Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 


3º Encontro PAD/PED atrai mil estudantes

Programas reúnem bolsistas e voluntários da pós e da graduação

O 3º Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED) atraiu cerca de mil alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp, que lotaram novamente os três auditórios do Centro de Convenções, no último dia 21. Os dois programas reúnem bolsistas e voluntários que, durante o primeiro semestre de 2011, vão oferecer suporte aos professores ou ministrar aulas de diversas disciplinas que já cursaram, obtendo bom desempenho.

O professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, afirmou que o encontro vem sendo aprimorado a cada edição, passando a contar com um espaço de discussão das atividades entre os próprios bolsistas. “O PAD sucedeu o PAEG [Programa de Apoio ao Ensino de Graduação], instituído em 1995, então com 19 bolsas por semestre para toda a Universidade, sendo que hoje temos 400. É hora de trabalhar para aprimorar os programas do ponto de vista acadêmico”.

Segundo Knobel, há necessidade de um sistema de acompanhamento eficaz, com o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão de inscrições, relatórios, controle de presença, entre outros aspectos de ordem operacional. “A falta deste software é o principal gargalo do PAD. Outro passo é a questão da avaliação, criando-se mecanismos efetivos para medir como os participantes estão se beneficiando do programa. Ainda vemos falhas nos relatórios e no controle de presenças para a remuneração dos bolsistas”.

Em relação ao PED, o professor Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação, apresentou dados para ressaltar a importância que a administração central vem dando à formação de graduandos e pós-graduandos para aproximá-los das atividades de ensino. “No período de 2004 a 2011, cerca de 7.600 alunos participaram do PED, o que representa 13% do total de pós-graduandos. Quanto aos docentes, 60% já atuaram como supervisores de projetos. Este ano, estamos destinando R$ 3,4 milhões para os bolsistas, o equivalente a 25% do orçamento da Unicamp para bolsas”.

Convidado para participar da mesa-redonda da manhã, o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, falou sobre “Programas de estágio didático em universidades de pesquisas”. “Estou completamente impressionado com o número de alunos interessados em discutir o PAD e o PED. Vi os três auditórios cheios. Boa parte dos pós-graduandos vai se dedicar à carreira acadêmica em outras universidades e a Unicamp deve se orgulhar por haver departamentos inteiros constituídos por doutores aqui formados. Isto é espetacular para o desenvolvimento do ensino superior no país”.

O 3º Encontro PAD/PED foi aberto com uma apresentação do grupo Uma Breve História da Música, formado por Milene Rodrigues dos Santos e Misael Silva de Oliveira, bolsistas do projeto Aluno Artista, do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante). Em seguida, foi exibida a videoconferência “Teachin and Learning Services”, com a professora Alenoush Saroyan, diretora do Programa de Aprendizagem de Ciências e presidente do Departamento de Psicologia Educacional e Aconselhamento da McGill University, de Montreal (Canadá).


“Estou participando do PAD pelo segundo semestre, primeiramente porque gosto muito da disciplina em vou prestar monitoria, que é de circuitos elétricos; segundo, porque gosto de ensinar e de conviver com o pessoal mais novo. Se a atividade for a mesma do semestre passado, devo me encontrar com os alunos duas vezes por semana, a fim de tirar dúvidas na disciplina e ajudar na lista de exercícios”


Helena Marques Soares, estudante de
graduação da Faculdade de Engenharia
Elétrica e de Computação (FEEC).

 


“Considero o PAD uma experiência bastante válida para quem pretende a docência, caso da maioria dos alunos da Física. O que fazemos é dar suporte aos colegas. Esta é minha quarta vez e, no semestre passado, eu me reunia uma vez por semana com o professor, que me passava o que havia dado em sala de aula. Ele também alertava para eventuais dificuldades nos exercícios que eu deveria trabalhar com os alunos”


Walter Aparecido Silva Jr., do Instituto
de Física Gleb Wataghin (IFGW).



“A experiência de ter esta relação direta com os alunos é muito importante para a minha formação, já que vou ser professora. Meu irmão já tinha participado e meu deu informações sobre o programa do qual gosta muito. No PAD conseguimos um outro olhar sobre o ato de ensinar, buscando outras formas de linguagem para que o aluno entenda melhor a disciplina”


Milena Cássia Pires de Campos,
da Faculdade de Educação (FE).

 




“Sou bolsista PED e este é meu primeiro semestre. Acho que é uma boa oportunidade de praticar a docência, de iniciar a experiência de lecionar e depois ir melhorando. Vou ministrar aulas de cálculo I, que é uma matéria introdutória, mas bem interessante para os calouros. É a primeira disciplina de peso que o aluno vindo do colégio enfrenta na Universidade e a ideia é derrubar certo medo que existe” 


Fábio Antonio Araújo de Campos,
doutorando do Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica (IMECC).



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP