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O início de uma rede nacional
de boas práticas nas universidades

 

11/5/2011 – O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp promoveu na última quarta-feira um seminário para iniciar, efetivamente, a formação da rede brasileira do Projeto Telescopi – Rede de Observatórios de Boas Práticas de Gestão Estratégica Universitária na América Latina e Europa. O projeto faz parte do Programa Alpha e é coordenado pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), com financiamento da União Europeia, sendo liderado pela Unicamp no Brasil. Ele envolve 18 países (14 da América Latina e quatro da Europa), com a participação de aproximadamente 25 universidades públicas e privadas.

“O Projeto Telescopi teve início em 2009 e termina neste ano, com o propósito de identificar, reconhecer e divulgar boas práticas de planejamento e gestão estratégicos no ensino superior. Por ser algo recente no país, ainda há resistência e desconhecimento sobre o que seja o planejamento estratégico numa universidade. A Unicamp é uma das pioneiras e vem desde 2000 neste aprendizado, que está se consolidando dez anos depois”, afirma o professor José Roberto Rus Perez, coordenador-associado do Nepp e organizador do evento.

Segundo Rus Perez, a partir do seminário “Boas práticas alinhadas ao planejamento estratégico”, vai ser construída uma rede nacional, com um banco de experiências selecionadas e avaliadas por uma comissão de pesquisadores. “O propósito é disponibilizar na Internet uma página informando o que as nossas instituições estão fazendo de bom. Será um espaço para discutir e socializar informações sobre estas práticas”.

Maria de Fátima Pires da Silva, assessora técnica da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), discorreu sobre a experiência da Unicamp para cerca de 30 representantes de várias instituições do país, incluindo pró-reitores, vice-reitores e diretores de planejamento. “Sendo uma primeira reunião para formar esta rede de universidades brasileiras para a troca de boas práticas acadêmicas e administrativas, considero o público muito bom, por conta da sua qualidade”.

A assessora da CGU explica que, do ponto de vista acadêmico, o que está em discussão é como melhorar os indicadores de pesquisa e formar melhor os alunos de graduação e de pós-graduação, avaliando a infraestrutura disponibilizada pelas universidades. “Um exemplo é a criação do espaço da escrita, onde professores que não dominam a escrita em inglês ou francês podem ter seus artigos traduzidos e revisados, o que aumenta a visibilidade internacional da instituição”.  No aspecto administrativo, Maria de Fátima da Silva destaca a importância do próprio planejamento estratégico, além da avaliação institucional e do estabelecimento de indicadores. “É bastante complicado implantar tais práticas dentro da academia, já que isso não depende apenas da boa vontade de determinado grupo. A ideia precisa permear os professores, os alunos e principalmente os ex-alunos, que podem avaliar o que a universidade lhes ofereceu”.

A palestra de abertura do seminário do Nepp foi concedida por Claudia Velandia Gómez, diretora de Planejamento e Avaliação da Universidad de los Andes, que tratou do planejamento e dos indicadores na sua instituição e no ensino superior da Colômbia em geral. A tarde ficou reservada para a apresentação de três experiências bem sucedidas na Unicamp.



 
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