Professores, alunos e ex-alunos da Unicamp participam de ação em prol de instituição social

Obra de Lygia Eluf compõe a exposição Prismas

A força da arte no movimento de inclusão de pessoas na sociedade é uma das faces da nova exposição que o Subsolo – Laboratório de Arte. A mostra “Prismas” traz para o espaço cultural a inovação de um leilão de parede das obras expostas, e fará a doação de 15% do valor total da arrecadado para o Núcleo de Ação Social (NAS), uma ONG localizada no Real Parque, em Barão Geraldo. O leilão está em andamento e segue até o dia 15 de dezembro, na Rua Proença, nº 1.000, em Campinas (SP).

As obras de arte presentes em “Prismas” são de artistas plásticos e visuais, fotógrafos e pintores premiados em salões de arte e editais nacionais e internacionais, residências artísticas no exterior, e que já realizaram diversas exposições coletivas e individuais. Para essa mostra, especificamente, os participantes foram “provocados” a criar obras de arte tendo como suporte o leque ou a sua forma, conforme convocação elaborada pelo professor doutor Andrés I. M. Hernández e o artista visual Danilo Lorena Garcia. “A concepção do Subsolo é ser um laboratório de arte e sob essa premissa sempre lançamos desafios para os artistas na busca de novas propostas e criações”, explica Hernández.

Os visitantes terão a chance de ver obras da pintora, escultora e artista intermídia Lydia Okumura, que participou da 12ª e 14ª Bienal, tendo sido premiada nesta última, e dos artistas plásticos e professores da Unicamp Lygia Eluf, Sérgio Niculitcheff e Edson Pfützenreuter. A fotógrafa  Rochelle Costi, que participou recentemente de bienal na China e já expôs no Subsolo, e Caroline Valansi também  farão parte, assim como os artistas visuais Alex Ors etti, Edu Silva, Lucimar Bello Frange e tantos outros nomes reconhecidos no meio das artes.

Obras de alunos e ex-alunos é um ponto de satisfação, diz curador Hernández
Obras de alunos e ex-alunos é um ponto de satisfação, diz curador Andrés Hernández

Mantendo o foco em seu principal objetivo, que é dar visibilidade e fomentar à produção artística de Campinas e regional, o Subsolo trouxe para o leilão de parede artistas locais: Marisa Martins Carvalho, Cinthia Picelli, Vani Caruso, ALMA, Isabela Senatore, Sílvia Matos, Inês Fernandez e Pilar Del Sallum, são alguns dos nomes.

Mas para o curador Hernández, a presença de obras de arte de alunos e ex-alunos da Unicamp é um ponto de muita satisfação. “Poder trazer esses jovens artistas para a mostra vai ao encontro do que o Subsolo tem como objetivo, que é valorizar a produção artística local”. Dessa vez, estão expondo Angie Niño, Camillat, Danilo Lorena Garcia, Pavel Herrera, Ludmila Porto, Rafael Ghiraldelli, Sílvia Ferreira Lima, Thiago Bortolozzo e Ximena Velásquez Sánchez.

Do valor total arrecado no leilão e da venda posterior, 15% será doado para (NAS) (www.nas.org.br). Hernández faz questão de frisar que todas as obras foram doadas pelos artistas para o Subsolo com a finalidade de atender a proposta de doação para a ONG e para o próprio espaço cultural. “Esta é uma ação que, além de possibilitar a prática artística, a partir de desafios específicos, demonstra o grau de comprometimento dos artistas e agentes envolvidos em causas sociais em prol do próximo”, complementa o curador. O restante do va lor arrecadado será revertido em publicações para a divulgação da produção artística da cidade e região no contexto nacional e mundial.

Obras serão leiloadas e renda revertida à instituição social

O leilão de parede permanecerá aberto até 15 de dezembro (sábado). Para isso, o Subsolo manterá uma agenda especial: domingo (9/12), das 11h às 17h; de segunda a sexta-feira (10 a 14/12), das 9h às 17h e no sábado (15/12), das 11h às 17h.  Fora desses horários, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966.

O NAS

O Núcleo de Ação Social funciona desde 1996 e tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento da autoestima e autossustentação das famílias que vivem na região e incentivar a formação de valores e virtudes de todos envolvidos no projeto, baseando-se no tripé família, educação e trabalho de pessoas residentes na região do bairro Real Parque, em Barão Geraldo, Campinas. De acordo com a ONG, são atendidos diretamente 200 pessoas e indiretamente 800, com idade entre 6 e 70 anos. Mensalmente são servidas cerca de 4 mil refeições.

Exposição “Primas” e leilão de parede
Funcionamento: até 15 de dezembro de 2018, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira (10 a 14/12), das 9h às 17h e no sábado (15/12), das 11h às 17h.  Em outros horários, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966
Local: rua Proença, nº 1.000, no Jardim Proença, Campinas (SP)

Artistas plásticos e visuais da Unicamp participam da Mostra