Unicamp assina acordo de cooperação com a Universidade de Cardiff

A Unicamp acaba de assinar uma nova parceria estratégica com a Universidade de Cardiff, no Reino Unido. O acordo se baseia em um Memorando de Entendimento assinado pelas duas instituições em 2015. Na época, o objetivo da aproximação era apoiar a colaboração com as áreas de Ciências Físicas e Engenharia da Universidade, o que resultou em uma série de visitas focadas em pesquisa envolvendo cerca de 100 profissionais e um crescimento nas publicações conjuntas, predominantemente em Engenharia Elétrica, Odontologia, Geociências e Química.

Agora a parceria tem como meta cobrir outras áreas de pesquisa e ampliar as possibilidades de mobilidade internacional. O intercâmbio de cursos de graduação na forma de Escolas de Verão de curta duração também será explorado, assim como o desenvolvimento de diplomas duplos de doutorado em todas as disciplinas. A parceria estratégica foi assinada pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e o vice-chanceler de Cardiff, Colin Riordan. A Universidade Cardiff, fundada em 1883, é uma instituição internacional com colaborações mundiais e estudantes estrangeiros de mais de 100 países diferentes. Os cursos mais populares para estudantes internacionais incluem Negócios, Ciências Sociais, Engenharia e Jornalismo.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”