Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

Semana da Unicamp

2 a 8 de abril de 2001 Ano II  - No. 136

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Eventos

Mesa-redonda debate ensino público superior
A Unicamp realiza nesta quinta-feira, dia 5 de abril, no Centro de Convenções, um grande debate para discutir o ensino superior. Denominada de Os Desafios do Ensino Público Superior no Brasil, a mesa-redonda, com início a partir das 15 horas, reunirá o ex-governador do Distrito Federal e ex-reitor da Universidade Federal de Brasília (UNB), Cristovam Buarque, o presidente da Comissão Permanente de Educação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual César Callegari, o presidente da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do Instituto do Coração, Eduardo Moacyr Krieger, e o professor Aníbal Vercesi, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e membro do Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp.

O moderador da mesa-redonda será o pró-reitor de Graduação da Unicamp, professor Angelo Cortelazzo. O debate está sendo promovido pelo Fórum de Discussão Universitária, com o apoio da Reitoria. O fórum é composto por docentes da Unicamp que se reúnem regularmente, desde março de 1999, para discutir os rumos e desafios do ensino superior no Brasil.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Ivan Chambouleyron, integrante do Fórum de Discussão Universitária, afirma que o grupo nasceu a partir da preocupação de docentes da Universidade com o ensino superior. Além de promover discussões entre seus membros, o fórum promove debates com a comunidade universitária e sociedade.

Em artigo publicado na edição de novembro do ano passado, no Jornal da Unicamp, intitulado A Questão do Aumento de Vagas na Unicamp, os integrantes do fórum afirmam: "não há como negar que o número de estudantes nos cursos de graduação nas universidades públicas paulistas é muito baixo". Os professores constatam que apenas cerca de 15% dos jovens entre 18 e 24 anos freqüentam instituições de ensino superior.

Chambouleyron destaca que questões como o número de vagas e o inchaço de disciplinas nos cursos de graduação estarão em pauta na mesa-redonda desta quinta-feira. O evento é aberto a toda comunidade.

Local: Centro de Convenções da Unicamp
Dia: 5 de abril
Horário: 15h
Palestrantes: Cristovam Buarque, ex-reitor da Universidade Federal de Brasília e ex-governador do Distrito Federal. Cesar Callegari, deputado estadual e presidente da Comissão Permanente de Educação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Eduardo Moacyr Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador do Instituto do Coração. Aníbal Vercesi, professor da FCM e membro do Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp.
Moderador: Angelo Cortelazzo, pró-reitor de Graduação da Unicamp

Uma reflexão sobre a modernização da universidade

O que pode ser feito para que o processo de modernização da Universidade não afaste o docente de sua principal tarefa, que é ensinar e pesquisar?

É com essa proposta que o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp realiza nos próximos dias 3, 4 e 5 (terça, quarta e quinta-feiras), a partir do meio-dia, no auditório do Instituto a primeira etapa do Ciclo de Debates sobre Modernização da Universidade Pública Brasileira.

Para tanto, foram convidados especialistas das áreas da filosofia, da sociologia e representantes de órgãos de classe. Segundo a professora Rita de Cássia Morelli, diretora-associada do IFCH, o encontro, aberto a toda a comunidade, visa a resgatar, entre outras coisas, o debate e a reflexão sobre esse processo de modernização por que passa Universidade, hoje.

"É uma maneira de fazermos um diagnóstico mais realista do IFCH e tentarmos proporcionar meios para que os professores não se ausentem da Universidade, e que consigam maior disponibilidade de tempo para participar mais dos assuntos internos", explica Rita.

Programação

Dia 3 (terça-feira), às 12 horas: Impactos sobre o Ethos acadêmico, com a participação dos professores Octávio Ianni (sociologia) e Arley Ramos Moreno (filosofia).

Dia 4 (quarta), às 12 horas, Impactos sobre as Relações de Trabalho, com a participação dos professores Ricardo Coltro Antunes (sociologia) e Carlos Maldonado (UFRJ).

Dia 5 (quinta), às 12 horas, Impactos sobre os Cursos de Graduação, com a participação dos professores Carlos Roberto Galvão (Coordenador de Graduação em História), Fernando Antônio Lourenço (Coordenador de Graduação em Ciências Sociais) e José Carlos Oliveira (Coordenador de Graduação em Filosofia).

Promoção e coordenação do evento é da direção do IFCH, com o apoio técnico da Secretaria de Eventos do Instituto. Informações: 3788-1601.

Parceria

Fundação renova convênio com a Sobrapar
Personalidades como o presidente dos Estados Unidos George Bush, o multimilionário Bill Gates (Microsoft Corporation), a atriz Candice Bergen ou a cantora Carly Simon (musa dos anos 70 na música pop) têm algo em comum além da fama: eles integram um distinto grupo de 12 celebridades que mantêm a fundação The Smile Train e que custeia as cirurgias da Sociedade Brasileira de Reabilitação Crânio Facial (Sobrapar), presidida pelo cirurgião plástico Cássio Raposo do Amaral, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Instituição norte-americana sem fins lucrativos e sediada em Nova Iorque, The Smile Train (cuja marca é um trem sorrindo) há dois anos presta assistência, em 27 países, a 34 serviços médicos que tratam crianças carentes que nascem com fissura de pálato ou lábio – estima-se que um a cada 600 nascidos apresenta a doença, de origem genética ou provocada por alteração casual no decorrer da gestação. O treinamento de especialistas e a garantia do tratamento, associados a investimentos em pesquisas, estão entre os objetivos da fundação, que após um ano de parceria com a Sobrapar renovou o convênio na última segunda-feira, dia 26.

Reconhecimento – A diretora de programas da fundação, Melody Farrin, não apenas revalidou o convênio por mais um ano (assegurando o pagamento de US$ 250 por cirurgia, sendo que cada portador da doença necessita em média de cinco operações), como entregou pessoalmente ao cirurgião Raposo do Amaral um certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado – indicando, ao lado, os nomes de seus famosos diretores. Na ocasião, o convênio foi estendido a novos parceiros brasileiros e latino-americanos, o que torna a Sobrapar centro de referência para o treinamento e gerenciamento do convênio.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luiz Carlos Garcia, listou 73 serviços brasileiros que passam a ser contemplados com o programa. A disseminação se dará por hospitais públicos ou filantrópicos localizados em Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Incluem-se na nova etapa do convênio instituições da Argentina, Chile e Venezuela.

Capacitação

IG sedia curso para geógrafos
O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp está concedendo toda infra-estrutura à AGB (Associação de Geógrafos Brasileiros) na realização do curso Métodos e Práticas de Estudos de Campo, que será desenvolvido entre 7 de abril e 26 de maio nos prédios da Engenharia Básica. O curso, com 30 horas de duração, para o qual serão concedidas 40 vagas, destina-se basicamente aos associados da AGB, professores, estudantes universitários e pesquisadores da área de geografia.

No decorrer do curso deverão ser abordados temas como a importância dos estudos de campo, técnicas de observação visual e desenvolvimento da percepção, uso de instrumento, estudos do meio, e caracterização das áreas que serão visitadas.

Segundo José Antonio Basso Scaliante, mestrando em geociência da Unicamp, o curso tem como principal proposta capacitar professores da área no que se refere à ampliação de conhecimentos do trabalho que desenvolvem no campo com alunos. Isso com relação às técnicas de observação visual e ao desenvolvimento da percepção. De acordo com Scaliante, um dos organizadores do curso, muitos profissionais que estão hoje no mercado de trabalho não têm conhecimentos suficientes "no que diz respeito à observação do campo, visão do ambiente, se há ou não intervenção do homem numa determinada região", diz.

Já Salvador Carpi, da Comissão de Meio Ambiente da AGB, observa que o curso terá aulas teóricas – nas salas da Engenharia Básica – e práticas, com atividades de campo.

No dia 7 de abril (sábado), a partir das 8 horas, aula teórica; dia 28 (sábado), visita à Estação Ecológica Fazenda Campininha, em Mogi-Guaçu, com a participação do professor Archimedes Perez Filho. No dia 19 de maio, visita à Serra do Japi, com encerramento previsto para o dia 26. Informações complementares poderão ser obtidas com Scaliente, fone 3289-0919 ou com Salvador, no 3272-2085, ou ainda via e-mail salvador@nepam.unicamp.br

Prêmio

Educação é tema do 17º Jovem Cientista
A 17a edição do Prêmio Jovem Cientista elegeu como tema as "Novas Metodologias para a Educação". A proposta é trazer à tona pesquisas que estão revolucionando a educação e injetando mais dinamismo nas artes de ensinar e aprender. As inscrições vão até dia 31 de maio e podem participar pesquisadores de todo o território nacional. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho.

Entre as novas metodologias para a educação estão alternativas de avaliação de aprendizagem, estratégias inovadoras de ensino, softwares educacionais e materiais para apoio didático que podem fazer o uso de tecnologia ou que apresentem inovações sem qualquer recurso de ponta.

O prêmio se constitui em quatro categorias: graduados, para pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro; estudantes, para alunos de escolas técnicas ou de cursos superiores que tenham menos de 30 anos de idade, na mesma data; mérito institucional, um incentivo à pesquisa científica da instituição (universidades, centros de pesquisa, escolas técnicas ou empresas) que inscrever maior número de candidatos ao prêmio e orientador, que contemplará os seis responsáveis pela orientação dos trabalhos vencedores.

As inscrições são individuais e devem ser encaminhadas ao CNPq pelo correio, no endereço SEPN 507 – bloco B – 2o andar – Cep 70740-901/Brasília-DF, ou pelo endereço eletrônico www.cnpq.br/jovemcientista. Os trabalhos precisam estar acompanhados da ficha e do comprovante de inscrição preenchidos, do currículo atualizado e de um resumo do trabalho com, no máximo, 250 palavras. Mais informações pelo telefone (61) 348-9410.

Ação conjunta

Unicamp inicia arrastão contra dengue
D iversos setores da Unicamp tomaram uma decisão rápida para combater o crescimento da população do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela e da dengue. Em reunião realizada na Vigilância Norte de Campinas dia 27 de março, da qual participaram representantes da Prefeitura Municipal de Campinas, do Centro de Saúde de Barão Geraldo, da Prefeitura do campus e do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), foi deliberada uma ação conjunta, em caráter de emergência, que teve início dia 28 de março com um arrastão na área externa de algumas unidades.

No primeiro dia, funcionários do Parque Ecológico, do Estec e reeducandos da Unicamp foram orientados pelo biólogo Daniel Roberto Coradi de Freitas, da Vigilância em Saúde Norte da Prefeitura de Campinas. Freitas passou informações sobre os lugares mais usados pelo mosquito como criadouro. A atividade teve início no próprio Parque Ecológico, de onde a equipe recolheu pneus, furou várias latas utilizadas para acondicionar mudas, e detectou criadouros em uma estufa de bromélias e em um depósito de ferragens. Aos profissionais do Estec, coube a checagem de canteiros de obras e caixas d’água. O mesmo procedimento foi adotado na área externa da Editora, do Centro de Bioterismo, do Núcleo de Cirurgia Experimental e do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). O trabalho, dividido em grupos, foi acompanhado por Freitas, Ricardo Faria e Marli Soares P. Benevides, do Centro de Saúde de Barão Geraldo e pelos funcionários do Parque Ecológico Dalila Terezinha C. de Barros, Lauro dos Santos e Antonio Fagundes da Silva.

No mesmo dia, o vice-prefeito da Unicamp, professor Luiz Carlos Almeida, reuniu-se com assistentes de todas as unidades e, em seguida, com proprietários de cantinas para solicitar a colaboração no sentido de eliminar e evitar a formação de focos. Almeida informou que será feito um relatório básico do trabalho realizado em cada unidade para que possa ser feita uma reavaliação daqui a algum tempo.

Segundo Sandra Erbolato, engenheira agrônoma do Parque Ecológico e uma das pessoas envolvidas no mutirão, todas as unidades receberão a visita da equipe e orientação para realizar o mesmo trabalho no interior dos setores. Na opinião de Sandra, esta ação pode garantir a permanência de um trabalho de reeducação ambiental. Uma das providências a serem tomadas é a introdução de uma página com informações sobre dengue no site www.prefeitura.unicamp.br.

Índice é maior que o de 2000 – Durante a conversa com os funcionários, Daniel Roberto Coradi de Freitas afirmou que, apesar de os 90 casos diagnosticados em Campinas não representarem um número grande em relação ao total de habitantes, preocupam por estar acima das estimativas do ano passado. Ele garante que o índice está sendo controlado graças ao trabalho que tem sido realizado no campo pelos agentes da Vigilância Sanitária de Campinas. A limpeza na área urbana faz com que os mosquitos procurem outros criadouros, daí a necessidade de promover um mutirão para a limpeza do campus. "O mosquito cruza limites, ele vai aonde o criadouro estiver." O ciclo de reprodução do mosquito da dengue é de sete dias. Diante disso, Daniel explica que, se o lixo for retirado a cada dois dias, a procriação será contida.

Visitas periódicas – O Centro de Saúde de Barão Geraldo conta com o trabalho de um supervisor e sete agentes de saúde, que são divididos por região. Segundo Marli Soares Pereira Benevides, o trabalho dos agentes consiste em visitar residências, orientar proprietários quanto ao controle da população de mosquitos, explicar sobre a doença e eliminar criadouros.

Mensalmente, o centro aplica o Índice de Breteau para medir o nível de infestação larvária. O dentista Ricardo Faria, supervisor de agentes de saúde de Barão Geraldo, afirma que no distrito o índice está sob controle. A preocupação, no momento, é voltar o trabalho realizado nos bairros para a Unicamp. Atualmente, afirma, há apenas uma agente trabalhando no campus, o que justifica a necessidade de unir forças com a comunidade universitária para o controle da infestação. O telefone do Centro de Saúde de Barão Geraldo é 3289-9691.

Daniel assegura que o material reciclável recolhido do campus será doado a uma cooperativa de Hortolândia. Segundo o biólogo, a cooperativa é formada por não-assalariados que conseguem garantir uma renda mensal por meio da venda de entulhos.

Genoma Humano

A recente revolução na biologia molecular, enunciada pelo mapeamento do genoma humano, despertou o interesse da comunidade científica e do público para as aplicações clínicas da genética. Para debater esse tema tão polêmico, o professor Fernando F. Costa, do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, estará proferindo a palestra Perspectivas Médicas de Aplicação do Genoma Humano, dia 5 (quinta-feira), às 11h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). O evento faz parte da série de seminários organizados pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

Serviço

PS resgata identidade de pacientes
Resgatar a identidade civil do paciente é uma das principais metas das assistentes sociais envolvidas no atendimento de emergência do Pronto-Socorro do HC. Esse trabalho, iniciado em 1998, vem ajudando a recuperar o passado remoto ou recente do paciente desmemoriado. Só em 1999 foram 104 casos totalmente resolvidos. Para se ter uma idéia, esse trabalho teve origem no projeto "Perda da identidade civil: o resgate à cidadania", que, levado a efeito, recuperou a identidade civil de 82 pacientes do sexo masculino e 22 do feminino. Os dados de 2000 ainda não foram computados.

A partir desse primeiro levantamento, 22 pacientes retornaram para suas residências, 64 foram encaminhados para outros serviços do HC (e depois reintegrados à sociedade), 7 morreram, 2 foram escoltados para a Casa de Detenção e 1 para a Delegacia de Americana, 6 foram transferidos para outros Hospitais, 1 encaminhado para o albergue e 1 fugiu (embora identificado). "Os resultados, apesar de provarem que a maioria dos pacientes não eram propriamente abandonados, mostrou o triste quadro social da violência urbana", constata a assistente social Adalina Duarte de Freitas.

Protocolo aplicado – A investigação da identidade civil é muito criteriosa, sendo feita com base em um protocolo existente no PS, desenvolvido por profissionais do Serviço Social. O protocolo reúne informações sobre quem trouxe o paciente para o HC (resgate, Auto-Ban, Samu, ambulâncias), onde e como o paciente foi encontrado.

O passo seguinte consiste em levantar informações nas prefeituras, hospitais e postos de saúde da cidade em que o paciente foi encontrado; Administração Regional (AR’s); hospitais psiquiátricos e Centro de Atendimento Psiquiátrico; recursos sociais comunitários, albergues de outras cidades, delegacia de polícia e Justiça Eleitoral, se tiver o nome do paciente. Outros passos consistem ainda em solicitar impressão digital do paciente e divulgar fotografia/retrato falado na mídia.

"É como montar um quebra-cabeças. O paciente dá entrada no hospital e imediatamente anotamos os seus dados. Revistamos a roupa e a carteira dele, em busca de algumas pistas. Verificamos se o paciente tem alguma cicatriz ou tatuagem", conta Silvana Cunha Kohn, responsável pelo Serviço Social do PS. De acordo com ela, essa rotina em geral é suficiente. "Mas ficamos atentos a cada palavra do paciente, pois distúrbios mentais acabam fazendo com que ele alterne momentos de confusão e de lucidez".

Características individuais como o penteado e a roupa foram elementos chaves que contribuíram para que uma senhora evangélica fosse identificada. A descrição bateu e mais um caso foi solucionado. Com certos detalhes, é possível entrevistar os parentes e levar o paciente de volta ao convívio familiar.

"A nossa equipe de assistência social comemora cada identificação. É um compromisso nosso. Não queremos apenas nos desencumbir do paciente", afirma Adalina.

Informações sobre o assunto devem ser encaminhadas ao PS: telefone 3289-3773.

Atualização

Workshop discute diabetes, obesidade e hipertensão
Professores do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) estarão ministrando na Unicamp, no dia 20 de abril, a primeira etapa do Workshop Interativo Cuidados Básicos em Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. O evento, que ocorre simultaneamente à Campanha Nacional de Prevenção a Diabetes, é inédito na área e será realizado das 8 às 18 horas, no salão nobre da Faculdade. As inscrições vão de 26 de março a 10 de abril, na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), prédio 1 da Reitoria. As vagas são limitadas aos primeiros 150 inscritos. O certificado será emitido pela Extecamp.

Destinado a médicos e a profissionais da área da Saúde, o workshop é coordenado pela professora Laura Sterian Ward, docente da FCM. Uma das principais finalidades do encontro é proporcionar atualização e enfatizar a importância da educação continuada hoje.

De acordo com Laura, em geral, a abordagem desse tema tem enfocado mais as informações ao paciente, oferecendo pouco espaço para atualização específica ao profissional da saúde. O lançamento de novas estratégias de tratamento torna este tipo de atualização indispensável.

Durante as discussões, a obesidade também terá papel de destaque – sendo apresentados tópicos como as novas drogas, os riscos da obesidade e a cirurgia para obesos – já que, aliada à hipertensão e ao diabetes, constitui a síndrome plurimetabólica. "Pois as três aparecem juntas", explica a médica.

As atividades serão interativas, reforçando os cuidados básicos com o diabético, o obeso e o hipertenso. Participarão da dinâmica enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos especialmente convidados para o workshop.

A programação incluirá quatro aulas teóricas e discussão de temas, passando ao estudo de casos e dinâmica dos profissionais com a platéia. Os participantes poderão se manifestar sobre problemas e dúvidas que têm vivenciado no dia-a-dia.

Atualmente, 7% da população brasileira tem diabetes, 20 a 40% dos adultos – hipertensão, e a obesidade tornou-se endêmica no País. Nos EUA, a obesidade atinge 60% dos adolescentes. Outras informações através dos telefones 3788-4646 e 3788-4648.

Saúde

HC inicia neste mês Campanha Nacional da Voz
No Brasil, anualmente cerca de 15 mil pessoas adoecem e 8 mil morrem em conseqüência de câncer nas cordas vocais. Esses números foram divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde. Visando diminuir essa incidência, sobretudo em fases iniciais, o HC da Unicamp e outras instituições de saúde de Campinas estarão participando, de 16 a 21 de abril, da III Semana Nacional da Voz: Sua Saúde Fala mais Alto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e o Ministério da Saúde. No dia 21 (sábado) acontece o encerramento do evento, em horário e local a serem definidos.

A abertura da Campanha no HC, às 9 horas, com a presença do coordenador regional do evento, Reinaldo Gusmão – docente da FCM, equipe multiprofissional e demais autoridades médicas, será na entrada principal do Hospital (3o andar), onde também serão triados os pacientes que quiserem aderir à Campanha.

Durante a III Semana – cujo lema é "Voz é vida: cuide de sua voz" – otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estarão realizando uma avaliação da voz e da laringe da população, em postos de saúde, hospitais públicos e privados, e clínicas credenciadas. A proposta é mudar o quadro desalentador deste tipo de câncer, que é a segunda maior causa de morte no País.

Os pacientes serão aconselhados sobre os cuidados que devem ter para com a voz. Alterações, dor, rouquidão, ardência e pigarro podem ser indícios de problemas graves, estando, ainda, comprovado que esses sinais ocorrem com maior freqüência em professores, jornalistas, locutores, artistas e cantores, entre outros profissionais.

De acordo com Gusmão, primeiramente os pacientes passarão por análise perceptiva da voz e depois por laringoscopia, dois exames simples de serem executados e que são indolores. Alguns cuidados preventivos serão recomendados aos pacientes que procurarem espontaneamente o Ambulatório de Otorrinolaringologia (2o andar do HC): não forçarem a voz, não gritarem nem sussurrarem, ingerirem muito líquido (temperatura ambiente), evitarem a ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarro, e não "pigarrearem".

Uma semana antes de a Campanha começar, o HC estará fazendo um pré-evento, quando serão examinados funcionários, docentes e alunos. Outras informações sobre a Campanha poderão ser obtidas através do telefone 3788-7433 ou 3788-7524.

PAINEL DA SEMANA

Capacitação de Usuários O professor Renato Sabbatini, do Núcleo de Informática Biomédica (NIB), é o próximo palestrante do Programa de Capacitação de Usuários em Informação Científica, promovido pela Biblioteca Central (BC). O tema "As publicações eletrônicas e a Internet no ensino e pesquisa em ciências" será apresentado no dia 2 (segunda-feira), às 14h30 no auditório da Biblioteca Central. O evento é destinado a alunos de graduação e de pós, ingressantes na Universidade, e demais membros da comunidade. Informações em 3788-7025. Também como parte do programa, a BC está ministrando treinamento do Banco de Dados de Patentes, que une o Derwent World Patents Index e o Derwent Patents Citation Index. Este banco de patentes é atualizado semanalmente e cobre mais de 9 milhões de invenções básicas e 18 milhões de patentes, desde 1963, estando disponível através da Web of Science – Fapesp. Os cursos acontecem nos dias 2 e 4 (segunda e quarta-feira) e dias 16 e 18 de abril, no laboratório da BC – 3º andar, das 9h30 às 12h30. São 26 vagas por turma e o contato para inscrições é a funcionária Regina, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou telefone 3788-6486.

Carvoaria – A exposição "Nonada do Sertão", de Ronaldo Macedo, permanece na Galeria de Arte da Universidade até dia 2 (segunda-feira). O trabalho mostrado pelo escultor é objeto de sua dissertação de mestrado, a ser apresentada no dia 2, às 9h30, na própria Galeria. Constituída de 12 esculturas de madeira queimada, de tamanhos variados, as peças são resultados de parte da pesquisa de pós-graduação do artista, junto ao Instituto de Artes (IA). A exposição pode ser vista das 9 às 17 horas. Informações pelo telefone 3788-7453.

Engenharia Automotiva – A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) divulga que até dia 2 (segunda-feira) são aceitos trabalhos para a 11ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), a ser realizado de 26 a 28 de junho, em São Paulo. O evento discutirá as mais recentes pesquisas e desenvolvimento tecnológicos de veículos convencionais e não-convencionais, ferroviários, embarcações e aeronaves, bem como automação/robótica, carroceria, chassis, combustíveis, design, eletroeletrônica, emissões veiculares, qualidade e produtividade, legislação, logística, entre outros assuntos, dentro do tema a Engenharia Automotiva para um Desenvolvimento Sustentável. Informações pelo telefone (11) 5575-9043, fax (11) 5571-4590, e-mail simea@aea.org.br ou no site www.aea.org.br. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, do evento participarão pesquisadores da Unicamp. O engenheiro Alexandre Benedito Novaes, do Departamento de Normalização e Inspeção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, integra a comissão técnica de segurança veicular.

Lume "O ator é o riso" é a atração que o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) apresenta nos dias 2 a 6 (segunda a sexta-feira), das 19 às 22 horas, em sua sede (Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel). O espetáculo será realizado pela Cia. do Público, formada no Rio de Janeiro em 1994, para desenvolver trabalhos de produção, criação e pesquisa do ator. Também está programado um workshop com o grupo, nos dias 7 e 8 (sábado e domingo), respectivamente às 21 e 20 horas. Informe-se pelo telefone 3289-9869 ou e-mail lume@unicamp.br.

Sangue – A unidade volante do Hemocentro estaciona nos dias 3 a 5 (terça a quinta-feira), às 8 horas, em frente a Catedral de Campinas (Rua Treze de Maio s/n.º) e no dia 8 (domingo) na Lagoa do Taquaral (em frente ao portão de acesso aos pedalinhos), das 9 às 12h30. Informações pelo telefone 3788-8740. Para ser doador é preciso ser saudável, ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Pede-se não fumar duas horas antes ou após a doação, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O doador preenche um cadastro, recebe orientação e esclarecimentos e se submete a uma pré-triagem – com verificação de pressão arterial, pulso, peso, dosagem de hemoglobina (teste de anemia). Há ainda uma entrevista sigilosa com o candidato, para se verificar se existe alguma contra-indicação à doação, protegendo assim o próprio candidato e o paciente que receberá o sangue.

WebCT – A Agência para Formação Profissional na Unicamp (AFPU) e o Centro de Computação (CCUEC) disponibilizam vagas para um curso de WebCT, a ser realizado de 2 a 4 (segunda a quarta-feira), das 14 às 17 horas. O WebCT é uma ferramenta para criação de cursos à distância utilizando tecnologias web. Mais informações sobre esta ferramenta podem ser encontradas em www.about.webct.com/. Para se inscrever os interessados devem obter a ficha no endereço www.unicamp.br/preac/afpu. Funcionários não docentes devem obter a autorização de seu superior imediato. A ficha preenchida deve ser entregue ao CCUEC, aos cuidados de Sônia Fernandes. Veja ementa do curso em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/cursos/ementas/WebCT.htm.

Concurso para docente – A Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília (SP) está com inscrições abertas, até dia 4 (quarta-feira), para o concurso de professor junto ao Departamento de Didática, na disciplina Prática do ensino fundamental e das matérias pedagógicas do ensino médio, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa. O candidato deve possuir título de doutor em Educação, com graduação em qualquer curso de licenciatura, além de dois anos de experiência como professor no ensino fundamental ou médio. Remuneração de R$ 3.645,42. Site www.unesp.br.

Epilepsia – O Grupo de Epilepsia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove nos dias 6 e 7 (sexta e sábado), a partir das 13h30, o 1º Curso Anual de Epilepsia da Unicamp, no salão nobre da faculdade. O evento é apoiado pelo Departamento de Neurologia. Inscrições até dia 5 (quinta-feira) no departamento, com Solange ou Sérgio. Para alunos e residentes da FCM, a inscrição é gratuita. Informações pelo telefone 3788-7489.

Iniciação científica – Terminam no dia 6 (sexta-feira), exclusivamente via on line pelo endereço www.prp.unicamp.br/pibic, as inscrições para estudantes matriculados a partir do 2o ano nos cursos de graduação da Unicamp solicitarem bolsas de iniciação científica, para desenvolvimento de projetos. Além das bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, através do Pibic/CNPq, a Universidade também sugere 200 projetos de pesquisa pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Informações no SAE, pelo telefone 3289-4135 ou no endereço acima.

Transplante – A disciplina de Urologia, a Central de Captação de Órgãos e a Enfermagem do HC realizam no dia 6 (sexta-feira) os cursos básico e avançado de Instrumentação Cirúrgica no Transplante Renal, e no dia 7 o curso prático de Transplante Renal (em porcos) e o curso de Captação de Múltiplos Órgãos. Todos são abertos à comunidade e à imprensa. O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção São Paulo. Informações pelo e-mail wmatheus@bestway.com.br.

Geociências – O curso "Métodos e práticas de estudos de campo" começa dia 7 (sábado) e vai até de maio, em horário integral, promovido pela Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB-Campinas) com o apoio do Instituto de Geociências (IG). É direcionado aos associados da AGB, professores, estudantes universitários e pesquisadores, com carga horária de 30 horas. Os temas abordados são: importância dos estudos de campo, técnicas de observação visual e desenvolvimento da percepção, uso de instrumentação, estudos do meio, caracterização das áreas visitadas. No dia 7 (sábado), acontece uma aula teórica; no sábado 28, uma visita à Estação Ecológica Fazenda Campininha, localizada em Mogi-Guaçu, com o acompanhamento do professor Archimedes Perez Filho (Feagri); e no dia 19 de maio a visita será à Serra do Japi. Em 26 de maio há o encerramento. Informações com Scala ou Salvador em salvador@nepam.unicamp.br ou pelos telefones 3289-0919 e 2372-2085.

EM DIA

Biomédicas – O 3º Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Edifício IV do instituto (Avenida Professor Lineu Prestes, 1.730, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, Butantan, capital). O evento faz parte das comemorações pelos 30 anos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e conta com a apresentação de trabalhos de docentes/pesquisadores, de pós-graduandos e estagiários de iniciação científica, além de debates. Telefone (11) 3818-7440 e e-mail ytakeshi@icb.usp.br.

Informática – No dia 10 de abril, a AFPU e o CCUEC realizam prova de seleção para os funcionários Unicamp ou Funcamp que desejam pleitear uma vaga em curso de Laboratório de Formação Básica (Informática Básico, Word, Excel, PowerPoint ou Internet Básico). Veja em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.html.

Activity Report 2000O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe até 10 de abril relatórios científicos de pesquisadores que utilizaram a infra-estrutura existente na instituição, para publicar o Activity Report 2000. A publicação é um dos mecanismos que torna público resultados de pesquisas realizadas pelos usuários externos e pelos pesquisadores do quadro próprio do LNLS. Mais informações pelo site www.lnls.br.

50 anos do CNPq – O Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica (CNPq) inicia, dia 17 de abril, em Brasília, as comemorações de seus 50 anos de atuação. A Câmara dos Deputados realiza sessão em homenagem com discursos parlamentares. Ao final da tarde, está prevista solenidade na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a presença do presidente da República, compreendendo pronunciamento oficiais, entrega de medalhas aos ex-presidentes do CNPq, lançamento de selo alusivo à data e concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro. Outras atividades acontecem durante o ano: ciclo de palestras em eventos de sociedades científicas, lançamento do Banco de Dados de Ex-Bolsistas, exposição temática sobre a C&T nos últimos 50 anos, conferências internacionais e regionais, produção de livro sobre a história da pesquisa no Brasil e instalação de um auditório e biblioteca na sede central do órgão. Informações pelo telefone (61) 348-9414).

Tabagismo – O Programa de Qualidade do HC (Quali-Hosp) promove no dia 18 de abril, no anfiteatro do Hospital, a palestra intitulada "Pandemia do tabagismo". Será proferida pelo presidente do Comitê Nacional e Latino-Americano do Controle de Tabagismo – José Rosemberg, às 11 horas. Informações pelo telefone 3788-8008.

Medula O Programa de Cadastro de Candidatos Voluntários à Doação de Medula Óssea, referência na região de Campinas para esse tipo de captação, conforme determinação do Ministério da Saúde, mantém cadastro permanente de doadores. Criado em janeiro último e instalado junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), só no primeiro mês do ano recebeu 14 cadastramentos. Os doadores devem ter idade entre 18 e 55 anos e boa saúde. Retira-se uma pequena quantidade de sangue, que será tipado para HLA, e um teste laboratorial verifica a sua genética. Os interessados em fazer doações podem obter informações pelo telefone 3788-8705 ou ainda pelo e-mail doadordemedula@unicamp.br.

Ensino em Campinas – A exposição "O Ensino em Campinas: breve panorama histórico" vai até dia 4 de maio, das 9 às 17 horas no Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae), bloco 7 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). A exposição tem parceria com o Centro de Memória Unicamp (CMU) e é composta por fotografias e publicações de época. Informações com Flávia Leão, pelo e-mail cedae@iel.unicamp.br ou no telefone 3788-1523.

Cursos – O site da Pró-Reitoria de Extensão acaba de ser atualizado e apresenta novos cursos de especialização e extensão. O endereço é www.extecamp.unicamp.br.

Novo Sipex – A produção científica e de extensão da Unicamp pode ser consultada no site www.cgu.unicamp.br/. Trata-se do Sistema de Informação de Pesquisa e de Extensão (Sipex), que está no ar desde o dia 20 de março em novo formato, apresentando as mais modernas tecnologias. De fácil manuseio, a manutenção de dados do Sipex pode ser feita pelo próprio docente. Em breve serão disponibilizadas ferramentas para portabilidade de dados entre o novo Sipex e a plataforma Lattes (CNPq) e o sistema Coleta (Capes) – ambos programas que envolvem a captação de recursos financeiros para pesquisa.

Rau-Tu Um sistema bastante simples e de fácil manuseio de perguntas e respostas está disponível em www.rau-tu.unicamp.br/. Desenvolvido pelo analista Marcelo de Gomensoro Malheiros, do Instituto Vale do Futuro (órgão que mantém convênios com a Universidade e está instalado no Centro de Computação), o programa pode ser usado em qualquer site e para qualquer assunto. Os temas podem ser divididos por tópicos. Já foi adotado pelo Dicas-L, Ensino a Distância (EAD) e Vale do Futuro. As unidades interessadas devem entrar em contato pelo e-mail mgm@valedofuturo.unicamp.br ou pelo site www.rau-tu.unicamp.br/.

Plataforma Lattes Em meados de julho serão atualizadas as informações relativas à produção científica, tecnológica e artística dos participantes do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – disponível em www.cnpq.br/dgp/4/Site/index.html. Por isso, coordenador do diretório, professor Reinaldo Guimarães, recomenda que seja feita a atualização do Currículo Lattes de cada pesquisador. Observações, críticas e sugestões pelo e-mail coav@cnpq.br.

Portas abertas A Biblioteca Central (BC) abre as portas para a realização de eventos, no hall de seu prédio. O espaço tem capacidade para 120 pessoas e está disponível para lançamentos e noite de autógrafos, exposições e outros tipos de manifestações artísticas. Os eventos podem ser agendados com Rosângela, pelo e-mail bccoord@unicamp.br e pelo telefone 3788-6502.

Formação Econômica A Revista Formação Econômica abre espaço para alunos de outros institutos e faculdades da Unicamp. Eles podem contribuir com artigos de interesse de sua área de estudo, desde que voltados para economia. Os interessados devem enviar os artigos até 4 de maio. Em média, são quatro artigos por edição, nos mais variados temas dentro da economia. A revista apresenta uma linguagem acessível para o público leigo. A publicação é semestral, com tiragem de 300 exemplares. O preço é R$ 3,00. Mais informações pelo e-mail formacao@eco.unicamp.br.

História – A revista História: Questões e Debates, editada pela pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná e pela Associação Paranaense de Historia, solicita artigos livres e resenhas de livros, publicados a partir de 1999, para compor os seus próximos números (34 e 35). O prazo de entrega de trabalhos vai até 30 de maio. A correspondência deve ser enviada para a professora Marionilde Brepohl de Magalhães, Rua General Carneiro, 460, 6º andar, Curitiba (PR), CEP 80.060-150.

Voluntário – Promovido pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), a edição de 2001 do Prêmio Feac de Jornalismo traz o tema "O voluntário como protagonista de transformação da sociedade". A Unicamp participa da Comissão Julgadora dos trabalhos apresentados. O prêmio irá contemplar matérias publicadas sobre o tema acima em jornais, revistas, televisão e rádio. Informações no telefone 3794-3500.

Prêmio Sebrae – A pré-inscrição para o 3º Prêmio Inovação Tecnológica Sebrae Minas vai até 30 de junho, nos balcões Sebrae de Minas Gerais ou no site www.sebraenetcom.br/premioinovacao. O prêmio, no valor de R$ 8 mil, é um estímulo e reconhecimento à criatividade de empreendedores, pesquisadores, inventores e profissionais que usam o conhecimento a serviço do mercado. Os interessados estarão também automaticamente inscritos no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, etapa Sudeste. Telefones (31) 3371-9126 e 0800-312200. Fax (31) 3371-8979.

Ciências da Comunicação – Estão abertas as inscrições ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2001, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom), em parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). As candidaturas são propostas pela comunidade acadêmica, até 31 de maio. Desse processo participam os sócios da Intercom, bem como os colegiados universitários, diretores de faculdades ou coordenadores de cursos de comunicação (graduação e pós-graduação), institutos de pesquisa ou outras entidades da área. São quatro categorias e a entrega dos diplomas e troféus aos vencedores está prevista para 5 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no 24º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os vencedores participarão do 2º Simpósio Luiz Beltrão de Pesquisa Avançada em Comunicação, que tem como tema "Historias de vida e trajetória intelectual de lideranças comunicacionais". O Prêmio Luiz Beltrão foi criado pela Intercom em 1997, para homenagear o pioneiro da pesquisa científica de comunicação no Brasil e, ao mesmo tempo, sinalizar anualmente quais as pessoas, equipes ou instituições que apresentam contribuições significativas ao campo das ciências da comunicação. Fax (11) 3818-4088 e e-mail intercom@edu.usp.br. Site www.intercom.org.br.

INSCRIÇÕES

Diabetes – Vão até 10 de abril as inscrições para o "Workshop Interativo Cuidados Básicos em Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial", que ocorre dia 20, às 8 horas, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). É organizado pela disciplina de Clínica Médica da FCM, sob a responsabilidade da professora Laura Sterian Ward. O workshop é destinado a profissionais da saúde e tem vagas limitadas. Informações na Extecamp pelo telefone 3788-4646.

Filosofia – As inscrições para o seminário "Ética em pesquisa envolvendo seres humanos", em Ribeirão Preto, vão até 10 de abril, na secretaria de Apoio Científico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O evento acontece de 17 de abril a 12 de junho, com seis palestras destinadas a estudantes e à comunidade científica em geral. Telefone (16) 602-3670 e e-mail coetp@ffclrp.usp.br

Milênio – O CNPq e MCT mantêm inscrições para o primeiro Programa Institutos do Milênio. Serão escolhidos 20 projetos líderes em C&T. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (PADCT), gerenciado pelo MCT e CNPq. Os projetos terão a duração de três anos. A soma de recursos do edital é de R$ 60 milhões. Apresentação de pré-propostas até 10 de maio. Os selecionados nessa fase terão mais 40 dias para apresentar a proposta definitiva. O resultado da primeira fase sai em 29 de junho e o definitivo, em 29 de setembro. A contratação dos projetos selecionados acontece ainda em 2001. Edital no site www.cnpq.br/servicos/editais/padct/milenio01.htm. Inscrição somente pela Internet, através do formulário eletrônico disponível. A Central de Atendimento do CNPq é 0800-619697.

OPORTUNIDADES

Artes Corporais – O Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes recebe inscrições até 11 de abril para a contratação de professor na área de práticas e processo criativo em composição artística. Pede-se profissional que tenha pesquisa em danças brasileiras ou manifestações culturais, além de conhecimentos específicos em composição coreográfica. Exige-se dois anos de experiência comprovada em atividades docentes e cinco como dançarino e coreógrafo. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Departamento, na Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Informações 3788-2437 ou e-mail daco@iar.unicamp.br.

Analista ou coordenador de Desenvolvimento de Produto – Cursando Química, Engenharia Química ou Têxtil. Experiência em atividades de laboratório e conhecimentos em informática. Os interessados devem se cadastrar no site http://vagas.com.br.

Engenharia de Alimentos – Para trabalhar com derivados do babaçu em São Luís, no Maranhão. Contato pelo e-mail hensafarma@elo.com.br ou pelo telefone (98) 243-2026.

Engenharia de Alimentos e Química – Conhecimentos de inglês e informática. Enviar currículo para santos@nabisco.com.br.

Engenharia Civil (1) – Cursando o 4o ou 5o ano para trabalhar com estruturas metálicas de armazenagem. Enviar currículo para armazenagem@isma.com.br.

Engenharia Civil (2) – Cursando 4o ou 5o ano na área, ter conhecimentos em inglês e informática (Windows, Excel, Word, Internet e Auto-Cad). Enviar currículo e histórico escolar para valeria.gasparin@icec.com.br.

Engenharia Elétrica (1) – Com ênfase em sistemas de potência. Recém-formado. Desejável conhecimentos básicos em sistemas ERP (SAP/R3 ou similares). Enviar currículo para rhelp@correionet.com.br.

Engenharia Elétrica (2) – Cursando o 4o ou 5o ano, com conhecimentos em inglês e disponibilidade para carga horária de no mínimo 80 horas/mês. Enviar currículo com histórico escolar para cwolf@woodward.com.

Engenharia Elétrica, Mecânica e de Alimentos – Estar cursando o penúltimo ou o último ano em 2001. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3235-2139 e 3232-6357.

Engenharia Mecânica (1) – Cursando 4o ou 5o ano na área. Marcar entrevista pelo telefone (19) 3869-9051 ou enviar currículo para denise.cordeiro@rigesa.com.br.

Engenharia Mecânica (2) – Com experiência na área de refrigeração para atuar em indústria farmacêutica. Marcar entrevista pelo telefone 3243-9819.

Engenharia Mecânica (3) – Para atuar como engenheiro de fábrica júnior. Conhecimentos em informática (Word, Power Point e Excel). Enviar e-mail para adriana.rodrigues@elma-chips.com.br.

Estágio IBM – As inscrições para o programa de estágio da IBM devem ser feitas pelo site www.ibm.com.br/estagio.

Estatística – Cursando o último ano em Estatística ou Engenharia. Conhecimento em banco de dados, softwares estatísticos, inglês intermediário e disponibilidade para jornada de trabalho de 8 horas/dia. Enviar currículo para selecao@cea.com.br com o código "Estatístico".

EVENTOS FUTUROS

Potência Acontece nos dias 9 e 10 de abril o 1o Encontro de Pesquisadores em Sistemas de Potência (SisPot) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). O evento tem a finalidade de divulgar os trabalhos de pesquisa na área de sistemas de potência, em andamento ou recentemente concluídos pela faculdade, criar uma oportunidade para que alunos apresentem seus trabalhos de pesquisa e estimular a interação entre docentes e alunos. O programa completo está em www.dsee.fee.unicamp.br/~ccastro/I-SisPot/welcome.html. Informações com professor Carlos Castro pelos telefones 3788-3732, 3788-3708 ou ccastro@ieee.org.

Educação bilíngüe – Seguem nos dias 19 e 27 de abril as conferências que integram o workshop "A Pessoa Surda: Aspectos de Desenvolvimento/Aprendizagem e Contextos de Educação Bilingüe", pelo professor James Gregory Kyle, coordenador do Centre for Deaf Studies, na Universidade de Bristol, UK. Dia 19 será apresentado o tema "Novas tecnologias e perspectivas futuras para a pessoa surda - como a informação e a comunicação podem ser acessíveis à pessoa surda", das 14 às 17 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). Dia 27, "Comunidades Surdas no Reino Unido - Estilo de Vida, Educação e Trabalho", das 9 às 17 horas, no auditório da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A promoção do evento é conjunta e envolve a FE, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (CEPRE/FCM). Inscrições na Secretaria de Eventos da FE ou pelo telefone 3788-5567.

Tabagismo – O Programa de Qualidade do HC (Quali-Hosp) promove dia 18 de abril, no anfiteatro do Hospital, a palestra "Pandemia do tabagismo". Será proferida pelo presidente do Comitê Nacional e Latino-Americano do Controle de Tabagismo, professor José Rosemberg, às 11 horas. Informações pelo telefone 3788-8008.

Amazônia – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está organizando a 7ª Reunião Especial, para os dias 25, 25 e 27 de abril em Manaus (AM). A reunião abordará o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Outras informações em www.sbpcnet.org.br/7RE, pelo telefone (11) 259-2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br. A entidade também prepara outro evento relevante. A Comissão Organizadora Central da 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida docentes, pós-graduandos e pesquisadores para o evento, que acontece entre 13 e 18 de julho deste ano em Salvador (BA). O tema central é Nação e Diversidade – Patrimônio do Futuro, dentro do qual os acadêmicos discutirão a diversidade e as desigualdades existentes no Brasil e como isso pode ser capitalizado para o futuro do país. Outras informações estão em www.sbpcnet.org.br/53RA. Contatos pelo e-mail 53RA@sbpcnet.org.br.

Método científico A peça "O método científico" será apresentada no dia 26 de abril, às 19h30, no Auditório do Instituto de Artes. A criação é do Grupo de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, do Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O roteiro é de Leopoldo de Meis e coordenação geral de Denise Lannes. Informações com Sílvia Regina no telefone 3788-1090.

Rumos da genética – Uma conferência sobre o Projeto Genoma Humano e seu impacto na medicina brasileira será um dos temas do 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, que acontece de 26 a 30 de abril, na cidade de São Pedro (Hotel Fonte Colina Verde, Rua Veríssimo Prado, 1.500). O especialista Andrew John George Simpson, do Instituto Ludwig de São Paulo, discutirá o tema no dia 30, às 11 horas. A abertura dessa 13a edição será na Unicamp, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 19 horas, quando acontece cerimônia comemorativa aos 30 anos do Serviço de Genética Clínica da FCM da Universidade. O encontro é promovido pelo Departamento de Genética Clínica da FCM. Veja mais detalhes em www.organizaeventos.hpg.com.br, ou pelo telefone 3788-7884.

Medicina Fetal – O Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove de 26 a 28 de abril o 1º Curso de Atualização em Medicina Fetal, no anfiteatro da Unimed Campinas (Avenida Barão de Itapura, 1.123). As inscrições podem ser feitas na Assessoria Técnica do Caism (Astec), no prédio da Diretoria Executiva (2o andar). Temas como ultra-som morfológico, rastreamento de aneuploidias no primeiro trimestre, o coração fetal, ultra-som tridimensional, perfil hemodinâmico fetal, entre outros, serão apresentados naquela ocasião. É destinado a profissionais da área da saúde, sobretudo aos médico. Informações sobre a programação nos telefones 3788-9402 ou 3788-9403.

Endoscopia – No Gastrocentro da Unicamp acontecem, nos dias 1o e 2 de junho, a 2ª Jornada de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal e o 1º Curso de Enfermagem em Endoscopia de Campinas. Ambos são organizados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Gastrointestinal/Núcleo São Paulo. As inscrições vão até o dia dos eventos. Informações pelos telefones 3242-0144 ou 3242-0471.

Engenharia Agrícola – O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola será realizado na Unicamp, no período de 14 a 21 de julho. Participarão alunos de todo o país. Mais informações com o Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) ou no site www.agr.unicamp.br/caea/coneeagri2001.html.

Cole 2001 – De 17 a 20 de julho ocorre o 13o Congresso de Leitura do Brasil (Cole), reunindo autoridades na área. O mega-congresso é promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB). A data-limite para entrega de comunicações é 10 de maio. Neste ano, o Cole também terá intérprete em língua de sinais. Informações sobre a programação com Karen Nucci ou Ricardo Neto, pelos telefones (019) 3243-5333 (comercial) e 3243-9662 (residencial).

Alimentos – A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) promove de 12 a 15 de novembro, no Centro de Convenções, o 4o Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos. O número de participantes é limitado e a ficha de inscrição pode ser encontrada em www.slaca.com.br/inscricao.html. Mais informações pelo e-mail simposio@fez.unicamp.br.

TESES

Educação – "As relações étnico-raciais e o juízo moral, no contexto escolar" (doutorado). Candidata: Eliete Aparecida de Godoy. Orientadora: professora Orly Zucatto Mantovani de Assis. Dia 2 de abril, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FE.

"O sujeito que se emociona: signos e sentidos nas práticas culturais" (mestrado). Candidata: Ivone Martins de Oliveira. Orientadora: professora Ana Luiza Bustamante Smolka de Oliveira. Dia: 6 de abril, às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco A, piso 2).

Engenharia de Alimentos – "Estudo do processo de desterpenação do óleo essencial de laranja por adsorção: seleção de adsorventes e modelagem do processo" (doutorado). Candidata: Fabiana Queiroz Ferrua. Orientadora: professora Maria Angela de Almeida Meireles. Dia 2 de abril, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA.

"Estudo do comportamento reológico de misturas ternárias com sucos de manga, laranja e cenoura" (doutorado). Candidata: Ivanise Guilherme Branco. Orientador: professor Carlos Alberto Gaspareto. Dia 4 de abril, às 14h30, no Salão nobre da FEA.

"Estudo o melhoramento do sabor de cacau (Theobroma cacao L.) através de ação enzimática durante a fermentação" (mestrado). Candidata: Marinalda da Silva Soares. Orientador: professor Nelson Horacio Pezoa Garcia. Dia 5 de abril, às 9 horas, no Salão Nobre da FEA.

"Gerenciamento do canavial para otimização da produção de sacarose em usina sucroalcoleira" (doutorado). Candidato: Márcio Caliari. Orientador: professor Gil Eduardo Serra. Dia 6 de abril, às 9 horas, no Anfiteatro do Departamento de Tecnologia.

"Desempenho do reator batelada seqüencial nos processos de nitrificação e desnitrificação" (doutorado). Candidato: Mauro de Paula Moreira. Orientador: professor Ranulfo Monte Alegre. Dia 6 de abril, às 9 horas, no Anfiteatro de Carnes do Departamento de Tecnologia de Alimentos.

"Permeação de solutos de diferentes massas moleculares compostas de alginato de cálcio e acetofilato de celulose" (mestrado). Candidata: Wânia Silveira da Rocha. Orientador: professor Carlos Raimundo Ferreira Grosso. Dia 28 de março, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Estimação dinâmica de parâmetros da carga em sistemas de energia elétrica" (mestrado). Candidata: Lia Toledo Moreira. Orientador: professor Alcir José Monticelli. Dia 30 de março, às 10 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Segmentação interativa do ventrículo esquerdo em seqüenciais de imagens de ressonância magnética (CINE MR)" (mestrado). Candidata: Jane Maryam Rondina. Orientador: professor Roberto de Alencar Lotufo. Dia 6 de abril, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Física – "Duas novas determinações de constante de decaimento por fissão espontânea do (238)U,f, utilizando-se técnicas de traços de fissão" (doutorado). Candidato: Sandro Guedes de Oliveira. Orientador: professor Júlio César Hadler Neto. Dia: 5 de abril, às 14 horas, no auditório da pós-graduação.

"Formação, propagação e detecção de neutrinos de altíssimas energias" (mestrado). Candidato: Célio Adrega de Moura Júnior. Orientador: professor Marcelo Moraes Guzzo. Dia 6 de abril, às 14 horas, no auditório da CPG/IFGW.

Matemática – "Spinors e twistors no modelo paravetorial do espaço-tempo: uma formulação via álgebras de Clifford" (mestrado). Candidato: Roldão da Rocha Júnior. Orientador: professor Jayme Vaz Júnior. Dia 6 de abril, às 14 horas, no anfiteatro do Imecc.

Debate

Evento aborda dinâmica do desenvolvimento
Analisar a dinâmica do desenvolvimento brasileiro, procurando integrar as dimensões urbana e regional a fim de discuti-las numa abordagem multidisciplinar, é uma das propostas do Seminário Nacional "Regiões e Cidades, Cidades nas Regiões - A espacialidade do desenvolvimento brasileiro", que será realizado no dia 5 e 6 (quinta e sexta-feira) de abril, no Instituto de Economia (IE) da Unicamp, das 9 às 18h 45.

A meta não é apenas a discussão formal dos problemas, mas sobretudo propor alternativas à política governamental, buscando um desenvolvimento urbano e regional que realize a integração social e o desenvolvimento nacional, afirma o professor Carlos Antonio Brandão, do Núcleo de Economia Industrial Urbana e Regional - NESUR, vinculado ao IE, e um dos coordenadores do evento.

Para a realização desse evento foram organizados, no ano passado, vários seminários regionais, com uma estrutura de coordenação em diferentes pontos do país para sistematizar e trazer os resultados à esta Sessão Conclusiva. Foram seis sessões divididas por região: Centro - Oeste; Sul; Norte/Nordeste; São Paulo; Sudeste e esta Sessão Conclusiva que tem como tema "O Desafio Urbano - Regional na Construção de Um Projeto de Nação".

Cada sessão foi organizada por uma comissão de representantes das instituições locais e regionais, associadas à Associação Nacional de Pós - Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR, que dedicou particular atenção à proposta do governo atual denominada "Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento", que tem sido utilizada como instrumento de planejamento das ações e dos investimentos do Governo Federal.

A abertura do evento será feita pelo reitor da Unicamp, professor Hermano Tavares, e pelos professores Paulo Eduardo Baltar, diretor do IE, Rinaldo Barcia Fonseca, coordenador do NESUR, e Maria Flora Presidente, da ANPUR. A divulgação dos textos apresentados no seminário será organizada e publicada com o mesmo nome do seminário, pela ANPUR.

Programa

Quinta-feira, 5 de abril
9 horas – Abertura
9h30 às 11 horas – Conferência– "O desafio urbano - regional na construção de um projeto de nação" Luciano Coutinho (IE-Unicamp)

11h15 às 13h15 – Análise da Região Norte
Berta K. Becker (Departamento de Geografia, UFRJ)
Maria Célia Nunes Coelho (Núcleo de Altos Estudos da Amazônia, UFPA)
Lia Osório Machado (Departamento de Geografia, UFRJ)

14h30 às 16h30 – Análise da Região Nordeste
José Otamar de Carvalho (Sudene, PE)
Edgard Porto (SEPLANTEC e Instituto de Pesquisas Sociais, Econômicas e Territoriais, BA)
Maria do Livramento Miranda Clementino (Centro de Ciências Humanas,Letras e Artes, UFRN)

16h45 às 18h45 – Análise da Região Centro-Oeste
Heládio Campos Leme (Instituto de Economia, UFU)
Marília Steinberger (Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais, UnB)
Rosana Baeninger (Núcleo de Estudos de População, UNICAMP)

Sexta-feira, 6 de abril

9 às 11 horas – "Ação política e diversidade dos atores no universo social urbano"
Antônio Flávio Pierucci (Departamento de Sociologia, USP)
Celso Daniel (FGV e Prefeito de Santo André)

11h15 às 13h15 – Análise da Região Sudeste
Clélio Campolina Diniz (Cedeplar, UFMG)
Jorge Luiz Alves Natal (Ippur, UFRJ)
Sandra Lencioni (Departamento de Geografia, USP)

14h30 às 16h30 – Análise da Região Sul
Hoyêdo Nunes Lins (Departamento de Economia, UFSC)
Rosa Moura (IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social)
Pedro Bandeira (Departamento de Economia, UFRGS)

16h45 às 18h45 – "O desafio urbano-regional na construção de um projeto de nação – síntese comentada das principais contribuições"
Flávio Villaça (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP)
Wilson Cano (Instituto de Economia, UNICAMP)

Reflorestamento

Plantio de espécies nativas reúne alunos
Há muito o que fazer pela flora brasileira. Mas cada um pode começar em seu próprio meio. Na Unicamp, 15 alunos de áreas distintas da Unicamp dedicam-se à produção de um viveiro de mudas. O principal objetivo é dedicar um tempo para a prática do reflorestamento de espécies nativas. O segundo, é possibilitar o contato do aluno com uma área da biologia que não é abordada na universidade, a de recuperação da flora.

Embaúba, jatobá, lixeira, aroeira, ipê, paineira, jequitibá são as espécies nativas que estão sendo reproduzidas pelo grupo em uma casa de vegetação construída ao lado do Instituto de Biologia da Unicamp. Suas sementes são coletadas durante trabalho de campo e permanecem na estufa para a germinação até tornarem-se mudas.

A possibilidade de formação de um viveiro começou a ser discutida em um Encontro Nacional de Biologia, realizado em 1999. A idéia começou a ser amadurecida após a aprovação de um projeto, no qual os alunos esclareceram seus objetivos e solicitaram a cessão de um espaço para montar sua própria casa de vegetação.

Até o momento, o projeto permitiu a realização de dois grandes plantios, um no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e outro em uma área de assentamento de Sumaré. A cada três meses, o grupo realiza monitoramento nas áreas restauradas, substituindo as mudas que não se desenvolvem.

Uma das integrantes da equipe, Michele Dechoum, aluna de mestrado do Instituto de Biologia, explica que o viveiro, apesar de ser organizado por alunos tem um projeto aberto para toda a universidade, pois um dos desejos dos idealizadores é produzir com a sociedade. E esse desejo é realizado no trabalho desenvolvido na região de Sumaré. Segundo Michele, a resposta está na recepção e no comportamento das pessoas. "Elas têm noção de conservação, o que torna a relação com a comunidade bastante intensa." Recentemente, a equipe distribuiu cartazes pelo campus, com o objetivo de atrair participantes para o trabalho. As pessoas interessadas em conhecer o viveiro ou participar do projeto estão convidadas a enviar mensagens para o e-mail dechoum@yahoo.com.

Arquivo

Sai patente de sistema que preserva livros
A patente solicitada pelo Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), em outubro do ano passado, para o uso de um sistema de gases que preserva documentos históricos, teve sua primeira parte liberada. Sob o número 8003016-5, a patente requerida necessita de 36 meses para o início da avaliação técnica. A requisição, porém, já reserva os direitos de venda do processo à Unicamp, que é a detentora da patente. A inventora é a bibliotecária Maria Aparecida Remédio, que passa a ter obrigação de prestar assessoria técnica no caso de utilização por contrato do invento e a quem caberá 1/3 do valor arrecadado com o invento.

O processo desenvolvido por Maria Aparecida há 10 anos em uso no AEL, elimina com eficiência insetos agressores, sem ameaçar a integridade de livros e documentos históricos. Isso é feito com a introdução dos gases dióxido de carbono ou nitrogênio em sacos plásticos, onde estão dezenas de livros com problemas de contaminação. Os gases permanecem no ambiente entre 120 e 240 horas. O processo já é usado no AEL, na Biblioteca Central da Unicamp, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e no Centro de Memória de Santos. Conheça melhor a técnica: http://www.arquivo.ael.ifch.unicamp.br/pres-co2.htm

Educação

Revista traz dossiê sobre políticas curriculares
Com a proposta de estimular novas reflexões e decisões fundamentais sobre o currículo escolar, o Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), vinculado à Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, lança no dia 5 de abril (quinta-feira), no auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), a edição de nº 73 da revista Educação & Sociedade, com o Dossiê "Políticas Curriculares e Decisões Epistemológicas".

O lançamento será marcado com uma discussão no seminário que leva o mesmo tema da publicação. É voltado para profissionais da educação, professores e pesquisadores em educação. Estão previstas a apresentação de duas mesas-redondas com a participação de alguns autores dos artigos do dossiê.

A revista Educação & Sociedade, editada e publicada pelo CEDES, foi criada para servir de instrumento de divulgação de resultados de pesquisas e como incentivo à investigação de novas temáticas e debates sobre a educação e sua relação com a sociedade.

Ao longo do tempo, tornou-se um dos mais importantes periódicos editados na área da educação no país. É publicada desde 1978, quadrimestralmente. Mas pelo crescente interesse pela publicação, desde 1955 tem sido organizado um número especial temático a cada ano, além da inclusão de dossiês ao longo do ano.

Além do dossiê, que é composto por sete artigos versando sobre o tema central, escrito por docentes da Unicamp e de outras instituições de ensino, nessa edição a revista tem mais cinco sessões: sessão de arquivos; formação de profissionais de educação; jornal da educação e resenhas. Para conhecer a revista Educação & Sociedade, visiteo o site: www.cedes.unicamp.br. Para mais informações sobre o evento: distrib@cedes.unicamp.brou através do fone: (19) 3289-1598.

Programação

9 horas
Políticas curriculares em Portugal e tendências em alguns países europeus
Conferencista: José Augusto Pacheco – Universidade do Minho (Portugal).
Debatedores: Vera Maria Candau – PUC-RJ e Antonio Flávio Barbosa Moreira - UFRJ).

Teoria e currículo: Da crítica à pós-crítica
Conferencista: Tomaz Tadeu da Silva - UFRGS.
Debatedores: José Augusto Pacheco – Universidade do Minho (Portugal) e João Wanderley Geraldi - Unicamp).

Lançamento

Arranjo
Carlos Almada
Edição: Editora da Unicamp
381 páginas
R$ 47,00
Voltado para as particularidades da música brasileira, o livro tem por objetivo abranger o curso completo de arranjo que depende de matérias tradicionalmente ligadas ao estudo da música erudita, como contraponto, morfologia, harmonia e orquestração. Está dividido em duas partes, na primeira parte o autor se dedica a assuntos básicos e atende às necessidades do músico que deseja obter conhecimentos suficientes para arranjos de base e sopros. A segunda parte trata de assuntos ligados à composição, além de instrumentos encontrados em orquestras.

Peça

Espetáculo retrata a alma feminina
Cinco mulheres, cada qual com sua história, encontram-se e refletem sobre influências desagradáveis, como a tensão, a mágoa e a angústia, que as afligem em meio a sonhos e desejos. Este é o enredo do espetáculo de dança-teatro Atrás do Pensamento, dirigido e coordenado por Adilson Siqueira, que será apresentado pelo grupo G-5 na Confraria da Dança, no Jardim Guanabara, nos dias 6, 7 e 8 de abril. O grupo G-5 tem a participação das alunas do curso de dança da Unicamp AnaCris Medina, Michele Navarro e Lysandra Domingues, da ex-aluna Paula Coelho e da atriz campineira Silvia Baliéllo.

As atrizes inspiram-se em aspectos da obra da escultora Louise Bourgeois, da escritora Clarice Lispector, da psicanalista e poeta Maria Rita Khel, da escritora Maria Escolástica e em textos produzidos pelo próprio grupo. A trilha sonora, de autoria de Silas Oliveira, aluno do curso de composição do departamento de música da Unicamp, inclui a declamação de um texto extraído do livro Água viva, de Clarice Lispector.

O grupo G-5 foi formado em agosto de 1999 com o objetivo de aplicar os resultados de uma experiência realizada dentro do projeto "Busca Retomada: um treinamento para o ator-dançarino", desenvolvido por Adilson Siqueira como tese de mestrado. No projeto, a criação do espetáculo se dava a partir dos movimentos. Todas as ações físicas das dançarinas foram selecionadas por Siqueira e adicionadas umas às outras até formarem uma seqüência de ações que deu origem ao espetáculo. A Confraria fica na Rua 1º de Março, 497 – Tel.: 32133423.

Lançamentos

Livro traz contos inéditos de Perlongher
Foi poeta, jornalista, antropólogo e político engajado por meio da ficção. Professor do Departamento de Antropologia do IFCH/Unicamp por mais de uma década, Néstor Perlongher morreu em 1992, aos 43 anos de idade. Agora, na próxima quarta-feira, dia 4, será lançado na FNAC (Av. Pedroso de Morais, 858, em São Paulo, o livro Evita Vive e Outras Prosas, pela Editora Iluminuras, obra póstuma de Perlongher, autor de Caribe Transplatina (Iluminuras) e Lamê (Editora da Unicamp).

Organizado por Adrian Cangi, o livro revela uma faceta de Perlongher até então desconhecida: a de contista. Evita Vive resgata textos inéditos ou de rara circulação. "A oportuna publicação em português de sua mais extensa entrevista (69 perguntas) permite, como em nenhum outro texto, uma aproximação à inteligência polifacética do extraordinário poeta que foi Perlongher – hoje referência obrigatória na poesia hispano-americana contemporânea", diz o professor Jorge Schwartz, da USP.

De acordo com Schwartz, em todos os textos pode percebe-se a veemência de quem mergulha nas "intimidades das línguas" e nas intimidades da vida. "Uma prosa que jamais abandona a marca da poesia, e na qual se cruza a tradição lezamesca com ressonâncias de Lautréamont, de Bataille, de Genet e de Sarduy", observa ainda o professor. E mais: "Nos dez anos em que viveu no Brasil, Néstor encontrou território fértil para o desenvolvimento de sua poesia e para a projeção internacional que começou a ter a partir de São Paulo, consagrando-o finalmente com uma bolsa da Fundação Guggenheim".

O livro traz ainda textos de Haroldo de Campos, Roberto Echavarren, Adrian Cangi, Josely Vianna Baptista e Glauco Mattoso, que lhe prestam uma espécie de homenagem. A tradução é Josely Vianna Baptista.

Durante o evento haverá mesa-redonda em homenagem ao autor com a participação de Echavarren (Uruguai), Nicolás Rosa e Paula Siganevich (Argentina), Oscar Cesarotto e Samuel Leon (Brasil).

Arte

Evento reúne teatro, música e HQ
Estudantes de três áreas diferentes da Unicamp – IEL, Artes e IFCH – decidiram elaborar uma vasta programação artístico-cultural que vai de apresentação de peças de teatro, espetáculos de clowns, até workshops de histórias em quadrinhos. Segundo uma das organizadoras do encontro, Célia Harumi Seki, aluna de mestrado em Multimeios do IEL, é um programa eclético para atender a todos os gostos e, o mais importante, divertir e de certa forma fazer refletir.

Sob o título de Encontro de Arte Visual e Sonoro, o programa será desenvolvido de 3 a 10 de abril, em diversos pontos no interior do campus da Universidade, como também no distrito de Barão Geraldo e no centro de Campinas.

Os eventos estão sendo organizados pelas estudantes Bianca Fanelli Morganti, mestranda em Teoria Literária, Célia Harumi Seki, mestranda em Multimeios, Cristina Astolfi, da graduação em Antropologia, e Érica Casado Rodrigues, graduada em Antropologia.

Programa

Dia 3, terça-feira, às 13 horas, cantina do IFCH – Cenas na Rua, o espetáculo Retrato na Janela, com o Grupo do Santo. Às 20 horas, exposição de Artes Plásticas: Vernissage com trabalhos expostos por 10 artistas, no Centro Cultural Evolução.

Dia 4, quarta-feira, às 13 horas Os cia parALADOSanjos, no gramado em frente ao IA. Às 14 horas, workshop com o quadrinhista Lourenço Mutarelli, no auditório do IA. Das 17 às 19 horas, programa radiofônico O Invisível, de Lourenço Mutarelli. Às 21h30, lançamento da revista "Sorara", com a presença dos autores. Às 22 horas, performance baseada no espetáculo "Versus Uno". Às 22h30, apresentação de Dança do Ventre, e à meia-noite, Vidigal e os Homens-Pacote.

Dia 5, quinta-feira, às 12h15, Mostra de Vídeo, no auditório do IA. Às 18 horas, Cenas na Rua, com espetáculo de clowns, na banca central de Barão Geraldo.

Dia 6, sexta-feira, estréia da peça a Cantora Careca, no Centro Cultural Evolução. Às 22 horas, intervenção teatral da Família Bum, na Estação Santa Fé Pizza Bar. Às 22 horas, Festa Black, na Chácara do Telo (Av. 2, no Parque Real).

Dia 7, sábado, às 23 horas, lançamento do filme Letter to Vermont, no Bar Ozz (Rua das Hortências, no Taquaral).

Pessoas

Tognon e os projetos para a cultura
Uma união entre as áreas de educação e cultura da Prefeitura visa a um conjunto amplo de ações em que a formação e a sensibilização cultural possam contribuir para um processo educativo amplo, voltado à profissionalização de jovens carentes, ao estímulo de potenciais artistas, a interessados na ação cultural em várias áreas. Este é um dos projetos estudados pelo diretor cultural da Secretaria de Cultura de Campinas, Marcos Tognon. A secretaria, segundo o diretor, estuda possibilidades de acordos com diversas áreas da Unicamp, entre elas, o Instituto de Artes, o de Filosofia e Ciências Humanas, o de Estudos da Linguagem e o curso de arquitetura e urbanismo.

Marcos Tognon compõe o grupo de profissionais da Unicamp que estão trabalhando por Campinas na gestão do prefeito Antonio Costa Santos. Convidado pelo professor Jorge Coli a assumir a direção cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, localizada no Lago do Café, Tognon vai dividir seu tempo entre as aulas de história da arquitetura e do urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Unicamp e os projetos que são elaborados para reavivar a cultura da cidade.

Tognon é natural de Ribeirão Preto, onde fez graduação em Arquitetura e Urbanismo. Entre 1990 e 1993, foi orientando do professor Jorge Coli no curso de mestrado em História da Arte e da Cultura realizado no departamento de história da Unicamp. Desde então, dedicam-se juntos à realização de diversos projetos culturais, entre eles a Revista de História da Arte e Arqueologia, da Unicamp. Desde 1999, após Tognon passar uma temporada na Itália, onde atuou como docente da Universidade de Pisa em 1997 e 1998, eles dividem a atenção dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

Trabalho é o que não falta na nova missão. O departamento de cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo já está trabalhando em duas grandes frentes, revela o novo diretor. Uma delas é a avaliação de todos os setores, projeto no qual pretende conhecer desde o Observatório Jean Nicolini, os museus públicos como o MIS, o Macc, passando por auditórios, teatros e casas de cultura. Procurando conhecer a difícil situação em que se encontram. A outra frente de trabalho, segundo o diretor, é dedicada ao planejamento de atividades 2001-2002. Em breve, o departamento anunciará seus projetos.

Com muita disposição, revela que a Secretaria de Jorge Coli será uma promotora de atividades culturais, em que pretendem montar exposições inéditas, realizar programas de formação de público em todas as áreas –do cinema ao teatro, da música às artes visuais– e promover encontros, seminários e concursos.

Semana da Unicamp – Como você analisa a vida cultural de Campinas?

Campinas é uma grande cidade com uma vida cultural ainda muito desequilibrada: há uma intensa atividade em algumas áreas, como o teatro, as artes plásticas, mas falta, em muitos casos, a visibilidade, e mesmo a comunicação de tais eventos. Campinas também é uma cidade extremamente carente de espaços para a cultura, digo não só com relação a escala, mas também quanto à distribuição desses espaços por toda a cidade, do centro à mais longínqua periferia. Estamos concluindo um profundo levantamento dos espaços disseminados da Secretaria de Cultura pela cidade para estabelecer uma política de ação cultural ampla e capilar por toda a cidade.

SU – O que você considera necessário para melhorar o quadro?

As soluções são muitas e complexas, mas, essencialmente, é necessário termos, sobretudo, um planejamento e um controle das atividades culturais não só promovidas pela secretaria, mas também pela iniciativa privada e por grupos corporativos. É a condição mínima para que seja feito um trabalho de comunicação, de marketing com a população, pois um evento cultural só existe, de fato, se ele favorecer a sua fruição, sua participação.

SU – Como arquiteto, você pretende desenvolver algum trabalho com a Secretaria de obras para restauração e preservação histórica?

Estamos nos dedicando muito à questão do patrimônio histórico-artístico de Campinas, é uma das prioridades não só da Secretaria, mas também do nosso Prefeito. A minha atuação tem sido até agora como consultor para as estratégias de planejamento, junto ao excelente grupo de arquitetos, engenheiros e técnicos da Coordenadoria Setorial de Patrimônio Cultural da Secretaria.

SU – Uma das carências observadas por campineiros e novos moradores da cidade é o custo para ingresso em produções culturais. Existe algum projeto de baratear este custo?

Devemos estabelecer uma diferença: as produções culturais de grupos empresariais, sobretudo na área de teatro e espetáculos musicais, possuem uma plena autonomia param estabelecer seus preços, dentro do mercado que competem.

Cabe à Secretaria promover o acesso facilitado do público às suas atividades culturais, e isso não é apenas uma questão de preço, mas implica também na proximidade, na localização dessas atividades na grande e extensa mancha urbana de Campinas.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br