Leia nesta edição
Capa
Canais dentários
Esquistossomose
Calouros
Prêmio Capes
História do Brasil
Atividade física
Derivados lactâmicos
Expansão urbana
Sucos de uva
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Portal Unicamp
Arrigo Barnabé
Anuário
Samba
 


11

Compositor desenvolve atividades a partir deste
mês no âmbito do Programa Artista-Residente


Unicamp vai abrigar
música de Arrigo Barnabé

ISABEL GARDENAL

O compositor paranaense Arrigo Barnabé, novo artista-residente da Universidade: nova linguagem e elogios da crítica (Foto: João Sal/Folha Imagem)O Programa Artista-Residente trará para a Unicamp neste semestre o consagrado músico brasileiro Arrigo Barnabé. Ele inicia suas atividades na Universidade no mês de março. A proposta do Instituto de Artes (IA) foi aprovada mediante um parecer de especialistas externos. O último artista-residente a passar pela Unicamp foi Samir Yazbek, pelas Artes Cênicas.

O artista-residente é um profissional destacado que apresenta sua atuação para estudantes de graduação e de pós como convidado da Unicamp. O Programa, que já trouxe para a Universidade Fernando Morais, Ruy Castro e Lélia Abramo, entre outros, já definiu de quem serão as próximas vagas: no segundo semestre, a vaga será para a Arquitetura; em 2009, a oportunidade será da Teledramaturgia (primeiro semestre) e das Artes Plásticas (segundo semestre); e, em 2010, será a vez do Cinema.

Arquitetura é a próxima área a ser contemplada

O assessor especial da Reitoria e coordenador do Programa, professor Eduardo Guimarães, destacou em grande medida Arrigo, dizendo que se trata de um músico de alta qualidade. “Ele trabalha muito bem a relação entre o popular e o clássico, além da música e de outras artes”, informa. Arrigo recebe uma bolsa e deverá ter um contato mais estreito com os alunos, desenvolvendo oficinas e dialogando inclusive com a sociedade. “Sua atividade profissional será colocada à disposição de pessoas interessadas por arte”, conta Guimarães.

Ele afirma que o Programa estabeleceu uma minuciosa regulamentação, que contempla a abertura da iniciativa para diversas artes e uma destinação orçamentária prévia. “Para o aluno, é uma experiência muito importante e produtiva, o mesmo ocorrendo com a cidade. E esperamos uma atuação ampla do Arrigo, pois é uma pessoa muito conhecida e reconhecida”, realça o coorO coordenador do programa, professor Eduardo Guimarães: "relação entre o popular e o clássico" (Foto: Antônio Scarpinetti)denador. O professor Rafael dos Santos, do Departamento de Música do IA, foi o proponente do nome do músico e deverá acompanhá-lo em sua estada na Unicamp, bem como fazer o relatório final do artista-residente.

Arrigo - Compositor renomado, Arrigo Barnabé tem vários discos gravados. Um de seus sucessos mais elogiados pela crítica foi Clara Crocodilo. Tem como principal característica de composição o dodecafonismo. São alguns de seus discos Tubarões Voadores, Cidade Oculta, Suspeito, Façanhas, Gigante Negão, Coletânea 25 Anos de Clara Crocodilo, Missa In Memorian Arthur Bispo do Rosário e Missa In Memorian Itamar Assumpção. Escreveu várias composições para trilhas sonoras de filmes brasileiros (Desmundo, Anjos da Noite, Nem Tudo É Verdade, Cidade Oculta e O Olho Mágico do Amor). Arrigo ainda escreveu quartetos de cordas e peças para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP