Em nota, Cruesp diz que PL 529 afronta princípio da autonomia

#

             

Manifestação do Cruesp sobre o Projeto de Lei nº 529/20

 

 O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) fez, nos últimos dias, uma série de contatos com deputados estaduais que estão analisando o conteúdo do Projeto de Lei nº 529/20, que estabelece medidas de ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas, buscando sensibilizá-los para a ameaça à autonomia universitária que representa a aprovação do projeto nos termos em que foi proposto.

 Em que pese a relevância da matéria abordada no PL 529/20, o seu artigo 14 afeta diretamente o planejamento e a gestão das universidades estaduais paulistas e da Fapesp, ao determinar a transferência do superavit financeiro, registrado no balanço patrimonial, “para o pagamento de aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social do Estado”. Vale também destacar que, apesar de o governo afirmar que a medida é necessária por causa da crise econômica causada pela pandemia, o projeto propõe que esses superavits sejam devolvidos ao Tesouro do Estado todos os anos, a partir da aprovação da lei.  

 É importante lembrar que os eventuais superavits compõem, ao longo do tempo, a reserva financeira imprescindível para a gestão das universidades e demonstram a solvência das instituições. Os repasses estaduais, por serem vinculados ao ICMS, sofrem com as variações da economia do estado e do país. Na última década, as três universidades tiveram grandes dificuldades financeiras pela redução no recolhimento do ICMS, e elas foram superadas por medidas duras de contenção de gastos e pela utilização de suas reservas financeiras.

 Deve ser destacado ainda que, com a autonomia de gestão financeira e orçamentária, a folha de pagamento tem sido financiada pela cota-parte das universidades estaduais paulistas e as reservas têm servido para dar suporte ao pagamento tanto dos servidores ativos quanto dos aposentados. Assim, esse item específico da proposição afronta a autonomia universitária de gestão financeira e patrimonial, conquistada há mais de três décadas, e que tem sido fundamental para a excelência do ensino, da pesquisa, da extensão e da assistência à saúde no Estado de São Paulo.

 Felizmente, vários parlamentares reconheceram o equívoco dessa proposição e apresentaram, pelo menos, 45 emendas que se referem ao artigo 14, no sentido de excluir as universidades e a Fapesp da obrigatoriedade dessa transferência. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos parlamentares pelo reconhecimento e apoio ao ensino superior público do Estado de São Paulo.           

 As universidades sempre estiveram abertas ao diálogo com o Legislativo e seguem firmes no estabelecimento de parcerias, cada vez mais frequentes, com o Executivo estadual, na tentativa de qualificar políticas públicas nos mais diversos campos do conhecimento, de continuar contribuindo para o fortalecimento da ciência e da educação superior, além de cumprir seu papel social na assistência à saúde da população paulista. As universidades têm, ainda, atuado fortemente junto ao governo estadual no sentido de esclarecer e orientar decisões relacionadas à pandemia que aflige a sociedade. 

 A autonomia das universidades faz parte da solução, e não dos problemas, para que o Estado de São Paulo faça os ajustes necessários ao momento e supere mais este desafio.
 

São Paulo, 20 de agosto de 2020


Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)

 

Conheça as emendas apresentadas até agora.

Imagem de capa
Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa