| Sala de Imprensa | Portal Unicamp | Assine o JU | Quinta feira, 30 de outubro de 2003 - ANO I no 4
.. CADASTRO IMPRENSA
.. CLIPPING UNICAMP
.. DIVULGUE SEU ASSUNTO
.. DIVULGUE SUA PESQUISA
.. DIVULGUE SUA TESE
.. FONTES
.. JORNAL DA UNICAMP
.. NOTÍCIAS C&T

Planos para 2004
Leia entrevista com Eduardo Magiolino, estudante da FEF e presidente da Liga das Atléticas da Unicamp (LAU).

Olimpíadas da Unicamp.
Campeões serão conhecidos neste fim de semana

Olimpíadas reuniram 900 atletas distribuídos por 36 equipes masculinas e 28 equipes feminina

As Olimpíadas da Unicamp são um sucesso. Já na sua primeira versão, 900 atletas se inscreveram em 17 modalidades esportivas, totalizando 36 equipes masculinas e 28 femininas. O evento, que teve sua fase classificatória no último fim de semana (25 e 26 de outubro), realiza sua etapa decisiva nos dias 1 e 2 de novembro (sábado e domingo). Todas as atividades estão concentradas na Faculdade de Educação Física (FEF), a partir das 8 horas da manhã.

A realização das I Olimpíadas é fruto de um conjunto de esforços. A organização é da Liga das Atléticas da Unicamp, que está sendo reestruturada. A Reitoria está apoiando. A Faculdade de Educação Física cedeu seu conjunto poliesportivo. A Tempo Lúdico, empresa-júnior da FEF, colaborou com infra-estrutura de apoio. Além disso, o evento contou com a participação ativa de 17 das 18 Atléticas e de três centros acadêmicos.

Os planos da Liga incluem a realização anual do evento, a expansão do número de participantes e a consolidação de uma política esportiva para a Unicamp.

Presidente da Liga fala dos planos para 2004

Eduardo Lopes Salomão Magiolino, aluno do quinto ano da Faculdade de Educação Física, é presidente da Liga das Atléticas da Unicamp. Além do esforço de organizar as primeiras Olimpíadas da Unicamp, Eduardo está empenhado em reorganizar a própria Liga. Por trás disso, uma filosofia: definir e consolidar uma política esportiva para a Universidade

Como surgiu a idéia das Olimpíadas?
No final do ano passado, estávamos organizando as Calouríadas de 2003 com a participação das 18 Atléticas e de cinco centros acadêmicos, em conjunto com o DCE. Na ocasião, representantes das Atléticas da FEA e da FEEC relataram uma conversa com o vice-reitor, professor José Tadeu Jorge, sobre a idéia de se realizar as Olimpíadas da Unicamp. Aí decidimos aproveitar a oportunidade de contar com a Reitoria para realizar as Calouríadas no primeiro semestre e as Olimpíadas no segundo.

Como a comunidade da Unicamp recebeu a idéia?
Embora esta seja uma iniciativa dos estudantes, achamos que seria importante envolver também os docentes e funcionários da Unicamp. Se não diretamente na organização – com algumas exceções, é claro – foi surpreendente o interesse deles em participar das competições. Achamos que nas próximas edições do evento essa participação vai aumentar. Nesse processo contamos também com a colaboração do STU e da Adunicamp, além naturalmente da participação decisiva da Reitoria, da FEF e da empresa-júnior da FEF, a Tempo Lúdico. No geral, pode-se dizer que a receptividade foi excelente.

Qual o papel da Liga das Atléticas na Unicamp hoje?
Recriada há menos de um ano, a Liga das Atléticas está buscando reestruturar o esporte dentro da Universidade. Digamos que a Liga tinha uma existência sazonal, ligada à organização das Calouríadas e do Intercursos. Pretendemos que ela venha a desempenhar um papel mais agregador e mais abrangente, de modo a reestruturar as atividades esportivas na Unicamp, dando maior apoio às Atléticas e organizando eventos que tenham maior visibilidade e interesse. Um outro objetivo é colocar em discussão, nas instâncias competentes, uma política de esportes para a Unicamp. Além disso estamos buscando mudar a visão que as pessoas têm do esporte universitário, que freqüentemente é considerado sinônimo de bagunça e desorganização.

Quais são os próximos passos?
Continuar com o suporte que estamos dando às equipes representativas da Unicamp formadas este ano para a disputa de campeonatos universitários como a FUPE e a Copa Unisinos. Com a consolidação da nova Liga, as instituições e organizações de eventos externas terão um interlocutor definido dentro da Unicamp, de modo a facilitar as interlocuções e as tomadas de decisão. Enquanto transcorrem as Olimpíadas de 2003, já estamos discutindo uma política e um calendário para o ano que vem. Com isso vamos facilitar a entrada de apoios e obter um maior envolvimento da comunidade de alunos, docentes e funcionários.

Premiação segue modelo dos Jogos Olímpicos

As Olimpíadas em números

Atletas 900
Equipes 64
Equipes masculinas 36
Equipes femininas 28
Modalidades esportivas 17
Atléticas 17
Centros acadêmicos 3

Sábado será um dia importante para a definição da classificação geral das I Olimpíadas da Unicamp. Seguindo o modelo de classificação dos Jogos Olímpicos tradicionais, a Natação e o Atletismo terão papel fundamental no resultado final por distribuírem maior número de medalhas do que as outras modalidades. A premiação para os cinco primeiros colocados na classificação geral ocorrerá no domingo, logo após a definição do quadro de medalhas, com as finais dos esporte coletivos. A cerimônia de encerramento acontece logo em seguida.

-----------------------------------------------------------------------

Acompanhe as semifinais de sábado

BAQUETE FEMININO
Engenharias X Química (11h30)