É lançado consórcio internacional para descoberta de fármacos

O consórcio Molecules Initiative for Neglected Diseases (MINDI) acaba de ser lançado. O projeto é resultado de um convênio PITE firmado entre a Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP), a Medicines for Malaria Venture (MMV), a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com o objetivo de descobrir novos candidatos a fármacos para o tratamento de malária, Doença de Chagas e leishmanioses. “As organizações MMV e DNDi, têm um histórico fabuloso no desenvolvimento de novos tratamentos e novos medicamentos para várias doenças parasitárias tropicais e vêm salvando milhões de vidas”, avalia o coordenador do consórcio e professor do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias.

As colaborações com a MMV e com a DNDi começaram oficialmente em março de 2013. Segundo Dias, este projeto é a primeira parceria envolvendo essas organizações e a academia latino-americana que se dedica à otimização de compostos líderes, uma etapa complexa e crucial no processo de descoberta de medicamentos. Ele destaca que o objetivo é desenvolver medicamentos que possam ser administrados por via oral e que sejam altamente eficazes, tenham baixa toxicidade e sejam baratos e acessíveis. “Com a MMV há um desafio extra, pois estamos trabalhando para desenvolver um tratamento de dose única para a malária”, analisa o coordenador.

Coordenador do consórcio Luiz Carlos Dias: MMV e DNDi têm um histórico fabuloso no desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para doenças parasitárias tropicais

Um outro objetivo do projeto é trazer para o Brasil novas experiências na área de descoberta de medicamentos, destacando a importância do trabalho colaborativo nesta área de pesquisa. Nesse trabalho, a MMV e a DNDi, em conjunto com diversos parceiros e cientistas de renome mundial da academia e de empresas farmacêuticas globais, institutos de pesquisa e universidades no Brasil e no exterior, unem esforços em torno de um único objetivo: salvar a vida das pessoas mais negligenciadas.

Já houve impacto positivo do trabalho colaborativo no desenvolvimento de novas capacidades no Brasil. Para Luiz Carlos Dias, o momento exige dar um passo adiante. "Nos próximos 5 anos, com este consórcio consolidado, teremos as ferramentas certas para tentar alcançar nossos objetivos e fazer a diferença”, explica.

Em sua opinião, este é um exemplo concreto de ciência com retorno para a sociedade. Ou seja, a melhor ciência para quem mais precisa, a melhor ciência para os mais negligenciados, a melhor ciência para resolver os desafios humanos. “Ciência para fazer o bem, para desenvolver e melhorar a vida das pessoas. E eu acredito que nada pode ser mais inovador do que contribuir para salvar vidas”, finaliza.

Imagem de capa
vários tubos de ensaios em bancada de laboratório

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola