Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação


TECNOLOGIA

Mecatrônica da Unicamp tem
ênfase na prática como diferencial

A montagem de engenhocas robóticas é apenas uma das atividades práticas que o aluno de Engenharia de Controle e Automação pode realizar ao longo dos cinco anos do curso noturno na Unicamp. Desde o primeiro semestre, na disciplina de Introdução à Mecatrônica, o estudante tem a chance de montar e operar dispositivos mecatrônicos, aplicando conceitos abordados em matérias teóricas.

Para intensificar ainda mais essa formação tecnológica, foram investidos este ano recursos superiores a R$ 1 milhão na implantação de quatro laboratórios, ampliando consideravelmente as oportunidades de aprimoramento profissional do futuro engenheiro mecatrônico.

“O que sempre diferenciou o curso de Mecatrônica da Unicamp dos demais é a ênfase na prática, complementando o sólido embasamento teórico. Por isso, não medimos esforços para equipar os laboratórios e proporcionar aos alunos recursos didáticos cada vez melhores”, ressalta o professor Celso Arruda, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), unidade que abriga o curso.

Com essas inovações o curso também responde às exigências de um mercado em franca expansão para a atividade. Oriunda da integração sinergética da mecânica com a eletrônica, aliada à computação, a mecatrônica forma profissionais habilitados a gerenciar, projetar e produzir produtos inteligentes baseados em microcontroladores e sistemas de controle. Os agora denominados “prédios inteligentes” são um exemplo de aplicação não industrial da mecatrônica (abertura automática de portas, controle de iluminação, controle de energia e gerenciamento de elevadores).

A espinha dorsal do curso oferecido pela Universidade é constituída principalmente dos recursos humanos e materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O curso conta também com os recursos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e do Instituto de Computação (IC). Esse tripé disponibiliza ao aluno um corpo docente altamente qualificado e uma invejável infraestrutura de laboratórios – agora ampliados – para aulas práticas e desenvolvimento de projetos de iniciação científica.

Experimentos – Os novos laboratórios permitem ao aluno realizar diferentes experimentos. Em um deles, o de Práticas de Ensino de Robótica, ele pode simular um ambiente industrial a partir da operação de dez conjuntos de robôs didáticos denominados “Robix”, dotados de braço mecânico, que são miniaturas dos equipamentos utilizados em processos industriais. Em outro, o Laboratório de Montagens Mecatrônicas, ele tem condições de montar projetos de automação, utilizando conjuntos de peças do jogo “Lego” acopladas a microcomputadores.

Em um terceiro ambiente, o Laboratório de Automação Industrial, o aluno encontra conjuntos profissionais de controladores lógicos programáveis (CLPs) para montar componentes eletro-pneumáticos e eletro-hidráulicos e simular diferentes processos industriais capazes de serem automatizados, como a linha de fabricação de produtos químicos ou de embalagens. Nesse laboratório, equipado com 35 novos microcomputadores, também são ministradas as aulas de computação.

O quarto laboratório, de Instrumentação e Eletrônica, proporciona ao estudante a chance de aprender a desenvolver protótipos eletro-eletrônicos por meio da utilização de micro-processadores.

------------------------

>> Guerra de robôs


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br