| Sala de Imprensa | Portal Unicamp | Assine o JU | Segunda feira, 4 de abril de 2005 - ANO II nº 12
.. CADASTRO IMPRENSA
.. CLIPPING UNICAMP
.. DIVULGUE SEU ASSUNTO
.. DIVULGUE SUA PESQUISA
.. DIVULGUE SUA TESE
.. FONTES
.. JORNAL DA UNICAMP
.. NOTÍCIAS C&T

MELHORIA
RU ganha mais uma
catraca e RA está sendo
ampliado de 180
para 220 lugares

Cartão inteligente entra em uso
nos restaurantes e bibliotecas

Desde o início do ano letivo os alunos da Unicamp têm à sua disposição o Cartão Universitário Inteligente, que substitui a carteirinha de identidade estudantil e facilita o acesso ao Restaurante Universitário e às bibliotecas. Os alunos veteranos receberam o cartão no final de 2004. Os calouros que ainda não estão de posse do seu cartão podem apanhá-lo na Diretoria Acadêmica (DAC). Veja as vantagens do uso do cartão inteligente nos restaurantes e nas bibliotecas.

IMPORTANTE!

A base de dados do Cartão da Unicamp foi inteiramente desenvolvida no Centro de Computação (CCUEC), que também faz seu gerenciamento. O cartão traz um chip que contêm as informações necessárias a seu uso. No caso dos estudantes da Unicamp, as informações que constam do cartão são apenas o nome do aluno, o número de seu registro acadêmico (RA) e o código do curso em que ele está matriculado.

Por ser um cartão com características universitárias, o Cartão Universitário Inteligente não tem qualquer outro vínculo bancário exceto o de permitir a transferência para a conta da Unicamp do dinheiro da compra de vales-refeição.

Foi adquirida mais uma catraca de acesso para o RU (agora são quatro). Com o término da reforma do RA e a normalização de seu atendimento nesta segunda-feira, cerca de 1 mil usuários voltam a ser servidos no RA, desafogando o RU. O RA vai ser ampliado de 180 para 220 lugares.

USO NOS RESTAURANTES

O cartão inteligente acaba com a circulação de dinheiro físico no Restaurante Universitário (RU), o que representa hoje um importante fator de segurança (assaltos nos restaurantes vinham se tornando freqüentes). Também aumenta a eficiência do sistema e facilita o planejamento da gestão dos restaurantes a partir de dados gerados eletronicamente sobre consumo e outras variáveis úteis para a melhoria do serviço.

COMO FUNCIONAVA ANTES

Através de depósito bancário na conta da Unicamp no Banespa, no valor equivalente a 22 vales. O aluno também podia comprar o vale diário no restaurante.
Com o comprovante do depósito bancário, o aluno adquiria os vales no Restaurante ou na Prefeitura Universitária.

COMO FUNCIONA AGORA

Depósito bancário em contas da Unicamp no Banespa ou no Banco do Brasil no valor equivalente à quantidade de vales que o aluno deseja adquirir.
Com o comprovante do depósito bancário o aluno registra o crédito correspondente no cartão inteligente no RU ou na Prefeitura Universitária.

USO NAS BIBLIOTECAS

O cartão inteligente serve como documento de acesso às bibliotecas, agiliza a operação de empréstimo de livros e permite a cada biblioteca uma melhor gestão do movimento de empréstimos e devoluções. O sistema já foi implantado nas 20 bibliotecas da Unicamp.

COMO FUNCIONAVA ANTES

Através de registro em computador e de um cartão de empréstimo preenchido manualmente, o que levava tempo.

COMO FUNCIONA AGORA

Através de registro eletrônico no cartão inteligente, o que automatiza a operação.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP