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Pós mantém liderança no país

Nota média da Unicamp em julgamento da Capes é 5,37, em escala que vai de 1 a 7

A Pós-Graduação da Unicamp solidificou-se no último quadriênio como um dos mais importantes pontos de referência acadêmica da Universidade, de acordo com avaliação institucional promovida com a participação de especialistas externos. O nível de ensino, que abriga 48% dos alunos da Universidade, responde por aproximadamente 12% das dissertações e teses produzidas no Brasil. Além do dado quantitativo, que atesta a robustez do setor, a maioria dos 135 programas oferecidos pela instituição tem merecido conceitos positivos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Conforme o último julgamento da Capes, concluído em 2006, a nota média da Unicamp nesse segmento supera a média nacional – 5,37 contra 4,13, numa escala de 1 a 7.

A continuidade da expansão das atividades da Pós-Graduação está entre as principais metas do Planejamento Estratégico (Planes). Entre 2005 e 2008, por exemplo, foram criados quatro novos cursos: mestrado profissional em Engenharia Automotiva, mestrado profissional em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, doutorado em Enfermagem e mestrado em Tecnologia. Também em função do processo de avaliação institucional, ficou definido que os programas a serem criados deverão ter um caráter marcadamente multidisciplinar, de modo a incentivar o envolvimento de várias unidades de ensino e pesquisa. Entre os que estão em fase de discussão destacam-se os das áreas de energia e biocombustíveis, segurança pública, inovação, fármacos e ensino de ciências e matemática.

Não foi apenas a Pós-Graduação strito sensu, na qual se inserem os cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado, que experimentou avanços significativos no período 2005-2009. A modalidade lato sensu (aperfeiçoamento, especialização, aprimoramento e residência médica) também apresentou resultados expressivos. Uma iniciativa que merece referência nessa área foi a oferta de quatro programas destinados à requalificação de professores, dirigentes e coordenadores pedagógicos da rede estadual de educação. Sob o comando da Faculdade de Educação e do Instituto de Geociências, os cursos receberam cerca de 10 mil matrículas entre 2006 e 2007.

Por orientação do Planes, a atuação da Unicamp junto à rede pública de ensino fundamental e médio deverá ser ampliada nos próximos anos. Já a partir de março de 2009 começaram a ser implantados os seguintes cursos em nível de especialização: um voltado ao ensino de Ciências e Matemática, para professores de 1ª a 4º série; dois relacionados à área de Linguagem; e outros 50 na modalidade aprimoramento, ministrados pela Faculdade de Ciências Médicas e dirigidos a profissionais que não são médicos.

Empenhadas em melhorar a qualificação dos pós-graduandos para a docência, ação recomendada pelo processo de avaliação institucional, as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação atuaram conjuntamente no sentido de redefinir as atividades dos alunos. Uma das principais medidas foi a incorporação ao Programa de Estágio Docente (PED) das Bolsas de Instrutores Graduados (BIG). Assim, chegou-se a um modelo com três níveis de participação, sendo que cada um recebeu um tipo de atribuição específica, variando de acordo com a experiência acumulada pelos estudantes. Em 2008, 1.063 deles participaram das atividades - 845 como bolsistas. Ao mesmo tempo, a Universidade também instituiu o Programa de Estágio Docente para Pós-graduandos em Cursos de Especialização (PED-LS), com o objetivo de permitir que esses estudantes atuem como auxiliares didáticos nos cursos do tipo lato sensu.

O conhecimento gerado pela Pós-Graduação da Unicamp tem sido difundido para além dos limites da instituição por intermédio da divulgação das dissertações e teses produzidas. Uma das estratégias adotadas nesse sentido é a disponibilização dos trabalhos acadêmicos pela Internet, o que permite o acesso a um sem-número de interessados. Em 2005, o número de dissertações e teses colocadas à disposição dos internautas era de 3 mil, o que correspondia a somente 15% do total da produção do setor. Em 2007, o acervo subiu para 15 mil (50% do total). Os dados de 2008 indicam que 25 mil documentos já se encontravam disponíveis para consultas. A Universidade é considerada a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de dissertações e teses disponibilizadas e com o melhor sistema de acesso do país, atributos que fazem dela modelo para outras universidades nacionais e estrangeiras.

Um dado relevante acerca da Pós-Graduação da Unicamp diz respeito ao seu nível de internacionalização. Graças à qualidade e diversidade dos programas oferecidos, a Universidade atrai estudantes de diversas partes do Brasil e do exterior. De acordo com levantamento executado recentemente, tomando por base o local onde a pessoa se formou, 2,8% dos alunos de mestrado e 3% dos de doutorado são oriundos de outros países. Em 2008, matricularam-se nos cursos de Pós-Graduação estudantes de 49 países, com predominância de argentinos, chilenos, colombianos, cubanos, peruanos, uruguaios e portugueses. Entretanto, a instituição recebe também alemães, australianos, belgas, norte-americanos, franceses, japoneses, holandeses, entre outros.

Além da busca espontânea por parte daqueles que querem dar continuidade à sua formação na Unicamp, a Universidade tem tomado iniciativas para ampliar a atração de estudantes estrangeiros. Uma delas é a participação em redes internacionais de escolas de ensino superior, o que também permite o envio de alunos brasileiros ao exterior. Atualmente, para ficar em apenas um exemplo, a Unicamp mantém convênios para bolsas-sanduíches com instituições dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça e Espanha. No que toca à infraestrutura, a Pós-Graduação foi objeto de um projeto, que está em fase de execução, voltado à reforma em instalações e à compra de equipamentos multiuso. Foram destinados R$ 10 milhões para esse fim.

MAIS

* Foram promovidas adequações às novas regulamentações dos conselhos Nacional e Estadual de Educação.

* Foram adotadas medidas para qualificar a gestão. Entre elas, a transferência do controle e gestão dos processos relacionados a transporte, gráfica, correios e almoxarifado central para as secretarias de pós-graduação das unidades.  

 
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