Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

4 a 10 de dezembro de 2000 Ano II  - No. 123

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Balanço

Unicamp lança Anuário Estatístico 2000
A Unicamp acaba de lançar o seu Anuário Estatístico 2000, cuja base de dados é 1999. O documento traz inúmeras informações sobre as realizações da universidade ao longo do período, com destaque para as atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão). A despeito da crise financeira enfrentada pela instituição no ano passado, reflexo direto da conjuntura econômica nacional, vários indicadores sofreram uma evolução positiva em comparação com 1988, graças à colaboração da comunidade universitária.

Na área da produção acadêmica, por exemplo, registrou-se um aumento de 4,8% no número de alunos matriculados nos cursos de graduação e de 7% nos de pós-graduação. As duas modalidades de ensino abrigam 10.819 e 12.015 estudantes, respectivamente.

Ainda neste segmento, houve a ampliação do número de cursos de graduação, que saltou de 46 para 50 nos períodos confrontados. Destes, 20 são ministrados durante a noite e absorvem 35% dos novos alunos. Anteriormente, apenas 8% deles estudavam no período noturno.

Já os colégios técnicos, que contam com 2.967 estudantes, registraram um aumento de 4% no volume de matrículas. Os índices refletem o esforço da Unicamp para atender, da melhor forma possível, a crescente demanda social por mais vagas no sistema de ensino superior público e gratuito.

Segundo os dados do Anuário Estatístico, a área da Saúde, que tem importância fundamental no atendimento dos moradores da região, ingressou numa fase de consolidação após uma significativa expansão em todas as atividades entre os anos de 89 e 98. O Hospital das Clínicas (HC), por exemplo, intensificou os procedimentos complexos em 99, como cirurgia e transplantes. Além disso, reduziu gradativamente o número de consultas ambulatoriais e no pronto-socorro.

Embora alguns indicadores da produção científica não tenham crescido em números absolutos no ano passado, como conseqüência, entre outros fatores, da aposentadoria de docentes de maior titulação, as publicações indexadas internacionalmente sofreram um importante aumento – passaram de 1.117 em 98 para 1.229.

Todos esses resultados, vale ressaltar, foram obtidos num cenário desfavorável, em que houve redução tanto dos recursos financeiros quanto do número de docentes e funcionários da ativa. "Mas é meu dever alertar ao governo e à sociedade paulista, que tanto nos apóiam, que esta não se constitui numa opção sustentável para preservar a qualidade e muito menos para elevar rapidamente a produção das atividades-fim da Universidade, especialmente na Graduação, no futuro próximo", afirma o reitor da Unicamp, Hermano Tavares, no texto de apresentação do Anuário Estatístico.

Este é o segundo ano consecutivo em que o Anuário Estatístico é publicado, após uma breve interrupção. O documento, produzido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), com a colaboração da Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan), constitui um instrumento de prestação de contas à sociedade das ações desenvolvidas pela Unicamp.

O Anuário também oferece um sumário contendo dados sobre o desempenho da Universidade nos 11 primeiros anos de autonomia administrativa (89-99). A publicação é distribuída internamente e para diversas instituições de ensino e pesquisa e autoridades públicas do País.

Pesquisa

Cobea reúne cientistas de 12 países
Os avanços científicos e tecnológicos decorrentes da utilização de animas de laboratório na pesquisa biomédica estão sendo apresentados e debatidos, na Unicamp, por representantes de pelo menos 12 países, entre eles Jean- Louis Guénet, do Instituto Pasteur de Paris e Steven Pakes, do ICLAS (Interantional Council for Laboratory Animal Sicence), dos Estados Unidos. Trata-se do Cobea 2000, organizado pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal, que começa no dia 3 e que transcorre até o dia 6 de dezembro. Especialistas e pesquisadores da Argentina, França, Estados Unidos, Espanha, Cuba, México, Chile, Venezuela, Colômbia e Uruguai compõem a programação que inclui conferências, vídeos, palestras técnicas mini-cursos e mesas-redondas. É a primeira vez que o evento ocorre na Unicamp, desde sua criação, em 1983. O Cobea visa, entre outros aspectos, esforços contínuos para que a ciência em animais de laboratório no Brasil alcance os mesmos níveis de desenvolvimento dos países de 1o mundo.

No total acontecem três eventos simultaneamente no Centro de Convenções da Universidade e no Ginásio Multidisciplinar. São eles o 7o Congresso Brasileiro em Ciências de Animais de Laboratório, o 3o Congresso Mundial da Ciência em Animais de Laboratório e o 2o Encontro de Pesquisadores do Mercosul. Durante a programação serão prestadas três homenagens a especialistas brasileiros que deram importante contribuição científica nesta área. O professor aposentado da Unicamp, Humberto de Araújo Rangel, criador do Cemib - Centro de Bioterismo da Universidade - será um dos homenageados. Outro pesquisador da área de Farmacologia, reconhecido internacionalmente, Aron Jurkiewicz, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e ainda, o pioneiro em experimentação animal, na década de 60, o imunologista Sílvio Thales Torres, da Universidade Federal do Fluminense, compõem a lista de homenageados.

Segurança

Violência contra minorias é tema de seminário
O ex-coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Governo do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares e sua esposa Bárbara – que hoje moram nos Estados Unidos, por motivos de segurança, depois de Luiz Eduardo ter denunciado que integrantes da chamada "banda podre" estariam ocupando cargos de chefia na Polícia Civil daquele estado – estão entre as presenças confirmadas para o seminário "Gênero & Cidadania: Tolerância e Distribuição da Justiça". O evento acontece nos dias 5 e 6 de dezembro (terça e quarta-feira) e reúne pesquisadores, delegadas dos direitos da mulher e autoridades da sociedade civil de todo o país, a fim de se discutir os atos de violência contra minorias marcadas pelo gênero – mulheres, homossexuais e outros. A promoção é do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu).

Também participam do seminário Paulo Sérgio Pinheiro, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Luiz Mott, da Bahia e Helênio Prado, do Grupo de Repressão e Análise dos Delitos da Intolerância.

As palestras serão realizadas tanto no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) como no auditório da Casa do professor Visitante da Unicamp. Mais informações pelo e-mail callas@uol.com.br ou pelo telefone 3788-7873.

Programação

Dia 5 (terça-feira)
10 horas - Abertura
Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,
Coordenadoras: Mariza Corrêa e Guita Grin Debert da Unicamp/Pagu

Palestra: Governo Democrático e não-Estado de direito / Paulo Sergio de Moraes Sarmento Pinheiro, Núcleo de Estudos da Violência/USP

Palestra: Como lidar com o simbólico e o imaginário coletivo, do ponto de vista da gestão de políticas públicas de segurança? / Luis Eduardo Soares, Columbia University/Vera Institute of Justice, Nova York

14h30 - Auditório da Casa do Professor Visitante, Unicamp
Coordenadora: Maria Filomena Gregori, Unicamp/Pagu
Palestra: Violência, Direitos Humanos e Democracia: a experiência do NEV/USP / Sergio Adorno, USP

Palestra: Antropologia no executivo: possibilidades e limites / Barbara M. Soares, Columbia University/Vera Institute of Justice, N.Y.

Palestra: Universidade/sociedade: questões éticas e metodológicas na pesquisa sobre violência / Mirian Grossi, UFSC/REF

Palestra: Violência: a angústia da intervenção / Malvina Muszkat, CECF-SP/GESMAP

Dia 6 (quarta-feira)
10 horas - Auditório da Casa do Professor Visitante
Coordenadora: Maria Margaret Lopes, Unicamp/PAGU
Palestra: Violência doméstica / Heleieth Saffioti

Palestra: Crimes de bagatela: a violência contra a mulher na justiça carioca / Sérgio Carrara, UERJ/RJ

Palestra: Violência contra a mulher em delegacias: Salvador, João Pessoa, Natal e Fortaleza / Célia Gurgel do Amaral, UFCe e Silvia Aquino, NEIM

Delegada Maria Inês T. Valente, Coordenadora das DDMM/SP

Palestra: Dilema de uma delegacia Especializada da Mulher. Um estudo sobre a DEAM do Distrito Federal / Lia Zanotta Machado, UnB

14h30 - Auditório da Casa do Professor Visitante
Coordenadora: Adriana Piscitelli, PAGU/UNICAMP
Palestra: O combate à violência contra as mulheres na perspectiva do Estado: tendências e desafios / Solange Jurema, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Palestra: Por que os homossexuais são os mais discriminados dentre todas as minorias sociais do Brasil? / Luiz Mott, IFBa/GGba
Virginia Feix, Themis/RS
Maria José Taube, SOS-Mulher/Campinas

Palestra: Aspectos da Polícia Judiciária, da intolerância e do racismo / Helênio Prado, Grupo de Repressão e análise dos delitos da intolerância/GRADI

19 horas - Encerramento

Posse

Sociólogo é o novo diretor do IFCH
O sociólogo Rubem Murilo Leão Rêgo assume no dia 4 a direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Na Universidade desde 1976, ele substitui o professor Paulo Miceli e permanece no cargo até 2004. Rêgo era o diretor associado do instituto.

O pesquisador também exerceu outros cargos administrativos como diretor do Centro de Estudos Brasileiro (CEB) do IFCH, em 1998 e coordenador de Graduação do Curso de Ciências Sociais, de 1996 a 1997. Desde 1996, ele é o coordenador da Comissão de Publicações do IFCH.

Graduado e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, o pesquisador fez mestrado e doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Sua linha de pesquisa permeia a questão da sociologia do pensamento social, com enfoque na questão agrária. Já orientou, nesta mesma linha, cinco dissertações de mestrado e quatro de doutorado. Seu livro mais recente que acaba de ser lançado é intitulado "Sentimento do Brasil – Caio Prado Júnior: continuidades e mudanças no desenvolvimento da sociedade brasileira" e foi publicado pela Editora da Unicamp.

Pós-graduação

FCM tem milésima tese de mestrado
A fisioterapeuta Ivete Alonzo Bredda Saad, do Serviço de Fisioterapia do HC/Unicamp, é a autora da dissertação de mestrado de número mil, defendida recentemente na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) sob orientação do professor Lair Zambon. Intitulada "Variáveis pré-operatórias preditivas de risco para complicações pulmonares pós-operatórias de cirurgias de tórax e abdômen alto", a principal proposta do trabalho de Ivete foi investigar as variáveis que facilitam o aparecimento de complicações pulmonares pós-operatórias nas cirurgias de tórax e do abdômen consideradas de alto risco. E verificou que complicações originadas por cirurgias acima da linha umbilical e torácica eram responsáveis por uma incidência bastante considerável.

Estudando um grupo de 297 pacientes adultos, homens e mulheres, certificou-se que 12.1% apresentaram infecções de ordem respiratória aguda seguida por broncoespasmo. O trabalho investigou ainda quais os fatores que poderiam estar associados ou não a essas complicações, de forma a favorecer o aparecimento de complicações depois de passar por uma cirurgia. "Provavelmente são complicações que ocorrem com maior freqüência no grupo estudado devido às co-morbidades associadas, ou seja, a capacidade de produzir doença no indivíduo ou num grupo de indivíduos, que, no caso, são as patologias pulmonares e as provocadas principalmente pelo tabagismo", explica Ivete.

A fisioterapeuta lembra que a complicação pulmonar, por exemplo, é considerada uma segunda doença e, como tal, deve ser tratada. "Surge inesperadamente depois de o indivíduo passar por uma cirurgia e que, devido às variáveis associadas, aumentam as chances de complicações que podem levar à morte do paciente", ressalta.

No entanto, de acordo com a pesquisadora, ao serem identificadas essas variáveis, é possível trabalhar, já no processo pré-operatório, com medidas profiláticas que incluem fisioterapia respiratória, de forma a minimizar ou prevenir as complicações pulmonares, o estresse dos pacientes e os familiares. Além disso, consegue-se reduzir de maneira significativa o tempo de internação no hospital e os custos operacionais. Mas de que maneira se consegue isso do paciente?: "Fazendo-o parar de fumar pelo menos oito semanas antes da cirurgia, controle das infecções respiratórias, que incluem inalações e medicamentos".

Reflexão — Para o profesor José Gontijo, coordenador dos Programas de Pó-graduação da FCM, a tese de Ivete "deve servir como um momento de reflexão, um marco que estabeleça definitivamente a capacidade da FCM de implementar um complexo de ensino, assistência e pesquisa através da capacitação de seu corpo docente e dos programas de pós".

Saúde

Paolo Bellavite dá conferência
Nesta segunda-feira, dia 4, às 14h30, o professor Paolo Bellavite, catedrático da Universidade de Verona, na Itália, especialista em hematologia com doutorado em biologia molecular e pós-doutorado em biotecnologia, ministra a conferência "Homeostasia na Medicina Integrada – Conceitos Atuais de Imunologia", no Auditório 13 do Instituto de Biologia. Informações com professor Paulo M. F. Araújo, do Departamento de Microbiologia e Imunologia do IB. O pesquisador esteve na Unicamp participando do congresso "A Homeopatia no Século XXI" na semana passada.

Bellavite dedica-se à pesquisa biomolecular e é autor de vários livros e artigos sobre a ação in vitro de remédios homeopáticos e a ação destes nos processos patológicos. Trabalha também com os conceitos da nova patologia e da nova imunologia relacionadas com os conhecimentos homeopáticos. Na opinião do professor, a atitude de grande parte de

cientistas é muito reducionista, acreditando ser até mesmo a pesquisa biomolecular limitada para a compressão da saúde e da patologia do ser humano.

O professor Bellavite fez questão de participar deste congresso na Unicamp por considerar que a medicina praticada no Brasil apresenta um alto nível de pesquisa, apesar da falta de recursos financeiros. Ele espera que o reconhecimento da homeopatia como ciência propicie a entrada de novos fundos de financiamento de pesquisas e seja importante não só para os profissionais da área, mas sobretudo para os que podem vir a se beneficiar com a terapêutica que cuida da saúde humana como um sistema biológico integrado.Mais informações sobre o trabalho de Paolo Bellavite estão em www.gemhca.org.br.

Inscrições

DPMP promove sete cursos
O Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria (DPMP) da FCM/Unicamp está oferecendo uma série de cursos para candidatos que tenham graduação completa e alguma prática em psiquiatria, psicologia, psicopedagogia e áreas afins. Ao todo são sete cursos que compreendem cinco estágios, um de extensão e um de especialização.

É importante que o candidato interessado observe o período de inscrição. Por exemplo, para os estágios em Contribuições da psicanálise para a prática psicopedagógica clínica, Psicologia na enfermaria de psiquiatria e para o 23° Curso de especialização em psiquiatria e psicologia clínica da adolescência, o prazo de inscrição vai de 11 a 21 de dezembro e de 2 a 26 de janeiro, e as inscrições devem ser feitas na secretaria do Departamento. Para estágio em Psicoterapia psicanalítica, as inscrições vão de 11 a 22 de dezembro e de 2 a 19 de janeiro; Estágio em Psicoterapia breve-psicanalítica no serviço de atendimento psicológico e psiquiátrico ao estudante da Unicamp (Sappe), no período de 11 a 21 de dezembro e de 2 de janeiro a 2 de fevereiro, inscrições na secretaria do Departamento.

Para os cursos de Noções teóricas e práticas sobre psicoterapia analítica de grupo as inscrições vão de 11 a 21 de dezembro e de 2 de janeiro a 16 de fevereiro, na secretaria da Extecamp (ao lado da reitoria). Já para o candidato interessado no Estágio em Psicoterapia analítica de grupo, as inscrições vão de 11 a 21 de dezembro e 2 de janeiro a 21 de fevereiro, na secretaria do Departamento.

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com o Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM, através do telefone (0xx19) 3289-4819, ou via e-mail psi@head.fcm.unicamp.br

Seminário

"Ciência na Escola" expõe trabalhos
Se queres sabedoria/Aprenda isso de cor/A Terra é a mãe da vida/ Por ter o ventre
maior. Respostas como estas foram dadas por alunos do Centro de Atenção Integral à Criança "Professor Zeferino Vaz", da Vila União, e de outras quatro escolas do ensino fundamental e uma estadual de segundo grau durante a apresentação de subprojetos escolares, durante o 1º Seminário do Projeto Ciência na Escola, realizado no dia 23 de novembro de 2000.

Com direito até a torcida organizada, pequenos cientistas, futuros pensadores e políticos do Brasil – se assim o desejarem e forem ouvidos – falaram com autonomia sobre violência doméstica, relações sociais, qualidade de vida, gestão urbana e impacto ambiental. Pela clareza e segurança de suas exposições, Maria de Fátima Garcia, doutoranda da Faculdade de Educação e idealizadora do Projeto Ciência na Escola, pôde experimentar o quanto nobre é seu trabalho.

Orientada pela professora Afira Ripper, também da Faculdade de Educação, Maria de Fátima atua como orientadora pedagógica do Projeto Ciência na Escola, acompanhando todos os subprojetos desde a apresentação até a conclusão. O trabalho faz parte de um projeto para o ensino público em que a Fapesp, elaboradora, propõe um estudo do meio. A fomentadora oferece aos professores bolsa de estudos e verba para melhorar a infra-estrutura da escola, a fim de garantir um bom resultado. A manutenção das máquinas já existentes na escola são um exemplo desse investimento. Alunos da Emef Padre Melico Cândido Barbosa foram beneficiados pela iniciativa ao ter a memória de seus microcomputadores ampliada para realização do "Projeto Gestão Urbana e Qualidade de Vida: construção da cidadania".

A idéia central, segundo a professora Afira Ripper, coordenadora do projeto ao lado do professor Carlos Henrique Brito Cruz, é a melhoria do ensino da escola pública, incentivando os 22 professores e seus alunos a desenvolver conhecimento por meio de projetos de pesquisa e permitindo o acesso de alunos à universidade. Um dos valores do projeto é tornar o educador um pesquisador atuante.

Para ela, os projetos selecionados tratam de questões reais, muito próximas dos alunos-pesquisadores, geralmente relacionadas a Campinas. Envolvidos na execução do trabalho a ponto de dedicar-se em horário extra-escolar, os alunos são capazes de usar o conhecimento organizado para ajudar a explicar o fenômeno que estão estudando e generalizar o tema. "Em vez de ensinar o que a ciência já fez, o projeto ensina o estudante a fazer ciência. Desta forma, os cientistas vêem o que já foi feito e tenta buscar coisas novas." Este foi mais um benefício apresentado por Afira.

Para que o projeto não morra no meio do caminho, Maria de Fátima Garcia declara que os professores envolvidos no projeto têm de ter contrato efetivo e os alunos têm de estar cursando a 5ª série. Ela informou que os trabalhos apresentados durante o 1º Seminário estão em sua segunda fase, a primeira foi concluída com competência. Com o ingresso de estudantes de 5ª série nos trabalhos, os coordenadores pretendem dar continuidade ao projeto.

Para Maria de Fátima, a troca é muito importante. Ela acredita que essa troca é que desperta o interesse dos alunos, que acabam extrapolando o horário para se envolver na pesquisa. "É preciso parceria entre coordenadores e alunos, além de muita dedicação. E a coordenação não pode partir do princípio de que o professor é incapaz."

Evento

Extensão realiza Workshop 2000
Começa no próximo dia 4 o Workshop 2000 de Extensão. O evento terá seminário, debates e três grupos temáticos que produzirão textos para motivar a organização e a produtividade da extensão da Unicamp.

Na abertura do seminário, Targino de Araújo Filho, vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, e Adilson Avansi Abreu, Pró-Reitor de Cultura e Extensão da USP, apresentarão: "Estrutura e esforço organizacional na extensão da universidade pública brasileira". O seminário começa às 9h, no Auditório da Diretoria Geral de Administração.

A partir das 14h, os participantes se dividirão em 3 grupos temáticos para a produção de textos. São eles: "Apoio a programas de extensão", "Estrutura da extensão - legislação e normas" e "Contratos e prestação de serviços: diretrizes". Nestes grupos serão debatidos assuntos como o apoio e o financiamento através de parcerias, introdução da função de coordenador da extensão nas unidades e a viabilidade do estabelecimento de contratos padrões na Unicamp.

O workshop é direcionado a todos os interessados, mas principalmente àqueles envolvidos em responsabilidades e atividades de extensão na Unicamp.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, no horário das 8h30 às 9h. No dia do evento, no auditório da DGA, das 8h às 9h.

Seminário

Palestra sobre explosões solares
"Macro e micro explosões solares: processos energéticos elementares" é o tema do seminário promovido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), no dia 7 (quinta-feira), às 11 horas, no auditório da Biblioteca Central. A palestra será conferida pelo pesquisador da Unicamp Pierre Kaufmann, também professor na Universidade Mackenzie.

O máximo da atividade solar, explica Kaufmann, apresenta maior freqüência na ocorrência das explosões solares que são o resultado de súbitas liberações de energia em plasmas muito quentes da sua atmosfera, confinados em regiões magneticamente ativadas ancoradas em pólos ou manchas solares.

O pesquisador irá esclarecer, por exemplo, que as detonações resultam na aceleração de partículas que emitem radiações eletromagnéticas em todo o espectro com enorme impacto no espaço interplanetário e em nosso planeta.

Vida Acadêmica

Cinema no IFCH
Os alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) prosseguem com o projeto "Cinematographo: Sessão História do Cinema", que teve início em março do ano passado e exibe clássicos de todas as épocas do cinema mundial. Os filmes são projetados por ordem cronológica, no auditório do IFCH, sempre às 18h30. Informe-se com Edney Sanchez pelo e-mail
sanchez@unicamp.br. Os interessados em receber a programação semanal por endereço eletrônico devem enviar e-mail para cinecach-subscribe@egroups.com. Dia 4 (segunda-feira), será projetado Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare), produção italiana de 1977, dirigida por Ettore Scola, com Sophia Loren e Marcello Mastroianni (foto). Esse Obscuro Objeto do Desejo (Cet Obscur Objet du Désir) é o filme escolhido para o dia 5 (terça-feira). Trata-se de uma produção franco-espanhola do mesmo ano, com direção de Luis Buñuel e estrelado por Fernando Rey e Carole Bouquet.

PAINEL DA SEMANA

Parques temáticos – O Grupo de Pesquisa em Administração do Lazer e Entretenimento (Gale), ligado ao Departamento de Estudos de Lazer da Faculdade de Educação Física, realiza no dia 4 (segunda-feira), nas dependências da faculdade, o Seminário Parques Temáticos – entre o trágico e o mágico. As palestras começam às 8h30 e são abertas a profissionais da área do lazer. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 3788-7550 e 3289-3697.

Livro eletrônico – A Biblioteca Central realiza no dia 4 (segunda-feira) uma palestra sobre "El Libro Electronico: desafios para lectores y bibliotecas" que será proferida pelo diretor de Serviços Bibliotecários da Blackwell’s Book Services, Gary Brown. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Central, às 10 horas. Informações 3788-7025 ou 3788-7001.

Novo milênio – Nos dias 4 e 5 (segunda e quarta-feira) a Subcomissão de Pós-Graduação de Enfermagem recebe inscrições para o seminário "Enfermagem no novo milênio", do curso de pós-graduação (mestrado em enfermagem) da FCM. O evento ocorre no salão nobre da Faculdade, das 8 às 17 horas. A abertura, às 9 horas, será feita pela professora Maria Inês Monteiro Cocco. Serão tratados de temas como: Pós-graduação no Brasil, Pós-graduação na EERP-USP, Pós-graduação na EEUSP-SP, Políticas do CNPq, Educação a distância, Promoção à saúde, Diferentes concepções do cuidar: da integralidade à fragmentação do ser. Alunos pagam uma taxa de R$ 10,00 e outros profissionais R$ 30,00. Informações pelo e-mail pgenf@unicamp.br.

Astronomia – Romildo Póvoa Faria, técnico administrativo da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e coordenador do Planetário de Campinas, ministra curso de 4 a 7 dezembro no Planetário do Parque Portugal (localizado na Lagoa do Taquaral, com entrada pelo portão 7, próximo ao Ginásio de Esportes). Será sobre "Astronomia para crianças", de segunda a quinta, das 18 às 19h30. As inscrições custam R$ 20,00 e os telefones para contato são 3252-2598 e 3253-5153.

Guia de Emprego – A Hobsons International lança no dia 6 (quarta-feira), às 12 horas, no Ciclo Básico (CB-15) o Guia de Emprego 2001 – uma publicação contendo informações essenciais sobre oportunidades de emprego para graduando. Também dá dicas de como escrever currículos, técnicas para obter aprovação em entrevistas e encontrar a melhor carreira. Informações no SAE pelo telefone 3788-7020.

Alvenaria estrutural – Tecnologia que traz modernização, produtividade e qualidade, eliminando grande parte do desperdício nas construções, a alvenaria estrutural é o tema do curso gratuito que a Associação Brasileira de Cimento Portland realiza na Unicamp, dias 6 e 7 (quarta e quinta-feira), no auditório da Biblioteca Central. O objetivo deste 1o Curso sobre Alvenaria Estrutural para o Meio Universitário é apresentar experiências e propor discussões sobre a implantação do processo construtivo, execução, controle e utilização da alvenaria estrutural de blocos de concreto. O curso acontece das 19 às 22 horas. Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para Flávio Costa, no endereço fcosta@fec.unicamp.br e aguardar retorno confirmando inscrição.

Seminários CGU – O seminário do dia 7 (quinta-feira), que seria apresentado pelo professor José Cláudio Geromel, foi alterado. Nesta data será realizada a palestra "Macro e micro explosões solares: processos energéticos elementares" pelo professor da Unicamp Pierre Kaufmann, que também leciona na Universidade do Mackenzie. O evento acontece às 11 horas, no auditório da Biblioteca Central e é aberto ao público em geral.

Congresso de trabalhadores – O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) promove nos dias 7 a 9 (quinta-feira a sábado) o 6º Congresso dos Trabalhadores da Unicamp. A abertura será às 19 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, e nos dias 8 e 9 (sexta e sábado), das 8h30 às 17 horas, haverá apresentação de teses no Centro de Convenções da Unicamp. Na ocasião, serão eleitos alguns delegados no congresso. Informações sobre a programação pelos telefones 3289-4242 ou 3788-7412.

Periódicos – A Biblioteca Central (BC) realiza nos dias 7 e 11 (quinta e segunda-feira) curso para o treinamento da comunidade universitária no acesso às Bases de Dados de Periódicos, em texto completo, disponível através do consórcio Fapesp – com aproximadamente 606 revistas eletrônicas internacionais. As aulas acontecem das 14 às 17 horas, no Laboratório de Informática da Biblioteca (3o piso). Informações e inscrições pelos telefones 3788-7001 e 3788-7025, ramal 11, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou pessoalmente no Setor de Referência da BC, com Regina Vicentini. São oferecidas 30 vagas.

Gestão de processos industriais – Como parte do curso de extensão Processos Industriais acontece nos dias 7 (quinta-feira), 19 às 22 horas, e 16 de dezembro, das 9 às 14 horas, o 3o Encontro de Gestão de Processos Industriais. O objetivo é reunir membros de empresas e universidades para assistir e discutir os trabalhos apresentados sobre Gestão Empresarial. O encontro será no Salão Nobre da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Dúvidas e informações pelo telefone 3788-4094.

Árvore de Natal – Até o dia 8 (sexta-feira), das 9 às 17 horas, serão realizadas as inscrições, na Assessoria de Relações Públicas (ARP), para o 6º Concurso de Árvores de Natal do HC da Unicamp/2000, promovido pela ARP, localizada no 3o andar do hospital. Os participantes concorrerão com árvores nas categorias tradicional e criatividade. No dia 14 de dezembro, a partir das 9 horas, as áreas serão visitadas e, no dia 21, o resultado conhecido no anfiteatro do HC. Os três primeiros colocados receberão troféus. A comissão julgadora será composta por cinco membros. Havendo empate dos pontos, o desempate acontecerá mediante voto secreto. Informações 3788-8002.

Em dia

Ciência e Congresso Nacional – Com o apoio do CNPq, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança o Programa de Interlocução com o Congresso Nacional. O principal objetivo é instituir e manter um diálogo constante com senadores e deputados federais, principalmente sobre as atividades científicas. Um cientista altamente qualificado será escolhido para exercer a missão. Os interessados neste trabalho tem até o dia 22 de dezembro para se candidatar. É necessário ser doutor nas áreas de Ciências Exatas ou Tecnológicas, Ciências Biológicas ou Ciências Humanas e Sociais, com mais de 20 anos de atuação profissional e cultivar grande interesse em políticas de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos terão início em março de 2001. Informações pelo telefone (11) 259-2766 ou pelo site www.sbpcnet.org.br.

Imagens do Inferno – A mostra "Imagens do Inferno: lugares da memória, palavras de Dante" permanece aberta até o dia 13 de dezembro na Galeria de Arte da Unicamp (ao lado da Biblioteca Central). Fruto da tese de doutorado da artista plástica Maria do Céu Diel, a exposição, assim como a tese, procura desenvolver uma leitura dos 34 Cantos do Inferno de Dante Alighieri (1265-1321), poeta, prosador, teórico literário, filósofo e pensador político italiano, autor de entre tantos, da Divina Comédia. Graduada pelo Instituto de Artes, onde se especializou na gravura em metal, a artista fez ainda o mestrado na Faculdade de Educação. Informações 3788-7453.

Mudança de site – O site do Gabinete do Reitor mudou de endereço. É necessário alterar os links de www.unicamp.br/gr/ para www.gr.unicamp.br/. Informações com Everaldo no telefone 3788-4786.

Nova diretora clínica – A cirurgiã Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin é a nova diretora clínica do HC. Pertencente ao Departamento de Gastrocirurgia, ela assumiu o cargo no mês de outubro, em substituição ao médico Marcos Tambascia, e cumprirá um mandato de três ano. O seu vice é endocrinologista Elinton Adami Chaim.

SBPC – Visite o web site da SBPC: www.sbpcnet.org.br. Lá se encontram as publicações Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças e o informativo eletrônico JC E-mail. Há também os serviços Fóruns de debates, caderno de endereços com instituições cientificas do Brasil e do mundo, e muito mais. Endereço eletrônico jciencia@domain.com.br.

"Casa da Descoberta" – O Centro de Divulgação de Ciência da Universidade Federal Fluminense (UFF) acaba de inaugurar seu novo centro de divulgação científica, que tem o nome de "Casa da Descoberta". O projeto é permanente e localiza-se no Instituto de Física da UFF. Telefone (21) 620-6735 e fax (21) 620-3881.

Perfil do profissional da agroindústria nacional – O Ministério da Ciência e Tecnologia e o CNPq lançaram em novembro o livro Recursos Humanos para o Agronegócio Brasileiro. O livro é um estudo inédito que analisa minuciosamente o perfil e a formação do profissional desse setor econômico, executado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Agro-industriais da Universidade Federal de São Carlos (SP). Teve a participação de onze pesquisadores coordenados pelo professor Mário Otávio Batalha, que analisaram 115 cursos de graduação e pós-graduação, além de 404 organizações do sistema agroindustrial de diversas regiões do país, num período de três anos. O CNPq financiou o estudo que também contou com apoio institucional da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os interessados podem solicitar o livro pelo e-mail prcunha@cnpq.br. Telefones (61) 348-9345 e 348-9414, com Alexandre Magno ou Vânia Gurgel.

Bolsas-auxílio – O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe até dia 15 de dezembro, as inscrições de estudantes interessados em permanecer nos programas de bolsas moradia, alimentação, transporte e trabalho do SAE, destinadas exclusivamente a estudantes que já recebem esses auxílios e a moradores oficiais do Conjunto Residencial Universitário (CRU). Para ter direito à efetivação do benefício, é preciso agendar entrevista no SAE ou no CRU pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 e 3788-7016. A divulgação dos selecionados para a bolsa moradia ocorre em 19 de janeiro de 2001, sendo que a assinatura do termo de compromisso acontece de 19 a 31 de janeiro, no Serviço Social do CRU, das 9 às 16h30. Nos outros casos de bolsa-auxílio, os selecionados serão conhecidos em abril. Para os veteranos e calouros interessados nos benefícios, o processo de seleção acontece no início de 2001. Informe-se pelo telefone 3289-4135.

Tecnologia 2000 – Inventores, pesquisadores e estudantes já podem preparar seus trabalhos técnico-científicos para concorrer ao maior prêmio de tecnologia do Amazonas. A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) está com inscrições abertas para o Prêmio Fucapi/CNPq de Tecnologia. São distribuídos anualmente R$ 18 mil para as melhores invenções e trabalhos que tenham como tema a Amazônia e que possam resultar em benefícios sociais e econômicos para a região. O candidato deve preencher o formulário de inscrição on line, pelo site www.fucapi.br ou diretamente na sede da Fundação, na Avenida Danilo Areosa, número 381, Distrito Industrial, em Manaus. Os trabalhos também podem ser enviados pelo fax (92) 613-2656.

Studium – Está no ar o terceiro número da Revista On Line Studium, sob a coordenação editorial do professor Fernando de Tacca, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes. A revisão é de Isabel Pagano e a webmaster é Lygia Nery. Colaboram na edição de outubro Andréa Scansani, com o artigo "No seio da feminilidade"; Sílvia Helena dos Santos Cardoso, com "República"; e Luiz Eduardo Achutti, "Os ursos são livres". Endereço www.studium.unicamp.br.

Prêmio Mercosul – Com o objetivo de incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros, será realizada a segunda edição do Prêmio Mercosul para jovens pesquisadores. Realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará trabalhos na área de Meio Ambiente – Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores que tenham até 35 anos de idade e a data final para apresentação dos projetos será 9 de março de 2001. A entrega do prêmio ocorre em julho. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados poderão enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br.

Boa leitura! – Está no ar o número sobre "Amazônia" da revista mensal de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Laboratório de Jornalismo da Unicamp e a SBPC. Confira em www.comciencia.br e www.uniemp.br/labjor.

Japão antigo – O Centro de Documentação "Alexandre Eulálio" (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), prorrogou o prazo da exposição "Vistas Antigas do Japão: Cartões Postais 1890 - 1930". Pode ser vista até janeiro de 2001. Na web, encontra-se em www.unicamp.br/iel. Mais informações pelo telefone 3788-1523, com Flávia ou Creuza.

"Como Achar" – Serviço do CNPq/Prossiga, que orienta o pesquisador a achar links úteis na Internet, apresenta agora nova estrutura e lay-out e se divide em quatro grandes áreas: "Como Achar" (o internauta é orientado a encontrar o que deseja, de acordo com o tipo de informação que procura), "Kit do Pesquisador" (oferece serviços que auxiliam o trabalho de quem desenvolve pesquisas, utilizando a Internet como ferramenta de apoio), "Tutoriais" (sites que orientam usuários mais avançados a utilizar os serviços de busca de informação na Internet) e "Apoio Online" (serviço de respostas individualizado). Visite-o em www.prossiga.br/comoachar/.

Odontologia – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe a partir de 15 de dezembro, inscrições para o curso de Especialização Odontológica em Saúde Coletiva. O exame de seleção será realizado em fevereiro do ano que vem. Com um ano de duração, o curso tem início em março de 2001 e estão sendo oferecidas doze vagas. No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos: currículo documentado, xerox do CRO autenticada, requerimento e taxa de inscrição. Informações pelo telefone (19) 430-5226 ou via e-mail elaine@fop.unicamp.br

Inscrições

Especialização em Neurologia na UFF – Inscrições até 8 de dezembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no 7º andar do Hospital Universitário Antônio Pedro. Rua Marquês do Paraná, 303, centro, Niterói (RJ). Telefone (21) 717-7177 e site www.propp.uff.br.

Microscopia – O Instituto de Biologia (IB), o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutura e a empresa Carl Zeiss do Brasil estarão promovendo um Workshop sobre Microscopia, nos dias 12 e 13 de dezembro, nas dependências do IB. O objetivo principal do evento é divulgar as pesquisas realizadas com o emprego de microscopias diversas, no Instituto de Biologia e em outras unidades da Unicamp, assim como colocar os diferentes grupos de pesquisa em contato com outras metodologias utilizadas no campus, além de estender as comemorações dos 150 anos de atividades da Carl Zeiss. A programação conta principalmente com apresentações de trabalhos desenvolvidos na Unicamp. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do endereço biocel@unicamp.br. Não será cobrada taxa de inscrição. Informações adicionais e cópias da programação podem ser obtidas no mesmo endereço. A organização está a cargo dos professores Hernandes F Carvalho hern@unicamp.br, Paulo Joazeiro pjoaz@unicamp.br e Heidi Dolder heidi@unicamp.br.

Odontologia (2) – A Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está com inscrições abertas até 18 de dezembro para concurso público de doutorado em odontologia nas áreas de dentística, endodontia e periodontia. Informações na secretaria de pós-graduação e pesquisa pelos telefones (21) 587-6466 ou 587-6382.

Meteorologia – Até 22 de dezembro vão as inscrições para o mestrado em Meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas. Há possibilidade de bolsas da Capes, CNPq e Fapeal. Informações pelo e-mail tenor@ccen.ufal.br, com professor Ricardo Sarmento Tenório.

Mestrado na Universidade de Passo Fundo – Área de concentração em História Regional. Inscrições até 1º de janeiro de 2001. Telefone (54) 316-8339 e e-mail pghis@upf.com.br.

UTI – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), juntamente com a Unidade de Terapia Intensiva do HC, promove no próximo ano o curso de especialização, modalidade extensão, Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto. As inscrições podem ser feitas entre 2 e 12 de janeiro de 2001. Realizado em tempo integral, terá duração é de 12 meses, a partir de 1o de março de 2001. Sob a responsabilidade do professor Renato Terzi, o curso somente será freqüentado por profissionais selecionados após entrevista e análise de currículo. Mais informações 3788-4646, 3788-4648, 3788-7065 ou pela Internet no endereço www.extecamp.unicamp.br e e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Neonatal – As inscrições para o curso de especialização em Fisioterapia Neonatal (abordagem em UTI, berçário e ambulatório) serão realizadas no período de 3 a 26 de janeiro de 2001. A seleção incluirá prova teórica, análise de currículo e entrevista. Informações sobre local de inscrição na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) através do telefone 3788-4646 ou do site www.unicamp.br/extecamp.

Jornalismo científico – O Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Universidade está recebendo inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico, a ser oferecido a partir de março de 2001. Até 5 de janeiro os interessados podem se inscrever. O curso destina-se a graduados em jornalismo e pesquisadores interessados em divulgação científica. Mais informações no site www.uniemp.br/labjor, ou pelos telefones 3289-3120 e 3788-7858.

Microfabricação – O Centro de Componentes Semicondutores (CCS) está com inscrições abertas para a Oficina de Microfabricação: construção de CI’s MOS, a ser realizada de 8 a 19 de janeiro de 2001. A carga horária do curso é de 80 horas e tem como objetivo oferecer conhecimento e experiência de laboratório sobre etapas de processos de microfabricação, integração de processos para fabricar transistores e CI’s MOS, caracterização de tapas de processos e materiais e caracterização de dispositivos MOS. Destina-se a alunos de graduação de 3o a 5o ano de engenharia, física e química, alunos de pós nas mesmas áreas, professores universitários, de ensino técnico e de segundo grau ou nível médio e profissionais de indústrias e centros de pesquisa. Preço R$ 1.500,00 com desconto acadêmico de 50% para alunos e professores sem apoio financeiro. Informações pelos telefones do CCS: 3788-7888, 3788-4873 e 3788-7053 ou pela Escola de Extensão: 3788-4646 e 3788-4648.

Comunicação – Estão abertas as inscrições de comunicações cientificas para o 5º Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, que acontece de 21 a 23 de maio de 2001, em São Bernardo do Campo (SP), no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de SP. O tema será "Marxismo e cristianismo, matrizes das idéias comunicacionais na América Latina. Informações com marques@metodista.br. A promoção é da Cátedra Unesco de Comunicação Universidade Metodista de São Paulo.

Geologia – As inscrições para o curso de pós-graduação em Geologia (geologia sedimentar, ciências da terra e meio ambiente), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), se estendem até o dia 9 de janeiro de 2001. Mais informações pelo e-mail ppgeo@euler.unisinos.br ou pelo telefone (51)590-8174 e fax 590-8177.

Oportunidades

Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Economia – A Deloitte Touche Tohmatsu, prestadora de serviços de auditoria e consultoria presente em mais de 132 países, e presente há 89 anos no Brasil, busca estudantes cursando o último e penúltimo ano. Pede-se fluência em inglês, determinação, criatividade, talento, experiência em sistemas computadorizados e em Internet. Oferece oportunidades de atuação no Brasil e exterior, programa intensivo de treinamento, plano de desenvolvimento de carreira, remuneração atraente, excelente ambiente profissional. Envie currículo, com a sigla Trainee – ERS, para Rua Bela Cintra, 881, 8o andar, CEP 01.415, São Paulo (SP).

Ciências da Computação ou Análise de Sistemas – Vagas para trainee na Solvay do Brasil para estudantes cursando o último semestre. Pede-se bons conhecimentos em inglês e noções gerais em ERP, disponibilidade para viagens. Para conhecer mais sobre a Solvay acesse o site www.solvay.com. Enviar currículo até 10 de dezembro para o e-mail manoel.carqueijo@solvay.com

Engenharia da Computação e Ciências da Computação – Itautec Philco recruta estagiários cursando penúltimo ano em 2000 ou 2001. Oferece bolsa-auxílio, assistência médica e seguro de vida gratuito. Enviar currículo até dia 8 de dezembro para estagio2001@itautec-philco.com.br ou preencher ficha de inscrição no SAE.

Engenharia Elétrica – Estagiário para a empresa Laelc Indústria e Comércio Ltda., localizada em Jaguariúna, para início imediato. Necessário estar cursando 3o ou 4o ano. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (19) 3867-8511, com Lídia para agendar entrevista.

Engenharia Elétrica ou Eletrônica – Vagas para estagiários atuarem no Departamento de Engenharia de Aplicações Internacional da Smar Equipamentos Indústria Ltda., localizada em Sertãozinho (SP), a 20 quilômetros de Ribeirão Preto. A área de atuação requer dinamismo e flexibilidade dos candidatos. É necessário disponibilidade para viagens ao exterior e imprescindível fluência no inglês, conhecimentos em outros idiomas e bons conhecimentos de informática e redes. Enviar currículo para Av. Dr. Antônio Paschoal, 1.622, Sertãozinho (SP), CEP 14.160-000, A/C de Douglas Fábio, Unidade X ou pelo endereço eletrônico di@smar.com.br

Engenharia Eletrônica ou de Computação – Engenharia e Sistemas em Telemática Ltda. recruta estagiários para trabalhar junto à gerência de desenvolvimento. É desejável que o candidato tenha bons conhecimentos teóricos e práticos de engenharia de hardware e software, facilidade na absorção de novas tecnologias e de exercer diferentes atividades no desenvolvimento de produtos para trabalhos em equipe. Enviar currículo contendo disponibilidade de horário, data prevista para conclusão do curso e pretensão salarial para e-mail engenharia@polinet.ind.br ou solicitar informações pelo telefone (11) 3832-7000, ramal 146.

Engenharia Eletrônica, Elétrica e de Computação – Clear Tech, empresa do ramo de serviços em Telecomunicações, está selecionando estagiários na área de engenharia relacionada a informática e telecomunicações. O candidato deve estar cursando o penúltimo ou último ano, ter conhecimentos em Word, Excel, Access, PowerPoint e em telecomunicações. A empresa oferece bolsa auxílio, vale-refeição e vale-transporte. Enviar currículo para Recrutamento e Seleção, A/C de Ricardo, Avenida Selma Parada, 201, Edifício III, 4o andar, Galeria Office, CEP 13.091-901, Campinas (SP) ou pelo e-mail rzampieri@cleartech.com.br.

Engenharia Mecânica – Camberra Pumps do Brasil Indústria e Comércio Ltda. seleciona estagiário que estará cursando o 5o ano em 2001, com conhecimentos em informática e inglês para atuar na área técnico-comercial. Enviar currículo ou comparecer em horário comercial na Rodovia Salto/Itu, km 40,4, Bairro Canjica, Salto (SP), CEP 13.320-000, A/C do Departamento de Recrutamento e Seleção.

Engenharia Metalúrgica, Elétrica, Mecânica e Química – Cinco vagas para trainees recém-formados. É necessário conhecimentos de informática, inglês, sexo masculino para atuar em Campinas. Salário em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00. Informações com Paulo de Tarso pelo telefone 3237-4041 ou pelo e-mail rh@bestway.com.br.

Estatística – Vaga de estágio na Fibra Dupont, em Americana, para estudantes a partir do 2o ano. A empresa oferece bolsa-auxílio, transporte e alimentação. Ligar para agendar entrevista no telefone (19) 461-001.

Química e Engenharia Química – Empresa nacional, distribuidora de matérias-primas para a indústria de tintas e indústria química oferece oportunidade de emprego na área de vendas técnicas externas. Pede-se formação superior, bons conhecimento de língua inglesa, dinamismo e iniciativa própria, idade entre 25 e 30 anos e carro próprio. Não é necessário experiência na área, porém é desejável experiência em indústria química. A empresa garante salário compatível e reembolso de despesas. Enviar currículo para o e-mail solven@solven.com.br ou para Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 276, Chácara Nova Boa Vista, Hortolândia (SP) CEP 13.185-072, A/C de Paulo Sérgio.

Química e Engenharias Química, Mecânica, Elétrica – Akzo Nobel, multinacional do ramo químico, seleciona urgentemente estagiário a partir do 3o ano. Será oferecida bolsa-auxílio compatível com o mercado, transporte, refeição, assistência médica. Trabalho em horário administrativo. Enviar currículo para Rodovia Akzo Nobel, 707, Bairro São Roque da Chave, Itupeva (SP), CEP 13.295-000, ou via fax (11) 4591-1062.

Técnico de Plásticos, Eletrônico e Eletrotécnico – Três vagas para estágio nível técnico. Os interessados devem ter conhecimentos de informática, bom inglês e ser do sexo masculino. Informações com Paulo de Tarso, e-mail rh@bestway.com.br ou pelo telefone 3237-4041.

Analista de suporte pleno – O Instituto de Estudos da Linguagem abre no dia 5 (terça-feira) inscrições para o processo seletivo de uma vaga para analista de suporte pleno, com o cargo de supervisor da Seção de Informática. Os candidatos têm até o dia 11 para se inscrever. Mais detalhes no site www.unicamp.br/iel/ ou diretamente na unidade, com o funcionário Gilmar Dias. Telefone 3788-1500, e-mail gilmar@iel.unicamp.br.

Estatística – Vaga para profissionais já formados com sólidos conhecimentos em Excel e inglês intermediário. Não é necessário tempo de experiência. Principais atribuições: produção de relatórios estatísticos, fechamento e movimentação de containers de portos, operações de navios e performance de cada empresa nos "joint ventures". Remuneração R$ 1.338,00. Enviar currículo para rotation@uol.com.br.

Médico – Está sendo recrutado médico ou médico do trabalho para prestar serviço no Sul da Bahia, recebendo salário inicial de R$ 1.934 por quatro horas diárias, plano de saúde, seguro de vida, transporte, além de ter a chance de conciliar esse trabalho com o de outras localidades. Contato: (27) 327-1632 ou e-mail milmed@escelsa.com.br.

Professores de inglês, espanhol e secretárias – A CNA está abrindo inscrições para contratar 1.500 funcionários, a maioria professores de inglês e espanhol. As vagas restantes são para divulgadores de cursos e secretárias. Eles trabalharão nas 300 unidades da rede em todo Brasil e outras 30 que serão inauguradas no ano que vem. Os professores devem ter fluência oral e escrita no idioma, experiência no ensino de línguas, boa comunicação e relacionamento com jovens. Os salários variam de R$ 800,00 a R$ 1.500,00, de acordo com o número de turmas e a cidade onde está localizada a escola. Enviar currículo de professores para curriculoensino@cna.com.br e para divulgadores de cursos e secretárias curriculo@cna.com.br. Telefones da Assessoria de Imprensa: (11) 3826-2013 ou 3826-2453.

Técnico administrativo – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Cinteífica (Imecc) recebe, de 4 a 22 de dezembro, inscrições para o processo seletivo visando a contratação de um técnico administrativo. Mais detalhes pelos telefones 3788-5923 e 3788-5924 ou em http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/default.html.

Eventos futuros

Física moderna – O Instituto de Física Gleb Wataghin realiza no dia 16 de dezembro a 1a Oficina de Física Moderna a partir das 8h30. As palestras ocorrem no auditório da unidade e destina-se a colocar o público, em particular professores de ensino médio, em contato com a física quântica. Durante a oficina as idéias fundamentais da área serão apresentadas de forma acessível e com demonstrações experimentais. Informações com Leandro Tessler ou Marcelo Knobel, pelo telefone 97315962 ou no site www.ifi.unicamp.br ou ainda pelo e-mail graduacao@ifi.unicamp.br.

Fisioterapia respiratória – No período de 2 a 12 de janeiro de 2001 estarão acontecendo as inscrições e a seleção para o curso de especialização (modalidade de extensão) em Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto. Com duração de 12 meses, em tempo integral, a partir de março serão inicialmente oferecidas 15 vagas. Informações pelo telefone 3788-4646, site www.extecamp.unicamp.br ou e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Motores elétricos – A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realiza, de 27 a 29 de março de 2001, em São Paulo, a 4a Feira de Acionamentos Estáticos para motores elétricos. O evento também terá em sua programação palestras e a participação das mais importantes empresas do segmento de acionamento e motores instaladas no país, como ABB, Alstom, Danfoss, Rockewell e outras. Informações e inscrições pelo telefone (11) 251-1577, ramal 286 ou pelo e-mail cassia@abinee.org.br.

Congresso e Jornada em Pediatria – "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" é o tema central do 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e da 5º Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, nos dias 3 a 6 de julho de 2001, no Centro de Convenções da Universidade. A data-limite para entrega de pôsteres e temas livres é 31 de março. Informações pelos telefones: 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail denffcm@head.fcm.unicamp.br.

Amazônia – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está organizando a 7ª Reunião Especial, que acontecerá nos dias 25, 25 e 27 de abril de 2001 em Manaus (AM). A reunião abordará o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Com este tema a entidade estará debatendo a situação da Amazônia desde suas dificuldades internas, caso da urbanização e consolidação da cidadania, desenvolvimento sustentável e o futuro das pesquisas locais, às relações entre Amazônia e o mundo, passando pelo desmatamento e mudança climática. A realização deste encontro especial em Manaus, além de envolver-se com a discussão dos temas locais, fará parte das comemorações, este ano, do 50º aniversário de criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outras informações poderão ser obtidas no site www.sbpcnet.org.br/7RE. Setor de Eventos: telefone (11) 259.2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br.

Teses

Computação – "Eduweb: um ambiente de colaboração para instituições educacionais" (mestrado). Candidato: Rodrigo Cascão Araújo. Orientadora: professora Heloísa Vieira da Rocha. Dia 6 de dezembro, às 16 horas, no auditório do IC.

Economia – "Crise bancária no Brasil após o Plano Real: uma análise a partir da falência de bancos privados varejistas" (mestrado). Candidata: Simone Pasianotto Costa. Orientadora: professora Maria Alejandra Caporale Madi. Dia 5 de dezembro, às 14 horas, na sala E-23.

"Política industrial e instituições" (doutorado). Candidato: Eduardo Strachman. Orientador: professor Wilson Suzigan. Dia 6 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23, Pavilhão do IE.

Engenharia de Alimentos - "Estudo de otimização do meio de cultura para produção de ácido cítrico por Candida lipolytica" (doutorado). Candidata: Fátima Aparecida de Almeida Costa. Orientadora: professora Maria Isabel Rodrigues. Dia 7 de dezembro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

Medicina – "A Paraty oculta: a percepção de adolescentes sobre a qualidade de suas vidas" (mestrado). Candidata: Dulce Maria Zanardi Telini. Orientadora: professora Maria Aparecida Affonso Moysés. Dia 6 de dezembro, às 15 horas, no auditório do Ciped/FCM.

Química – "Síntese do zeólito MCM-22 em sistemas estático e agitado" (mestrado). Candidata: Ana Lúcia Santos Marques. Orientadora: professora Heloise de Oliveira Pastore. Dia 5 de dezembro, às 14 horas, no auditóro do IQ-17.

"Estudo, caracterização, propriedade e aplicações do óxido binário SiO2/TiO2 e antimonatos dos óxidos binários SiO2/TiO2" (doutorado). Candidato: José Eduardo Gonçalves. Orientador: professor Yoshitaka Gushikem. Dia 7 de dezembro, às 14 horas, na sala IQ-17, auditório do IQ.

Informática

Alunos da Unicamp vencem maratona
Duas equipes da Unicamp conseguiram excelentes classificações na Maratona de Programação na área de informática que aconteceu de 17 a 19 de novembro em várias cidades da América do Sul, simultaneamente. Uma das equipes composta pelos alunos do 2o ano de Ciência da Computação, Ulisses Silva e Vinícius José Fortuna, orientados pelo aluno de doutorado Guilherme Ottoni, conquistou o primeiro lugar na classificação geral, tanto no Brasil, como na América do Sul. Seus integrantes ganharam o direito de participar, representando o Brasil, em março de 2001, da 25a International Collegiate Programming Contest, em Vancouver, com as 60 melhores equipes do mundo. "Participar das finais nos Estados Unidos pesa bastante, pois lá é uma espécie de vitrine onde as grandes empresas ficam de olho nas equipes que se destacam", explica Guilherme.

A outra equipe formada por calouros da Engenharia de Computação – Alan de Paula Lima e Renato Machado de Sousa, orientados pelo doutorando Rodolfo Jardim de Azevedo – obteve o terceiro lugar e foi a grande surpresa da competição. O grupo do 1o ano participou apenas para treinar conhecimentos e assim conseguir experiência, e acabou ganhando de equipes reconhecidas como favoritas na Maratona. "Não estávamos nem sonhando em obter classificação, sabíamos que a competição envolvia equipes da UFRJ, Universidade do Rio Grande e Universidade de Buenos Aires", afirma Rodolfo. Na classificação da América do Sul, eles ficaram em 11o lugar.

O dirigente dos dois grupos, o professor do Instituto de Computação Ricardo Anido, não esconde a satisfação de ver que pela primeira vez a Unicamp consegue duas boas colocações na mesma competição. Ele ressalta que em apenas um dia alunos do 1o e 2o ano tiveram condições de experimentar exercícios de média complexidade e fazer cálculos que correspondem ao conteúdo de estágios mais avançados do curso. Os prêmios ainda não chegaram, mas a competição foi patrocinada pela IBM do Brasil e promovida pela Sociedade Brasileira de Computação.

A competição – "Foram horas de tensão e muita concentração", explica Ulisses Silva, da equipe vencedora. Noventa times de universidades de todo país se debruçaram em um computador, durante todo o sábado. Trancados em uma sala, os competidores tinham cinco horas para resolver uma média de seis problemas relativamente complicados.

A preocupação maior, contam os alunos, foi o anúncio do placar, no domingo pela manhã. A equipe que ficou em primeiro lugar conseguiu resolver quatro problemas no tempo recorde de 3 horas e 7 segundos. O grupo dos calouros resolveu três problemas em 4 horas e 52 minutos. Não só em competições de futebol, mas também nesta área a grande rival foi a Argentina. "Eles conseguiram boa classificação e nos preocuparam até o último momento", diz Anido.

Tai-Chi-Chuan

Um centro dedicado às artes marciais
A turma que freqüenta as aulas de Tai-Chi Chuan na Unicamp está numa ótima fase. Após ter feito uma boa atuação no «Brazil’s First International Northern Shaolin Kung-Fu / Tai-Chi Chuan Championship», a equipe se prepara para fundar um Centro de Estudos de Artes Marciais Chinesas.

A turma freqüenta as aulas de Tai-Chi Chuan ministradas pelo mestre Marcelo Martinelli, num dos cursos de extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Dentre eles, 12 atletas, sendo seis iniciantes e seis avançados, seguiram representando a universidade no campeonato organizado pela Academia Sino-Brasileira de Kung-Fu e Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB. O evento reuniu várias escolas que praticam o estilo yang do Gran Mestre Chan, com participantes do Brasil, EUA e Argentina.

Nas competições individuais, a equipe da Unicamp conquistou cinco primeiros lugares e três terceiros lugares. Nas competições em grupos de quatro, participaram dois grupos daqui que conseguiram um primeiro lugar e um segundo lugar. Ao todo, a equipe conquistou nove medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e três medalhas de bronze.

Para o próximo dia 9 de dezembro, está planejada a realização da assembléia de fundação do Centro de Estudos de Artes Marciais Chinesas-CEAMC, cuja sede vai funcionar em Campinas. O mesmo conta com o apoio da Confederação Brasileira de Kung-Fu, presidida pelo mestre Nereu Graballos, tendo inclusive fornecido o embasamento para a criação do Departamento de Estilos Internos dentro da confederação.

O evento de fundação acontece na Faculdade de Educação Física, a partir das 14h e estão sendo convidados todos aqueles interessados na prática do tai-chi chuan e outras artes marciais de estilo interno. Além da fundação do Centro, haverá a aprovação do estatuto e a eleição de seus integrantes. Para finalizar, será realizada uma pequena recepção de confraternização. Estão convidados para participar do evento, todos os interessados na prática do Tai-Chi Chuan. Todos os participantes da assembléia serão considerados membros fundadores do centro.

Nas palavras de um dos alunos -praticante desde 1996- o Tai-Chi Chuan, além de uma arte marcial tradicional chinesa, também é considerado uma terapia, "que busca o equilíbrio da pessoa, tanto físico como psicológico, trabalhando inclusive os órgãos internos", e pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária.

- O grupo mantém uma Lista de Discussão para os interessados no Tai-Chi Chuan e nas artes marciais chinesas em geral. A participação nela é voluntária, e a lista é fechada e sem moderador. Para mais informações escreva para cencig@unicamp.br.

- As aulas de tai-chi chuan são abertas a toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas no início de cada semestre com o pagamento de uma taxa semestral. As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, nas quadras da FEF.

Festa

Tabajara e MPB-4 fazem baile-show
Em cima do salto. Assim deverá estar reunida a comunidade universitária, em 15 de dezembro, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, ao som da Orquestra Tabajara, responsável pelo comando de mais de 12 mil bailes realizados no Brasil e no Exterior, sob a regência de Severino Araújo. Perfeitamente afinados, os componentes que integram há 35 anos o grupo de música popular brasileira MPB-4 também garantem música de boa qualidade durante uma hora. O início da festa está marcado para as 22 horas e, à meia-noite, o grupo deve subir ao palco.

O baile de confraternização, na maioria dos anos comandado pela Orquestra Tabajara, é uma tradição na universidade desde o final da década de 80. Para quem não se lembra, sua primeira edição foi realizada sob o tema Anos Dourados e contou com a participação especial de Caubi Peixoto e Ângela Maria. Uma reminiscência aos anos 50 que está na memória de grande parte das pessoas da Universidade, como Wilma Rodrigues Siqueira Camargo, de 63 anos, funcionária do Instituto de Biologia. "Foi ótimo, inesquecível. Poderiam trazê-los de novo."

Como Caubi e Ângela Maria, outras grandes estrelas da música brasileira já pisaram o palco do ginásio para fechar o ano, entre elas Jamelão – também citado por Wilma Camargo como um grande show –, Nelson Gonçalves, Jair Rodrigues, Cida Moreira e, na reinauguração, Demônios da Garoa, num baile comandado pela orquestra Big Band e Três do Rio, em 1998.

O MPB-4 apresenta-se com freqüência em Campinas. O último espetáculo foi o show Em Recital, no Centro de Convivência Cultural, dia 2 de dezembro de 1999. Com "Amigo é pra essas coisas", eles voltam a Campinas dia 15 de dezembro apresentando o show Melhores Momentos, um resumo dos maiores sucessos em seus 35 anos de carreira. Surgido em 1962, em Niterói (RJ), o MPB-4 é hoje o mais importante grupo vocal do Brasil.

A participação em Roda Viva e Olê Olá levou-os a programas de música brasileira da TV Tupi e Excelsior e aos Festivais da Música Brasileira da Record. Entre as preciosidades de seu repertório estão composições de Tom Jobim, Edu Lobo, Dorival Caymmi, Chico Buarque de Hollanda, Paulo César Pinheiro e Elton Medeiros. Aos 32 anos de carreira, é destaque do Guiness Book, por manter por mais de 30 anos a mesma formação do início da carreira, sem interrupção.

Toda a produção da festa está por conta dos profissionais da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, explica Denise Tukaça, organizadora do evento. Segundo Denise, perto de cem pessoas já fizeram uma pré-reserva, que será confirmada assim que os convites estiverem prontos, provavelmente a partir de hoje. O pagamento pode ser pré-datado para 15 de dezembro.

Os ingressos para a festa custam R$ 5,00 para pessoas da Unicamp e R$ 10,00 para convidados, sem direito a mesas. As pessoas que se interessarem pela reserva de mesas pagarão preços diferenciados dependendo da localização. A organização oferece descontos para quem fizer as reservas até o dia 13 (veja quadro). As reservas são feitas na CDC, pelo telefone (19) 788-1738 e pelo e-mail cdc@unicamp.br.

PROGRAME-SE

Unicamp - 4 lugares
Mesa comum
R$ 40,00 até 13/12
R$ 50,00 a partir de 14/12

Mesa de pista
R$ 50,00 até 13/12
R$ 60,00 a partir de 14/12
Convidados - 4 lugares

Mesa comum
R$ 60,00 até 13/12
R$ 70,00 a partir de 14/12

Mesa de pista
R$ 80,00 até 13/12
R$ 90,00 a partir de 14/12

MPB

Evento reúne músicos e poetas
Divertir, informar e transmitir um pouco da cultura brasileira através da música e da literatura. Foi com essa proposta que o Centro Acadêmico de Letras e Lingüística (CAL) do IEL organizou a I Semana de MPB, que contou com a participação de professores e pesquisadores da Unicamp e poetas e músicos da cidade. Realizado no auditório do IEL, o evento reuniu, durante quatro dias, alunos de diversas áreas de ensino da Universidade e não apenas do Instituto de Estudos da Linguagem.

A Semana, aberta pelo professor Ivan Vilella no dia 27 (terça-feira) que, acompanhado de sua viola, falou sobre Panorama Histórico da Música Caipira. Marcelo Sandmann, poeta e professor de literatura da Universidade Federal do Paraná, em sua apresentação Curitiba em Letra e Música, disse que o universo musical contemporâneo na sua cidade é algo extremamente efervescente e que, por isso mesmo, "precisa ser também conhecido fora da cidade". Falou ainda das principais tendências musicais e de como está-se trabalhando texto e música, o aspecto crítico das canções produzidas hoje em Curitiba. "Mostro que tanto a música como o texto literário tendem a sobressair-se mais pela inventividade e a experimentação musical contrapondo-se, às vezes, à literatura".

Para ele, a cidade de Curitiba não possui ainda uma música popular de raiz, "como se pode verificar em outras cidades ou regiões do país como Recife, Bahia e Rio de Janeiro". Sandmann exemplificou a sua palestra ilustrando com CDs de alguns artistas mais populares hoje na cidade. E cita três exemplos: Carlos Careqa, compositor que tem músicas gravadas com as cantoras Vânia Abreu e Rita Ribeiro. Outro nome de repercussão em Curitiba é Chico Mello, músico que transita com a mesma desenvoltura entre o experimental e o popular. Há ainda o Grupo Fato, que desenvolve trabalhos com o fandango, também denominado "marujada". É uma dança onde os personagens, vestidos de marinheiros, cantam e dançam ao som de instrumentos de corda. No Sul, é festa típica de pescadores e caboclos do litoral paranaense. São cerca de 30 danças rurais regionais divididas em dois grupos: as batidas, exclusivas dos homens, marcadas por sapateado forte e barulhento; e as valsadas ou bailados, em que os casais arrastam os pés no chão.

Hilton Valente, mais conhecido na Universidade como o professor Gogô (ele dá aulas de harmonia e história da MPB), falou sobre o que mais entende na música popular: amor, mulher, sátira e malandragem, elementos que povoaram o imaginário dos mais importantes compositores por duas décadas: de 1945 a 1960, período em que surgiram grandes nomes na MPB, como Dick Farney, Maysa, Doris Monteiro, Cil Farney e Ataulfo Alves.

A Semana também teve a participação de Nei Lopes, que falou sobre O negro, o Som e a Cultura; Pedro Marques — A música na poesia de Bandeira, e Gustavo Lopes, A poesia do repente.

Artes plásticas

Aluna de enfermagem expõe 12 telas
Há quatro anos, quando começou a esboçar seus primeiros ensaios numa tela branca, Juliana não acreditava que pudesse ter algum talento para a pintura. Engano. Nestes anos, aprimorou-se tecnicamente, promoveu exposições e até vendeu algumas de suas obras — para parentes e amigos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), onde, a partir desta segunda (dia 4) até sexta-feira, realiza mostra no hall de entrada do Departamento de Enfermagem.

É a primeira vez que Juliana Capelazzo Romano, aluna do 4° ano de enfermagem da FCM, realiza uma exposição na instituição onde estuda. Ao todo são doze óleos sobre tela, a maioria deles constituída de marinhas e natureza morta. Mas há, também, alguns casarios, nos quais a artista e futura enfermeira explora longas e sinuosas alamedas em meio a muito verde.

Juliana conta que o início de tudo foi um curso de dois meses que fez com uma prima, professora de pintura no distrito de Sousas. A artista, que este ano termina o curso de enfermagem na Unicamp, diz que quando começou não tinha noção do que era pintar. O que a levou às artes foi talvez o simples fato de gostar de inventar coisas, formas, elementos que exigissem cores e uma boa dose de sensibilidade. Tudo pode servir de ponto de partida para um novo trabalho. "Uma imagem numa revista, idéia de alguma paisagem, fotos de homem ou de mulher, ou qualquer coisa que me chame a atenção. Ou, como sempre ocorre, por pura imaginação", diz.

Conciliar o curso de enfermagem na Unicamp, o estágio que faz em Sousas e a pintura tem sido algo difícil na vida de Juliana. Por isso, embora já tenha uma produção de aproximadamente 40 quadros, revela que não é todo dia que vai para o ateliê de sua casa. "Prefiro trabalhar mais nos fins de semana. Ainda assim não é muito freqüente. Mas quando começo a pintar, às vezes passo de quatro a cinco horas diante de uma tela. Tenho quadros que levei mais de um mês para concluir", explica.

O pintor paulista Cândido Portinari (1903-1962) é o artista que Juliana mais admira.

"Longe de querer imitá-lo, o que mais busco nele é uma inspiração que não sei de onde é que vem", revela. Artista do período modernista, Portinari preocupava-se em retratar o homem do povo. Procurava criar imagens arquetípicas do brasileiro, sempre valorizando o trabalhador. Entre os muitos exemplos estão as telas Café e Retirantes. O seu primeiro quadro, Baile na Roça, é de 1922.

Evento

Nifec promove palestras no IB
O Núcleo de Integração Fé e Ciência (Nifec) – formado por alunos de graduação de diversos cursos da Unicamp – realiza nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira) palestras no Instituto de Biologia (IB-1), às 12h30. No dia 4, o tema será "Nutrição para o Terceiro Milênio", com Eduardo Clajus de Oliveira e, no dia 5, é a vez de Augusto César Maia Santos proferir a palestra "No Divã de Deus". Os palestrantes são da Unicamp e ambos atuam em suas respectivas áreas.

O objetivo das reuniões é mostrar temas da atualidade e de interesse para a comunidade universitária sob uma perspectiva cristã.A entrada é franca e não é necessário fazer inscrições. Mais informações 3289-4392.

Arte

Dança encena 15 montagens no campus
Os alunos graduandos do curso de dança farão, neste final de ano, suas montagens em vários locais da Universidade, como no Instituto de Economia e no Ciclo Básico II. O objetivo é atingir a comunidade acadêmica. Em todo o fim de graduação, a disciplina TGI, Trabalho de Graduação Integrado, realiza este tipo de montagens que marcam a conclusão do curso.

Este ano, os alunos apresentam 15 montagens com dança contemporânea e danças brasileiras inspiradas, por exemplo, na capoeira, no maculelê e em figuras regionais como as lavadeiras. Nas montagens os alunos participam de tudo, desde a concepção até a produção. "Esta é uma forma importante de os alunos vivenciarem o que está além dos palcos’, afirma Ivana Motta, aluna do último período do curso de dança.

Confira as datas e locais das apresentações:

Dias 29 e 30/11 e 1/12, às 18h30 – Sala AC05 – Prédio das Artes Cênicas
Dias 4 e 5/12, às 12h30 – Saguão da economia
Dias 5, 6 e 7/12, às 18h30 – Sala AC05 – Prédio das Artes Cênicas
Dias 13, 14 e 15/12, às 12h30 - Auditório do IA
Dias 18 e 19/12, às 12h30 – Ciclo Básico II
Dias 10, 11 e 12/01/01, às 12h30 – Auditório do IA
Dias 11 e 12/01/01, às 18h30 e 19h30 – Sala AD06 – Prédio do Departamento de Artes Corporais

Cidadania

Cidade pernambucana ganha biblioteca
A cidade ribeirinha de Jatobá, no interior de Pernambuco, recebeu no mês de novembro livros didáticos, pedagógicos, literários e apostilas de cursos para preparação para o vestibular. O material servirá para organizar uma biblioteca e implantar o programa de leitura na cidade, fruto do projeto elaborado pela professora Maria Teresa Françoso, da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp (FEC), coordenadora do Projeto Xingó – Módulo Especial do Universidade Solidária (Unisol).

A inexistência de uma biblioteca na cidade chamou a atenção da professora Maria Teresa que esteve, em julho deste ano, em Jatobá para fazer o levantamento das necessidades da cidade, a fim de elaborar um projeto. Nesse período, a professora constatou que na cidade tinha 12 mil habitantes, cerca de 20 escolas e nenhuma biblioteca. Professores e alunos não tinham acesso à consulta de materiais pedagógicos e didáticos que serviriam de apoio para os estudos. A literatura também é inacessível às camadas mais carentes, afirma Maria Teresa. Diante desse panorama, o projeto apresentado por ela à equipe do Unisol previa um programa de leitura e a implantação de uma biblioteca na cidade.

A partir daí, a equipe, que era composta por 15 alunos da Unicamp, entre eles, Natalia Almeida Buchwitz, estudante do 4º ano do curso de engenharia de alimentos, e pelos professores Maria Teresa e Celso Costa Lopes, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), deram início à arrecadação de livros e revistas para formar a biblioteca. A doação foi feita por diversas editoras, pelo jornal O Estado de São Paulo, pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Alimentos (Cafea), Biblioteca Central (BC) da Unicamp, por estudantes, professores e funcionários da Universidade e pelo projeto Click Livro – projeto social on line para doação de livros, localizado no endereço www.neuronio.com.br.

Além desse trabalho, o grupo esteve em Jatobá entre 25 de agosto e 15 de setembro, sob a coordenação do professor Celso. Diversas atividades foram organizadas, entres elas oficinas pedagógicas e o 1º Encontro Cultural de Jatobá, com a finalidade de resgatar e construir a memória da cidade.

Foram discutidos também temas como doenças sexualmente transmissíveis, Aids, diabetes, hipertensão e meio ambiente. Todas as atividades foram realizadas em conjunto com a comunidade, agentes comunitários, movimentos sindicais e outras associações de classe. Em fevereiro do próximo ano, outra equipe retornará a Jatoba para fazer o acompanhamento do programa de leitura e efetivar a implantação da biblioteca.

Tecnologia

Boletim orienta sobre ensino a distância
Está sendo lançado este mês um boletim virtual sobre ensino a distância. Uma equipe técnica realizará estudos de tecnologias para suporte a ensino a distância e produzirá o boletim que divulgará novidades, artigos da área, softwares e tudo o que possa servir de subsídio a professores que estejam desenvolvendo um curso a distância.

"A idéia é compartilhar estas informações e ao mesmo tempo veicular também as sugestões recebidas de seus assinantes", afirma o engenheiro Rubens Queiroz, do Centro de Computação da Unicamp, que participará da produção do boletim. Segundo ele, com o tempo a equipe pretende consolidar o "Boletim EAD" como uma publicação de alto nível.

O boletim terá periodicidade quinzenal, circulando nos dias 15 e 30 de cada mês. O primeiro deles será enviado no próximo dia 15 de dezembro. O cadastramento pode ser feito a partir do endereço www.ead.unicamp.br/subscribe.html, ou pelo e-mail boletim-ead-request@ccuec.unicamp.br, inserindo no corpo da mensagem a palavra "subscribe".

Hoje é publicado na Unicamp um boletim nos mesmos moldes chamado Dicas-L, que envia mensagens diariamente para os seus assinantes sobre assuntos relativos à administração de sistemas e rede de computadores. A lista atinge hoje 12.110 assinantes. Para sair ou entrar na lista Dicas-L, consulte o site www.Dicas-L.unicamp.br/FAQ.html.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br