão. Dia 19 de dezembro, às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

"Modelos de implosão de bolhas esféricas para sonoluminescência" (doutorado). Candidata: Christine Fernandes Xavier. Orientador: professor Roberto Antônio Clemente. Dia 21 de dezembro, às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Linguagem – "Poeta, isto é, revolucionário: itinerários de Benjamin Péret no Brasil (1929-1931)" (mestrado). Candidata: Maria Rita Sigaud Soares Palmeira. Orientador: professor Francisco Foot Hardman. Dia 21 de dezembro, às 10 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

"A apropriação de um gênero: um olhar para a gênese de texto no ensino médio" (mestrado). Candidata: Márcia Helena de Melo. Orientadora: professora Raquel Salek Fiad. Dia 21 de dezembro, às 14 horas na sala de defesa de teses do IEL.

Medicina – "Genética comunitária e hemofilia em uma população brasileira (Campinas, SP)" (doutorado). Candidata: Vânia Maria Caio. Orientador: professor Antônio Sérgio Ramalho. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, no salão nobre da FCM.

"Fatores prognósticos clínicos-cirúrgicos e histológicos de sobrevida em pacientes com carcinoma não pequenas células de pulmão" (doutorado). Candidato: Ivan Felizardo Contrera Toro. Orientador: professor Carlos Frazatto Jr. Dia 20 de dezembro, às 9 horas, no anfiteatro do Departamento de Cirurgia da FCM (prédio antigo).

"Abordagem quali-quantitativa da exposição populacional a poeiras – critério para estimular a exposição populacional cumulativa à poeira, em atividade de mineração de asbesto na mina de São Félix em Poções (BA) (1940-1967) e na mina de Cana Brava, em Minaçu (GO) (1967-1996)" (doutorado). Candidato: Satoshi Kitamura. Orientador: professor Djalma de Carvalho Moreira Filho. Dia 20 de dezembro, às 14 horas, no anfiteatro da CPG/FCM

Química – "Aluminofosfatos e magnesoaluminofosfatos mesoporosos obtidos sobre arranjos supramoleculares" (doutorado). Candidata: Nancy Cristina Masson. Orientadora: professora Heloise de Oliveira Pastore. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, no IQ-17.

"Especiação de cobre e chumbo em águas naturais: efeito do material particulado e da matéria orgânica dissolvida" (doutorado). Candidata: Vera Regina Machado Bruno. Orientador: professor Wilson de Figueiredo Jardim. Dia 19 de dezembro, às 14 horas, no IQ-17.

"Obtenção de nanocompósitos de óxidos semicondutores inseridos em vidro poroso Vycor via decomposição de precursores metalorgânicos" (mestrado). Candidata: Marcela Mohallem Oliveira. Orientador: professor Oswaldo Luiz Alves. Dia 19 de dezembro, às 9 horas na sala IQ-17.

"Desenvolvimento de um sistema multi-elementar de injeção em batelada com detecção potenciométrica, aplicado à análise de substâncias de interesse biológico" (doutorado). Candidato: Júlio César Bastos Fernandes. Orientador: professor Lauro Tatsuo Kubota. Dia 20 de dezembro, às 14 horas, no auditório do IQ.

"Estudo da seletividade facial das reações de oxidação da dupla ligação de enecarbamatos endocíclicos e aplicações sintéticas" (doutorado). Candidata: Claudia Harumi Sugisaki. Orientador: professor Carlos Roque Duarte Correia. Dia 20 de dezembro, às 14 horas, no IQ-3.

"A contribuição da química para o estudo de Orchidaceae e seus polinizadores" (mestrado). Candidata: Mariza Gomes Reis. Orientadora: professora Anita Jocelyne Marsaioli. Dia 21 de dezembro, às 14h30, no auditório do Instituto de Física.

Campanha

Estudantes entram na luta contra a Aids
O s alunos do Centro Acadêmico de Enfermagem arregaçaram as mangas no Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado dia 1o de dezembro. Eles colocaram à venda 100 camisetas alusivas à data e conseguiram esgotar o estoque. O valor arrecadado, cerca de R$ 200,00, será doado para o Centro Corsini – especializado no tratamento de crianças e adultos portadores do vírus HIV. Durante a semana do evento, os alunos também distribuíram uma grande quantidade de camisinhas e panfletos explicativos para estudantes e pacientes do Hospital das Clínicas.

Embora seja tradição dos alunos de Enfermagem realizarem algum evento nesta época, a estudante do primeiro ano Marcela Zanatta Ganzarolli – que teve o privilégio de participar de uma campanha deste tipo pela primeira vez – acha que cada vez mais as ações dos alunos estão direcionadas a contribuir para a Saúde das pessoas. "Queremos desenvolver projetos que visem alcançar a comunidade de alguma forma", diz. Os alunos também terão a oportunidade de conhecer o trabalho do Centro Corsini e participar mais das atividades do órgão.

Exposição

O mundo em maquetes
Torre Eiffel e Arco do Triunfo (Paris), Teatro de Segesta (Grécia), Tempietto Di San Pietro In Montorio (Roma) são algumas das maquetes que podem ser vistas no hall de entrada da Biblioteca Central até o dia 18. São trabalhos realizados pelos alunos do 2o ano de Arquitetura e que compõem a disciplina de Teoria e Projeto IV: modelos e maquetes. A exposição intitulada "Tradições Arquitetônicas em Maquetes" pode ser vista das 9 às 21h45.

Confraternização

Emoção marca encerramento das atividades do Ceci
Muita emoção marcou a fala da pedagoga Marluce Reis sobre o encerramento das atividades da turma de formandos do Centro de Convivência Infantil (Ceci) da Unicamp. Para ela, este é um momento de confraternização, felicidade e de muita emoção, por representar o resultado de um trabalho de três anos com o mesmo grupo. "As recreacionistas afirmam que sentem um nó na garganta quando chega o final de ano. Neste processo, o vínculo com as crianças vai ficando cada vez mais forte. Mil anos podem passar, mas não conseguirei controlar a emotividade", afirma.

Denise Cristina da Silva, funcionária do Instituto de Biologia, é mãe de Beatriz e acompanha a mesma turma desde que a filha tinha quatro meses de idade. "A segurança que essas crianças demonstram hoje é fruto do trabalho de todas as pessoas que participaram do desenvolvimento delas", agradece. Denise se refere às enfermeiras, nutricionista, pedagogas, psicólogas, recreacionistas, psicopedagogas, técnicos administrativos, auxiliares de serviços geral e cozinheiras que compõem a equipe do Ceci.

Um dos desafios desta equipe foi a inserção de uma criança especial, com Síndrome de Down. Marluce, responsável há sete anos pelo Maternal 4, enaltece a lição de solidariedade dada pelo restante das crianças, cujo incentivo contribuiu, juntamente com um trabalho específico realizado pela equipe, para que o menino especial desse seus primeiros passos, aos quatro anos de idade.

A educadora adianta que a solenidade de "formatura" marcada para 21 de dezembro, no Lar Luterano Belém, deixará de ter a formalidade dos eventos anteriores, por sugestão das mães. Além da tradicional entrega de diplomas, as crianças se esbaldarão com algodão doce e sorvete, e se divertirão com pula-pula, maquiagens e escultura em bexigas. De acordo com Salete Gobi Chiulle Dias, voluntária da comissão de mães para a formatura, boa parte dos produtos para a festa foi arrecadada junto a estabelecimentos comerciais. O restante vem de uma mensalidade paga pelas mães, que também organizaram bazares e rifas.

As empresas que ajudaram com patrocínio foram: Chattan Rafael Semi-Jóias, Empório Bothânico-Tilli Center, Irmãos Costa, Drogaria Victória, Transportes Rampazzo, Billy Burguer Lanches, Bambini, Brinquedos Cofip, Doces Higa, Rei do Queijo, Fac Fotografias-Tilli Center, Hort Camp (Ceasa), Peixaria Zamai, Cantina Estrela de Barão, Sorveteria Trenó, Atacadão Vila Nova, Boticário In Company, Ademir Galvão (Flores).

Solidariedade

Grupo Hospitalhaços dá lição de vida

"Qualquer manifestação de alegria que a gente possa tirar
de uma criança, a gente acha que ela está melhor"
Palhaço Pipoca, 45 anos - Vitória (ES)

Formações médica, acadêmica, cênica? Apenas um sonho na cabeça e um coração solidário bastam para fazer rir uma pessoa que aguarda horas e horas na fila de espera de um hospital. Basta um minuto, um gracejo, algumas performances e logo estão eles rodeados de pacientes, funcionários e médicos dos ambulatórios do Hospital das Clínicas. Desta forma, os integrantes do grupo Hospitalhaços conquistam rapidamente os corações mais compadecidos, ou até mesmo os mais duros.

