Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 


O Conpuesp e a excelência
profissional dos funcionários das
universidades estaduais paulistas


Por: Edison Lins

Impossível não se contagiar e motivar-se ainda mais, ao observar, por dois dias, no amanhecer do campus, como cenário a Praça da Paz, o efervescente movimento da saída da quase dezena de ônibus, partindo da Unicamp, rumo ao Memorial da América Latina, em São Paulo, para participar da primeira edição de um encontro histórico, o Conpuesp (Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo), ocorrido em fins de outubro. Há tempos não se via, na Unicamp, e provavelmente também na USP e na Unesp, tanto entusiasmo, envolvimento e integração para, que se destaque isso, participar de um evento de profissionais. Congresso ao qual aderiram, principalmente, para mostrarem orgulhosos, em pôsteres, as realizações do seu cotidiano profissional. Na participação e no envolvimento ímpar uma atitude afirmativa, de que fazem parte efetivamente do ambiente acadêmico de maior dimensão no cenário brasileiro. Profissionalismo relevante para que as universidades paulistas tenham a reconhecida liderança no cenário acadêmico brasileiro. E o clima participativo foi expressão da vivacidade e do dinamismo de um conjunto específico, parte do quadro de profissionais do serviço público paulista, que tem evidenciado incessante busca de qualificação na prestação de seus serviços em diversos momentos. E o Conpuesp se soma de forma diferenciada ao permanente esforço empreendido no campo da gestão pública paulista.

Tendo como palco o Memorial da América Latina, espaço emblemático, localizado em São Paulo, e contando com a participação de centenas de funcionários da Unicamp, USP e Unesp, o evento foi um marco relevante, inédito e histórico e deixa um saldo de dimensões abrangentes e altamente positivas. Constitui-se em um fato da reafirmação profissional que se pauta e se orienta pelo compromisso e pela qualidade que se concretiza na expressão do conjunto de profissionais das três respeitáveis instituições sustentadas pela sociedade paulista e brasileira. E também o evento é, de certa forma, uma prestação de contas diante do aporte da sociedade e a ela é retribuído com a seriedade e o comprometimento dos funcionários, em sua diversificada composição, habilidades e competências, presentes em todas as áreas das referidas universidades e interagindo com docentes, alunos e com a população que é atendida pelos muitos serviços, que decorrem da aplicabilidade das pesquisas pioneiras e inovadoras que as universidades estaduais desenvolvem, sempre com reconhecida excelência.

O evento, grandioso em diversos aspectos qualitativos e quantitativos, foi mostra dessa pujança profissional que dá sustentação e suporte à significativa produção acadêmica, científica e de serviços do mais alto interesse social. Realizações que qualificam nossas instituições e fazem delas motivos de orgulho. A acentuada pujança dos profissionais se materializou em centenas de pôsteres nos quais orgulhosos profissionais dimensionavam a importância do seu próprio trabalho, aquele que realiza no cotidiano das unidades e órgãos que compõem universidades públicas de referência nacional e internacional.

O congresso tem como referência direta a inovadora e pioneira experiência do Simtec – Simpósio dos Profissionais da Unicamp. Evento que, desde sua origem e historicamente, tem contado com o apoio da administração maior da Unicamp. Evento ainda inédito enquanto formato e propósito de reunir diversas categorias profissionais, que atuam em um mesmo ambiente, de todos os níveis de escolaridade e diversidade de formação e de histórico profissional, num evento único, integrador e de múltiplas representações técnicas e acadêmicas. A primeira edição aconteceu em 1997, gestão do professor José Martins Filho, idealizado pelo então Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, professor José Tadeu Jorge que, convidado pela organização do encontro, se fez presente no Conpuesp. Ressalte-se que foi na sua gestão como reitor que o evento foi finalmente retomado. Isso nos remete a uma parte específica da programação do Conpuesp, aquela que abriu espaço para compartilhamento de casos de resultados e contribuição com o desenvolvimento profissional e melhoria dos processos. E o caso de referência e sucesso da Unicamp, foi o resgate da construção e das edições do próprio Simtec, cujo resgate histórico e afirmativo dos seus objetivos, foi valorizado na brilhante apresentação de um profissional da Unicamp, o Orlando Furlan, ATU do Instituto de Economia. A USP e a Unesp também apresentaram seus cases, extremamente válidos e representativos da qualidade profissional que se busca, de forma perene, nas universidades estaduais de São Paulo.

Replicar de forma conjunta e ampliada com as universidades coirmãs, a experiência que já ocorre na Unicamp, consolidado pelas edições de 2008 e 2010, era um objetivo pautado há tempos e afirmado de forma definitiva no encerramento da terceira edição. Foi decisivo o importante gesto de apoio e incentivo do reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, em cuja gestão também ocorreu a terceira edição do Simtec. E ele quando no exercício da presidência do Cruesp – Conselho dos Reitores das Universidades Paulistas – designou uma Comissão organizadora e instalou os trabalhos de planejamento e demais providências que viabilizaram o evento, respeitando as indicações de cada uma das universidades estaduais e formalizando o apoio imprescindível da Unicamp, através do GGBS – Grupo Gestor de Benefícios Sociais – e da AFPU – Agência de Formação Profissional –, órgãos da administração da Unicamp.

Reconhecimento também que aqui se registra ao professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador-geral da Unicamp, e como tal presente no evento, além de representar, no ato, o professor Fernando Costa, e pela ação que resultou na concessão de uso do Memorial da América Latina, palco adequado para a realização de um evento de integração profissional desse porte. Papel muito importante teve o professor José Ranali, como chefe de gabinete da Unicamp e secretário-executivo do Cruesp, pelo trabalho estratégico de formatar providências administrativas e articular, com seus pares da USP e da Unesp, recursos financeiros iniciais que garantiram o evento.

O grupo de profissionais que organizou o Conpuesp enfrentou, com determinação, os desafios inerentes à organização de um evento inédito. Desafios adicionais, sempre superados de forma corajosa e eficiente, tiveram os representantes da USP e da Unesp, ao lidarem com a organização do evento em pauta, para eles uma primeira experiência de evento geral e multiprofissional. Por isso uma ação conjunta e histórica organizada por representantes das três universidades estaduais paulistas. O Conpuesp, formatado em parâmetros acadêmicos, portanto em sintonia com o ambiente em que os profissionais participantes atuam. Três instituições que respondem por expressiva e qualificada parcela da produção científica brasileira.

As avaliações das dimensões positivas do Conpuesp se sustentam em números objetivos: 1.392 inscritos, sendo 184 da Unesp, 627 da Unicamp e 581 da USP. Com relação aos trabalhos submetidos e aceitos, apresentados na forma de pôsteres durante os dois dias do evento, totalizaram 518 apresentações, sendo 76 da Unesp, 184 da USP e 258 da Unicamp. Os trabalhos foram assim distribuídos, dentro dos quatro grandes eixos temáticos, sendo este um dos itens de validação do sentido acadêmico do evento: Eixo 1 - Administração e Gestão: 211; Eixo 2 – Ensino, Pesquisa e Extensão: 94; Eixo 3 – Saúde e Qualidade de Vida: 177; e Eixo 4 – Gestão Ambiental e Sustentabilidade: 36.

A liderança da Unicamp, com maior número de participantes e de trabalhos comparativamente aos parceiros, resulta certamente da realização das três edições do Simtec, evento interno com ampla adesão por parte dos funcionários e da Universidade. As duas mais recentes edições contaram ainda com crescente participação de profissionais da Unesp e da USP, o que foi determinante para o Conpuesp. A adesão dos pares uspianos e unespianos, entretanto, foi expressiva e significativa. A qualidade dos trabalhos que se expressou nas centenas de pôsteres ficou patente para os participantes e convidados, incluindo docentes e alunos. Se valida, assim, a realização da primeira edição do evento e aponta para a continuidade, indicativo que vem recebendo ampla aprovação através de sondagem avaliativa. Assim, uma nova edição do Conpuesp deverá ocorrer em 2013. Antes, em 2012, ocorrerá a quarta edição do Simtec, na Unicamp. Desta forma, e em sintonia com o ambiente acadêmico, os funcionários reafirmam, de forma superlativa, que estão integrados, com seu trabalho, desenvolvimento técnico, acadêmico e, sobretudo, com seu compromisso institucional, ao esforço das universidades estaduais paulistas na busca e na consolidação da vanguarda com excelência, que a primeira edição do Conpuesp exemplifica.

Edison Cardoso Lins, funcionário da Unicamp, integra o grupo organizador do Simtec e foi um dos representantes da Unicamp na Comissão Organizadora do Conpuesp, primeira edição.



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP