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Arquiteta cria diretrizes para jogos de computador

RAQUEL DO CARMO SANTOS

 


A cirurgiã-dentista Lorena Alves Coutinho: Ana Regina Mizrahy Cuperschimid, especialista em TI: “Itens podem auxiliar muito na concepção e desenvolvimento” (Fotos: Antoninho Perri)Nos jogos de computador, o que importa é a jogabilidade e a diversão. Ao contrário do que ocorre com outros softwares de caráter administrativo, por exemplo, que contemplam elementos de produtividade, no caso específico dos jogos, o sucesso está no entretenimento e prazer. Neste sentido, a arquiteta e especialista em Tecnologia da Informação Ana Regina Mizrahy Cuperschimid elaborou uma série de diretrizes para o desenvolvimento de jogos de computadores.

“Trata-se de um check list para aqueles interessados em considerar fatores chave para o sucesso do jogo. Não que seja uma garantia, mas os itens podem auxiliar muito na concepção e desenvolvimento”, explica a autora da pesquisa.

Orientada pelo professor Hermes Renato Hildebrand, Ana Regina apresentou dissertação de mestrado no Instituto de Artes, em que destaca não só as heurísticas de jogabilidade para os programas, como também mostra os resultados de testes em três jogos famosos que comprovam a sua teoria.

Ana Regina explica que as diretrizes podem ser utilizadas para qualquer tipo de jogo a ser criado. Também salienta que se trata de um estudo único, uma vez que não existe nenhum trabalho que aborde a questão. Segundo a especialista, o mercado de jogos de computadores está em expansão e é grande a demanda para o público infantil ou mesmo para empresas que querem oferecer um serviço a mais para vender seus produtos.

Entre as diretrizes, a especialista privilegiou as características de diversão e facilidade de usar para agradar o usuário. Segundo ela, um bom jogo de computador tem que ter fases, desafios e enigmas para estimular a perseverança. Outro requisito são as recompensas oferecidas ao jogador com bom desempenho. “Deve ter recompensas significativas e não somente ganhar um ‘parabéns’ ao completar as fases. O jogador pode ter um escudo, ganhar mais poderes, coisas deste tipo”, explica. Ela lembra, no entanto, que um bom jogo além de seguir as diretrizes propostas, deve ter um custo acessível, aceitação social e confiabilidade.

 
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