| Sala de Imprensa | Portal Unicamp | Assine o JU | Segunda feira, 19 de abril de 2004 - ANO II nº 7
.. CADASTRO IMPRENSA
.. CLIPPING UNICAMP
.. DIVULGUE SEU ASSUNTO
.. DIVULGUE SUA PESQUISA
.. DIVULGUE SUA TESE
.. FONTES
.. JORNAL DA UNICAMP
.. NOTÍCIAS C&T

Já viu o novo BÁSICO?
A comunidade estudantil da Unicamp recebe nesta segunda-feira, às 16 horas, o Básico I inteiramente reformado. São seis amplos anfiteatros e oito salas de aula com micros, sistema de som, telas retráteis etc. Vale a pena conferir

1972 - O Básico (em maquete) planejado por Zeferino Vaz, fundador da Unicamp
1973 - Vista aérea do prédio e da praça do Básico no ano de sua conclusão

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO BÁSICO
(agora de cara nova)

O prédio do Ciclo Básico confunde-se com a própria história da Unicamp. Inaugurado em 28 de julho de 1972, o espaço reflete o que o fundador da universidade, Zeferino Vaz, tinha em mente ao conceber o projeto da instituição. Já em 1966, ele expõe sua idéia num documento enviado ao Conselho Estadual de Educação. Para Zeferino, a Cidade Universitária deveria ter um “cuore” (um coração) através de uma praça central circular de grandes dimensões, em cujo perímetro se construiriam os edifícios dos institutos e faculdades. Embora a área ocupada pelas unidades de ensino e pesquisa tenha se expandido para além desse marco central, a chamada Praça do Básico permanece até hoje como o “coração” do campus, ressoando a pulsação da vida acadêmica.

O coração do campus

Além da finalidade acadêmica, o Ciclo Básico tem sido historicamente o ponto de reunião de alunos, professores e funcionários em diversos eventos de cunho cultural e político. O local tem sido palco de inúmeras manifestações que marcaram a vida estudantil. Por essa razão, transformou-se num verdadeiro símbolo da Unicamp, definindo a atmosfera universitária. Não é por acaso que já abrigou importantes locais de estudo e decisão, como a Biblioteca Central, a Associação dos Docentes da Unicamp e o Arquivo Central. Atualmente, abriga o Serviço de Apoio ao Estudantes, o Centro de Memória, o Sindicato dos Trabalhadores, a Associação de Pós-Graduandos, o Serviço de Segurança do Trabalho, o Centro Estadual de Educação Supletiva e a Diretoria Acadêmica.

1974 - Campus em embrião: Ciclo Básico, Instituto de Química e Instituto de Física
1981 - Comunidade resiste ao decreto de intervenção na Unicamp, em 1981
1987 - Secundaristas visitam o Básico durante o Universidade Aberta ao Público

Agora, o BÁSICO se renova

2004 - O novo Básico I na sua concepção atual: anfiteatros e salas amplas com recursos de multimídia, sistema de som e lousas deslizantes

Com 7.000 metros quadrados, as duas alas do Ciclo Básico I, com formato circular e

interligadas por uma passarela, estão entre os principais pontos de referência do campus.

Acabam de passar por uma grande reforma que, sem descaracterizar o projeto original, modernizou suas instalações, dotando-as de seis anfiteatros para 140 alunos, quatro anfiteatros para l80, oito salas para 90 e quatro para 70, todos com ar condicionado e baixo nível de ruído. Cada sala conta com micros com multimídia, sistema de som, lousas deslizantes e bancadas especialmente projetadas para demonstrações.

A reforma do Básico I completa um esforço iniciado em 2002, quando foi concluído um anexo ao Básico II, de 800 metros quadrados, que abriga nove salas de aula com 300 microcomputadores.

2004 - O reitor Brito Cruz recebe as novas instalações do Ciclo Básico I do grupo de trabalho encarregado do projeto
SAE, esta sigla tem história

Referência para os alunos, o Ciclo Básico I também abriga o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), que atua em várias frentes de assistência estudantil. Esta se dá por meio do gerenciamento de bolsas para os alunos, orientação educacional, jurídica e psicológica; da assistência social; de apoio a projetos acadêmicos e sociais; e do programa de intercâmbio de estudantes. É também o órgão responsável pela gestão de estágios para os alunos de graduação. Para tanto, mantém contato contínuo com empresas para captação de novas ofertas. Tel.: 3788-6507 Tel.: 37886532.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP