Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

5 a 11 de março de 2001 Ano II  - No. 132

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Atividades

Programas recepcionam calouros em todas as áreas da Unicamp
Oriente-se, "bixo". Você não está só. E nenhum "bixo" deve estar perdido. A área é um pouco grande, mas, dia após dia, vai se tornando fácil de ser reconhecida. Enquanto isso não acontece, os calouros são conduzidos pelos programas de recepção organizados por todas as áreas da Unicamp. Esses programas incluem distribuição de roteiros, palestras, manifestações artísticas e até city tour e, como não poderia faltar, "city campus".

No dia 5 de março, a Prefeitura do campus de Barão Geraldo lança o projeto "Conheça a Universidade". Até o dia 9, calouros e veteranos terão à disposição um ônibus com monitor para apresentar-lhes todas as áreas da Unicamp. As saídas, no Ciclo Básico 1, estão programadas para as 9, 10, 12, 13, 15 e 16 horas. Mas o city tour é por conta da comunidade do Instituto de Artes, tradicionalmente receptiva e solícita no início do ano. No dia 8 de março, às 14 horas, sairá um ônibus que levará os novos alunos do instituto a conhecer o Centro de Convivência Cultural, os museus da cidade e outros pontos culturais.

Serviço –No clima da calourada 2001, tem até uniforme para um grupo de funcionários das bibliotecas da Unicamp. A camiseta preta adotada para identificação faz parte do programa de recepção aos 2.355 novos alunos organizado pelo Grupo do Programa de Recepção aos Calouros 2001das bibliotecas. Incansáveis, essas pessoas oferecem aos calouros as mais importantes informações sobre o sistema bibliotecário. As "aulas" incluem modo de acesso ao acervo bibliotecário, horários e localizações das bibliotecas localizadas no campus. As atividades inauguram o novo Programa de Integração e Capacitação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Durante a confecção do cartão de usuário, os 2.355 novos alunos da universidade receberão um kit com material informativo. Em parceria com a Editora da Unicamp, que também tem projetos para receber a nova turma, o grupo estará promovendo sorteio de livros publicados pela Unicamp.

Informações importantes também a quem chega no campus estão contidas no Caderno A, entregue aos alunos na confirmação de matrículas ou durante as palestras que estão sendo agendadas pelas faculdades. Por meio desse caderno, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) pretende prestar uma orientação ampla ao aluno, não somente sobre os principais pontos da universidade, como também um serviço sobre os principais estabelecimentos de Campinas. O catálogo inclui telefones e endereços úteis. Segundo Maria Luisa Custódio, o caderno deve acompanhar o aluno durante sua permanência na universidade.

Encontros e despedidas – Todos os anos é um vai e vem. Segundo a diretora do Instituto de Artes, Helena Jank, a comunidade acaba se envolvendo com a história de ingresso e despedida de alunos. E diz que faz parte da história assistir, ao mesmo tempo, a colação de grau de uma turma (este ano foi no dia 2 de março) e o ingresso de outra, em 5 de março. A programação da calourada este ano no instituto está inserida em outro programa muito maior que é a comemoração dos 30 anos das artes na universidade. O programa será lançado com a aula inaugural a ser ministrada pelo secretário da Cultura de Campinas, Jorge Coli, aos alunos primeiranistas. A festa para os "bixos" do IA tem duração de um mês, mas as comemorações dos 30 anos estendem-se por todo o ano de 2001.

Livros – A Editora da Unicamp, além de participar da programação da Biblioteca Central e do Restaurante Universitário com doação de livro, promete uma recepção "calourosa" com descontos especiais. Este ano, os livros publicados pela Editora estão sendo vendidos com 40% de desconto a professores. Os alunos terão 20% de desconto.

Por tradição, a editora aceita encomenda de livros didáticos e, segundo o assistente de Direção Tulio Kawata, pretende colocar à disposição dos estudantes e dos professores todos os livros adotados pelos docentes da universidade. A aquisição dos livros já está sendo providenciada pelo setor de compras da Editora. As livrarias estão instaladas na Biblioteca Central e no Ciclo Básico. Nos kits entregues pela Biblioteca Central, o usuário receberá marcadores, catálogo e panfletos direcionando-os para as livrarias. O endereço da editora é www.editora.unicamp.br.

Parceria

Convênio triplicará a capacidade do Cenapad
U m acordo baseado na Lei de Incentivo à Informática está sendo firmado entre a Unicamp e a Solectron Brasil Ltda. O convênio de cooperação científica e tecnológica permite triplicar a capacidade computacional do Centro Nacional de Processamento em Alto Desempenho (Cenapad) – órgão que surgiu por meio de uma parceria entre a Unicamp e Ministério da Ciência e Tecnologia – além de quadruplicar a sua capacidade de armazenamento de arquivos. O termo aditivo envolvendo recursos da ordem de US$ 3 milhões foi discutido durante um encontro no último dia 23, entre o reitor Hermano Tavares e o presidente da Solectron Brasil, Ricardo Horácio Bloj.

A Solectron, fundada em 1977, com sede em Milpitas (Califórnia/EUA) foi a empresa que terceirizou a fábrica da IBM, localizada em Hortolândia, em julho de 2000. Antes, o acordo com a Unicamp era realizado com a IBM e por isso o convênio teve que ser reformulado.

Segundo Edmundo Castro, diretor do Centro, o acordo projeta o Cenapad como um centro de excelência e incrementa a divulgação de seus serviços em nível nacional. "Sem dúvida, a Universidade ganha com este tipo de convênio", declara. O projeto contempla a expansão da capacidade de armazenamento, de processamento e do parque instalado de software.

Como se trata de um convênio de cooperação tecnológica, também estão incluídos os serviços de manutenção das máquinas e um repasse financeiro de R$ 200 mil durante um ano para suporte de atividades como participação em cursos e treinamentos, infra-estrutura (computacional e física) e o pagamento de bolsistas para a área de apoio ao usuário. "Mais do que um importante investimento, o acordo reafirma uma parceria que existe há mais de seis anos com a IBM e que se renova ano a ano", diz.

Os equipamentos e softwares já estão sendo instalados e disponibilizados aos usuários. Todo o maquinário e programas ficarão incorporados ao patrimônio da Universidade na forma de comodato.

A empresa – A Solectron Corporation está entre as lideranças mundiais na prestação de serviços de pré-manufatura, manufatura e pós-manufatura no segmento eletrônico. Surgiu sob a inspiração do crescimento da indústria voltada para sistemas de energia solar e a expansão da indústria eletrônica no Vale Silício. A primeira unidade na América do Sul iniciou suas atividades no Brasil em outubro de 1997, com a aquisição das operações de placas de circuitos impressos da Ericsson Telecomunicações. Atualmente conta com mais duas unidades no Brasil, a IBM de Hortolândia e o complexo industrial da Philips, em Manaus.

Cenapad - O Centro Nacional de Processamento em Alto Desempenho tem a missão de apoiar as atividades de P&D nas áreas de Ciência e Tecnologia do país, disponibilizando um ambiente de alto desempenho e afins, atuando como um centro de excelência em novas tendências computacionais, contribuindo para a formação da comunidade científica e empresarial.

Para isto possui um conjunto de máquinas de tecnologia de ponta e uma grande variedade de softwares para aplicações e desenvolvimento, destacando-se os equipamentos e ferramentas disponíveis no ambiente de visualização. Conta também com corpo técnico e de consultores capacitados para dar suporte e consultoria em processamento paralelo, visualização e portabilidade de ambientes.

Especialização

Labjor divulga relação de selecionados para curso
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor) em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica, do Instituto de Geociências e com o Departamento de Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp selecionou no último dia 21 de fevereiro 46 candidatos para o curso de especialização (lato sensu) em Jornalismo Científico da Unicamp. Dos aprovados 22 são jornalistas e 24 cientistas. Em sua segunda edição, o curso recebeu 214 inscrições.

O curso de Jornalismo Científico tem como objetivo capacitar jornalistas e cientistas para atuarem como divulgadores nos meios de comunicação em geral e em assessorias de imprensa de institutos de pesquisa.

Aulas – As aulas terão início dia 12 de março com a abertura das atividades do curso, apresentação geral de seu funcionamento e palestras com convidados sobre o papel do Jornalismo Científico nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A duração deste curso é de três semestres e as aulas serão sempre às segundas-feiras. No primeiro semestre serão oferecidas as disciplinas: Introdução às Técnicas de Reportagem, Entrevista e Redação Jornalística; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Seminários de Ciência e Cultura, e Instituições e Políticas de C&T. As disciplinas do curso possuem caráter teórico (conceitos das diversas ciências) e prático (relacionado à atividade jornalística e de divulgação de C&T).

Serviço

SAE oferece programas para estagiários
Alunos e ex-alunos da Unicamp que pretendam estagiar ou conseguir emprego podem contar com a infra-estrutura do serviço de "Estágios e Empregos" do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. Criado em 1976, o SAE é um dos principais órgãos de serviços e de programas de apoio gratuitos que a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade oferece aos alunos. A proposta desse serviço é contribuir com a iniciação profissional do aluno ou ex-aluno, colocando-os mais rapidamente no mercado de trabalho.

Anualmente, cerca de mil alunos beneficiam-se de estágios oferecidos por meio do SAE. No ano passado foram oferecidos 890 estágios e 236 ofertas de empregos, e cada oferta pode ter mais de uma vaga por área. Atualmente o SAE tem mais de 1050 empresas conveniadas para ofertas de empregos e estágios. Esse número cresce constantemente de acordo com a oferta do mercado, afirma Álvaro Carvalhaes, responsável pela sub-coordenadoria de extensão do SAE e do Programa de Estágios e Empregos. As grandes empresas são as que mais procuram a Unicamp e também são as preferidas pelos alunos por oferecerem maior perspectiva de ascensão na carreira profissional.

As áreas de tecnologia são a mais procuradas pelas empresas e muitas vezes a demanda é maior que a procura. Nos últimos três anos, 100% dos alunos da Faculdade de Engenharia Química têm conseguido emprego ou estágio. Já a área de Estatística vem ganhando mercado e tem crescido o número de ofertas de emprego e de estágio. As empresas de consultoria também vêm se destacando na contratação de alunos, principalmente nas áreas de engenharia, economia e estatística. "As ofertas dependem da economia do país. Se o país está em dificuldades econômicas cai a oferta de empregos e aumenta a oferta de estágios; se a economia está estabilizada, aumenta a oferta de ambos", explica Álvaro.

O serviço ainda acompanha o desenvolvimento dos estágios dos alunos da graduação através de avaliação feita pela empresa e pelos alunos, e orienta sobre todos os procedimentos necessários para os estágios e programas de trainne. Uma das formas de contratação para empregos é através de "fichas de graduados" com dados pessoais e demais informações, preenchidas pelos alunos que desejam participar do processo de seleção nas empresas. Na ficha, o aluno assina uma autorização para a divulgação de seus dados. Anualmente são solicitadas pelas empresas cerca de 60 listas para análise de currículo. As oportunidade de emprego e estágio são divulgados em mural no SAE e pela internet no endereço www.unicamp.br/sae. Os alunos podem acessá-lo utilizando como senha os números do RA e do RG.

Campanha

Cooperativa busca novos associados
A Cooperativa dos Trabalhadores da Unicamp (CooperUnicamp) está realizando uma campanha para captação de novos associados. Aqueles que já contribuem mensalmente podem indicar pessoas para proceder a inscrição. Para cada indicação, o cooperado receberá um ponto e ao final da campanha - em 31 de dezembro - serão apurados os cinco primeiros cooperados que indicaram o maior número de pessoas. De acordo com a classificação, serão oferecidos vários prêmios.

Se ocorrer empate, será realizado um sorteio para definir a ordem das bonificações. Quanto aos desligamentos do cooperado indicado, por qualquer razão, a pontuação recebida será cancelada. A premiação ocorre durante a Assembléia Geral de 2002 que acontece nos três primeiros meses do ano, em data a ser definida. É vedada a participação de membros da Diretoria e do Conselho Fiscal da CooperUnicamp. Mais informações pelo telefone 3788-4479 ou pelo e-mail cooperunicamp@hotmail.com.

Pesquisa

Unicamp bate recorde de patentes
A Unicamp completou 125 pedidos de patentes, superando todas as universidades brasileiras, sendo seguida pela Universidade de São Paulo (USP), com 76 e pela Universidade Federal de Minas Gerais, com 39. Até dezembro de 2000, foram registradas 15 marcas e 24 softwares. Entre as marcas registradas pela Universidade está a TV Universitária e Pensa Brasil (um programa de entrevistas da TV Cultura). Atualmente mais de sete marcas estão em processo de obtenção de registro.

O registro destas patentes é um dos resultados que refletem a qualidade da pesquisa realizada na Universidade. Segundo o diretor executivo do Escritório de Difusão e Serviços Tecnológicos (Edistec), Douglas Zampieri, um dos fatores determinantes para este bom desempenho é a pesquisa aliada ao ensino. "O ensino gera a pesquisa que por sua vez enriquece o aprendizado", diz. Além disso, ele explica que a Unicamp vai além da pesquisa básica, quando possível, buscando resultados mais palpáveis, em termos de aplicação.

Além da significativa quantidade de patentes pedidas e registradas, a Universidade também tem sido premiada pela qualidade de seus inventos. Na 26a edição do Prêmio Governador do Estado, realizado em 2000, por exemplo, dois prêmios máximos foram concedidos e três menções honrosas. "Marca inédita na história da Universidade", comenta Douglas. De acordo com estatísticas, a Unicamp começou a concorrer ao prêmio em 1985, obtendo desde então um total de 18 prêmios, dos quais cinco classificações máximas e 13 menções honrosas.

Saúde

Hospital das Clínicas adota equipamentos e materiais ergonômicos
Leitos com adaptações, compensadores de altura para vaso sanitário e escadas com cordas de nylon que ajudam o paciente a levantar são alguns exemplos dos dispositivos – equipamentos e materiais ergonômicos – que podem ser utilizados para movimentação e transferência de pacientes, tanto em hospitais como em casa. Este modelo, já incorporado à rotina dos hospitais da Inglaterra, não está longe de chegar definitivamente ao Brasil.

É que um estudo desenvolvido há cerca de dez anos pela enfermeira Neusa Maria Costa Alexandre, professora de enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, está sendo aplicado experimentalmente no HC. "Alguns setores se preparam para utilizar esses recursos", conta Neusa. Ela descreve algumas técnicas no artigo "Dispositivos utilizados na movimentação de pacientes: uma abordagem ergonômica", recém-enviado para publicação, também assinado por Maria Rogante (enfermeira do HC) e Fabiana Barreiros (graduanda da FCM).

"Estamos confiantes na implantação da sistemática. E é por acreditar nisso que os treinamentos para o pessoal de enfermagem e para os cuidadores já começaram. Foram várias palestras e cursos, tudo para prestar um atendimento ao enfermo que passa a maior parte do tempo no leito e àqueles com dificuldade de deambular", diz Maria. Para ela, o tema não só suscitou uma real necessidade de discutir a inserção desses procedimentos na rotina hospitalar, como retomou a questão das instituições de saúde fazerem adaptações para receber o paciente e facilitar o trabalho do profissional que lida com o enfermo.

Nos hospitais de Londres, os dispositivos ergonômicos ajudaram a reduzir expressivamente as lesões na coluna vertebral dos cuidadores, em particular aquelas decorrentes de acidente de trabalho. O pessoal de enfermagem apresenta uma das maiores taxas de ocorrência neste tipo de acidente, e em 46% dos casos devido ao levantamento e transferência de pacientes. "Nossa intenção é que o conhecimento sobre esses dispositivos atinja outros hospitais e que consigamos parcerias em sua fabricação, que é importada", salienta Neusa. Informações através do telefone 3788-8798 (Maria Marilene).

Enfermeira recebe prêmio de Fundação canadense

Neusa Maria Costa Alexandre recebeu recentemente um prêmio de grande destaque da Univers-idade de Nova Iorque. Foi no Workshop Back Pain and Disa-bility – Unraveling the Puzzle, com o trabalho "Adesão ao trata-mento de dor lombar", apresen-tado na sessão de pôsteres. O evento reuniu participantes de diversas partes do mundo.

O prêmio, em dinheiro, foi conferido ao estudo da enfer-meira, considerado de ex-celência na área de pesquisa músculo-esquelética. O Workshop foi orga-nizado pela Universidade de Nova Iorque e pela Physical Medicine Research Foundation, em Van-couver, British Columbia-Canadá. Esta Fundação fez a entrega do prêmio a Neusa e a outra pes-quisadora dos Estados Unidos. "Minha satisfação foi poder representar bem o Brasil", afirma a enfermeira, que desenvolveu essa pesquisa quando realizava o pós-doutoramento na Universidade de Nova Iorque.

Congresso

Evento discute os rumos da genética
Uma conferência sobre o Projeto Genoma Humano e seu impacto na medicina brasileira será um dos temas enfocados no 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, de 26 a 30 de abril, no Hotel Fonte Colina Verde (Rua Veríssimo Prado, 1.500 – São Pedro-SP). Dr. Andrew John George Simpson, do Instituto Ludwig, SP, discutirá esse tema no dia 30, às 11 horas. A abertura dessa 13a edição será na Unicamp, no salão nobre da FCM, às 19 horas, quando acontece cerimônia comemorativa aos 30 anos do Serviço de Genética Clínica da FCM da Unicamp.

O encontro é promovido pelo Departamento de Genética Clínica da FCM. De acordo com os seus organizadores, a programação foi planejada de forma a contemplar os temas relacionados à clínica, mas sem preterir os importantes avanços da ciência básica aplicada.

No dia 27, também na Unicamp, a partir das 9 horas, serão promovidas provas de título de especialista no Departamento de Genética Médica. Em seguida, áreas como o Serviço de Genética Clínica, HC e FCM serão visitadas por um dos convidados de honra do evento – John M. Opitz, professor de genética humana da University of Utah School of Medicine, USA. No mesmo dia, às 15 horas, já no Hotel "Fonte Colina Verde", reúnem-se os grupos de trabalho e, às 19h30, propriamente ocorre a abertura solene do evento.

Durante o Congresso, serão abordados temas como Distúrbios da diferenciação sexual, Citogenética molecular, Casos sem diagnóstico, Falência ovariana prematura e outras manifestações em portadores pré-mutação FRAXA, Aspectos econômicos da medicina genômica, Rede Latino-Americana de Genética Humana, Disgenesias corticais e Inserção profissional do geneticista clínico, entre outros.

Aos interessados, a data-limite para entrega de trabalhos é 10 de março. Estes trabalhos serão julgados pelo Comitê Científico e apresentados oralmente ou através de pôsteres. Serão aceitos até dois trabalhos por inscrição. Outras informações sobre a programação: telefone 3788-7884 ou www.organizaeventos.hpg.com.br.

PAINEL DA SEMANA

Campinas – A mostra "Campinas Antiga: exposição de livros, revistas, mapas e almanaques" pode ser vista até dia 5 (segunda-feira) no 3° andar da Biblioteca Central. Organizada pela Coleção de Obras Raras, contém narrativas de viagens (passagens por Campinas), história local, tipografias e um mapa especial do Guia dos Viajantes na Província de São Paulo, de 1876. O horário é das 9 às 17 horas, durante a semana. Informações: 3788-7025 com Sandra Lane.

Artes Cênicas e Dança – A Universidade Federal de Goiás (UFG) encerra dia 5 (segunda-feira) as inscrições para um concurso para professor substituto (contrato temporário 12 meses). São duas vagas para a graduação em Artes Cênicas, uma para dança e outra para teatro. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (062) 521-1125 e (062) 521-1141.

Horticultura – Curso de especialização em horticultura na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Inscrições até dia 5 (segunda-feira), no Departamento de Agronomia da UEM. Início previsto para dia 9 (sexta-feira). Informações pelo telefone (44) 261-4316 ou pelo e-mail rsojunior@uem.br.

AFPU – A Agência para Formação Profissional na Unicamp possui uma lista eletrônica para divulgação de seu calendário de cursos. Os interessados em receber estes comunicados periódicos podem se cadastrar nesta lista de divulgação acessando a página da AFPU, no endereço www.unicamp.br/preac/afpu, e preencher seu endereço eletrônico na janela pop-up que é apresentada. No mês de março é oferecido o treinamento sobre "Introdução a Informática" e visa atender às pessoas que nunca usaram um computador e precisam aprender a trabalhar com ele. Foi preparado de maneira que o aluno aprende sozinho, sem professor, em forma de auto-estudo, utilizando o laboratório do CCUEC e, caso precise, tem também o auxílio de um monitor. Os dias possíveis são 6 (terça-feira), 8 (quinta-feira) ou 15, no período da manhã (9 às 12 horas), e dias 14 ou 28 no período da tarde (14 às 17 horas). É aberto a toda e qualquer pessoa que tenha um vínculo com a Unicamp: funcionários, alunos, estagiários. Os interessados devem agendar horário com Lídia ou Rita pelo ramal 82258.

Semana da Mulher – O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) organiza a sua 5a Semana da Mulher, de 6 a 8 (terça a quinta-feira). Este ano o tema será "Saúde Sexual e Reprodutiva: um Direito a ser Conquistado". A abertura acontece no dia 6 (terça-feira), às 12 horas, no saguão de entrada do Caism com a oficina Cotidiano e estresse – bicho de sete cabeças? No dia 7 (quarta-feira), às 14 horas, no anfiteatro do Centro, será realizada a mesa-redonda "Mortalidade materna" e no dia 8 (quinta-feira), Dia Internacional da Mulher, a conferência "Aleitamento materno, direito da mulher e da criança", seguida de uma apresentação musical intitulada Mulheres Brasileiras, encerra a programação da semana. A conferência será proferida pelo ginecologista Corintio Mariani Neto, do Hospital Leonor Mendes de Barros, em São Paulo. A entrada é franca. Informações pelos telefones 3788-9415 e 3788-9518. Também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o clínico geral Jamiro da Silva Wanderley profere a palestra "Mulher, um ser especial", dia 8 (quinta-feira), às 14h30, no anfiteatro do HC. Informações: telefone 3788-7250.

Aprendizagem a distância – Acontece no Centro de Computação da Unicamp, no dia 6 (terça-feira), às 14 horas, a palestra "Aprendizagem colaborativa a distância", ministrada pelo professor Eduardo Galembeck (Instituto de Biologia). Mais informações em www.ead.unicamp.br/cursos_eventos.html.

Experiências internacionais – No dia 7 (quarta-feira), às 14 horas, no Auditório da Biblioteca Central, as bibliotecárias Célia Maria Ribeiro e Antonieta Cruz Santos, contam suas experiências durante estágios realizados nos Estados Unidos na palestra "Experiências Profissionais Internacionais do Sistema de Bibliotecas da Unicamp: relatos e estágios". Célia esteve na Library of Congress, de março a dezembro de 2000, com o apoio financeiro da Fundação Vitae. No período de dezembro de 1999 a julho de 2000, Antonieta estagiou na biblioteca da Pensylvania State University. A palestra é aberta a todos os interessados. Informações 3788-7025.