Também, não adianta cara amarrada, eles vão roubar um sorriso. E conseguem. Uma hora e meia na maca, e nada de a ambulância chegar. Logo aparece o Hospitalhaços. Coisinha, Pipoca, Sorrisbelo, Insulina, todos voluntários da alegria vindos de localidades e trabalhos diferentes, rodeiam a maca para tirar algumas palavras de d. Diná. Conseguem mais que isso: um sorriso. "É ótimo! Queria que o hospital fosse assim todo dia", diz a paciente Diná Prado Bedin, de 65 anos.

A entrevista, como observa a atriz e terapeuta ocupacional Ângela Rocha, futura integrante, tem de ser feita em doses homeopáticas, pois os palhaços não podem ver uma maca chegando ou uma criança chorando que se apressam. Não adianta chamar o palhaço para uma palavrinha. Nesse momento, ele tem de atender é o paciente.

Se houver paixão, como a expressada pela administradora de empresa Valquíria Camelo, melhor ainda. Valquíria, idealizadora do projeto, dedica-se totalmente ao Hospitalhaços. Ela, ao lado de Márcio Parma e Aurélio Oliveira, é responsável por recrutar 38 voluntários para o projeto. O professor de artes circenses Luiz Monteiro está entre as pessoas que se dedicam voluntariamente ao projeto. Responsável pela parte pedagógica do projeto, é ele quem ministra cursos aos participantes. Os integrantes do Hospitalhaços trocam experiências sobre suas expectativas, atuações e experiências novas dentro do projeto, acompanhados pela psicóloga Laudelina Guimarães. "Quando há óbito de um paciente que acompanhamos, acabamos nos envolvendo", diz Valquíria.

O grupo Hospitalhaços é resultado de um trabalho voluntário que vem sendo desenvolvido ao longo de um ano e meio na pediatria do Hospital das Clínicas da Unicamp com o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar por meio de atividades lúdicas realizadas pela figura do palhaço. Atualmente, além de outras áreas do HC, como o neuroambulatório, o setor de vacinação e o ambulatório da terceira idade, o trabalho é desenvolvido também no Pronto-Socorro Municipal Dr. Mário Gatti, e a coordenação já apresenta seu projeto de ampliação para abranger outras áreas do HC. Dependendo do trabalho a ser desenvolvido, os "hospitalhaços" desenvolvem treinamento com bexigas, aprendem a desenvolver truques de mágica e, aos poucos, vão descobrindo seu perfil como palhaço.

O conforto que os palhaços proporcionam a pacientes e acompanhantes, principalmente crianças, abrevia a espera nos corredores do HC. Nada preparado, e muito menos ensaiado, cada um desenvolve seu personagem (sem perder a integração com o grupo). Não é uma peça de teatro é um teatro livre, em que a troca entre o artista e o público é intensa e perceptível na mudança de expressão das duas partes e, principalmente, de quem aguarda sua vez de ser atendido. "Nós chegamos com a pretensão de aliviar as dores, mas saímos com as feridas curadas, pois recebemos mais do que damos.", garante Coisinha.

Natal

Corais se apresentam no Restaurante Universitário
O Restaurante Universitário realiza durante esta semana eventos comemorativos ao Natal. Vários corais fazem parte da programação que acontecerá sempre às 12h15 no saguão de entrada. No dia 18, (segunda-feira) se apresenta o Coral Vozes, formado por 35 integrantes entre alunos, funcionários e professores da área de Saúde, sob a regência de Carlos Rosa. O Coral da Unicamp Zíper na Boca, que este ano celebra 15 anos de existência, mostra seu repertório de MPB e músicas natalinas no dia 19 (terça-feira).

Dia 20 (quarta-feira) é a vez do Coral Evangélico do Caism, com a coordenação do professor Zitti, realizar uma cantata de Natal. O coral dos Meninos Cantores de Campinas do Conservatório Carlos Gomês, com a regência de Sergio Aguirre Cavanoto, se apresenta no dia 21 (quinta-feira). E no dia 22 (sexta-feira), o Coral dos Cantores da Escola Orlando Carpino, com o regente Roniedson Leme Rodrigues, encerra a programação da semana.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br