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Afeto e limites
Dr. José Martins Filho e Dr. Ivan Capelato, tenho certeza de que vou adorar este livro abordado na matéria “Sobre afeto e limites” [edição 439], pois ele tem tudo a ver com o que preciso, no momento, para buscar orientação de como educar meu filho.

Claudia Suzana Luna Sales

Leucemia
Prezado Carmo Gallo Neto, primeiramente gostaria de cumprimentá-lo por sua abordagem na matéria “Pesquisa pioneira estuda funcionalidade e estrutura de proteína ligada à leucemia” [edição 438]. Daniel Maragno Trindade é um jovem talento brasileiro, conhecido por mim desde tenra infância, que muito tem a contribuir com a biologia nacional. Conhecedor da genealogia familiar do jovem doutor (Walter J. Trindade/ Izabel M. Trindade), reafirmo seu talento inato e as alvissareiras perspectivas possíveis, que recomendam um acompanhamento futuro, em busca das mais auspiciosas notícias. Parabéns pelo seu “faro jornalístico”!

Marcos Garcia Laraya,
engenheiro e consultor oficial do Ministério das Relações Exteriores em Missão Diplomática à Cuba

Carnes
A ler a matéria “Tese investiga microorganismos que danificam embalagens de carne bovina” [edição 347], não posso deixar de comentar que a manipulação de carnes nos frigoríficos, açougues e supermercados é muito deficiente. Na verdade, vejo que a solução seria encarar a desossa de cortes de carnes como um procedimento cirúrgico, respeitando padrões de higienização. Muitos profissionais da área não lavam as ferramentas e usam a mesma roupa a semana toda, sem dizer que invariavelmente as áreas de desossa não são higienizadas. Atenciosamente,

Romilton J. Queiroz

Especiação 1
O trabalho do professor Marcus Aguiar e de seus colaboradores é excelente, conforme ficou demonstrado na matéria “Modelo simula formação de novas espécies” [edição 438]. Além de mostrar mais uma forma de especiação, ele abre perspectivas para novas pesquisas nessa área ainda tão misteriosa, uma vez que ela vai muito além do que ainda podemos imaginar. A matéria teve o merecido destaque.
Lucas Manuel
Cabral Teixeira,
biólogo


Especiação 2
Congratulo-me pela divulgação da pesquisa; sugiro que ela seja amplamente divulgada, com sugestão de bibliografia, também do ponto de vista metodológico quantitativo. Atenciosamente,
José Mendonça Teixeira,
Universidade Federal de Alagoas


Capoeira
Caro professor Eusébio Lôbo da Silva, sua trajetória é semelhante à de um São Jorge que vence os obstáculos, aprende e ginga com a vida [“O corpo e a nobre arte”, edição 437]. Parabéns, gratidão, orgulho.
Silvana Nascimento

Diabetes e obesidade 1
A matéria “ Pesquisa da FCM abre perspectivas para o tratamento da obesidade e do diabetes” [edição 437] mostra o quanto a retratada pesquisa é importante na área de Biologia Celular, pois contribuirá sem dúvida para o interesse de outros pesquisadores no estudo e desenvolvimento de fármacos capazes de interagir com o receptor específico inibidor do TNF-alfa. Segue uma linha de pesquisa interessante, uma vez que hoje os fármacos utilizados são quase todos anorexígenos. A obesidade e o diabetes, hoje considerados um problema de saúde pública, devem ser objetos de novas medidas que atenuem os impactos destas patologias, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes e diminuição de custos médico-hospitalares.

Jefferson Martins, Mackenzie

Diabetes e obesidade 2
Como diabético (tipo 2) que sou, há quase 7 anos, fico muito feliz em saber dos resultados positivos e animadores desta pesquisa. Peço a Deus que abençoe Talita Romanatto e Lício Veloso, ilumine-os e os conduza em seus trabalhos e que, assim, encontrem logo a possibilidade de cura e/ou amenização do sofrimento e limitação de vida a que estão sujeitos os diabéticos. Sucesso e que não desanimem nunca e nem se deixem abater pelas dificuldades que, naturalmente, vão surgir ao longo do desenvolvimento de qualquer atividade.

Ronaldo da Silva Fernandino

Diabetes e obesidade 3
Li com muita satisfação a matéria, já que tenho interesse pessoal neste assunto, pois tenho diabetes, sou considerado obeso e tenho resistência à insulina.

Carlos Villalobos

Diabetes e obesidade 4
Que notícia ótima! Sou diabética e fico muito feliz em saber que poderá pintar uma luz no fim do túnel para aliviar os males dessa doença horrível.
Roseli Cezarini, Unicamp

Parceria
Parabéns pela matéria “Parceria com a Fiocruz traz especialista para a Unicamp” [edição437]! Por meio da reportagem, avaliamos as benesses da futura atuação de Maria Celeste Emerick.

Thales Pontes Luz,
diretor de projetos do Instituto
de Segurança Pública

Português ‘brasileiro’
Está mais do que na hora de assumirmos nossa língua [“Reflexões sobre a ‘língua brasileira’ ”, edição 437]. Hoje, independentes, conhecemos e falamos tão bem a língua “brasileira” como um português fala a língua portuguesa.

William Soares dos Santos

Software
O software mostrado na matéria “Software auxilia docente em ensino a distância” [edição 436] é realmente uma inovação. Sou aluna da Universidade de Maringá/PR e pesquiso na linha da informática aplicada à educação.
Janaína Affonso,
Universidade Estadual de Maringá

Escravidão
Gostaria de parabenizar a pesquisadora Arethuza Zero por seu trabalho abordado na matéria “Alforriados, mas sob o jugo do senhor” [edição 434]. A escravidão é uma grande mancha na história da humanidade.

Luiz Carlos da Silva

Museu de Ciências
Gostaria de cumprimentar a Unicamp pela iniciativa demonstrada na matéria “O embrião do novo Museu de Ciências, para quem quiser conhecer” [edição 436]. Pode parecer piegas, mas chego a ficar comovido por morar praticamente dentro do campus da Universidade. A iniciativa é louvável por seu cunho acadêmico e cultural, e por permitir que pessoas como eu tenham a oportunidade de presenciar e, por que não?, até participar com intervenções. Parabéns, vizinha!

Gilberto Gonçalves,
jornalista


Escola pública 1
Quando a universidade se aproxima da escola, promove a troca entre a teoria e a prática, e também mudanças significativas e reais na educação, o que de fato levará à qualificação do ensino público em nosso pais. É o que mostra a matéria “Quando o professor deixa de ser tarefeiro” [edição 436]. Parabéns ao professor Pedro Ganzeli e toda a equipe da EMEF Prof. Vicente Ráo pela ousadia em buscar a qualificação profissional com autonomia!

Carlos Alberto Baldan

Escola pública 2
Parabéns ao professor Pedro Ganzelli pelo projeto. Sugiro vivamente que ele seja amplamente divulgado dentro da Faculdade de Educação, a alunos e professores de Pedagogia e de Licenciatura.

Anita Liberalesso Neri,
Faculdade de Educação
da Unicamp

Escola pública 3
Gostaria de parabenizar os pesquisadores pelo projeto, por todos os resultados alcançados. Porém, creio que cabem algumas perguntas, entre as quais: Como fazer isso em toda uma rede? Como atingir mais escolas, de uma só vez? Se isso tiver que ser feito apenas por uma escola de cada vez, o processo não será muito lento? Haveria apoio político para expandir a idéia? Estas perguntas surgiram porque vocês terminam a reportagem falando do caso de sucesso, porém sem levantar qualquer possibilidade de extensão e isso torna a experiência muito limitada!

Eliane Matesco Cristovão,
Unicamp

Escola pública 4
Parabéns pela iniciativa. Tenho um colega de turma que atuou neste projeto. Li e gostei muito do trabalho, que parece ter sido muito bem elaborado e envolvente.

Rosemberg Alvarenga,
E.E. Rangel Pestana

Escola pública 5
É uma pena que a mídia em geral não divulgue notícias desse tipo. Esse trabalho deveria ser ampliado e contemplar outras escolas. Parabéns aos organizadores.

Maria Nelma da Silva Lage,
Centro de Engenharia
Biomédica (Unicamp)

Casas populares
Parabenizo o engenheiro James Antonio Roque por seu trabalho de pesquisa, muito importante para o auxílio das pessoas que tanto necessitam de moradia [“Tese avalia conjunto habitacional popular”, edição 436].

Rui Costa Barbosa

Motivação 1
Prezada professora Evely Boruchovitch, foi com imenso prazer e carinho que li sobre seu trabalho na reportagem “Mapeando a motivação dos alunos” [edição 435]. Fui sua aluna no curso de Psicopedagogia (2006/2007) e tenho grande admiração pela sua pessoa e principalmente pelo seu trabalho.Tenho utilizado muito suas estratégias de ensino/aprendizagem, principalmente a motivação intrínseca e a extrínseca do aluno (e do professor). Desejo sucesso e felicidades.

Rosalva Guarnieri Roveri,
Hemocentro-Unicamp

Motivação 2
É realmente muito oportuno o trabalho da professora Evely Boruchovitch acerca da motivação dos alunos. Creio que as estratégias educacionais desenvolvidas nos processos educacionais têm um relevante papel motivacional na vida escolar e acadêmica. Envolver o aluno nesse processo, apostando na generosidade, no afeto e na superação são ações significativas na construção de uma educação e na formação para a cidadania plena. Afinal, um aluno não é um dígito estatístico.

Hélio Rosetti Jr.,
professor universitário

Motivação 3
Gostei muito da matéria sobre o trabalho da professora Evely. Realmente, a motivação do aluno é um assunto complexo e, nesse contexto, o professor é o mediador ou facilitador. Mas, o que realmente dificulta toda essa intervenção do professor na vida escolar do educando e a descoberta daquele universo distinto que compõe cada aluno é a solidão e abandono em que se encontra o professor cada vez que ele entra na sala de aula. E o abandono é de todos os setores que compõem a escola pública, porque na verdade muito se fala, mas muito poucos são os realmente comprometidos com isto, justamente por ser uma questão complexa. Formar um cidadão responsável e reflexivo hoje em dia é um trabalho árduo.

O abandono começa com os próprios pais desses alunos e vai até o mais alto cargo em que encontramos profissionais que dizem fazer parte da educação pública em nosso país. Creio que falar que o professor é a solução na verdade é mais um “blábláblá” para encobrir responsabilidades e deveres que, primeiramente, são de outros e não só do professor.

A “deseducação” começa dentro dos lares brasileiros, com pais que não se importam com a vida de seus filhos. As políticas públicas e as propostas educacionais desse país, tentando responsabilizar o indivíduo, na verdade, desvalorizam o conhecimento, o professor e o próprio indivíduo, banalizando tudo e todos e buscando bodes expiatórios e medidas paliativas para justificar a própria falta de responsabilidade.

Lucimar Albuquerque , professor


 
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