Encontro – Docentes da área de saúde participam nos dias 7 a 9 (quarta a sexta-feira) do Simpósio Internacional sobre Doenças Hepáticas e Transplante de Fígado do Oeste Paulista. No mesmo evento, que acontece no Sesc de São José do Rio Preto (SP), haverá o encontro de fellows Paul Mc Master. Informações sobre o local e a programação no site www.famerp.br/pmcmeeting ou pelo telefone (17) 227-3353.

Desafio Universitário – O Núcleo Softex Campinas (localizado no campus da Unicamp) é um dos patrocinadores do Desafio Universitário Visa de Comércio Eletrônico, concurso de Planos de Negócios estabelecido com o objetivo de revelar os talentos existentes nas universidades do país, e de estimular o empreendimento. A equipe vencedora terá como premiação a estrutura inicial para o negócio, incluindo uma viagem para Nova Iorque, curso de comércio eletrônico, um ano de hospedagem no portal Lycos e a possibilidade de estabelecer sua futura empresa na incubadora do Núcleo Softex. Inscrições até dia 9 (sexta-feira). Mais informações e regulamento no site www.cps.softex.br.

Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores – Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt), recebe inscrições até dia 9 (sexta-feira). Visa incentivar a pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros. Esta é a segunda edição: realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará Meio Ambiente - Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores com até 35 anos de idade. A data final para apresentação dos projetos será também 9 de março. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados podem enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br. Há ainda os telefones (61) 317-7884 e 317-7811, e-mail bsantanna@mct.gov.br e site www.mct.gov.br/Temas/mercosul/premiocham.htm.

Em dia

Postura – As enfermeiras Neusa Maria Costa Alexandre (Faculdade de Ciências Médicas) e Maria Marilene Rogante (Hospital das Clínicas) acabam de ter publicada na revista da Escola de Enfermagem da USP a pesquisa "Movimentação e transferência de pacientes: aspectos posturais e ergonômicos". O trabalho mostra que os procedimentos que envolvem a movimentação e o transporte de pacientes são considerados os mais penosos e perigosos para os trabalhadores da saúde, sendo que a implementação de treinamentos e reciclagem é parte obrigatória de programas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas, em escolas e instituições de saúde. O trabalho também descreve orientações básicas e inovadoras sobre esses procedimentos, dentro de uma abordagem ergonômica e com a utilização de materiais auxiliares. Informações pelos telefones 3788-8798 e 3788-8799.

Vacinas – Embora tenha terminado a campanha contra sarampo e rubéola, o Cecom ainda está disponibilizando vacinas contra estas doenças. Informações pelo e-mail vacina@trieste.cecom.unicamp.br.

ComCiência – Está no ar o número 18 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Laboratório de Jornalismo (Labjor) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O tema desta edição é "O Homem no Espaço: Conhecimento e Incerteza". Veja em www.comciencia.br.

SBPC – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está atualizando seu cadastro de sócios. O formulário de renovação on line está no endereço www.sbpcnet.org.br.

Ambiente TelEduc – Está no ar a página do Projeto TelEduc, na qual os interessados podem encontrar, além do software com instruções para instalação, algumas teses, artigos, palestras e relatórios relacionados a EAD e ao ambiente TelEduc. O endereço para acesso é http://hera.nied.unicamp.br/teleduc.

Brazilian Dental Journal – Instalado em www.forp.usp.br/bdj/bdj.htm, é a versão eletrônica da publicação oficial da Fundação Odontológica de Ribeirão Preto, São Paulo. Publica artigos completos, comunicações rápidas e relatos de casos, relacionados a assuntos de odontologia ou disciplinas correlatas. Há orientação de como enviar trabalhos, exigindo o inglês como idioma e expondo normas técnicas a serem seguidas. Estão disponíveis edições desde 1990, em inglês.

Studium – A Revista Studium 4 está no endereço www.studium.iar.unicamp.br. Editada pelo Instituto de Artes, traz postais japoneses do início do século pertencentes à coleção do Centro de Documentação Alexandre Eulálio do Instituto de Estudos da Linguagem, organizada pelo professor Luiz Dantas. O leitor pode ver ainda os Agudás de Benin (brasileiros descendentes de ex-escravos que voltaram para a África) fotografados por Milton Guran. Há também artigos sobre imagem e violência no Japão pós-guerra, de Ryuta Imafuku, e câmeras telemétricas e seus mestres, de Eduardo Castanho. Informações pelo e-mail studium@iar.unicamp.br ou pelo telefone 3255-0642.

Revista de informática – Em www.revista.unicamp.br/ encontra-se a publicação eletrônica do Centro de Computação, mantida por diversos especialistas em informática, tanto da Universidade quanto de outras instituições. Aborda assuntos diversos sobre a tecnologia de informação e a Internet, como Linux, segurança de computadores e muito mais. Temas: Universo Internet, as últimas novidades em Linux, administração de sistemas e segurança, segurança de sistemas Unix e aspectos de administração. Traz artigos, Fórum de Dicas (Unix, Photoshop, Flash, Windows), Informática na Educação como um dos pilares para a construção de uma sociedade desenvolvida, informativo técnico, resumos de temas tecnológicos, economia e gestão das tecnologias da informação, além de novidades sobre segurança em roteadores. E-mail: webmaster_revista@ccuec.unicamp.br.

Jornal da Amazônia – Já está no ar o jornal de divulgação científica da Amazônia "Destaque Amazônia". O endereço do site é www.museu-goeldi.br. O informativo é coordenado pelo Serviço de Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Bookmarks – O site da Dicas-L do Centro de Computação (CCUEC) está oferecendo em www.Dicas-L.unicamp.br/hotlinks uma coletânea especial de web sites, com o que há de melhor sobre diversos assuntos. Tem novo visual e possibilita o download livre do arquivo completo, com perto de três mil endereços categorizados por assunto, o que facilita a consulta pelos usuários. A conversão do arquivo de bookmarks para o formato de páginas web é feita pelo programa bk2site, que pode ser encontrado em http://bk2site.sourceforge.net, onde tem sido mantido ativamente por seu autor e praticamente todos os meses ganha nova versão. Contribuições para esta coleção são aceitas, desde que as informações estejam bem organizadas. Podem ser enviadas para o engenheiro Rubens Queiroz de Almeida, gerente da Divisão de Serviços à Comunidade do CCUEC, em queiroz@unicamp.br.

Memórias DGA – A Diretoria Geral da Administração (DGA) está com um projeto para construção de suas memórias. Para tanto estão convidando as pessoas que já trabalharam em alguns dos serviços oferecidos pelo órgão para ajudar no projeto. Também podem participar docentes que acompanharam seu desenvolvimento e os usuários. Para proporcionar uma interação mais dinâmica durante os trabalhos foi criado o site www.dga.unicamp.br/historia para colher depoimentos, histórias espontâneas e fotos. Informações pelo e-mail historia@dga.unicamp.br.

Inscrições

Iniciação científica Estudantes matriculados a partir do 2o ano nos cursos de graduação da Unicamp podem solicitar bolsas de iniciação científica para desenvolver projetos. As inscrições acontecem de 12 de março a 6 de abril, exclusivamente via on line pelo endereço www.prp.unicamp.br/pibic. Além das bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, através do PIBIC/CNPq, a Universidade também oferece 200 projetos de pesquisa pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Informações no SAE, pelo telefone 3289-4135 ou no endereço acima.

