Quinteto de Metais Metalmorfose se apresenta na Adunicamp

12/05/2003 - 18:00

13 de maio - Dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba. Esta é a formação do grupo formado em agosto de 2001 por alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, que se apresenta amanhã (14 de maio), às 12 horas, no auditório da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp). O Metalmorfose foi montado com a finalidade inicial de participar das aulas de música de câmara – disciplina obrigatória do curso – sob a orientação do professor Moacyr del Picchia. A afinidade dos integrantes foi observada com o decorrer dos ensaios. "A vontade de tocar, ensaiar e se aperfeiçoar ultrapassou o simplesmente 'tocar para a aula'', surgindo a iniciativa de formar um grupo musical sério e com objetivos próprios", segundo os músicos. Agora, o principal desafio do grupo é ir além do repertório tradicional erudito para essa formação, expandir o campo de atuação, para poder levar ao público um repertório mais vasto e eclético, que abrange desde obras renascentistas até o jazz e a MPB, incluindo arranjos escritos especialmente para o grupo. Além de concertos promovidos dentro do Instituto de Artes da Unicamp, Metalmorfose foi convidado a abrir o II Encontro Nacional de Trombonistas, Bombardinistas e Tubistas do Brasil, apresentou-se no I Encontro Nacional da Associação dos Trompetistas do Brasil, Centro Universitário Adventista (Unasp), "Festa do Figo" de Valinhos e Conservatório Musical Municipal de Piedade. Realizou concertos didáticos na E.E. "Sérgio Porto" – Unicamp – trabalho educativo com crianças, adolescentes e jovens. Integrantes: Gerson Stencel Arrais – trompete Paulo Thiago Sprovieri – trompete Waleska Scarme Beltrami – trompa Fernando Orsini Hehl – trombone Alberto Tavares Dias – tuba Programa 1) Bachianas Brasileiras nº4 – Prelúdio H. Villa-Lobos - Arr: Tiago Pallone 2) Temas Nordestinos - Suíte: Bruno,Melissa e Rafael J.U.da Silva (Duda) 3) Canzona per sonare nº3 Giovanni Gabrieli 4) Scherzo John Cheetham 5) Tema para um Trompetista J.U.da Silva (Duda) 6) Brejeiro Ernesto Nazareth - Arr: Dolarino 7) Blues for Brass Arr: Antonio Carlos Neves 8) Girl with the flaxen hair Claude Debussy - Arr: David Sabourin 9) Veraneios Samuel Krähenbühl 10) Carinhoso Pixinguinha - Arr: Gilberto Gagliardi 11) Aquarela do Brasil Ary Barroso - Arr: J.U.da Silva (Duda)