Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

5 a 18 de fevereiro de 2001 Ano II  - No. 130

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Encontro

Unicamp recebe prefeitos da RMC
A Unicamp recebeu, no último dia 27, na Casa do Professor Visitante, representantes de 18 das 22 cidades convidadas a participar do "I Encontro de Prefeitos". Na reunião, com mais de sete horas de duração, foram traçadas metas de atuação conjunta e definidos prazos para que a Universidade possa estreitar laços com os Poderes Executivos e assim colocar os conhecimentos gerados na Instituição à disposição da população dos municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Limeira, Piracicaba e Amparo.

A RMC concentra 10,26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, 2,5% do PIB Industrial e 3,5% do PIB de Serviços. Na região residem cerca de 2,3 milhões de pessoas, representando 7,5% da população do Estado.

Dados fornecidos durante o encontro pelo prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, apontam que o desemprego no município atinge 19% da população economicamente ativa, na faixa dos 22 aos 40 anos de idade, ou seja, cerca de 90 mil pessoas.

Ainda de acordo com o prefeito Costa Santos, Campinas tem cerca de 160 mil favelados. Cerca de 80 mil pessoas da cidade, informou ele, moram em áreas inseguras.

Os prefeitos e representantes das cidades manifestaram interesse em atuar conjuntamente com a Unicamp, principalmente em áreas sociais, como saúde, meio ambiente, saneamento básico, educação e combate ao desemprego. A parceria com a Universidade foi considerada como fundamental pelos chefes dos Executivos para estar melhorando a qualidade de vida da população.

As prefeituras têm até o dia 15 de fevereiro para encaminhar seus projetos para a Universidade. Os projetos serão remetidos à Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Os municípios terão de detalhar em que área pleiteiam parcerias e para qual programa. Não existe limite de aceitação de propostas por áreas.

Em contrapartida, a Unicamp se comprometeu a analisar os projetos e responder aos municípios até 15 de março. Os prazos foram sugeridos pelo reitor, Hermano Tavares, e prontamente aceitos pelos prefeitos.

Passada a etapa de prazos e análise de projetos para verificar se a Unicamp detém conhecimento nas áreas solicitadas pelas Prefeituras, a idéia é que as cidades e a Universidade celebrem convênios.

Segundo o dirigente da Cori, órgão responsável pela organização do evento, professor Mohamed Habib, vários institutos, faculdades e núcleos da Unicamp já manifestaram interesse em disponibilizar conhecimentos, pesquisas e projetos.

Mohamed disse que, em várias casos, a Unicamp detém projetos que imediatamente poderão ser implementados pelas prefeituras. Cidades como Amparo, Piracicaba e Sumaré, por exemplo, manifestaram interesse em ter a Unicamp como aliada em projetos de combate ao desemprego.

Os prefeitos também manifestaram interesse em parcerias na elaboração de projetos que visam a redução do déficit público. A dívida estimada dos municípios é de R$ 2,3 bilhões.

O reitor e o dirigente da Cori lembraram que a Unicamp tem tradição na formulação de parcerias com prefeituras e outras instituições públicas. Tavares e Mohamed disseram que a conjugação de três importantes fatores, o agravamento da dívida social, a recente posse dos administradores e a consolidação da RMC, favorecem as parcerias.

"A comunidade acadêmica vê com muita clareza os problemas que afligem a sociedade. É justamente por esse motivo que não podemos ficar imobilizados", afirmou Mohamed.

De acordo com ele, o conhecimento acadêmico registrou um grande avanço ao longo do último século. Mas a transformação desse patrimônio intelectual em ações que trouxessem benefícios concretos para a sociedade não experimentou o mesmo sucesso no período. "O fato é que não dá mais para esperar. Por isso a Unicamp decidiu cortar o caminho e levar suas pesquisas e projetos direto para a população, usando como único intermediário as prefeituras", explicou.

A Unicamp conta atualmente com cerca de 1,8 mil professores ligados diretamente às unidades de ensino e pesquisa. Destes, pelo menos 90% têm como título mínimo o doutorado. Trata-se, na opinião do coordenador da Cori, de uma concentração "fantástica" de cérebros altamente capacitados. "É mais do que obrigação colocarmos esse material humano a serviço dos cidadãos. Temos que ajudar os dirigentes municipais a implantar um projeto regional de desenvolvimento sustentado", disse.

Diagnóstico - Durante o "I Encontro de Prefeitos na Unicamp", os administradores apresentaram um diagnóstico das principais demandas sociais dos municípios. Os dados serão mapeados e divididos em três categorias: temas comuns a todas as cidades, questões afetas às microrregiões e demandas específicas de cada localidade.

A Unicamp apresentou a estrutura de que dispõe (docentes, servidores, recursos físicos, pesquisas e projetos) para enfrentar os problemas elencados, além de explicar como fazer as parcerias e convênios com a universidade. Também foram passadas informações de como buscar recursos junto a instituições financeiras nacionais e estrangeiras para bancar os projetos.

Participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores das cidades de Americana, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Vinhedo.

Processo seletivo

Procura por novo curso supera expectativas
A Unicamp recebeu 900 inscrições para o Programa Especial de Formação de Professores em Exercício – Curso de Pedagogia. A concorrência se fixou em 20 candidatos por vaga (são oferecidas 45 vagas), acima das expectativas iniciais que previam uma quantidade de 500 a 600 inscritos.

A procura também se mostrou superior àquela registrada no Vestibular para os cursos de Pedagogia oferecidos, com 8,7 e 11 candidatos/vaga para o curso diurno e noturno respectivamente.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Angelo Luiz Cortelazzo, a quantidade de candidatos mostra que não existe acomodação nessa categoria como muitos propagam. "Quando se oferece a oportunidade, a resposta é positiva e imediata, demonstrando, ainda, o interesse dos professores em buscar uma formação superior", disse.

O novo curso destina-se a professores das quatro séries iniciais do ensino fundamental da rede de ensino em efetivo exercício e que não possuam o diploma universitário. As inscrições para participar do processo seletivo aconteceram no dia 28 de janeiro.

Processo Seletivo - O processo seletivo está sendo conduzido pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e constará de uma prova discursiva, com 16 questões, a ser realizada no próximo dia 11 de fevereiro, às 14 horas, no Prédio do Ciclo Básico na própria Unicamp, Campus de Barão Geraldo em Campinas.

Serão exigidos conhecimentos fundamentais de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de conhecimentos relacionados à organização do trabalho pedagógico na sala de aula e na escola.

Os candidatos deverão chegar para as provas até as 13 horas e o exame terminará às 18 horas.

As listas de aprovados e de espera serão divulgadas pela Unicamp no dia 8 de março e as matrículas ocorrerão em 12 de março. As aulas começam no dia 13 de março.

O curso oferecido será de licenciatura plena, desenvolvido no período noturno pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, com aulas presenciais diárias, seguindo o calendário normal dos cursos de graduação da Universidade.

Especilização

FEF abre inscrições para dois cursos
A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp já está com inscrições abertas para dois cursos de especialização: Gestão da Qualidade de Vida na Empresa, com inscrições até o dia 15 de março, e Atividade Física e Qualidade de Vida, cujo prazo se encerra dia 13 de abril.

De acordo com informações da FEF, o curso Qualidade de Vida na Empresa destina-se basicamente a profissionais da área de recursos humanos de empresas interessadas em aprimorar os índices de produtividade e qualidade de vida de seus funcionários, através de ações corporativas de educação, lazer, esporte, integração e melhoria das condições no ambiente de trabalho. Direciona-se também a profissionais das áreas de educação, saúde e administração.

Já o curso de Especialização em Atividade Física Qualidade de Vida destina-se a profissionais formados em áreas pedagógicas e da saúde. Durante o curso são desenvolvidos temas relativos à atividade física e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida sob os aspectos da nutrição, lazer, esportes, comportamento e saúde em grupos populacionais específicos como obesos, diabéticos, hipertensos, da terceira idade, menopausa e climatério, da saúde no trabalho, o estresse e o bem estar emocional do indivíduo.

Qualquer informação complementar pode ser obtida na diretoria da Faculdade, através dos telefones (19) 3788.7325 ou 3289-3697.

Lançamento

A Bahia e a Carreira da Índia
Autor: José Roberto do Amaral Lapa
Edição: Editora da Unicamp em co-edição com a Hucitec
382 páginas
R$ 40,00

Minucioso estudo das navegações e do intercâmbio comercial no Império Colonial Português durante os séculos XVI e XVIII, o livro investiga como se processavam as navegações e os intercâmbios que tinham no porto e na cidade de Salvador um dos principais elos entre Lisboa, o sul da África e o vasto litoral asiático.

Publicado pela primeira vez há mais de trinta anos, o trabalho de Lapa é resultado de tese de doutorado elaborada e defendida na década de 60, sob orientação de Sérgio Buarque de Holanda. O professor Lapa, falecido recentemente, na ocasião era um jovem docente de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, que agora faz parte da Unesp.

Seus dez capítulos e dois apêndices reconstituem e analisam, nos seus mais diversos aspectos econômicos, políticos e sociais, esse fluxo ininterrupto e importante no passado colonial.

Vida Universitária

PAINEL DA SEMANA

Controle da fermentação alcoólica – É o curso de extensão voltado a testes microbiológicos e bioquímicos, que acontece de 12 a 16 de março na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) Inscrições até dia 9 (sexta-feira). Também na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) acontece de 12 a 16 deste mês o curso de extensão "Análise emergética de projetos para desenvolvimento sustentável". As inscrições, agora com novo prazo, terminam dia 9 (sexta-feira). Coordenado pelo professor Enrique Ortega Rodrigues, destina-se a professores, estudantes de pós-graduação, pesquisadores, profissionais liberais (autônomos e contratados) que atuam em planejamento, gestão, formulação e avaliação de projetos, programas dos governos federal, estadual e municipal, empresas, sistemas de ensino, pesquisa e extensão, movimentos sociais (ONGs). Informações adicionais para os dois cursos pelo telefone/fax 3788-3886, e-mail extensao@fea.unicamp.br ou em www.fea.unicamp.br.

Só esta semana – O Centro de Computação (CCUEC) está com concurso público para preenchimento das seguintes vagas na área de informática: analista de sistemas júnior (desenvolvimento de sistemas), analista de sistemas pleno (desenvolvimento de sistemas), analista de sistemas sênior (administração de dados), analista de sistemas de suporte júnior (conectividade/suporte a sistemas), programador de sistemas júnior (desenvolvimento de sistemas), programador de suporte júnior (apoio a usuários), programador de suporte júnior (conectividade), e programador de suporte pleno (apoio a usuários). Mais informações sobre procedimentos de inscrição, descrição das atividades, conhecimentos requeridos, salários, jornada de trabalho e outras, em www.ccuec.unicamp.br/ccuec/concurso_pub.html.

CCIH/HC – A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HC promove seleção para estágio médico de aperfeiçoamento em Uso Racional de Antimicrobianos. Existe apenas uma vaga para médico infectologista (residência completa). As inscrições terminam na segunda-feira dia 5, no CCIH, 3º andar (atrás do elevador), das 9 às 16h30. No ato da inscrição será informada a data da prova. Outras informações são fornecidas pelo telefone 3788-7054.

Coleta de sangue – Este é o cronograma de coletas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) para fevereiro: nos dias 5, 6, 7, 8, 9 (segunda a sexta-feira), 13 e 14, das 8 às 12 horas, em frente a Catedral; dia 15, das 8 às 12 horas, no Largo do Rosário, e em 20, 21 e 22 de fevereiro, das 8 às 12 horas, em frente a Catedral. O site é www.hemocentro.unicamp.br/.

Química e Biotecnologia – A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, recebe inscrições para o mestrado, até dia 5 (segunda-feira). Site www.reitoria.ufal.br/quimica/quimica.htm, telefones (82) 214-1384 e 214-1388, fax (82) 214-1615 e e-mail lmc@qui.ufal.br.

Seres humanos – "Problemas éticos na pesquisa com seres humanos" é o tema da reunião geral do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) do dia 8 (quinta-feira). A palestra, proferida pela docente Ellen Elisabeth Hardy, será realizada às 10h30, no anfiteatro do Caism. Informações pelo telefone 3788-9400.

Fisioterapia – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) oferece a partir de 1º de março um curso de especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Adulto. Com duração de 12 meses, acontecerá na FCM e no HC. Inscrições até dia 8 (quinta-feira) na Extecamp. O professor Donizeti César Honorato é quem coordena o curso, com apenas 12 vagas. Informações: telefones 3788-7810, 3788-4646 ou www.exte-camp.unicamp.br.

Física – Inscrições para o mestrado até dia 9 (sexta-feira), no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, em Londrina, Paraná. Seleção de 12 a 16 de fevereiro, para início do curso em março. O curso oferece bolsas da Capes e do CNPq. Telefone (43) 371-4266, fax (43) 371-4166 e e-mail simoes@uel.br. Também até 9 de fevereiro vão as inscrições para o curso de Doutorado Conjunto em Física, dos Departamentos de Física das Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL), no Paraná. Seleção de 12 a 16 de fevereiro, para início em março. Oferece bolsas da Capes e do CNPq. Telefone (43) 371-4266 ou (44) 263-4623, fax (43) 371-4166, e-mail simoes@uel.br ou posgradua-cao@dfi.uem.br.

Gestão ambiental – A Coordenadoria de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajai (Univali), em Santa Catarina, recebe inscrições para o curso em Gestão Ambiental. Podem ser feitas a sexta-feira dia 9 na Rua Uruguai 458, centro, e pela caixa postal 360, Itajai (SC). Mais informações pelos telefones (47) 341-7534, 341-7652 ou pelo e-mail posgrad@univali.br.

Mestrado na UMC – A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) aceita inscrições até dia 9 (sexta-feira) para mestrado em Engenharia Biomédica e em Biotecnologia. É dirigido a profissionais graduados em Ciências Biológicas, Biomédicas, Exatas, Agrárias e Tecnológicas. Mais informações na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200, Centro Cívico, Mogi das Cruzes (SP). Mais informações pelo telefone 0800-19-20-01 ou pelo site www.umc.br.

Câncer de próstata – A disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas, apoiada pelos Departamentos de Urooncologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e de Urologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), promove no sábado dia 10 o 1º Workshop de Câncer de Próstata em Campinas. O evento será realizado no The Royal Palm Plaza (Rua Comendador Dr. José César Gazi, 200, Jardim do Lago), a partir das 9 horas. A coordenação é do urologista Adriano Fregonesi, da Unicamp. Informações sobre a programação pelo telefone 3231-2811.

Orientação e navegação terrestre – A Eco - Pousada Pedra Grande de Atibaia (SP) realiza nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), o 2º Curso de Orientação e Navegação Terrestre. Tem como objetivo familiarizar os alunos com os instrumentos e técnicas de navegação terrestre e capacitá-los a orientar-se e navegar em qualquer terreno com o auxílio de bússola, recursos naturais ou GPS, além de ler, interpretar e navegar através de cartas topográficas. O curso é obrigatório para atletas de corridas de aventura, pilotos de off-road, jipeiros, mountain-bikers, aventureiros, trekkers, pilotos de pára-glider, de asa-delta, guias, monitores, e para aqueles que gostam de caminhar. Mais informações pelo telefone (11) 4411-0999 ou www.atinet.com.br/pousada.

Em dia

Pesquisa – A maior base de dados nacional, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), pela primeira vez atingiu 90% de cobertura das atividades de pesquisas realizadas no Brasil. O diretório de pesquisa, criado em 1993, agora traça um perfil claro das atividades de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas no país. Os interessados podem conhecer a base de dados em www.cnpq.br/dgp/4/Site/index.html.

Boletim EAD – A quarta edição do boletim elaborado por uma equipe do Centro de Computação (CCUEC) é sobre o ambiente de educação a distância TelEduc e suas funcionalidades. Para assinar o boletim, envie um e-mail endereço boletim-ead-request@ccuec.unicamp.br, e no corpo da mensagem escreva a palavra subscribe. O cadastramento pode também ser feito via web, na página localizada em www.unicamp.br/ead/subscribe.html.

Campinas – A mostra "Campinas Antiga: exposição de livros, revistas, mapas e almanaques" pode ser vista até 5 de março no 3° andar da Biblioteca Central. Organizada pela Coleção de Obras Raras, contém narrativas de viagem (passagens por Campinas), história local, tipografias e um mapa especial do Guia dos Viajantes na Província de São Paulo, de 1876. O horário é das 9 às 17 horas, durante a semana. Informações: 3788-7025 com Sandra Lane.

Revista científica digital – Encontra-se on line a nova edição da revista Pensamento Comunicacional Latino-americano, no site www.metodista.br/unesco/PCLA/index.htm. Contém artigos, perfis, entrevistas, projetos, resenhas, e aceita artigos para a próxima edição devem até 1º de março. E-mails pcla.unesco@me-todista.br e mcgobbi.unesco@metodista.br.

Nova revista – O Journal of Soils and Sediments revista científica publicada em inglês pela editora alemã Ecomed, dedicada a artigos em geoquímica ambiental, medicina e toxicologia e poluição, está aceitando contribuições. Informe-se em www.scientificjour-nals.com/jss.

Medicina – A Academia Nacional de Medicina, com sede no Rio de Janeiro, distribui este ano sete prêmios aos profissionais da área. Prêmio Academia Nacional de Medicina: diploma ao melhor trabalho inédito com o tema "Imunologia em medicina interna"; Prêmio Austregésilo: diploma ao melhor trabalho de pesquisa original, assinado sob pseudônimo e inédito, acerca de Clínica, Patologia e Experimentação Neurológica ou Neuroendocrinológica; Prêmio Carlos Chagas: diploma ao melhor trabalho, de um só autor, elaborado no Brasil sobre as Doenças Tropicais e Infectuosas, assinado pelo autor ou sob pseudônimo, inédito ou publicado pela primeira vez entre 1o de maio de 1999 e 20 de abril de 2000. Neste caso, pode ser apresentado pelo autor ou por um acadêmico, com consentimento, por escrito, do candidato; Prêmio Mme. Durocher: diploma ao melhor trabalho individual, inédito, na área de Obstetrícia, Ginecologia ou Puericultura Intra-uterina, devendo o mesmo ser assinado pelo candidato (médico ou parteira), de quem se exigem qualidades e ética profissional. O autor deve apresentar relação de títulos e trabalhos publicados para serem apreciados; Prêmio Fernandes Figueira: diploma ao melhor trabalho de autoria de médico brasileiro, sobre o tema de Higiene Infantil ou Pediátrica Médica, inédito e firmado sob pseudônimo; Prêmio Miguel Couto: diploma ao melhor trabalho assinado pelo autor, inédito, na área de Patologia Clínica ou Experimental; Prêmio Ministro Luiz Gama Filho: diploma ao melhor trabalho assinado pelo autor, inédito, destinado a premiar investigadores nacionais de até 40 anos, com o tema de Clínica Médica. Prêmio: R$ 2.000,00. Informações adicionais: todos os trabalhos devem ser redigidos em português. As inscrições dos prêmios encerram-se no último dia útil de abril. Enviar só trabalhos inéditos para a Avenida General Justo, 365, 7º andar, centro, Rio de Janeiro (RJ), CEP 20.021-130. Contatos pelo telefone (21) 524-1552 e do fax 262-3884 (das 13 às 17 horas, com Hermengarda).

Curso de Litografia – O Ateliê de Gravura do Departamento de Artes Plásticas (DAP) do Instituto de Artes (IA), promove de 5 a 9 de março, das 9 às 13 horas, um curso de Litografia. As inscrições podem ser feitas de 16 a 23 de fevereiro, no DAP, das 9 às 12 horas e das 14 às 17, em dias úteis. Os interessados deverão levar no ato da inscrição currículo resumido, projeto a ser desenvolvido no curso (máximo duas folhas) e Portfólio. O resultado da seleção será conhecido em 27 de fevereiro e a lista dos selecionados será publicada na página do Centro de Pesquisas em Gravura em www.iar.unicamp.br/index.html. Mais informações pelo e-mail cpgravura@iar.unicamp.br.

Inscrições

Jornalismo Científico – A Universidade de Taubaté recebe inscrições para 20 vagas na pós-graduação. Podem concorrer graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em trabalhar com gestão de ciência e tecnologia, divulgação de ciência para público leigo e ensino superior. Telefones (12) 225-4151 e 225-4218, e-mail secpos@prppg.unitau.br e site www.unitau.br/prppg/posgrad.htm.

Odontologia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe inscrições para o curso de Especialização Odontológica em Saúde Coletiva. O exame de seleção acontece em fevereiro. Com um ano de duração, tem início em março e estão sendo oferecidas doze vagas. Informações pelo telefone (19) 430-5226 ou e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Especialização em Geologia do Quaternário – Curso promovido pelo Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ. Inscrições até 15 de fevereiro. Telefone (021) 568-8262, ramal 210.

Geoprocessamento – O Instituto de Computação (IC) está com inscrições abertas para o curso de epecialização em Geoprocessamento, na modalidade extensão universitária. O início do curso está privets para o dia 3 de março e os interessados devem se inscrever até 21 de fevereiro, na Secretaria da Escola de Extensão. O candidato deverá apresentar documento de escolaridade superior, currículo e carta justificando porque deseja fazer o curso. Mais informações pelo e-mail ext-geoproc@ic.unicamp.br ou www.ic.unicamp.br.

Geologia – A Universidade Vale do Rio dos Sinos (RS) está com inscrições abertas até o dia 2 de março para o programa de pós-graduação em Geologia. Mais informações pelo telefone (51) 5908174 ou pelo fax (51) 5908177.

Nova logomarca – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC) promove concurso para escolha de nova logomarca. Os trabalhos devem ter formas livres e ser apresentados em duas versões: colorida e preto e branco. A inscrição deve ser feita até 5 de março, na sede da SBPC em São Paulo ou pelo correio (Rua Maria Antônia, 294, 4º andar, CEP 01.222-010, São Paulo), por pessoas físicas, residentes no Brasil, de qualquer idade, nacionalidade ou grau de instrução. Informações: telefone (11) 259-2766 e e-mail sbpc@sbpcnet.org.br.

Geociências – Encontram-se abertas até 5 de março as inscrições para a pós-graduação em Geociências (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Informações e inscrições pelos telefones (51) 316-6359, 316-7140, fax (51) 316-6340 ou pelos e-mails zaghetto@if.ufrgs.br ou lfderos@if.ufrgs.br.

Doutorado em História – A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), recebe inscrições até 9 de março. Tem como ênfase o estudo histórico latino-americano. Os candidatos devem possuir proficiência em dois idiomas. São oferecidas cinco vagas. Informe-se em com deivison@he-lios.unisinos.br e no site www.humanas.unisinos.br/pos/doutorado/ppghn.

Desenvolvimento de Software para WebCurso de especialização na Universidade do Vale do Itajai (Univali), campus de São José (SC). Inscrições até 9 de março. Os candidatos devem ser profissionais de nível superior, vinculados ou não a empresas públicas ou privadas, atuantes ou com formação na área de Informática (Ciência da Computação e cursos afins). Informações com a professora Fernanda Cunha pelo telefone (48) 281-1517, e-mail coord-computacao@sj.univali.br e no site www.sj.univali.br.

Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisa-dores – Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt), recebe inscrições até 9 de março. Visa incentivar a pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros. Esta é a segunda edição: realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará Meio Ambiente - Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores com até 35 anos de idade. A data final para apresentação dos projetos será também 9 de março. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados podem enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br. Há ainda os telefones (61) 317-7884 e 317-7811, e-mail bsantanna@mct.gov.br e site www.mct.gov.br/Temas/mercosul/premiocham.htm.

DAAD – O Programa Especial de Bolsas em Biociências do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece bolsas de pesquisa para jovens cientistas com doutorado nas áreas de biociências para estadias na Alemanha. Terão apoio, principalmente, projetos cujos resultados tenham uma futura aplicabilidade industrial. Inscrição até 15 de março e informações pelo telefone (21) 553-3296, e-mail daad@daad.org.br e www.daad.de/rio.

Ultra-sonografia Aplicada – A Universidade Federal de Viçosa (UFV) abre inscrições de 19 a 23 de março para o curso de Ultra-sonografia Aplicada. Mais informações pelo site www.funarbe.org.br, e-mail eventos@funarbe.org.brou telefone (31) 3891-3204, ramal 150.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental – Na Universidade do Vale do Itajai (Univali). Inscrições até 23 de março. Telefones (47) 341-7534 e 341-7652 ou e-mail posgrad@univali.br.

Novo milênio – A comissão organizadora do 20º Simpósio Nacional de História, que acontece de 22 a 27 de julho em Niterói (RJ), recebe até 30 de março os resumos e trabalhos dos interessados em participar do evento. O tema é "A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo". Caixa postal 107.059, CEP 24.360-000, Niterói (RJ).

Prêmio CNPq – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a pesquisas visando ao progresso social, econômico e cultural do país – concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica àqueles que, por suas atividades, contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo. As inscrições acontecem até 31 de março. O prêmio é atribuído em três modalidades: divulgação científica, jornalismo científico e instituição. O endereço é Secretaria Executiva do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, CNPq, SEPN 507 - Bloco "B", sala 207, Brasília (DF), CEP 70.740-901. E-mail premios@cnpq.br. Telefone (61) 348-9410 e fax 348-9487. As inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos durante o mês de maio e a entrega será feita no mês de julho, durante a 53° Reunião Anual da SBPC.

Prêmio Ethos – O Instituto Ethos está com inscrições abertas para o "Prêmio Ethos de Jornalismo Empresas e Responsabilidade Social". O objetivo é premiar trabalhos que abordem o conceito de gestão empresarial socialmente responsável. Podem participar jornalistas que tenham veiculado matérias no período de 1o de setembro de 2000 a 20 de junho de 2001. As matérias devem abordar iniciativas sociais sob o enfoque da responsabilidade social considerando os seguintes temas: valores e transparência, público interno, consumidor, meio ambiente, fornecedores, comunidade, governo e sociedade. Os trabalhos podem ser elaborados individualmente ou em equipe nas categorias de mídia impressa (jornais, revistas, fotojornalismo, mídia eletrônica, rádio e TV). O evento de premiação está marcado para setembro de 2001 e os ganhadores participarão da Conferência do Business for Social Responsability (BSR), nos EUA. Mais informações em www.ethos.org.br.

Oportunidades

Excursão – A Capelania do HC promove de 7 a 27 de setembro a excursão Caminhos da Fé para a Terra Santa. Serão 21 dias de viagem, com roteiro que inclui programação em Lisboa, Fátima, Porto, Santiago de Compostela, Cairo, Monte Sinai, Jerusalém (foto no Monte Sion), Belém, Jericó, Nazaré, Tiberíades, Haifa, Tel Aviv, Milão, Veneza, Pádua, Florença, Assis e Roma. Informações e reservas: telefone 3788-7671.

Engenheiro de Computação/Eletrônico/Mecânico – Conhecimentos em informática, inglês. Enviar currículo e histórico escolar para hamilton.santos@ps.ge.com ou para o fax (19) 3252-7625.

Engenheiro – 3o ano com conhecimentos em ISO 9002, domínio em informática (Word, Excel e Power Point). Currículos para rh@campos.com.br.

Engenheiro Mecânico – Formado de 1996 a 2000, experiência de três anos, fluência no idioma alemão. Enviar currículo para vap@u–net.com.br.

Engenheiro Projetista – Com formação em Engenharia Mecânica e conhecimento nos softwares pro–enginner e solid edges. Experiência com máquinas rotativas no ramo de hidrogeradores. Encaminhar currículo com a sigla "Proj" para fabiana.herreiro@ihold.com.br.

Engenheiro Eletrotécnico – Experiência de dois anos em obras, conhecimentos em Word e Excel e disponibilidade para fixar residência em Ribeirão Preto (SP). Enviar currículo para angelo.grizo-tto@pres.com.br.

Engenheiro Eletricista – Formação superior em sistemas de potência, experiência mínima de um ano na área de proteção ou três anos formado com experiência em manutenção elétrica. Enviar currículo para rp.centro.seleção@adecco.com.br.

Estagiário/programador – Para desenvolvimento de programas voltados à Internet utilizando ferramentas Flash, ASP, PHP, Visual Basic, Banco de Dados SQL Server e Access. (Delphi C e Oracle). Enviar currículo para filipe@facamp.com.br.

Educação Física – Cursando o 3o ano para estagiar em Vinhedo (SP). Contatos pelo telefone (19) 3876–8209 das 8 às 16h30.

Desenvolvimento Web – Cursando Computação no 2o ano em diante, conhecimentos da plataforma NT e Unix, banco de dados (Oracle Access, informix) e em ferramentas para desenvolvimento Web (ASP, Interdev, Java). Preencher currículo no site www.netmaster.com.br/job.

Engenharia de Produção Mecânica – Conclusão do curso em 2001, conhecimentos em informática (Windows, Word e Excel), inglês técnico e estagiar 4 dias por semana em período integral. Contatos pelo telefones (19) 462-6318 ou 462–9833.

Engenharia de Alimentos/Produção/Química/Biológicas – Conhecimentos em informática (Windows, Word e Excel), sistemas de normatização ISO, ferramentas de qualidade. Enviar currículo para joseli@nabisco.com.brcom a sigla "Estagioqual".

Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica (já graduados ou graduandos) – Para programar em linguagem C/C++, Java e HTML, ambiente Windows e Unix e desenvolvimento de interfaces gráficas. Conhecimentos de inglês (leitura). Mínimo de 30 horas por semana. Inscrições pelo site www.reckon.com.br.

Economia – Do 2º ou 3º ano de Economia, com domínio de Word, Excel e Power Point; que resida em Campinas, tenha noções de administração; habilidade para cálculos e disponibilidade para estágio em período integral. Enviar currículo para fqueiroz@na.ko.com ou rh@fesesp.org.br A/C Fernanda. Fax (11)5682-3722.

Engenharia Civil ou Arquitetura – Disponibilidade de no mínimo 20 horas semanais e com veículo próprio. Marcar entrevista pelo telefone 3289-5744.

Engenharia Química – Cursando a partir do 2º ano, para estágio com início imediato. Enviar currículo para o e-mail jbpereira2@aol.com.

Estágio em várias áreas – O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) está oferecendo vagas para estágio não remunerado (portaria GR-187/90), curriculares ou não, nas áreas de enfermagem, fisioterapia, informática, Laboratório de Pesquisas Bioquímicas, Laboratório de Procedimentos Especializados, Laboratório de Reprodução Humana, arquitetura, nutrição, Programa de Gerenciamento de Equipamentos Médico-Hospitalares, psicologia, serviço social e Cipa Setorial. Os interessados devem apresentar atestado de matrícula, cópia do CIC e RG, currículo, histórico escolar para estágios curriculares com o nome do diretor da escola (ou responsável) e do responsável pela supervisão do estágio, além da cópia do modelo do termo de compromisso. Detalhes pelo e-mail caism@caism.unicamp.br.

Programador Java e consultor Unix – Com conhecimentos de Servlet, JSP, JDBC, HTML, JavaScript e um consultor Unix (estágio) penúltimo ou último ano de faculdade, com conhecimentos em Unix, Windows NT/2000 e Rede TCP/IP. Envie currículo para os e-mails seleck@terra.com.br, cborges@kaizen.com.br ou contatos pelo telefone (19) 3834-1255, ramal 217.

Química Orgânica, Analítica ou Catálise – Inglês fluente. Enviar o currículo para ingridf@dmrh.com.br, citando DMV 644no campo "assunto".

Cargo de analista – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT) está com edital para provimento de cargo de analista. O período de inscrição é de 12 a 16 de fevereiro. O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) e compreenderá provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas no dia 17 de março. Consulte a www.cespe.unb.br.

Concurso para USP (Ribeirão Preto) – A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas, até 18 de fevereiro, para concurso de docente na categoria de professor doutor (MS-3), em regime de dedicação integral docência e à pesquisa (RDIDP). Mais informações pelos telefones (16) 602-3635, 602-3690, 602-3722 ou e-mail adm-pessoal@ffclrp.usp.br. O campus da USP de Ribeirão Preto fica localizado na Avenida Bandeirantes, 3.900, CEP 14.040-901.

Concurso para docente – A Faculdade de Saúde Pública da USP está com concurso para professor doutor, referencia MS-3, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), para trabalhar no Departamento de Nutrição. O salário é de R$ 3.475,16. Inscrições até 21 de março, na Avenida Dr. Arnaldo, 715, 2º andar, em São Paulo. Telefone (11) 3066-7762. Docente colaborador – O Departamento de Medicina Social da USP está com concurso aberto junto a área de Métodos Quantitativos. As inscrições podem ser feitas até 23 de março, em Ribeirão Preto (SP). Mais informações pelo telefone (16) 602-2151 ou 602-2153.

Concursos para docente – O Instituto de Física da USP recebe inscrições até 9 de maio para o processo seletivo para contratação de docente, categoria professor doutor, junto aos Departamentos de Física Aplicada, Física Experimental, Física Geral e Física Matemática. Editais no site www.imprensaoficial.com.br/jornal/20010110/ex1/cceaa136.htm. Há também outra vaga para professor titular junto ao Departamento de Física Aplicada. Edital no site www.impren-saoficial.com.br/jornal/20010106/ex1/ccea6158.htm, com inscrições até 4 de julho. Informe-se em (11) 3818-6902 e 3818-6909.

Doutores em Ciências Biológicas – O Centro de Terapia Celular (CTC) da Universidade de São Paulo (USP), localizado em Ribeirão Preto (SP), está cadastrando doutores para atuarem na área de Ciências Biológicas. Os interessados devem cadastrar seu currículo no site http://143.107.201.168/paginas/curriculo/cv.htm. Mais informações pelo fax (16) 633-4009, pelo e-mail wilsonjr@usp.br ou no site http://ctc.fmrp.usp.br.

Consultor trainee – Curso superior na área de informática, inglês intermediário, disponibilidade para viagens. Enviar currículo para o e-mail dyneya.yamada@prorh.com.br com o código 562 ou contato pelo telefone (11) 7266-5066.

Emprego – O site "Painel do Emprego", em www.paineldoemprego.com.br permite digitar gratuitamente o currículo e ao mesmo tempo oferece um sistema on line de avaliação de conhecimentos. Verifique.

Eventos futuros

Genética – Os interessados em participar do 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica têm até o dia 16 de fevereiro para entregar os seus resumos para apresentação de trabalhos. O evento será nos dias 26 a 30 de abril. Informações sobre a programação e o local pelo telefone (51) 316-8011.

Psicoterapia – A Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo SPA-Camp, da qual fazem parte docentes da Universidade, inicia seus cursos de 2001 dia 3 de março, direcionados a profissionais da área de saúde, social, educação, recursos humanos, professores e demais envolvidos no cotidiano escolar. Mais informações no site www.spagcamp.cjb.net

Encontro – Docentes da Área de Saúde participam nos dias 7 a 9 de março do Simpósio Internacional sobre Doenças Hepáticas e Transplante de Fígado do Oeste Paulista. No mesmo evento, que acontece no Sesc de São José do Rio Preto (SP), haverá o encontro de fellows "Paul Mc Master". Informações sobre o local e a programação no site www.famerp.br/pmcmeetingou através do telefone (17) 227-3353.

Engenharia Automotiva – A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) divulga que até 2 de abril são aceitos trabalhos para a 11ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), a ser realizado de 26 a 28 de junho, em São Paulo. O evento discutirá as mais recentes pesquisas e desenvolvimento tecnológicos de veículos convencionais e não-convencionais, ferroviários, embarcações e aeronaves, bem como automação/robótica, carroceria, chassis, combustíveis, design, eletroeletrônica, emissões veiculares, qualidade e produtividade, legislação, logística, entre outros assuntos, dentro do tema a Engenharia Automotiva para um Desenvolvimento Sustentável. Informações pelo telefone (11) 5575-9043, fax (11) 5571-4590, e-mail simea@aea.org.br ou no site www.aea.org.br. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o evento contará também com participantes da Unicamp. O engenheiro Alexandre Benedito Novaes, do Departamento de Normalização e Inspeção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, integra a comissão técnica de segurança veicular.

