Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

>>ENSINO

Uma vocação para a qualidade


A concretização do projeto de qualificação de professores da rede municipal acompanha a história da Faculdade de Educação, segundo a diretora Agueda Bernadete Bittencourt. Há mais de 20 anos a faculdade é uma forte militante em favor da exigência do nível superior para os professores da educação infantil e de primeiras séries do ensino fundamental. “Sempre lutamos nas instâncias políticas para uma qualificação mais aprimorada e pela qualidade do ensino. A Faculdade tem a responsabilidade de ajudar na concretização desta fase”. Para Agueda, trata-se de um projeto irreversível enquanto parceria, que trará bom retorno para as cidades da RMC.

“Acima de tudo, precisamos levar em conta que são profissionais que não tiveram acesso a uma universidade pública como a Unicamp”, acrescenta a secretária de Educação de Campinas e também professora da FE, Corinta Geraldi. A preparação do curso na cidade foi discutida durante o ano passado.
No dia 18 de março teve início o curso de especialização para professores da rede municipal da região, com o objetivo de preparar professores-assistentes para docência no curso de Pedagogia da Unicamp. Somente em Campinas foram inscritas 251 pessoas, das quais 183 preenchiam todos os quesitos.

Foram selecionados 42 professores para disputar as 15 vagas oferecidas pela Universidade. Diante da quantidade e da qualidade dos profissionais inscritos, havia na equipe a certeza de que todos tinham condições de realizar um bom trabalho. “Brigamos pela ampliação das vagas e conseguimos 18, mais uma lista de espera com dez nomes. Por fim, assumimos a liberação de 28”, disse Corinta.

Num universo de 4.000 professores da rede municipal em Campinas, existem 470 sem graduação, sendo 252 na educação infantil e 218 no ensino fundamental. A Prefeitura pretende incluir também os monitores, que somam mil funcionários, a grande maioria sem formação universitária. Para lecionar na rede municipal, a exigência anterior era de formação em magistério no 2º grau. O salário médio de um professor da rede é de R$ 1 mil para trabalho em período integral.

Cidades Envolvidas

Americana
Amparo
Artur Nogueira
Campinas
Cosmópolis
Engenheiro Coelho
Hortolândia
Indaiatuba
Itatiba
Jaguariúna
Monte Mor
Nova Odessa
Paulínia
Pedreira
Piracicaba
Santa Bárbara D’Oeste
Santo Antonio da Posse
Sumaré
Valinhos
Vinhedo

---------------------------------------------

Coordenação

O Programa de Formação de Professores na Unicamp foi aprovado por unanimidade na Congregação da Faculdade de Educação e na Comissão Central de Graduação (CCG), e posteriormente no CONSU, órgão máximo deliberativo da Unicamp. A coordenação do projeto está a cargo de um órgão colegiado, composto pelos professores da FE Elisabete M. A. Pereira (coordenadoria geral), Sérgio A. S. Leite (coordenadoria pedagógica) e Ângela Soligo (coordenadoria de atividades culturais).

------------------------------------------------

Um belo programa, que eleva nível da educação

 

© 1994-2002 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
imprensa@unicamp.br