Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

Semana da Unicamp

15 a 28 de janeiro de 2001 Ano II  - No. 128

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Parceria

Prefeitura de Campinas e Unicamp vão
firmar convênio para atuação conjunta

A Prefeitura de Campinas e a Unicamp vão firmar convênio para atuação conjunta na formulação de políticas sociais. O anúncio foi feito em 8 de janeiro último, após uma reunião de trabalho que durou quatro horas, entre o prefeito Antônio da Costa Santos, o reitor Hermano Tavares e representantes da Universidade. O convênio será celebrado até a primeira semana de fevereiro e o objetivo é a implantação de projetos principalmente nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.

As metas e planos para as áreas sociais vão ser traçados em conjunto por grupos de trabalho designados pela Reitoria e Prefeitura de Campinas. Segundo o reitor, os grupos passarão a atuar imediatamente após a oficialização do convênio. "Muito me honra ter a Unicamp como parceira durante o meu governo", disse o prefeito. Em sua opinião, a Universidade pode colaborar muito ao colocar o saber dos seus pesquisadores à disposição do Poder Executivo e, conseqüentemente, da população da cidade.

A reunião entre Costa Santos e o reitor aconteceu sete dias após a posse do novo prefeito. O convite para o encontro partiu da Reitoria. "A Unicamp deseja se articular melhor com às prefeituras da região e, com isso, aumentar a sua contribuição para a sociedade", disse o reitor.

Hermano Tavares chama o convênio de "guarda-chuva", pelo fato de o mesmo poder incluir inúmeros termos aditivos, cada um deles abrangendo uma área social diferente. Segundo o reitor, esses termos aditivos serão efetivados ao longo de quatro anos da gestão do prefeito eleito pelo PT, conforme o surgimento de questões específicas em alguma área social.

O convênio entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas não era renovado desde 1976, o que acabou distanciando Universidade e Executivo Municipal. Esse reestreitamento é considerado fundamental tanto pelo prefeito como pelo reitor. "Acredito que nunca houve, por exemplo, um trabalho conjunto na área de saneamento. Agora isso será possível", disse Costa Santos.

Entre os projetos que serão pensados e formulados estão aqueles visando a juventude, cooperativas de trabalho para a diminuição dos índices de desemprego, uso e aproveitamento da água, cursos para capacitação de professores de escolas públicas e a implementação do ensino técnico. A secretária municipal de Educação, Corinta Maria Grisolia Geraldi, que é professora da Unicamp, participou da reunião.

Além de Corinta, integram o primeiro escalão do prefeito as seguintes personalidades ligadas à Universidade: Gastão Wagner de Campos (docente da FCM e secretário de Saúde), Adail de Almeida Rollo (docente da FCM e presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti), César Nunes (docente da Faculdade de Educação e presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela Mata de Santa Genebra), Jorge Coli Júnior (docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o IFCH e secretário de Cultura) e Rogério Cerqueira Leite (professor emérito e secretário de Cooperação Internacional).

Encontro reunirá prefeitos da Região Metropolitana
A Unicamp realizará no dia 27 de janeiro um encontro com os novos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 19 municípios. O objetivo é discutir questões ligadas a áreas sociais, como saúde, educação, meio ambiente e saneamento básico. O encontro está sendo organizado pela Reitoria, dentro da premissa desta gestão de disponibilizar para a população os conhecimentos gerados na Universidade.

Os prefeitos estão convidados a comparecer ao encontro acompanhados de seus secretários das áreas sociais, para que possam formular políticas públicas em conjunto com os docentes da Unicamp.

A exemplo do convênio firmado com a Prefeitura de Campinas, a Universidade quer estender parcerias com as demais cidades da Região Metropolitana.

"Podemos colaborar muito com as prefeituras", afirma o reitor Hermano Tavares. O prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, pediu que a Unicamp participe da implementação da RMC, criada no final do ano passado pelo Governo do Estado. A Região Metropolitana é formada pelos municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Além destes municípios participarão do encontro os prefeitos recém-eleitos de Amparo, César Pagan (docente da Faculdade de Engenharia Elétrica), de Piracicaba, onde se localiza a Faculdade de Odontologia (FOP) da Unicamp, José Machado (ex-aluno da Universidade e ex-deputado federal pelo PT) e de Limeira, Pedro Kühl, cidade na qual a Unicamp mantém uma faculdade e um colégio técnico. 99.

Encontro

Secretários de Educação conhecem
detalhes de curso para professores
T itulares e representantes das secretarias de Educação de 21 municípios da região de Campinas estiveram reunidos na Unicamp, no último dia 10, para conhecer em detalhes o Programa Especial de Formação de Professores em Exercício – Pedagogia, que começa a ser oferecido este ano pela Universidade. O curso, concebido para atender prioritariamente os docentes das redes públicas de ensino, é gratuito, oferecerá 45 vagas no período noturno e terá quatro anos de duração. Durante o encontro foi constituído o Fórum de Secretários Municipais de Educação, que terá como missão formular, em parceria com a Unicamp, novas ações voltadas para a qualificação dos professores do ensino infantil e fundamental da região.

O pró-reitor de Graduação da Unicamp, Angelo Cortelazzo, explicou aos participantes da reunião que a criação do Curso de Pedagogia foi motivada pelas mudanças promovidas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação. A legislação concedeu o prazo de dez anos para que os professores não graduados do ensino fundamental concluam o curso superior. A iniciativa, destacou o pró-reitor de Graduação, reflete ainda o compromisso da Universidade com a formação de professores, inclusive para poder discutir novas formas de envolvimento com as prefeituras da região.

