Santander Universidades oferece bolsas a professores e estudantes da Unicamp

Autoria

imagem divulgação

Uma imersão na cultura e língua espanholas é a proposta do programa TOP Espanha Santander 2019, que oferece cinco bolsas para a Unicamp. As inscrições estão abertas até dia 4 de abril. O editais estão disponíveis no site da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp (docentes e estudantes).

O programa oferece um curso de três semanas de língua e cultura espanholas na Universidade de Salamanca, em julho deste ano. Das cinco bolsas oferecidas, quatro são para estudantes e uma para docente. “A Universidade de Salamanca tem um centro especializado e internacionalmente reconhecido em aperfeiçoamento da língua espanhola. O programa é uma oportunidade de imersão única”, explicou Mariano Laplane, diretor da Deri. De acordo com ele, o programa é voltado para estudantes e docentes que já tem uma base e pretendem aperfeiçoar no idioma.

O lançamento marca a renovação de uma parceria entre Unicamp e Banco Santander, que se estende desde 2001, conforme contou o diretor da Deri. “O Santander Universidades faz a gestão da cooperação com universidades no mundo todo”, explicou. O acordo com a Unicamp prevê duas modalidades, reserva de vagas para bolsistas da Unicamp nos programas do Santander Universidades e apoio financeiro a atividades de internacionalização da Unicamp. Em ambos os casos é a Universidade que seleciona os participantes. “Temos total autonomia acadêmica. A avaliação do mérito de quem pode ir e quem não pode é escolha da Universidade”, afirmou Laplane.

De acordo com o diretor, a renovação do acordo incluiu ampliação dos recursos e novas modalidades de apoio. Os programas incluem mobilidade de docentes, estudantes e funcionários, para universidades de todo mundo.

Próximo edital

Nas próximas semanas, será lançado também o edital para o programa Bolsas Ibero-americanas. Por meio dele, o Santander Universidades oferece 39 bolsas para alunos de graduação da Unicamp, interessados em intercâmbio de seis meses em universidades de Portugal e Espanha.

Confira a baixo a lista das universidades, parte do programa, que possuem convênio estabelecido com a Unicamp:

Portugal

Universidade de Coimbra

Instituto Politécnico de Leiria

Universidade da Beira Interior

Universidade do Porto

Instituto Politécnico de Setúbal

Espanha

Universidad de Santiago de Compostela

Universidad Politécnica de Valencia

Universidad Carlos III de Madrid

Universidad del Pais Vasco