Otorrinolaringologia – Clínicos e pediatras, além de especialistas da área, poderão participar do 8o Curso Anual de Urgências em Otorrinolaringologia – pela primeira vez direcionado também para profissionais que não são da área. A promoção é do Departamento de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As aulas começam em 17 de março, no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas. A finalidade é atualizar os médicos em todas as urgências dessa especialidade e torná-los aptos para diagnosticar os pacientes para o tratamento necessário. Também é objetivo elucidar dúvidas simples sobre 70% de doenças como sinusite, amigdalite, otites e outras. As inscrições continuam até se completarem as 200 vagas disponíveis. Informações 3294-5485, 9121-0356 ou 9734-9326.

Microbiologia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) promove o curso Técnicas Microbiológicas – teórico e prático. É voltado para todos que desejam aprender técnicas gerais de microbiologia ou melhorar seus conhecimentos na área para aplicação em laboratórios clínicos e científicos. As aulas começam em março e vão até julho no período noturno. Escolaridade mínima exigida é a conclusão do ensino médio. As inscrições serão realizadas até completar o limite de 15 alunos. Informações com Elaine no telefone (19) 430-5226 ou pelo e-mail hofling@fop.unicamp.br.

Prêmio CNPq – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a pesquisas visando ao progresso social, econômico e cultural do país – concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica àqueles que, por suas atividades, contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo. As inscrições terminam em 31 de março. O prêmio é atribuído em três modalidades: divulgação científica, jornalismo científico e instituição. O endereço é Secretaria Executiva do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, CNPq, SEPN 507 - bloco B, sala 207, Brasília (DF), CEP 70.740-901. E-mail premios@cnpq.br. Telefone (61) 348-9410 e fax 348-9487. As inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos durante o mês de maio e a entrega será feita no mês de julho, durante a 53° Reunião Anual da SBPC.

Curso de atualização – Inscrições abertas até 6 de abril para o curso de atualização "Entre língua e fala: uma articulação psicanalítica", com a professora Nina de Araújo Leite, do Instituto de Estudos da Linguagem. Informações pelo telefone 3788-1520 ou no site www.unicamp.br/iel.

Apoio financeiro – A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) está divulgando as informações impressas do Prêmio Rolex de Iniciativa (The Rolex Awards for Enterprise), instituído pela empresa internacional para comemorar o cinqüentenário de lançamento do cronômetro modelo "Oyster". As informações também estão disponíveis em www.rolexawards.com. O prêmio tem por objetivo conceder apoio financeiro a projetos que demonstrem espírito de iniciativa nas áreas de Ciência e Medicina, Tecnologia e Inovação, Exploração e Descoberta, Meio Ambiente e Herança Cultural. Exemplos de projetos já financiados com este prêmio incluem a catalogação dos afrescos maias, a produção de leite de camelos na Mauritânia, a investigação e registro da música folclórica do México, o restabelecimento de colônias de pássaros marinhos e a operação de telescópios pela Internet. As inscrições para a edição de 2002 do prêmio para propostas da América Latina terminam em 31 de julho. Os cinco projetos selecionados receberão, cada um, 100 mil dólares norte-americanos e um relógio de ouro.

Oportunidades

Contratação de docente – A Secretaria Geral inicia processo de seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma vaga para docente (MS-3), em RTP, na área de Geoengenharia de Reservatórios para o Departamento de Administração e Política de Recursos Minerais do Instituto de Geociências (IG). As inscrições devem ser feitas diretamente no departamento, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, por meio de requerimento dirigido ao chefe do departamento. As inscrições serão submetidas à análise da congregação da unidade e serão efetivadas mediante voto favorável da maioria dos membros. Informações e inscrições pelo telefone 3289-1097.

Programador – A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) recebe de 12 a 16 de março, inscrições para o processo seletivo de programador de suporte júnior. O candidato deve possuir diploma de conclusão do ensino médio (antigo segundo grau) e ter no mínimo um ano de experiência em informática ou curso técnico. Pede-se conhecimentos básicos da língua inglesa e currículo comprovado. As inscrições devem ser feitas na secretaria geral da FEQ, bloco A, térreo no horário das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas. Informações 3788-3901.

Técnico administrativo – Vaga para técnico administrativo no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O profissional irá trabalhar junto à Secretaria de Graduação, cumprindo jornada de 40 horas semanais, no horário das 13 às 22 horas. Pede-se a conclusão do ensino médio. Os candidatos devem encaminhar requerimento dirigido ao professor José Luiz Boldrini, diretor do Imecc, acompanhado de currículo. Informações 3788-5923 ou 3788-5924 ou e-mails silvana@ime.unicamp.br ou helena@ime.unicamp.br.

Vunesp – A Secretaria de Estado da Educação estará com as inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro ao concurso público para 2.860 vagas de diretor de escola. Informações pelo telefone (11) 3670-5343.

Contratação de médicos (1) – O Centro Médico de Conchal (Cemed), ligado à Prefeitura local, está contratando um dermatologista, um otorrinolaringologista, um ginecologista e um pediatria. O salário inicial é de R$ 1.300,00, pelo período de 20 horas semanais (4 horas por dia). Conchal fica a 70 km de Campinas ( cerca de 40 minutos). Mais detalhes com Sandra pelo telefone (19) 3866-1811 ou e-mail zemaria@jacidade.com.br.

Contratação de médicos (2) – A Prefeitura de Amparo, ampliando o atendimento médico especializado para os usuários do Sistema Único de Saúde, contrata oftalmologistas, cardiologistas, urologistas, dermatologistas e cirurgiões gerais. A contratação será em caráter temporário até que se realize concurso público. Os médicos serão contratados pelo regime instituído através da CLT, para jornada de 20 horas semanais (4 horas por dia), e salário de R$ 1.643,00 (salário base de R$ 683,00 e gratificação por produtividade de R$ 960,00). Os interessados devem contatar Rosana pelo telefone (19) 3807-6622.

Eventos futuros

Música no Restaurante – A programação cultural do Restaurante Universitário inclui no dia 13 de março, às 12h30, a apresentação da Orquestra Juvenil da Unicamp, sob a regência da maestrina Sônia Goehring. No dia 27, também às 12h30, um show com o Coral Zíper na Boca, regido por Vivian Nogueira. Informações pelo telefone 3788-7843.

Urgências em Otorrinolaringologia – As Disciplinas de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço, junto com o seu Centro de Estudos, promovem no dia 17 de março, das 8 às 17 horas, o 8º Curso Anual de Urgências em Otorrinolaringologia. Será no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas, na Avenida Barão de Itapura, 1.481. O curso, destinado a clínicos, cirurgiões, pediatras e otorrinolaringologistas, pretende esclarecer aspectos práticos de condutas nas urgências que envolvem o ouvido, nariz, via aérea, cabeça e pescoço. Serão ainda abordados os mais recentes tratamentos destas patologias. Informações através do telefone (19) 3869-2272.

Nutrição – A Sociedade Paulista de Nutrição Parenteral e Enteral (Sopanpe) organiza no dia 17 de março, a partir das 8h15, a 5ª Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral do Interior Paulista 2000-2001 – Módulo Campinas. O evento será realizado no anfiteatro do conjunto de salas de aulas da FCM, destinando-se sobretudo a alunos e a profissionais da área. Vagas limitadas Informações mais detalhadas no site www.sbnpe.com.br.

Educação Ambiental – O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) realiza, nos dias 22 e 23 de março, no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, em Piracicaba/SP, o 1º Curso sobre Elaboração de Projetos em Educação Ambiental, com o apoio da Faber Castell. Voltado para técnicos da área ambiental, estudantes, órgãos públicos, entre outros, o curso tem como objetivo dar subsídios aos participantes para a elaboração e avaliação de programas de educação ambiental, dentro de um contexto de sociedade sustentável. Outras informações sobre o evento podem ser solicitadas junto à Equipe de Eventos do IPEF pelos telefones (19) 430-8603 e 430-8602 e e-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br. A programação está disponível no IPEF On Line e pode ser acessada no endereço www.ipef.br/eventos.

Amazônia – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está organizando a 7ª Reunião Especial, para os dias 25, 25 e 27 de abril em Manaus (AM). A reunião abordará o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Outras informações em www.sbpcnet.org.br/7RE, pelo telefone (11) 259-2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br. A entidade também prepara outro evento relevante. A Comissão Organizadora Central da 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida docentes, pós-graduandos e pesquisadores para o evento, que acontece entre 13 e 18 de julho deste ano em Salvador (BA). O tema central é Nação e Diversidade – Patrimônio do Futuro, dentro do qual os acadêmicos discutirão a diversidade e as desigualdades existentes no Brasil e como isso pode ser capitalizado para o futuro do país. Outras informações estão em www.sbpcnet.org.br/53RA. Contatos pelo e-mail 53RA@sbpcnet.org.br.

Genética Clínica – O Departamento de Genética Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove de 26 a 30 de abril o 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica no Hotel Fonte Colina Verde (Rua Veríssimo Prado, 1.500), em São Pedro (SP), a 100 quilômetros de Campinas. A abertura do evento acontece na Unicamp, no salão nobre da FCM, às 19 horas, quando haverá uma cerimônia comemorativa dos 30 anos do Serviço de Genética Clínica da Universidade. No dia seguinte (dia 27), a partir das 9 horas, haverá provas de título no Departamento de Genética Médica da FCM e visita ao Serviço de Genética Clínica. No mesmo dia, às 15 horas, ocorre, já no Hotel Fonte Colina Verde, a reunião dos grupos de trabalho. Às 19h30, será a abertura solene do evento naquele local. Outras informações sobre a programação: telefone 3788-7884.

Engenharia Automotiva – A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) divulga que até 2 de abril são aceitos trabalhos para a 11ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), a ser realizado de 26 a 28 de junho, em São Paulo. O evento discutirá as mais recentes pesquisas e desenvolvimento tecnológicos de veículos convencionais e não-convencionais, ferroviários, embarcações e aeronaves, bem como automação/robótica, carroceria, chassis, combustíveis, design, eletroeletrônica, emissões veiculares, qualidade e produtividade, legislação, logística, entre outros assuntos, dentro do tema a Engenharia Automotiva para um Desenvolvimento Sustentável. Informações pelo telefone (11) 5575-9043, fax (11) 5571-4590, e-mail simea@aea.org.br ou no site www.aea.org.br. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o evento contará também com participantes da Unicamp. O engenheiro Alexandre Benedito Novaes, do Departamento de Normalização e Inspeção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, integra a comissão técnica de segurança veicular.

Pediatria – Acontecem simultaneamente entre 3 e 6 de julho o 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e a 5ª Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, no Centro de Convenções da Universidade. "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" será o tema central. A data-limite para entrega de pôsteres e temas livres é 31 de março. Informações pelos telefones 3869-2272, 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail denffcm@head.fcm.unicamp.br.

Engenharia Agrícola – O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola será realizado em Campinas, no período de 14 a 21 de julho, na Unicamp. Participarão do evento alunos de cursos de todo o país. Mais informações com o Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), ou no site www.agr.unicamp.br/caea/coneeagri2001.html.

Cole 2001 – De 17 a 20 de julho acontece o 13o Congresso de Leitura do Brasil (Cole), na Unicamp. Este mega-congresso reunirá grandes autoridades na área. O evento é promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB). A data-limite para entrega de comunicações é 10 de maio. Neste ano, o Cole também terá intérprete de língua de sinais. Informações sobre a programação com Karen Nucci ou Ricardo Neto: telefones (019) 3243-5333 (comercial) e 3243-9662 (residencial).

Cientec 2001 – Onze instituições de pesquisa e universidades, com sede ou campi experimentais em Campinas e região, uniram-se para difundir seus resultados científicos e tecnológicos a fim de criar melhorias na qualidade de vida. Como primeiro passo, os responsáveis anunciaram a Mostra de C&T para o Desenvolvimento (Cientec 2001), que vai ocorrer de 24 de agosto até 2 de setembro, na Unicamp.

EaD – A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta o Seminário Latino Americano de EaD "O conhecimento sem fronteiras" de 26 a 28 de setembro, no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande (MS). Telefones de contato: (67) 787-8215 ou 787-3311, ramal 2046 ou 2039, e-mail: falecom@ead.ufms.br. Informações sobre cursos a distância no site www.ead.ufms.br.

Alimentos – A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) promove de 12 a 15 de novembro, no Centro de Convenções, o 4o Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos. O número de participantes é limitado e a ficha de inscrição pode ser encontrada em www.slaca.com.br/inscricao.html. Mais informações pelo e-mail simposio@fez.unicamp.br.

Teses

Computação – "Contribuições da abordagem semiótica ao estudo de interfaces de sistemas de informação geográfica" (mestrado). Candidato: Alysson Bolognesi Prado. Orientadora: professora Maria Cecilia C. Baranauskas. Dia 9 de março, às 10 horas, no auditório do IC.

Engenharia de Alimentos – "Avaliação da ingestão de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos através da dieta" (doutorado). Candidata: Mônica Cristiane Rojo de Camargo. Orientadora: professora Maria Cecília de Figueiredo Toledo. Dia 6 de março, às 14 horas, no salão Nobre da FEA.

"Otimização da esterificação da matéria saponificável do destilado de desodorização do óleo" (doutorado). Candidata: Nara Lúcia Facioli. Orientador: professor Daniel Barrera Arellano. Dia 8 de março, às 9 horas, no salão Nobre da FEA.

"Géis de alginato de cálcio com baixo valor calórico: influência das variáveis de processo no perfil de textura instrumental e sensorial" (doutorado). Candidata: Glória Ramalho Marques. Orientadora: professora Marisa de Nazaré Hoels Jackix. Dia 9 de março, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Síntese e caracterização do silício poroso e de novos prevestimentos luminescentes" (doutorado). Candidato: Marcelo Carvalho Tosin. Orientador: professor Vitor Baranauskas (foto). Dia 5 de março, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Algoritmo aplicado ao problema de no-wait flowshop" (mestrado). Candidato: Gilberto Jorge Tin Junior. Orientador: professor Paulo Morelato França. Dia 6 de março, às 9h30, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Predição não-linear de séries temporais por composição em sub espaços" (doutorado). Candidata: Maria Cristina Felippetto de Castro. Orientador: professor Dalton Soares Arantes. Dia 9 de março, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica – "Arquitetura para controle de chão de fábrica baseada em componentes genéricos" (doutorado). Candidato: Mauro Ferreira Koyama. Orientador: professor João Maurício Rosário. Dia 6 de março, às 9 horas, no bloco I da FEM.

"Desenvolvimento de aços alternativos aos materiais temperados e revenidos com limite de resistência entre 600 e 800 MPa" (doutorado). Candidato: Antonio Augusto Gorni. Orientador: professor Paulo Roberto Mei. Dia 7 de março, às 9 horas, no bloco I da FEM.

Física – "Estudo da espectroscopia de massas de mésons segundo um modelo de potencial inspirado em cromodinâmica quântica" (mestrado). Candidato: Alex Eduardo de Bernardini. Orientadora: professora Carola Dobrigkeit Chinellato. Dia 8 de março, às 10 horas, no auditório da pós-graduação - prédio D.

Química – "Estudos de ressonância magnética nuclear de 3-end e 3-exo-halobiciclo[2.2.1]heptan-2-onas" (mestrado). Candidato: Mateus Gulart Campos. Orientador: professor Roberto Rittner Neto. Dia 7 de março, às 9 horas, no auditório (sala IQ-17).

Serviço

FEF abre inscrição para atividades físicas
Com o início do ano letivo a Coordenadoria de Desenvolvimento de Eventos (Codesp) da Faculdade de Educação Física (FEF) volta a oferecer diversas atividades físicas de extensão para as comunidades interna e externa. São 17 modalidades, ministradas nas dependências da faculdade, que envolvem esportes, dança de salão e do ventre, atividade física para adolescentes obesos, ginástica localizada e técnicas de defesa, entre outras.

As atividades oferecidas neste semestre, contemplam desde o público infantil até o público de 3ª idade. Para o público infantil foram selecionadas a escolinha de futsal, treinamento em natação, natação, ginástica geral, karatê e judô. A atividade de condicionamento físico será ministrada exclusivamente para pessoas acima de 30 anos, e para os adolescentes obesos foi criado projeto "atividade física para adolescentes obesos", onde serão ministradas a prática de jogos recreativos, caminhada e atividades na piscina.

As inscrições podem ser feitas nas dependências da FEF até o dia 9, das 9 às 15 horas, e a partir do dia 12, o horário de atendimento será das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas. Na inscrição das crianças exige-se a apresentação da certidão de nascimento ou do RG. A taxa varia de acordo com a atividade e deve ser paga nas agências do Banespa.

As aulas estão previstas para começar dia 12 de março. Veja as informações completas, com as modalidades oferecidas, horários e número de vagas em http://www.codesp.cjb.net/. Outras informações pelo telefone (19) 3788-7585

O outro lado do jogo

Durante seis meses, Renato Francisco Rodrigues Marques, estudante de Educação Física, esteve trabalhando na parte teórica de sua pesquisa de iniciação científica "Sistematização do ensino dos esportes coletivos para crianças de 9 a 12 anos". Agora ele procura crianças nesta faixa etária para compor a fundamentação prática de seu estudo. Para isso, ele está abrindo inscrições para crianças que desejam participar da Escolinha de Futebol de Salão ou Futsal. Filhos de funcionários e até mesmo crianças da comunidade de Barão Geraldo podem participar. Os interessados poderão se inscrever para as aulas gratuitas na Coordenadoria de Extensão da Faculdade de Educação Física (Codesp) pelos telefones 3788-7585 ou 3288-0229 até dia 9 de março.

De acordo com Renato, o curso, com início previsto para a segunda quinzena deste mês, terá duração de quatro meses. Ao final os alunos terão aprendido noções básicas sobre o esporte e crescer dentro da modalidade. "A partir de jogos lúdicos, as crianças serão ensinadas de uma outra forma, diferente da tradicional", explica.

No método a ser adotado pelo estudante o objetivo maior é atrair o interesse pelo esporte e desenvolver exercícios próximos da realidade do jogo.

As aulas acontecerão inicialmente às quartas e sextas-feiras, das 9 às 10h30 - dias e horários sujeitos à alteração de acordo com a procura.

A orientação do trabalho é do professor Jocimar Daólio, da FEF e os recursos são do PIBIC-CNPq.

Grupo Ginástico inicia aulas dia 13

No dia 13 de março, começam as atividades físicas de ginástica geral do Grupo Ginástico da Faculdade de Educação Física (FEF). As aulas são gratuitas e visam atender a comunidade de Barão Geraldo, principalmente da Unicamp, que tenham ou não experiência nesta prática. A res-ponsabilidade do projeto está a cargo do graduando Rodrigo Mallet Duprat, com a supervisão dos professores Elizabeth Palliolelo Machado e Jorge Perez Gallardo. As atividades serão às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19 horas, no ginásio de Educação Física da FEF.

A ginástica geral é uma modalidade que proporciona a prática da atividade física de forma consciente, tanto em relação ao corpo quanto à comunidade na qual ele está inserido. Proporciona a vivência das diferentes formas de organização social, do trabalho individual ao coletivo e estimula os valores e habilidades humanas.

A equipe – O Grupo Ginástico tem como objetivo o aprimoramento de movimentos, dentro da ginástica rítmica desportiva, artística e acrobática, da dança, das artes cênicas e da exploração de materiais convencionais e alternativos na montagem de coreografias. Não tem a finalidade de participar de competições, mas sim de apresentações públicas.

Projeto

Preservação de acervo de bibliotecas e arquivos é tema de encontro nacional
A preservação de acervos de bibliotecas e arquivos será o tema do 2o Encontro Nacional de Multiplicadores do Projeto Interinstitucional Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (CPBA). O evento, realizado pelo Arquivo Edgard Leuenroth em parceria com os membros do projeto, acontece na Unicamp de 5 a 8 de março (segunda a quinta-feira). De 5 a 6 as discussões começam às 9 horas e terminam por volta das 17 horas, no auditório da Casa do Professor Visitante. Nos dias 7 e 8, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), acontece o Seminário sobre Preservação de Acervos em Bibliotecas e Arquivos.

Lançado em 1997 com a publicação e distribuição de 52 títulos sobre a conservação de materiais de acervos de bibliotecas e arquivos, o CPBA reúne iniciativas de diversas instituições brasileiras. Outras informações no AEL pelo telefone 3788-1623.

Lançamentos

Migração e Ambiente em São Paulo - Aspectos relevantes da dinâmica recente
Organizadores: Daniel Joseph Hogan, José Marcos Pinto da Cunha, Rosana Baeninger e Roberto Luiz do Carmo – Editado pelo Núcleo de Estudos da População - NEPO – 518 páginas – R$ 25,00

O livro é o primeiro de uma série que pretende mostrar os resultados da primeira fase do projeto Redistribuição da População e Meio Ambiente: São Paulo e Centro-Oeste, realizado no Núcleo de Estudos de População - Nepo. Nele, os organizadores divulgam análises que identificam as principais tendências migratórias, ambientais e econômicas do Estado de São Paulo. O livro envolve também análises realizadas pelo projeto "Mobilidade e Redistribuição Espacial da População no Estado de São Paulo: características recentes, padrões e impactos no processo de urbanização". No próximo livro da série será apresentado o resultado do projeto sobre a região Centro-Oeste. No volume final os organizadores pretendem integrar e sintetizar os resultados do projeto.

Introdução à Engenharia de Software
Autor: Adriane M. B. Rizzoni Carvalho e Thelma dos C. dos Santos Chiossi
Edição: Editora da Unicamp – 150 páginas – R$ 20,00

Apresenta as principais atividades envolvidas na engenharia de software, desde a sua concepção até a sua instalação, utilizando exemplos práticos para mostrar os diferentes aspectos do processo de construção de software. São enfatizados técnicas para a extração e análise de requisitos, modelos para especificação de sistemas de ferramentas para planejamento de projetos software. Apresenta, ainda, técnicas para comunicação entre desenvolvedores e usuários, visando a obtenção das características do produto a ser desenvolvido. O controle sobre o projeto de desenvolvimento do software é discutido sob o prisma do planejamento, através de elaboração de estimativas que permitam a verificação da viabilidade do projeto e de ferramentas que possibilitem a organização e o acompanhamento das atividades do projeto.

O Celular e Seus Riscos – Autor: Vitor Baranauskas – Edição do Autor
100 páginas – R$ 20,00

O autor responde de forma clara e sucinta a inúmeras dúvidas sobre os riscos potenciais dos atuais telefones celulares e das antenas das Estações Rádio Base. O objetivo da publicação não é alarmar e nem assumir uma postura anti-tecnológica, mas visa conscientizar a população sobre o impacto que esta tecnologia pode trazer às nossas vidas, além dos divulgados pela comercialização destes produtos. O livro pode ser adquirido somente pela internet no endereço www.livrariacultura.com.br

Cursos

Abertas as inscrições para tutoriais
Aluno, funcionário ou professor que desejam freqüentar os tutoriais oferecidos pelo Centro de Computação e Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU) já podem realizar suas inscrições no endereço
www.ccuec.unicamp.br, no item "Treinamentos". Para março foram programados cursos de Informática Básica, Word, Excel e Internet. No período da manhã as palestras ocorrem das 9 às 12 horas e à tarde, das 14 às 17 horas, sempre no auditório do Centro de Computação. Estes tutoriais seguem as mesmas normas estabelecidas para os demais treinamentos ministrados pelo CCUEC. Os inscritos que não comparecerem e não justificarem sua ausência estarão suspensos das atividades de treinamento do CCUEC por um prazo de seis meses. Não serão aceitas justificativas via telefone, e-mail ou pessoalmente. Somente por ofício assinado pelo diretor da Unidade.

