Unicamp se equipara a universidades americanas em parcerias com empresas

Contrapondo o mito sobre a dificuldade ou a falta de relacionamento universidade-empresa no que tange o investimento em pesquisas colaborativas no Brasil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprova em seus indicadores de desempenho que está no mesmo nível de interações que as universidades norte-americanas, normalmente destacadas como exemplos mundiais de interação de pesquisa entre o setor empresarial e acadêmico.

Esse levantamento foi apresentado pelo professor Carlos Henrique Brito Cruz do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp, que também foi reitor da Universidade e diretor científico da FAPESP, durante a mesa de debate virtual sobre o relacionamento de pesquisa entre a Universidade e empresas no Brasil e no mundo, organizada pela Agência de Inovação da Unicamp no escopo das comemorações do Prêmio Inventores deste ano. Em seu mapeamento, Brito Cruz identificou que a média de interação universidade-empresa nos Estados Unidos resultou em uma média de 8% do total de investimento oriundo do setor empresarial recebido pelas 20 principais universidades dos Estados Unidos em 2016.

No mesmo ano, mais de 10% dos recursos para pesquisa da Unicamp foram resultados de parcerias com as empresas, ou seja, se a Unicamp estivesse competindo no mesmo ranking que as americanas, liderado pela Universidade de Duke e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ela ocuparia o sexto lugar entre as universidades que mais firmam projetos colaborativos com o setor empresarial, a frente de instituições como Stanford e Berkeley.

“Isso derruba o mito de que no Brasil há pouca interação entre universidade-empresa, que em média, no estado de São Paulo, é maior que 10%. Não quer dizer que está bom, mas temos que entender que as universidades sabem interagir com as empresas, agora precisamos subir em escala. Em nível Brasil, o que vejo ser um problema de gestão é que a maioria das universidades brasileiras não fazem esse acompanhamento. E se você não tem indicadores, você não consegue melhorar.”, analisou Brito Cruz sobre os diferentes cenários de interação.

O mesmo posicionamento também foi defendido pelo professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, que também compôs a mesa de debate. “Vemos que muitos pesquisadores ou empresas ficam com a impressão retrógrada que é difícil firmar parcerias universidade-empresa, mas isso não se sustenta a ponto de que apresentamos nossos indicadores. A Unicamp, por exemplo, ultrapassou pelo segundo ano consecutivo, a marca de R$ 100 milhões investidos por empresas em sua pesquisa em 2019.”, justificou Frateschi sobre a atuação da Agência.

Além dos projetos colaborativos, o diretor-executivo ressaltou que esse relacionamento universidade-empresa também ocorre de outras formas importantes para a sociedade, como o licenciamento de tecnologias da Unicamp pelas empresas e a criação de empresas-filhas da Unicamp: “É necessário ter uma visão holística e integrada sobre a diversidade de interações para fortalecermos constantemente o ecossistema inovador em torno da Unicamp, como o fomento ao empreendedorismo entre os alunos e a comunidade que pode até mesmo gerar empresas spin-offs da Unicamp.”, complementou Frateschi.

Um exemplo de empresa spin-off, aquelas startups criadas para explorar uma tecnologia da Universidade, que surgiu a partir desse relacionamento fomentado pela Inova e que licenciou no ano passado uma tecnologia do portfólio de patentes da Universidade é a startup Cognita Technology. A spin-off surgiu  após a participação dos fundadores na competição Desafio Unicamp com a tecnologia de nanopartículas feitas de óleos de cozinha no combate ao colesterol, desenvolvida durante a pesquisa de doutorado de Valéria Santos, cofundadora da startup, na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.

“Gosto de ressaltar o perfil pesquisador de todos os fundadores para explicar nossa história e também para compartilhar a visão de alguém que já esteve do lado pesquisador e agora está do lado empreendedor como eu: Vejo como fundamental o apoio da Inova nas nossas atividades. A Inova nos ajudou desde a redação da patente, até a modelagem do negócio durante o Desafio Unicamp e, depois, no licenciamento da tecnologia quando criamos a empresa.”, compartilhou Santos sobre sua experiência na criação da Cognita.

Atualmente, essa spin-off da Unicamp está avaliando como as nanopartículas se comportam nos alimentos em questões de estabilidade e análises sensoriais na fase 2 do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

Essas e outras experiências foram compartilhadas no webinar “Prêmio Inventores: Cultura de Relação Universidade-Empresa”, que contou com a participação de 162 pessoas conectadas ao vivo e agora está disponível na íntegra no canal do YouTube da Inova Unicamp.

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação da Unicamp.

tela do zoom com participantes da cerimônia do Prêmio Inventores