Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 10 a 16 de setembro 2001

Unicamp
Unicamp
...Conferência - pág. 2 ....Inscrições - pág. 5
...Integração - pág. 2....Oportunidades - pág. 6
...Mérito - pág. 3....Eventos Futuros - pág .6
...Mecatrônica e Evento - pág. 3....Teses - pág .7
...Painel da Semana - pág. 4....Artes Plásticas - pág . 8
...Em dia - pág. 5....Solidariedade - pág . 8
Unicamp
....MÉRITO
Unicamp
Trabalho de radiologia é 1º em congresso

Uma recompensa ao final de determinado trabalho é um grande incentivo para quem a recebe. Ainda mais quando esta recompensa envolve uma viagem a Cancum com direito a estadia completa. Este foi justamente um dos prêmios que couberam à Lúcia Helena Solha, técnica em radiologia do HC da Unicamp, por ter alcançado, recentemente, a primeira colocação com o trabalho “Técnicas radioterápicas pediátricas” no 8o Congresso Latino-Americano de Radioimaginologia, no Hotel Glória, RJ.

Além da viagem, que deverá acontecer no próximo Congresso, em 2002, a técnica recebeu um prêmio em dinheiro e uma medalha de honra ao mérito.

O trabalho – orientado pela radiologista Ludmila Medina – apresentou os tumores em Pediatria e as técnicas comumente utilizadas no tratamento através da radioterapia, como o emprego dos posicionamentos adequados a cada tipo de radiação. “Isso pode evitar, por exemplo, malformações, catarata, tumores de retina nas crianças, entre outras complicações decorrentes da má administração de radiação”, adverte Lúcia, que há 16 anos atua em Radiologia também no Caism.

 

..MECATRÔNICA


Guerra de robôs na arena

Na arena, quatro robôs frente-a-frente, acionados por controle remoto, se enfrentam utilizando todo tipo de armas letais (lasers, martelos, projéteis presos, serra elétrica e outros), com o objetivo de exterminar o inimigo. Esta cena parece futurista e semelhante ao roteiro do seriado Guerra nas Estrelas. Mas não, Procrastinador, Daemos e Phobos – nomes dos robôs construídos pelos alunos do curso de Mecatrônica da Unicamp – já estão a postos para enfrentar outros nove adversários. A missão é “quase” impossível e acontece no próximo dia 13 (quinta-feira), a partir das 16h30 no Teatro de Arena da Universidade. Os outros nove robôs foram criados por alunos de engenharia da Escola Politécnica de São Paulo (USP), da Escola de Engenharia Industrial (EFEI) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Esta será a primeira versão da Guerra dos Robôs, uma competição inédita no país idealizada pelos estudantes da Unicamp.

Na guerra, os robôs serão colocados ao mesmo tempo e combaterão uns aos outros para a destruição ou inutilização da carcaça e dos sistemas computacionais. Serão 12 rounds cada um com cinco minutos de duração, sendo que o último tem duração indeterminada e só terminará quando houver um vencedor.
Os atletas mecânicos não podem ultrapassar o peso de 50 quilos e para dar o clima de luta, foram convidados quatro professores – um de cada instituição participante – para serem os juízes. Ao acionar o apito, os robôs devem iniciar o combate. Àqueles que não esboçarem reação de ataque, de defesa ou de movimentação, depois de passarem três segundos, ele poderá ser declarado imobilizado, devendo seus sistemas serem desligados.

Na equipe Marthe da Unicamp, formada por nove estudantes, o segredo do mecanismo dos robôs e as armas que serão utilizadas para o ataque e defesa são guardados a sete chaves. “Temos um trunfo e entraremos na arena para ganhar”, garante Aline Mezalira, uma das componentes do grupo.

Os outros membros da equipe – Fábio Martino, Paulo Moutinho, Danilo Gusmão, Pedro Francis, Márcio Yamamoto, Marco Alvarenga, Rogério Tavares e Eugênio Fortaleza – concordam e relatam que os seis meses de confecção do projeto estão valendo a pena. “É uma competição muito trabalhosa, mas gratificante”, explica a estudante. Ela lembra que a organização não é fácil por exigir a observância de vários detalhes, inclusive patrocinador para o projeto.

Tudo começou, segundo Aline, porque os alunos do curso de Mecatrônica estão ansiosos para colocar em prática o que vinham aprendendo no curso. “Queríamos fazer algo para testar nossas habilidades”. Pensou-se em montar um jogo de futebol de robôs, sistemas de locomoção e outros, mas a unanimidade veio a partir da idéia de organizar uma Guerra entre Robôs, competição comum nos Estados Unidos, mas no Brasil é novidade. A entrada para a competição que promete ser emocionante é franca. Informações nos sites www.marthe.cjb.net ou www.guerradosrobos.cjb.net.

 

..EVENTO


Super Semana da
Engenharia na era pós-industrial

A 3E, empresa júnior de engenharia elétrica da Unicamp e o grupo MTEE (Mercado de Trabalho em Engenharia Elétrica) realizam, de 10 a 14 (segunda a sexta-feira), na FEEC, a Super Semana de Engenharia Elétrica, uma união dos tradicionais eventos ligados à área.

Este ano o tema será “O Engenheiro Eletricista na Era Pós – Industrial” e busca estreitar os contatos entre os estudantes e o mercado de trabalho, representado pelas empresas participantes do evento, e complementar a formação dos futuros profissionais da área de engenharia através de palestras técnicas e não técnicas, mini cursos e visitas ao pólo tecnológico da região.

As palestras abordarão, de uma maneira fácil e interessante, diversos assuntos, desde técnicos como telecomunicações, energia elétrica, automação, informática, por exemplo, até temas gerais como qualidade, marketing , comunicação. Algumas das palestras confirmadas são “Projetos e ações para Tecnologia de Informação”, ministrada pelo deputado Júlio Semeghini, e “Sistemas Energéticos”, pelo professor Secundino Soares Filho. Para saber mais, basta acessar o cronograma do evento em www.jr3e.fee.unicamp.br/semana

As visitas foram preparadas com o objetivo de aproximar o estudante de Engenharia Elétrica do mercado, mostrando o ambiente de trabalho de empresas e institutos de pesquisa, assim como suas filosofias de trabalho, metodologias, apontando também algumas aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Elas ocorrerão dia 11 (terça-feira) e as opções incluem Telefônica (SP), Honda (Sumaré), Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Campinas), metrô de São Paulo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe, São José dos Campos), dentre outras. Ainda há vagas e as inscrições estão sendo aceitas.

O MTEE, em sua quarta edição, é o grande evento de recrutamento da Super Semana, e este ano contará com a presença de empresas como Telefônica, Nec, Telemar, Nortel, Telesp Celular, Farnell e muitas outras, realizando palestras e exposições em estandes no ginásio. É uma grande chance para jovens talentosos de iniciar uma carreira promissora em empresas líderes de mercado. A participação no MTEE é gratuita.

 
 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br