Centro de Controle de Intoxicações - CCI
Criado junto à Reitoria pela Portaria GR 163/82, de 29 de novembro de 1982, o Centro de Controle de Intoxicações (CCI) está vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM), como centro interno daquela unidade de ensino e pesquisa, atuando como serviço de apoio ao Hospital das Clínicas (HC), de acordo com a Portaria GR 94/96, de 25 de junho de 1996, que baixou o Regimento Interno do CCI. Tem como objetivo promover ações, estudos e pesquisas no controle das intoxicações exógenas.
Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto" - Cepre
Foi criado junto à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) pela Deliberação Consu-A-30/92, de 10 de dezembro de 1992. O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto" (Cepre) tem por finalidade a pesquisa, o ensino e a assistência na área das deficiências sensoriais.
Centro de Investigação em Pediatria - Ciped
De acordo com a Portaria GR 136/97, de 10 de outubro de 1997, o Ciped veio substituir o antigo Centro Integrado de Pesquisas Onco-hematológicas da Infância (Cipoi) e se constitui como um centro interno da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Tem como objetivo principal a implantação de infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisa da área da saúde/doença da criança.
Centro de Pesquisa e Controle de Doenças Materno-Infantis de Campinas - Cemicamp
Fundado em 6 de julho de 1977, com sede na cidade de Campinas, o Cemicamp e a Unicamp assinaram um Termo de Acordo e Cooperação em 27 de abril de 1978, visando o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação nos seus programas de trabalho. O acordo tem como finalidade a conjugação de esforços da Unicamp e do Cemicamp dentro de seus objetivos comuns de bem estar físico, mental e social do binômio materno-infantil, otimizando os recursos existentes. Dentro dos objetivos do Cemicamp estão: o controle de doenças próprias da mulher e das crianças na região de Campinas, particularmente daquelas que se constituíram em problemas de saúde pública, englobando ações de prevenção, detecção, diagnóstico precoce e propedêutica das doenças das mulheres e crianças.