De acordo com a diretora da Faculdade de Educação da Unicamp, Águeda Bernardete Bittencourt, o novo Curso de Pedagogia terá a mesma qualidade e estrutura dos demais programas mantidos pela unidade. O vice-reitor da Unicamp, Fernando Galembeck, afirmou que o envolvimento das secretarias municipais de Educação com a iniciativa da Universidade estabelece um cenário adequado para unir o discurso e a prática em busca de um ensino de melhor qualidade.

Apoio - O lançamento do Curso de Pedagogia pela Unicamp foi comemorado pelas autoridades municipais da área da Educação. Alguns secretários, porém, ponderaram que haverá a necessidade de ampliar o número de vagas e mesmo de criar outros programas do gênero. Cálculos preliminares indicam que somente na região de Campinas existem aproximadamente 3 mil professores em exercício que terão de se adequar às novas exigências da LDB. Em todo o Estado de São Paulo, haveria cerca de 30 mil docentes na mesma condição.

"O esforço da Unicamp é louvável e vem em ótima hora. Mas temos que encontrar uma maneira de sermos mais ousados para atender à demanda por cursos desse tipo", disse o secretário de Educação de Piracicaba, Leopoldo Belmonte Fernández. Ele lembrou que os professores envolvidos com a educação infantil também terão que obter a graduação, conforme determina a legislação.

Segundo a diretora da Faculdade de Educação da Unicamp, o novo Curso de Pedagogia é considerado o embrião do que poderá ser um projeto mais amplo. "As novas ações dependerão das parcerias que firmarmos com as prefeituras e das informações sobre as reais necessidades de cada município. Nada impede que, no futuro, ampliemos o número de vagas ou criemos outros programas", esclareceu Águeda. O reitor da Unicamp, Hermano Tavares, considerou o encontro "altamente produtivo". Ele reforçou a idéia de que os trabalhos daqui para frente sejam marcados pela "ousadia".

Foi agendada uma nova reunião para o próximo dia 24, quando os secretários de Educação trarão levantamentos indicando o número de docentes que necessitam formação em nível superior nos municípios. Eles também apresentarão propostas de parcerias com vistas à ampliação de programas voltados para a qualificação desses educadores.

Vestibular - Os interessados em disputar uma das 45 vagas oferecidas pelo Programa Especial de Formação de Professores em Exercício – Pedagogia deverão fazer a inscrição no dia 28 de janeiro. A taxa custa R$ 50,00 e deverá ser paga até o dia 26. A divulgação dos locais de exame será feita no dia 5 de fevereiro no saguão do Ciclo Básico 1 e por meio dos órgãos de imprensa. O exame será realizado no dia 11 de fevereiro e a divulgação do resultado, no dia 8 de março. Os aprovados deverão fazer a matrícula no dia 12 de março. As aulas começam no dia seguinte. Outras informações podem ser obtidas na pela internet, nos endereços www.convest.unicamp.br e www.fae.unicamp.br.

Calendário do Processo Seletivo
. Até o dia 26/01/2001
os interessados deverão fazer o depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) na conta corrente da FUNCAMP (Fundação para o desenvolvimento da Unicamp): Banespa(033) – Agência (0207) – Conta (13046022-1). O recibo de depósito deverá ser guardado para apresentação obrigatória no ato da inscrição.

. No dia 28/01/2001 (domingo) das 9h00 às 18h00 os interessados deverão comparecer ao Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no campus de Campinas, para realizarem as suas inscrições munidos de: cédula de identidade (que permita a identificação da foto e da assinatura), comprovante de depósito da taxa de inscrição, foto 3x4 recente. Na oportunidade o candidato deverá assinar um termo de compromisso de entrega de documentos no ato da matrícula, caso venha a ser aprovado no Processo Seletivo, e também um termo de compromisso de estar em exercício em pelo uma das séries iniciais do ensino fundamental.

. No dia 05/02/2001 os locais de realização da prova serão divulgados pela imprensa de Campinas, na internet (página da Comvest) e na Comvest (fone 0xx 19 32893130 ou 0xx 19 37887665).

. A prova será no dia 11/02/2001 (domingo) com início às 14h e término às 18h. Recomenda-se chegar ao local uma hora antes da prova e os portões serão fechados às 13h45min. A partir desse horário não mais será permitida em nenhuma hipótese, a entrada de candidatos ao recinto da prova. A partir de 1h30min do início da prova será permitida a saída de candidatos do local de realização.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 08/03/2001 nos principais jornais de Campinas, na internet e no Ciclo Básico no campus da Unicamp.

. A matrícula dos aprovados será feita no dia 12/03/2001 na Diretoria Acadêmica(DAC) no campus da Unicamp. Posteriormente à matrícula outras listas poderão ser divulgadas pela internet, jornais e Ciclo Básico da Unicamp.

. O início da aulas será no dia 13/03/2001 às 19:00 horas na Faculdade de Educação da Unicamp.

Na rede

Acesso à Internet no campus amplia conexão
A comunidade da Unicamp, da ordem de 30 mil pessoas, entre professores,
funcionários e alunos, utiliza-se diariamente da Internet como importante instrumento para pesquisas científicas e o aprimoramento acadêmico. Com isso é crescente o acesso à rede mundial de computadores. Para suportar tal volume, a conexão com a Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) saltou de 4Mbps em 1999 para 155Mbps em setembro do ano passado.

Ainda em fase experimental, o sistema conta com o apoio da Telefônica e da Nortel, que viabilizam a melhora da infra-estrutura e inovação tecnológica do sistema. Há problemas decorrentes do excesso de usuários, ocorrendo com isso instabilidades esporádicas da conexão externa utilizada pela Unicamp. O problema deve ser amenizado nos próximos meses, com a substituição de equipamentos nos pontos de estrangulamento, tanto na Unicamp como na Fapesp.

A Universidade passou a contar no último dia de 2000, também em caráter experimental, com a conexão internacional da rede ANSP de 155Mbps entre a Fapesp e a cw.net que, somando-se aos 12Mbps previamente existentes, deverá melhorar substancialmente o tráfego de dados com o exterior. O backbone da ANSP (Academic Networking at São Paulo) é administrado pela Fapesp, que define as diretrizes e efetua expansões e atualizações tecnológicas através da contratação de conexões de acesso a instituições de pesquisa e da adquisição de equipamentos para a operação do backbone.

A Unicamp é uma das usuária deste backbone e, ao mesmo tempo, um Ponto de Presença Operacional (POP), abrigando equipamentos de distribuição das conexões da rede ANSP a instituições de pesquisa na região de Campinas.

Pré-vestibular

Cursinho da Moradia abre inscrições
Candidatos interessados em fazer o Cursinho da Moradia da Unicamp — ministrado por estudantes de diversas áreas da Universidade — só terão até o dia 21 deste ano para efetuar a sua inscrição para o processo seletivo deste ano. As inscrições deverão ser feitas no Centro de Vivência 2 (Av. Santa Isabel, 1125, Barão Geraldo).

O projeto, para o qual serão concedidas 70 vagas, já em seu terceiro ano de existência, destina-se basicamente a pessoas com pouca ou nenhuma condição de arcar com mensalidades dos cursinhos pré-vestibulares existentes. Segundo Rogério Gomes de Oliveira, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, que leciona química, o processo seletivo ocorre com base nos critérios sócio-econômicos dos candidatos.

Para tanto, serão realizadas quatro reuniões de apresentação do cursinho, para as quais os candidatos deverão chegar com antecedência de quinze minutos. Rogério diz que o candidato deverá comparecer pelo menos a uma delas, que serão realizadas nos dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira), às 20 horas, e nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), a partir das 15 horas.

Nessas reuniões serão fornecidas informações detalhadas sobre o funcionamento do Cursinho da Moradia e das diversas fases do processo de seleção. O estudante e professor faz um alerta: a não participação do candidato numa dessas reuniões exclui automaticamente o candidato do processo seletivo. O preço do manual do candidato e da ficha de inscrição é simbólico: um quilo de alimento não perecível.

Ensino

Aulas do Telecurso do HC começam em fevereiro
Após ter sido lançado no ano passado, o Telecurso do HC ganha força e deve ter ampliados o número de salas e o horário. É o que afirma Ivanil Sônia Alves Goes Borges, presidente do Conselho de Desenvolvimento do HC (Condehc), órgão que encabeçou a iniciativa. A negociação ainda está sendo feita. Enquanto isso, o módulo da próxima turma está previsto para iniciar já em fevereiro, no mesmo local (prédio do antigo APA – 1o andar) e horário (das 12 às 14 horas).

Tendo ultrapassado a fase do projeto-piloto, o Telecurso de agora em diante atenderá demanda espontânea para as matrículas. As fichas estão sendo distribuídas pelas diretorias de serviços do HC e devem ser entregues preenchidas entre os dias 16 e 19 (terça a sexta-feira) na secretaria da Superintendência. É exigido que o aluno tenha completado a 4a série para acompanhar as aulas, a fim de evitar a evasão, muito freqüente nesses casos.

A turma anterior teve 18 alunos, todos com idade superior a 35 anos. A experiência, considerada bem-sucedida pela coordenação, é semelhante àquela vivida por outros funcionários que estão engajados no Supletivo da Unicamp, e com a vantagem de estarem dentro de casa (HC).

Laurinha Pavuna de Oliveira, funcionária do Núcleo Administrativo de Procedimentos Especializados (Nape), iniciou aos 38 anos a primeira série no Supletivo da Unicamp e agora está no HC cursando o ensino fundamental. "Você nem pode imaginar o que é começar a viver depois dessa idade", diz. Para a funcionária, este curso no HC encurtou distâncias, propiciou ganho de conhecimento e trouxe o prazer de estudar.

Dos 30 orientadores do Hospital que foram treinados pelo Senai no ano passado, 12 ministraram aulas para a primeira turma. Segundo Ivanil Sônia, o Telecurso é um avanço dos recursos humanos do HC. "Temos conseguido sensibilizar muitos orientadores a darem aulas voluntariamente. E o principal: com este projeto pudemos sentir as reais necessidades das pessoas e melhorar a qualidade dos nossos serviços", conclui Ivanil Sônia.

O Senai atua com o Telecurso capacitando orientadores e conferindo certificados aos alunos. Ele mantém parceria com as Secretarias de Estado de Educação, Federações de Indústrias, Ministérios, Universidades e Prefeituras, estando presente em instituições, empresas e nas Escolas Senai. Outros detalhes sobre o curso através do telefone 8-7446 (Márcia).

Vida Acadêmica

PAINEL DA SEMANA

Telecurso Tele-Sala – Estão sendo distribuídas nas diretorias de Serviços do HC as fichas de inscrição para alunos interessados em integrar o Telecurso Tele-Sala do hospital, situado no prédio do antigo APA (1o andar). Elas deverão ser preenchidas e entregues no período de 16 a 19 (terça a sexta-feira) na secretaria da Superintendência. O Telecurso Tele-Sala nasceu, no ano passado, da iniciativa do Conselho de Desenvolvimento do HC (Condehc), presidido pela funcionária Ivanil Sônia Alves G. Borges. Informações através do telefone 3788-7446 (Márcia).

Música – O Serviço Social e a Assessoria de Relações Públicas do HC promovem no dia 18 (quinta-feira), às 12 horas, no saguão de entrada do hospital, uma apresentação musical da dupla sertaneja Semblante e Sezinha. A exibição faz parte do Programa Sala de Espera do HC. Informações pelo telefone 3788-7880.

Simpósio Jica/Unicamp – O reitor Hermano Tavares abre na quinta-feira 18 de janeiro, às 14 horas, o Simpósio Internacional de Pesquisa Clínica e Projeto de Treinamento Médico, promovido pelo Projeto Jica (Japan International Cooperation Agency) e pela Unicamp. Será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e prossegue no dia 19, a partir das 8 horas. Além de conferências, o evento apresentará projetos de pesquisa desenvolvidos na Unicamp, em cooperação com a missão Jica, e trabalhos realizados em outras universidades. Inscrições no prédio do Gastrocentro, na Coordenadoria do Projeto Jica (Rua Carlos Chagas, 420, sala 62) e outras informações pelo telefone 3289-9578 ou e-mail diva@gc.unicamp.br.

Economia da Saúde – Curso de especialização oferecido pela Universidade de São Paulo(USP). As inscrições terminam dia 19 (sexta-feira) e a promoção é da Faculdade de Saúde Publica. O curso enfatiza o diagnóstico de problemas estruturais do setor e a identificação de soluções viáveis para os desafios colocados para os serviços de saúde na virada do milênio. Além da participação em aulas expositivas, discussões, seminários e estudos de casos, num total de 420 horas, divididas em oito módulos, os alunos terão que elaborar um trabalho prático de conclusão de curso. Os candidatos devem ter formação universitária, capacidade de leitura em inglês e facilidade para fazer análises numéricas. As aulas começam em 5 de março e terminam em 13 de dezembro. Informações pelo telefone (11) 3066-7790, e-mail ecosaude@edu.usp.br e no site www.fsp.usp.br/ecosaude/.

EM DIA

Prêmio CNPq – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a pesquisas visando ao progresso social, econômico e cultural do país – concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica àqueles que, por suas atividades, contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo. As inscrições acontecem no período de 1º de fevereiro a 31 de março. O prêmio é atribuído em três modalidades: divulgação científica (premia o pesquisador ou escritor enquanto divulgador da ciência e tecnologia para o público leigo), jornalismo científico (para o jornalista profissional que se destaca na difusão da C&T nos meios de comunicação de massa) e instituição (premia a instituição ou veículo de comunicação coletiva que torna acessível ao público leigo conhecimentos sobre ciência e tecnologia e seus avanços. Consiste em diploma e medalha para as três modalidades, além de importância em dinheiro equivalente a U$ 4,500.00 (quatro mil e quinhentos dólares americanos) para as modalidades divulgação científica e jornalismo científico. As inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato, ou seu representante legal. O endereço é Secretaria Executiva do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, CNPq, SEPN 507 - Bloco "B", sala 207, Brasília (DF), CEP 70.740-901. E-mail premios@cnpq.br. Telefone (61) 348-9410 e fax 348-9487. As inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos durante o mês de maio e a entrega será feita no mês de julho, durante a 53° Reunião Anual da SBPC.

Prêmio Mercosul – Com o objetivo de incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros, está sendo organizada a segunda edição do Prêmio Mercosul para jovens pesquisadores. Realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará trabalhos na área de Meio Ambiente – Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores que tenham até 35 anos de idade e a data final para apresentação dos projetos será 9 de março. A entrega do prêmio ocorre em julho. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados poderão enviar os trabalhos para premiomercosul @mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br.

Boletim EAD – O Centro de Computação (CCUEC) acaba de disponibilizar o segundo número do Boletim de Ensino a Distância. Nele estão relacionadas algumas Newsletters (boletins periódicos informativos) disponíveis gratuitamente na Internet, que passam informações e dicas sobre educação a distância, e uma dica sobre vídeos. Divulga também o 8º Congresso Internacional de Educação a Distância, que acontece em Brasília de 6 a 8 de agosto e abrirá espaço para que educadores possam apresentar seus trabalhos, participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países, realizar palestras e inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação. Mais informações em www.ead.unicamp.br/.Para assinar o boletim, envie um e-mail para boletim-ead-request@ccuec.unicamp.br, e no corpo da mensagem escreva a palavra subscribe. O cadastramento pode também ser feito via web, na página www. unicamp.br/ead/subscribe.html.

Campinas – A mostra "Campinas Antiga: exposição de livros, revistas, mapas e almanaques" pode ser vista até 5 de março de 2001 no 3o andar da Biblioteca Central. Organizada pela Coleção de Obras Raras, a mostra contém narrativas de viagem (passagens por Campinas), história local, tipografias e um mapa especial do Guia dos Viajantes na Província de São Paulo, de 1876. O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, todos os dias da semana. Informações: 3788-7025 com Sandra Lane.

INSCRIÇÕES

Especialização – A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulga inscrições para uma série de cursos de especialização: Administração e Sistemas de Informações; Anestesiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica e Reparadora; Oftalmologia e Otorrinolaringologia; Broncoesofagologia; Ciência dos Medicamentos e Alimentos; Direito da Administração Pública; Direito Privado; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Educação Brasileira e Movimentos Sindicais; Endodontia; Enfermagem Home Care; Geologia e Geofísica Marinha; Geriatria e Gerontologia no Hospital Universitário Antônio Pedro; Hematologia Clínica; Língua Francesa e Literatura Francofonas; Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio; Medicina do Trabalho e Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura; Patologia Clínica; Pneumologia; e Radiologia. Os prazos de inscrições variam entre os cursos, sendo alguns até fevereiro. Informe-se no site www.propp.uff.br.

Neonatal – As inscrições para o curso de especialização em Fisioterapia Neonatal (abordagem em UTI, berçário e ambulatório) serão realizadas até 26 de janeiro. A seleção incluirá prova teórica, análise de currículo e entrevista. Informações sobre local de inscrição na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) através do telefone 3788-4646 ou do site www.unicamp.br/extecamp.

Odontologia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe inscrições para o curso de Especialização Odontológica em Saúde Coletiva. O exame de seleção será realizado em fevereiro. Com um ano de duração, o curso tem início em março e estão sendo oferecidas doze vagas. No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos: currículo documentado, xerox do CRO autenticada, requerimento e taxa de inscrição. Informações pelo telefone (19) 430-5226 ou via e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Química e Biotecnologia – A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, recebe inscrições para o mestrado, até 5 de fevereiro. Inscrições para o doutorado, terminam em 31 de janeiro (incluindo entrega de projetos). Site www.reitoria.ufal.br/quimica/quimica.htm, telefones (82) 214-1384 e 214-1388, fax (82) 214-1615 e e-mail lmc@qui.ufal.br.

Fisioterapia – No período de 15 a 31 de janeiro de 2001 estarão abertas as inscrições para o curso de especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil (modalidade extensão), com duração de 12 meses e 30 horas semanais. Serão oferecidas 12 vagas. Informações pelos telefones 3788-7065 ou 3788 4646, site www.unicamp.br/extecamp ou e-mail extecamp@obelix.unicamp.br ou fisioneuro_esp@bol.com.br.

Mestrado profissional – O Instituto de Computação recebe até 31 de janeiro inscrições para o mestrado profissional em Computação. Informe-se em www.ic.unicamp.br/MP/ ou com a professora Cecília Baranauskas, coordenadora do curso, em cecilia@ic.unicamp.br.

Ciência dos Materiais– Inscrições na pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até 31 de janeiro. Áreas de concentração: Materiais Nanométricos, Metais e Ligas Metálicas, Materiais Poliméricos, Materiais Cerâmicos, Materiais Compósitos e Materiais Semicondutores. E-mail pgcimat@if.ufrgs.br e telefone (51) 316-7063 ou 316-6427.

Prêmio José Pedro de Araújo – Para contemplar a melhor pesquisa sobre aproveitamento médico de substâncias farmacológicas oriundas da flora brasileira, a Fundação José Pedro de Araújo está recebendo inscrições para o Prêmio José Pedro de Araújo. São aceitos estudos botânicos, químicos, farmacodinâmicos e de aplicação que comprovem a ação terapêutica de eventuais preparações obtidas. O regulamento encontra-se no site www.fundjpar.org.br. Os trabalhos podem ser apresentados na sede localizada na Rua Timbiras, 1.940, salas 610/612, Belo Horizonte (MG), CEP 30.140-061 ou postados no correio até 1o de março.


OPORTUNIDADES

Concurso para docente – Estão abertas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inscrições para o concurso para professor adjunto, área de História da Educação, junto à Faculdade de Educação. É preciso ser doutor(a). Contatos pelos telefones (31) 3499-5320, Secretaria da Faculdade, e (31) 3499-5326, na Secretaria do Departamento.

Formandos 2000 – O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está recebendo fichas de graduandos para encaminhamento às empresas da região. Os interessados devem preencher a ficha até dia 22 de janeiro, no próprio SAE. Informações 3788-7020.

Fisioterapia e terapia ocupacional – Um estágio voluntário está sendo oferecido pelo Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do HC, para profissionais graduados, com início previsto no dia 19 de fevereiro e término em 24 de agosto do próximo ano. As inscrições – até 31 de janeiro – podem ser feitas no próprio Serviço de Fisioterapia, no 2o piso (faixa rosa). Informações pelos telefones 3788-7735, 3788-7065 ou e-mail issad@hc. unicamp.br.

Cargo de analista – A Financiadora de Estudos e Projetos/Finep-MCT acaba de lançar edital para provimento de cargo de analista. O período de inscrição vai de 12 a 16 de fevereiro. O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) e compreenderá uma etapa de provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados ocuparão vagas no Rio de Janeiro, podendo, a critério da Finep, ser deslocados para outras unidades da Federação. As provas objetivas e a prova discursiva serão aplicadas no ‘dia 17 de março, no período vespertino, em locais e horário a serem publicados no Diário Oficial, e afixados nos quadros de aviso do CESPE, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, subsolo, Asa Norte, em Brasília. Serão também divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br.

Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores – Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebe inscrições até 9 de março. Os candidatos devem ter até 35 anos, com trabalhos nas áreas de meio ambiente e tecnologias limpas. Serão quatro premiados, um de cada país membro do Mercosul. O prêmio também é promovido pela Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt). Telefones (61) 317-7884 e 317-7811. e-mail bsantanna@mct.gov.br e site www.mct.gov.br/Temas/mercosul/premiocham.htm.

TESES

Estas são as teses apresentadas entre os dias 9 e 12 de janeiro e aquelas programadas para esta semana:

Biologia – "Estudos cristalográficos de ma-cromoléculas biológicas: 3-dehidroquinase de Salmonella typhi e duas fosfolipases A2 extraídos do veneno de Bothrops pirajai" (doutorado). Candidato: Lee Wen Hwa. Orientador: professor Igor Polikarpov. Dia 15 de janeiro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

Economia – "O uso da terra para finalidades agrícolas no Brasil no período recente" (doutorado). Candidato: Abel Ciro Minniti Igreja. Orientadora: professora Angela Antônia Kageyama. Dia 12 de janeiro, às 9 horas, na sala IE-23, pavilhão do IE.

"Políticas de emprego no capitalismo avançado - trajetória no século XX e o significado da ruptura neoliberal" (mestrado). Candidato: Denis Maracci Gimenez. Orientador: professor Márcio Pochmann. Dia 19 de janeiro, às 4h30, na sala IE-23 - Pavilhão do Instituto de Economia.

Engenharia Mecânica – "Análise de risco nas previsões de produção com simulação numérica de fluxo - exemplo de um campo na fase de delimitação " (mestrado). Candidato: Daniel Scobar Stegall. Orientador: professor Denis José Schiozer. Dia 19 de janeiro, às 9 horas, no bloco I da FEM.

Engenharia de Petróleo – "Otimização de estratégias de recuperação para campos de petróleo" (mestrado). Candidata: Cristina Mezzomo. Orientador: professor Denis José Schiozer. Dia 19 de janeiro, às 9 horas, no bloco K da FEM.

Física – "Adsorção de gases em carvão ativado de celulignina" (doutorado). Candidato: Álvaro Guedes Soares. Orientador: professor Daltro Garcia Pinatti. Dia 9 de janeiro, às 9 horas, no auditório da CPG/IFGW.

"Análise de eventos Centauro" (doutorado). Candidato: Sérgio Luiz Carmelo Barroso. Orientador: professor Edison Hiroyuki Shibuya. Dia: 19 de janeiro, às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW

"Configurações eficientes em espalhamento de elétrons ou pósitrons por moléculas" (doutorado). Candidato: David Lima Azevedo. Orientador: professor. Marco Aurélio Pinheiro Lima. Dia 21 de janeiro, às 14 horas, no auditório da CPG-IFGW.

Química – "Uso da calorimetria em estudo físico-químico de processos responsáveis pela formação de sistemas líquidos bifásicos contendo poli(óxido de etileno)" (doutorado). Candidato: Luís Henrique Mendes da Silva. Orientador: professor Watson Loh. Dia 16 de janeiro, às 9 horas, no auditório do IQ (sala IQ-17).

"Resinas de silicona à base de silsesquioxanos: síntese, estudo estrutural morfológico e avaliação do comportamento térmico" (doutorado). Candidato: Luís Antônio Sanchez de Almeida Prado. Orientadora: professora Inez Valéria Pagotto. Dia 17 de janeiro, às 14 horas, no auditório do IQ-17.

"Heterogeneização de catalisadores de molibdênio ativos na epoxidação de olefinas através do processo sol-gel". (mestrado). Candidato: Sérgio Teixeira. Orientadora: professora Regina Buffon. Dia 18 de janeiro, às 10 horas, no auditório (Sala IQ-17) do IQ.

Reconhecimento Acadêmico

Quatro professores são premiados
O s professores Antonio Rafael Carvalho dos Santos (IA), Pedro Luiz Rosalen (FOP), Paulo Elias Allane Franchetti (IEL) e Denis José Schiozer (FEM) acabam de ser agraciados com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Prof. Zeferino Vaz", pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade.

O que levou a o Consu a escolher esses docentes foi basicamente por terem se destacado em atividades de ensino e pesquisa universitária e, ao mesmo tempo, "incentivado a permanente busca da excelência acadêmica do corpo docente do qual fazem parte".

O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Prof. Zeferino Vaz" é outorgado anualmente entre os professores ativos integrantes do quadro docente da Unicamp. Os nomes foram escolhidos pelo Conselho Universitário durante a 68° Sessão Ordinária, realizada em setembro do ano passado. De acordo com as normas da Universidade, a escolha dos professores foi feita entre os que apresentaram relatório trienal de atividades entre primeiro de setembro de 1999 e 31 de agosto de 2000.

Tais relatórios foram avaliados por uma Comissão de Especialistas composta de, no mínimo, três pesquisadores externos à Unicamp, de notória reputação acadêmica. Os diplomas de concessão do Prêmio foram entregues pelo Reitor Hermano Tavares.

Pesquisa

Concurso financia projetos selecionados
Em 1976, a Rolex instituiu o "Prêmio Rolex de Inciativa" ("The Rolex Awards for Enterprise") para comemorar o cinqüentenário do lançamento do cronômetro modelo "Oyster".

O prêmio tem por objetivo conceder apoio financeiro a projetos que demonstrem espírito de iniciativa numa das cinco seguintes áreas: Ciência e Medicina; Tecnologia e Inovação; Exploração e Descoberta; Meio Ambiente e Herança Cultural

Ao invés de premiar feitos passados, o Prêmio Rolex financia projetos que beneficiem o meio ambiente e os povos.

Exemplos de projetos já financiados com este prêmio incluem a catalogação dos afrescos Maias, a produção de leite de camelos na Mauritânia, a investigação e registro da música folclórica do México, o restabelecimento de colônias de pássaros marinhos e a operação de telescópios pela Internet.

As inscrições para a edição de 2002 do prêmio estão abertas. O prazo para propostas da América Latina é 31 de Julho de 2001. Os cinco projetos selecionados receberão cada um 100 mil dólares norte-americanos e um relógio de ouro. Um conjunto de informações impressas encontra-se à disposição dos interessados na Pró-Reitoria de Pesquisa. As informações também estão disponíveis no "site" www.rolexawards.com.

Lançamentos

Em Defesa da Honra — Moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940)

Autor: Sueann Caufield

Tradução de Elizabeth de Avelar Solano Martins

Edição: Editora da Unicamp em co-edição Cecult-IFCH

393 páginas

R$ 29,90

O livro narra as peripécias de um jovem imigrante português que escreveu a um amigo a respeito de suas aventuras amorosas no Rio de Janeiro. Dizia, segundo o professor Sidney Chalhoub, do Depto. de História do IFCH, que a sua vida era "bonita", mas "um pouco atrapalhada". Ao descrever os namoros, salpicava a narrativa com comentários, como aquele explicando que deixara uma das meninas "porque os pais queriam que casasse".

O jovem jurava que "casar, só pela polícia". Com isso revelava o seu mais "íntimo segredo" varonil: uma namorada que tinha, "pois Lucrécio peço-te que nunca confesses nada a ninguém, mas tirei vinténs dela! Aqui aplica-se o nome de cabaço". Em defesa da honra é uma história das concepções a respeito da honestidade sexual no Brasil, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, na primeira metade do século vinte. A autora estuda essas concepções entre juízes, juristas, advogados, os próprios namorados, parentes e desconhecidos. Analisa inúmeras fontes, desde textos jurídicos e jornalísticos além processos de defloramento, tecendo, na mesma narrativa histórica, as visões conflitantes que as diversas personagens defendem sobre a honra sexual.

Morbimortalidade Ferminina no Brasil (1979-1995)

Autor: Elza Berquó e Estela Maria da Cunha (orgs.)

Edição: Editora da Unicamp

413 páginas

R$ 49,90

A obra mostra que nos últimos 40 anos a vida da mulher brasileira vem se modificando de modo considerável: rompe com o limite do espaço doméstico e ganha o espaço público. Introduzem-se no mercado de trabalho sem poder reduzir responsabilidade pelo cuidado da família. Nessa busca por autonomia, vêm construindo uma nova sexualidade feminina e acabam se expondo a novas formas de relação.

Passaram a controlar a reprodução, reduzindo o número de filhos e arcam sozinhas com o ônus financeiro, social e biológico da anticoncepção. O livro, segundo as autoras, é inédito por ser o primeiro estudo sobre morbimortalidade feminina no Brasil e por retratar as relações entre a interrupção na vida das mulheres e o desgaste a que estão submetidas. Acompanha o livro um CD com gráficos sobre as causas das mortes femininas no Brasil.

O Infame Comércio — Propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800-1850)

Autor: Jaime Rodrigues

Edição: Editora da Unicamp em co-edição como Cecult (IFCH)

238 páginas

R$ 19,90

Com base em minuciosas pesquisas, o autor, doutor em história social do trabalho pela Unicamp, procura interpretar e mostrar a forma como os partidos e as facções sociais diversas viam, no passado, a questão do tráfico de africanos, e de como era a influência da Inglaterra para acabar com esse tipo de comércio.

O leitor poderá facilmente encontrar personagens conhecidos e outros quase sempre esquecidos quando o assunto é o tráfico: senhores de escravos e seus representantes no Legislativo, a população livre e pobre, que assistia aos desembarques clandestinos, além dos africanos livres e os escravos que emitiam sinais claros de sua insatisfação com as condições do cativeiro. Enxuto, direto, denso, o livro é uma contribuição significativa à historiografia sobre o tráfico de africanos e se destina a estudiosos da história do Brasil.

Cidadania

Universidade Solidária tem equipes da Unicamp
Três equipes de estudantes de graduação e de pós-graduação da Unicamp, que integram o Programa Universidade Solidária, do Projeto Comunidade Solidária do Governo Federal, estarão embarcando dia 1° de fevereiro para uma missão de 21 dias em cidades de três Estados brasileiros. Objetivo: formar novos agentes multiplicadores para trabalharem junto às comunidades locais.

Uma das equipes vai para Jatobá (Estado de Pernambuco), município de 11 mil habitantes; a outra segue para Inhapi (Alagoas), de 13 mil habitantes, e a terceira vai para o município de Pimenta Bueno, no Estado de Rondônia, com aproximadamente 30 mil moradores.

Os estudantes da Unicamp vão ter a tarefa de auxiliar no desenvolvimento dos aspectos de inter-relações humanas dos moradores desses municípios, além de levar informações sobre as chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e métodos e maneiras de aplicação de uma medicina alternativa. Vão tratar, também, de uma série de assuntos intimamente ligados aos moradores dos municípios, como a educação nos estabelecimentos de ensino.

"Tudo isso transmitido de maneira não didática, para que as pessoas não se sintam como se estivessem sendo ensinadas", explica Allan César Amâncio, aluno do 3° ano de Engenharia Química.

Por outro lado, a equipe de Jatobá, antes de embarcar, assumiu para si a incumbência de arrecadar livros para ampliar a biblioteca do lugar, instalada no prédio da Prefeitura Municipal, onde funciona também a Secretaria de Cultura do Município. Além de livros, a equipe está aceitando a doação de instrumentos musicais, roupas, material escolar como cadernos, lápis, canetas, giz e apagadores de lousa, ou quaisquer outros objetos aproveitáveis.

Os interessados em fazer doações podem entrar em contato com Allan através dos telefones 3227-1627 ou 9124.8658.

Cultura

Dança e música lírica no cardápio
O ano começa com dança e música lírica no Restaurante Universitário da Unicamp. Os eventos fazem parte do Projeto Cultural elaborado pela Prefeitura do Campus com o objetivo de promover o bem estar dos freqüentadores, proporcionando lazer e descontração.

No programa consta a apresentação, no próximo dia 19 (sexta-feira), a partir das 12 horas, do cantor lírico Vicente Montero e da tecladista Marilene Reinosso, ambos artistas conhecidos que já se apresentaram em palcos de Campinas e cidades da região. No programa, canções líricas e populares.

