Anderson Rocha assume diretoria do IC

Os professores Anderson de Rezende Rocha e Leandro Aparecido Villas tomaram posse nesta sexta-feira (29) como diretor e diretor associado do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, respectivamente. Rocha substitui o professor Rodolfo Jardim de Azevedo, atual presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), de quem foi diretor associado, para o cumprimento de um mandato de quatro anos. A cerimônia de posse, presidida pelo reitor Marcelo Knobel, ocorreu no Instituto Eldorado, localizado ao lado do campus de Barão Geraldo. Após assumir a direção do IC, Rocha conduziu uma solenidade em comemoração aos 50 anos da criação do curso de bacharelado em Ciência da Computação pela Unicamp.

Em seu discurso, o novo diretor do IC falou sobre sua origem humilde e do esforço que realizou para fazer graduação e pós-graduação. “Estudei em escola pública. O sonho de estudar numa universidade pública como a Unicamp parecia impossível. Felizmente, graças ao apoio de muita gente, me tornei aluno de pós-graduação, posteriormente docente da Universidade e hoje assumo, com muita honra, a função de diretor do Instituto de Computação”, disse.

Rocha prometeu trabalhar firmemente pelo avanço do IC. Segundo ele, há espaço para ampliar a internacionalização das atividades da unidade, bem como as parcerias com a iniciativa privada, entre outros aspectos. Ao transmitir o cargo ao sucessor, Azevedo lembrou que sua gestão à frente do IC enfrentou uma crise orçamentária sem precedentes.

Foto Perri

Por causa desse cenário, afirmou, não foi possível executar as obras físicas necessárias, mas mesmo assim foram registrados progressos. “Conseguimos aumentar o número de parcerias com empresas, ampliamos o número de Projetos Temáticos Fapesp, obtivemos doações de equipamentos e conquistamos doações de bolsas de estudos por parte de empresas fundadas por ex-alunos do IC”, relacionou Azevedo.

A coordenadora geral da Unicamp, professora Teresa Atvars, observou que, a despeito da crise orçamentária enfrentada pela Universidade, o IC manteve-se como um importante centro de referência na área, produzindo pesquisas de qualidade e que trazem importantes benefícios para a sociedade. “O IC reflete o espírito da Unicamp. Somos uma Universidade pública, que quer continuar sendo pública para melhor servir à sociedade brasileira”.

O reitor Marcelo Knobel agradeceu a colaboração do professor Azevedo durante o período em que ocupou a diretoria do Instituto e desejou boa sorte ao professor Rocha na nova etapa. “Quero colocar a Administração Central da Unicamp à disposição da nova diretoria para colaborar no que for possível. Aproveito para parabenizar o IC pelos 50 anos de implantação do curso de Ciência da Computação, o que constituiu uma iniciativa pioneira nessa área no Brasil”, pontuou.

Também integraram a mesa de autoridades o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz; e o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Aristides Pavani Filho, que na ocasião representou o ministro Marcos Pontes. Ambos salientaram a qualidade do ensino e da pesquisa realizados pelo IC, cumprimentaram Rocha pela posse e desejaram que a unidade continue cumprindo trajetória de sucesso ao longo dos próximos anos.

50 anos

Foto Perri

Logo após a cerimônia de posse da nova diretoria do IC, houve uma solenidade em comemoração dos 50 anos da criação pela Unicamp do curso de bacharelado em Ciência da Computação, o primeiro do gênero do Brasil. Na ocasião, o professor Anderson Rocha apresentou alguns dos principais indicadores de produtividade do Instituto.

Em seguida, ele convidou três professores pioneiros do curso, hoje aposentados, para falar sobre o início das atividades: Rubens Murilo Marques, Tomasz Kowaltowski e Cláudio Lucchesi. O trio relembrou com bom humor os desafios envolvidos na implantação de um curso ainda desconhecido pela maioria das pessoas, inclusive as que viviam no ambiente acadêmico.

Assista abaixo ao clip dos 50 anos da Computação da Unicamp produzido pela RTV Unicamp com imagens de arquivo.

Imagem de capa
Posse de Anderson Rocha na diretoria do IC

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”