Cursos de março

Informática Básico – 7/3 (manhã)
Word I – 9/3 (manhã)
Excel I – 13/3 (manhã)
Power Point – 16/3 (manhã)
WebCT – 19/3 (tarde )
Word II – 20/3 (tarde)
Arquitetura TCP/IP – 21/3 (manhã)
Excel II – 22/3 (manhã)
Arquitetura de Design e Informação – 26/3 (manhã)
Internet Básico – 27/3 (manhã)

Artes plásticas

Galeria expõe obras de Geraldo de Barros
Obras com formas geométricas em preto e branco, com impressionante harmonia, produzidas nos anos 50, marcam a exposição "Jogos de Dados", que fica em cartaz na Galeria de Arte da Unicamp até o dia 18 de março.

As obras, pertencentes ao acervo da Universidade, foram doadas por um dos artistas de maior expressão no movimento concretista brasileiro, Geraldo de Barros, quando ele ainda era vivo. Sua morte ocorreu em 1998.

No período de 5 a 9 de março, também será apresentada uma série de vídeos especiais que discorrem sobre aspectos da cultura brasileira como parte da programação de recepção aos calouros. No total, sete documentários serão exibidos no horário das 13 às 14 horas na Galeria. Grupos de alunos interessados em rever os vídeos poderão agendar outros horários no próprio local.

A exposição - A exposição montada na Galeria da Unicamp conta com 16 pinturas em perspectiva que lembram desenhos feitos em terceira dimensão. São todos em laminado plástico. Essas telas fazem parte de uma série com 55 obras com o nome dado pelo artista. Alguns deles compuseram a exposição que representou o Brasil na Bienal de Veneza, em 1986, e outros, a exposição realizada na Galeria Milan, em São Paulo, em 1987.

De acordo com Malu Neves, técnica em Museus da Unicamp, a opção em expor os quadros em preto e branco respeitou um padrão para se manter a unidade.

"Isto não quer dizer Geraldo de Barros não utilizou cor em suas obras. Primeiramente, ele iniciou com o preto e branco e depois utilizou cores", diz. As obras coloridas também estão no acervo da Unicamp.

Sobre o artista - Geraldo iniciou sua trajetória artística nos anos 40, quando foi aluno de Clóvis Graciano, Colete Pujol e Yoshiya Takaoka. Foi um dos fundadores do Grupo 15 e organizador do ateliê de fotografia do Masp. Seus trabalhos visam a comunicação de massa com uma evidente preocupação com a multiplicação do trabalho artístico e suas possibilidades de "consumo" pelo grande público. Participou de exposições no Brasil e no exterior. A coleção "Jogos de Dados" foi doada ao acervo da Unicamp em homenagem a Ademar Manarini, professor do Instituto de Artes e falecido em 1989.

Exposição

Um foco para a mulher trabalhadora
O Núcleo de Fotógrafos Amadores lança um "Olhar sobre a Mulher Trabalhadora da Unicamp" no dia 7 de março (quarta-feira). A terceira exposição organizada pelo grupo reúne fotos de funcionários e alunos da universidade que exprimem a realidade da mulher em seu trabalho. As fotos ficarão expostas durante um mês no Espaço Cultural da Diretoria Geral de Administração (DGA).

O Núcleo de Fotógrafos Amadores – cuja primeira formação nasceu no encerramento de um curso ministrado pelo mestre em educação Paulo Porto, em 1997, tem recebido convites para expor seus trabalhos em alguns pontos culturais de Campinas, como o Centro Cultural Evolução, o Museu da Cidade e o Espaço Cultural do Bar Escritórios. Mas, como todo projeto cultural realizado atualmente no País, o núcleo encontra dificuldades para angariar fundos que possibilitem a montagem de exposições.

O núcleo funciona como uma "produção independente", apoiada no prazer de cada membro de traduzir os mais diversos temas por meio da fotografia. Apesar de ser composto por alunos e funcionários, não existe uma relação oficial com a universidade. Daí, a necessidade de ter de buscar patrocínio para os eventos aos quais é convidado a participar.

Nas reuniões realizadas semanalmente no Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), espaço escolhido para os encontros, os fotógrafos podem trocar experiências, realizar um estudo aprofundado sobre fotografia sob o ponto de vista artístico, político, técnico e jornalístico.

As reuniões, que acontecem todas as quartas-feiras, das 12 às 13h30, são abertas a toda a comunidade universitária.

Pessoas

A marcenaria como arte
Ao ser convidado a assumir a diretoria da subárea de marcenaria da Unicamp, o administrador de empresas Eduardo Spinelli optou em mudar a concepção da marcenaria e partir para a área de designs de laboratórios e móveis para pesquisa. A política de confecção de móveis realmente mudou notoriamente. Hoje, das peças projetadas pela Marcenaria, a maioria tem design de Spinelli, e são confeccionadas segundo as regras de ergonomia e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também ficou dentro do novo projeto de Spinelli a modernização dos objetos solicitados.

Sua mais recente obra, em fase de produção, é a mesa que irá compor o cenário montado para entrevistas da TV Universitária, onde são gravados programas de saúde. A especialidade do serviço de marcenaria é, atualmente, o design de móveis para laboratórios da área de ensino e pesquisa. Mesmo assim, o diretor dedica-se a projetar móveis de escritório com uma aparência mais suave e moderna que os anteriormente existentes na universidade. Sempre que solicitado para fazer esse tipo de serviço, acompanha o planejamento com o responsável da unidade para decidir o melhor, respeitando a política definida no início de sua gestão. Os móveis estão mais estilizados e modernos, garante Eduardo. "A linha para escritório possui cor mais suave e é padronizada." Segundo o administrador, uma das preocupações dos projetos é evitar doenças ocupacionais.

Desde que assumiu a direção, há seis anos, Spinelli é responsável por 30% a 40% dos projetos de móveis pensados para laboratórios da Unicamp. Apesar de ter cursado administração de empresas na faculdade, Spinelli confessa que, paralelo a isso, desde menino gosta de desenhar. Aproveitando sua habilidade, passou a pensar e desenhar edificações de plantas e hoje tem como hobby bolar e produzir peças pequenas em madeira. " Faço para presentear, às vezes, uma ou duas peças para decoração."

Como todo bom artista, o administrador evita o compromisso com o mercado. Para ele, os objetos devem ser produzidos com prazer, sem a responsabilidade de obedecer a uma demanda ou a um prazo para entrega. A única investida comercial de Spinelli foi a produção de porta-CDs estilizados que foram expostos e "bem vendidos" na Feira Mambo, em São Paulo.

Para quem teve a oportunidade de ver, os suportes de livros estilizados com os quais a universidade presenteou os palestrantes da Semana Integração e Soluções Administrativas – Sisa – também foram idealizados por Spinelli. O grande companheiro do artista autodidata atualmente é o software AutoCAD. Desde que teve contato com o programa, quando cursou a disciplina Informática I na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, Spinelli deixou de fazer seus desenhos à mão livre.

No momento, Eduardo espera pela contratação de um estagiário com experiência em desenho técnico e conhecimentos em AutoCAD para auxiliá-lo na tarefa de designer de móveis.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br