No dia 19 de fevereiro, também às 12 horas, o espetáculo fica por conta do grupo Studio de Dança Aquarius, de Nova Odessa, sob a coordenação da coreógrafa Meire Prado. Ainda dentro do programa, no período de 25 de fevereiro a 3 de março, das 10h30 às 14 horas, haverá, no Restaurante Universitário, a exposição "Um pouco da Unicamp — 35 anos" com painéis de fotos do Siark.

Encerrando a programação referente ao primeiro semestre deste ano, no dia 13 março, às 12h30, apresentação da Orquestra Juvenil da Unicamp, sob a regência da maestrina Sônia Goehring, e no dia 27 de março, também às 12h30, show do Coral Zíper na Boca, sob a regência de Vivian Nogueira.

Pessoas

Uma biblioteca para a comunidade
Um dos primeiros livros que lhe caíram às mãos foi Capitães de Areia (1937), de
Jorge Amado, "devorado" em questão de horas. Foi uma época que nem lhe passava pela cabeça que um dia seria dono de uma biblioteca comunitária, em sua própria casa, com mais de três mil livros.

Tudo começou há quase um ano, quando Luiz Aparecido Romão da Silva, servidor da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, recebeu uma doação de 800 volumes de um amigo, Genésio de Lima, também funcionário da Unicamp, que mantinha um projeto semelhante, o Biblioteca Popular Paulo Freire, funcionando na própria residência. Foi o início de tudo. "Aí começaram as doações de amigos, de um, dois livros, até coleções inteiras. De maneira muito lenta, as pessoas iam tomando conhecimento da nossa proposta em desenvolver um trabalho em benefício da própria comunidade do bairro".

Uma das maiores doações à biblioteca "Espaço Cultural", administrada por Luiz Romão, foi intermediada pelo estudante Wesler Benjamim de Brito (leia texto nesta página), de 17 anos, junto à Biblioteca Comunitária de Helvétia, bairro de Indaiatuba, sob o comando de Shirley Spinello. Por questões de espaço, Shirley foi obrigada a recusar algumas doações. Com isso, cerca de mil livros foram oferecidos a Luiz que, de imediato, aceitou a oferta. Hoje a sua biblioteca é composta de aproximadamente três mil livros, e tem um cadastro de leitores com 310 nomes "de freqüentadores assíduos", como ressalta Maria Inês Martins da Silva, esposa de Luiz e responsável pela coordenação do espaço cultural.

O Espaço Cultural funciona num salão de 24m2, num sobrado da Rua Elvis Presley, 981, no Jardim Florence II, onde antes funcionava um bazar de roupas femininas e, num canto, podia-se comprar também doces e material escolar. O que estimulou Luiz e a família — ele, a mulher e os filhos Mateus de 14 anos e Mariane, de 15 — é que, de alguma forma, as pessoas podem instruir-se, adquirir conhecimentos, e despertar o espírito crítico sobre o que acontece ao redor delas, através da leitura. Maria Inês vai mais longe: "Nos conforta saber que, enquanto estão aqui, as crianças não vão se envolver com más companhias, brigas, e com coisas ilegais e perigosas", diz ela.

Luiz sabe que essa atividade não vai lhe deixar mais rico. "Cheguei à conclusão de que o melhor investimento, embora não resulte em nenhum retorno financeiro, e nem é esse o nosso objetivo, é trabalhar com livros, é estar com este espaço sempre cheio de crianças e adolescentes. E é isso o que a gente gosta de fazer", assinala Luiz. Os maiores freqüentadores do Espaço Cultural são os estudantes de 1° e 2° graus, alunos de escolas próximas. A maioria deles vai lá para consultar livros, revistas e coleções para fazer trabalhos de escola. São dezenas todos os dias. A maior parte do acervo da biblioteca é constituída por coleções e enciclopédias, tudo separado por assunto, série e matéria, livros para adultos, para crianças, para adolescentes e obras religiosas. Tem até textos sobre leis trabalhistas.

Ali o leitor pode encontrar livros de Zélia Gatai, esposa do escritor Jorge Amado, como Anarquistas graças a Deus (1979), de Eça de Queirós, (autor de O Crime do Padre Amaro (1875), O primo Basílio (1878), e A Relíquia (1887), entre tantos outros; Raquel de Queiroz (a primeira mulher a ingressar na Academia de Letras, em 1977), autora de O Quinze (1930) e Memorial de Maria Moura (1992). Há vários livros da série Vaga-lume, da Editora Ática; livros do escritor paulistano Marcos Rey, (falecido em abril no ano passado), autor de O Mistério do Cinco Estrelas, Sozinha do Mundo e, também, O Rapto do Garoto de Ouro, de Dashiell Hammet, além de obras de Georges Simenon, entre outros.

Um 'rato de biblioteca'
Wesler Benjamin de Brito, 17 anos, é o que comumente se denomina "rato de biblioteca". E isso não é à-toa: aluno da 1ª série do 2º grau da EPSG "Prof. Antonio Vilella Júnior, no Centro de Campinas, ele diz que lê de cinco a seis livros por semana. Embora tenha preferência por livros da Série Vaga-lume, e escritores brasileiros, ele conta que também lê Agatha Christie e Dashiell Hammet. Wesler revela que, além dos livros, gosta também do ambiente do Espaço Cultural, do grupo de amigos que freqüentam o local. "É um ambiente legal, onde se pode conversar sobre um monte de coisas importantes, principalmente sobre literatura, que todo mundo, com essa disponibilidade, deveria freqüentar, ao invés de ficar perambulando por aí sem fazer nada, pensando em coisas ruins", diz o garoto.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br