Greco-romano – Acontece de 24 a 27 de abril Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-romano, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tema central: "Filosofia Grega e Filosofia Alemã: um dialogo". Os interessados em apresentar comunicação no simpósio devem entregar textos para analise e julgamento até 15 de março. Serão aceitas nove comunicações a serem posteriormente publicadas na revista Hypnos. Informações pelo telefone (11) 3670-8291, fax (11) 3670-8530, site www.pucsp.br/~filopuc e e-mail filopuc@pucsp.br.

Motores elétricos – A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realiza, de 27 a 29 de março, em São Paulo, a 4a Feira de Acionamentos Estáticos para motores elétricos. O evento também terá em sua programação palestras e a participação das mais importantes empresas do segmento de acionamento e motores instaladas no país, como ABB, Alstom, Danfoss, Rockewell e outras. Informações e inscrições pelo telefone (11) 251-1577, ramal 286 ou pelo e-mail cassia@abinee.org.br.

Amazônia – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está organizando a 7ª Reunião Especial, que acontecerá nos dias 25, 25 e 27 de abril em Manaus (AM). A reunião abordará o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Outras informações em www.sbpcnet.org.br/7RE, pelo telefone (11) 259-2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br.

Pediatria – Acontecem simultaneamente entre 3 e 6 de julho o 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e a 5ª Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, no Centro de Convenções da Universidade. "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" será o tema central. A data-limite para entrega de pôsteres e temas livres é 31 de março. Informações pelos telefones 3869-2272, 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail denffcm@head.fcm.unicamp.br.

Teses

Biologia – "Análise bioquímica de proteoglicanos da matriz extracelular em articulações da asa de frango" (doutorado). Candidato: Edson Delgado Rodrigues. Orientadora: professora Laurecir Gomes. Dia 5 de fevereiro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

Educação – "Procedimentos de representação gráfica da quantidade em crianças de 4 a 6 anos de idade: uma perspectiva piagetiana" (doutorado). Candidata: Maria de Lourdes Mattos Barreto. Orientadora: professora Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Dia 8 de fevereiro, às 9 horas, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

"Formação do trabalhador e ensino profissional: a escola profissional masculina de Rio Claro" (mestrado). Candidato: Paulo Celso Costa Gonçalves. Orientadora: professora Maria Inês Rosa. Dia 8 de fevereiro, às 14h30, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

Engenharia de Alimentos – "Tricotecenos em milho: uma avaliação de métodos analíticos e da incidência em milho pipoca" (mestrado). Candidata: Adriana Queiroz de Oliveira. Orientadora: professora Lúcia Maria Valente Soares. Dia 8 de fevereiro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

"Análise do processo de transferência de calor para o congelamento de polpas de frutas em caixas comerciais" (doutorado). Candidato: Jaime Vilela de Resende. Orientador: professor Vivaldo Silveira Júnior. Dia 8 de fevereiro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

Física – "Cargas superficiais e propagação de sinais em condutores" (mestrado). Candidato: Júlio Akashi Hernandes. Orientador: professor André Koch Torres de Assis. Dia 8 de fevereiro, às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Publicação

Revista feita por estudantes ganha espaço
Arevista Clips Brasil, produzida por três estudantes do 4º ano de Jornalismo da PUC-Campinas, vem ganhando espaço entre a comunidade interna da Unicamp. A publicação, que é distribuída gratuitamente, tem periodicidade mensal e aborda temas de interesse geral, como problemas regionais, arte, lazer, política, economia e ciência. De acordo com os editores, o público da Clips Brasil é formado basicamente por alunos, professores e funcionários das duas universidades, embora as edições também estejam disponíveis em algumas bancas de jornais de Barão Geraldo e do Centro.

A Clips Brasil nasceu como um informativo dirigido aos estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas. "No início, era uma espécie de boletim. Nós garantíamos a tiragem por meio de fotocópias", lembra Giovana de Paula, uma das editoras. Em pouco tempo, a publicação caiu no gosto do público, o que estimulou os estudantes a aprimorar o projeto gráfico e editorial e a ampliar a tiragem. "Nós fomos buscar recursos junto a anunciantes e conseguimos transformar um boletim simples na Clips Brasil", conta Patrícia Santos.

Desde janeiro de 2000 a revista rompeu as fronteiras da PUC-Campinas e passou a circular também na Unicamp. Atualmente, ela tem uma tiragem de 3 mil exemplares e está na 19ª edição. O esforço dos estudantes tem sido recompensado. Em dezembro do ano passado, eles receberam o Prêmio Feac de Jornalismo pela reportagem "Emprego – Existe solução", publicada na Clips Brasil. "Esse reconhecimento foi muito importante para nós, sobretudo porque não recebemos incentivo no começo. Tivemos que aprender a fazer a revista sozinhos", explica Odair Furnielis.

A Clips Brasil pode ser encontrada na Biblioteca Central, no Centro de Memória e em diversas outras unidades da Unicamp, como o IFCH, IEL, IE e Faculdade de Educação. De acordo com os editores, o público pode ajudar na produção da revista enviando artigos, críticas e sugestões pelo telefone 9713-1362 ou pelo e-mail clipsbrasil@zipmail.com.br.

Solidariedade

Biblioteca comunitária recebe doações
Matéria publicada no Semana da Unicamp (edição n° 128), sob o título Uma biblioteca para a comunidade, começa a repercutir não apenas dentro da Universidade, mas também fora dela, mais exatamente no bairro Jardim Florence II, onde está instalada. Montada na residência de Luiz Aparecido Romão da Silva, servidor na Faculdade de Educação (FE), e administrada pela esposa Maria Inês da Silva, a biblioteca acaba de receber farto material que irá enriquecer as estantes que ocupam o salão de 24 metros quadrados da casa.

O Caism da Unicamp, por exemplo, foi responsável pela doação de boa quantidade de material informativo e preventivo (folders, panfletos, livretos e livros) sobre saúde, especialmente as relacionadas à mulher. Rosana Cavalette Moreira, funcionária do Laboratório de Óleos da FEA doou toda sua coleção — cerca de 30 exemplares — da revista Superinteressante. Recebeu ainda dicionários e publicações avulsas, além de farto material didático.

Por outro lado, professores de algumas unidades de ensino da Unicamp sugeriram a Luiz Aparecido a realização de um concurso literário, que abranja as categorias conto, crônica e poesia. Luiz diz que já começou a pensar nessa possibilidade, mas que vai precisar de apoio de gente da Universidade que possa auxiliá-lo na elaboração e organização de normas do concurso literário.

"Pretendemos realizar o concurso lá para o final do ano, porque é preciso organizar bem direitinho para que se fazer algo realmente interessante e que estimule principalmente a participação de estudantes de escolas de bairros aqui da região", diz ele. Tudo isso com um único propósito: "despertar na criança e no jovem da comunidade o gosto pela escrita e pela literatura", explica Maria Inês, entusiasmada com a idéia.

Pessoas

Na sala de espera do PS, registros da natureza
De tanto presenciar casos de violência, doenças e tragédias que podem ser vistos em qualquer hospital, Nivaldo Antonio do Prado – funcionário administrativo do Pronto-Socorro (PS) do Hospital das Clínicas da Unicamp – encontrou uma maneira amena de ver a vida, e sob o ângulo de uma lente fotográfica. Só que desta vez para retratar a beleza das imagens contidas na natureza.

É com esta intenção que Nivaldo vem colocando diariamente as fotografias de seu acervo pessoal num painel de vidro, que fica no PS. Naquela sala de espera, em geral um ambiente de dor, o painel aos poucos vai mudando a "cara do lugar". Para uns, esse recurso de comunicação traz evocações de experiências já passadas, para outros, um anseio a consolidar.

Aquelas fotografias vão desde expressões do dia-a-dia, como uma abelha pousando uma flor, até a exuberante arquitetura de uma cidade como Nova Iorque. "Mas, na verdade, o que é mais apreciado e mais surte resultado é mostrar pequenos detalhes", afirma Nivaldo, para quem a natureza é simples e tem muitos mistérios.

Aos 36 anos de idade e dez anos como fotógrafo amador, Nivaldo chegou ao expressivo número de 2.000 fotografias. As primeiras, em geral de cachoeiras, cavernas, pessoas, começaram a ser feitas em São Tomé das Letras – lugar paradisíaco que adotou para retornar sempre a Minas Gerais, onde realizou uma exposição com cerca de 80 fotografias – e em Votuporanga-SP, sua terra natal. "Pretendo fazer em breve uma exposição no HC", planeja.

Quem conhece Nivaldo está acostumado a vê-lo equipado com a sua sofisticada objetiva de 35x180mm, que comprou nos Estados Unidos. Ele sempre a carrega e, graças a este hábito, já registrou muitas situações inusitadas. "O fotógrafo deve estar de prontidão, pois a qualquer hora a máquina pode testemunhar mais que as próprias palavras." Pronto-Socorro ou fotografia?, perguntamos. Nivaldo responde: "o dever e a beleza".

Evento

Caism realiza a V Semana da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março – o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) organiza a sua V Semana da Mulher. O evento deste ano terá como lema "Saúde Sexual e Reprodutiva: um Direito a ser Conquistado".

"Cotidiano e estresse – bicho de sete cabeças?" é o tema da primeira oficina que abre, no dia 6, a Semana da Mulher. A oficina será às 12 horas, no saguão de entrada do Caism.

No dia 7, às 14 horas, no anfiteatro do Caism, acontece a mesa-redonda "Mortalidade materna", quando serão debatidos "A mortalidade materna como indicador social", "O papel do Comitê de Vigilância a Morte Materna", e "A relação das ações do Paism e o indicador morte materna".

No dia seguinte (dia 8), às 10h30, também no anfiteatro do Caism, haverá a conferência "Aleitamento materno, direito da mulher e da criança", proferida pelo ginecologista Corintio Mariani Neto, do Hospital "Leonor Mendes de Barros", em São Paulo. A seguir, às 12 horas, é a vez de uma apresentação musical intitulada Mulheres Brasileiras, no saguão de entrada do Caism. A entrada é franca. Informações mais detalhadas sobre esse programa prévio através dos telefones 3788-9415 e 3788-9518.

Projeto

SOS Adolescente promove curso de formação para cidadania
Realizar mais um curso de Formação de Adolescentes para o Exercício da Cidadania no próximo dia 2 de março. Esta é a proposta do SOS Adolescente, organização não-governamental (ONG) apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão da Unicamp, que, desde 1992, vem formando adolescentes de baixa renda e que têm pouco ou nenhum acesso à informação. O curso, terceiro da série, é para o adolescente com idade entre 14 e 16 anos e acontece às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. As inscrições, gratuitas, vão até dia 16, das 8 às 18 horas, na sede da entidade (Rua Dr. Quirino, 1856). "Quem tiver interesse em outros horários também poderá se inscrever, pois pretendemos formar novas turmas", diz Maria Tereza Antonia Cardia, coordenadora de projetos.

Durante as reuniões, a intenção é discutir assuntos do cotidiano do adolescente, como a prevenção de DST/Aids, sexualidade, uso de drogas, bebida, comunicação e outros temas muito interessantes. A dinâmica será desenvolvida de forma descontraída e participativa, com atividades lúdicas, utilização de técnicas de psicodrama, recortes de jornal, brincadeiras, apresentação de vídeos e diversas oficinas. "É muito válido motivar ações que ajudem a melhorar a comunidade em que as pessoas vivem", salienta Maria Tereza.

Por essa iniciativa, cerca de 500 adolescentes já foram contemplados em Campinas. O grupo tem sido crescente, pois atua com multiplicadores voluntários.

O SOS está inscrito no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e filiado à Fundação Feac. Foi premiado em 1999 pelo Ministério da Saúde pelas iniciativas na área de prevenção às DST/Aids junto ao adolescente. Para participar do curso, que é semestral, é pré-requisito que o candidato freqüente a escola formal. Informações pelo telefone 3234-1481.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br